Eder João de Arruda

Eder João de Arruda fez a graduação (2010) e o mestrado (2012) em fisioterapia na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e em 2017 concluiu seu doutorado em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/ CNPq), sob orientação dos Professores Dr. Rinaldo Roberto de Jesus Guirro (2007-2008) e Dr. Carlos Alberto da Silva (2008-2009). Nesse período adquiriu experiência nos temas: recursos fisioterapêuticos em períodos de restrição funcional (imobilização/desnervação), metabolismo muscular e resistência insulínica, relação proteína total/DNA, recursos ergogênicos em condições de catabolismo e desenvolvimento de modelos experimentais. No exame de bolsas do mestrado foi primeiro colocado, sendo bolsista PROSUP/CAPES na linha de Plasticidade Neuromuscular, onde orientado pelo Prof Dr. Carlos Alberto da Silva desenvolveu um dispositivo (modelo) que possibilitou o estudo da escoliose na condição experimental (estudo em ratos). O modelo foi publicado no Brazilian Jornal of Physical Therapy e teve destaque na agência FAPESP. No doutorado, sob orientação do Prof Dr. Nivado Antonio Parizotto adquiriu experiência em fotobiomodulação (laser) e medicina regenerativa. Foi primeiro colocado no exame de bolsas de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo bolsista por 18 meses (março 2013 - agosto 2014). Deixou a condição de bolsista para atuar no continente africano pela Universidade Metodista de Angola - UMA e também na organização médico humanitária Médicos Sem Fronteiras - MSF. No MSF desenvolveu ações de prevenção, avaliação e intervenção fisioterapêutica em situações de exclusão social e grandes deslocamentos. Na Universidade Metodista de Angola liderou o grupo de criação do curso de Fisioterapia, curso este o qual é considerado o mais completo e estruturado do país, conforme consta no DIÁRIO OFICIAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA de 07 de Dezembro de 2015, I Série Nº 166. Foi o fundador e primeiro presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP-UMA) e da Comissão de Ética em Experimentação Animal (CEEA-UMA). ATUALMENTE: É pesquisador voluntário junto ao departamento de fisioterapia da University of Sydney (UNSW) Austrália. Email: ftederarruda@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fisioterapia

2013 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: Desenvolvimento de dispositivo para imobilização pélvica e efeitos da fotobiomodulação (830 nm) no tecido muscular em diferentes condições experimentais: estudo em ratos
Nivaldo Antonio Parizotto. Coorientador: Carlos Alberto da Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Fisioterapia

2010 - 2012

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Efeito biomecânico e químiometabólico do alongamento passivo em ratos escolióticos,Ano de Obtenção: 2012
Carlos Alberto da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Fisioterapia Aquática

2010 - 2013

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Efeito de um protocolo de reabilitação vestibular aplicado em idosa sem alterações vestibulares: Estudo de caso
Orientador: Yeda Pereira Lima Gabilan

Graduação em Fisioterapia

2006 - 2010

Universidade Metodista de Piracicaba

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2006

Bit Company

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Kinesio Taping Advanced. (Carga horária: 20h). , Kinesio Brasil, KTB, Brasil.

2011 - 2011

Basic Watsu. (Carga horária: 16h). , Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.

2011 - 2011

Integrated Concept Halliwick. (Carga horária: 30h). , Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.

2005 - 2006

Técnico em Administração. (Carga horária: 1000h). , Bit Company, B&C, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARRUDA, E. J. . VIII Jornada da Fisioterapia. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio de Reabilitação Esportiva - USP.Efeito metabólico do treinamento associado ao estrógeno em ratas envelhecidas. 2013. (Simpósio).

1º Ciclo de Palestras Interdisciplinar sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso. 2012. (Simpósio).

Semana da Fisioterapia.Water Pilates e sua aplicabilidade clínica na reabilitação. 2012. (Simpósio).

Semana da Fisioterapia.Water Pilates e sua aplicabilidade clínica na reabilitação. 2012. (Simpósio).

11º Congresso Nacional de Iniciação Científica. O uso do laser AsGaAl 660nm na cicatrização de úlceras de decúbito e seu custo em relação aos curativos convencionais. 2011. (Congresso).

9ª jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. O uso do laser AsGaAl 660nm na cicatrização de úlceras de decúbito e seu custo em relação aos curativos convencionais. 2011. (Congresso).

II International Meeting In Exercise Physiology. The relationship of Supplementation with brabched-chain amino acid associated to neuromuscular eletrical stimulation in imobilizated skeletal muscle. 2011. (Congresso).

IX Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCAR. 2011. (Congresso).

V Simposio de fisioterapia - UNIANCHIETA.Fisioterapia Aquática Aplicada na Reabilitação do Idoso. 2010. (Simpósio).

7ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba. Plasticidade muscular na fase aguda da imobilização mediante suplementação com creatina: estudo em ratos. 2009. (Congresso).

8ª Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos. Comportamento metabólico da musculatura respiratória e paravertebral durante o processo indutor de escoliose induzido por colete de policloreto de vinil: Estudo em ratos. 2009. (Congresso).

6ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba. Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos. 2008. (Congresso).

Palestra Proferida pelo Dr. Jan Fredén: Tendon trasfer surgery and its relation to muscular architecture and function.. 2007. (Outra).

V Mostra Acadêmica - UNIMEP. 2007. (Congresso).

1º Congresso Piracicabano de Fisioterapia. 2006. (Congresso).

