Edna de Freitas Brandao
Possui graduação em História Com Concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica do Salvador (2009). Atualmente é professor de história. - Colégio Estadual Eraldo Tinoco e pesquisador, historiadora da Faculdade São Bento da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: patrimônio histórico..
Informações coletadas do Lattes em 28/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização em História da Bahia.
2013 - Atual
Graduação em História Com Concentração em Patrimônio Cultural
2006 - 2009
Universidade Católica do Salvador
Título: Entre os restos e a retirada: Os badameiros na cidade de Salvador
Orientador: Dr Charles D Almeida Santana
Bolsista do(a): Faz Universitário.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Participação em eventos
A URBANIZAÇÃO DE SALVADOR EM TRES TEMPOS: COLÔNIA, IMPERIO, REPÚBLICA. 2010. (Seminário).
O 8 CONDE DOS ARCOS. 2010. (Seminário).
PRINCÍPIOS DE COLOCIONAMENTO APLICADOS A INVENTARIAMENTO DE ACERVOS RAROS. 2010. (Simpósio).
V ENCXONTRO ESTADUAL SE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2010. (Encontro).
I Curso de Preservação em Acervos Raros e Manuscritos..Preservação de Acervos Raros e Manuscritos.. 2010. (Outra).
CURSO BÁSICO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO.. 2010. (Outra).
SEMINÁRIO AS ARTES PLÁSTICAS NA BAHIA-DO COLONIAL AO CONTEMPORÂNEO. 2009. (Seminário).
DESINFESTAÇÃO ATÓXICA DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS E ARQUIVISTICOS.. 2009. (Outra).
SEMINÁRIO CANGAÇO HISTÓRIA E REVIVENCIAS. 2008. (Seminário).
Simpósio Internacional A Familia Real na Bahia.. 2008. (Simpósio).
V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2008. (Encontro).
SEMANA DE HISTÓRIA. 2008. (Outra).
HISTÓRIA DE CIDADES. IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA-ANPUH/BA. 2008. (Outra).
V SIMPÓSIO DE HISTÓRIA- HISTÓRIA E RELIGIOSIDADE. 2007. (Simpósio).
XIX ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA DO NORTE E NORDESTE. 2007. (Encontro).
HISTÓRIA ORAL: XIX ENCXONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA DO NORTE E NORDESTE: HISTÓRIA ORAL.. 2007. (Outra).
HISTÓRIA SOCIAL:X SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2007. (Outra).
CIDADE E DISCURSO: CENAS ESCRITAS DA CIDADE DA BAHIA NO SEC. XIX: X SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2007. (Outra).
COLÓQUIO INTERNACIONAL CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA. 2007. (Outra).
RAIZES E FRUTOS DA AFRODESCENDENCIA BRASILEIRA.. 2006. (Seminário).
IV ENCONTRO DO CURSO DE HISTÓRIA COM HABILITAÇÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL. 2006. (Encontro).
HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO. IV ENCONTRO DO CURSO DE HISTÓRIA COM HABILITAÇÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL. 2006. (Encontro).
CULTURA E RELIGIOSIDADE FEMININA NO OCIDENTE MEDIEVAL: IX SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2006. (Outra).
NOÇÕES DE PALEOGRAFIA:IX SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CENTIFICA SEMOC. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BRANDAO, E. F. ; FERRANTE, R. D. . Rugido,plangeres e repiques : Sinos da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.. In: LOSE, A. D. ; MAZZONI, V. S. ; SILVA, J. A. A.. (Org.). Um Acervo Raro: inventário da Biblioteca Manoel de Aquino Barbosa. 1ed.Salvador: Sao Bento, 2013, v. 1, p. 143-150.
-
BRANDAO, E. F. ; UM OLHAR SOBRE O BAIRRO DE PIRAJÁ E O PARQUE SÃO BARTOLOMEU NA DÉCADA DE 1970. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BA, 2008, Vitória da Conquista - BA.. HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS.. Vitória da Conquista - BA.: UESB-BA, 2008. v. 00.
-
BRANDAO, E. F. ; História e Memoria do Bairro de Pirajá na decada de 70. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRANDAO, E. F. ; Um olhar sobre o bairro de Pirajá e Parque São Bartolomeu na década de 1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade São Bento da Bahia. , Av. 7 de Setembro, Centro, 40000000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32133860
Experiência profissional
2010 - Atual
Colégio Estadual Eraldo TinocoVínculo: Educador(Contrato), Enquadramento Funcional: Professor de História., Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrar aulas de história, ética e filosofia histórica para turmas do ensino fundamental e médio.
2009 - Atual
Faculdade São Bento da BahiaVínculo: Colaborador,, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Historiadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Catalogação do Acervo do Setor de Obras Raras da Biblioteca Histórica do Mosteiro de São Bento da Bahia Descrição: O projeto pretende dar a conhecer os documentos contidos no Setor de Obras da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, hoje de acesso e restrito e limitado, a partir da elaboração de um catálogo, sistemático e científico, com o objetivo de inventariar e digitalizar os documentos históricos, favorecendo o acesso aos pesquisadores interessados na História do Brasil e da Bahia, nos estudos lingüísticos, artísticos, teológicos, etc., como também a conservação do referido acervo e o resguardo da memória baiana e brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dom Adriano de Araújo Carvalho, OSB - Integrante / Marcia Gabiela Aguiar Barreto - Integrante / Mariela Brazon Hernandez - Integrante / Alícia Duhá Lose - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro..
2007 - 2007
Faculdade São Bento da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estágiaria, Carga horária: 20
Outras informações:
Catalogação do Acervo de História Profana do Setor de Obras Raras da Biblioteca Histórica do Mosteiro de São Bento da Bahia Descrição: Este projeto pretende dar a conhecer os documentos contidos no Setor de Obras da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, especialmente de história profana, contidos na biblioteca supracitada, hoje de acesso e restrito e limitado, a partir da elaboração de um catálogo, sistemático e científico, com o objetivo de inventariar e digitalizar os documentos históricos, favorecendo o acesso aos pesquisadores interessados na História do Brasil e da Bahia, nos estudos lingüísticos, artísticos, teológicos, etc., como também a conservação do referido acervo e o resguardo da memória baiana e brasileira. Trabalho sob a supervisão da Profª. Dra Alícia Duhá Lose.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Rainir Gomes - Integrante / Carla Shirlene Gomes - Integrante / Edna Brandão - Integrante / Roselene de Souza Ferrante - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro..
2008 - 2010
Instituto do Patrimônio Artistico da BahiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edna de Freitas Brandao e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?