José William Alves da Silva

Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, do campus Aracati. Doutor e Mestre em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Análise de Sistemas Informatizados pela Faculdade Integrada do Ceará (2003). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura, Carcinicultura, Qualidade de Água e Cultivo de Microalgas e alimento vivo para organismos aquáticos.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Pesca

2014 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Título: FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS E EXTRAÇÃO DE LIPÍDIOS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris
, Ano de obtenção: 2017. Francisco Hiran Farias Costa. Palavras-chave: ÁGUA; AQUICULTURA; BIOCOMBUSTÍVEL; Nutrientes; REMOÇÃO.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Cultivo de Microalgas.

Mestrado em Engenharia de Pesca

2012 - 2013

Universidade Federal do Ceará
Título: CULTIVO DA MICROALGA Chlorella vulgaris EM EFLUENTES AQUÍCOLAS E SUA INFLUENCIA NA CONCENTRACAO LIPÍDICA
, Ano de Obtenção: 2013.Wladimir Ronald Lobo Farias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Cultivo de Microalgas. Setores de atividade: Pesca e Aqüicultura.

Especialização em Gestão Ambiental

2021 - 2021

Faculdade Intervale

Especialização em FORMAÇAO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2016 - 2017

IFCE
Título: EGRESSOS DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFCE - Campus LIMOEIRO DO NORTE
Orientador: MARTA ALVES DA SILVA

Graduação em Engenharia de Pesca

2006 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: TEOR LIPÍDICO DA MICROALGA Chlorella vulgaris CULTIVADA COM DIFERENTES QUANTIDADES DE NITRATO DE SÓDIO
Orientador: Wladimir Ronald Lobo Farias
Bolsista do(a): Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Graduação em Análise de Sistemas Informatizados

2001 - 2003

Faculdade Integrada do Ceára

Formação complementar

2019 - 2019

Manejo Produtivo na Piscicultura. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural AR/CE, SENAR/CE, Brasil.

2019 - 2019

Curso básico de bacteriologia em fazendas de criação de camarões marinhos. (Carga horária: 20h). , Marcelo Lima Santos, MLS, Brasil.

2017 - 2017

TÉCNICAS DE MANEJO E QUALIDADE DE ÁGUA COM ÊNFASE NO BALANÇO IÔNICO. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABCC, Brasil.

2017 - 2017

ANÁLISES A FRESCO. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABCC, Brasil.

2012 - 2012

Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 16h). , SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.

2012 - 2012

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. (Carga horária: 20h). , SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.

2011 - 2011

Treinamento em Normalização de Trabalho Acadêmico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha e Universidade Estadual do Ceará, FDR - UECE, Brasil.

2010 - 2011

Inglês. (Carga horária: 400h). , Centro de Línguas Estrangeiras do Instituto Federal do Ceará, CLEC - IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Carcinicultura Marinha. (Carga horária: 15h). , CORAQ - UFC, CORAQ - UFC, Brasil.

2009 - 2009

Aquarismo. (Carga horária: 4h). , Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Pesca - UFC, PET - UFC, Brasil.

2009 - 2009

Qualidade de água. (Carga horária: 4h). , Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Pesca - UFC, PET - UFC, Brasil.

2007 - 2007

Cultivo e Manejo de Peixes. (Carga horária: 40h). , Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DNOCS, Brasil.

2000 - 2000

Hardware. (Carga horária: 50h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

1999 - 1999

Espanhol Básico. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

1997 - 1998

Informática Operacional. (Carga horária: 96h). , Scanner Informática, SI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Cultivo de Microalgas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Carcinocultura.

Organização de eventos

SILVA, J. W. A. . Aquicultura OnLine 2.0. 2021. (Outro).

SILVA, J. W. A. . I Simpósio Remoto de Ciências Agrárias do IFCE - Campus Limoeiro do Norte. 2020. (Outro).

SILVA, J. W. A. . 1ª Maratona Digital de Aquicultura. 2020. (Outro).

SILVA, J. W. A. . Aquicultura OnLine. 2020. (Outro).

SILVA, J. W. A. . SEMIC 2019. 2019. (Outro).

SILVA, J. W. A. . Encontro de Aquaponia. 2019. (Outro).

SILVA, J. W. A. . III ENCONTRO DE AQUICULTURA - ENAQUI. 2018. (Outro).

SILVA, J. W. A. . SEMIC 2018. 2018. (Outro).

SILVA, J. W. A. . III Enaqui. 2018. (Outro).

SILVA, J. W. A. . SEMIC 2017. 2017. (Outro).

SILVA, J. W. A. . II Feira das Profissões da UFC. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Cluster 2022.Fitoenergy. 2022. (Outra).

II Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp). APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO. 2022. (Congresso).

II Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp). AVALIAÇÃO DA BIORREMOÇÃO DE METAIS DA ÁGUA DE REJEITO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO DISTRITO DE SANTA TEREZA - ARACATI - CE, UTILIZANDO MICROALGAS. 2022. (Congresso).

VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos e VII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentosa/.Utilização de microalgas na elaboração de produtos alimentícios: uma breve revisão. 2021. (Encontro).

Circuito Webnar PMS - Manejo estatégico de inverno, reduzindo perdas na produção de camarão. 2020. (Outra).

CONOCAM - 2020.Importância do Plâncton na Aquicultura. 2020. (Outra).

I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp). UTILIZAÇÃO DO ROTÍFERO Brachionus plicatilis COMO BIOENCAPSULADOR NA ALIMENTAÇÃO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp). ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei. 2020. (Congresso).

I Simpósio Remoto de Ciências Agrárias do IFCE - campus Limoeiro do Norte.Importância da qualidade da água na carcinicultura. 2020. (Simpósio).

IV Semana Acadêmica da Engenharia de Pesca.A importância da assistência técnica e capacitação prestada a pequenos produtores na atividade de carcinicultura familiar. 2020. (Outra).

Ciclo de capacitações internas do Proaqua Jr - Engenharia de pesca - UFERSA.Técnicas de identificação e contagem de microalgas. 2019. (Oficina).

Encontro de Iniciação Científica, Tecnológica e Extensionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia doCeará (IFCE), campusAracati. 2019. (Encontro).

Encontro Regional da Plataforma Ceará 2050. 2019. (Encontro).

Fenacam 2019. Avaliação do rendimento de biomassa da Nannochloropisis oculata com depleção da fonte de nitrogênio no meio de cultura. 2019. (Feira).

IV Semana da Agronomia - IFCE Limoeiro do Norte.Carcinicultura: manejos e técnicas. 2019. (Outra).

Laquiplanc.A importância do plâncton na carcinicultura. 2019. (Outra).

SEMIC 2019.Rendimento de biomassa da Nannochloropsis oculata com a influência da depleção da fonte de nitrogênio no meio de cultura. 2019. (Outra).

Winds For Future 2019. 2019. (Outra).

XXI Conbep. Importância ecológica e abundância das (Rhodophyta) macroalgas marinhas - Pontal do Maceió, Fortim-CE. 2019. (Congresso).

ALADYR.DESSALINIZAÇÃO, TRATAMENTO E REUSO DE ÁGUA E EFLUENTES. 2018. (Seminário).

Aladyr - Associación Latinoamericana de Desalación y Reuso de àgua. 2018. (Seminário).

AQUACIÊNCIA 2018. CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIA EM UM CULTIVO INTEGRADO DO Litopenaeus vannamei COM Spirulina platensis. 2018. (Congresso).

FENACAM 2018. COncentração de nitrogênio em um policultivo de Spirulina platensis e Litopenaues vannamei. 2018. (Feira).

SEMIC 2018.SEMIC 2018. 2018. (Outra).

9º Encontro Internacional das Águas.Monitoramento dos efeitos da piscicultura em tanque rede na qualidade da água de um lago na cidade de Humaita - Sil do Amazonas. 2017. (Encontro).

Encontro Unificado de Gestores de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - IFCE.Encontro Unificado de Gestores de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - IFCE. 2017. (Encontro).

Semana do Meio Ambiente do IFCE - Aracati.Uso de Microalgas para melhoramento do meio ambiente e dos seres vivos. 2017. (Outra).

