Paloma Abreu Monteiro

Possui graduação em direito pela Universidade Federal Fluminense (2012), é mestre em direito constitucional (2015) pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense, tendo realizado pesquisa na área de antropologia jurídica, é doutora em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia também na Universidade Federal Fluminense. Concluiu o curso de extensão Desafios em Estudos sobre Policiamento e Crime no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP) e está em fase de produção da monografia para o curso de especialização em Sociologia Urbana também da UERJ. Atualmente é pesquisadora no Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA-UFF) e também atua como pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPi/UFF) e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT - InEAC). É pesquisadora pós-doc com bolsa PDJ do CNPq no INCT - InEAC e PPGA-UFF desde agosto de 2022. Tem experiência na área de antropologia do direito e etnologia indígena, com interesse nas áreas de sociologia das profissões jurídicas, corporalidade, processos de construção e acionamento de identidades étnicas, cívicas e sociais, e na etnografia de diferentes expressões de conflito social e suas variadas formas de administração.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2016 - 2022

Universidade Federal Fluminense
Título: Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do alto Cotingo
Roberto Kant de Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: identidades; Ingarikó; acesso a direitos; etnicidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Antropologia Jurídica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Sociologia Jurídica.

Mestrado em Direito Constitucional

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: O Corpo nos Rituais Jurídicos: cultura, vestimenta e tatuagem nos tribunais do júri e varas criminais do Rio de Janeiro
, Ano de Obtenção: 2015.Roberto Kant de Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: antropologia jurídica; corpo; cultura; vestimenta; tatuagem; símbolos. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em Sociologia Urbana

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Direito

2007 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Uma análise sobre as expressões corporais como signos sociais no meio jurídico: tatuagem e vestimenta
Orientador: Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, INCT - INEAC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2022 - 2023

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, INCT - INEAC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2017 - 2017

Programa de Treinamento on line - Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Desafios em Estudos sobre Policiamento e Crime. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Antropologia Jurídica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.

Organização de eventos

MONTEIRO, P. A. ; LIMA, R. K. . X Seminário Internacional do INCT-InEAC: ?Políticas Públicas em perspectiva ? a desigualdade como estruturante?. 2023. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. ; LIMA, R. K. . IX Seminário Internacional do INCT-InEAC: Direitos, Desigualdades e Ciência - Impactos da pandemia em Perspectiva Comparada. 2022. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. ; VERISSIMO, M. ; FILPO, K. P. L. ; MAIA, B. ; ROCHA, T. M. A. ; CUERVO, G. . III Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2021. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. . Exibição e debate cinematográfico: "Como fotografei os Yanomamis". 2019. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; EILBAUM, L. ; LABRONICI, R. B. ; MARINS, C. T. . VII Seminário Internacional do INCT - InEAC. 2019. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. ; VERISSIMO, M. . II Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2019. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; LIMA, R. K. ; VERISSIMO, M. . I Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2018. (Outro).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Escrita Acadêmica I: fichamento, resenha e artigo. 2018. (Outro).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT ? Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. 2018. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; COSTA, A. C. R. . Oficina de Oficina de Currículo Lattes e Pesquisa em Bases Bibliográficas. 2018. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; SANTOS, R. B. ; SILVA, I. L. E. . XI Jornada de Alunos do PPGA-UFF. 2017. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. ; EILBAUM, L. ; MEDEIROS, F. . V Seminário Internacional do INCT - InEAC. 2017. (Congresso).

MONTEIRO, P. A. . Exibição e debate cinematográfico "Nunca me Sonharam". 2017. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; PIMENTA, V. . Oficina de Preparação de Seminários. 2017. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; PIMENTA, V. . Oficina de Elaboração de Entrevistas. 2017. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; PIMENTA, V. . Oficina de Preparação de Seminários. 2017. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; PIMENTA, V. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): Citações e Referências. 2017. (Outro).

MONTEIRO, P. A. ; PIMENTA, V. . Oficina de Escrita Acadêmica II: projeto, relatório e monografia. 2017. (Outro).

MOURA, E. A. C. ; VAL, E. M. ; Jhonathan Mattos ; MONTEIRO, P. A. . XXV Anos da Constituição Cidadã. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

XIV Reunião de Antropologia do Mercosul - Reconexões e desafios a partir do sul global. ?Ingarikó é indígena, Kapon é kapon?: identidades e cidadania nas estratégias de mobilização e articulação dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. 2023. (Congresso).

