Jessé Davi Cavalcante Bessa
Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos e de Pessoas, pôs Graduação em Recursos Humanos, e Gestão de pessoas, Pós Graduação em Logística . Graduação em Pedagogia pela faculdade EFICAZ e Psicologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2004 e 2009). Graduação em Fisioterapia pela faculdade FAMETRO. Experiência como docente da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) e UEA - Universidade Estadual do Amazonas. Experiência em Gestão nas áreas de cursos de extensão pela Universidade FAMETRO e Gestão em cursos e treinamentos pela Liberty Cursos e treinamentos ministra as disciplinas nas áreas de Educação Especial, Anatomia, Étnico Racial e Bioética . Área de pesquisa: Inclusão social e educacional de pessoas com deficiência. Professor e consultor em educação EAD pela Faculdade FATEL ( Santa Catarina). Consultor do Ministério da Saúde nos Municípios Alto Solimões no Amazonas no período de 2010 a 2014 Também atua nas seguintes temáticas, Álcool e outras drogas e pessoas com HIV e Saúde Indígena. contato: 92 994672856 - e-mail: belsazaque@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Saúde Coletiva
2022 - Atual
Instituto Universitário do Rio de Janeiro
Orientador: Paulo Roberto Carvalho
Especialização em Saúde Indígena
2016 - 2017
INSTITUTO EFICAZ
Título: Avanços e Entraves no Combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis na comunidade Indígena do Alto Solimões
Orientador: Paulo Roberto Carvalho
Especialização em Educação a Distância
2012 - 2012
INSTITUTO EFICAZ
Título: O futuro da Educação a Distância nos tempos da Internet
Orientador: Lilian Alves Pereira
Especialização em Educação Especial e LIBRAS
2011 - 2011
INSTITUTO EFICAZ
Título: Ensino de Ciências Biológicas para surdos
Orientador: Lilian Alves Pereira
Especialização em Saúde Mental
2008 - 2009
INSTITUTO EFICAZ
Título: Desafios da saúde Mental nos tempos de Internet
Orientador: Lilian Alves Pereira
Graduação em Pedagogia
2012 - 2015
INSTITUTO EFICAZ
Título: Educação e letramento do aluno Surdo
Orientador: Lilian Alves Pereira
Formação complementar
2018 - 2019
MBA em Acupuntura. (Carga Horária: 600h). , Liberty Cursos e Treinamentos, LIBERTY, Brasil.
2015 - 2015
Gerenciamento de Plataforma em Educação a Distância. (Carga horária: 120h). , Liberty Cursos e Treinamentos, LIBERTY, Brasil.
2012 - 2012
1ª Jornada de Hepatites Virais. (Carga horária: 16h). , Coordenação DST/AIDS e Hepatites virais do Amazonas, CEDSTAIDS-AM, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Implementação da Caderneta de Saúde do. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
Abordagem Sindrômica em DST/HIV/Aids. (Carga horária: 32h). , Sociedade Brasileira de DST-AM, SBDST, Brasil.
2011 - 2011
DUAL PATH PLATAFORM. (Carga horária: 16h). , Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais- DF, MISTÉRIO DA SAÚD, Brasil.
2010 - 2010
Quiropraxia. (Carga horária: 2010h). , biocursos, BIOCURSOS, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Pedagógica de LIBRAS. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologia Assistiva da Educação Inclusiva. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2008 - 2009
Educação de Surdos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS Básico. (Carga horária: 2011h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2008 - 2008
Linguistica e Ensino de Língua Port. para Surdos. (Carga horária: 2008h). , Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba, APADAS, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS Básico. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2007 - 2008
Comunicação Assistiva: LIBRAS e BRAILLE. (Carga horária: 300h). , Liberty Cursos e Treinamentos, LIBERTY, Brasil.