SEMIC 2017.Crescimento vegetativo e produção de cutivares crioulas de Feijão-de-corda (Vigna unguiculata L.) irrigados com efluente aquícola e água do sistema de irrigação. 2017. (Seminário).

FENACAM 2016. Avaliação da imunocompetência do camarão branco (Penaeus vannamei) alimentado com ração suplementada com a clorofícea Chlorella vulgaris. 2016. (Feira).

XX Semana universitária da UECE.Atributos de consumo do pescado em Limoeiro do Norte - CE. 2016. (Outra).

Encontro Internacional Das Águas.Avaliação da microalga Chlorela vulgaris na fitorremediação de nitrato e produção de biomassa. 2015. (Encontro).

III Semana Interdisciplinar - Encontro de Aquicultura.Encontro de Aquicultura. 2015. (Encontro).

I Semana de Agroecologia - IFCE - Limoeiro do Norte.Cultivo de microalgas em efluentes aquícolas. 2015. (Outra).

I Semana de tecnologia industrial.Inovação con interdisciplinaridade. 2015. (Seminário).

Projeto de formação pedagógica para docentes em serviço através de oficinas reflexivas.A construção da identidade profissional docente. 2015. (Oficina).

Semana de ciência e tecnologia.--. 2015. (Outra).

XIX Conbep. Avaliação lipídica da microalga Nannochloropsis oculata cultivada com variação de nitrato de sódio no meio de cultura. 2015. (Congresso).

IX Connepi. Rendimento de óleo das microalgas Chaetoceros mulleri e Chaetoceros gracilia na salinidade 25. 2014. (Congresso).

VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquaciência). Efeito da depleção de nitrato no acúmulo lipídico da Nannochloropsis oculata. 2014. (Congresso).

7º Encontro Internacional das Águas.Fitorremediação de efluente da carcinicultura utilizando a microalga Chlorella vulgaris. 2013. (Encontro).

VI Congresso Cearense de Aquicultura. 2013. (Congresso).

6º Encontro Internacional das Águas.Nível amoniacal em policultivo de Litopenaeus vannamei e Spirulina sp. 2011. (Encontro).

Conferência internacional sobre energia de resíduos e reciclagem de biomassa. 2011. (Outra).

Encontros Universitários 2011 - UFC.Determinação do rendimento de biomassa da Nannochloropsis oculata com variação de nitratos no meio de cultivo. 2011. (Encontro).

I Encontro de Monitoria de Projetos de Graduação - UFC.Identificação e cultivo de fitoplâncton dulcícola.. 2011. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, UFC.Crescimento da microalga Phaeodactylum tricornutum em efluente de cultura de camarão. 2011. (Encontro).

IX Congresso de Ficologia de Latinoamerica y el Caribe. Rendimento da biomassa da microalga Chlorella vulgaris cultivada em concentrações reduzidas de nitrato. 2011. (Congresso).

XX Encontro de Iniciação à Docência - UFC.Práticas de planctologia objetivando um maior rendimento acadêmico. 2011. (Encontro).

Encontros universitários 2010 - UFC.Rendimento de óleo da microalga Chlorella sp em dois diferentes métodos de extração. 2010. (Encontro).

International microalgae and biofuels workshop. 2010. (Outra).

IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática - AQUACIÊNCIA. Diferentes concentrações de nitrato no meio Guillard f/2 para avaliação do rendimento de biomassa seca da microalga Chlorella vulgaris. 2010. (Congresso).

Pec Nordeste 2010.Cultivo, fracionamento e açúcares totais de polissacarídeos sulfatados (PS) da microalga Nannochloropsis oculata. 2010. (Outra).

XIV semana universitária - UECE.Cultivo e rendimento de biomassa da microalga Nannochloropsis oculata. 2010. (Outra).

XIX Encontro de iniciação à docência - UFC.Práticas de plactologia do curso de engenharia de pesca na integração universidade escola. 2010. (Encontro).

Encontros universitários 2009 - UFC.Cultivo da microalga Nannochloropsis oculata e rendimento na fase estacionária de crescimento. 2009. (Encontro).

IX Encontro de iniciação científica e tecnológica - IFCE.Níveis de amônia em um policultivo do camarão marinho Liropenaeus vannamei com a microalga Spirulina platensis. 2009. (Encontro).

Pec Nordeste 2009.Desenvolvimento do rabanete irrigado com água de cultivo de tilápia do Nilo e água subterrânea. 2009. (Outra).

XIII SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA - PEC NORDESTE 2009. 2009. (Congresso).

XVI Conbep. Policultivo de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei com a microalga Spirulina platensis. 2009. (Congresso).

Encontro Nacional de Piscicultores de Águas Públicas. 2008. (Encontro).

Encontros Universitários 2008 - UFC.Alevinagem de tilápias em tanques de alvenaria visando a engorda, para merenda escolar. 2008. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, UFC..Desenvolvimento da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em diferentes salinidades na presença da cianofícea Spirulina platensis. 2008. (Encontro).

III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.Aquicultura e o Meio Ambiente. 2008. (Outra).

Pec Nordeste 2008. 2008. (Outra).

XII SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA - PECNORDESTE 2008. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Devany Quintela Soares

SERRA, D. S.;SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.. ESTUDO DA MICROALGA Scenedesmus sp. NA BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA E RECUPERAÇÃO DA BIOMASSA. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Claudiana Alexandre de Lima

SILVA, J. W. A.; BRAGA, R. C.; SOUZA, P. A.. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM GOIABAS. 2024. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: CÍCERO SILVA RODRIGUÊS DE ASSIS

MOREIRA, R. H. R.; SANTOS, E. S.;SILVA, J. W. A.; LIMA, M. R.; PALENCIA, J. Y. P.. USO DE SIMBIÓTICO EM BERÇARIOS INTENSIVOS DE PÓS-LARVAS DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei. 2024. Dissertação (Mestrado em Produção Animal) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Aluno: HUDSON DAMASCENO MAIA

MAGGIONI, R.;SILVA, J. W. A.; CAVALCANTE, K. M. S. P.; ROCHA, R. S.; ALMEIDA, S. A. A.. DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E EXPRESSÃO GÊNICA EM CAMARÕES PENAEUS VANNAMEI ALIMENTADOS COM RAÇÕES SUPLEMENTADAS COM AS MICROALGAS ARTHROSPIRA PLATENSIS, CHLORELLA VULGARIS E CONTICRIBRA WEISSFLOGII. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARCOS LUIZ DA SILVA APOLIANO

SALMITO-VANDERLEY, C. S. B.; MAGGIONI, R.; CAVALCANTE, K. M. S. P.; FERREIRA, A. C. A.;SILVA, J. W. A.. ADIÇÃO DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS DA MACROALGA MARINHA Ascophyllium nodosum AO MEIO DILUIDOR NO RESFRIAMENTO SEMINAL DE Colossoma macropomum (CURVIER, 1818). 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Clarissa Maia de Aquino

TRIBUZI, G.; DAMASCENO, M. N.; BRASIL, E. M.;SILVA, J. W. A.; BARRETO, P. L. M.. Contaminação microbiológica e parasitológica em bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) e estratégias de controle. 2023. Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rebeca Larangeira de Lima

COSTA, F. H. F.; CAVALCANTE, K. M. S. P.; MOREIRA, A. G. L.; SILVA, G. B.;SILVA, J. W. A.. Uso de dietas fermentadas, usando o conceito Aquamimicry, no desempenho zootécnico e econômico de Penaues vannamei. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Gabriel de Mesquita Facundo

COSTA, F. H. F.; SOARES FILHO, A.; SILVA, G. B.;SILVA, J. W. A.; SOUZA, R. L. M.. Potencial do cultivo de Neon goby Elacatinus figaro (Sazima, Moura & Rosa, 1997), submetido a diferentes tratamentos alimentares. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Dilliani Naiane Mascena Lopes

RAMOS, M. V.; FERNANDES, FABIANO A. N.;Araujo, G.S.; SANTOS, E. S.; Saboya, J.;SILVA, J. W. A.. Fitorremediação de efluentes urbano e piscícola utilizando a microalga Chlorella vulgaris e adição de sua biomassa na dieta do camarão marinho Litopenaeus vannamei. 2022 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor Gabriel Rodrigues Ferreira Gomes