X Seminário Internacional do INCT-InEAC: Políticas Públicas em perspectiva ? a desigualdade como estruturante.Buritis e burocracia: os Ingarikó e a desigualdade na distribuição de acesso a direitos pelo Estado brasileiro. 2023. (Seminário).

33ª Reunião Brasileira de Antropologia - Defender direitos e fazer antropologia em tempos extremos. Processos de Construção de Identidades Étnicas e Cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. 2022. (Congresso).

IX Seminário Internacional do INCT-InEAC: Direitos, Desigualdades e Ciência - Impactos da pandemia em Perspectiva Comparada". 2022. (Seminário).

V Seminário de estudos sobre Relações Étnico-Raciais e outros marcadores sociais da diferença.O corpo nos rituais jurídicos: cultura, vestimenta e tatuagem nos tribunais do júri e varas criminais do Rio de Janeiro. 2022. (Seminário).

III Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar.Lançamento Coletânea - III Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2021. (Simpósio).

XV Jornada dos Discentes de Antropologia do PPGA - Estado, democracia e margens: contribuições antropológicas e produções de epistemologias. 2021. (Congresso).

2 Seminário Nepsse - Métodos de Pesquisa em Tempos de Pandemia: O Campo no Home Office. 2020. (Seminário).

44° Encontro Anual da ANPOCS. Reflexões sobre "educação diferenciada" e repertórios identitários no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR. 2020. (Congresso).

II Colóquio de Monografias em Antropologia - Mesa de Tutoria.Acolher e Iniciar na academia - uma experiência como Tutora na UFF. 2020. (Outra).

Oficina A Plataforma Lattes e suas Interconexões com a Plataforma Sucupira. 2020. (Oficina).

Oficina Solidária Currículo Lattes. 2020. (Oficina).

VI Congresso ALA 2020. Repertórios identitários e políticas públicas de educação no Instituto Insikiran de Educação Superior Indígena da UFRR: universidade indígena ou indígenas na universidade?. 2020. (Congresso).

Webnário Associação Brasileira de Ciência - Povos Tradicionais, Saúde, Educação, Meio Ambiente: Avaliando 2020 e Preparando. 2020. (Seminário).

A Conferência da Terra 2019. Deslocamentos etnográficos no extremo norte do país: representações sobre corpo e performance de si e do outro em campo. 2019. (Congresso).

Amazônia e a Questão Ambiental. 2019. (Encontro).

II Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar.Mesa de Abertura. 2019. (Simpósio).

Povo Yanomami: desafios e perspectivas (UFRR). 2019. (Outra).

VII Seminário Internacional do INCT - InEAC. 2019. (Seminário).

III Seminário Roraimense de Direito e Processo do Trabalho. 2018. (Seminário).

I Seminário da Comissão de Raça, Gênero e Equidade do MPF - Roraima. 2018. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue. 2018. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2018. (Simpósio).

Seminário Nossas Vidas Importam: ativismos, violência institucional e direitos humanos. Diálogos Brasil - Argentina. 2018. (Seminário).

II Encontro de Pesquisas em Administração de Conflitos.SEM GRAVATA: SOCIALIZAÇÕES E CORPORALIDADES NAS PRÁTICAS JURÍDICAS BRASILEIRAS. 2017. (Encontro).

Reunión de Antropología del Mercosur - RAM. Corporalidades e representações nas práticas jurídicas no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

Seminário Internacional do ICHF. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional do INCT-InEAC. 2017. (Seminário).

XI Jornada de Alunos do PPGA-UFF. 2017. (Congresso).

Transregional Summit: The Arab Spring meets Black Lives in Rio de Janeiro. 2016. (Seminário).

X Jornada de Alunos do PPGA/UFF. 2016. (Congresso).

IX CONGRESSO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA. Notas sobre cultura, vestimenta e tatuagem nos tribunais do júri e varas criminais do Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

4 Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Direito em campo - Um ensaio sobre representações sociais no direito ou a surpreendente empiria ignorada. 2014. (Seminário).

