Bruno Guimarães Costa Alves
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professor assistente, SENAI/CIMATEC - Departamento Regional da Bahia, trabalhando com nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Elétrica
2005 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: Detecção de Infração em faixa de pedestres sem semáforo utilizando visão computacional e redes neurais,Ano de Obtenção: 2008
Antonio Cezar de Castro Lima.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Processamento de Sinais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Biomédica.
Participação em eventos
XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Feira).
Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. EXTRAÇÃO DE PARÂMETROS PARA DIAGNÓSTICOS AUTOMÁTICO DE HEMOGLOBINOPATIAS UTILIZANDO REDES NEURAIS DE FUNÇÃO DE BASE RADIAL. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
Silva, L; SANTANA, E. S.;ALVES, B. G. C.. Protótipo para Extração de Parâmetros de Vibração em Máquinas Industriais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO E CONTROLE) - Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.
ALVES, B. G. C.LIMA, A. C. de C.; DEALMEIDA, L. Reconhecimento de Comandos de Voz Independente di Locutor Utilizando Redes Neurais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.
Orientou
Visão Computacional aplicada ao Controle de Qualidade de Casulos do Bicho-da-Seda: Subsistema de Segmentação de Imagens; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO E CONTROLE) - Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC; Orientador: Bruno Guimarães Costa Alves;
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA EMBARCADO PARA DETECÇÃO DE QUEDA PARA IDOSOS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO E CONTROLE) - Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC; Orientador: Bruno Guimarães Costa Alves;
PROJETO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA MONITORAMENTO DE TEMPERATURA AMBIENTE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC; Orientador: Bruno Guimarães Costa Alves;
Implementação de um Controlador PID de Posição e Velocidade para um robô cartesiano; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC; Orientador: Bruno Guimarães Costa Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, B. G. C. ; SIMAS FILHO, E. F. ; LEAL, J. F. ; LIMA, A. C. de C. ; FONTANA, M. ; DEALMEIDA, L . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA SEM-FIO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA. Revista & I. Controle & Instrumentação , v. 117, p. 86-91, 2006.
-
ALVES, B. G. C. ; LIMA, A. C. de C. . Detecção de infração em faixa de pedestres sem semáforos utilizando visão computacional e redes neurais. In: WVC 2007 - III Workshop de Visão Computacional, 2007, São José do Rio Preto. Anais do III Workshop de Visão Computacional - WVC 2007.
-
ALVES, B. G. C. ; DEALMEIDA, L ; LEAL, J. F. ; LIMA, A. C. de C. . Desenvolvimento de um sistema sem fio de monitoramento da qualidade da água.. In: Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, 2005, Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, 2005.
-
ALVES, B. G. C. ; GOMES, P. A. P. . EXTRAÇÃO DE PARÂMETROS PARA DIAGNÓSTICOS AUTOMÁTICO DE HEMOGLOBINOPATIAS UTILIZANDO REDES NEURAIS DE FUNÇÃO DE BASE RADIAL. In: XXIII Congresso Brasileiro em Engenharia Biomédica, 2012, Porto de Galinhas. EXTRAÇÃO DE PARÂMETROS PARA DIAGNÓSTICOS AUTOMÁTICO DE HEMOGLOBINOPATIAS UTILIZANDO REDES NEURAIS DE FUNÇÃO DE BASE RADIAL, 2012.
Outras produções
ALVES, B. G. C. . Conversor de interface RS232/RS485. 2007.
ALVES, B. G. C. . Detector manual de metais. 2007.
