Daniel Silveira da Silva
MBA Executivo em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar (2021),Mestre em Ambiente Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIVATES(2015), especialista em Atenção Multidisciplinar em Oncologia pelo Centro Universitário Univates (2010), graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Univates (2008).
Atualmente é enfermeiro do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, ocupando o cargo de Chefe da Unidade de Hematologia e Oncologia. Anteriormente foi Responsável Técnico da UPA de Lajeado, Coordenador da Qualidade no Centro Regional de Oncologia (CRON), além de docente do curso Técnico em Enfermagem do CEAT, onde ministrou dosciplinas de Saúde Mental, Cirúrgica, Educação para o Auto-cuidado, Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, entre outras. Trabalhou por 8 anos no Hospital Bruno Born de Lajeado em diferentes unidades: emergência, clínica, cirúrgica, mental e 6 anos na Quimioterapia.
Experiência de um ano em atendimento pré-hospitalar no Resgate da UNIVIAS.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento
2013 - 2015
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: Pomada à base de seiva de Croton lechleri como auxiliar no tratamento de úlceras em membros inferiores de pessoas com diabetes cadastradas no SIAB, Lajeado-RS,Ano de Obtenção: 2015
Claudete Rempel.Coorientador: Márcia Inês Goettert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: atenção primária à saúde; ferimentos e lesões; pé diabético; Croton.
Especialização em andamento em MBA Executivo em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar
2017 - Atual
Especialização em Atenção Multidisciplinar em Oncologia
2009 - 2010
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: Equipe Multidisciplinar em Oncologia: dificuldades laborais na práxis
Orientador: Giselda Veronice Hahn
Graduação em Enfermagem
2003 - 2008
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: Brasil X Portugal: recursos utilizados no cuidado a úlcera venosa e outras feridas
Orientador: Giselda Veronice Hahn
Formação complementar
2019 - 2019
Regional do processo de doação de órgãos. (Carga horária: 4h). , Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
2019 - 2019
Comunicação em situações críticas. (Carga horária: 8h). , Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
2018 - 2018
MQ 101: Fundamentos do Desenvolvimento. , Institute for Healthcare Improvement, IHI, Estados Unidos.
2018 - 2018
Técnicas sustentáveis na limpeza e higienização profissional. (Carga horária: 4h). , Spartan, SPA, Brasil.
2018 - 2018
MQ 101: Fundamentos do Desenvolvimento. , Institute for Healthcare Improvement, IHI, Estados Unidos.
2017 - 2017
Curso de Formação de Auditores Internos em Saúde. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, IBES, Brasil.
2017 - 2017
Ferramentas de Gestão da Qualidade para Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Organização Nacional de Acreditação - Associação, ONA, Brasil.
2016 - 2016
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. (Carga horária: 8h). , Federação das Santas Casas do RS, FSCRS, Brasil.
2016 - 2016
Comissão de Prevenção de Acidentes - CIPA. (Carga horária: 20h). , Unimed, UNIMED, Brasil.
2014 - 2014
Good Clinical Practice (GCP) International. , WHITEHALL TRAINING, WT, Grã-Bretanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Francês Básico III. (Carga horária: 60h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Desbridamento. (Carga horária: 8h). , Hospital Bruno Born, HBB, Brasil.
2013 - 2013
Boas Práticas Clínicas (ICH/GCP). (Carga horária: 4h). , Hospital Bruno Born, HBB, Brasil.
2012 - 2012
Proficiência em língua estrangeira nível - Inglês. , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2012 - 2012
Instrutor Máster. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil, CTILSB, Brasil.
2010 - 2012
Proficiency Conversation Series. (Carga horária: 200h). , Wizard Lajeado, WIZARD, Brasil.
2010 - 2010
X Curso de Oncologia para Enfermagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Corporativa Mãe de Deus, UCMD, Brasil.
2010 - 2010
Quimioterapia: atualizando o saber e o fazer do. , Programa de aprimoramento profissional - Proficiência, PROFICIENCIA, Brasil.
2009 - 2009
ACLS-Advanced Cardiac Life Support. , Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas, CTSEM, Brasil.
