Lidiane Fontana de Moraes
Possui graduação em Licenciatura em Musica pela Escola de Musica e Belas Artes dos Paraná (1997) e graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (1997). É especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Parana (2011)
É autora de livros didáticos e trabalhou como professora na rede privada por muitos anos. Atualmente é professora particular de instrumento e coordenadora do grupo mães que oram pelos filhos na PUC/PR.
Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Educação Musical
2006 - 2011
Escola de Musica e Belas Artes dos Paraná
Título: cultura popular brasileira e a musica
Graduação em Licenciatura em Musica
1994 - 1997
Escola de Musica e Belas Artes dos Paraná
Título: Repertório e Instruemntos de Orquestra
Orientador: Vitória Nascimento Malachini e Rosamaria Pietrovski
Graduação em Musicoterapia
1994 - 1997
Faculdade de Artes do Paraná
Título: Musicoterapia aplicada ao deficiente mental
Orientador: Profa. Cinira Mezzadri
Formação complementar
2015 - 2015
Extensão universitária em formação doscente para a educação musical. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Desenv Cognitivo Musical na criança e no adolescen. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
descobrindo sons. (Carga horária: 6h). , Cidade 300, C300, Brasil.
2009 - 2009
II jornada de neurociência do centro de neuropedia. , Hospital 'de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC, Brasil.
2006 - 2006
Construindo Experiências Musicais com Bebês. (Carga horária: 8h). , Cidade 300, C300, Brasil.
2001 - 2001
Educação Musical - Elvira`Drummond. (Carga horária: 20h). , Cidade 300, C300, Brasil.
1998 - 1998
Percussão de Ritmos. (Carga horária: 12h). , Clínica ESSERE, ESSERE, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Análise: Descobrindo as Partituras. (Carga horária: 36h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1998 - 1998
Iniciação ao Piano para Adultos. (Carga horária: 6h). , Academia Espaço Musical, AEM, Brasil.
1998 - 1998
Alunos com Deficiência Mental. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1997 - 1997
A Arte no contexto Terapêutico: Arteterapia. (Carga horária: 16h). , Clínica Gandhi, GANDHI, Brasil.
1997 - 1997
O Deficiente e o Profissional da Área. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1997
Técnica do Pedal - Piano. (Carga horária: 4h). , Academia Musical Vivace, AMV, Brasil.
1997 - 1997
Oficina de Contact Improvisation. , Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
1996 - 1996
Visão Científica da Técnica Pianística. (Carga horária: 20h). , Academia Musical Vivace, AMV, Brasil.
1996 - 1996
Curso de História da Música do séc XX. (Carga horária: 36h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1996 - 1996
Técnica Pianística - Prof. Ana Maria Portes. (Carga horária: 6h). , Academia Musical Vivace, AMV, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Coro. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Musicoterpia. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Musicoterapia. (Carga horária: 48h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1992 - 1995
Inglês. , Words Comunicação Inglesa, WORDS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Harmonia. (Carga horária: 80h). , Instituto de Música Carlos Wesley, IMCW, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
MORAES, L. F. . VII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 1999. (Outro).
MORAES, L. F. . I Fórum Paranaense de Musicoterapia. 1999. (Outro).
Participação em eventos
IV EPPECOM. 2015. (Encontro).
2o Encontro Brasileiro da Canção Infantil.a canção da infancia. 2014. (Encontro).
MISTEC - Música nas escolas e formação de professores. 2014. (Seminário).
Grupo de Estudos em Educação Familiar - PUC. 2013. (Outra).
5o. Seminário Municipal de Educação Infantil.As linguagens da música e movimento Articuladas ao Trabalho com projetos. 2011. (Seminário).
VIII Encontro de Musicoterapia da FAP.Musicoterapia e Musicalização. 2007. (Encontro).
I Seminário EMBAP de Educação Musical-Prof Dr. Keith Swanwick. 2003. (Seminário).
VI Musical Marista.Apresentação de Piano. 2003. (Outra).
III Fórum Paranaense de Musicoterapia. 2001. (Outra).
II Forum Paranaense de Musicoterapia - A Clínica Musicoterápica. 2000. (Outra).
VII ENcontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 1999. (Encontro).
V Jornada Curitibana de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 1999. (Congresso).
Encontro com o Mestre em Musicoterapia André Brandalise Mattos. 1998. (Encontro).
IV Jornada Curitibana de Educação Escola e Pré-Escolar. 1998. (Outra).
IV Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-Escolar. 1998. (Congresso).
VI Encontro de Professores de Piano e IV Encontro da Associação Brasileira dos Professores de Piano. 1998. (Encontro).
VII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 1998. (Encontro).
V Semana de Musicoterapia da UNAERP. 1998. (Outra).
6 Simpósio Paranaense de Educação Infantil. 1997. (Simpósio).
I Encontro Latino-Americano de Educação Musical e VI Encontro Anual da ABEM. 1997. (Encontro).
8 World Congress of Music Therapy. 1996. (Congresso).
I Jornada do Serviço de Reabilitação do Hospital de Clínicas da UFPR. 1996. (Outra).
Semana de Musicoterapia da UNAERP. 1996. (Outra).
Seminário sobre o Estudo do Pedal - Ana Maria Portes. 1996. (Seminário).
Seminário sobre o Estudo Diário do Piano e sua Relevância na Execução Pianística - Prof. Ana Maria Portes. 1995. (Seminário).
Outras produções
MORAES, L. F. ; SCHREIBER, Ana Cristina Rissette . Musicalização Infantil para Professores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAES, L. F. ; SCHREIBER, Ana Cristina Rissette . Musicalização Infantil para Professores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAES, L. F. ; SCHREIBER, Ana Cristina Rissette . Brincando com os Sons - Sons dos Animais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção de Jogos Musicais).
MORAES, L. F. . As Muitas Músicas da Cultura Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
grupo de pesquisa Cognitivos e Formativos em Educação Musical" (PROFCEM), Descrição: O grupo de pesquisa Cognitivos e Formativos em Educação Musical" (PROFCEM) tem sua origem n"Processos as linhas de pesquisa sobre Cognição, Filosofia e Educação Musical, do programa de Pós-graduação em Música da UFPR. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lidiane Fontana de Moraes - Coordenador / Profa Dra Rosane Cardoso, Prof Dr Guilherme Romanelli, Profa - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Cidade MusicalVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 6
2014 - Atual
centro de educação infantil Ciranda do TempoVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 3
2003 - 2013
Colégio Marista Santa MariaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25
2003 - 2004
Colégio Internacional EverestVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15
2000 - 2001
Hospital 'de Clínicas da Universidade Federal do ParanáVínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 6
1998 - 2003
Colégio PositivoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
1997 - 2000
Academia Musical VivaceVínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: musicoterapeuta, Carga horária: 12
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Tampa para garrafas do tipo pet em geral | 17/04/2006 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lidiane Fontana de Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?