ALVES, B. G. C. . Microcontroladores PIC. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2015
Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivo Óptico de Sensorimento de Faixas de Espessuras de Fio de Seda, Projeto certificado pela empresa FIACAO DE SEDA BRATAC S A em 01/12/2015., Descrição: Desenvolver um dispositivo capaz de medir o diâmetro de fios de seda com uma incerteza máxima de 0,5 micrômetros para a faixa de 40 micrômetros a 400 micrômetros e reconhecer a presença de imperfeições presentes no fio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Coordenador / Jovelino Torres dos Santos - Integrante / Tiago Pereira de Souza - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Ópticos de Sensoriamento de Faixas de Espessura de Fio de Seda, Descrição: Desenvolver e fabricar 50 unidades de um dispositivo eletrônico, protótipo, capaz de identificar quatro diferentes faixas de espessuras de fios de seda, a presença de um bolo no fio, parar a máquina que produz os fios e enviar os dados utilizando uma rede sem fio de comunicação. Essa proposta também contempla o desenvolvimento de um software supervisório que permite visualizar o estado de funcionamento de cada linha de fio que está sendo formada, recebendo as informações diretamente de cada dispositivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Coordenador / Jovelino Torres dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Projeto RHAE/CNPq Desenvolvimento de um equipamento digital dedicado ao diagnóstico de hemoglobinopatias, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento dedicado ao diagnóstico das hemoglobinopatias, baseado no processamento digital do perfil de absorbância do diagrama eletroforético. A curva de absorbância da hemoglobina será captada por um sensor óptico, comparada com uma biblioteca de curvas e o resultado do exame será apresentado em uma tela de cristal líquido (LCD). Este método permitirá que o exame seja realizado de forma automática, minimizando o tempo de corrida e dispensando a presença de um especialista para elaborar o laudo. O equipamento será projetado de forma a ser robusto, de fácil operação e baixo custo, ou seja, adaptado às condições do Brasil e de países em desenvolvimento. Ele poderá ser utilizado em berçários, em maternidades, em postos de saúde e mesmo em campo, em grandes campanhas de saúde pública. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Integrante / Paulo Alberto Paes Gomes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Projeto PAPPE Intergração / FAPESB: Desenvolvimento de um Fotômero Portátil de Longo Caminho Óptico para Dosagem de Bilirrubina a partir de uma Microamostra de Sangue, Descrição: A Bilirrubina é um produto do metabolismo gerado a partir da quebra da molécula de hemoglobina, após a destruição dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser tóxica, principalmente em neonatos, que produzem 2 a 3 vezes mais bilirrubina que um adulto. Para prevenir danos aos recém-nascidos, pacientes com Icterícia (coloração amarelada da pele e conjuntiva ocular) devem ter a concentração de bilirrubina no sangue monitorada durante os primeiros dias de vida. Uma vez detectado o seu excesso, uma fototerapia deve ser iniciada. A Hiperbilirrubinemia é a maior causa de reinternação de neonatos no Brasil, sendo responsável por cerca de 60% das reinternações nesta faixa etária. Para monitoração destes pacientes, entre 1 e 1,5 mL de sangue devem ser coletados até 4 vezes por dia, causando grande sofrimento a estas crianças. Apesar dos profissionais de saúde evitarem sempre que possível a realização deste exame, ele é um dos mais solicitados na clínica médica. Estimamos que sejam realizados cerca de 1 milhão de exames por ano no Brasil, só no setor público. O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento para dosagem da concentração de bilirrubina sérica a partir de uma micro amostra de sangue do paciente, o que diminuirá significativamente o sofrimento do paciente durante a coleta de sangue. Basicamente, o que estamos propondo é o desenvolvimento de um fotômetro com longo caminho óptico, específico para medição de bilirrubina em amostras de soro. O equipamento será composto por um sistema óptico, um circuito eletrônico incluindo um microcontrolador da família PIC, um programa embarcado neste microcontrolador e um sistema mecânico de posicionamento e sustentação das diversas partes. O sucesso do presente projeto deve levar à introdução no mercado uma metodologia que traz inovações radicais, cabendo pedidos de patente de invenção para o equipamento, para o software embarcado e o processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Coordenador / Paulo Alberto Paes Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de um sistema sem fio de monitoramento da qualidade da água, Descrição: Projetar e montar um sistema remoto completo para aquisição de dados sobre o mar na região da Bahia de todos os Santos, especificamente no Porto de Aratu. Onde estão localizadas um conjunto gerador de energia elétrica sob responsabilidade da Nordeste Generation . A parceria UFBA - DEE e Nordeste Generation - ANEEL teve como objetivo principal atender a necessidade de monitoramento ambiental da região próxima ao conjunto flutuante de geradores. A motivação parte da preocupação com o aquecimento da água devido ao uso da mesma para refriamento dos geradores. O módulo principal e mais complexo trata-se de um sistema robusto flutuante (bóia ) com finalidade de abrigo do sistema eletrônico. A bóia segue especificações da Norman 17 da Marinha do Brasil, que trata do uso de dispositivos especiais, com finalidade de monitoramento ambiental. O sistema eletrônico têm como principal item termosensores, que convertem a variação de temperatura em sinais elétricos que processados digitalmente possibilitam a medida em tempo real da temperatura a diversos níveis de profundidade e posterior análise para tomada de decisões, caso mostrem desvios de temperatura fora das especificações ambientais Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Jorgean Ferreira leal - Integrante / DEALMEIDA, L - Coordenador.