COSTA, F. H. F.; ANGELIM, A. L.; MOREIRA, A. G. L.; VASCONCELOS, F. P.;SILVA, J. W. A.. Substituição total e parcial da ração comercial por farelo de soja fermentado durante a fase de berçário intensivo do camarão Litopenaeus vannamei. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Roberto dos Santos Lima

SA, M. V. C. E.; MOREIRA, A. G. L.; CAVALCANTE, D. H.;Araujo, G.S.SILVA, J. W. A.. Qualidade de água e desempenho zootécnico de juvenis de tilápia do nilo ( Orechromis niloticus) cultivados em sistema de bioflocos, restrição de dieta comercial, suplementado com metionina sintética e óleo de soja. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rafael Lustosa Maciel

COSTA, F. H. F.; OLIVEIRA, E. G.;SILVA, J. W. A.; MAIA, L. P.; ANJOS, M. R.; Moreira, R. T.. Alternativas para a reprodução induzida, larvicultura e alevinagem do matrinxâ (Brycon amazonicus). 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rommel Rocha de Sousa

COSTA, F. H. F.; MAIA, L. P.; VASCONCELOS, F. P.;SILVA, J. W. A.; ROCHA, I. R. C. B.. EFEITO DO TRATAMENTO MAGNÉTICO DA ÁGUA NAS DIFERENTES FASES DE CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO PENAEUS. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rommel Rocha de Sousa

COSTA, F. H. F.; MAIA, L. P.; VASCONCELOS, F. P.; SILVA, G. B.;SILVA, J. W. A.; ROCHA, I. R. C. B.. Efeito do tratamento magnético da água nas diferentes fases de cultivo do camarão marinho Penaeus vannamei. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KELLY LIMA DE OLIVEIRA

CAVALCANTE, K. M. S. P.;SILVA, J. W. A.; BARROS NETO, E. L.. CULTIVO DE MICROALGAS Chlorella vulgaris, Monoraphidium sp e Scenedesmus obliquus EM EFLUENTE DA INDÚSTRIA DE ELETRODOMÉSTICOS VISANDO A BIORREMEDIAÇÃO E A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia - RENORBIO) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Dilliani Naiane Mascena Lopes

RAMOS, M. V.; Moreira, R. T.; CAVALCANTE, K. M. S. P.;Araujo, G.S.SILVA, J. W. A.; SABOYA, JEFFERSON PABLO DE SOUSA. Fitorremediação de efluentes urbano e piscícola utilizando a microalga Chlorella vulgaris e adição de sua biomassa na dieta do camarão marinho Litopenaeus vannamei. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Rede Nordeste de Biotecnologia - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor Gabriel Rodrigues Ferreira Gomes

COSTA, F. H. F.; MAIA, L. P.;SILVA, J. W. A.. AQUAMIMICRY NA LARVICULTURA DO LITOPENAEUS VANNAMEI: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO DESEMPENHO PRODUTIVO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Devany Quintela Soares

SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.; CAVALCANTE, K. M. S. P.. ESTUDO DA MICROALGA Scenedesmus sp. NA BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTE INDUSTRIAL VISANDO A CADEIA PRODUTIVA DE COMBUSTÍVEIS AVANÇADOS.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: EDLA RAYANE DE OLIVEIRA LEMOS

SILVA, J. W. A.; MENDES, L. G.; SANTOS, S. M. L.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL NUTRICIONAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM FARINHA DE RESÍDUOS DE CAMARÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM

SILVA, J. W. A.; SOUZA, P. A.; MENDES, L. G.. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Silvia Paula da Silva Alexandrino

FARIAS, V. L.; AQUINO, N. C.;SILVA, J. W. A.. Características físico-químicas e bioativas de cookie de chcolate sem glúten enriquecido com farinha de Spirulina platensis. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - IFCE - Limoeiro do Norte.

Aluno: Kamar Porto do Nascimento Filho

COSTA, F. H. F.;SILVA, J. W. A.; MARTINS, P. C. C.. CULTIVO INTENSIVO DE PENAEUS VANNAMEI EM SISTEMA BIFÁSICO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Kamar Porto do Nascimento Filho

COSTA, F. H. F.;SILVA, J. W. A.; MARTINS, P. C. C.. Cultivo intensivo do Penaeus vannamei em sistema bifásico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor Gabriel Rodrigues Ferreira Gomes

COSTA, F. H. F.; MAIA, L. P.;SILVA, J. W. A.. Aquamimicry na larvicultura de Litopenaeus vannamei: desenvolvimento de estratégias para melhoria do desempenho produtivo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daianne Torres Chagas

Moreira, R. T.;SILVA, J. W. A.; ALBUQUERQUE, L. F. G.. Contribuição da coleta e reciclagem para redução de resíduos sólidos no município de Morada Nova - Ceará. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Campus Morada Nova.

Aluno: Anne Liz Bezerra Chagas

Moreira, R. T.;SILVA, J. W. A.; MOREIRA, A. G. L.. Gestão de resíduos sólidos urbanos de Morada Nova -CE: Os impactos socioambientais do lixão e a perspectiva da disposição final adequada com inclusão social. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Campus Morada Nova.

Aluno: Ivanildo Moreira Lima

MOREIRA, A. G. L.; Moreira, R. T.;SILVA, J. W. A.. Análise de viabilidade econômica com uso da simulação de biogás produzido em uma propriedade de agricultura familiar no semiárido nordestino. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Campus Morada Nova.

Aluno: José Reuben Moreira

CAVALCANTE, A. W. A.;SILVA, J. W. A.; GONCALVES, F. R. F.. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL E TECNOLÓGICO DOS AQUICULTORES DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CEARÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. AMBIENTAIS E ENERGÉTICOS) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: José Reuben Moreira

SILVA, J. W. A.; CAVALCANTE, A. W. A.; GONCALVES, F. R. F.. Diagnóstico socioambiental e tecnológico dos aquicultores do município de Russas-CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. AMBIENTAIS E ENERGÉTICOS) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Luana Carla Vieira Targino

PINTO, K. J. L. B.;SILVA, J. W. A.; BRILHANTE, A. C. O.. Determinação de pontos críticos de controle (PCC'S) em uma indústria processadora de sucos prontos para consumo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ciências de Alimentos) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fernando Igor França de Albuquerque

SOARES FILHO, A.;SILVA, J. W. A.; SOUZA, R. L. M.. "BIOINDICADORES ZOOPLANCTÔNICOS DO AÇUDE SANTO ANASTÁCIO ? CAMPUS DO PICI, FORTALEZA/CE". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KÁTIA MICHELLI PEREIRA SANTOS

LELIS, I. C. N. G.;SILVA, J. W. A.; ALVES, G. S.. Trabalho de Conclusão de Curso (Relatório de Estágio Supervisionado), na área: CARCINICULTURA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: JOSE LUCAS DA SILVA OLIVEIRA

CAVALCANTE, K. M. S. P.;SILVA, J. W. A.; SILVA, D. V.. EFICIÊNCIA DE FLOCULAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA VERDE Scenedesmus obliquus VISANDO O USO EM DIFERENTES APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

SILVA, J. W. A.; SANTOS, E. S.; SILVA, T. G.. Aquasolutions: uma aplicação mobile para auxiliar cultivos do camarão marinho Litopenaeus vannamei. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: Ana Claudia Teixeira Silva

SILVA, J. W. A.; SANTOS, EMANUEL SOARES; URSULINO, B. E. S.. Avaliação do biotratamento do efluente da ETA do distrito de Santa Tereza no município de Aracati - CE utilizando a microalga Chlorella vulgaris. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: Péricles Jarbas de Lima Pereira

SILVA, J. W. A.; SANTOS, EMANUEL SOARES; NEVES, SANDRO RÉGIO DE ARAÚJO. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA CELM AQUICULTURA S/A. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: VINICIOS FREITAS SILVA

SILVA, J. W. A.; SANTOS, E. S.; SANTOS, N. F.. UTILIZAÇÃO DE CONCHAS DE MOLUSCOS BIVALVES PROVENIENTES DA MARISCAGEM PARA REMOÇÃO DE FÓSFORO EM EFLUENTE DA CARCINICULTURA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: ANTÔNIO JOSÉ FELIPE COSME

SILVA, J. W. A.Araujo, G.S.; NEVES, SANDRO RÉGIO DE ARAÚJO. Atividades desenvolvidas na empresa V&G Agropecuária Comercial e Industrial LTDA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

SILVA, J. W. A.; NEVES, SANDRO RÉGIO DE ARAÚJO; SILVA, T. G.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE PÓS-LARVAS DE CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM ADIÇÃO DE BIOMASSA SECA DA MICROALGA Spirulina platensis EM SUA DIETA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: Cícero da Silva Rodrigues de Assis

SANTOS, E. S.;SILVA, J. W. A.; LIMA, A. D. F.. Alevinagem de tilápias nilóticas em sistemas de recirculação aquícola e aquaponia com e sem substrato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati.

