Rosanny de Souza Machado

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Possui Pós Graduação em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Universidade Candido Mendes. Cursando Pós graduação em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do ensino fundamental e médio desde 2020.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

2023 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão
Título: O USO EXCESSIVO DE TELAS E SUAS CONSEQUêNCIAS PARA A APRENDIZAGEM
Orientador: LEIDIANE ALMEIDA DA SILVA

Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e História

2017 - 2019

S B I
Título: Metodologia do Ensino de História
Orientador: Polyana Aparecida Roberta da Silva

Graduação em História

2011 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A Lei federal nº 10.639/03 nos currículos e no cotidiano escolar: o ensino sobre História e Cultura africana e afro-brasileira
Orientador: Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

centro de ensino francisco das chagas vasconcelos

Formação complementar

2019 - 2019

Seminário Formativo Estadual do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação, SEDUC, Brasil.

2018 - 2018

EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 50h). , INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INEAD, Brasil.

2018 - 2018

EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INEAD, Brasil.

2017 - 2017

CURSO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 55h). , CURSOS ONLINE EDUCA, EDUCA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

COFEPH 2015 ; UFRRJ, D. Diretório Acadêmico de História ; MACHADO, R. S. . I FÓRUM DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA. 2015. (Outro).

UFRRJ, D. Diretório Acadêmico de História ; COSAHIS 2014 ; MACHADO, R. S. . VII SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA. 2014. (Outro).

UFRRJ, D. Diretório Acadêmico de História ; Comissão Organizadora da Semana Acadêmica de História ; MACHADO, R. S. . VI Semana Acadêmica de História: História, Imaginário e Cultura Popular. 2013. (Outro).

Participação em eventos

A história dos direitos das mulheres, do estatuto da mulher à lei Maria da Penha.A história dos direitos das mulheres, do estatuto da mulher à lei Maria da Penha. 2016. (Outra).

Seminário sobre Formação de Professores. 2015. (Seminário).

50 anos do Golpe Militar: para não esquecer, para nunca mais acontecer. 2014. (Exposição).

I JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA DA UFRRJ: PERSPECTIVAS DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO H. 2014. (Outra).

IV JORNADA PET HISTÓRIA. 2014. (Outra).

Fenômeno religioso e seus discursos: estudo da religião e da religiosidade na educação e na pesquisa acadêmica. 2013. (Outra).

III Jornada PET História da UFRRJ. 2013. (Outra).

Oficina Cine PET.Filme: Um violinista no telhado. 2013. (Oficina).

V Semana Acadêmica de História. 2013. (Outra).

A política dos quartéis: revoltas e mobilizações de oficiais na ditadura brasileira. 2012. (Outra).

A União Ibérica, a seda persa e a economia do império ultramarino português (1600-1625): as dinâmicas globais de uma estratégia diplomática. 2012. (Exposição).

Distinções da monarquia e hierarquias coloniais. 2012. (Outra).

II Ciclo de Palestras em História Antiga: o Mundo Mediterrâneo Antigo, Tardo-Antigo e Medieval.Ler imagens: o que nos ensinam as moedas romana?. 2012. (Oficina).

II Ciclo de Palestras em História Antiga: o Mundo Mediterrâneo Antigo, Tardo-Antigo e Medieval.A análise de conteúdo e a iconografia funerária do Egito Romano. 2012. (Oficina).

II Ciclo de Palestras em História Antiga: o Mundo Mediterrâneo Antigo, Tardo-Antigo e Medieval. 2012. (Outra).

Os Estudos Medievais na Iniciação Científica e na Pós-Graduação em História na UFRRJ. 2012. (Simpósio).

Português Instrumental. 2011. (Oficina).

Religiões e religiosidades cristãs no Mundo Antigo: campos de investigação, teorias e métodos. 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MACHADO, R. S. . O ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no cotidiano escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, R. S. . A importância da aplicação da lei Federal nº 10.639/03. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista: Incentivo à Docência, PIBID/CAPES, Carga horária: 20

2017 - Atual

Escola Municipal Artur Costa e Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Grau I, Classe A, Carga horária: 40