Alessandro Gomes

Graduação em Licenciatura em Música, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004), Pedagogia na Faculdades de Pinhais (2010), Especialização em Metodologia de Ensino da Arte - FACINTER (2010), Mestrado em Música na UDESC (2020). Atua principalmente nos seguintes temas: Música, instrumentos musicais, regência, direção musical, educação musical, construção de instrumentos alternativos, métodos coletivos de ensino de música, bandas musicais de concerto e sinfônicas, projeto social, projetos educacionais, pedagogia da música, Orquestra. Como professor de música, lecionou em diversas instituições dentre as quais: Conservatório de MPB de Curitiba, CIESC Santa Terezinha, SESC da Esquina, Colégio Dom Orione. Algumas ações desenvolvidas pelo professor: Na Secretaria de Cultura e Esporte de Piraquara - projeto Hinos Oficiais; Secretaria de Educação de Piraquara - Projetos: Uma Banda em Cada Escola e Fortalecimento das Bases de Apoio Familiares e Comunitárias nas Escolas; Em 2005 ingressou na equipe da Secretaria do Bem Estar Social de Quatro Barras como Diretor do Departamento de Assistência Social e Relações com a Comunidade, onde implantou a Banda Musical dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e atuou como regente do Coro do Programa ?Estar de Bem com a Terceira Idade?; Em 2007/2008 como maestro, implantou o Projeto Orquestra Comunitária de Cordas Brasileiras em Quatro Barras, que atendeu a comunidade com aulas de música gratuitas nos bairros; Em 2009, implantação das aulas de música dentro do currículo escolar de 1 a 4 série, no colégio Dom Orione ? Quatro Barras; Em 2010/2013 dirigiu a Banda de Coreto do Instituto Mirtilo Trombini - Morretes, de 2013 a 2015 Maestro Regente da Banda Marcial Atílio Zeni - Piraquara. Desde 2007 é professor de Música na Secretaria de Educação do Paraná ? SEED onde desenvolveu atividades de complementação curricular nos projetos: Viva Escola, Mais Educação, Escola de Rede e Caravana da Poesia. Lecionou no Centro Estadual de Arte Guido Viaro onde trabalhou na capacitação de professores da Rede, e formação de Docentes, principais cursos ministrados na instituição: Bandas e Fanfarras, A Orquestra, Música na Educação, Regência, Música e Tecnologia, prática instrumental e Arte Robótica. Atualmente é Maestro e Professor da Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Profartes

2018 - 2020

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: ESTRATÉGIAS DE ENSAIOS DE BANDAS E FANFARRAS ESCOLARES, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: SÉRGIO LUIZ FERREIRA DE FIGUEIREDO

Especialização interrompida em 2012 em Educação Especial e Educação Inclusiva

2010 - Atual

Centro Universitário Internacional
Ano de interrupção: 2012

Especialização em Metodologia do Ensino da Arte

2008 - 2010

Centro Universitário Internacional
Título: Um estudo sobre a Banda Musical dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
Orientador: Isis Moura

Graduação em andamento em Composição e Regência

2006 - Atual

Escola de Música e Belas Artes

Graduação em Pedagogia

2009 - 2010

Faculdades De Pinhais
Título: Recursos Tecnológicos para a Construção de uma Pedagogia Digital: Relato de Experiência
Orientador: Cíntia de Fátima Manfredini

Graduação em Licenciatura em Música

1999 - 2004

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: Conhecendo Mùsica Através do Violão
Orientador: Profª Jovita Nascimento Malachini

Formação complementar

2021 - 2022

Extensão universitária em Curso Regência do Projeto Vale Música. (Carga horária: 200h). , ASSOCIACAO CENTRO CULTURAL VALE MARANHAO, ACCVM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

GOMES, A. . VI - Encontro de Bandas do CIESC - 10 anos da Banda Musical Santa Teresinha Curitiba -PR. 2007. (Festival).

Participação em eventos

As necessiades da Escola a partir de seus limites e avanços.Limites e Avanços da Escola Pública. 2010. (Outra).

Festival de Inverno de Curitiba - Conceitos básicos de Curta-metragem. 2010. (Outra).

