Mariana Pereira Santos

Graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- Campus Diamantina/MG. Atualmente graduação em Engenharia de Alimentos pela mesma Universidade. Desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica no reaproveitamento de coprodutos da produção de cerveja artesanal para produtos de panificação, e nas áreas de microbiologia e tecnologia de cereais. Neste último, obteve-se premiação em terceiro lugar, por apresentação oral na Jornada Regional Sudeste da Engenharia de Alimentos. Participação em projetos de extensão na área de matemática e relações humanas. Estágios desenvolvidos no Laticínios Minas Colonial Ltda e na Qualis. A consultoria. Atualmente funcionária da Qualis. A consultoria sendo responsável pelo controle de qualidade de empresas parceiras. Experiência na gestão de equipes de produção.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Alimentos

2017 - 2019

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Diamantina, Brasil. Planejamento e Projeto na Indústria de Alimentos: Pão de Queijo Congelado Fonte de Fibras VivaBem Fit
Orientador: Drª Márcio Schmiele

Graduação em Ciência e Tecnologia

2012 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: LEITE DE CABRA: da Produção ao Consumo
Orientador: Drª Larissa de Oliveira Ferreira Rocha

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2010

Colégio Diamantinense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Produção Artesanal de Cerveja. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Visita Técnica à Refinaria Gabriel Passos - Patrobrás. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III JEA - Jornada Regional Sudeste da Engenharia de Alimentos.MASSA ALIMENTÍCIA COM AMIDO RESISTENTE OBTIDO POR PROCESSO NÃO CONVENCIONAL. 2017. (Outra).

III Jornada Regional Sudeste de Engenharia de Alimentos.UM NOVO AMIDO RESISTENTE APLICADO EM MASSA ALIMENTÍCIA. 2017. (Outra).

V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE LINHAGENS DE LEVEDURAS ISOLADAS DE FONTES VEGETAIS COMO FERMENTADORAS DE PENTOSES PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL. 2017. (Outra).

IV Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.PROGRAMA DE MONITORIA NA UFVJM: IMPORTÂNCIA, QUALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. (Outra).

II SEMANA DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,. 2013. (Outra).

I SEMANA DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tatiana Nunes Fernandes

ROCHA, L. O. F.AMARAL, TATIANA NUNES; DUARTE, M. P.. Leite de cabra: da produção ao consumo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Márcio Schmiele

SCHMIELE, Marcio; CARDOSO, Giselle Pereira; SOUZA, Adrielle Reis. PLANEJAMENTO E PROJETO DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: Pão de Queijo Congelado Fonte de Fibra VivaBem fit. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Monalisa Pereira Dutra Andrade

ROCHA, L. F. O.;ANDRADE, M.P.D.; AMARAL, T. N.. Leite de cabra: da produção ao consumo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Drª Márcio Schmiele

Planejamento e Projeto na Indústria de Alimentos: Pão de Queijo Congelado Fonte de Fibras VivaBem Fit; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mariana Pereira Santos;

Drª Larissa de Oliveira Ferreira Rocha

Leite de Cabra: da Produção ao Consumo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mariana Pereira Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Larissa de Oliveira Ferreira Rocha

Leite de cabra: da produção ao consumo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Larissa de Oliveira Ferreira Rocha;

Lílian de Araújo Pantoja

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE LINHAGENS DE LEVEDURAS ISOLADAS DE FONTES VEGETAIS COMO FERMENTADORAS DE PENTOSES PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lílian de Araújo Pantoja;

Márcio Schmiele

Pão de Queijo Congelado Fonte de Fibras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Marcio Schmiele;

Márcio Schmiele

Coprodutos da produção de cerveja artesanal aplicados em produtos de panificação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcio Schmiele;

Márcio Schmiele

Performance de amido resistente tipo 5 em macarrão; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Marcio Schmiele;

Márcio Schmiele

Estágio obrigatório supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Marcio Schmiele;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Coprodutos da produção de cerveja artesanal aplicados em produtos de panificação, Descrição: Avaliar a cinética de secagem dos coprodutos das etapas de mosturação e fermentação e aplicá-los em produtos de panificação, compreendendo pães de forma e bolos. Estes produtos foram avaliados em relação às características tecnológicas e nutricionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Coordenador / Marco Shcimile - Integrante / Gustavo Molina - Integrante / GISELLE PEREIRA CARDOSO - Integrante / POLIANA Mendes de Souza - Integrante / João Vinícios Wirbitzki da Silveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    PERFORMANCE DE AMIDO RESISTENTE TIPO 5 EM MACARRÃO, Descrição: O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento tecnológico e a aceitação sensorial do amido resistente tipo 5 aplicado em macarrão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Coordenador / Paula Thamara Goeking Gomes - Integrante / Bárbars Alana Fonseca da Costa - Integrante / Marco Shcimile - Integrante / Tatiana Nunes Amaral - Integrante / Erick Flavio Guimarães Amaral - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE LINHAGENS DE LEVEDURAS ISOLADAS DE FONTES VEGETAIS COMO FERMENTADORAS DE PENTOSES PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL, Descrição: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de leveduras isoladas a partir de fontes vegetais como fermentadoras de pentoses para produção de etanol de segunda geração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Coordenador / Lilian Pantoja - Integrante / Raquel Valinhas e Valinhas - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Euclides para os Vales, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Santos - Integrante / Mateus Brant da Silva - Integrante / Douglas Frederico Guimarães Santiago - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

3° Lugar na apresentação Oral de trabalho no III JEA - Jornada Regional Sudeste da Engenharia de Alimentos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.