2009 - 2009
Técnicas de Resgate e Salvamento Avançado. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil, CTILSB, Brasil.
2009 - 2009
Instrutor Máster. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil, CTILSB, Brasil.
2008 - 2008
Arritmias. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2008 - 2008
Ventilação Mecânica Invasiva e Não-invasiva. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para Detecção em Hanseníase. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, SES/RS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Espanhol Nível Básico I. (Carga horária: 50h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2006 - 2006
Treinamento de Parada Cardiorespiratória Infantil. (Carga horária: 2h). , Hospital Bruno Born, HBB, Brasil.
2006 - 2006
Treinamento de Parada Cardiorespiratória. (Carga horária: 2h). , Hospital Bruno Born, HBB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Enfermagem no Controle e Prevenção da Infecção Hos. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Linux Básico. (Carga horária: 7h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
SILVA, D. S. . Curso de Desbridamento do Hospital Bruno Born. 2013. (Outro).
Participação em eventos
A DOAÇÃO E O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS: PERSPECTIVAS PARA O HU/UFSC. 2019. (Outra).
AVANÇOS E DESAFIOS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO. 2019. (Outra).
GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO. 2019. (Outra).
I Jornada de Urgências e Emergências Oncológicas. 2019. (Outra).
PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO EM SUAS ESPECIFICIDADES. 2019. (Outra).
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS. 2019. (Outra).
USO DE BOMBA DE INFUSÃO CONTÍNUA. 2019. (Oficina).
Workshop Segurança do Paciente: Aprendendo com os erros. 2019. (Outra).
Fórum do Conhecimento UNIMED. 2018. (Outra).
VIII Simpósio de Medicina Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. 2017. (Simpósio).
2° Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. 2016. (Seminário).
3 Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus. 2016. (Congresso).
Como se tornar uma organização acreditada. 2016. (Outra).
Gestão de Pessoas. 2016. (Outra).
Segurança em Equipamentos. 2016. (Outra).
VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia. 2016. (Congresso).
Semana de Enfermagem do HSJ. 2015. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas. 2015. (Congresso).
II Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Centro Universitário Univates. 2014. (Simpósio).
II Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Centro Universitário Univates.Utilização de pomada à base de seiva de Croton lechleri como auxiliar no tratamento de úlceras em membros inferiores de pessoas com diabetes cadastradas no SIAB, Lajeado/RS. 2014. (Simpósio).
II Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Centro Universitário Univates.Perfil das pessoas com diabetes mellitus, com 15 anos ou mais, cadastradas no SIAB do município de Lajeado/RS. 2014. (Simpósio).
I Simpósio Sul-Americano em condutas nas lesões de difícil cicatrização e I Seminário Brasileiro de enfermagem em oxigenioterapia hiperbárica. 2014. (Simpósio).
IV Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente - IVSISA, X Semana Interdisciplinar em Saúde e III Seminário de Educação Permanente em Saúde. 2014. (Simpósio).
Oficina de aperfeiçoamento da escrita acadêmica. 2014. (Oficina).
XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES - XVI MEEP.Tratamento com seiva de Croton lechleri de úlceras em diabéticos cadastrados no SIAB, Lajeado-RS. 2014. (Outra).
1 Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus. 2013. (Congresso).
5ª Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born. 2013. (Outra).
Aula inaugural do Mestrado em Ensino. 2013. (Outra).
III Mostra de Trabalhos do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD. 2013. (Outra).
I Simpósio de Estomaterapia do Hospital Moinhos de Vento: Prevenindo Úlcera por Pressão. 2013. (Simpósio).
Palestra: Biogás - princípios e biotecnologia. 2013. (Outra).
Seminário de Capacitação sobre o Sistema de Informação da Atenção Básica. 2013. (Seminário).
4ª Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born. 2012. (Outra).
V Simpósio de Tratamento Avançado de Feridas. 2012. (Simpósio).
3ª Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born. 2011. (Outra).
Como escrever e publicar artigos científicos na 31ª Semana Científica do HCPA. 2011. (Seminário).
Considerações sobre a adesão do paciente a proposta terapêutica na 31ª Semana Científica do HCPA. 2011. (Seminário).
