Cleide Aparecida Martins Barillari
Mestre em Educação. Especialização em Economia Brasileira. Graduação em Ciências Econômicas. Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura). Professora de Pós-graduação na área de Economia e Administração. Professora no ensino superior nas áreas de Economia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Filosofia, dentre outras. Professora no ensino médio de História, Filosofia e Sociologia; e no ensino fundamental II de História e Filosofia. Na área de Educação, com atuação na área de formação de professores, cursos de formação continuada e afins. Experiência na elaboração de material didático para o ensino superior, ensino médio e fundamental. Experiência em Educação à Distância e atendimento on-line.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2005 - 2008
Universidade de Uberaba
Título: A Busca da Unidade Teoria e Prática: a formação de professores no contexto do estágio curricular supervisionado, Ano de Obtenção: 2008
Dr. Otaviano José Pereira.
Especialização em Economia Brasileira
1994 - 1995
Universidade de Uberaba
Título: Milagre Econômico Brasileiro: causas e consequências
Orientador: Osvaldo Pereira de Gouveia
Graduação em Ciências Sociais
2005 - 2008
Centro de Ensino Superior de Uberaba
Título: Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais: um breve histórico
Orientador: Drª. Natália Aparecida Fernandes Morato
Graduação em Ciências Econômicas
1989 - 1993
Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo Mineiro
Título: Causas e Consequências do Milagre Econômico Brasileiro
Orientador: Solange de Melo Montes Nogueira Borges
Formação complementar
1997 - 1997
Curso de Comércio Exterior. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais/MG, SEBRAE/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Participação em eventos
Conferência do Plano Municipal do Livro e Leitura.Conferência do Plano Municipal do Livro e Leitura. 2016. (Encontro).
Programa de Treinamento e Desenvolvimento Mental.Programa de Treinamento e Desenvolvimento Mental. 2016. (Outra).
I Seminário de Educação: Ressignificando a Rota da Educação.Ensino de Filosofia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2013. (Seminário).
Congresso de Direito Processual de Uberaba-MG - 4ª Edição.. 2010. (Congresso).
Curso de Capacitação de Professores.Capacitação de Professores do Curso de Engenharia Ambiental. 2010. (Seminário).
Encontro de Educadores Cenecistas de Minas Gerais - Gestão pedagógica: Unificar para Fortalecer.Encontro de Educadores Cenecistas de Minas Gerais - Gestão Pedagógica: Unificar para Fortalecer. 2010. (Encontro).
III Módulo do Projeto de Formação Continuada - Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Administração.III Módulo do Projeto de Formação Continuada - Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Administração. 2010. (Seminário).
I Módulo do Projeto de Formação Continuada - Encontro de Formação de Docentes - Planejamento Acadêmico.I Módulo do Projeto de Formação Continuada - Encontro de Formação de Docentes - Planejamento Acadêmico. 2010. (Oficina).
IV Módulo do Projeto de Formação Continuada - Avaliação dos Cursos de Graduação - MEC.IV Módulo do Projeto de Formação Continuada - Avaliação dos Cursos de Graduação - MEC. 2010. (Seminário).
V Módulo do Projeto de Formação Continuada - A Formação do Educador e a Didática de Ensino.V Módulo do Projeto de Formação Continuada - A Formação do Educador e a Didática de Ensino. 2010. (Seminário).
Workshop Gestão Participativa - Módulo I.Gestão Participativa. 2009. (Outra).
4 Encontro de Pesquisas em Educação.O que "Fazemos" (ou deixamos de fazer) na escola como expressão do que "Não Aprendemos" nas licenciaturas: a formação de professores e o estágio curricular supervisionado.. 2007. (Encontro).
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais do Curso de Ciências Sociais.A Cultura Popular Brasileira. 2007. (Oficina).
III Semana Científica da Facthus.A maior invenção do século XXI é você.. 2007. (Encontro).
XI Semana Científico-Pedagógica.O papel do Cientista Social no contexto atual.. 2007. (Seminário).
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais do Curso de Ciências Sociais.Atividades Acadêmico-Científico-Culturais do Curso de Ciências Sociais. 2006. (Seminário).
Seminário Cenecista da Região Sudeste 2006.Seminário Cenecista da Região Sudeste. 2006. (Seminário).
X Semana Científico-Padagógica.X Semana Científico-Pedagógica. 2006. (Seminário).
3 Encontro de Pesquisas em Educação. 2005. (Encontro).
Formação de Multiplicadores do Sistema de Ensino CNEC.Encontro de Formação de Multiplicadores do Sistema de Ensino CNEC. 2005. (Encontro).
IX Semana Científico-Pedagógica.IX Semana Científico-Pedagógica. 2005. (Seminário).
