Michele Alves Silva Ribeiro
Professora de Dança efetiva na Rede Municipal de Ensino de Salvador. Mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico. Licenciada e Bacharel em Dança pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Bolsista Capes- CNPq no PIBID/UFBA durante toda a graduação. Arte-Educadora, Bailarina, Coreógrafa, Dançarina, Professora de Dança e Produtora de Espetáculos Infanto-juvenis. Atuei como Professora de Dança no Terceiro Setor de 2012 a 2022 e como Professora de Artes na Rede Estadual de Ensino de 2015 a 2019. Possuo Formação Continuada em Estudos de Dança Moderna pela Escola de Dança da Funceb e Estudos Continuados em diferentes métodos de Dança Clássica ( Royal, Livre e Cubano). Formação em Cursos de Aprendizagem de Dança Infantil, Treinamento de Flexibilidade e Ballet Clássico. Técnica em Turismo e Hospitalidade pelo CEFET-BA e Bacharelado em Administração de Empresas pelo IFBA, interrompida em 2010. Criadora da eMovimento, Escola de Dança cuja metodologia é focada em autocuidado e em bem estar, e atuo como Coreógrafa e Consultora Educacional em Dança para Escolas e Instituições.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Dança
2023 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: eMovimento: Uma abordagem metodológica que traz a Coreografia como ferramenta de aprendizagem em Dança
Beatriz Adeodato Alves de Souza.Coorientador: Beatriz Adeodato Alves de Souza.
Especialização em CINESIOLOGIA, BIOMECÂNICA E TREINAMENTO FÍSICO
2019 - 2020
Universidade Estácio de Sá
Título: EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO DIA-A-DIA PARA ALÍVIO DA TENSÃO MUSCULAR E DOR NA REGIÃO DO PESCOÇO E COSTAS
Orientador: PROF. MESTRA RENATA GOMES NAVARRO
Graduação em Bacharelado em Dança
2013 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em licenciatura em dança
2010 - 2013
Universidade Federal da Bahia
Título: DANÇANDO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA CENTRAL
Orientador: Antrifo Ribeiro Sanches Neto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação interrompida em 2009 em administração
2008 - Atual
Instituto Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2013 -
BALLET CLÁSSICO MÉTODO ROYAL ACADEMY OF DANCE. (Carga horária: 600h). , BALLET BAHIANO DE TÊNIS, BBT, Brasil.
2024 - 2024
Estratégias de Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
Desenvolvimento Profissional Cooperativo na Escola. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
Inteligência Emocional. (Carga horária: 50h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Aprendizagem da Dança Infantil. (Carga horária: 30h). , Psicopedagodança, PSIDAN, Brasil.
2021 - 2021
Terminologia da Dança Clássica. (Carga horária: 15h). , Psicopedagodança, PSIDAN, Brasil.
2021 - 2021
Treinamento de Ballet em detalhes. (Carga horária: 40h). , Ballet on Line, BALLETONLINE, Brasil.
2018 - 2018
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE BALLET CLÁSSICO BABY CLASS E INFANTIL. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE DANÇA JULIANA STAGLIORIO, EDJS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA EM ESTUDOS DA DANÇA MODERNA. (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
2003 - 2004
Meios de Hospedagem. , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi, IFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
SILVA, M. A. . Arraiá Virtuá da Amizade. 2021. (Festival).
SILVA, M. A. . Show de Talentos- A Fantástica Fábrica de Brinquedos. 2018. (Festival).
SILVA, M. A. . Oficina Nacional de Dança Contemporânea. 2014. (Congresso).
SILVA, M. A. . Dança no Contexto: Relato de Experiência do PIBID DANÇA no Colégio Estadual da Bahia- Central. 2013. (Congresso).
SILVA, M. A. . I Seminário PIBID DANÇA. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . Seminário Integrado PIBID UFBA Pedagogia e Dança- Práticas Arte-Educadoras em Alfabetização. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . A Arte de Ensinar Dança em Escola Pública. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . II Seminário PIBID UFBA- Valorização da Docência: Diálogo entre Universidade e Escola. 2010. (Congresso).
SILVA, M. A. . I Seminário PIBID DANÇA. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . Show de Talentos- A Fantástica Fábrica de Brinquedos. 2018. (Festival).
SILVA, M. A. . Arraiá Virtuá da Amizade. 2021. (Festival).
SILVA, M. A. . II Seminário PIBID UFBA- Valorização da Docência: Diálogo entre Universidade e Escola. 2010. (Congresso).
SILVA, M. A. . Seminário Integrado PIBID UFBA Pedagogia e Dança- Práticas Arte-Educadoras em Alfabetização. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . A Arte de Ensinar Dança em Escola Pública. 2011. (Congresso).
SILVA, M. A. . Oficina Nacional de Dança Contemporânea. 2014. (Congresso).
SILVA, M. A. . Dança no Contexto: Relato de Experiência do PIBID DANÇA no Colégio Estadual da Bahia- Central. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
III SEMINÁRIO PIBID.A ARTE DE ENSINAR DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA. 2011. (Seminário).
II SEMINÁRIO PIBID. 2010. (Seminário).
Orientou
DANÇANDO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA CENTRAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Michele Alves Silva Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. A. . A arte de ensinar Dança na Escola Pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. A. . EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO DIA-A-DIA PARA ALÍVIO DA TENSÃO MUSCULAR E DOR NA REGIÃO DO PESCOÇO E COSTAS 2022 (TCC).
Outras produções
SILVA, M. A. . O Baile das Borboletas. 2021. Coreográfica.
SILVA, M. A. . A Fantástica Fábrica de Brinquedos - Espetáculo Infanto-Juvenil. 2018. Coreográfica.
SILVA, M. A. . A Dança das Fadas. 2017. Coreográfica.
SILVA, M. A. . Show de Talentos. 2015. Coreográfica.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIA, Carga horária: 40
2015 - 2019
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Direto Administrativo, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2015 - 10/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Artes
-
09/2015 - 10/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Artes
2012 - 2022
ASSOCIAÇÃO OS AMIGOS DE CLARA AMIZADEVínculo: EDUCADORA SOCIAL, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Clara Amizade.Linhas de pesquisa
-
07/2012
Ensino,Disciplinas ministradas, Dança
2022 - Atual
Casa do Sol Padre Luis LintnerVínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Arte Educadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Arte Educadora de Dança
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michele Alves Silva Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?