Paulo Afonso de Araújo
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1982), em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (1984) e em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (1987); mestrado em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso d Aquino (1987) e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na área de filosofia.
Informações coletadas do Lattes em 17/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
1998 - 2002
Pontificia Università Gregoriana
Título: Filosofia e Religião em Luigi Pareyson
Orientador: Giovanni Magnani
Palavras-chave: Luigi Pareyson; Razão e religião; Filosofia e cristianismo; Filosofia italiana; Ontologia; Hermenêutica. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Filosofia
1984 - 1987
Pontifica Università San Tommaso d Aquino
Título: Conhecimento e interesse em Jurgen Habermas, Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Rodolfo Garcia
Palavras-chave: Habermas; Teoria do conhecimento; Teoria crítica; Escola de Frankfurt.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Participação em eventos
III Congresso brasileiro de filosofia da religião. A questão de Deus em Heidegger. 2009. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. A proximidade de arte e religião: Martin Heidegger e Hans Urs von Balthasar. 2008. (Congresso).
XV Semana de Filosofia. Linguagem e praxis em Heidegger. 2007. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Heidegger e o cristianismo (1916-1927). 2006. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Heidegger. 2005. (Congresso).
XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.Filosofia e Experiência Religiosa em Luigi Pareyson. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
ARAÚJO, P. A.; SILVA, L.D.; TOLEDO, D. S.. Ontologia e niilismo: das interpretações heideggerianas acerca do Zaratustra de Nietzsche. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; MARTINS, A. H. C.; PAGNI, E.. A Arte Como Caminho para o Desvelamento do Ser em Martin Heidegger. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; MARTINS, A. H. C.; CARRARA, P.S.. O homem como mediação e expressão: a pessoa enquanto Ser Para (esse ad) na Antropologia Filosófica de Henrique de Lima Vaz.. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PACHECO, Z. M. L.; PAZ, E. P. A.. As mães e o cuidado: uma compreensão na ontologia hermenêutica de Heidegger. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PIRES, F.P.; MAGALHÃES, Antonio Carlos M;ARAÚJO, P. A.. A relação entre filosofia e teologia na conferência "Fenomenologia e Teologia" de Martin Heidegger. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; FERREIRA, V. P.; GROSS, Eduardo. A concepção de crença religiosa de Clement Rosset. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; PAULA, A. C.. A contribuição de Erich Auerbach para a interpretação bíblica na modernidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; NOÉ, S.V.; AQUINO, T. A. A.. O homo religiosus: a antropologia filosófica de Viktor Frankl. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; AMARAL, I. V.. A relação entre paradoxo absoluto e os conceitos de pecado, fé, indivíduo e amor: filosofia da religião e dialética em Kierkegaard. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; RIBEIRO, Flávio Augusto Senra; PIRES, F.P.. A relação entre niilismo e cristianismo na filosofia de Nietzsche. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; VALLS, A. L. M.. Absurdo, Fé e Existência em Kierkegaard: segundo Johannes Climacus e Johannes de Silentio. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PAIVA, Márcio Antônio; PIRES, F.P.. A questão do tempo na fenomenologia da vida religiosa de Martin Heidegger. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; HUFF JUNIOR, A. E.; BITTENCOURT, J. J.. A laicidade brasileira e a guarda do sábado pelos adventistas do sétimo dia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; WONDRACEK, K.H.K.. Fenomenologia e religião em Michel Henry. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; RIBEIRO, Glória Maria Ferreira. A serenidade e a abertura para o sagrado no pensamento de Martin Heidegger. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; GOTO, Tommy Akira. Deus e ontologia em Merleau-Ponty. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; CARRARA, P.S.. Niilismo e cristianismo em Gianni Vattimo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; RIBEIRO, Flávio Augusto Senra. A sacralidade da arte na estética de Luigi Pareyson. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; CORMIER, H. J.. Eros e Ágape: o desejo e o amor cristão em Dostoiévski. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; OLIVEIRA, E.T.. O problema do panteísmo nas investigações filosóficas sobre a essência da liberdade humana, de Friedrich W. J. Schelling. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; FRAGOZO, F. A. S.. A verdade como abertura para o mistério: uma leitura heideggeriana de Platão. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GROSS, Eduardo;ARAÚJO, P. A.; RIBEIRO, Glória Maria Ferreira. Logos e homologein em Heráclito: linguagem e dimensão de mistério do ser a partir da leitura de Martin Heidegger. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; RODRIGUES, Ricardo Vélez; SILVA, Adelmo José. Vida e criação: a religião em Bergson. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; SILVA, R.D.; PIRES, F.P.. A questão do tempo originário revelado pelo jovem Heidegger a partir da faticidade da vida cristã, a despeito da comprrensão cotidiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; FERREIRA, Acylene Maria Cabral. A interpretação de Marin Heidegger acerca do Sagrado no poema "Como quando em dia de feriado..." de Friedrich Hölderlin. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; DITTRICH, M.G.. A importância do símbolo para a compreensão da religião e da arte segundo Carl Gustav Jung. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; FERREIRA, Acylene Maria Cabral; NEVES, Joel. Ereignis e Linguagem: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; FIGUEIREDO, V.A.; FREITAS, R.. A obra de arte como um fato hermenêutico-ontológico: a visão de Luigi Pareyson. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; RIBEIRO, Nilo. O redimensionamento ético da questão de Deus em Emmanuel Lévinas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FERREIRA, Acylene Maria Cabral; SOUZA, I.M.A;ARAÚJO, P. A.. A noção de habitar na ontologia de Heidegger: Mundanidade e Quadratura. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, P. A.; PONDÉ, L.F.C.. Niilismo ou religião: os caminhos da liberdade no romance "Os Demônios" de Dostoiévski. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; MOREIRA, Fernando José de Santoro. A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; OLIVEIRA, Ibraim Vitor. Absoluto de exigência e horizonte de sentido na crise da modernidade no pensamento de Henrique Cláudio de Lima Vaz. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; RIBEIRO, Flávio Augusto Senra. Arte e Religião em Gadamer. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; Pádua, L.P.. De dor e amor: A experiência mística de Santa Teresa d'Ávila. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; RIBEIRO, Flávio Augusto Senra. Cristianismo rima com Niilismo: Um estudo sobre a questão do niilismo em Nietzsche. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; RIBEIRO, Flávio Augusto Senra. O Retorno do Religioso: Uma Leitura do Pensamento de Gianni Vattimo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; CAZAROTTO, José Luiz. A Reiligião na Vida e na Obra de Erich Fromm. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; MAGALHÃES, Antonio Carlos M. Franz Kafka e a angústia religiosa do mundo moderno. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira. Fundamentos da Religião da Razão em Kant. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GOUVÊA, Ricardo Quadros; DREHER, Luís Henrique. A angústia como incitação do pecado e prenúncio da fé. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; FERREIRA, Acylene Maria Cabral; DREHER, Luís Henrique. Da Essência do Sagrado: Um estudo a partir da compreensão de verdade e linguagem no pensamento de Martin Heidegger. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ANDRADE, Djalma Rodrigues de; TEIXEIRA, Faustino Luiz Couto. A Noção de Despersonalização em Alceu Amoroso Lima. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FERREIRA, Acylene Maria Cabral;ARAÚJO, P. A.; DRUCKER, C. P.; SILVA, D. C.; NASCIMENTO, D. F. M. P.. Heidegger e o ápice da metafísica. 2022. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, P. A.; DUARTE, I. B.; PIRES, F.P.; GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes; GARCIA, R. R.. Implicações entre fenomenologia e teologia cristã no pensamento de Martin Heidegger. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; MARTINS, A. H. C.; AQUINO, T. A. A.; DITTRICH, M.G.; SOUZA, H. A. Q.. Filosofia e Psicoterapia no Projeto da Análise Existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; MARTINS, A. H. C.; NOÉ, S.V.; TOLEDO, Daniel da Silva; DRAWIN, C. R.. O problema de Deus em Bernhard Welte. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PIRES, F.P.; ROOS, Jonas; MAGALHÃES, Antonio Carlos M; KIRCHNER, R.;ARAÚJO, P. A.. A filosofia da religião a partir de "O conceito de tempo" de Martin Heidegger. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; TOLEDO, D. S.; ALVES, P. R. C.; CARRARA, P.S.. A relação entre pensamento, poesia e sagrado na interpretação da obra de arte em Heidegger. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.; VALLS, A. L. M.; PAULA, M. G.. O ponto de apoio kierkegaardiano: o amor como propriamente religioso em Kierkegaard. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; NOÉ, S.V.; ALVES, P. R. C.; FERREIRA, V. P.. Revelação e encarnação: a filosofia do cristianismo segundo Michel Henry. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas; DOWELL, J. A. A. A. M.; JOSGRILBERG, R. S.. A história das religiões de Mircea Eliade: estatuto epistemológico, metodologia e categorias fundamentaisatuto epistemológico, metodologia e categorias fundamentais. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; NOÉ, S.V.; GROSS, Eduardo; LAGES, S. R. C.; MELO JUNIOR, W.. O livro vermelho de Jung: as polaridades da psichê e as concepções de Deus. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; MARTINS, A. H. C.; RUEDELL, A.; SCHAPER, V. G.. Filosofia e teologia em Friedrich Schleiermacher. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; FERREIRA, Acylene Maria Cabral; TORRES, J. V.; RIBEIRO, C. V.; SANTOS, G. L.. Temporalidade, acontecimento-apropriador, quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.; BEZERRA, Cícero Cunha; PAIVA, Márcio Antônio. Arte e experiência religiosa em Luigi Pareyson. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; DREHER, Luís Henrique; WONDRACEK, K.H.K.; MORI, G. L.. Amor e dom na fenomenologia de Jean-Luc Marion. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; WERLE, M. A.; FERRAZ, M. S. A.; GIACOIA JUNIOR, O.. Ontologia, teologia, metafísica no projeto transcendental de Martin Heidegger. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; DREHER, Luís Henrique; SANTOS, L. C.; SCHAPER, V. G.. O bem e o mal na encruzilhada do sertão: o dobrar-se e o desdobrar-se da unidade em Grande Sertão: Vererdas. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; RODRIGUES, Ricardo Vélez; SILVA, Adelmo José; NEVES, A. M. C.; KRAMER, P. R. C.. Benjamin Constant de Rebeque entre o iluminismo e o romantismo: uma teoria crítica para a compreensão do sentimento religioso. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.; CALDAS FILHO, C. R.; SANTOS, L. C.. Grande Sertão Veredas: elementos do cristianismo na ambiguidade de um discurso. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; ROOS, Jonas; RIBEIRO, Glória Maria Ferreira; DUARTE, I. B.. As palavras fundamentais de Heráclito na perspectiva do último Deus: uma aproximação da dimensão religiosa no pensamento de Heidegger. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.; CARRARA, P.S.; BARREIRA, M. M.. O cristianismo não religioso de Gianni Vattimo. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; BEZERRA, Cícero Cunha; FERNANDES, E.; CUOZZO, G.; BAUCHWITZ, O. F.. Formatividade e interpretação: a filosofia estética de Luigi Pareyson. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.; MAGALHÃES, Antonio Carlos M; CORMIER, H. J.. Revolta, niilismo e religiosidade: a antropologia filosófica de Dostoiévski. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; PIRES, F.P.; SOUZA, J. C. A.; STAUDT, Leo Afonso. O retorno do discurso religioso em Arthur Schopenhauer como expressão da limitação metafísica. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.; ALMEIDA, Rogério Miranda; BEZERRA, Cícero Cunha. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas; PAIVA, Márcio Antônio; GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo; MAGALHÃES, Antonio Carlos M; SPERBER, S.F.. As múltiplas religiosidades na literatura de Franz Kafka. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo; FRAGOZO, F. A. S.; DAMARAL, M. T.. Ambigüidade da técnica e disponibilidade para o sagrado no pensamento de Martin Heidegger. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo; DAMARAL, M. T.; MOREIRA, Fernando José de Santoro. Experimentando o Sagrado. A religião grega a partir de Karl Kerényi. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.. Fenomenologia e Teologia em Martin Heidegger: um horizonte hermenêutico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PIRES, F.P.; TOLEDO, Daniel da Silva;ARAÚJO, P. A.. O elemento religioso e sua compreensão a partir da análise existencial do ente humano: uma relação entre Viktor Frankl e Martin Heidegger. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.;ARAÚJO, P. A.. Princípios filosóficos para uma religião ativa: proposta interpretativa para a religião messiânica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; TOLEDO, D. S.; PIRES, F.P.. O problema de Deus em Bernhard Welte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.. A questão da religião em Nietzsche a partir da morte de Deus. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.. A presença do elemento religioso e aristotélico na formação do conceito de tempo de Martin Heidegger. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.. As implicações da paixão como elemento para a superação da mediocridade da existência apontada na filosofia da religião de Soren Kierkegaard. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; MARTINS, A. H. C.. Religião e subjetividade à luz do pensamento de F. Schleiermacher. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.; TOLEDO, D. S.. A questão da obra de arte em Heidegger: uma reflexão acerca da relação entre pensamento, poesia e sagrado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas. A presença do sagrado no mundo ocidental contemporâneo dessacralizado segundo Mircea Eliade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; NOÉ, S.V.; DREHER, Luís Henrique. Encarnação e fenomenologia em Michel Henry. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; MARTINS, A. H. C.. Deus, Ser e sentido ético em Emmanuel Levinas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.. Técnica e sagrado em Heidegger: a ética enquanto habitar e o comum-pertencer entre homem e ser. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; ROOS, Jonas; PIRES, F.P.. Um estudo acerca da ironia referida à imanência e transcendência como conceito chave de interpretação da obra de Kierkegaard. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas. Experiência estética e experiência religiosa em Luigi Pareyson: a questão do sublime. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; PIRES, F.P.. Amor e dom na fenomenologia de Jean-Luc Marion. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.. A atividade simbólica da psique em Carl Gustav Jung e as contribuições da neurociência. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.. Deus e o diabo no sertão: a busca da unidade em "Grande Sertão: Veredas". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.. As palavras fundamentais de Heráclito na perspectiva do último Deus: uma aproximação da dimensão religiosa no pensamento de Martin Heidegger. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; NOÉ, S.V.. A religiosidade cristã em Grande Sertão: Veredas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; RODRIGUES, Ricardo Vélez. Benjamin Constant de Rebecque: uma teoria crítica para compreensão do sentimento religioso. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique. A culpa em Guimarães Rosa: uma interpretação psicanalítica e religiosa. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.. Revolta, niilismo e religiosidade: a ontologia da liberdade em Dostoiévski. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.. Ereignis e último deus: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; PIRES, F.P.. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; ARAÚJO, S.F.. Filosofia e religião no discurso de Schopenhauer sobre a coisa-em-si. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo. Um canal aberto para o transcendente nos romances der Saul Bellow: Ravelstein e O Planeta do sr. Sammler. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo. As Religiosidades d'O Castelo de Franz Kafka. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; DAMARAL, M. T.. Experimentando o Sagrado - A Religião Grega em Karl Kerényi. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; FRAGOZO, F. A. S.. O Desafio da Técnica e a Espera de Novos Deuses. A compreensão da ambigüidade da Gestell como via possível para a dimensão religiosa no pensamento de Martins Heidegger. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; DREHER, Luís Henrique. O problema do mal no pensamento de Paul Ricoeur. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo. A resistência à mística em Emmanuel Levinas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; DREHER, Luís Henrique. Nep Baumgartl. Escatologia e humanismo: um estudo sobre a sua relação no pensamento utópico de Ernst Bloch. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; GROSS, Eduardo. Literatura e Religião em Mário Quintana. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; MARTINS, A. H. C.. A transcendência como relação dialética em Martin Buber. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.. A arte como caminho para o desvelamento do Ser em Martin Heidegger. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.. O sagrado, ontologia e ética no pensamento de Martin Heidegger: uma análise a partir de E. Levinas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
MARTINS, A. H. C.;ARAÚJO, P. A.. O homem como mediação e expressão: a pessoa enquanto Ser Para (esse ad) na Antropologia Filosófica de Henrique de Lima Vaz.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PACHECO, Z. M. L.. O dia a dia de mães de portadores de doença falciforme que foram acometidos por acidente vascular encefálico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.. Filosofia e Teologia em Heidegger. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo. O humanismo do homem-Deus: o amor e a sacralização do homem na filosofia soteriológica de Luc Ferry. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo. A concepção de crença religiosa em Clement Rosset. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; NOÉ, S.V.. Deus no inconsciente: a espiritualidade como expressão da religiosidade na perspectiva de Viktor Frankl. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique. A recepção bíblica na modernidade tardia: Auerbach e Ricoeur em Diálogo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.. Vida e revelação na obra de Michel Henry. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; PIRES, F.P.. Deus e Ontologia na perspectiva de Merleau-Ponty. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; NOÉ, S.V.. A importância do símbolo para a compreensão da religião e da arte segundo C.G.Jung. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; SILVA, R.D.. O fim da modernidade: cristianismo e questão do tempo no pensamento de Heidegger entre 1916 e 1927. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; RODRIGUES, Ricardo Vélez. Mística como intuição da duração. Uma pesquisa sobre a relação tempo e religião. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique. Um estudo da compreensão de Martin Heidegger acerca do sagrado a partir do poema Germânia de Hölderlin. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo. Logos e Homologein em Heráclito: experiência da linguagem e dimensão de mistério do ser segundo a leitura de Heidegger. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique. O ascetismo como processo libertador da vontade na filosofia de Arthur Schopenhauer. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo. A experiência da linguagem e do sagrado no conto "A hora e a vez de Augusto Matraga" de Guimarães Rosa sob a ocular de Martin Heidegger. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.; BEZERRA, Cícero Cunha; SANTOS, J. M. G.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2014. Universidade Federal de Sergipe.