I Congresso de Fisioterapia da UNIMEP. 2006. (Congresso).

II Encontro de ex-alunos da UNIMEP. 2006. (Encontro).

IV Mostra Acadêmica - UNIMEP. 2006. (Congresso).

OFICINA REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA.. 2006. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carlos Henrique Barbosa Wagner

ARRUDA, E. J.SOUZA, M. Z.; BORIN, S. H.. Lesão do ligamento cruzado anterior: incidência da lesão e aspectos do tratamento cirúrgico e conservador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Fernando Giatti

ARRUDA, E. J.. Intervenção ergonomica no ambiente empresarial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Bárbara Fiano Loureiro

ARRUDA, E. J.. Fadiga e qualidade de vida em portadores de esclerose múltipla: Revisão de Literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Clariana de Camargo

ARRUDA, E. J.. Influência da Bola Suíça no Treino de Equilíbrio do Idoso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara.

Aluno: Gabriela Rosa

ARRUDA, E. J.. Efeito da terapia em grupo em pacientes hemiplegicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara.

Aluno: Bruna Nascimento

ARRUDA, E. J.. Terapia em grupo em pacientes com fibromialgia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara.

Aluno: Juliana Tomazelle

ARRUDA, E. J.. História da fisioterapia no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara.

Aluno: Joseane Toledo Dias

ARRUDA, E. J.. Fatores de risco e lesões no atleta de voleibol de alta performance. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Larissa Imperador de Oliveira e Manoa Ester Sara Sousa Reis

ARRUDA, E. J.. Comparação entre técnicas de fisioterapia respiratória convencionais versus atuais em crianças com bronquiolite viral agura: Revisão Bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Ana Carolina Vaz Tostes e Andréa Nunes Alves

ARRUDA, E. J.. Tratamento aquático na paralisia cerebral por toxoplasmose congênita: Relato de Caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Alex Leandro Crepaldi e Bruno Cardoso de Melo

ARRUDA, E. J.. Prevenção de entorse de joelho e melhora da performance do atleta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Dayane dos Santos Freitas e Priscila Rosa de Souza

ARRUDA, E. J.. Avaliação do risco de quedas em frequentadores de um grupo da terceira idade da cidade de Sumaré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Andréa Alvarenga Alves Fernández e Caroline Fernanda Martim

ARRUDA, E. J.. Atuação do fisioterapeuta na prevenção das lesões por esforços repetitivos e disturbios osteomusulares relacionados ao trabalho (LER/DORT): Revisão de Literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Janaina Aparecida dos Santos e Giuliana Covre

ARRUDA, E. J.. Tratamento com microcorrênte galvânica em estrias atróficas: Revisão Bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Cristine Borella Penha e Eliana Prates de Oliveira

ARRUDA, E. J.. Implantação de ginástica laboral, como medida preventiva para lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho em uma empresa do ramo têxtil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Thiago Henrique Grella e Rosania Maria de Lima Pereira

ARRUDA, E. J.. Recursos e técnicas da fisioterapia respiratória para reexpansão pulmonar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Dysi Natali Boveto Moraes

ARRUDA, E. J.. Efeito da fisioterapia aquática na qualidade de vida mediante a hipertensão arterial sistêmica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Camila Garrigó de Souza e Gabriela Aparecida Nascimento

ARRUDA, E. J.. Reabilitação motora em pacientes com síndrome de Guillain Barré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Andréa Cristina de Almeida e Samira Pires Viana

ARRUDA, E. J.. A importância da atuação fisioterapêutica em pacientes diabéticos amputados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Aluno: Mariane Mendes e Mirella Cristina de Oliveira

ARRUDA, E. J.. Reabilitação vestibular no paciente com doença de Parkinson - Estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA LUIZA OZORES POLACOW

SILVA, C A; BIGATON, D. R.; DELFINO, G.B.; NUNES, W. M. S;POLACOW, M. L. O.. Efeito biomecânico e quimiometabólico do alongamento passivo em ratos escolióticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

MARIA LUIZA OZORES POLACOW

SILVA, C A; BIGATON, D. R.;POLACOW, M. L. O.; PERTILLE A; Camargo PR. Qualificação - Efeito biomecânico e químiometabólico do alongamento passivo após implantação da curvatura escoliótica sinistro convexa: estudo em ratos. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Delaine Rodrigues Bigaton

SILVA, Carlos Alberto;RODRIGUES-BIGATON, D.; DELFINO, B. D.. Efeito biomecânico e quimiometabólico do alongamento passivo em ratos escolióticos.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Paulo Sérgio Bossini

BOSSINI, P. S.; FERRARESI, C.;LIEBANO, R E; SATO, T.O.;PARIZOTTO, N. A.. Efeitos da terapia por fotobiomodulação (830 nm) no tecido muscular durante e após imobilização pélvica: estudo em ratos. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Carlos Alberto da Silva

SILVA, C. A.; RODRIGUES, D.;POLACOW, Maria Luiza Ozores. Qualificação: Efeito biomecânico e quimiometabólico do alongamento passivo após implantação da curvatura escoliótica sinistro convexa: Estudo em ratos. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Tatiana de Oliveira Sato

Parizotto, NA; Ferraresi, C; Liebano, RE; Bossini, P;Sato TO. Efeitos da terapia por fotobiomodulação (830nm) no tecido muscular durante e após a imobilização pélvica: estudo em ratos. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Nivaldo Antonio Parizotto

