Diego da Rocha Viana Muniz

É pesquisador e escritor sobre sobre Música Brasileira. Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013); Autor da monografia "Que Swing é esse?! A Formação do Caldeirão de Ritmos da Axé Music", aprovada com louvor e indicada pra publicação, que deu origem ao livro homônimo. Articulista da empresa Bar Brasil sobre divulgação da Cultura Brasileira na Escandinávia. Tem interesse nas áreas Etnomusicologia (interseção entre Identidade e Criatividade, nos gêneros musicais); Formação histórica dos gêneros musicais; Sociologia e Antropologia da Criatividade, e sobre Bauman os escritos e a pós-modernidade. É pesquisador do grupo "O Som do lugar e o o Mundo", da UFBA, sobre identidade cultural e práticas artísticas; e da International Association for Studies of Popular Music - Latin America (IASPM-LA).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Que swing é esse? A formação histórica do Caldeirão de Ritmos da Axé Music
Orientador: Celso Péricles Fonseca Thompson

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Culturais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Sociologia e Antropologia.

Participação em eventos

Congresso Internacional 1808 A Corte no Brasil. 2008. (Congresso).

História Oral, Questões Teóricas Métodos e Técnicas. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • da Rocha, Diego . Gêneros Musicais: Em busca de uma construção sócio-sonora. Zona de Impacto , v. 16/2, p. 34-43, 2014.

  • da Rocha, Diego . Inconsciente e Brasilidade. Gnarus História , v. 4, p. 26-31, 2014.

  • da Rocha, Diego . Que swing é esse ?! A Formação do Caldeirão de Ritmos da Axé Music. 1. ed. Rio de Janeiro: Amazon, 2014. 250p .

  • da Rocha, Diego . Critérios de hierarquia, canalização da criatividade artística e os gêneros da música popular e pop. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • da Rocha, Diego . We are the world and Carnaval. We are Bahia! Sociologia no Caldeirão de Ritmos da Axé Music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

da Rocha, Diego ; Anselmo Motta . Projeto de desenvolvimento Turístico. 2010. (Secretaria de Turismo - Vassouras).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Modelos de Criatividade nos Gêneros Musicais, Descrição: Interligando Criatividade artística e acordos sócio-sonoros nos gêneros musicais, pesquiso sua canalização nos gêneros pós-modernos do pagode romântico dos anos 1990 e na Axé Music.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego da Rocha Viana Muniz - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Lulu Santos, Descrição: Avaliar as contribuições do Caldeirão de Ritmos do pop de Lulu Santos; e a profundidade nas letras do artista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego da Rocha Viana Muniz - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Campo de possibilidades e limites na Axé Music, Descrição: Próximo ao aniversário de 30 anos do seu surgimento, produtores, artistas, musicólogos e cientistas sociais continuam a ter de lidar com o problema da falta de um conceito aplicado à Axé Music. Agrava-se a essa problemática, as características da globalização, com a emergência de novos gêneros musicais midiáticos, generalizadamente classificados como "pop". Diante dessa lacuna e de discursos gerais insatisfatórios, busca-se o maior grau de objetividade possível, diante do "Caldeirão de Ritmos" do Axé e sua importância à noção de gênero musical. Para o desenvolvimento do projeto, me valho principalmente da articulação entre a História e as Ciências Sociais. Entrecruzando Cultura de massa e Teorias da criatividade e Etnomusicologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego da Rocha Viana Muniz - Coordenador.

Prêmios

2013

Menção de louvor e indicação de publicação da monografia, Felipe Trotta, vice-presidente da Associação latino-americana de Música Popular e professor da UFF.

2011

1 lugar - Seleção de bolsa de estudos para a Universidad de Jaén - Espanha, UERJ - Universidad de Jaén.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 526 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

2014 - Atual

Projeto Particular

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

International Association for Studies of Popular Music - Latin America

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Sócio

Outras informações:
Sócio

2014 - Atual

SAGE Publications

Vínculo: Contributor, Enquadramento Funcional: Contributor

Outras informações:
SAGE Encyclopedia of Ethnomusicology - Criador de verbete

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
O Som do Lugar e o Mundo - Grupo de Pesquisa sobre Identidade Cultural e Práticas Artísticas

2011 - 2012

University of Jaén

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudiante, Carga horária: 12

Outras informações:
Aprovado em 1 lugar em seleção de bolsa dada pelo governo espanhol à UERJ.

2007 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador autônomo