Alison Machado Bandeira

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC (2007), Engenharia Mecânica pela Universidade Salvador - UNIFACS (2013) e Pós Graduação - Especialização em Engenharia de Soldagem pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC (2016). Engenheiro Mecânico e Mecatrônico com vasta experiência em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos, engenharia de qualidade, manufatura e engenharia de processos com foco em aplicar e implementar um conhecimento técnico para desenvolver tecnologias de módulos de controle elétrico / eletrônico, chicote elétrico e mecanismos de carroceria automotiva para tornar a peça adequada para aplicação e com viabilidade técnica durante o processo de desenvolvimento do produto, principalmente nos segmentos de defesa, automotivo e eletrodomésticos. Habilidades gerais de gerenciamento de CAD relacionadas ao desenvolvimento de produtos usando sistemas CATIA V5 e CREO, estudos avançados de cabeamento elétrico por meio das ferramentas de desenvolvimento de cabeamento CAD, habilidades com sistemas Teamcenter Siemens PLM e Windchill PTC PLM, projetos de melhoria contínua, projetos de redução de custos, liderança de equipe e outras habilidades aplicadas nas áreas de desenvolvimento de produtos.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Soldagem

2013 - 2016

Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Título: Otimização da Freqüência De Substituição Dos Eletrodos Nas Estações De Soldagem A Ponto Por Resistência

Graduação em Engenharia Mecânica

2011 - 2013

Universidade Salvador
Título: Desenvolvimento De Máquina Para Impresão 3D Com Corte a Laser

Graduação em Engenharia Mecatrônica

2003 - 2007

Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC
Título: Análise da Viabilidade de uma Célula de Manufatura por Modelagem em Redes de Petri
Orientador: Tiago Pereira do Nascimento

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Green Belt. (Carga horária: 120h). , Ford Motor Company - Camaçari, FORD CAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2007

    Análise da Viabilidade de uma Célula de Manufatura por Modelagem em Redes de Petri, Descrição: O presente trabalho propõe a modelagem em Redes de Petri entre as possíveis soluções em automação, de uma nova célula de manufatura como método científico para validar um projeto de automação do ponto de vista do processo produtivo dentro de uma planta industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alison Machado Bandeira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Whirlpool Corporation. , Rua Dona Francisca, 7200, Zona Industrial Norte, 89219900 - Joinville, SC - Brasil, Telefone: (71) 987877117

Experiência profissional

2015 - 2017

Ford Motor Company - Camaçari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Qualidade - Produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Função: Engenheiro de Melhoria Contínua - Qualidade. Trabalhei coordenando projetos de melhoria contínua dos módulos eletrônicos e chicotes elétricos dos programas correntes - B515 (EcoSport) / B562 (Ford Ká) / B515MCA (Novo EcoSport) no intuito de promover soluções referentes aos problemas de qualidade detectados no produto final oriundos do processo na planta, do processo no fornecedor e de projetos, afim de entregar ao cliente interno e externo produtos com alta confiabilidade e qualidade. Para garantir as características de qualidade e confiabilidade do produto, utilizei o sistema BSAQ que tem o propósito de monitorar e controlar os projetos criados para identificar as oportunidades de melhoria dos produtos, relacionados a itens de garantia e TGW (Pesquisa de satisfação do cliente), promovendo assim a constante melhoria dos produtos e processos internos. Também coordenei os itens de Garantia e GQRS (Identificação de peças defeituosas nas concessionárias) através do sistema ECB / EVB que reporta e monitora as reclamações dos clientes externos e tem o intuito de gerar relatórios com os indicadores de qualidade que são apresentados semanalmente nos fóruns gerenciais, onde os status dos projetos desenvolvidos através da metodologia 6-Sigma são avaliados pela diretoria da planta e todos os membros do time da qualidade para contribuição do direcional, avanço dos prazos e o fechamento dos projetos.