PARIZOTTO, NA.FERRARESI, C.BOSSINI, P.S.; LIEBANO, R.E.; SATO, T. O.. Efeitos da terapia por fotobiomodulação (830nm) no tecido muscular durante e após imobilização pélvica: estudo em ratos.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Gabriel Borges Delfino

DELFINO, G. B.; SILVA, C. A.; Rodirgues-BIGATON, D.. Efeito biomecânico e químiometabólico do alongamento passivo em ratos escolióticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo Siqueira e Jéssica Apud Nascimento

Video game Xbox 360 kinect® aplicado como Biofeedback na reabilitação de idosos: Estudo cego randomizado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Natália Niero e Cíntia Tadey

Efeito dos exercícios de CawthorneCooksey no equilíbrio e qualidade de vida de idosos para prevenção de quedas; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Anhanguera Educacional S; A; Orientador: Eder João de Arruda;

José Augusto Lourenço Gioli

Incidência de lesões em uma equipe de futebol masculino categoria juvenil durante o Campeonato paulista 2011; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara; Orientador: Eder João de Arruda;

Mateus Gonçalves de Souza

Fisioterapia preventiva em uma equipe de futebol masculino durante o Campeonato Paulista Sub17 edição 2011; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Anhanguera Santa Barbara; Orientador: Eder João de Arruda;

Gisele Viviane de Medeiros

Abordagem fisioterapêutica na prevenção de queda em idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Adriana Dias Marques

Efeitos da hidroterapia no equilíbrio em idosa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Anderson Guimarães Lima

Avaliação e análise postural em escolares de 10 á 12 anos da emef jardim primavera do município de Hortolândia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Simony Kelly Borges Oliveira

Resposta metabólica frente à fisioterapia aquática aplicada à geriatria: Estudo de caso; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Ederson Luis Limoni

Efeito da estimulação elétrica neuromuscular nas reservas de glicogênio muscular frente à ingestão de etanol: estudo em ratos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Maria Aparecida Oliveira Silva

Intervenção da fisioterapia aquática no tratamento da neuropatia alcoólica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Mauricio Arnoni Ferreira

Intervenção fisioterapêutica na escoliose: Revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Elena da Costa Cordeiro

O uso do laser AsGaAl 660 nm na cicatrização de úlceras de decúbito e seu custo em relação aos curativos convencionais; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Anhanguera Educacional Santa Barbara D'Oeste; Orientador: Eder João de Arruda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Alberto da Silva

Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após a indução de escoliose em ratos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Alberto da Silva;

Carlos Alberto da Silva

Perfil quimiometabólico da músculos esqueléticos de ratos submetidos a diferentes modelos de imobilização articular; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Carlos Alberto da Silva;

Rinaldo Roberto de Jesus Guirro

Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rinaldo Roberto de Jesus Guirro;

Nivaldo Antonio Parizotto

Uso da fototerapia pós imobilização pélvica em ratos; ; 2017; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Nivaldo Antonio Parizotto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 ARRUDA, E. J. ; Silva C.A ; BORIN, S. H. ; DAMAS, M. . Comparação das reservas glicogênicas em ratos jovens e envelhecidos tratados com picolinato de cromo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 20, p. 366-369, 2014.

  • 2014 GUIRRO, Rinaldo Roberto de Jesus ; ARRUDA, E. J. ; SILVA, Carlos Alberto da . Disuse induced by the spine rectification vest: experimental study. Fisioterapia e Pesquisa , v. 21, p. 21-26, 2014.

  • 2013 ARRUDA, E. J. ; LIMONI, E. L. . Efeito da estimulação elétrica neuromuscular nas reservas de glicogênio muscular em razão da ingestão de etanol: estudo em ratos. Einstein (São Paulo) , v. 11, p. 83-87, 2013.

  • 2012 SILVA, C.A. ; KITAMURA, J. H. ; MASCARIN, A. A. L. ; ARRUDA, E. J. . Vagotomia reduz a sensibilidade das células beta pancreática à arginina. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 12, p. 33-39, 2012.

  • 2012 SILVA, C.A. ; KITAMURA, J. H. ; CHAVES, T. P. ; ARRUDA, E. J. ; WATANABE, R.T . Perfil energético do músculo esquelético de ratos suplementados com BCAA na fase aguda da imobilização. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 12, p. 35-42, 2012.

  • 2012 SILVA, C.A. ; PARDI, A. C. R. ; RIBEIRO, C. B. ; ARRUDA, E. J. ; SEVERI, M. T. M. ; CHINGUI, L. J. . Propriedades glicostáticas em eritrócitos de ratas tratadas com tamoxifeno. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 12, p. 27-34, 2012.

  • 2012 SILVA, C. A. ; Mascarim AL ; KitamuraJH ; ARRUDA, E. J. . Vagotomia reduz a sensibilidade das células beta pancreática a arginina. Saúde em Revista , v. 12, p. 33-39, 2012.

  • 2012 SILVA, CA ; PARDI, A.C.R ; RIBEIRO, A. C. R. ; ARRUDA, E. J. ; SEVERI, M. T. M. ; CHINGUI, L. J. . Propriedades Glicostáticas em eritrócitos de ratas tratadas com tamoxifeno. Saúde em Revista , v. 12, p. 27-34, 2012.

  • 2012 da SILVA, C. A. ; PARDI, A. C. R. ; RIBEITO, C. B. ; ARRUDA, E. J. ; SEREVI ; CHINGUI, L. J. . Propriedades Glicostáticas em Eritrócitos de Ratas Tratadas com Tamoxifeno. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 12, p. 27-34, 2012.