-
2013 - Atual
Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Ópticos de Sensoriamento de Faixas de Espessura de Fio de Seda, Descrição: Desenvolver e fabricar 50 unidades de um dispositivo eletrônico, protótipo, capaz de identificar quatro diferentes faixas de espessuras de fios de seda, a presença de um bolo no fio, parar a máquina que produz os fios e enviar os dados utilizando uma rede sem fio de comunicação. Essa proposta também contempla o desenvolvimento de um software supervisório que permite visualizar o estado de funcionamento de cada linha de fio que está sendo formada, recebendo as informações diretamente de cada dispositivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Coordenador / Jovelino Torres dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Projeto RHAE/CNPq Desenvolvimento de um equipamento digital dedicado ao diagnóstico de hemoglobinopatias, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento dedicado ao diagnóstico das hemoglobinopatias, baseado no processamento digital do perfil de absorbância do diagrama eletroforético. A curva de absorbância da hemoglobina será captada por um sensor óptico, comparada com uma biblioteca de curvas e o resultado do exame será apresentado em uma tela de cristal líquido (LCD). Este método permitirá que o exame seja realizado de forma automática, minimizando o tempo de corrida e dispensando a presença de um especialista para elaborar o laudo. O equipamento será projetado de forma a ser robusto, de fácil operação e baixo custo, ou seja, adaptado às condições do Brasil e de países em desenvolvimento. Ele poderá ser utilizado em berçários, em maternidades, em postos de saúde e mesmo em campo, em grandes campanhas de saúde pública. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Integrante / Paulo Alberto Paes Gomes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Projeto PAPPE Intergração / FAPESB: Desenvolvimento de um Fotômero Portátil de Longo Caminho Óptico para Dosagem de Bilirrubina a partir de uma Microamostra de Sangue, Descrição: A Bilirrubina é um produto do metabolismo gerado a partir da quebra da molécula de hemoglobina, após a destruição dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser tóxica, principalmente em neonatos, que produzem 2 a 3 vezes mais bilirrubina que um adulto. Para prevenir danos aos recém-nascidos, pacientes com Icterícia (coloração amarelada da pele e conjuntiva ocular) devem ter a concentração de bilirrubina no sangue monitorada durante os primeiros dias de vida. Uma vez detectado o seu excesso, uma fototerapia deve ser iniciada. A Hiperbilirrubinemia é a maior causa de reinternação de neonatos no Brasil, sendo responsável por cerca de 60% das reinternações nesta faixa etária. Para monitoração destes pacientes, entre 1 e 1,5 mL de sangue devem ser coletados até 4 vezes por dia, causando grande sofrimento a estas crianças. Apesar dos profissionais de saúde evitarem sempre que possível a realização deste exame, ele é um dos mais solicitados na clínica médica. Estimamos que sejam realizados cerca de 1 milhão de exames por ano no Brasil, só no setor público. O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento para dosagem da concentração de bilirrubina sérica a partir de uma micro amostra de sangue do paciente, o que diminuirá significativamente o sofrimento do paciente durante a coleta de sangue. Basicamente, o que estamos propondo é o desenvolvimento de um fotômetro com longo caminho óptico, específico para medição de bilirrubina em amostras de soro. O equipamento será composto por um sistema óptico, um circuito eletrônico incluindo um microcontrolador da família PIC, um programa embarcado neste microcontrolador e um sistema mecânico de posicionamento e sustentação das diversas partes. O sucesso do presente projeto deve levar à introdução no mercado uma metodologia que traz inovações radicais, cabendo pedidos de patente de invenção para o equipamento, para o software embarcado e o processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Coordenador / Paulo Alberto Paes Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de um sistema sem fio de monitoramento da qualidade da água, Descrição: Projetar e montar um sistema remoto completo para aquisição de dados sobre o mar na região da Bahia de todos os Santos, especificamente no Porto de Aratu. Onde estão localizadas um conjunto gerador de energia elétrica sob responsabilidade da Nordeste Generation . A parceria UFBA - DEE e Nordeste Generation - ANEEL teve como objetivo principal atender a necessidade de monitoramento ambiental da região próxima ao conjunto flutuante de geradores. A motivação parte da preocupação com o aquecimento da água devido ao uso da mesma para refriamento dos geradores. O módulo principal e mais complexo trata-se de um sistema robusto flutuante (bóia ) com finalidade de abrigo do sistema eletrônico. A bóia segue especificações da Norman 17 da Marinha do Brasil, que trata do uso de dispositivos especiais, com finalidade de monitoramento ambiental. O sistema eletrônico têm como principal item termosensores, que convertem a variação de temperatura em sinais elétricos que processados digitalmente possibilitam a medida em tempo real da temperatura a diversos níveis de profundidade e posterior análise para tomada de decisões, caso mostrem desvios de temperatura fora das especificações ambientais Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Jorgean Ferreira leal - Integrante / DEALMEIDA, L - Coordenador.