ARAÚJO, P. A.; HAMMES, E. J.; PORTUGAL, Agnaldo Cuoco. Concurso Público de Provas e Títulos. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARAÚJO, P. A.. Avaliação Trienal Capes Área Filosofia/Teologia. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
ARAÚJO, P. A.; WIRTH, Lauri Emilio. Avaliação trienal de programas de pós-graduação CAPES. 2009.
ARAÚJO, P. A.; WIRTH, Lauri Emilio. Visita pela CAPES ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ARAÚJO, P. A.; WIRTH, Lauri Emilio. Visita pela CAPES ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco. 2008. Universidade Católica de Pernambuco.
ARAÚJO, P. A.; PAINE, Scott Randall; BARREIRA, Marcelo Martins. Comissão Científica do III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. 2009. Universidade de Brasília.
ARAÚJO, P. A.; PORTUGAL, Agnaldo Cuoco; VALLS, Alvaro; MARGUTTI, P.R.; SOUZA, J. C. A.. Comissão Científica do II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. 2007. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.
ARAÚJO, P. A.; MAGALHÃES, Antonio Carlos M; PORTUGAL, Agnaldo Cuoco. Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientou
Intuição e Duração em Bergson; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Um estudo dos Diálogos sobre a Religião Natural: as reflexões de Hume acerca dos argumentos a priori e a posteriori que tentam demonstrar a existência de Deus; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Ontologia e niilismo: das interpretações heideggerianas acerca do Zaratustra de Nietzsche; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A Arte Como Caminho para o Desvelamento do Ser em Martin Heidegger; 2020; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A concepção de crença religiosa em Clement Rosset; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Fenomenologia e religião em Michel Henry; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Niilismo e cristianismo em Gianni Vattimo; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A sacralidade da arte na estética de Luigi Pareyson; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Eros e Ágape: o desejo e o amor cristão em Dostoiévski; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A questão do tempo originário revelado pelo jovem Heidegger a partir da faticidade da vida cristã, a despeito da compreensão cotidiana; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Lógos e Homologéin em Heráclito: linguagem e dimensão de mistério do ser a partir da leitura de Martin Heidegger; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Ereignis e Linguagem: uma filosofia da religião em Martin Heidegger; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Niilismo ou Religião: os caminhos da liberdade no romance; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Absoluto de exigência e horizonte de sentido na crise da modernidade no pensamento de Henrique Cláudio de Lima Vaz; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
De dor e amor: A experiência mística de Santa Teresa d'Ávila; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Cristianismo rima com Niilismo: Um estudo sobre a questão do niilismo em Nietzsche; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O Retorno do Religioso: Uma Leitura do Pensamento de Gianni Vattimo; 2005; 121 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A noção de despersonalização em Alceu Amoroso Lima; 2004; 139 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A angústia como incitação do pecado e prenúncio da fé; 2004; 111 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Implicações entre fenomenologia e teologia cristã no pensamento de Martin Heidegger; 2021; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia e Psicoterapia no Projeto da Análise Existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O problema de Deus em Bernhard Welte: Da experiência do Nada ao Deus Pessoal e Divino; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A relação entre pensamento, poesia e sagrado na interpretação da obra de arte em Heidegger; 2016; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Revelação e encarnação: a filosofia do cristianismo segundo Michel Henry; 2015; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A história das religiões de Mircea Eliade: estatuto epistemológico, metodologia e categorias fundamentais; 2015; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Arte e experiência religiosa em Luigi Pareyson; 2014; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Amor e dom na fenomenologia de Jean-Luc Marion; 2014; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O cristianismo não religioso de Gianni Vattimo; 2013; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