  • 2012 SILVA, C.A. ; GUIRRO, R.R.J. ; ARRUDA, E. J. ; DELFINO, G.B . Proposal of non-invasive experimental model to induce scoliosis in rats. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 16, p. 254-260, 2012.

  • 2011 SPRICIGO, D. V. B. ; SILVA, C.A. ; ARRUDA, E. J. . Padrão metabólico muscular de ratos idosos e jovens submetidos a imobilização articular. UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde , v. 13, p. 25-30, 2011.

  • 2011 SILVA, C.A. ; KITAMURA, J. H. ; WATANABE, R.T ; CHAVES, T. P. ; ARRUDA, E. J. . Relações da suplementação com aminoácido de cadeia ramificada associada ou não a estimulação elétrica neuromuscular na imobilização articular. Neurobiologia (Online) , v. 74, p. 137-149, 2011.

  • 2011 ARRUDA, E. J. ; KITAMURA, J. H. ; SILVA, C.A. ; CHAVES, T. P. ; MASCARIN, A. A. L. . Comportamento exploratório e ansiolítico de ratos e ratas submetidos à estimulação somatossensorial. Revista Brasileira de Terapias e Saúde , v. 2, p. 7-12, 2011.

  • 2010 SILVA, C.A. ; WATANABE, R.T ; ARMBRUST, D. ; ARRUDA, E. J. ; PARDI, A. C. R. ; MARTINS, T. . Secreção de insulina em ratos suplementados com aminoácidos de cadeias ramificadas (BCAA's). Revista de Metabolismo e Nutrição , v. 11, p. 20-27, 2010.

  • 2010 SILVA, C.A. ; RIBEIRO, C. B. ; ARRUDA, E. J. ; MARTINS, T. . Propriedades glicostáticas de eritrócitos de ratos tratados com dexametasona. Scientia Medica (PUCRS. Impresso) , v. 20, p. 123-132, 2010.

  • 2009 SILVA, C.A. ; SOUZA, M. Z. ; LUCIANO, E. ; ARRUDA, E. J. ; GRASSI, D. O. . Utilization of neuromuscular electric stimulation in the acute phase of ankle immobilization at 90º: Study in rats. Journal of Chinese Clinical Medicine , v. 4, p. 249-257, 2009.

  • 2009 SILVA, C.A. ; PARDI, A. C. R. ; ARRUDA, E. J. ; GRASSI, D. O. ; SEVERI, M. T. M. ; GONCALVES, A. A. . Vagotomia modifica o efluxo do cálcio nas ilhotas pancreáticas. Medicina (USP.FMRP) , v. 42, p. 135-140, 2009.

  • 2009 SILVA, C.A. ; PARDI, A. C. R. ; SEVERI, M. T. M. ; MARTINS, T. ; ARRUDA, E. J. . Perfil energético do músculos esquelético de ratos suplementados com creatina na fase aguda da imobilização. Revista Eletrônica de Farmácia , v. VI, p. 99-113, 2009.

  • 2008 BRANQUINHO, R. ; ARRUDA, E. J. ; CHINGUI, L. J. ; GRASSI, D. O. ; SILVA, C.A. . Insulin Secretion and muscle glycogen reserves in tamoxifen treated female rats. Journal of Chinese Clinical Medicine , v. 3, p. 254-260, 2008.

  • 2008 SILVA, C.A. ; GUIRRO, R.R.J. ; ARRUDA, E. J. ; GRASSI, D. O. . Assessment of rat behavior with induced scoliosis by polyviny vests.. Journal of Chinese clinical medicine , v. 3, p. 621-626, 2008.

  • KITAMURA, J. H. ; ARRUDA, E. J. ; CHAVES, T. P. ; WATANABE, R.T ; SILVA, C.A. . Relações da suplementação com aminoácido de cadeia ramificada associada ou não a estimulação elétrica neuromuscular na imobilização articular. In: 9ª Congresso de Pós Graduação, 2011, Piracicaba. 9ª Mostra Acadêmica. Piracicaba: UNIMEP, 2011.

  • KITAMURA, J. H. ; CHAVES, T. P. ; ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. ; WATANABE, R.T . Perfil energético do músculo esquelético de ratos suplementados com BCAA na fase aguda da imobilização. In: 9ª Mostra Acadêmica, 2011, Piracicaba. 9ª Congresso de Pós Graduação. Piracicaba: UNIMEP, 2011.

  • ARRUDA, E. J. ; MASCARIN, A. A. L. ; CHINGUI, L. J. ; QUAST, A. L. L. ; SILVA, C.A. . Sensibilidade das células beta pancreáticas frente à vagotomia e estimulação com arginina. In: 8ª Mostra Acadêmica da UNIMEP, 2010, Pìracicaba. 8º Congresso de Pós-Graduação, 2010.

  • ARRUDA, E. J. ; CHINGUI, L. ; PARDI, A. C. R. ; SEVERI, M. T. M. ; SILVA, C.A. . Plasticidade muscular na fase aguda da imobilização mediante suplementação com creatina: estudo em ratos. In: 7ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, 2009, Piracicaba - SP. 17º Congresso de Iniciação Científica, 2009.

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Ações da estimulação elétrica neuromuscular sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebral de ratos escolióticos. In: 7ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, 2009, Piracicaba - SP. 17° Congresso de Iniciação Científica, 2009.