I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. Tatuagem e vestimenta como signos sociais no meio jurídico. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Andressa Barcellos Santelli

PLATERO, K. A. S.; MAYOR, A. S.;MONTEIRO, P. A.. A construção social e institucional do Inquérito Policial - O caso Mariana Ferrer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ingrid da Silva Freire de Sá

VINUTO, J.; PATRICIO, L.;MONTEIRO, P. A.. Feminicídio: a visibilidade e invisibilidade da mulher. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lorrane Cornelio Fonseca

LOBAO, R. J. D. S.;MONTEIRO, P. A.; SCIAMMARELLA, A. P.. Ensaio sobre a representação machista naturalizada e propagada pela mídia, sobre os meios jurídicos capazes de atuar em defesa da mulher frente a essa representação e sobre possíveis sugestões para uma mudança na perspectiva midiática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elaine Sampaio Barbosa

LOBAO, R. J. D. S.;MONTEIRO, P. A.; OLIVEIRA, C. L.. Os novos direitos na Sociedade de Informação: a Internet e os desafios para o direito à privacidade em espaços públicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Letícia André Campos

MONTEIRO, P. A.; BAPTISTA, B. G. L.; SANTOS, R. D.. Entre a tutela e a punição: um estudo empírico sobre as audiências de apresentação previstas no ECA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe da Silva Cesário Vieira

MONTEIRO, P. A.; BAPTISTA, B. G. L.; SANTOS, R. D.. O sistema de multiportas de acesso à justiça e seus reflexos no Judiciário fluminense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ruan Rocha do Carmo

Lobão, Ronaldo; Gomes, F. Medina;MONTEIRO, P. A.. A operação do comércio internacional através dos contratos disciplinados pelo direito marítimo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Comissão julgadora das bancas

Simoni Lahud Guedes

GUEDES, S. L.; LOBÃO, R. J. S.; LABRONICI, R. B.; SANTOS, F. M.. Representações coletivas e a noção de pessoa no judiciário brasileiro (provisório). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Pedro Heitor Barros Geraldo

LOBÃO, R. J. S.GERALDO, Pedro Heitor BarrosFONTAINHA, F. C.. Uma análise sobre as expressões corporais como signos sociais no meio jurídico: Tatuagem e vestimenta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Luis Roberto Cardoso de Oliveira

Cardoso de Oliveira, Luís R.. Processos de Construção de Identidades Étnicas e Cívicas em Boa Vista, Roraima: O Caso dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Medeiros Santos

GUEDES, S. L.; LOBAO, R. J. S.;MEDEIROS, Flavia. Representações coletivas e a noção de pessoa no judiciário brasileiro: "os sujeitos do direito".. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Letícia de Luna Freire

KANT DE LIMA, R.; LOBÃO, R. J. S.;FREIRE, L. L.. O corpo nos rituais jurídicos: cultura, vestimenta e tatuagem nos Tribunais do Júri e Varas Criminais do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Fernando de Castro Fontainha

GERALDO, Pedro Heitor BarrosFONTAINHA, Fernando de CastroLOBAO, Ronaldo. Uma análise sobre as expressões corporais como signos sociais no meio jurídico: tatuagem e vestimenta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Edson Damas da Silveira

LIMA, Roberto Kant de;SILVEIRA, E. D.; SILVA, Ana Zuleide B.; LOBÃO, Ronaldo J.S.; OLIVEIRA. Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

LIMA, Roberto Kant deLOBÃO, Ronaldo.; OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de; DAMAS, E.; Silva, Ana Zuleide; Bronz, Débora. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ÉTNICAS E CÍVICAS EM BOA VISTA, RORAIMA: O CASO DOS INGARIKÓ, OS KAPON DO ALTO COTINGO. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

Guedes, Simoni L.;LOBÃO, Ronaldo.; Medeiros, Flávia. Representações coletivas e a noção de pessoa no Judiciário Brasileiro: "os sujeitos do Direito". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernando Rojo Mattos

LIMA, R. K.; LOBAO, R. J. S.;ROJO, L. F.. Os rituais jurídicos na (des) construção do ser: terno, toga, tatuagem e tribunal - o corpo no Direito. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Simoni Lahud Guedes

Corpos legais: processos identitários e corporalidade como fator de diferenciação no direito; Início: 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Roberto Kant de Lima

Início: 2022; Universidade Federal Fluminense;

Roberto Kant de Lima

O corpo nos rituais jurídicos :cultura , vestimenta e tatuagem nos Tribunais do Júri e Varas Criminais do Rio de Janeiro; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito) - UFF - Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Roberto Kant de Lima

Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo; 2022; Tese (Doutorado em Antropologia) - UFF-ICHF- Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva

Monitoria de Direito Internacional Privado; 2009; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva;

Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

Uma análise sobre as expressões corporais somo signos sociais no meio jurídico: tatuagem e vestimenta; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão;

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, P. A. . Notas sobre o Imaginário e o Controle das Instituições Jurídicas sobre o Corpo no Direito Brasileiro. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. V, p. 1-15, 2013.