-
2013 - Atual
Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Ópticos de Sensoriamento de Faixas de Espessura de Fio de Seda, Descrição: Desenvolver e fabricar 50 unidades de um dispositivo eletrônico, protótipo, capaz de identificar quatro diferentes faixas de espessuras de fios de seda, a presença de um bolo no fio, parar a máquina que produz os fios e enviar os dados utilizando uma rede sem fio de comunicação. Essa proposta também contempla o desenvolvimento de um software supervisório que permite visualizar o estado de funcionamento de cada linha de fio que está sendo formada, recebendo as informações diretamente de cada dispositivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Coordenador / Jovelino Torres dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Projeto RHAE/CNPq Desenvolvimento de um equipamento digital dedicado ao diagnóstico de hemoglobinopatias, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento dedicado ao diagnóstico das hemoglobinopatias, baseado no processamento digital do perfil de absorbância do diagrama eletroforético. A curva de absorbância da hemoglobina será captada por um sensor óptico, comparada com uma biblioteca de curvas e o resultado do exame será apresentado em uma tela de cristal líquido (LCD). Este método permitirá que o exame seja realizado de forma automática, minimizando o tempo de corrida e dispensando a presença de um especialista para elaborar o laudo. O equipamento será projetado de forma a ser robusto, de fácil operação e baixo custo, ou seja, adaptado às condições do Brasil e de países em desenvolvimento. Ele poderá ser utilizado em berçários, em maternidades, em postos de saúde e mesmo em campo, em grandes campanhas de saúde pública. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Integrante / Paulo Alberto Paes Gomes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Projeto PAPPE Intergração / FAPESB: Desenvolvimento de um Fotômero Portátil de Longo Caminho Óptico para Dosagem de Bilirrubina a partir de uma Microamostra de Sangue, Descrição: A Bilirrubina é um produto do metabolismo gerado a partir da quebra da molécula de hemoglobina, após a destruição dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser tóxica, principalmente em neonatos, que produzem 2 a 3 vezes mais bilirrubina que um adulto. Para prevenir danos aos recém-nascidos, pacientes com Icterícia (coloração amarelada da pele e conjuntiva ocular) devem ter a concentração de bilirrubina no sangue monitorada durante os primeiros dias de vida. Uma vez detectado o seu excesso, uma fototerapia deve ser iniciada. A Hiperbilirrubinemia é a maior causa de reinternação de neonatos no Brasil, sendo responsável por cerca de 60% das reinternações nesta faixa etária. Para monitoração destes pacientes, entre 1 e 1,5 mL de sangue devem ser coletados até 4 vezes por dia, causando grande sofrimento a estas crianças. Apesar dos profissionais de saúde evitarem sempre que possível a realização deste exame, ele é um dos mais solicitados na clínica médica. Estimamos que sejam realizados cerca de 1 milhão de exames por ano no Brasil, só no setor público. O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento para dosagem da concentração de bilirrubina sérica a partir de uma micro amostra de sangue do paciente, o que diminuirá significativamente o sofrimento do paciente durante a coleta de sangue. Basicamente, o que estamos propondo é o desenvolvimento de um fotômetro com longo caminho óptico, específico para medição de bilirrubina em amostras de soro. O equipamento será composto por um sistema óptico, um circuito eletrônico incluindo um microcontrolador da família PIC, um programa embarcado neste microcontrolador e um sistema mecânico de posicionamento e sustentação das diversas partes. O sucesso do presente projeto deve levar à introdução no mercado uma metodologia que traz inovações radicais, cabendo pedidos de patente de invenção para o equipamento, para o software embarcado e o processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Coordenador / Paulo Alberto Paes Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de um sistema sem fio de monitoramento da qualidade da água, Descrição: Projetar e montar um sistema remoto completo para aquisição de dados sobre o mar na região da Bahia de todos os Santos, especificamente no Porto de Aratu. Onde estão localizadas um conjunto gerador de energia elétrica sob