Aluno: Creusa Gomes Bandeira de Melo

SOARES FILHO, A.; MENEZES, F. G. R.;SILVA, J. W. A.. Cultivo do camarão marinho Penaeus vannamei na fazenda Santa Tereza em Tucunduba, Caucaia - CE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: GEORGE LINCOLN OLIVEIRA DOS SANTOS

OLIVEIRA, C. T.;SILVA, J. W. A.; DAMASCENO, A. L.; COSTA FILHO, R. V.. LADDIE: uma plataforma de apoio a tomada de decisão na gestão de aquicultura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - IFCE - Aracati.

Aluno: Eveline Alves da Silva

SOARES FILHO, A.;SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.. Caracterização fitoplanctônica da lagoa de Maracanaú. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: CHRISTIAN CRISTINO FREIRE DE SENA

SILVA, J. W. A.; COSTA, S. C.; MOREIRA, L. C. J.. Emprego de Imagens do Landsat na Dinâmica da Carcinicultura no Município de Jaguaruana - Ce. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte.

Aluno: GIOVANNA MARIA BORGES AGUIAR

SOARES FILHO, A.;SILVA, J. W. A.; GONCALVES, F. A.. COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DO AÇUDE CASTANHÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luiz Gonzaga dos Santos Filho

SILVA, J. W. A.; SOUZA, P. A.; COSTA, S. C.. Crescimento vegetativo e produção de cutivares crioulas de Feijão-de-corda (Vigna unguiculata L.) irrigados com efluente aquícola e água do sistema de irrigação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA.

Aluno: FRANCISCA MARDÔNIA SILVA

SOUZA, M. C.;SILVA, J. W. A.; SANTOS, J. A.. USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS E OS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO JAGUARIBE NOS MUNICÍPIOS DE LIMOEIRO DO NORTE E QUIXERÉ - CEARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FAFIDAM/UECE) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: HUDSON DAMASCENO MAIA

SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.; SAMPAIO, A. H.. AVALIAÇÃO DA IMUNOCOMPETÊNCIA DO CAMARÃO BRANCO (Penaeus vannamei) ALIMENTADO COM RAÇÃO SUPLEMENTADA COM A CIANOBACTÉRIA Arthrospira platensis E COM A CLOROFÍCEA Chlorella vulgaris.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Regis da Silva

MOISES, R. M. M.;SILVA, J. W. A.; ABREU, J. V.. Avaliação das condições higiênico-sanitária e físico-estrutural do centro de abastecimento de pescados em Morada Nova, Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte.

Aluno: Antônia Micaele Pereira Sales

SILVA, J. W. A.; OLIVEIRA, E. G.; SOARES FILHO, A.. PEIXAMENTOS REALIZADOS PELO CENTRO DE PESQUISAS EM AQUICULTURA RODOLPHO VON IHERING. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nisaida Nola Marques Geraldes

SILVA, J. W. A.; SOUZA, B. W. S.; SOARES FILHO, A.. RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO, AOS QUAIS ESTÃO SUJEITOS OS FUNCIONÁRIOS DE UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulo Sergio Angélica da Silva

SILVA, J. W. A.; SOARES FILHO, A.;Farias, W.R.L.. POLICULTIVO DE JUVENIS DE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) COM A CIANOFÍCEA SPIRULINA PLATENSIS ALIMENTADOS COM RAÇÃO ENRIQUECIDA COM A FARINHA DA CIANOFÍCEA EM UM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Mairton Siqueira dos Santos

SILVA, J. W. A.; Maciel, R. L.;Farias, W.R.L.. DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DE TILÁPIAS DO NILO EM POLICULTIVO COM A CIANOFÍCEA Spirulina platensis EM ÁGUA SALOBRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Chelline Pereira Milhome

SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.;Farias, W.R.L.. ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS EXTRAIDOS DA MACROALGA MARINHA VERMELHA Hypnea musciformis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Alana Kedylla Monteiro Norões

SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.;Farias, W.R.L.. INIBIÇÃO DA ATIVIDADE HEMAGLUTINANTE DA HEMOLINFA DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei COM EXTRATO DA MICROALGA Chlorella vulgaris. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: GLEYDSON MARCOS RODRIGUES DE SOUSA

SILVA, J. W. A.; Coelho, A. A. C.; MOREIRA, A. G. L.. Atividades na carcinicultura marinha.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte.

Aluno: MÔNICA MARIA LOPES ROCHA

SILVA, J. W. A.; Coelho, A. A. C.; MOREIRA, A. G. L.. Qualidade de água na carcinicultura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte.

Aluno: Tathiane Silva Biserra

SILVA, J. W. A.; Moreira, R. T.;Farias, W.R.L.. Avaliação do desempenho zootécnico de pós-larvas de tilápia do Nilo (Orechromis niloticus) alimentadas com diferentes formulações de ração comercial enriquecida com a microalga Spirulina platensis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Thales da Silva Moreira

SILVA, J. W. A.; Maciel, R. L.;Farias, W.R.L.. Análise do desempenho zootécnico de juvenis da tainha Mugil sp em diferentes dietas alimentares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

SILVA, J. W. A.. Comissão Mestrado em Tecnologias de Alimento - IFCE - Campus Limoeiro do Norte. 2023. IFCE - Limoeiro do Norte.

SILVA, J. W. A.. Comissão Mestrado em Tecnologias de Alimento - IFCE - Campus Limoeiro do Norte. 2022. IFCE - Limoeiro do Norte.

SILVA, J. W. A.. Comissão Mestrado em Tecnologias de Alimento - IFCE - Campus Limoeiro do Norte. 2021. IFCE - Limoeiro do Norte.

SILVA, J. W. A.. SEMIC - 2019. 2019. IFCE - Aracati.

SILVA, J. W. A.. SEMIC - 2018. 2018. IFCE - Aracati.

SILVA, J. W. A.. SEMIC 2017 - Campus Aracati. 2017. INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI.

Orientou

Monique dos Santos Melo

Aplicação de biofilmes de microalgas em pescado; Início: 2026; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Kamila Alves da Silva

Características sensoriais, nutricionais e funcionais da bebida similar ao café produzida a partir do feijão andu (Cajanus cajan); Início: 2025; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Luciana Kelly Oliveira Silva

Início: 2023; Instituto Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Carla da Paz Bezerra

Gestão ambiental em Icapuí; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Thiago Parente Chagas

BATALHÃO DE POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE: IMPORTANTE REFORÇO NO COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS E PRESERVAÇÃO DA APA DA SERRA DE BATURITÉ; ; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

JULIANA HOLANDA MAIA

APA de Canoa Quebrada - Aracati - Ceará; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

DIEGO RODRIGUES AQUINO VERA CRUZ

A EFETIVIDADE DA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL PELO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL NA PROTEÇÃO DA APA DA SERRA DE BATURITÉ: ANÁLISE JURÍDICO-AMBIENTAL E PROCEDIMENTAL; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

PAULO HENRIQUE DANTAS MARINHO

Extrativismo e usos de carnaúba em comunidades do município de Aracati - CE; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Ana Claudia Teixeira Silva

BIOTRATAMENTO DO EFLUENTE DA ETA DO DISTRITO DE SANTA TEREZA NO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, UTILIZANDO A MICROLGA Chlorela vulgaris; Início: 2026; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação da Implementação da Política Ambiental no Estado do Ceará e Apri) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