Doutorado acadêmico é um modelo válido? na 31ª Semana Científica do HCPA. 2011. (Seminário).
Jornada de Cirurgia Oncológica do Hospital Santa Rita. 2011. (Outra).
O papel da revisão sistemática e metanálise no desenvolvimento do conhecimento científico 31ª Semana Científica do HCPA. 2011. (Seminário).
2ª Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born. 2010. (Outra).
GIST e TNE em foco - Abordagem Multidisciplinar. 2010. (Outra).
Palestra: Atenção multidisciplinar ao paciente com Câncer - Ênfase em cuidados paliativos. 2010. (Outra).
1ª Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born. 2009. (Outra).
Simpósio sobre Terapias Inovadoras. 2009. (Simpósio).
1° Fórum de Atendimento em Saúde. 2008. (Outra).
60° Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. Brasil X Portugal: recursos utilizados no cuidado a úlcera venosa e outras feridas. 2008. (Congresso).
II Jornada de Enfermagem em Terapia Intensiva. 2008. (Outra).
1° Fórum de Nefrologia do Vale do Alto Taquari. 2007. (Outra).
I Simpósio sobre os Cuidados Multiprofissionais em Oncologia. 2007. (Simpósio).
6° Congresso CERCILEI (Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria). 2006. (Congresso).
II Jornada Multidisciplinar do Hospital São Sebastião Mártir, X Jornada de Enfermagem, III Jornada de Nutrição, II Jornada de Farmácia. 2006. (Outra).
IV Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem. 2006. (Simpósio).
VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES (MEEP), IV Salão de Iniciação Científica da UNIVATES (SIC). 2006. (Outra).
II Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos. 2005. (Encontro).
3ª Conferência Municipal de Saúde. 2003. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, D. S.; HAHN, G. V.; LOHMANN, P. M.. Acolhimento em ambulatório de oncologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SILVA, D. S.; HAHN, G. V.; LOHMANN, P. M.. Apoio Social ao Doente Oncológico com base na Escala do Medical Outcomes Study. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SILVA, D. S.REMPEL, C.; POZZATO, J. B.. Características da Hemocromatose: uma revisão narrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Produções bibliográficas
-
SILVA, D. S. ; REMPEL, C. ; MARMITT, D. J. ; POMBO, C. N. F. ; GOETTERT, M. I. . Utilização de pomada à base de seiva de Croton lechleri Müll. Arg. No tratamento de úlceras em membros inferiores de pessoas com diabetes ? estudo piloto. CADERNOS UNIFOA (ONLINE) , v. 14, p. 139-150, 2019.
-
WAHLBRINK, D. ; MORESCHI, C. ; POMBO, C. N. F. ; SILVA, D. S. ; DIETRICH, F. . Perfil de pessoas com Hemocromatose atendidas em um Centro Hemoterápico do Vale do Taquari/RS, de 2008 a 2012. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 13, p. 189-198, 2017.
-
MORESCHI, CLAUDETE ; REMPEL, CLAUDETE ; CARRENO, IONÁ ; SILVEIRA DA SILVA, DANIEL ; NERI FERNÁNDEZ POMBO, CARMEN ; REYES LUNA CANO, MARÍA . Prevalência e perfil das pessoas com diabetes cadastradas no sistema de Informação Da Atenção Básica (SIAB). REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 28, p. 184-190, 2015.
-
SILVA, D. S. ; MARKUS, E. ; BICA, J. B. ; KLUNK, L. ; GIASSON, M. M. ; ROTHER, R. L. ; SANTOS, V. ; REMPEL, C. ; FERLA, N. J. . Abundância e riqueza de pteridófitas terrícolas em áreas de borda e interior no Jardim Botânico de Lajeado, RS. Destaques Acadêmicos , v. 5, p. 147-158, 2013.
-
SILVA, D. S. ; HAHN, G. V. . Cuidados com Úlceras Venosas: realidade do Brasil e Portugal. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 2, p. 330-338, 2012.
-
SILVA, D. S. ; HAHN, G. V. . PROCESSO DE TRABALHO EM ONCOLOGIA E A EQUIPE MULDISCIPLINAR. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online) , v. 9, p. 125-137, 2012.