  • MONTEIRO, P. A. ; FILPO, K. P. L. (Org.) ; VERISSIMO, M. (Org.) ; MAIA, B. (Org.) . Administração de Conflitos no Espaço Escolar II - Estudos Interdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. v. 1. 316p .

  • MONTEIRO, P. A. ; GNATTALI, D. B. . Os Mil Cabelos de Ritinha. 1. ed. Rio de Janeiro: Semente Editorial, 2013. v. 1. 24p .

  • MONTEIRO, P. A. ; VERISSIMO, M. ; FILPO, K. P. L. ; MAIA, B. . Introdução: Entre a invisibilização e a explicitação dos conflitos escolares. In: Bóris Maia; Klever Filpo; Marcos Verissimo; Paloma Monteiro. (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar: Estudos Interdisciplinares II. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2021, v. 1, p. 15-30.

  • MONTEIRO, P. A. . Sem gravata: socializações e corporalidades nas práticas jurídicas brasileiras. In: Maria Stella Amorim; Roberto Kant de Lima. (Org.). Administração de Conflitos e Cidadania: Problemas e Perspectivas II. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 12, p. 266-284.

  • MONTEIRO, P. A. ; VICTÓRIO, R. H. S. . E (o) Eu, como fico (a)? Neoconstitucionalismo na solução de conflitos. In: DOMINGUES, P. T.; ROVAI, A. L.; VEIGA, F. S.. (Org.). O Direito Lusófono. 1ed.Porto: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, 2017, v. 1, p. 203-216.

  • MONTEIRO, P. A. . Deslocamentos etnográficos no extremo norte do país: Representações sobre corpo e performance de si e do outro em campo. In: A Conferência da Terra: Línguas, Ritos e Protagonismo nos Territórios Indígenas, 2020, Boa Vista - Roraima. Coletânea a Conferência da Terra: línguas, ritos e protagonismos nos territórios indígenas : educação ambiental, sustentabilidade e território tradicional (Tomo I). Boa Vista: Editora UFRR, 2020. v. I. p. 341-350.

  • MONTEIRO, P. A. . Corporalidades e Representações nas Práticas Jurídicas no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur - RAM, 2017, Misiones. Libro de Actas - Experiencias Etnográficas: desafíos e acciones para el siglo XXI. Posadas: Ana María Gorosito, 2017. v. I. p. 4744-4756.

  • MONTEIRO, P. A. . Direito em Campo - Um ensaio sobre representações sociais no direito ou a surpreendente empiria ignorada. In: 4 Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2014, Niterói. Anais do 4 S&D. Niterói: Ed. PPGSD-UFF, 2014. v. 10. p. 34-48.

  • MONTEIRO, P. A. . ?Ingarikó é indígena, Kapon é kapon?: identidades e cidadania nas estratégias de mobilização e articulação dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. In: XIV Reunião de Antropologia do Mercosul : reconexões e desafios a partir do sul global, 2023, Niterói. XIV Reunião de Antropologia do Mercosul : reconexões e desafios a partir do sul global [livro eletrônico] : anais eletrônicos. São Paulo: Síntese Eventos, 2023.

  • MONTEIRO, P. A. . Notas sobre cultura, vestimenta e tatuagem nos tribunais do júri e varas criminais do Rio de Janeiro. In: IX Congresso da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica - RELAJU, 2015, Pirenópolis. Sociedades Plurais e Estados Nacionais - Limites e Desafios para a Efetividade de Direitos. Pirenópolis: UFG - UnB - PUC PR, 2015. p. 22-23.