VIVIAN LIMA DA ROCHA

Bioprospecção, seleção e otimização de cepas de microalgas nativas para produção de biomassa visando aplicação na aquicultura; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS

Utilização de Microrganismos Eficientes do Solo como Probiótico em Cultivo de Camarão Marinho Penaues Vannamei; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Joao Henrique Ribeiro Nascimento

Avaliação da eficiência da Lemna sp; na fitorremediação de efluente de piscicultura; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS

Utilização de Microrganismos Eficientes do Solo como Probiótico em Cultivo de Camarão Marinho Penaues Vannamei; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

Maíra Dos Santos Ribeiro Lino

Isolamento de microalgas marinhas de viveiros de carcinicultura: Cultivo e produção de biomassa para caracterização química; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; (Orientador);

EDLA RAYANE DE OLIVEIRA LEMOS

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DO BENEFICIAMENTO DE CAMARÃO LITOPENAEUS VANNAMEI NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E NA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL NUTRICIONAL; 2025; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de alimentos) - Instituto Federal do Ceará, CAPES; Orientador: José William Alves da Silva;

Claudiana Alexandre de Lima

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM INDÚSTRIA DE POLPA DE FRUTAS; 2024; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Instituto Federal do Ceará, ; Orientador: José William Alves da Silva;

Claudiana Alexandre de Lima

POLPA MISTA CONGELADA DE PITAYA E CAJÁ-UMBU: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO FISÍCO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará, ; Orientador: José William Alves da Silva;

Dilliani Naiane Mascena Lopes

Fitorremediação de efluentes urbano e piscícola utilizando a microalga Chlorella vulgaris e adição de sua biomassa na dieta do camarão marinho Litopenaeus vannamei; 2022; Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Ceará, CAPES; Coorientador: José William Alves da Silva;

Dilliani Naiane Mascena Lopes

FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E PISCÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2022; Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José William Alves da Silva;

Alysson Matos Barbosa

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E QUALIDADE DE ÁGUA NO CULTIVO DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei COM DIFERENTES FERTILIZAÇÕES ORGÂNICAS; 2026; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

AQUASOLUTIONS: UMA APLICAÇÃO MOBILE PARA AUXILIAR CULTIVOS DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

AVALIAÇÃO DO BIOTRATAMENTO DO EFLUENTE DA ETA DO DISTRITO DE SANTA TEREZA NO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, UTILIZANDO A MICROLGA Chlorella vulgaris; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Péricles Jarbas de Lima Pereira

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA CELM AQUICULTURA S/A; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

AVALIAÇÃO DA BIORREMOÇÃO DE METAIS DA ÁGUA DE REJEITO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO DISTRITO DE SANTA TEREZA - ARACATI - CE, UTILIZANDO MICROALGAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ANTÔNIO JOSÉ FELIPE COSME

Relatório de Atividades da Fazenda Santa Isabel; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ANTÔNIO JOSÉ FELIPE COSME

ATIVIDADES DESENVOLIDAS NA EMPRESA V&G AGROPECUÁRIA COMERCIAL E INDUSTRIAL LTDA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE PÓS-LARVAS DE CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM ADIÇÃO DE BIOMASSA SECA DA MICROALGA Spirulina platensis EM SUA DIETA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

INFLUÊNCIA DA BIOMASSA SECA DA ALGA AZUL Spirulina platensis NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E RESISTÊNCIA AO ESTRESSE SALINO E DE TEMPERATURA DA ÁGUA NO CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Luiz Gonzaga dos Santos Filho

Crescimento vegetativo e produção de cutivares crioulas de Feijão-de-corda (Vigna unguiculata L; ) irrigados com efluente aquícola e água do sistema de irrigação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARA - CAMPUS TIANGUA; Orientador: José William Alves da Silva;

Raimunda Adriana Martes Freire

Acompanhamento da Larvicultura do camraão marinho Penaues vannamei; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Jessica Vanderlânia Costa Fernandes

Engorda do camarão marinho Litopenaeus vannamei; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Natalia Pinheiro de Almeida

Cultivo de tilápias em tanque-rede no açude Castanhão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Maiara Pinheiro de Almeida

Tilapicultura em tanques-rede: Qualidade de água; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

GLEYDSON MARCOS RODRIGUES DE SOUSA

Atividades na carcinicultura marinha; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

MÔNICA MARIA LOPES ROCHA

Qualidade de água na carcinicultura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócios) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

VIVIAN LIMA DA ROCHA

Avaliação da comunidade fitoplanctonica e da qualidade da água em viveiros de cultivo do camarão Penaues vannamei; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE - PIBIC; Orientador: José William Alves da Silva;

Alyson Matos Barbosa

APLICABILIDADE DA MICROALGA Dunaliella salina e do URUCUM Bixa orellana NA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR DO CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE PIBIC AF; Orientador: José William Alves da Silva;

JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS

Avaliação da eficiência da Dunaliella salina na bioremoção de compostos nitrogenados e fosfatados em efluente da carcinicultura; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Miguel Fernandes Santos

DESEMPENHO DE CULTIVO EM SISTEMA DE AQUAPONIA COM TRÊS DIFERENTES TECNOLOGIAS SIMULTÂNEAS; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE - PIBIC Jr; Orientador: José William Alves da Silva;

VIVIAN LIMA DA ROCHA

AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA Secenedesmus sp; EM EFLUENTES DO CAMARÃO Litopenaues vannamei CULTIVADO EM ÁGUAS OLIGOHALINAS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS

FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

RODRIGO EMANUEL DELFINO DE LIMA

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES NATIVAS DE FEIJÃO FERTIRRIGADOS COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA AQUICULTURA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

AVALIAÇÃO DA BIORREMOÇÃO DE METAIS DA ÁGUA DE REJEITO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO DISTRITO DE SANTA TEREZA - ARACATI - CE, UTILIZANDO MICROALGAS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

JOSE LUCAS DA SILVA OLIVEIRA

UTILIZAÇÃO DO ROTÍFERO Brachionus plicatilis COMO BIOENCAPSULADOR NA ALIMENTAÇÃO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Mariana Luzia Monteiro Silva

Biotratamento: Efluentes aquícolas tratados com microalgas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Avaliação produtiva da biomassa da microalga Chaetoceros muelleri com depleção de nitrato; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

Avaliação produtiva da biomassa da microalga Chaetoceros muelleri com depleção de nitrato; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

Avaliação produtiva da biomassa da microalga Chaetoceros muelleri com depleção de nitrato; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

Avaliação da depleção do nitrato no meio de cultura na recuperação de biomassa algal da Nannochloropsis oculata; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

Avaliação da depleção do nitrato no meio de cultura na recuperação de biomassa algal da Nannochloropsis oculata; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Avaliação da depleção do nitrato no meio de cultura na recuperação de biomassa algal da Nannochloropsis oculata; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

INFLUÊNCIA DA BIOMASSA SECA DA ALGA AZUL Spirulina platensis NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E RESISTÊNCIA AO ESTRESSE SALINO E DE TEMPERATURA DA ÁGUA NO CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

AQUAPÔNIA: UMA INTEGRAÇÃO INTELIGENTE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Engenharia de Aquicultura) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Engenharia de Aquicultura) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

LEVANTAMENTO PLANCTÔNICO NA PESCA DA TAINHA EM FORTIM - CE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Engenharia de Aquicultura) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI, PEVPI-FC IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

Jamerson Felipe Pereira de Melo

MANCHA BRANCA ? ANTES E HOJE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Engenharia de Aquicultura) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI, PEVPI-FC IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

ANTÔNIO JOSÉ FELIPE COSME

Mancha Branca - Antes e hoje; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Levantamento planctônico na pesca da Tainha em Fortim - CE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

MARCOS NEYRTON DOS REIS COSTA

MARCOS NEYRTON DOS REIS COSTA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Raimundo Reginaldo da Costa

AQUAPONIA: UMA ALTERNATIVA INTELIGENTE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

ALEXANDRE CAIQUE COSTA E SILVA

AQUAPONIA: UMA ALTERNATIVA INTELIGENTE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Aquapônia: Uma integração inteligente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Aquicultura) - IFCE - Aracati, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