2012 - 2015

Ford Motor Company - Camaçari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro do Produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Função: Engenheiro de Produtos - Projetos. Trabalhei no departamento de Elétrica desenvolvendo Módulos Eletrônicos como Tire Pressure Monitoring Sensor (Sensor para Monitoramento da Pressão dos Pneus), Trailer Tow Lighting Module (Módulo para Sinalização de Trailers), Heated Steering Wheel Module (Módulo para Aquecimento do Volante), AC Inverter, Plug - Power Outlet (Conversor de Potência para Uso de Eletrônicos), and Interior Motion Sensor (Sensor de Monitoramento Interno para Alarmes) para os programas B515 MCA (Eco Sport EUA/Europa) e B562 Europe (Novo Ford Ká para Europa), sendo responsável por todo o estudo de viabilidade que abrange desde toda a integração para o funcionamento dos módulos eletrônicos com as demais peças veiculares, como todo o estudo mecânico para o posicionamento adequando das peças, no intuito de realizar a entrega de todo o estudo de Mechanical Package dos Módulos Eletrônicos e suas interfaces. Também trabalhei no departamento de Body Exterior, atuando como engenheiro de desenvolvimento de Locksets (Fechaduras e Travas), Inner Handle (Maçaneta Interna), Outer Handle (Maçaneta Externa) e Window Regulator (Máquina para Acionamento dos Vidros/Janelas) dos programas B562 (Novo Ford Ká) e B516 (Eco Sport sete lugares/MY2015) para os mercados América do Sul, Índia e China. Entre estas atividades, é realizada alta integração e gerenciamento das negociações com fornecedores, compras, CAD, engenharia de manufatura, program management e outras áreas diretamente ligadas à concepção do produto. Entre as atividades citadas anteriormente, também realizava todo o estudo de Mechanical Package para peças de Body Mechanisms e suas interfaces.

2008 - 2012

Ford Motor Company - Camaçari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro do Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função: Engenheiro de Produtos/Projetos. Atuei estou no departamento de projetos assistidos por computador ? CAPD, com o objetivo de desenvolver produtos para condução elétrica também conhecidos como Wiring Harness, que abrange todos elementos envolvidos para a sua concepção como análise de requerimentos, desenvolvimento de propostas e outras ferramentas de projeto para atender os critérios da eletrônica automotiva. O sistema utilizado para modelagem e estudos matemáticos é o CATIA V5. Para avaliação de conceitos automotivos, pesquisas de viabilidade de projetos, automatização/integração de sistemas e gerenciamento do ciclo de vida do produto são utilizados os pacotes de sistemas da Siemens PLM Team Center. Utilizando estas ferramentas participei do projeto B515 (Eco Sport 2012), onde desenvolvi todos os Chicotes de Teto, Para Choques Traseiro e Antenas de Rádio para os mercados FSAO, India e China. Participei também do projeto B402 (Ford Ka 2012) onde realizei também atividades de Body CAD. Atualmente estou no projeto B562 (Novo Ford Ka 2013) com o desenvolvimento de Chicotes Elétricos para todo o Compartimento do Motor. Também no desenvolvimento de componentes de elétrica e eletrônica automotiva, participei do projeto Tracking & Blocking System (Sistema de Rastreamento e Bloqueio Controlado por Satélite) como Coordenador de Concerns, software conhecido como liberação de projetos para engenharia. Esta atividade está ligada à coordenação e alinhamento das informações que afetam todas as áreas do desenvolvimento e produção, visando o cumprimento dos prazos para a implementação das fases até o Job#1. Na Ford em Taubaté-SP (Fábrica de Motores), participei do projeto Chassis Line Removal - Outsourcing, no qual além atividades citadas anteriormente, uma das minhas atribuições estava relacionada à aplicação das ferramentas de Qualidade como APQP, PPAP, conforme os procedimentos seguidos pelo GPDS, para a remoção das máquinas, validação/transferência do processo

