PATRÍCIA SERRA DOS REIS RIOS
Psicóloga graduada pela Unidade Federal da Bahia (2016), Especialista em Analise do comportamento Aplicada (CBI of Miami, 2022), Especialista Em saúde da Família (UEFS, 2021), Equoterapeuta (ANDE - Brasil, 2019) e Especialista em Avaliação Psicológica (UNIGRAD, 2017). Cursos na área de Habilidade Social e Flexibilidade Cognitiva no Transtorno do Espectro Autista, Aprimoramento em TCR com crianças pelo ITCR - SP (2017) e experiência em atendimento clinico infanto- juvenil e coordenadora ABA.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Avaliação Psicológica
2016 - 2017
Unigrad
Título: A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Orientador: Orbetal da Silva Almeida
Formação complementar
2024 - 2024
Desenvolvendo repertórios de flexibilidade para autismo nível 1 de suporte. (Carga horária: 10h). , INSIDE ABA, INSIDE ABA, Brasil.
2023 - 2023
ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS. (Carga horária: 9h). , GUIA ANALISE DO COMPORTAMENTO, GUIA AC, Brasil.
2022 - 2022
CINFABULANDO SOBRE O PROTOCOLO VB MAPP. (Carga horária: 40h). , CONFABULAR, CONFABULAR, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Terapia de Aceitação e Compromisso: da teoria a prática. (Carga horária: 13h). , Unigrad, UNIGRAD, Brasil.
2019 - 2019
Curso básico de Equoterapia. (Carga horária: 42h). , Associação Nacional de Equoterapia Ande Brasil, ANDE BRASIL, Brasil.
2017 - 2017
Interação professor aluno: Modelos de capacitação para Professores. (Carga horária: 4h). , Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR-Campinas, Brasil.
2017 - 2017
Psicomotricidade nas adaptações Pedagógicas da Educação Especia. (Carga horária: 10h). , Lar dos Kerubins, LAR DOS KERUBINS, Brasil.
2017 - 2017
Interações terapeuta-cliente: comportamentos selecionados por consequência. (Carga horária: 4h). , Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR-Campinas, Brasil.
2016 - 2017
Aprimoramento em TCR com crianças. (Carga horária: 48h). , Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR-Campinas, Brasil.
2015 - 2015
O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA. (Carga horária: 40h). , INTELECTUS, INTELECTUS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clinica Comportamental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicoterapia com Criança e Adolescente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Organização de eventos
RIOS, P. S. R. . Encontro sobre Sindrome de Down: Uma perspectiva Multidiciplinar de Intervenção. 2016. (Outro).
RIOS, P. S. R. . I Encontro Municipal de Vigilância do Óbito para Atenção Basica. 2013. (Outro).
RIOS, P. S. R. ; PRADO, N. B. L. ; LIMA, E. C. . Entendendo as ações dos PET?s nos cenários de prática em Vitória da Conquista - Bahia. 2013. (Outro).
RIOS, P. S. R. . I Seminário Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas Extensionistas IMS/UFBA. 2012. (Outro).
Participação em eventos
V Congresso Brasileiro TCR. 2017. (Congresso).
V Seminario de pesquisas em envelhecimento, III simposio sobre a doença de alzheimemer e I congresso sulbaiano de aposentados. 2013. (Outra).
2ª semana de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. 2012. (Encontro).
Minicurso "Construção dos saberes Multidiversos e[m] Diálogos com a Psicologia- Literapia: Notas e anotações multiversas, insólita e politicamente incorretas.". 2012. (Outra).
Minicurso "O Impacto do racismo na desconstrução do humano". 2012. (Outra).
Minicurso "Substâncias Psicoativas e Conceitos em dependência química.". 2011. (Outra).
Produções bibliográficas
-
RIOS, P. S. R. ; LOUZADO, J. A. ; ACHY, M. ; ALMEIDA, E. S. ; FREIRE, A. ; MORENO, J. ; FERRAZ, Y. . A experiência do Pet- Vigilância em Saúde e a proposta de educação permanente em saúde como estratégia de melhoria da informação e reducação da mortalidade infantil no município de Vitória da Conquista- BA. In: Edi Cristina Manfroi; Elvira Caires de Lima; Nília Maria de Brito Lima Prado. (Org.). O Pet- saúde no semiárido baiano: uma experiência transformadora no ensinar. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 143-152.