responsabilidade da Nordeste Generation . A parceria UFBA - DEE e Nordeste Generation - ANEEL teve como objetivo principal atender a necessidade de monitoramento ambiental da região próxima ao conjunto flutuante de geradores. A motivação parte da preocupação com o aquecimento da água devido ao uso da mesma para refriamento dos geradores. O módulo principal e mais complexo trata-se de um sistema robusto flutuante (bóia ) com finalidade de abrigo do sistema eletrônico. A bóia segue especificações da Norman 17 da Marinha do Brasil, que trata do uso de dispositivos especiais, com finalidade de monitoramento ambiental. O sistema eletrônico têm como principal item termosensores, que convertem a variação de temperatura em sinais elétricos que processados digitalmente possibilitam a medida em tempo real da temperatura a diversos níveis de profundidade e posterior análise para tomada de decisões, caso mostrem desvios de temperatura fora das especificações ambientais Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Jorgean Ferreira leal - Integrante / DEALMEIDA, L - Coordenador.
-
2013 - Atual
Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Ópticos de Sensoriamento de Faixas de Espessura de Fio de Seda, Descrição: Desenvolver e fabricar 50 unidades de um dispositivo eletrônico, protótipo, capaz de identificar quatro diferentes faixas de espessuras de fios de seda, a presença de um bolo no fio, parar a máquina que produz os fios e enviar os dados utilizando uma rede sem fio de comunicação. Essa proposta também contempla o desenvolvimento de um software supervisório que permite visualizar o estado de funcionamento de cada linha de fio que está sendo formada, recebendo as informações diretamente de cada dispositivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Coordenador / Jovelino Torres dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Projeto RHAE/CNPq Desenvolvimento de um equipamento digital dedicado ao diagnóstico de hemoglobinopatias, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento dedicado ao diagnóstico das hemoglobinopatias, baseado no processamento digital do perfil de absorbância do diagrama eletroforético. A curva de absorbância da hemoglobina será captada por um sensor óptico, comparada com uma biblioteca de curvas e o resultado do exame será apresentado em uma tela de cristal líquido (LCD). Este método permitirá que o exame seja realizado de forma automática, minimizando o tempo de corrida e dispensando a presença de um especialista para elaborar o laudo. O equipamento será projetado de forma a ser robusto, de fácil operação e baixo custo, ou seja, adaptado às condições do Brasil e de países em desenvolvimento. Ele poderá ser utilizado em berçários, em maternidades, em postos de saúde e mesmo em campo, em grandes campanhas de saúde pública. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Integrante / Paulo Alberto Paes Gomes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Projeto PAPPE Intergração / FAPESB: Desenvolvimento de um Fotômero Portátil de Longo Caminho Óptico para Dosagem de Bilirrubina a partir de uma Microamostra de Sangue, Descrição: A Bilirrubina é um produto do metabolismo gerado a partir da quebra da molécula de hemoglobina, após a destruição dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser tóxica, principalmente em neonatos, que produzem 2 a 3 vezes mais bilirrubina que um adulto. Para prevenir danos aos recém-nascidos, pacientes com Icterícia (coloração amarelada da pele e conjuntiva ocular) devem ter a concentração de bilirrubina no sangue monitorada durante os primeiros dias de vida. Uma vez detectado o seu excesso, uma fototerapia deve ser iniciada. A Hiperbilirrubinemia é a maior causa de reinternação de neonatos no Brasil, sendo responsável por cerca de 60% das reinternações nesta faixa etária. Para monitoração destes pacientes, entre 1 e 1,5 mL de sangue devem ser coletados até 4 vezes por dia, causando grande sofrimento a estas crianças. Apesar dos profissionais de saúde evitarem sempre que possível a realização deste exame, ele é um dos mais solicitados na clínica médica. Estimamos que sejam realizados cerca de 1 milhão de exames por ano no Brasil, só no setor público. O objetivo deste projeto é desenvolver um equipamento para dosagem da concentração de bilirrubina sérica a partir de uma micro amostra de sangue do paciente, o que diminuirá significativamente o