  • MONTEIRO, P. A. . Buritis e burocracia: os Ingarikó e a desigualdade na distribuição de acesso a direitos pelo Estado brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, P. A. . 'Ingarikó é indígena, Kapon é kapon': identidades e cidadania nas estratégias de mobilização e articulação dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, P. A. . Processos de construção de identidades étnicas e cívicas em Boa Vista, Roraima: o caso dos Ingarikó, os Kapon do Alto Cotingo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, P. A. ; FALCAO, H. . Trajetórias entre o fazer antropológico e a construção do pesquisador. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, P. A. ; MODERNELL, B. D. L. ; SILVEIRA, E. D. . As categorias identitárias e seus processos de construção e ativação no contexto brasileiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, P. A. . Pensando diálogos possíveis entre o Direito e a Antropologia: sobre métodos e olhares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, P. A. . Deslocamentos etnográficos no extremo norte do país: representações sobre corpo e performance de si e do outro em campo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, P. A. . Pensando Representações E Corporalidades Nas Práticas Jurídicas A Partir Do Método Dos ?Casos Desdobrados?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, P. A. . Sem Gravata: Socializações E Corporalidades Nas Práticas Jurídicas Brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, P. A. . Corporalidades e representações nas práticas jurídicas no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, P. A. ; VICTÓRIO, R. H. S. . E (o) eu, como fico(a)? Neoconstitucionalismo na solução de conflitos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, P. A. . Notas sobre cultura, vestimenta e tatuagem nos tribunais do júri e varas criminais do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, P. A. . Direito em campo - Um ensaio sobre representações sociais no direito ou a surpreendente empiria ignorada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, P. A. ; MONTEIRO, K. A. . 'Conta para eu ler!'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, P. A. ; NUNEZ, I. S. . Satisfação Profissional dos Bacharéis em Direito no Processo de Estruturação das Carreiras Jurídicas. Rio de Janeiro: Revista de Estudos Empíricos em Direito, 2017. (Tradução/Artigo).

Outras produções

MONTEIRO, P. A. . CARA A CARA: EXPERIÊNCIAS DE LUTA E INFORMAÇÃO JUNTO À POPULAÇÃO LGBTQIAP+ INDÍGENA E QUILOMBOLA DO BRASIL. 2023.

MONTEIRO, P. A. . 'Face to Face' - Some experiences of struggle and information with the LGBTQIAP+ indigenous and quilombola population in Brazil. 2023.

MONTEIRO, P. A. . Parecer double-blinded peer review para publicação de artigo no periódico Revista de Estudos Empíricos em Direito (REED). 2023.

MONTEIRO, P. A. . Parecer double-blinded peer review para publicação de artigo no periódico Revista de Estudos Empíricos em Direito (REED). 2023.

MONTEIRO, P. A. . Parecer double-blinded peer review para publicação de artigo no periódico Tessituras - Revista de Antropologia e Arqueologia - UFPel. 2023.

MONTEIRO, P. A. . Parecer double-blinded peer review para publicação de artigo no periódico Antropolítica - UFF. 2022.

MONTEIRO, P. A. . Parecerista na X Edição do Prêmio 'Antropologia e Direitos Humanos: cuidar, resistir e lembrar' (2021/2022) - Categoria Trabalhos de Graduação da 33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. 2022.

MONTEIRO, P. A. . Parecer double-blinded peer review para publicação de artigo no periódico Forum Sociológico - Série II - CICS.NOVA (Lisboa). 2021.

MONTEIRO, P. A. ; LIMA, A. C. S. . O Futuro dos Povos Indígenas na Reconstrução Democrática no Brasil Pós-Bolsonarismo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MONTEIRO, P. A. ; BERG, J. V. D. . Assédio no carnaval - Rádio Tropical FM Boa Vista - Roraima. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, P. A. ; MONTEIRO, K. A. . 'Gêmeas de Niterói dividem amor pela literatura infantil'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, P. A. ; MONTEIRO, K. A. . Os Mil Cabelos de Ritinha. 2014; Tema: Literatura infantil - naturalização das diferenças e valorização da cultura afrobrasileira. (Rede social).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT. 2021. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT. 2021. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT. 2020. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT - Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. 2019. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Escrita Acadêmica I: fichamento, resenha e artigo. 2018. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT - Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. 2018. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. ; COSTA, A. C. R. . Oficina de Oficina de Currículo Lattes e Pesquisa em Bases Bibliográficas. 2018. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Preparação de Seminários. 2017. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Elaboração de Entrevistas. 2017. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Normatização de Trabalhos Acadêmicos - ABNT. 2017. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Preparação de Seminários. 2017. (Oficina).