As palavras fundamentais de Heráclito na perspectiva do último Deus: uma aproximação da dimensão religiosa no pensamento de Heidegger; 2013; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger; 2012; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger; 2011; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Experimentando o Sagrado; A religião grega a partir de Karl Kerényi; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Ambigüidade da técnica e disponibilidade para o sagrado no pensamento de Martin Heidegger; 2008; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
2011; Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Paulo Afonso de Araújo;
Ernst Junger e Martin Heidegger: um diálogo sobre o niilismo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A virtude da generosidade em Aristóteles; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O Ressentimento em Memórias do Subsolo de Dostoiévski; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A liberdade na fundamentação da Metafísica dos Costumes, de I; Kant; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
A dimensão religiosa no pensamento de Heidegger; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O conceito de mundo em Heidegger; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia da religião como hermenêutica do mito religioso, segundo Luigi Pareyson; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Artística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Mistério do ser e dimensão religiosa em Heidegger; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
O estranho em Freud e o estar estranho próprio da angústia em Heidegger; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Dimensão Religiosa no pensamento de Martin Heidegger; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Mistério do ser e dimensão religiosa em Heidegger; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia e Religião diante do niilismo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia e Religião diante do niilismo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia e linguagem religiosa a partir da obra de Wittgenstein; 1998; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Filosofia e linguagem religiosa em Wittgenstein; 1998; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, PAULO AFONSO DE . NOTAS SOBRE ONTOLOGIA DA LIBERDADE: O MAL E O SOFRIMENTO DE LUIGI PAREYSON. SINTESE (BELO HORIZONTE. 1974) , v. 46, p. 195-205, 2019.
-
ARAÚJO, P. A. . Deus como liberdade originária em Luigi Pareyson: interpretação da experiência religiosa cristã?. SINTESE (BELO HORIZONTE. 1974) , v. 42, p. 443-458, 2015.
-
ARAÚJO, P. A. . O 'último Deus' em Martin Heidegger. NUMEN (UFJF) , v. 17, p. 209-222, 2014.
-
ARAÚJO, P. A. . A questão do ser em geral em Ser e Tempo, de Martin Heidegger. ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 2013, p. 50-64, 2013.
-
ARAÚJO, P. A. . Arte e Religião: H.U. von Balthasar e M. Heidegger. Estudos de Religiao (IMS) , v. 24, p. 181-196, 2010.
-
ARAÚJO, P. A. . Hermenêutica da ausência: a questão de Deus em Heidegger. ESTUDOS TEOLÓGICOS , v. 49, p. 268-279, 2009.
-
ARAÚJO, P. A. . Nada, angústia e morte em Ser e Tempo, de Martin Heidegger. Ética e Filosofia Política , v. 10, p. 2, 2007.
-
ARAÚJO, P. A. . A questão de uma dimensão religiosa no pensamento de Martin Heidegger. Numem (UFJF) , v. 9, p. 43-58, 2006.
-
ARAÚJO, P. A. . Luigi Pareyson e a hermenêutica da verdade. Ética e Filosofia Política , Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 2, 2004.
-
ARAÚJO, P. A. . Mística e cristianismo no início do novo milênio. Algumas notas apressadas.. Rhema (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 10, n.35, p. 75-82, 2004.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião em Schopenhauer. Ética e Filosofia Política , Juiz de Fora, v. 7, n.2, 2004.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Experiência Religiosa em Luigi Pareyson, leitor de Schelling. Numem (UFJF) , v. 7, p. 121-136, 2004.
-
ARAÚJO, P. A. . A questão ética do niilismo. Ética e Filosofia Política , Juiz de Fora, v. 6, n.2, 2003.
-
ARAÚJO, P. A. . A questão ética diante do niilismo. Rhema (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 9, n.30, p. 103-113, 2003.
-
ARAÚJO, P. A. . Notas sobre o argumento moral a favor da existência de Deus em I. Kant. Ética e Filosofia Política , Juiz de Fora, p. 71-82, 1997.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião em Luigi Pareyson. Roma: , 2002. 104p .
-
ARAÚJO, P. A. . Morte e Linguagem em Heidegger. In: Pedro Calixto; Luciano Camerino; Débora Mariz. (Org.). A questão da morte na tradição filosófica. 1ed.Santo André: Editora UFABC, 2022, v. , p. 399-424.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e religião à sombra do niilismo. In: Paulo César Nodari. (Org.). Viver, Amar e Servir. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2012, v. , p. 107-116.