Oficina d Música de Curitiba - Produção de audio e músicas para mídias. 2010. (Outra).

7 Concresso sobre Avaliação na Educação. 2009. (Congresso).

Arte Contemporânea. 2009. (Oficina).

Disseminação da política curricular e de gestão escolar da SEED/PR.Gestão Escolar. 2009. (Outra).

Estudos para concepção de Currículo e Organização da Prática Pedagógica.Currículo. 2009. (Outra).

Estudos sobre a discussão dos processos de ensino -aprendizagem.Ensino - aprendizagem. 2009. (Outra).

Gênero e Diversidade na Escola. 2009. (Outra).

Musicalização uma nova visão pedagógica.Música na Escola. 2009. (Oficina).

Oficina de Música de Curitiba - Fandango Paranaense. 2009. (Oficina).

Prevenção do uso de drogas. 2009. (Outra).

Estudos para Organização e elaboração do plano de ação na Escola.Plano de Ação na Escola. 2008. (Outra).

A organização escolar e o plano de trabalho docente.Plano de trabalho docente. 2007. (Outra).

Capacitação Pastoral do Menor do Programa Liberdade assistida 8h Quatro Barras - PR. 2006. (Outra).

Circulo Paranaense 8 jeitos de mudar o mundo - Piraquara - PR. 2006. (Encontro).

Programa Estadual de aprendizagem para o adolescente em conflito com a lei - IASP Curitiba -PR. 2006. (Encontro).

XIX Encontro Estadual de Magistrados e Promotores de justiça da infância e familía. 2006. (Seminário).

- Encontro Estadual sobre medidas sócio-educativas em meio aberto Curitiba-PR. 2005. (Encontro).

- Escola Particpativa construindo segurança 106 hs- Cidadania e direitos Humanos-Quatro Barras/Pr. 2005. (Outra).

I Festival dos Mananciais Identidade e Cultura local.Música e Sociedade. 2005. (Outra).

IV Seminário Internacional de Família e Educação - Curitiba - Pr. 2005. (Seminário).

- Regência de Orquestra - XVIII Oficina de Música de Curitiba - Osvaldo Ferreira - Portugal. 2005. (Oficina).

VI Conferência Municipal da Assistência Social - Quatro Barras - PR. 2005. (Outra).

VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).

VIII Encontro Regional da ABEM - Educação Musical e Diversidade - Pelotas - RS. 2005. (Congresso).

XVIII Encontro Estadual de Magistrados e Promotores de justiça da infância e familía do Estado do Paraná - Curitiba -PR. 2005. (Encontro).

- O despertar musical na escola - Brasil telecom - Rosy Greca. 2004. (Outra).

- Painel funarte de bandas de Música - Regência de Banda- Josué Campos- Morretes/PR. 2004. (Outra).

- VII encontro da ABEM ( associação brasileira de educação musical) Região Sul. 2004. (Encontro).

-Manutenção de instrumentos de sopro - Oficina de Música de Curitiba - Markus Amgwerd-USA. 2003. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • GOMES, A. ; BESEN, Carlos Leonardo M. P. ; ANDRADE, Israel ; SILVA JUNIOR, Jonas da ; SANTOS, Sandro Roberto dos . IMPACTOS NA ATUACAO DE EGRESSOS (AS) DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES PROFARTES (2014 E 2016). In: IX ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSAO DO GRUPO MUSICA E EDUCACAO - MusE, 2019, Florianópolis. Anais 9o Encontro de Pesquisa e Extensao do Grupo Musica e Educacao ? MusE: O ensino de Musica na Educacao Basica. florianópolis: udesc, 2019. v. 1.

  • GOMES, A. . A aplicabilidade do método Da Capo segundo Swanwick. In: III Multifeira - CIESC - Centro Integrado de Educação Sagrado Coração, 2005, Curitiba. III Multifeira - CIESC - Centro Integrado de Educação Sagrado Coração ( 3.;2005:Curitiba, PR) Anais da 3. Multifeira: Conhecimento promovendo paz e solidariedade. Curitiba: EDIESC, 2005. Curitiba, PR: EDIESC, 2005. v. 3. p. 13-15.