MONTEIRO, P. A. . Oficina de Escrita Acadêmica II. 2017. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - INCT-InEAC, Descrição: O presente projeto aprovado na Chamada N 16/2014 INCT/MCT/CNPq/CAPES/FAPs do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado de articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/In-EAC), aprovado, em abril de 2009, na Chamada N 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP/ Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Esse programa é aqui consolidado e ampliado no sentido de promover ainda mais o trabalho de interlocução, inédito no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito. A rede reunida nesse projeto integra Instituições e Grupos de pesquisa e programa de pós-graduação de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, PE, BA, RS, DF) e cinco países (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos e Portugal). Este novo INCT tem como escopo da atuação a análise dos processos de administração institucional de conflitos e as formas não institucionais, especialmente, os processos de demanda de direitos e por reconhecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias de pesquisa articulam-se com as ações propostas na área da transferência de conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução como operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer do Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e nos espaços públicos que considerem diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. No campo da atuação internacional do Instituto, as estratégias são tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, como vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos, mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva. LINHAS DE PESQUISA: 1. Concepções e sentidos de "igualdade", "cidadania" e "violência" 2. Processos de administração de conflitos: práticas institucionais e moralidades 3. Direitos, mercados e mobilizações coletivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paloma Abreu Monteiro - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante / Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Edílson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Luis Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante / Laura Graziela F F Gomes - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2022

I Prêmio de Divulgação Científica da ABA - Categoria: Séries de lives, Associação Brasileira de Antropologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do INCT - InEAC, Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.

2016 - 2022

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Outras informações:
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

2019 - 2021

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (IAC-UFF), Departamento de Segurança Pública, nas disciplinas de Antropologia Urbana, Constituição e os Direitos Humanos e Teoria e Instituições de Processo Penal I.

2018 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8

Outras informações:
Tutoria em Antropologia - O Programa de Tutoria visa atender e orientar alunos ingressantes nos cursos de graduação da UFF nos seus períodos iniciais da vida universitária, e tem como objetivo principal conter a evasão escolar que ocorre, principalmente, nestes primeiros momentos. Desta forma, as ações do Programa são executadas no sentido de oferecer subsídios necessários para que o ingressante possa se sentir incentivado a permanecer no curso escolhido, ensinando e praticando por meio de aulas e oficinas a leitura e escrita acadêmicas, apresentação de trabalhos, normas técnicas de elaboração de trabalhos e projetos acadêmicos, além de diversas outras práticas e técnicas acadêmicas e serviços institucionais próprios da Universidade.

2017 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8

Outras informações:
Tutoria em Antropologia - O Programa de Tutoria visa atender e orientar alunos ingressantes nos cursos de graduação da UFF nos seus períodos iniciais da vida universitária, e tem como objetivo principal conter a evasão escolar que ocorre, principalmente, nestes primeiros momentos. Desta forma, as ações do Programa são executadas no sentido de oferecer subsídios necessários para que o ingressante possa se sentir incentivado a permanecer no curso escolhido, ensinando e praticando por meio de aulas e oficinas a leitura e escrita acadêmicas, apresentação de trabalhos, normas técnicas de elaboração de trabalhos e projetos acadêmicos, além de diversas outras práticas e técnicas acadêmicas e serviços institucionais próprios da Universidade.

2017 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 60

Outras informações:
Estágio docente na disciplina Mediação e Administração de Conflitos, no curso de graduação em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense, supervisionado pelo prof. Dr. Lenin Pires.

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestranda

Outras informações:
Mestrado no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense.

2014 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio docente na disciplina de Sociologia da Violência no curso de graduação em Segurança Pública e Social, sob orientação da profª. Drª. Vivian Gilbert Ferreira Paes.

2009 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora na disciplina de Direito das Relações Internacionais Privadas - Departamento de Direito Privado, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva.

Atividades

  • 09/2016 - 05/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 12/2019 - 12/2021

    Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Urbana, Constituição e os Direitos Humanos, Teoria e Instituições de Processo Penal I

  • 03/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Tutora no curso de graduação em Antropologia.

  • 08/2017 - 12/2017

    Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.,Estágio realizado, Estágio docente na disciplina Mediação e Administração de Conflitos, no curso de graduação em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense, supervisionado pelo prof. Dr. Lenin Pires.

  • 04/2017 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Tutora no curso de graduação em Antropologia.

  • 04/2013 - 07/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional.,Linhas de pesquisa

  • 07/2014 - 12/2014

    Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.,Estágio realizado, Estágio docente na disciplina de Sociologia da Violência no curso de graduação em Segurança Pública e Social, sob orientação da profª. Drª. Vivian Gilbert Ferreira Paes.