-
ARAÚJO, P. A. . O estudo filosófico da religião. In: Paulo Sérgio Lopes Gonçalves. (Org.). Um olhar filosófico sobre a religião. 1ed.Aparecida: Idéias & Letras, 2012, v. , p. 15-50.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião em Schopenhauer. In: João Carlos Salles. (Org.). Schopenhauer e o Idealismo Alemão. Salvador: Quarteto, 2004, v. , p. 219-228.
-
ARAÚJO, P. A. . Luigi Pareyson e a hermenêutica da verdade. In: Acylene Maria Cabral Ferreira. (Org.). Fenômeno & Sentido. Salvador: Quarteto, 2003, v. , p. 109-122.
-
ARAÚJO, P. A. . Notas sobre a crise ética brasileira. CREatividade, 01 set. 1994.
-
ARAÚJO, P. A. . A questão de Deus em Heidegger. In: III Congresso brasileiro de filosofia da religião, 2009, Brasília. Anais do III Congresso brasileiro de filosofia da religião. Brasília: Anpof-UnB, 2009. v. 1. p. 66-66.
-
ARAÚJO, P. A. . A proximidade de arte e religião: Martim Heidegger e Hans Urs von Balthasar. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2008, Canela, RS. Livro de Atas. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2008. v. 1. p. 544-544.
-
ARAÚJO, P. A. . O "último Deus" de Martin Heidegger. In: 2 Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. Anais II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Belo Horizonte: GT Filosofia da Religião, 2007. v. 1. p. 55-55.
-
ARAÚJO, P. A. . Heidegger e o cristianismo (1916-1927). In: XII Encontro Nacional da Anpof, 2006, Salvador. Livro de Atas. Salvador: Edufba, 2006. v. único. p. 439-439.
-
ARAÚJO, P. A. . Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Martin Heidegger. In: I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2005, Brasília. Anais do I Congresso Brasileiro de Filosofia da. Brasília: UnB - Anpof, 2005. v. 1. p. 49-49.
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Experiência Religiosa em Luigi Pareyson. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2004, Salvador. XI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof - Livro de Atas. Salvador: ANPOF 2004, 2004. v. 1. p. 366-367.
-
ARAÚJO, P. A. . Heidegger e a história da metafísica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Obra de arte e verdade segundo Martin Heidegger. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . A questão da morte em Heidegger. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e experiência religiosa em Luigi Pareyson. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e experiência religiosa em Pareyson, leitor de Schelling. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . A fé que funda a existência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião em Luigi Pareyson. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Martin Heidegger. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Mística e cristianismo no início do novo milênio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Experiência Religiosa em Luigi Pareyson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião em Schopenhauer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . A questão ética diante do niilismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, P. A. . Luigi Pareyson e a hermenêutica da verdade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ARAÚJO, P. A. . Consultoria sobre propostas de novos cursos de pós-graduação - CAPES. 2008.
ARAÚJO, P. A. . Consultoria sobre Avaliação Trienal de Porgramas de Pós-Graduação - CAPES. 2008.
ARAÚJO, P. A. . Parecer sobre artigo para Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia.. 2021.
ARAÚJO, P. A. . Parecer sobre artigo para Revista Primordium. 2021.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc Revista Kriterion. 2019.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc Fapesp. 2019.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc Revista Educação e Filosofia. 2019.
ARAÚJO, P. A. . parecer ad hoc capes. 2015.
ARAÚJO, P. A. . parecer ad hoc capes. 2015.
ARAÚJO, P. A. . parecer ad hoc revista Caminhando. 2015.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc para revista Philósophos. 2014.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc para revista Kínesis. 2014.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc para revista Numen. 2013.
ARAÚJO, P. A. . Parecer ad hoc para revista Plura. 2011.
ARAÚJO, P. A. . Parecer sobre bolsa de doutorado no exterior - CAPES. 2009.
ARAÚJO, P. A. . Parecer para o Projeto de estágio pós-doutoral - CAPES. 2009.
ARAÚJO, P. A. . Parecer sobre publicação de livro - Editora Mackenzie. 2008.
ARAÚJO, P. A. . Parecer sobre artigo. Revista REVER. 2007.
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, P. A. . Diálogo Heidegger e Dilthey. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Hermenêutica, Ciência e Fé. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Hermenêutica e Teologia. 2008. .