-
POMBO, C. N. F. ; REMPEL, C. ; CANO, M. R. L. ; MORESCHI, C. ; CARRENO, I. ; SILVA, D. S. . Perfil das pessoas com Diabetes Mellitus de Lajeado/RS, com 15 anos ou mais, cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica, no período de 2011 a 2013. In: 5 Congresso ALGEDM - Associação Luso-Galaíca de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, 2015, Porto. Livro de resumos. Porto: ALGEDM, 2015. v. 5. p. CO2-CO2.
-
SILVA, D. S. ; REMPEL, C. ; GOETTERT, M. I. ; DIETRICH, F. . Utilização de pomada à base de seiva de Croton lechleri como auxiliar no tratamento de úlceras em membros inferiores de pessoas com diabetes. In: 5 Congresso ALGEDM - Associação Luso-Galaíca de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, 2015, Porto. Livro de resumos. Porto: ALGEDM, 2015. v. 5. p. P5-P5.
-
MORESCHI, C. ; REMPEL, C. ; CARRENO, I. ; SILVA, D. S. ; POMBO, C. N. F. . PERFIL DOS DIABETICOS DE LAJEADO/RS CADASTRADOS NO SIAB DE 2011 A 2013. In: Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MEEP), 2014, Lajeado. Anais da XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa.. Lajeado: Ed. da Univates, 2014. v. 16. p. 321-321.
-
SILVA, D. S. ; MARKUS, E. ; KLUNK, L. ; FERLA, N. J. ; REMPEL, C. . Abundância e a riqueza de pteridófitas terrícolas em duas áreas de borda no Jardim Botânico de Lajeado, RS. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MEEP, 2013, Lajeado. Anais da XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado: Ed. da Univates, 2013. p. 25-25.
-
SILVA, D. S. ; ZEN, J. M. ; KONZE, J. C. . Impacto socioeconômico e ambiental na implantação e declínio de uma fábrica de celulose em um município da serra gaúcha. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MEEP, 2013, Lajeado. Anais da XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado: Ed. da Univates. p. 187-187.
-
HAHN, G. V. ; SILVA, D. S. . Brasil X Portugal: recursos utilizados no cuidado a úlcera venosa e outras feridas. In: 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2008, Belo Horizonte. Espaços de Cuidado, Espaços de Poder: enfermagem e cidadania, 2008.
-
SILVA, D. S. . Cuidados com pacientes oncológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
POMBO, C. N. F. ; REMPEL, C. ; CANO, M. R. L. ; MORESCHI, C. ; CARRENO, I. ; SILVA, D. S. . 5 Congresso ALGEDM - Associação Luso-Galaíca de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, D. S. ; REMPEL, C. ; GOETTERT, M. I. . Tratamento com seiva de Croton lechleri de úlceras em diabéticos cadastrados no SIAB, Lajeado-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, D. S. ; MARKUS, E. ; KLUNK, L. ; REMPEL, C. ; FERLA, N. J. . Abundância e a riqueza de pteridófitas terrícolas em duas áreas de borda no Jardim Botânico de Lajeado, RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, D. S. ; ZEN, J. M. ; KONZE, J. C. . Impacto socioeconômico e ambiental na implantação e declínio de uma fábrica de celulose em um município da serra gaúcha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, D. S. . Prevenção ao Câncer: Saúde do Homem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, D. S. . Prevenção ao Câncer: Saúde da Mulher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, D. S. . Prevenção ao câncer: Saúde do homem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HAHN, G. V. ; SILVA, D. S. . Equipe Multidisciplinar em Oncologia: dificuldades laborais na práxis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, D. S. . Enfermeiro no protocolo Cephalon de Tratamento para Linfoma Não-Hodgkin. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III em Tratamento do Adenocarcinoma Gástrico ou da Junção Gastroesofágica metastática. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III em Pacientes com Câncer de Próstata Metastático resistente a Castração e que nunca receberam Quimioterapia. Multicêntrico. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III em Pacientes com Câncer de Próstata Metastático resistente a castração que tenha progredido durante ou após terapia baseada em Docetaxel. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III de Não-Inferioridade Comparando duas Preparações de Filgrastima na Prevenção de Neutropenia Induzida por Quimioterapia em Câncer de Mama. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III Placebo-controlado, Duplo-cego, Multicêntrico, Randomizado, comparativo para Pacientes com Adenocarcinoma Gástrico Metastático, Refratário ou Progressivo Após Terapia de Primeira Linha com Platina e Fluoropirimidina. 2011.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III em Tratamento de pacientes com câncer de pulmão NSCLC. 2010.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase III em Tratamento de pacientes com câncer de pulmão NSCLC. 2010.