PAULA FONSECA DOS SANTOS

Qualidade de Água na Carcinicultura de Várzea de Cobra em Limoeiro do Norte-CE; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, PEVPI-FC IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

ROCHELLY SANDY DA SILVA LOPES

Qualidade de Água na Carcinicultura de Várzea de Cobra em Limoeiro do Norte-CE; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, PEVPI-FC IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Gabriela de Freitas Maia

POTENCIAL LIPÍDICO DA MICROALGA Chlorella vulgaris PARA BIODIESEL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte, IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

EDLA RAYANE DE OLIVEIRA LEMOS

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES CRIOULAS DE FEIJÃO IRRIGADOS COM EFLUENTE AQUÍCOLA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

MARIA VANESSA DA COSTA DE DEUS

Cultivo do rabanete (Raphanus sativus) irrigado com efluente da tilapicultura; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Gabriela de Freitas Maia

Cultivo de microalgas para tratamento de efluentes e produção de biodiesel; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

MARIA VANESSA DA COSTA DE DEUS

CULTIVO DO RABANETE (RAPHANUS SATIVUS) IRRIGADO COM EFLUENTE DA TILAPICULTURA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - IFCE - Limoeiro do Norte, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Gabriela de Freitas Maia

BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA ALGAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agronegócio) - IFCE - Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Mariana Luzia Monteiro Silva

Estágio supervisionado - Prática Profissional; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Mariana Luzia Monteiro Silva

Estágio não supervisionado; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, Dimeve Comércio e Exportação LTDA; Orientador: José William Alves da Silva;

ILLANA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

Estágio Supervisionado - Prática Profissional; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Péricles Jarbas de Lima Pereira

Orientação supervisionada - Prática Profissional; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Nivia Niquelly Melo da Silv

TCC de curso técnico; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Estágio voluntário; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Aldevan Lima Silva

Qualidade de água na aquicultura; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS

Estágio Supervisionado - Prática Profissional; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

ANTÔNIO JOSÉ FELIPE COSME

Estágio Supervisionado - Prática Profissional; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Wandecleiton Oliveira Vieira

TCC de curso técnico; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - Instituto Federal do Ceará, IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

GEORGE LINCOLN OLIVEIRA DOS SANTOS

LADDIE: uma plataforma de apoio à tomada de decisão na gestão de aquicultura; 2020; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Aldevan de Lima e Silva

Estágio não supervisionado; 2020; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Ceará, Dimeve Comércio e Exportação LTDA; Orientador: José William Alves da Silva;

Francisco Gabriel Souza Maia

TCC de curso técnico; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati, IFCE; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Claudia Teixeira Silva

Estágio não obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - IFCE, Dimeve Comércio e Exportação LTDA; Orientador: José William Alves da Silva;

Francisco Robson Ventura dos Santos

TCC de curso técnico; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Vinicius Lima Barbosa

Supervisão estágio; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Victor Rocha Paiva

TCC de curso técnico; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Lucas de Assis Izaquiel

TCC de curso técnico; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Francisco Bruno de Sousa Cruz

TCC de curso técnico; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

ERIKA MOREIRA RODRIGUES

ACOMPANHAMENTO DO CEPÁRIO DE ALGAS; 2018; Orientação de outra natureza; (TÉCNICO EM AQUICULTURA) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI; Orientador: José William Alves da Silva;

MARIA NAIANE DOS SANTOS

CULTIVO DE MICROALGAS; 2018; Orientação de outra natureza; (TÉCNICO EM AQUICULTURA) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI; Orientador: José William Alves da Silva;

JACKSON NICOLAS DE OLIVEIRA

CULTIVO DE TILÁPIAS; 2018; Orientação de outra natureza; (TÉCNICO EM AQUICULTURA) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI; Orientador: José William Alves da Silva;

FRANCISCO LINDOMAR MAIA DE OLIVEIRA

MANEJO EM TILAPICULTURA; 2018; Orientação de outra natureza; (TÉCNICO EM AQUICULTURA) - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI; Orientador: José William Alves da Silva;

Francisco Carlos de Oliveira Barbosa

TCC de curso técnico; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Gilvânia Lima Barros

TCC de curso técnico; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Vitória Lima Damasceno

TCC de curso técnico; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Aquicultura) - IFCE - Aracati; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Gabriela de Freitas Mai

Fitorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Dilliani Naiane Mascena Lopes

Fitorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnólogo em Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Hugo Hosternes Mateus Santos

Fitorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Maria Rafaela de Sousa

Fitorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Agropecuário) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Raimunda Adriana Martes Freire

Fitorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Agropecuário) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Maria Rafaela de Sousa

Criação de camarões marinho em água oligohalina; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Lidia Layhanne Santiago de Oliveira

Acompanhamento do cultivo de tilápia na ACRITICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Kassio Ewerton Santos Sombra

Fitorremedição de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Raimundo Reginaldo da Costa

Fitorremedição de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

Maria Ivaneide Ferreira Estevam

Fitorremedição de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará; Orientador: José William Alves da Silva;

GILLYANE RODRIGUES MELO

CIANOBACTÉRIAS COMO INDICADORAS DE QUALIDADE DA ÁGUA EM VIVEIROS DE CARCINICULTURA NO CEARÁ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Meio Ambiente) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: José William Alves da Silva;

Elidiana Fernandes da Silva

CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE NO AÇUDE CASTANHÃO; 2014; Orientação de outra natureza; (Agropecuária) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Marquelio Santos de Oliveira

Tratamento de água residual de piscicultura utilizando microalgas; 2013; Orientação de outra natureza; (Fruticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Maria Suely de Jesus

Biorremediação de efluentes da carcinicultura utilizando a microalga Spirulina Platensis; 2013; Orientação de outra natureza; (Fruticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Ana Gabriela de Freitas Maia

Cultivo de microalgas com efluentes; 2013; Orientação de outra natureza; (Fruticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Jessica Maia do Nascimento

Produção de biomassa algal utilizando efluentes aquícolas; 2013; Orientação de outra natureza; (Fruticultura) - Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte; Orientador: José William Alves da Silva;

Eliziane Gadelha SIlva

Biorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em meio ambiente) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Elidiana Fernandes da Silva

Biorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José William Alves da Silva;

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, GLACIO SOUZA ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA ; COTAS, JOÃO ; PEREIRA, LEONEL . Fish Farming Techniques: Current Situation and Trends. Journal of Marine Science and Engineering , v. 10, p. 1598, 2022.

  • LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA ; Silva, Ana Claudia Teixeira ; Oliveira, Illana Beatriz Rocha de ; Santos, Susana Felix Moura dos ; FERNANDES, FABIANO ANDRÉ NARCISO ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA . Phytorremediation of urban and fish farming wastewater and growth performance responses of Litopenaeus vannamei using microalgae Chlorella vulgaris. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE) , v. 45, p. e017221, 2021.

  • ARAUJO, GLACIO SOUZA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA ; SANTIAGO, CLARICE DA SILVA ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA ; FERNANDES, FABIANO ANDRÉ NARCISO . Influence of nutrients on biomass and oil yield from microalgae Chlorella vulgaris for biodiesel production. Revista Ciencia Agronomica , v. 51, p. 1-8, 2020.

  • LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA ; VIANA, CALEBI DE ASSIS SILVA ; PEREIRA, PÉRICLES JARBAS DE LIMA ; FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA ; ARAÚJO, ANA LUZIA ASSUNÇÃO CLÁUDIO ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; ARAUJO, GLACIO SOUZA ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES . Biomassa seca da diatomácea chaetoceros gracilis em Diferentes salinidades visando a produção de biodiesel. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5707-5713, 2020.

  • SANTOS, SUSANA FÉLIX MOURA ; OLIVEIRA, ILLANA BEATRIZ ROCHA ; SILVA, ANA CLÁUDIA TEIXEIRA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA ; FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; PACHECO, CRISTIANE FREITAS ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES . Análise de rendimento de biomassa e crescimento da microalga marinha chaetoceros muelleri com depleção da fonte de nitrogênio. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5642-5648, 2020.

  • SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; SANTOS, MARIA JACKELINE BARBOSA ; BEZERRA, JOÃO HENRIQUE CAVALCANTE ; DAMASCENO, VITÓRIA LIMA ; ARAUJO, GLACIO SOUZA ; SANTOS, EMANUEL SOARES ; MOREIRA, RENATO TEIXEIRA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA . Influência da microalga chlorella vulgaris no desempenho zootécnico do camarão marinho litopenaeus vannamei. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5603-5614, 2020.

  • OLIVEIRA, ILLANA BEATRIZ ROCHA ; SILVA, ANA CLÁUDIA TEIXEIRA ; SANTOS, SUSANA FÉLIX MOURA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA ; FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; MELO, IZANA DE MORAES ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES . Influência da depleção da fonte de nitrogênio no meio de cultura sobre o rendimento de biomassa da nannochloropsis oculata. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5670-5675, 2020.

  • SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; SANTOS, MARIA JACKELINE BARBOSA ; BEZERRA, JOÃO HENRIQUE CAVALCANTE ; DAMASCENO, VITÓRIA LIMA ; ARAUJO, GLACIO SOUZA ; SANTOS, EMANUEL SOARES ; MOREIRA, RENATO TEIXEIRA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA . Avaliação da toxicidade da amônia em um policultivo do litopenaeus vannamei e spirulina platensis. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5615-5623, 2020.

  • SANTOS, EMANUEL SOARES ; SILVA, LUCAS CLÁUDIO BARROS ; ASSIS, CÍCERO SILVA RODRIGUES ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; NEVES, SANDRO RÉGIO DE ARAÚJO . Avaliação ergonômica do trabalho em fazendas de cultivo de camarões marinhos. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 19461-19474, 2020.

  • GOMES, IGOR GABRIEL RODRIGUES FERREIRA ; GASTÃO, FRANCISCO GLEIDSON DA COSTA ; FACUNDO, GABRIEL DE MESQUITA ; ROCHA, ÍTALO RÉGIS CASTELO BRANCO ; MARQUES, CARLOS HENRIQUE PROFÍRIO ; ALBUQUERQUE, LEONARDO FREITAS GALVÃO ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; MATIAS, JOÃO FELIPE NOGUEIRA ; OLIVEIRA, ELENISE GONÇALVES ; COSTA, FRANCISCO HIRAN FARIAS . Evaluation of phycocyanin production by marine microalgae Arthrospira platensis, grown in fish wastewater. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20298-20317, 2020.

  • ROCHA, I. R. C. B. ; GASTAO, F. G. C. ; GOMES, I. G. R. F. ; SOUSA, R. R. ; FACUNDO, G. M. ; ALBUQUERQUE, L. F. G. ; SILVA, J. W. A. ; CESAR, J. R. O. ; OLIVEIRA, E. G. ; COSTA, F. H. F. . Mapping, technical and environmental aspects of shrimp farms in the Acaraú River Estuary, Ceará State, Brazil. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20262-20281, 2020.

  • MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; MOREIRA, THALES DA SILVA ; ARAÚJO, ANA LUZIA ASSUNÇÃO CLÁUDIO ; FACUNDO, GABRIEL DE MESQUITA ; MARQUES, CARLOS HENRIQUE PROFÍRIO ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; ALBUQUERQUE, LEONARDO FREITAS GALVÃO ; MATIAS, JOÃO FELIPE NOGUEIRA ; OLIVEIRA, ELENISE GONÇALVES ; COSTA, FRANCISCO HIRAN FARIAS . Zootechnical performance and fillet quality of Colossoma macropomum fed with a diet supplemented with Spirulina platensis. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20435-20448, 2020.

  • ARAÚJO, ANA LUZIA ASSUNÇÃO CLÁUDIO ; MOREIRA, THALES DA SILVA ; MENEZES, T. B. B. ; LIMA, R. L. ; FACUNDO, G. M. ; SILVA, J. W. A. ; ROCHA, I. R. C. B. ; MARQUES, C. H. P. ; Maciel, R. L. ; COSTA, FRANCISCO HIRAN FARIAS . Use of Lithothamnium sp. (Algen® Oceana) in Penaeus vannamei culture. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 28268-28283, 2020.

  • SANTOS, E. S. ; SILVA, T. G. ; FREITAS, R. M. ; VASCONCELOS FILHO, J. I. F. ; SILVA, L. C. B. ; SANTIAGO, C. S. ; RODRIGUES, C. S. ; SILVA, J. W. A. . Desempenho de juvenis de tambatingas em diferentes sistemas de cultivo. Brazilian journal of development , v. 6, p. 8670-8684, 2019.

  • ARAUJO, GLACIO SOUZA ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; MOREIRA, THALES DA SILVA ; SABOYA, JEFFERSON PABLO DE SOUSA ; MOREIRA, RENATO TEIXEIRA ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA . Performance of the nile tilapia with varying daily feeding amounts, using a commercial diet. Bioscience Journal , v. 36, p. 527-538, 2019.

  • ARAUJO, GLACIO S. ; SILVA, JOSÉ W. A. ; VIANA, CALEBI A. S. ; FERNANDES, FABIANO A. N. . Effect of sodium nitrate concentration on biomass and oil production of four microalgae species. INTERNATIONAL JOURNAL OF SUSTAINABLE ENERGY (ONLINE) , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; MAIA, HUDSON DAMASCENO ; LIMA, REBECA LARANGEIRA ; GOMES, IGOR GABRIEL RODRIGUES FERREIRA ; ARAÚJO, ANA LUZIA ASSUNÇÃO CLÁUDIO ; COELHO, ANDERSON ALAN DA CRUZ ; ALBUQUERQUE, LEONARDO FREITAS GALVÃO ; MARQUES, CARLOS HENRIQUE PROFÍRIO ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; COSTA, FRANCISCO HIRAN FARIAS . Effect of sodium nitrate concentration on the lipid content of Chlorella vulgaris. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 33506-33524, 2019.

  • MORAES, MANUELLA GAZZINEO ; SOUSA, ROMMEL ROCHA ; MARQUES, CARLOS HENRIQUE PROFÍRIO ; SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES ; MACIEL, RAFAEL LUSTOSA ; ROCHA, ÍTALO RÉGIS CASTELO BRANCO ; MATIAS, JOÃO FELIPE NOGUEIRA ; CÉSAR, JOSÉ RENATO DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, ELENISE GONÇALVES ; COSTA, FRANCISCO HIRAN FARIAS . Effects of sodium chloride supplementation for Pacific white shrimp Penaeus vannamei diets, cultured in low salinity waters. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 33488-33505, 2019.

  • SILVA, F. R. ; MOISES, R. M. M. ; MIRANDA, K. W. E. ; PINTO, F. J. M. ; ABREU, J. V. ; SILVA, J. W. A. ; SAMPAIO, R. M. M. ; MARTINS, H. L. ; TALABERA, G. G. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS E FÍSICOESTRUTURAIS DO CENTRO DE ABASTECIMENTO DE PESCADOS EM UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA , v. 11, p. 22-35, 2018.

  • SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; Lopes, D. N. M. ; Farias, W.R.L. . EFFECT OF NITRATE DEPLETION ON LIPID ACCUMULATION BY THE MARINE MICROALGA Nannochloropsis oculata. Boletim do Instituto de Pesca (Online) , v. 41, p. 811-816, 2016.

  • Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; SILVA, J. W. A. ; Moreira, R. T. ; ALBUQUERQUE, L. F. G. ; Farias, W.R.L. . Desempenho zootécnico de alevinos de tilápia do Nil o cultivados em um sistema de recirculação de água com a microalga Spirulina platensis. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal , v. 15, p. 149-159, 2014.

  • Coelho, A. A. C. ; MAIA, H. D. ; SILVA, J. W. A. ; Bezerra, J. H. C. ; Moreira, R. T. ; Farias, W.R.L. . BIORREMEDIAÇÃO DO EFLUENTE DE CULTIVO DE TILÁPIA DO NILO PELA MICROALGA Spirulina platensis. Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales , v. 7, p. 11-18, 2014.

  • BARROS, M. U. G. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; Bezerra, J. H. C. ; Moreira, R. T. ; Farias, W.R.L. ; Moreira, R. L. . Lipid content of marine microalgae Chaetoceros muelleri Lemmermann (Bacillariophyceae) grown at different salinities. Biotemas , v. 27, p. 1-8, 2014.