  • 04/2009 - 12/2009

    Estágios , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Direito.,Estágio realizado, Monitora na disciplina de Direito das Relações Internacionais Privadas - Departamento de Direito Privado, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva.

2014 - 2018

DUAS - Agência Cultural e Editora

Vínculo: Sócia fundadora, Enquadramento Funcional: Colaboradora autônoma

Outras informações:
Agência cultural e editora independente. Projeto criado para fomentar o hábito da leitura em crianças e jovens, trabalhando temáticas de naturalização das diferenças, empoderamento e autoconhecimento através da edição e publicação de livros infanto-juvenis, e organização de eventos de contações de histórias. Participação em eventos promovidos pela Secretaria de Cultura de Niterói, Biblioteca Parque de Niterói, no I Circuito Afro-Brasileiro promovido pelo NEAB do Colégio Pedro II, no 4 Salão da Leitura de Niterói, na I Feira do Livro de Resende, no evento lieterário Lapalê, entre outros.

2019 - 2019

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio-docência na disciplina Sociedade,Cultura e Saúde I: Introdução às Ciências Sociais em saúde do curso de graduação de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima.

Atividades

  • 03/2019 - 07/2020

    Estágios , Reitoria, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.,Estágio realizado, Estágio docente.

2023 - Atual

Associação Brasileira de Antropologia

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Comitê de Ética em Pesquisa nas C. Humanas, Carga horária: 0

Outras informações:
Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas da ABACoordenação: Érica Quináglia Silva (UnB)Hully Guedes Falcão (Fiocruz)Membros:Eliene dos Santos Rodrigues Putira Sacuena (Povo Baré/AM)Fábio Reis Mota (UFF)Fernando José Ciello (UFRR)Paloma Abreu Monteiro (UFF)Rui Massato Harayama (Ufopa)Sônia Weidner Maluf (UFSC)Waleska de Araújo Aureliano (UERJ)

2018 - Atual

Associação Brasileira de Antropologia

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Antropóloga

2019 - Atual

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Antropóloga

2021 - 2022

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de disciplina, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenadora da disciplina Sociologia do Crime e da Violência no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social, modalidade EaD, realizado no âmbito do Consórcio CEDERJ - UFF.

2018 - Atual

CONSELHO DO POVO INDÍGENA INGARIKÓ

Vínculo: Assistente voluntária, Enquadramento Funcional: Assistente voluntária, Carga horária: 0

2021 - 2022

Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina Representatividade dos Movimentos Sociais, no Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal de Maricá (INCT-InEAC, em parceria com a COSEAC/UFF).

Atividades

  • 11/2021 - 03/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Representatividade dos Movimentos Sociais

2022 - 2023

Internews

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Antropóloga - Pesquisadora

Outras informações:
Realização de pesquisa e produção/publicação de relatório em português e em inglês no projeto Enraizado na Confiança 2.0 Brasil (EnC) da ONG Internews (https://internews.org/). Objetivo da pesquisa e consultoria foi identificar como são construídas as redes de mídia e informação compartilhadas pela população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, transexuais, transgêneros e travestis, queer, intersexuais, assexuais e mais) indígena e quilombola nos estados alcançados pelo projeto, com foco nos contextos de discriminação e posterior mobilização diante desses, dentro e fora de seus territórios. Realizada entre setembro e dezembro de 2022, a pesquisa abrange as regiões de Roraima, Pará, Amapá - estados onde o projeto EnC foi desenvolvido -, contando também com interlocutores dos estados do Acre, Ceará e Espírito Santo. Dela, surgiu o relatório Diagnóstico de Ecossistema de Informação (DEI), um documento desenvolvido para impactar o setor humanitário, jornalistas e atores da mídia na compreensão dos diferentes riscos à segurança, aos direitos e ao bem-estar enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ indígena e quilombola no Brasil. Também possui como objetivo apresentar como são criadas, disseminadas e compartilhadas algumas das estratégias de comunicação utilizadas como parte desse contexto de resistência e luta, além de indicar algumas ações possíveis para contribuir com elas.The Researcher will manage the implementation of research activities in Brazil. The Researcher willhave a strong focus on how vulnerable and marginalized groups communicate to access informationabout COVID-19-related issues and how their use of online media intersects with their use oftraditional media and other sources. Research activities include desk research, social mediamonitoring, Key Informant Interviews, Focus Group Discussions, surveys, capacity assessmentinterviews and field observations. The research will help to inform public health and humanitarianresponse agencies to better com