Marcos Flávio Saraiva Rodrigues

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1991) e especialização em Gestão e Estratégia Emresarial pela Universidade Estadual do Ceará(2001). Atualmente é Gerente TI da Nolem Com Imp e Exp S/A e Professor DNS II da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão e Estratégia Emresarial

2000 - 2001

Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Processamento de Dados

1987 - 1991

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Formação complementar

2006 - 2006

ITIL Foundation. (Carga horária: 20h). , IT Partners Assessoria e Consu.

2004 - 2004

Implementação Estratégica de Projetos de TI. (Carga horária: 32h). , Lanlink.

1999 - 1999

Análise e projeto orientado ao objeto com UML. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará.

1998 - 1999

Consultoria. (Carga horária: 176h). , Bolsa de Valores Regional.

1998 - 1998

redes de computadores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará.

1997 - 1997

Administering Microsoft Windows NT 4.0. (Carga horária: 40h). , Microsoft Corporation.

1990 - 1990

Extensão universitária em Formação de programalistas para equipamentos Unisy. (Carga horária: 332h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1980 - 1983

Inglês. (Carga horária: 400h). , Instituto Brasil - Estados Unidos no Ceará.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: GERÊNCIA TI.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Participação em eventos

Tecnologias da Informação Aplicadas à Gestão Empresarial.Tecnologias da Informação Aplicadas à Gestão Empresarial. 2001. (Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Nolem Com Imp e Exp S/A. , Rodovia BR 304 S/N, Abolição III, 59616-280 - Mossoro, RN - Brasil, Telefone: (84) 33154025, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Potiguar

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor DNS II, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrar aulas no processo letivo

2003 - Atual

Nolem Com Imp e Exp S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente TI

Outras informações:
Gerência de projetos de TI; Gerência de equipe técnica composta por perfis multidisciplinares (12 pessoas); Gerencia de contratos e relacionamento com terceiros (fornecedores de SW, HW e serviços); Gerência das condições adequadas para operação e manutenção dos sistemas e infra-estrutura de TI; Definição de políticas e normas para utilização dos recursos de TI; Suportar a Diretoria na elaboração e acompanhamento dos orçamentos de investimentos e despesas da área; Garantir a qualidade dos serviços ao menor custo possível; Planejamento da área de Tecnologia Informação da empresa; Análise das necessidades de infra-estrutura, sistemas e recursos humanos, levando em consideração as necessidades dos usuários e negócios Gerência de todo hardware da empresa (200 micro-computadores); Gerência do sistema de gestão administrativa ERP (Microsiga) e Oracle; Definição e controle de metas de projetos de informática junto à diretoria; Linux, Windows 2003, Oracle

1996 - 2001

Consiga - Consultoria em Sistemas de Informações Gerenciais Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Suporte

Outras informações:
Gerente de Atendimento e Relacionamento Definição e Implementação do Planejamento Estratégico; Gerência da área de operações com enfoque no Resultado Financeiro; Gerenciamento de equipe com 15 pessoas; Prospecção e avaliação de clientes; Análise e aprovação de proposta de Serviços e Produtos; Acompanhamento de pós-venda; Conhecimento em segmentos de Distribuição, Comércio e Indústria; Análise de Custos / Despesas / Receitas administrativas. Coordenador de Projetos Análise de Processos Administrativos; Análise de O & M; Implantação e coordenação de Sistemas de Gestão Empresarial; Gerência de Projetos de Implantação.

1992 - 1996

Ceará Motor S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador

Outras informações:
Gerência do Parque de Informática do Grupo Palácio de Queiroz; Gerência de Projeto de Sistemas desenvolvidos em ZIM , Clipper, Cobol e Access; Administrador Banco de Dados ZIM / UNIX;

1992 - 1992

Tecdiesel Com e Ind. de Equip Eletro-mecanicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Pleno

Outras informações:
Análise de Sistemas e programação em COBOL; Análise de sistemas de Estoque, Faturamento e Produção.

1991 - 1991

Parks Administração e Participações Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: programador

Outras informações:
Análise e Desenvolvimento de sistemas em PROGRESS; Coordenador da Equipe de Programação. Administração do Banco de Dados Relacional Progress Edisa V4

1988 - 1989

Riomaq Maq Equip Agricolas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: aux escritorio

1988 - 1988

COMPANHIA ZAFFARI INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: digitador

1985 - 1987

Banco do Nordeste do Brasil S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar de serviços