2004 - 2008

Ford Motor Company - Camaçari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função: Coordenador de Projetos. Participando ativamente do projeto Chassis Line Removal - Outsourcing, no qual uma das minhas atribuições está relacionada à aplicação das ferramentas de Qualidade como APQP, PPAP, conforme os procedimentos seguidos pelo GPDS, para a remoção das máquinas, validação/transferência do processo, e desenvolvimento de fornecedores para a produção de peças fundidas e usinadas, devido à implementação do projeto global Sigma. Ainda no departamento A& ME (Advanced Manufacturing Engineering), participei de todas as ações voltadas aos novos programas de veículos com suas respectivas modificações (Desenvolvimento do Produto), desempenhando atividades de acompanhamento e gerenciamento das modificações dos mesmos. Como exemplo, as modificações que ocorreram nos Programas BV226 e BV256 modelo 2007/2008 em Camaçari-Bahia. Estas atividades abrangem o gerenciamento de todas as fases do projeto, integrando as informações provenientes de cada área, coordenando a fiel execução dos prazos, conforme o planejamento. Além destas atribuições, era responsável pelos relatórios conhecido como Open-To-Go Running Change, que coordena todas as modificações de engenharia TVM (Engenharia para redução de custos), PVT (Engenharia para melhoria da qualidade ema curto prazo) e OPD (Engenharia para melhoria da qualidade em longo prazo), para serem implementadas na Produção/Planta, tendo como subsídio de controle a análise dos sistemas WERS, WIPS e CMMS. Ainda na Engenharia de Manufatura Avançada Press, Body Shop and Final Assembly (A & ME), obtive experiência com implementação de projetos, com o software de programação de Manutenções Preventivas (TEM), confecção de projetos utilizando as ferramentas 6-Sigma onde é também utilizado ferramentas como Global 8D, FMEA, e outros softwares e sistemas utilizados pela FORD como AutoCAD, etc.

1997 - 2002

MARINHA DO BRASIL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Militar Administrativo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de Planejamento e Coordenação de Manutenção de Máquinas e Administrativo, onde obtive conhecimentos de gerenciamento de projetos, mecânica, elétrica, informática industrial, telecomunicações, logística e outros trabalhos voltados à área militar.

2019 - Atual

Whirlpool Corporation

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Eu forneço design de cablagem e arquitetura de produto trabalhando com equipes globais de Plataforma, integradores de sistema e proprietários de projeto, aquisição, aprovação de produto, segurança e Códigos, laboratórios, qualidade, fornecedores e fabricação. Sou responsável por conduzir, apoiar e / ou supervisionar vários projetos de fiação em todas as categorias (refrigeração, culinária, lavanderia e / ou pratos), para entregar os requisitos do projeto de custo, qualidade e velocidade. Eu crio modelos 3D de chicotes elétricos e desenhos 2D usando sistemas CREO definindo estratégia de roteamento compreendendo os requisitos de montagem e segurança. Eu crio conceitos de design de subsistema e avaliar o melhor para avançar, garantindo que o (s) projeto (s) desenvolvido (s) atendam o DFM / DFA / DFS e outros Atributos DVP & R (Procedimentos de Desenvolvimento de Produto). Eu verifico o projeto do subsistema contra os requisitos de DVP & R em cada fase de verificação. Eu libero o design para ferramentas e gerencio riscos no projeto de forma proativa. Eu conduzo revisões de design de subsistema com interface com a liderança e multifuncional para obter alinhamento em cada construção, desenvolvendo plano de teste de aprovação de produto para desempenho do subsistema. Eu trabalho para capturar e reutilizar o conhecimento em cada marco e no final do projeto, apresentar novos conceitos de produto e preparar amostras de design de produto. De forma proativa, eu abordo os problemas e abordo os indicadores principais para entregar o protótipo de maneira impecável builds, builds de desenvolvimento e fornecimento de produção, testes de laboratório, protótipo e fabricação constrói obtendo itens de teste, instalando chicotes, fazendo modificações e incorporando atualizações. Eu trabalho com fornecedores para discussões / análises de design em cada evento / construção significativa e fornecer suporte para construção de engenharia / construção de manufatura. Apoio o d