ARAÚJO, P. A. . O Existencialismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Ser e Tempo de Heidegger. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Hermenêutica Filosófica e Teologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, P. A. . Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. 2005. .
ARAÚJO, P. A. . A liberdade em Dostoiévski. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Filosofia e Religião diante do niilismo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, P. A. . Hermenêutica Filosófica e Teologia. 2003. .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
A questão da metafísica no pensamento de Martin Heidegger, Descrição: Martin Heidegger se apresenta como um pensador que declara o fim da metafísica; que denuncia o seu esquecimento do ser. Ao mesmo tempo ele aponta para um novo início, que é um um salto no interior da metafísica e de sua história. Ou seja, Heidegger declara o fim da metafísica e, ao mesmo tempo, pretende recolocar a questão do ser. Esta duplicidade faz dele um autor privilegiado para esta abordagem que tem como objeto a questão da metafísica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Luan Alves dos Santos Ribeiro - Integrante / Eduardo Quelis de Souza - Integrante / Thiago Barbosa Assis - Integrante.
-
2007 - 2017
Filosofia da religião como hermenêutica do mito religioso, segundo Luigi Pareyson, Descrição: O projeto visa reconstruir e avaliar a íntima relação entre filosofia e religião no pensamento de Luigi Pareyson, mais precisamente sua concepção de filosofia como uma hermenêutica do mito, em particular do mito religioso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Eduardo Armaroli Noguchi - Integrante / Robson Adriano Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2017
Dimensão Religiosa no pensamento de Martin Heidegger, Descrição: Este projeto visa, percorrendo a trajetória de pensamento de Martin Heidegger, identificar no seio de sua meditação sobre o do ser o possível lugar de uma dimensão religiosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Laura Meirelles Beghelli - Integrante / Daniel da Silva Toledo - Integrante / Cristiane Almeida de Azevedo - Integrante / Fábio Silva Fontanella - Integrante / Carolina Blasio da Silva - Integrante / Paula Renata de Campos Alves - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião. , Campus Universitário da UFJF, Martelos, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32293116, Fax: (32) 32293105
Experiência profissional
1995 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Grega I, História da Filosofia Grega II, Seminário de Análise de Temas Filosóficos, Seminário de Temas Filosóficos, Introdução à Filosofia
-
03/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ontologia e Filosofia da Arte, Ontologia e Niilismo, Ontologia e Temporalidade
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
06/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia de Juiz de Fora.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial da Revista Ética e Filosofia Política.
-
10/2017 - 10/2023
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
-
03/2002 - 06/2018
Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Textos de Filosofia da Religião, Filosofia da Religião, Filosofia e Teologia, Leitura Supervisionada em Ciência da Religião, Metafísica e Religião, Modernidade e Religião, Modernidade Filosófica e Religião, Seminário de Doutorado
-
03/2002 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião.,Linhas de pesquisa
-
07/2002 - 11/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Religião II
-
03/2002 - 11/2010
Ensino, Ciência da Religião, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia da Religião, Seminário Monográfico
-
01/2004 - 01/2007
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião.
-
01/2004 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Fórum de Coordenadores de Pós Graduação.
-
01/2004 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa.
-
04/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor para Ciência Humanas na Propesq.
-
10/1996 - 10/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência das Religiões.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ciência da Religião.
-
10/1996 - 10/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Mestrado em Ciência da Religião.
-
10/1996 - 10/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Conselho do ICHL.
-
03/1995 - 10/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência das Religiões.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Ciência da Religião.
-
07/1995 - 07/1998
Ensino, Ciência da Religião, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
03/1995 - 07/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Religião II, Filosofia da Religiãi I
-
09/1997 - 05/1998
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião.,Cargo ou função, Coordenador em exercício do Mestrado em Ciência da Religião.
-
04/1997 - 04/1997
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Religião.,Serviço realizado, Avaliação científica do III Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais.
1992 - 1995
Universidade Católica de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1994 - 02/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Seleção e Formação Permanente.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção e Formação Permanente.
-
07/1992 - 02/1995
Direção e administração, Instituto Superior de Filosofia.,Cargo ou função, Diretor de Unidade: Instituto Superior de Filosofia.
-
07/1992 - 02/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.
-
07/1992 - 12/1994
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Moderna, Ética I, Ética II
1989 - 1992
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 15
Atividades
-
03/1989 - 06/1992
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cristianismo, O homem e o fenômeno religioso, Ética cristã
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Afonso de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?