VIII Semana Científico-pedagógica.No Divã. 2004. (Simpósio).
VIII Semana Científico-Pedagógica.VIII Semana Científico-Pedagógica. 2004. (Seminário).
Simpósio Nacional dos Cursos de Economia.Plenária Final. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
FERREIRA, N. A. C.; ALAVANCE, G.;BARILLARI, C. A. M.. Melhorias na Unidade Logística de uma Indústria de Cosméticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; AFONSO, D.; BAYAO JR., M. C.. Gestão de Estoque Utilizando a Curva AZ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; BAYAO JR., M. C.; AFONSO, D.. Gestão de Estoque Utilizando a Curva AZ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; SILVA, M. D.. Vassouras Jubaí: Plano de Negócios de Indústria de Vassouras Recicladas, Fabricadas 100% com Garrafas PET.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; SILVA, M. D.. Vassouras Jubaí: Plano de Negócios de Indústria de Vassouras Recicladas, Fabricadas 100% com Garrafas PET.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; AFONSO, D.. Administração de Estoque. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; AFONSO, D.. Administração de Estoque. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; BORGES, F. S.; RIBEIRO, J.. Plano de Negócio: análise de viabilidade econômica financeira de um empreendimento comercial Empório Real Ltda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; BORGES, F. S.; RIBEIRO, J.. Plano de Negócio: análise de viabilidade econômica financeira de um empreendimento comercial Empório Real Ltda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; BAYAO JR., M. C.. Rotatividade: causas e efeitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; BAYAO JR., M. C.. Rotatividade: causas e efeitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; BAYAO JR., M. C.. Plano de Negócios: estudo da viabilidade para a implantação de um Hostel na cidade do Rio de Janeiro.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; BAYAO JR., M. C.. Processo de Mudança para Paletização Automática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
BARILLARI, C. A. M.; PIMENTA, L.; BAYAO JR., M. C.. Plano de Negócios para Verificar a Viabilidade de um "Bar" Gospel na Cidade de Uberaba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos.
Orientou
A Importância da Pesquisa na Formação de Professores; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Gestão de Estoque Utilizando a Curva AZ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Gestão de Estoque Utilizando a Curva AZ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
A Fé Move Turistas: análise da viabilidade econômica e financeira de uma agência de turismo religioso em Uberaba/MG; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Direito e Utopia: uma questão de jusriça; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
O Epreendedorismo Fazendo Surgir Novos Negócios: o setor de embalages de agrotóxicos no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade Talentos Humanos; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Assédio Moral nas Relações de Trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Alcoolismo na Adolescência: risco e prazer; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Ditadura da Beleza: uma abordagem sociológica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
A Mulher no Mercado de Trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Democracia e Cidadania no Brasil: uma abordagem política e eleitoral; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Segurança Privada; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Responsabilidade Social e Voluntariado na Perspectiva do Comitê de Cidadania e Voluntariado Empresarial da regional Vale do Rio Grande; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Responsabilidade Social no Terceiro Setor: o papel da Fundação Municipal de Ensino Superior de Uberaba - FUMESU; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Renda Mínima e Programas Governamentais de Transferência de Renda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Orçamento Participativo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ensino Superior de Uberaba; Orientador: Cleide Aparecida Martins Barillari;
Produções bibliográficas
-
BARILLARI, C. A. M. . Globalização e Sociedade: a contradição do capitalismo contemporâneo. Revista Profissão Docente (Online) , v. 06, p. 14-14, 2007.
-
BARILLARI, C. A. M. ; LACERDA FILHO, M. . Assédio Moral no Trabaho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARILLARI, C. A. M. ; LACERDA FILHO, M. . Precarização das Relações de trabalho no cenário brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARILLARI, C. A. M. ; LACERDA FILHO, M. . Reflexos da Globalização nas Relações Laborais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARILLARI, C. A. M. ; Pereira, Otaviano José . Congresso Internacional de Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARILLARI, C. A. M. . No Divã. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
BARILLARI, C. A. M. . Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Negócios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARILLARI, C. A. M. . Sistema de Ensino CNEC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Faculdade de Talentos HumanosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 9
2019 - 2021
Editora e Gráfica Dr. José FerreiraVínculo: Coordenadora de Área, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação de Conteúdos da Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Contato com autores externos, análise de material didático de graduação e pós-graduação, liberaçao para plataforma para cursos EAD e híbridos.
2003 - 2007
Centro de Ensino Superior de UberabaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2004 - 2013
Colégio Cenecista Dr. José FerreiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
1996 - 2001
Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo MineiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2006 - 2016
Faculdade Talentos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleide Aparecida Martins Barillari e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?