SILVA, D. S. . Enfermeiro em Estudo Fase II em Tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas (NSCLC), não-escamosas e localmente avançado. 2010.
SILVA, D. S. . Oficina de Curativos e Feridas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, D. S. . Primeiros Socorros-Brigada de incêndio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, D. S. . Manuseio com Drenos de Tórax. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Análise da situação de saúde da população cadastrada no SIAB e acompanhamento da implantação do e-SUS., Descrição: Em 2013, o grupo de pesquisa analisou as condições de saúde da população cadastrada no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de 2011 e 2012, mostrando que há informações relevantes a ser aprofundadas referentes à condição e situação de saúde da população de Lajeado. No ano de 2014, está ocorrendo à continuidade deste estudo, abrangendo o ano de 2013 na análise da saúde desta população. O objetivo geral é analisar a situação de saúde da população cadastrada no SIAB e acompanhar a implantação do e-SUS no município de Lajeado/RS Brasil; os objetivos específicos são: comparar o perfil sociodemográfico e sanitário da população cadastrada pela ficha A no SIAB, entre os anos de 2011 a 2013; estimar a prevalência das principais morbidades e avaliar os fatores associados; avaliar a evolução das feridas dos indivíduos com Diabetes Melittus, conforme cadastro na ficha B-DIA, tratados com a planta medicinal Croton lechleri; analisar as condições da saúde materna e da saúde da criança e avaliar os fatores associados; conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde e dos usuários sobre a visita domiciliar e o preenchimento do SIAB; e, analisar a distribuição espacial da prevalência das principais doenças encontradas nas nove áreas de Lajeado, entre os anos de 2011 e 2013. Este projeto de pesquisa busca a integração entre pesquisa-extensão-ensino, desta forma há dois objetivos específicos, que são: promover curso de capacitação sobre epidemiologia e bioestatística para os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal, docentes e discentes da IES; e, promover cursos de capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, docentes e discentes da IES conjuntamente com os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal sobre o sistema de informação em saúde e-SUS. Este estudo integra a área da epidemiologia, é do tipo descritivo-exploratório, transversal, retrospectivo, com abordagem quali-quantitativa. A área delimitada deste estudo é o município de Lajeado. Será calculado o tamanho de amostra de usuários conforme prevalência de hipertensão, adotando nível de confiança de 95% (via WinPepi- 10.7). Adotando a maior estimativa, mais 10% para inconsistência e 5% para prováveis perdas. Inicialmente será organizado um banco de dados na planilha do Excel, onde serão depositadas as informações. Após esta etapa, o banco de dados será exportado para o programa software SPSS versão 22.0 onde serão realizados correlações e testes estatísticos paramétricos (teste t de Student e ANOVA e não paramétricos (teste do qui-quadrado (x ) e Kruskal-Wallis), expressos como a média e erro padrão da média. Para todos os testes será adotado um nível de significância (p 0,05). Para conhecer a percepção dos agentes comunitários de saúde (ACS) sobre o SIAB e e-SUS será realizada entrevista com 27 ACS, escolhidos aleatoriamente, três de cada uma das nove áreas. Em relação aos usuários, igualmente, serão escolhidos aleatoriamente três de cada área, totalizando 27 usuários, ou conforme saturação de dados em ambos os casos. Para avaliar as feridas (úlceras crônicas em membro inferior) de diabéticos, a amostra será aleatória, composta por doze usuários diabéticos cadastrados no SIAB, acima de 50 anos de idade e com ferida há mais de três meses. Seis usuários deverão ter a ferida sem resposta ao tratamento convencional, mas irão mantê-lo na rede básica de saúde e outros seis usuários utilizarão a pomada com seiva de Croton lechleri. Para realização da distribuição espacial da prevalência das morbidades do município de Lajeado, será utilizado o mapa da cidade com a divisão geográfica das áreas (bairros). Para construção desses mapas será utilizado o programa CorelDraw X3", versão 13.0.0.576 ano 2005. Este projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Univates.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Silveira da Silva - Integrante / Claudete Rempel - Integrante / Ioná Carreno - Coordenador / Mônica Maria Celestina de Oliveira - Integrante / Claudete Moreschi - Integrante / Eduardo Périco - Integrante / Glademir Schwingel - Integrante / Ana Lúcia de Lourenzi Bonilha - Integrante / Daniel Granada da Silva Ferreira - Integrante / Heloisa Cristina Damin - Integrante / Francieli Mattei - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Remuneração.