2007 - 2008
FITOTERAPIA. (Carga horária: 480h). , Hospital Natural Oásis Paranaense, OÁSIS, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Elaboração de Projetos de Prevenção. (Carga horária: 23h). , Coordenação DST/AIDS e Hepatites virais do Amazonas, CEDSTAIDS-AM, Brasil.
2004 - 2004
Sensibilizar para Incluir. (Carga horária: 80h). , Centro de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, CEFORH, Brasil.
2002 - 2002
Oficina de Bonecos e Máscaras. (Carga horária: 4h). , Secretária de Educação do Amapá, SEDUC- AP, Brasil.
2002 - 2002
Oficina Pedagógica de LIBRAS. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2002 - 2002
Jornada Multidisciplinar em Centro de Terapia Inte. (Carga horária: 12h). , Universidade estadual do Pará, UEPA, Brasil.
2001 - 2002
GEOTERAPIA. (Carga horária: 480h). , Clínica Naturopata de Imperatriz, VIDA NATURAL, Brasil.
Idiomas
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS E BRAILLE.
Organização de eventos
BESSA, J. D. C. . 1º Capacitação das Ações Preventivas para DST/HIV e Aids em Idosos. 2011. (Outro).
BESSA, J. D. C. . seminário sobre educação e surdez. 2004. (Outro).
Participação em eventos
4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Participante. 2014. (Congresso).
1º Seminario criminalização da transmissão do HIV e seus impactos na epidemia da Aids.Impacto da Aids no Amazonas. 2011. (Seminário).
Encontro Diversidade em Cores na Luta Contra a Homofobia, DST/HIV/AIDS e HV. 2011. (Encontro).
Encontro nacional do Programa Saúde na Escola: Tecendo o Caminho da Intersetorialidade. 2011. (Encontro).
Encontro Regional DST/Aids e Hepatites Virais na Prostituição. 2011. (Simpósio).
I Encontro Amazonense de mulheres Lésbicas, Bissexuais e Heterossexuais. 2011. (Simpósio).
Mulheres Positivas viver com qualidade é possivel. 2011. (Seminário).
V Encontro norte de redução de danos. 2011. (Simpósio).
Seminário " tecnologia Assistiva a serviço da Educação". 2009. (Seminário).
Seminário Estadual de DST/AIDS e Controle Social no SUS. 2008. (Seminário).
Seminário de Educação.Educação, Família, Sexualidade e Violência.. 2007. (Seminário).
Inclusão laboral.intérprete. 2004. (Seminário).
I Seminário: Novos Rumos na política de Surdos.Novos Rumos na Politica de surdos. 2004. (Seminário).
Seminário Sobre Educação e Surdez. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
BESSA, J. D. C.. Contextualização no Ensino de Química e a sua contribuição para o meio ambiente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Jogos Didáticos-pedagógicos como Metodologia facilitadora do Ensino-Aprendizagem de Teorias e Modelos Atômicos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Criação de sala de ciências com equipamentos e materiais alternativos, contextualizando o conhecimento teórico com a prática na abordagem do cotidiano.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Estágio Supervisionado na Educação Especial e a utilização de recursos pedagógicos vnmmmnnmmn. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Educação de Aluno Autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. A literatura na Educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Alfabetização e letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento infantil. 2014 - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. de Souza.A psicomotricidade e a educação inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Educação Bilíngue: O processo de escolarização do aluno surdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Inclusão do aluno autista na escola regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Práticas de ensino na educação infantil: O uso da ludicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Racismo e cotidiano escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. Santos e Luciana da Silva Gomes.A construção no Processo de Alfabetização a Tinta em Crianças de Baixa Visão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. O Desenvolvimento da Psicomotricidade com Crianças de 6 e 8 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Manaus.
BESSA, J. D. C.. A importância da Participação da família no processo de inclusão na Educação Especial. 2013 - Faculdade Metropolitana de Manaus.
Produções bibliográficas
-
BESSA, J. D. C. . Psicologia Indígena as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. In: lX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2012, São Paulo. Apresentação Oral, 2012.