  • ARRUDA, E. J. ; BORGES, B. L. A. . Fadiga na esclerose múltipla e intervenção fisioterapeutica: Revisão de literatura. In: 7ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, 2009, Piracicaba - SP. 7º Simpósio de ensino de graduação, 2009.

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. ; GUIRRO, R.R.J. . Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos.. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2008, Piracicaba. Anais da 6º Mostra Acadêmica da UNIMEP, 2008.

  • ARRUDA, E. J. ; GRASSI, D. O. ; GUIRRO, R.R.J. ; SILVA, C.A. . Perfil quimiometabólico de músculos esqueléticos de ratos submetidos a diferentes modelos de imobilização articular. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2008, Piracicaba. Anais da 6º Mostra Acadêmica da UNIMEP, 2008.

  • CORDEIRO, E. C. ; LIMONI, E. L. ; ARRUDA, E. J. . Laserterapia no atendimento domiciliar em paciente portador de úlcera de decúbito e seu custo ao município: Estudo de caso. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2013.

  • CHAVES, T. P. ; ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Metabolic changes in the masseter muscle of rats malnourished and recovered. In: IADR - Internetional Association for Dental Research, 2012, Foz do Iguaçu. IADR - Internetional Association for Dental Research, 2012.

  • ARRUDA, E. J. ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. . A possible increase in susceptibility to stress generated by proteic malnutrition. In: IADR - Internetional Association for Dental Research, 2012, Foz do Iguaçu. IADR - Internetional Association for Dental Research, 2012.

  • CORDEIRO, E. C. ; LIMONI, E. L. ; ARRUDA, E. J. . O uso de laser ASGAAL 660 nm na cicatrização de úlceras de decúbito. In: 9ª jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2011, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica 19ª Edição, 2011. v. 7. p. 13-13.

  • ARRUDA, E. J. ; QUAST, A. L. L. ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. . Metabolic aspects of chromium picolinate denervated skeletal muscle: a study in rats. In: II International Meeting in Exercise Physiology, 2011. International Journal of Exercise Science, 2011. v. 7. p. 35-35.

  • KITAMURA, J. H. ; ARRUDA, E. J. ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. ; WATANABE, R.T . The relationship of supplementation branched-chain amino acid associated to neuromuscular eletrical stimulation in imobilized skeletal muscle. In: II International Meeting in Exercise Physiology, 2011. International Journal of Exercise Science, 2011. v. 7. p. 65-65.

  • RIBEIRO, C. B. ; PARDI, A. C. R. ; ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Alterações Comportamentais em ratos suplementados com Leucina. In: 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia Cinesiológica, 2010, Piracicaba - SP. 1º Congresso Brasileiro de Eletromiografia Cinesiológica, 2010.

  • RIBEIRO, C. B. ; PARDI, A. C. R. ; ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Behavioral changes in rats suplemented with leucine. In: 1st Brazilian Congress in Electromyography and Kinesiology and 1st National Meeting of Myotherapy Procedures, 2010, Piracicaba. COBEC 2010, 2010. v. 9. p. 283-283.

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Comportamento metabólico da musculatura respiratória e paravertebral durante o processo escoliótico induzido por colete de policloreto de vinil: Estudo em Ratos.. In: 8ª Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2009, São Carlos - SP. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009.

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Estimulação sensorial gera alterações comportamentais em ratos mantidos sob condições de experimentação.. In: 8ª Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2009, São Carlos - SP. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009.

