Edna de Freitas Brandao

Possui graduação em História Com Concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica do Salvador (2009). Atualmente é professor de história. - Colégio Estadual Eraldo Tinoco e pesquisador, historiadora da Faculdade São Bento da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: patrimônio histórico..

Informações coletadas do Lattes em 28/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em História da Bahia.

2013 - Atual

Faculdade São Bento da Bahia

Graduação em História Com Concentração em Patrimônio Cultural

2006 - 2009

Universidade Católica do Salvador
Título: Entre os restos e a retirada: Os badameiros na cidade de Salvador
Orientador: Dr Charles D Almeida Santana
Bolsista do(a): Faz Universitário.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

A URBANIZAÇÃO DE SALVADOR EM TRES TEMPOS: COLÔNIA, IMPERIO, REPÚBLICA. 2010. (Seminário).

O 8 CONDE DOS ARCOS. 2010. (Seminário).

PRINCÍPIOS DE COLOCIONAMENTO APLICADOS A INVENTARIAMENTO DE ACERVOS RAROS. 2010. (Simpósio).

V ENCXONTRO ESTADUAL SE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2010. (Encontro).

I Curso de Preservação em Acervos Raros e Manuscritos..Preservação de Acervos Raros e Manuscritos.. 2010. (Outra).

CURSO BÁSICO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO.. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO AS ARTES PLÁSTICAS NA BAHIA-DO COLONIAL AO CONTEMPORÂNEO. 2009. (Seminário).

DESINFESTAÇÃO ATÓXICA DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS E ARQUIVISTICOS.. 2009. (Outra).

SEMINÁRIO CANGAÇO HISTÓRIA E REVIVENCIAS. 2008. (Seminário).

Simpósio Internacional A Familia Real na Bahia.. 2008. (Simpósio).

V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2008. (Encontro).

SEMANA DE HISTÓRIA. 2008. (Outra).

HISTÓRIA DE CIDADES. IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2008. (Outra).

V SIMPÓSIO DE HISTÓRIA- HISTÓRIA E RELIGIOSIDADE. 2007. (Simpósio).

XIX ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA DO NORTE E NORDESTE. 2007. (Encontro).

HISTÓRIA ORAL: XIX ENCXONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA DO NORTE E NORDESTE: HISTÓRIA ORAL.. 2007. (Outra).

HISTÓRIA SOCIAL:X SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2007. (Outra).

CIDADE E DISCURSO: CENAS ESCRITAS DA CIDADE DA BAHIA NO SEC. XIX: X SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2007. (Outra).

COLÓQUIO INTERNACIONAL CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA. 2007. (Outra).

RAIZES E FRUTOS DA AFRODESCENDENCIA BRASILEIRA.. 2006. (Seminário).

IV ENCONTRO DO CURSO DE HISTÓRIA COM HABILITAÇÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL. 2006. (Encontro).

HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO. IV ENCONTRO DO CURSO DE HISTÓRIA COM HABILITAÇÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL. 2006. (Encontro).

CULTURA E RELIGIOSIDADE FEMININA NO OCIDENTE MEDIEVAL: IX SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2006. (Outra).

NOÇÕES DE PALEOGRAFIA:IX SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BRANDAO, E. F. ; FERRANTE, R. D. . Rugido,plangeres e repiques : Sinos da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.. In: LOSE, A. D. ; MAZZONI, V. S. ; SILVA, J. A. A.. (Org.). Um Acervo Raro: inventário da Biblioteca Manoel de Aquino Barbosa. 1ed.Salvador: Sao Bento, 2013, v. 1, p. 143-150.

  • BRANDAO, E. F. ; UM OLHAR SOBRE O BAIRRO DE PIRAJÁ E O PARQUE SÃO BARTOLOMEU NA DÉCADA DE 1970. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BA, 2008, Vitória da Conquista - BA.. HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS.. Vitória da Conquista - BA.: UESB-BA, 2008. v. 00.

  • BRANDAO, E. F. ; História e Memoria do Bairro de Pirajá na decada de 70. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDAO, E. F. ; Um olhar sobre o bairro de Pirajá e Parque São Bartolomeu na década de 1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade São Bento da Bahia. , Av. 7 de Setembro, Centro, 40000000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32133860

Experiência profissional

2013 - 2013

Mosteiro de São Bento da Bahia.

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Colégio Estadual Eraldo Tinoco

Vínculo: Educador(Contrato), Enquadramento Funcional: Professor de História., Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrar aulas de história, ética e filosofia histórica para turmas do ensino fundamental e médio.

2009 - Atual

Faculdade São Bento da Bahia

Vínculo: Colaborador,, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Historiadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Catalogação do Acervo do Setor de Obras Raras da Biblioteca Histórica do Mosteiro de São Bento da Bahia Descrição: O projeto pretende dar a conhecer os documentos contidos no Setor de Obras da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, hoje de acesso e restrito e limitado, a partir da elaboração de um catálogo, sistemático e científico, com o objetivo de inventariar e digitalizar os documentos históricos, favorecendo o acesso aos pesquisadores interessados na História do Brasil e da Bahia, nos estudos lingüísticos, artísticos, teológicos, etc., como também a conservação do referido acervo e o resguardo da memória baiana e brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dom Adriano de Araújo Carvalho, OSB - Integrante / Marcia Gabiela Aguiar Barreto - Integrante / Mariela Brazon Hernandez - Integrante / Alícia Duhá Lose - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro..

2007 - 2007

Faculdade São Bento da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estágiaria, Carga horária: 20

Outras informações:
Catalogação do Acervo de História Profana do Setor de Obras Raras da Biblioteca Histórica do Mosteiro de São Bento da Bahia Descrição: Este projeto pretende dar a conhecer os documentos contidos no Setor de Obras da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, especialmente de história profana, contidos na biblioteca supracitada, hoje de acesso e restrito e limitado, a partir da elaboração de um catálogo, sistemático e científico, com o objetivo de inventariar e digitalizar os documentos históricos, favorecendo o acesso aos pesquisadores interessados na História do Brasil e da Bahia, nos estudos lingüísticos, artísticos, teológicos, etc., como também a conservação do referido acervo e o resguardo da memória baiana e brasileira. Trabalho sob a supervisão da Profª. Dra Alícia Duhá Lose.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Rainir Gomes - Integrante / Carla Shirlene Gomes - Integrante / Edna Brandão - Integrante / Roselene de Souza Ferrante - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro..

2008 - 2010

Instituto do Patrimônio Artistico da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20