sofrimento do paciente durante a coleta de sangue. Basicamente, o que estamos propondo é o desenvolvimento de um fotômetro com longo caminho óptico, específico para medição de bilirrubina em amostras de soro. O equipamento será composto por um sistema óptico, um circuito eletrônico incluindo um microcontrolador da família PIC, um programa embarcado neste microcontrolador e um sistema mecânico de posicionamento e sustentação das diversas partes. O sucesso do presente projeto deve levar à introdução no mercado uma metodologia que traz inovações radicais, cabendo pedidos de patente de invenção para o equipamento, para o software embarcado e o processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Juliana Teixeira Costa - Coordenador / Paulo Alberto Paes Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de um sistema sem fio de monitoramento da qualidade da água, Descrição: Projetar e montar um sistema remoto completo para aquisição de dados sobre o mar na região da Bahia de todos os Santos, especificamente no Porto de Aratu. Onde estão localizadas um conjunto gerador de energia elétrica sob responsabilidade da Nordeste Generation . A parceria UFBA - DEE e Nordeste Generation - ANEEL teve como objetivo principal atender a necessidade de monitoramento ambiental da região próxima ao conjunto flutuante de geradores. A motivação parte da preocupação com o aquecimento da água devido ao uso da mesma para refriamento dos geradores. O módulo principal e mais complexo trata-se de um sistema robusto flutuante (bóia ) com finalidade de abrigo do sistema eletrônico. A bóia segue especificações da Norman 17 da Marinha do Brasil, que trata do uso de dispositivos especiais, com finalidade de monitoramento ambiental. O sistema eletrônico têm como principal item termosensores, que convertem a variação de temperatura em sinais elétricos que processados digitalmente possibilitam a medida em tempo real da temperatura a diversos níveis de profundidade e posterior análise para tomada de decisões, caso mostrem desvios de temperatura fora das especificações ambientais Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Guimarães Costa Alves - Integrante / Jorgean Ferreira leal - Integrante / DEALMEIDA, L - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SENAI - Departamento Regional da Bahia, Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia. , Avenida Orlando Gomes, n°1845, Piantãn, 41650010 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 34628449, Fax: (71) 9599
Experiência profissional
2008 - Atual
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Na faculdade do senai cimatec trabalho com orientação de trabalhos de final de curso(graduação) e ministro matérias como: - Eletrônica Digital - Eletrônica Analógica - Sistemas Microprocessados I e II - Microprocessadores e Interfaces - Microcontroladores e Aplicações - Lógica de Programação Trabalho com projeto de P&D e na prestação de serviços técnicos e tecnológicos na área de eletrônica embarcada, instrumentação eletrônica e processamento de sinais.
Atividades
-
09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC, .,Linhas de pesquisa
-
09/2012
Serviços técnicos especializados , FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC, .,Serviço realizado, Sistemas Embarcados.
-
02/2011
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microcontroladores e Aplicações
-
02/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Digital, Microprocessadores e Interfaces
-
02/2008
Ensino, Tecnologo em Sistemas Mecatrônicos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Sistemas Microprocessados II, Sistemas Microprocessados I
2011 - 2012
Exa-M instrumentação do NordesteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento, Carga horária: 44
Atividades
-
03/2011 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Exa-M Instrumentação do Nordeste Ltda, .,Linhas de pesquisa
2005 - 2006
Enautec Sistemas EletrônicosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Hardware, Carga horária: 30
2004 - 2005
Universidade Federal da BahiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista no desenvolvimento de projetos de hardware e firmware. Projeto PID.
2006 - 2008
Squadra Sistemas EletrônicosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente do Setor de Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Guimarães Costa Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?