  • ARRUDA, E. J. ; COSTA, I. B. ; CHINGUI, L. J. ; IKE, D. ; FERREIRA, R. ; NGONGA, D. M. A. ; PARIZOTTO, N. A. ; SILVA, C. A. . Regeneração de úlceras diabéticas com laser de baixa intensidade: Estudo de Caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; CHINGUI, L. J. ; Silva C.A ; COSTA, I. B. ; FERREIRA, R. ; SILVA, C. A. ; PARIZOTTO, N. A. ; IKE, D. . Metabolismo da glicose sob 4 diferentes anestésicos: Estudo em Ratos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; COSTA, I. B. ; FERREIRA, R. ; CHINGUI, L. J. ; Silva C.A ; IKE, D. ; PARIZOTTO, N. A. ; NGONGA, D. M. A. . Análise das variáveis cardiorrespiratórias em jogadores amadores de futebol de Angola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; FERREIRA, R. ; COSTA, I. B. ; Chingui L.J ; IKE, D. ; PARIZOTTO, N. A. ; NGONGA, D. M. A. ; Silva C.A . Laserterapia reduz sinais e sintomas da fibromialgia e melhora a qualidade de vida: estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHINGUI, L. J. ; SILVA, C. A. ; PARIZOTTO, N. A. ; IKE, D. ; COSTA, I. B. ; NGONGA, D. M. A. ; FERREIRA, R. ; ARRUDA, E. J. . Proposta de um modelo animal para estudo da resistência insulínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; Silva C.A ; ABREU, F. R. . Efeito Biomecanico e Quimiometabolico do Alongamento Passivo em Ratos Escolióticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; Silva C.A ; PARIZOTTO, N. A. . Efeito metabólico do treinamento associado ao estrógeno em ratas envelhecidas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, E. J. . Equilíbrio e Propriocepção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARRUDA, E. J. . Video Game X - BOX Kinect Aplicado como Prevenção e Reabilitação na Fisioterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, E. J. ; NASCIMENTO, J. A. ; SIQUEIRA, R. . Video Game X - BOX Kinect Aplicado como Prevenção e Reabilitação na Fisioterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, E. J. . Water pilates e sua aplicabilidade clínica na prevenção e reabilitação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, E. J. ; CHAVES, T. P. ; QUAST, A. L. L. ; SILVA, C.A. . Metabolic aspects chromium picolinate denervated skeletal muscle: a study in rats. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KITAMURA, J. H. ; ARRUDA, E. J. ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. ; WATANABE, R.T . The relationship of supplementation with branched-chain amino acid associated to neuromuscular eletrical stimulation in imobilized skeletal muscle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KITAMURA, J. H. ; ARRUDA, E. J. ; WATANABE, R.T ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. . Relações da suplementação com aminoácido de cadeia ramificada associada ou não a estimulação elétrica neuromuscular na imobilização articular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KITAMURA, J. H. ; ARRUDA, E. J. ; WATANABE, R.T ; CHAVES, T. P. ; SILVA, C.A. . Perfil energético do músculo esquelético de ratos suplementados com BCAA na fase aguda da imobilização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, E. C. ; LIMONI, E. L. ; ARRUDA, E. J. . O uso do laser AsGaAl 660nm na cicatrização de úlceras de decúbito e seu custo em relação aos curativos convencionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. . Fisioterapia Aquática na Reabilitação do Idoso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Comportamento metabólico da musculatura respiratória e paravertebral durante o processo indutor de escoliose induzido por colete de policloreto de vinil: Estudo em ratos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Estimulação sensorial gera alterações em ratos mantidos sob condições de experimentação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; BORGES, B. L. A. . Fadiga na esclerose múltipla e intervenção fisioterapeutica: Revisão de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, E. J. ; PARDI, A. C. R. ; GRASSI, D. O. ; SEVERI, M. T. M. ; CHINGUI, L. J. ; SILVA, C.A. . Plasticidade muscular na fase aguda da imobilização mediante suplementação com creatina: estudo em ratos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Ações da estimulação elétrica neuromuscular sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebral de ratos escolióticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; BORGES, B. L. A. . Fadiga na esclerose múltipla e intervenção fisioterapeutica: Revisão de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. ; GUIRRO, R.R.J. . Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, E. J. ; GRASSI, D. O. ; GUIRRO, R.R.J. ; SILVA, C.A. . Perfil quimiometabólico da músculos esqueléticos de ratos submetidos a diferentes modelos de imobilização articular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARRUDA, E. J. ; KITAMURA, J. H. . Curso Intensivo de Bandagem Elástica Funcional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. ; KITAMURA, J. H. . Curso Intensivo de Kinesio Taping: Desempenho e reabilitação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. ; KITAMURA, J. H. . Curso Avançado: Kinesio Taping na prática clínica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. . Atenção especial e técnicas de cuidados a pacientes acamados. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. ; BITA, M. A. . Capacitação em Avaliação Fisioterapêutica para Academias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. . Fisioterapia aplicada ao futebol. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, E. J. . Reabilitação aquática avançada no esporte de alto nível. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Fisiologia da Contração Muscular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Ações da estimulação elétrica neuromuscular sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebral de ratos escolióticos (Rel. Parcial). 2009. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Ações da estimulação elétrica neuromuscular sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebral de ratos escolióticos (Rel Final). 2009. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos (Rel. Parcial). 2008. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, E. J. ; SILVA, C.A. . Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos (Rel. Final). 2008. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, E. J. . Banda da Universidade Metodista de Angola. 2015. Interpretação.

ARRUDA, E. J. . 4º Encontro de Corais. 2013. Interpretação.

ARRUDA, E. J. ; VIEIRA, J. . Conservatório Joelson Vieira. 2013. Interpretação.