-
RIOS, P. S. R. . Dependência Química: causas e efeitos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIOS, P. S. R. ; ALMEIDA, E. S. ; LOUZADO, J. A. ; FERRAZ, Y. ; ACHY, M. ; COSTA, M. M. L. . O PET-VIGILIÂNCIA e experiência de participação dos discentes na construção do plano municipal de saúde.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANFROI, E. C. ; RIOS, P. S. R. . Práticas Educativas Parentais e Autoconceito: um estudo correlacional com crianças com deficiência física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, P. S. R. ; MOTA, S. S. ; SANTOS, J. O. . Representação Social dos alunos de Psicologia UFBA/IMS/CAT em relação ao curso de Psicologia do IMS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, P. S. R. . A ACC como dispositivo formativo na graduação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
RIOS, P. S. R. . Desenvolvimento Social na Síndrome de Down. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIOS, P. S. R. . Autismo Infantil e estresse familiar. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIOS, P. S. R. ; CARDOSO, A. C. V. ; ARAUJO, C. . Mitos e verdade sobre os comportamentos na Síndrome de Down.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Práticas Educativas Parentais e Autoconceito: um estudo relacional com crianças com deficiência física, Descrição: A interação entre pais e filhos é perpassada por um conjunto complexo de comportamentos exercidos pelas figuras de autoridade. Esse processo determina um importante preditor do desenvolvimento infantil saudável. Por esse motivo o objetivo desta pesquisa é avaliar a autopercepção ou autoconceito, e práticas parentais de criança com deficiência visual e comparar com crianças com desenvolvimento típico, bem como avaliar as práticas educativas parentais dos pais de crianças com deficiência visual e comparar com práticas de pais de crianças com desenvolvimento típico. Trata-se de uma pesquisa relacional, descritiva e de característica qualitativa e de delineamento não-experimental. Foram avaliadas 65 crianças, destas 36 apresentam um desenvolvimento típico e 29 são deficientes visuais. Como instrumentos de coleta foram utilizados o Termo de Consentimento Livre Esclarecido, o Questionário Sóciodemográfico, o Perfil de Autopercepção da Criança, e o Inventário de Estilos Parentais. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial. Através do teste t de student foram comparas as médias dos escores do autoconceito, bem como a comparação das médias dos percentis das práticas parentais maternas e paternas. Como resultados gerais, os dados apontaram que as práticas educativas parentais dos pais de crianças deficientes visuais são menos punitivas e apresentam mais monitoramento do que as de pais de crianças videntes. Como resultado da analise dos percentis do autoconceito verificou-se que crianças deficientes visuais apresentam autopercepção negativa de si em todos os fatores analisados em comparação com a autopercepção positiva das crianças videntes. Projeto de pesquisa do programa PIBIC com carga horária de 20h semanais e de carga anual de 960h,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Serra dos Reis Rios - Integrante / Jeane Oliveira dos Santos - Integrante / Edi Cristina Manfroi - Coordenador / Luciana Baleeiro - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Universidade Federal da BahiaVínculo: Atendimento supervisionado, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 6
Outras informações:
Atendimento psicológico supervisionado pela Professora Mayra Ribeiro, no serviço de Psicologia da UFBA/IMS/CAT, com 2 horas de atendimento semanal e 4 horas de supervisão semanal.
2016 - 2017
Clínica Mundo ImparVínculo: Psicoterapêutica, Enquadramento Funcional: Psicoterapia com Criança e adolescente.
Outras informações:
Psicoterapia com criança e adolescente, atuando com a abordagem Comportamental, atendimento individual e orientação para pais.
2016 - 2017
Associação Conquista DownVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8
Outras informações:
Colaboradora do Ambulatório de Psicologia da Associação, realizando atendimento clínico supervisionado de crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de PATRÍCIA SERRA DOS REIS RIOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?