Lívia Oliveira Itaborahy

Doutoranda em Performance do canto latinoamericano pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em performance do canto popular pelo Programa de pós graduação da UFMG, graduada em Licenciatura em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Leciona Canto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical Escolar já tendo integrado grupo de pesquisa sobre o tema. Cantora profissional atuante no cenário artistico nacional e internacional.

Informações coletadas do Lattes em 15/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A performance do canto popular latinoamericano e a ampliação de repertório de estudo nas universidades: uma abordagem a partir da relação entre a materialidade da voz, o território e o sentimento de pertencimento
Orientador: Ana Cláudia Assis
Palavras-chave: canto popular; performance; decolonialidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2021 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O GESTO VOCAL LATINOAMERICANO NA PERFORMANCE DE MERCEDES SOSA NA DÉCADA DE 1960, Ano de Obtenção: 2023
Ana Cláudia Assis.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Latinoamericanos.

Graduação em andamento em Música

2011 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2007

Colégio Aplicação da UGB

Formação complementar

2017 - 2017

Programa da Música. (Carga horária: 478h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2016 - 2016

Tango y música popular latinoamericana. (Carga horária: 100h). , Universidad Nacional del Litoral, UNL, Argentina.

2013 - 2013

Produção Cultural e Leis de Incentivo à Cultura. (Carga horária: 24h). , Conservatório UFMG, UFMG, Brasil.

2010 - 2012

Canto. (Carga horária: 480h). , Centro de Formação Artístico/ Palácio das Artes, CEFAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Prêmios

2011

1o Lugar: Melhor música do 8o Festival de Música de Volta Redonda, Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

2010

4 lugar geral do IX Festival da Música em Pedro Leopoldo, Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo - Secretaria de Cultura.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Valores de Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de canto / tarde, Carga horária: 20

2021 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento

Atividades

  • 09/2021 - 08/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Música.,Linhas de pesquisa

2023 - Atual

Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Professora de Canto, Saúde Vocal e Perfomance, Carga horária: 5

Outras informações:
O Programa Arena da Cultura, desde 1998, cumpre as metas de descentralização cultural da FMC, oferecendo cursos e oficinas nas nove regiões administrativas de BH. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena) é uma expansão deste Programa, e realiza atendimento para cerca de 2.500 alunos e alunas. Todos os cursos são gratuitos, para pessoas de todas as idades, e os alunos recebem certificado de conclusão, demanda histórica do programa Arena da Cultura e dos usuários. Em 2014 o Arena da Cultura foi reconhecido internacionalmente como prática sustentável. O projeto ganhou a primeira edição do Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura, organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo. A entrega do prêmio aconteceu no dia 12 de novembro, na Cidade do México.

2012 - 2013

Instituto Dimensão - Escola MG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Musicalização Infantil, Carga horária: 7

Outras informações:
Professora de Musica na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

2014 - 2015

Plug Minas, Plug Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Música/Canto, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Canto na área da Música no núcleo Valores de Minas - programa do Servas e do Governo de Minas que oferece a jovens das escolas estaduais oficinas de arte com o objetivo de possibilitar aos estudantes formação cidadã e crescimento pessoal.

2013 - 2017

Pró Music Escola de Música (MG)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Música/Canto, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Canto na escola Pró Music - A Pro-Music é um centro de educação musical , situado em Belo Horizonte