ARRUDA, E. J. . Locução Comercial. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Uso da fototerapia pós imobilização pélvica em ratos, Descrição: Inúmeras são as desordens (fraturas, tumores, lesão medular, incontinência, gestação e outras) que podem comprometer a dinâmica da cintura pélvica, sendo que o sistema músculo esquelético dessa estrutura pode ser o maior prejudicado. Condições clínicas que requerem imobilização/restrição pélvica em geral duram longos períodos e podem ser acompanhadas de severa atrofia muscular. Destaca-se ainda que grande parte das disfunções pélvicas comprometem a deambulação. Nesse sentido, o presente projeto irá desenvolver um dispositivo de imobilização pélvica e sequencialmente irá aplicar meios da fisioterapia no intuito de elucidar tratamentos eficazes que possam direcionar ações clínicas que reduzam o tempo de restrição ao leito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eder João de Arruda - Integrante / Carlos Alberto da Silva - Coordenador / Nivaldo Antonio Parizotto - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Avaliação das respostas musculares ao alongamento estático após imobilização do tornozelo em 90º: Estudo em ratos desnutridos e recuperados, Descrição: Na desnutrição protéico-energética, o organismo responde às restrições de forma singular, sendo sugerido o desenvolvimento de fraqueza, retardo do crescimento, diminuição da resposta imune, atrofia e conseqüente diminuição do tamanho corporal e dos órgãos. Em contrapartida aos eventos ligados a desnutrição, estudos experimentais com ratos submetidos a processo de desnutrição precoce e posteriormente reabilitados do ponto de vista nutricional demonstram resultados controversos quanto à ocorrência de recuperação de funções orgânicas e/ou estruturais, possivelmente devido ao restabelecimento das variáveis metabólicas com a recuperação nutricional ser um processo lento e dependente do tempo e perfil de recuperação. As técnicas de alongamento são aplicadas em músculos tendo como objetivo à melhora da flexibilidade e são classificadas como: balística ou dinâmica, estática e facilitação neuromuscular proprioceptiva, sendo que a mais utilizada é a modalidade estática por apresentar-se eficaz no intuito de aumentar as amplitudes de movimento e ser de simples execução. Estudos das ações do alongamento muscular em ratos e verificaram que a terapia apresenta interfaces com a ativação das vias ligadas a síntese protéica e sugeriram a necessidade de maiores estudos ligados a aplicação do alongamento em diferentes condições experimentais geradoras de desequilíbrio na homeostasia energética. PROPOSTA A literatura mostra a aplicabilidade de protocolos de alongamento em diferentes condições, porém, não há relatos sobre a ação do alongamento em músculo de ratos que foram desnutridos e posteriormente recuperados. Neste sentido, este projeto trás no seu bojo o embasamento teórico indicando a necessidade de avaliar se em ratos desnutridos e recuperados as respostas deflagradas pelo alongamento diferem das observadas em animais normais. Assim, neste projeto pretende-se estudar em ratos desnutridos e recuperados, as respostas induzidas pela imobilização bem como avaliar a eficácia dos recu. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder João de Arruda - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Avaliação molecular da musculatura paravertebral de ratos com escolióse induzuda com colete de policloreto de vinil, Descrição: Escoliose é uma palavra designada para caracterizar qualquer curvatura lateral da coluna vertebral no plano frontal. Uma coluna considerada normal é reta quando observada na vista posterior, porém, se existir a presença de desvio lateral maior que 10º de rotação vertebral no plano axial e hiperlordose no plano sagital, pode se caracterizar como um quadro escoliótico. Cientistas têm revelado que, desde o período embrionário até a vida adulta, a coluna vertebral sofre modificações sendo influenciadas por vários fatores, tais como: genéticos, fisiológicos, psicológicos ou experiências físico-motoras, sendo que estes últimos merecem destaque por serem de maior influência na postura final do individuo. Um consenso quanto à escoliose se refere a alterações no sistema muscular, que podem causar desordens posturais, sendo que, inúmeras são as alterações sofridas pela coluna, porém a escoliose é responsável pelo maior número de queixas ortopédicas entre crianças e adolescentes. Muito embora a etiologia da escoliose seja desconhecida, algumas hipóteses se baseiam em fatores de origem genética, esquelética, muscular, neuro-hormonal ou fatores biomecânicos. Neste sentido a hipótese diagnostica mais aceita se dá sob fatores de origem musculoesquelética, onde há relatos de que frente ao processo escoliótico existem hipotonia e fraqueza muscular difusa, predominante nos músculos paravertebrais. Diversos estudos tem demonstrado profundas alterações quimio-metabólicas na musculatura paravertebral com características diferenciais entre a musculatura côncava e convexa e tem sido sugestivo redirecionar o perfil avaliativo com ênfase no perfil biomolecular para discernir sobre a participação das enzimas da via insulínica cujas relações fisiológicas participam tanto do controle metabólico quanto da modulação catabolismo/anabolismo. Outro fato a ser explorado/estudado se relaciona com a biomecânica do modelo onde possivelmente possa haver alteração na pressão arterial e na dinâmica cardía. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eder João de Arruda - Integrante / Carlos Alberto da Silva - Coordenador / André Alves Lico Mascarin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Ações da estimulação elétrica neuromuscular sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebral de ratos escolióticos, Descrição: A deformidade vertebral na escoliose tem instigado o desenvolvimento de muitas hipóteses focadas em fatores genéticos, esqueléticos, miogênicos, tóxicos ou químicos, mecânicos ou biomecânicos, neurohormonais e neurogênicos. A literatura mostra inúmeros métodos experimentais indutores de escoliose em ratos, porém com caráter invasivo se fundamentando na administraram beta-aminopropionitrila intraperitonial alterando os ligamentos vertebrais; alterações na cartilagem intervertebral de ratos; osteolatirismo farmacológico; separação mecânica das vértebras; trauma na coluna; estímulo elétrico unilateral; sutura nos músculos próximos às vértebras; pinealectomia e alterações nos condrócitos. A evolução do conhecimento gerado por trabalhos experimentais pode auxiliar no conhecimento e diagnóstico precoce auxiliando na prevenção de anormalidades estéticas, dor e complicações cardiopulmonares. Neste sentido, há necessidade de desenvolver/testar e aprimorar novas metodologias experimentais que permitam estudar os eventos decorrentes da escoliose, porém que não sejam de caráter inasivo. Assim, a proposta deste projeto é testar os efeitos da estimulação eletrica neuromuscular na musculatura paravertebral de ratos com escoliose.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder João de Arruda - Integrante / Carlos Alberto da Silva - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Proposta de metodologia para indução da escoliose em ratos utilizando coletes de metacrilato de etila, Descrição: A deformidade vertebral na escoliose tem instigado o desenvolvimento de muitas hipóteses focadas em fatores genéticos, esqueléticos, miogênicos, tóxicos ou químicos, mecânicos ou biomecânicos, neurohormonais e neurogênicos. Ao realizarmos uma revisão da literatura buscando métodos experimentais indutores de escoliose em ratos, observamos poucas referências as quais estão listadas abaixo e diferenciam desta proposta por ter caráter invasivo se fundamentando na administraram beta-aminopropionitrila intraperitonial alterando os ligamentos vertebrais; alterações na cartilagem intervertebral de ratos; osteolatirismo farmacológico; separação mecânica das vértebras; trauma na coluna; estímulo elétrico unilateral; sutura nos músculos próximos às vértebras; pinealectomia e alterações nos condrócitos. A evolução do conhecimento gerado por trabalhos experimentais pode auxiliar no conhecimento e diagnóstico precoce auxiliando na prevenção de anormalidades estéticas, dor e complicações cardiopulmonares. Neste sentido, há necessidade de desenvolver/testar e aprimorar novas metodologias experimentais que permitam estudar os eventos decorrentes da escoliose, porém que não sejam de caráter inasivo. Assim, a proposta deste projeto é projetar uma órtese (colete de PVC) e aplicá-la em ratos (as) durante as fases iniciais de crescimento (pós-desmame) para avaliar o modelo de indução de escoliose não invasivo. Neste projeto, serão testadas diferentes metodologia da fisioterapia aplicadas no tratamento da escoliose... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eder João de Arruda - Integrante / Carlos Alberto da Silva - Coordenador / Rinaldo Roberto de Jesus Guirro - Integrante / André Alves Lico Mascarin - Integrante.