-
2013 - 2014
Análise da epidemiologia genética, da situação de saúde da população cadastrada no Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB) e avaliação da Atenção Primária à Saúde pela percepção dos profissionais da saúde de Lajeado/RS Brasil., Descrição: Descrição: A análise da situação de saúde da população encontra espaço privilegiado na epidemiologia, pois esta ciência busca conhecer o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisar a sua distribuição, os fatores determinantes e os eventos associados à saúde coletiva. O projeto de pesquisa se propõe a realizar uma análise da situação de saúde da população residente cadastrada no SIAB do município de Lajeado/RS, de agosto de 2011 a julho de 2012. O estudo, também, irá Será realizado a avaliação da Atenção Primária à Saúde por meio do instrumento PCATool, permitindo mensurar a presença e extensão dos atributos essenciais e derivados desta. Identificará aspectos de estrutura e processo de cuidados que necessitam reafirmação ou reformulação. Auxiliando no esclarecimento dos desafios que devem ser alvo de esforços continuados por gestores públicos e comunidade em relação ao fortalecimento e consolidação da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Silveira da Silva - Coordenador / Claudete Rempel - Integrante / Julia Marmitt Zen - Integrante / Ioná Carreno - Integrante / Raul Roberto Stoll - Integrante / Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen - Integrante / Jairo Luís Hoerlle - Integrante / Adriana Pozzobon - Integrante / Eduardo Sehnem - Integrante / Mônica Maria Celestina de Oliveira - Integrante / Verônica Contini - Integrante / Luis Fernando Kehl - Integrante / Edgar caldeira Reis - Integrante / Bruna Marina - Integrante / DEISE JULIANA BECKEL HENDGES - Integrante / Claudete Moreschi - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Regional de Oncologia. , Rua Geraldo Pereira, 405, Alto da Bronze, 95900000 - Estrela, RS - Brasil, Telefone: (51) 37205018, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
EnsegVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Socorrista resgatista, Carga horária: 40
2008 - 2016
Hospital Bruno BornVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Bruno Born.,Cargo ou função, Membro do Comitê Transfusional.
-
07/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Hospital Bruno Born.,Linhas de pesquisa
-
02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Bruno Born.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele do Hospital Bruno Born.
-
01/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Bruno Born.,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Discussão de casos do Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born.
2010 - 2010
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio do curso Técnico em Enf
Atividades
-
04/2016 - 04/2016
Ensino, Atenção Multidisciplinar em Oncologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Cuidados de Enfermgem em Oncologia
2015 - 2019
Colégio Evangélico Alberto TorresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso Técnico em Enfermagem, Carga horária: 7
Atividades
-
02/2016 - 05/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistência em Saúde Mental
-
02/2016 - 05/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistência ao paciente em tratamento cirúrgico II
-
01/2016 - 01/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação para o autocuidado
-
09/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistência ao paciente em tratamento cirúrgico I
2016 - 2019
Centro Regional de OncologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 42
2019 - Atual
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São ThiagoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro - Oncologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente ocupando cargo de Chefe da Unidade de Hematologia e Oncologia Substituto
Atividades
-
10/2019
Direção e administração, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago.,Cargo ou função, Chefe da Unidade de Hematologia e Oncologia Substituto.
-
08/2019 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago.,Cargo ou função, Membro da CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Silveira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?