-
BESSA, J. D. C. . O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS. In: Semiedu 2010, 2010, Mato Grosso. Comunicação e Ciências. Mato Grosso: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, 2010. v. 04. p. 12-16.
-
BESSA, J. D. C. . Educação Especial no Novo século. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BESSA, J. D. C. . Práticas Integrativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BESSA, J. D. C. . Psicomotricidade para crianças com TDAH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BESSA, J. D. C. . Atendimento ao surdo nas unidades de saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BESSA, J. D. C. . Palestrante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BESSA, J. D. C. . Estratégias, Caminhos e Possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BESSA, J. D. C. . Sinais Pedagógico em LIBRAS.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação Especial).
BESSA, J. D. C. . Saúde em LIBRAS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Saúde em LIBRAS).
BESSA, J. D. C. . Abordagem Sindrômica das DST/HIV/AIDS. 2011. .
BESSA, J. D. C. . Curso básico de Vigilância Epidemiológica. 2011. .
BESSA, J. D. C. . DST/Aids. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BESSA, J. D. C. . Oficina Pedagógica de LIBRAS. 2009. .
BESSA, J. D. C. . LIBRAS. 2008. .
BESSA, J. D. C. . Curso Básico de LIBRAS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BESSA, J. D. C. . educar para incluir. 2004. .
BESSA, J. D. C. . A ADEUS DO COMANDANTE. 2019. Filme.
Prêmios
2017
Melhor professor eleito pelos alunos em 2017, FAMETRO.
2017
Melhor Gestão na Extensão, eleito pela Ouvidoria, FAMETRO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Materdei, IESMaterdei. , Av. Leonardo Malcher, Centro, 69050000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 21010800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
FACULDADE DE TEOLOGIA LIVREVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Parcial, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenador do curso de PÓS GRADUAÇÃO EAD, Polo Manaus da Faculdade FATEL de Santa Catarina. Professor TUTOR da Faculdade FATEL Polo Manaus.
2014 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Horista
Outras informações:
Graduação para Oficiais da Policia Militar em Ciências Militares: Segurança Publica com a disciplina de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais).
2013 - 2013
Centro Universitário do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS
Outras informações:
Professor de LIBRAS do curso de extensão da Faculdade UNINORTE.
2012 - 2013
Coordenação DST/AIDS e Hepatites virais do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Instrutor EAD da Coordenação Estadual DST/Aids e Hepatites Virais do Estado do Amazonas, vinculado ao Ministério da Saúde e a UNESCO.
2010 - 2012
Coordenação DST/AIDS e Hepatites virais do AmazonasVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coord. da Prevenção as DST/AIDS no Amazonas, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenava a prevenção as DST/Aides e Hepatites Virais no Estado do Amazonas.
2013 - 2014
FACULDADE MATERDEIVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS e Anatomia, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de LIBRAS e ANATOMIA para alunos de Enfermagem.
2014 - 2015
secretaria de educação do estado do amazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor em Educação especial e educação de alunos surdos.
2007 - 2011
secretaria de educação do estado do amazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Interprete de LIBRAS, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor contratado para formação continuada para professores da rede Pública de ensino para ministrar cursos de LIBRAS e BRAILLE.
2004 - Atual
PLASCALPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações:
Representante comercial de produtos médicos hospitalares
2006 - Atual
Johnson & Johnson Medical BrasilVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações:
Representante comercial dos produtos médicos hospitalares
2010 - 2012
Ministério da SaúdeVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Multiplicador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Capacitação e Abordagem as Dst/AIDS e Hepatite Virais: Teste e Aconselhamento para profissionais da Saúde Indígena no Alto Solimões. Sobe a supervisão da Coordenação DST/AIDS do Estado do Amazonas
2017 - Atual
Liberty Cursos e TreinamentosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultor e pedagogo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jessé Davi Cavalcante Bessa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?