  • GOMES, A. . A Banda Musical Dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. In: XIV Encontro Anual da ABEM ( Associação Brasileira de Eduacação Musical ), 2005, Belo Horizonte. XIV Encontro Anual da ABEM, 2005.

  • GOMES, A. . A Banda Musical dentro do Programa de Erradicação Infantil - PETI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

GOMES, A. . Musicalização uma nova visão pedagógica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, A. . Escola de Rede. 2009.

GOMES, A. . Mig e Meg - Um presente pra mamãe. 2001.

GOMES, A. . Cd Mig e Meg - Semana do Amigo. 2000.

GOMES, A. . Cd MIg e Meg - Cadê o Campeão. 1998.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Escola de Rede ( www.escoladerede.com.br), Descrição: ESCOLA DE REDE é uma ferramenta tecnológica criada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública do Estado do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandro Gomes - Coordenador.

Prêmios

2007

Nomeação para exercer o cargo de Professor, área de atuação Educação Básica, Nível I, Classe I, Código PNI-1 do Quadro Próprio do Magistério, Disciplina Educação Artística, Governo do Estado do Paraná.

2007

3° lugar Banda Musical Sinfônica - Infanto Juvenil - CIESC, XVI Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras Telêmaco Borba - PR.

2007

1 lugar Banda Musical de Concerto - Infantil II_ PETI, IX Confaban - Concuso de Bandas e Fanfarras São Mateus do Sul - PR.

2006

1° lugar Banda Musical de Concerto - Infantil II_ PETI, XVI Cinfaban - ( Concuso Interestadual de Bandas e Fanfarras) II Concurso Cidade Porto União - SC.

2006

2° lugar Banda Musical Sinfônica - Infantil II_ PETI, XV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras e I Copa Enviro-chemie Santa Fé - PR.

2005

1° lugar Banda musical de Concerto - infantil - Banda do PETI, XIX Campeonato de Bandas e Fanfarras da Cidade de Gaspar-SC.

2005

1° lugar Banda Musical de Concerto - infantil - Banda CIESC Santa Terezinha, I Concurso e 5° Festival de Bandas e Fanfarras Amigos de Indaial - SC.

2005

1° lugar Banda Musical de Concerto - Infantil _ PETI e CIESC, XIV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras e II concurso cidade de Rondon PR.

2005

1° lugar Banda Musical Sinfônica - Infantil _ PETI, XIII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras Brasilia - DF.

2005

Prêmio - Banda do PETI - Revelação do ano, Melhores do Paraná em 2005 Jornal Diário Popular.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. , Rua Francisco Mota Machado - até 1054/1055, Capão da Imbuia, 82800230 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32673597

Experiência profissional

2012 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor da disciplina de Robótica

2010 - Atual

Instituto Mirtillo Trombini

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Maestro, Carga horária: 8

2008 - 2010

Colégio Dom Orione

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 20

2007 - Atual

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Educação Artítica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação Educação Básica - Núcleo Regional da Educação da Área Metropolitana Norte

Atividades

  • 02/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes

  • 02/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes

2005 - 2008

CIESC - Centro Integrado de Educação Sagrado Coração - Santa Teresinha

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor da Banda (sinfônica), Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2005

    Serviços técnicos especializados , CIESC - Centro Integrado de Educação Sagrado Coração - Santa Teresinha.,Serviço realizado, Aulas de instrumentos de sopro, cordas e percussão para formação de músicos de Banda Musical.

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Maestro Regente, Carga horária: 40

Outras informações:
Decreto 162/2006

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento de Assistência Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Diretor do Departamento de Assistência Social e Relações com a Comunidade Portaria n 137/2005 ; Decreto n161/2006 exoneração e 162 renomeação para o cargo de Maestro Regente

Atividades

  • 04/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municiapal de Bem Estar Social - SMBES.,Serviço realizado, Regência da Banda sinfônica.

  • 02/2005 - 04/2006

    Direção e administração, Secretaria Municiapal de Bem Estar Social - SMBES.,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Assistência Social e Relações com a Comunidade.