  • 2005 - 2010

    Avaliação quimiometabólica da aplicação de órtese de resina acrílica enquanto ferramenta para o estudo de imobilização, Descrição: O objetivo deste projeto e desenvolver uma órtese de resina acrílica a ser aplicada no estudo de imobilização muscular em ratos e estudar os efeitos da imobilização articular sobre parametros quimio-metabólicos bem como avaliar a inserção e eficácias das técnicas rotineiramente utilizadas na Fisioterapia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eder João de Arruda - Integrante / Carlos Alberto da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

3º Colocado no Prêmio Inspirar de Fisioterapia, Faculdade Inspirar Rio Grande do Sul.

2014

4º colocação no VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual em Traumato-Ortopedia e Dermato-funcional, .

2013

Patrono da 5ª turma de Fisioterapia, Faculdade Anhanguera de Santa Barbara.

2012

Professor homenageado da 4ª Turma de Fisioterapia, Faculdade Anhanguera Santa Barbara.

2012

Título de Mestre em Fisioterapia, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

2012

Destaque Profissional 2012, Faculdade Anhanguera.

2011

Professor homenageado da XV turma do curso técnico de radiologia, Colégio Técnico Educacional Visão.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. , Rodovia Washington Luís, Km 235, SP 310, Centro, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (016) 33518448, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando em Fisioterapia

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, .,Linhas de pesquisa

2016 - 2017

Universidade Metodista de Angola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Carga horária: 40

2014 - 2016

Universidade Metodista de Angola

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor do Curso de Fisioterapia

2010 - 2013

faculdades anhanguera santa barbara

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio Fisioterapia Aquática, Carga horária: 20

2010 - 2013

faculdades anhanguera santa barbara

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da Graduação, Carga horária: 12

2010 - 2013

faculdades anhanguera santa barbara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio em Geriatria, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2011 - 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 03/2013

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana I, Anatomia Humana II, Atividade Prática Supervisionada, Competências Profissionais, Exercício Profissional em Fisioterapia, Fisioterapia Geriátrica, Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia Reumatológica

  • 02/2012 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, .,Cargo ou função, Presidente da VIII Jornada da Fisioterapia.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana I

  • 02/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, .,Cargo ou função, Comissão Interna de Avaliação Interdisciplinar do Curso de Fisoterapia.

2012 - 2012

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação Dermato-Funcional, Carga horária: 8

2010 - 2012

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Bolsista PROSUP/CAPES, Enquadramento Funcional: Discente Mestrado, Carga horária: 20

2008 - 2009

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Ações de um protocolo fisioterapeutico sob as reservas glicogênicas dos músculos respiratórios e paravertebrais de ratos escolióticos. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva.

2007 - 2008

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos peitorais e paravertebrais após indução de escoliose em ratos. Orientadores: Prof. Dr. Rinaldo Roberto de Jesus Guirro e Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva.

2007 - 2008

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Perfil quimiometabólico da músculos esqueléticos de ratos submetidos a diferentes modelos de imobilização articular. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva.

2007 - 2008

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisa ? Metabolismo muscular, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa: Avaliação das reservas glicogênicas dos músculos respiratórios durante o desenvolvimento de escoliose através de colete de PVC: Estudo em ratos. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva.

2007 - 2008

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisa ? Alteração comportamental, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa: Estimulação sensorial em ratos durante a fase de crescimento: Influência sobre o comportamento. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva.

Atividades

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2008 - 11/2008

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas, .,Estágio realizado, 72º Jogos Abertos do Interior - Horácio Baby Barioni.

2011 - 2013

Grupo de Prevenção e Reabilitação Avançada em Fisioterapia

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua na coordenação de atividades de prevenção e reabilitação nas áreas de: Geriatria, Ergonomia e Desportiva

2010 - 2010

academia acquarium

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapia Aquática e avaliador Físico, Carga horária: 12

2010 - 2011

Colégio Técnico Visão

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor dos cursos técnicos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Radiologia.

Atividades

  • 02/2010 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ergonomia, Anatomia e Fisiologia Humana, Processos Patológicos