  • Coelho, A. A. C. ; BARROS, M. U. G. ; Bezerra, J. H. C. ; SILVA, J. W. A. ; Moreira, R. L. ; Farias, W.R.L. . Growth of the microalgae Tetraselmis tetrathele and nitrate depletion in culture medium Guillard f/2 and Conway. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 35, p. 163-168, 2013.

  • Saboya, J. ; Araujo, G.S. ; SILVA, J. W. A. ; SOUSA JUNIOR, J. ; Maciel, R. L. ; Farias, W.R.L. . Efeito dos polissacarídeos sulfatados da rodofícea Kappaphycus alvarezii em pós-larvas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidas a situações de estresse. Acta Scientiarum. Animal Sciences , v. 34, p. 215-221, 2012.

  • Araujo, G.S. ; SILVA, J. W. A. ; Moreira, T. S. ; Maciel, R. L. ; Farias, W.R.L. . Cultivo da tilápia do nilo em tanques-rede circulares e quadrangulares em duas densidades de estocagem. Bioscience Journal (Online) , v. 27, p. 805-812, 2011.

  • Araujo, G.S. ; RODRIGUES, J. A. G. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Cultivo da tilápia do Nilo em tanques-rede circulares em diferentes densidades de estocagem. Bioscience Journal (Online) , v. 26, p. 428-434, 2010.

  • SILVA, T. G. ; SILVA, A. C. T. ; SILVA, J. W. A. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PROGRAMA SELO MUNICÍPIO VERDE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, DE 2004 A 2020, COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS CERTIFICADOS. In: Edilene Dias Santos, Milson dos Santos Barbosa, Roger Goulart Mello. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Diálogos Interdisciplinares e Interinstitucionais, Volume 1. 1ed.RIo de Janeiro: Editora e-Publicar, 2024, v. 1, p. 222-238.

  • ARAUJO, GLACIO S. ; Morais, T. ; COTAS, J. ; GARCIA-POZA, S. ; SILVA, J. W. A. ; GONCALVES, A. M. M. ; PEREIRA, L. . A Road to the Sustainable Seaweed Aquaculture. In: Sustainable Global Resources Of Seaweeds. (Org.). Sustainable Global Resources Of Seaweeds Volume 1. 1ed.London: Springer, 2022, v. 1, p. 63-73.

  • COTAS, J. ; GARCIA-POZA, S. ; PACHECO, D. ; ARAUJO, GLACIO S. ; SILVA, J. W. A. ; GONCALVES, A. M. M. ; PEREIRA, L. . Food Applications and Health Benefits of The Genus Gigartina (Rhodophyta). In: Ambati Ranga Rao; Gokare A. Ravishankar.. (Org.). Sustainable Global Resources of Seaweeds. 1ed.London: Springer, 2022, v. 2, p. 135-144.

  • PACHECO, D. ; ARAUJO, GLACIO S. ; SILVA, J. W. A. ; COTAS, J. ; GONCALVES, A. M. M. ; PEREIRA, L. . Red Seaweeds: Their Use in Formulation of Nutraceutical Food Products. In: Ambati Ranga Rao; Gokare A. Ravishankar.. (Org.). Sustainable Global Resources of Seaweeds. 1ed.London: Springer, 2022, v. 2, p. 253-265.

  • ARAUJO, GLACIO S. ; PACHECO, D. ; COTAS, J. ; SILVA, J. W. A. ; SABOYA, JEFFERSON PABLO DE SOUSA ; PEREIRA, L. . Plankton: Environmental and economic importance for a sustainable future.. Plankton Communities. 1ed.London: IntechOpen, 2022, v. 1, p. 1-20.

  • Araujo, G.S. ; PACHECO, D. ; COTAS, J. ; SILVA, J. W. A. ; SABOYA, JEFFERSON PABLO DE SOUSA ; PEREIRA, L. . Plankton: Environmental and economic importance for sustainable future. In: InfotechOpen. (Org.). Plankton: Environmental and economic importance for sustainable future. 1ed.London: InfotechOpen, 2021, v. 1, p. 1-21.

  • Moura dos Santos, Susana Félix ; Teixeira Silva, Ana Cláudia ; Rocha de Oliveira, Illana Beatriz ; da Silva Oliveira, José Lucas ; Moreira dos Santos, Francisco Rafael ; DAMASCENO, VITÓRIA LIMA ; Barbosa dos Santos, Maria Jackeline ; Monteiro Silva, Mariana Luzia ; Mascena Lopes, Dilliani Naiane ; Alves da Silva, José William . CULTIVO DA MICROALGA MARINHA Chaetoceros Muelleri COM DEPLEÇÃO DA FONTE DE AZOTO E ANÁLISE DE RENDIMENTO DE BIOMASSA. In: Frederico Celestino Barbosa. João Luis Ribeiro Ulhôa. (Org.). Engenharia de pesca: produtividade e sustentabilidade. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 130-136.

  • Rocha de Oliveira, Illana Beatriz ; Teixeira Silva, Ana Cláudia ; Moura dos Santos, Susana Félix ; da Silva Oliveira, José Lucas ; Moreira dos Santos, Francisco Rafael ; DAMASCENO, VITÓRIA LIMA ; Barbosa dos Santos, Maria Jackeline ; Monteiro Silva, Mariana Luzia ; Mascena Lopes, Dilliani Naiane ; Alves da Silva, José William . RENDIMENTO DE BIOMASSA DA MICROALGA MARINHA Nannochloropsis oculata SUBMETIDA A PROCESSO DE DEPLEÇÃO DA FONTE DE NITROGÊNIO EM SEU MEIO DE CULTURA. In: Frederico Celestino Barbosa. João Luis Ribeiro Ulhôa. (Org.). Engenharia de pesca: produtividade e sustentabilidade. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 137-143.

  • SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA ; Santos, Susana Felix Moura dos ; Oliveira, Illana Beatriz Rocha de ; Silva, Ana Claudia Teixeira ; ARAUJO, GLACIO SOUZA ; Santos, Emanuel Soares dos ; MOREIRA, RENATO TEIXEIRA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA . EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS DA MICROALGA Nannochloropsis oculata CULTIVADA COM VARIAÇÃO DE NITRATO DE SÓDIO NO MEIO DE CULTURA. Fontes de Biomassa e Potenciais de Uso. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 36-40.

  • SILVA, JOSÉ WILLIAM ALVES DA ; Santos, Susana Felix Moura dos ; Oliveira, Illana Beatriz Rocha de ; Silva, Ana Claudia Teixeira ; ARAUJO, GLACIO SOUZA ; Santos, Emanuel Soares dos ; MOREIRA, RENATO TEIXEIRA ; LOPES, DILLIANI NAIANE MASCENA . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO AMONIACAL DA ÁGUA EM UM POLICULTIVO DE CAMARÃO MARINHO E Spirulina platensis. Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados 2. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 111-118.

  • SILVA, J. W. A. ; Maciel, R. L. ; DEUS, M. V. C. ; COSTA, R. R. ; ESTEVAM, M. I. F. ; SOMBRA, K. E. S. ; ANDRADE, H. M. ; COSTA, A. C. ; Araujo, G.S. ; Lopes, D. N. M. . FERTIRRIGAÇÃO: REUSO DE EFLUENTE PISCÍCOLA. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Rios urbanos limpos : possibilidades e desafios. 1ed.Recife: Unicap, 2017, v. 1, p. 470-479.

  • MENDONCA, A. O. ; LOPES, A. S. ; GOMES, P. H. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; MOREIRA, T. S. ; SOUZA, S. B. P. ; SILVA, J. W. A. ; COSTA, F. H. F. ; MARQUES, C. H. P. ; Maciel, R. L. . MONITORAMENTO DOS EFEITOS DA PISCICULTURA EM TANQUE REDE NA QUALIDADE DA ÁGUA DE UM LAGO NA CIDADE DE HUMAITÁ, SUL DO AMAZONAS. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Rios urbanos limpos : possibilidades e desafios. 1ed.Recife: Unicap, 2017, v. 1, p. 1437-1446.

  • Bezerra, J. H. C. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; ALBUQUERQUE, L. F. G. ; Moreira, R. T. ; MOREIRA, A. G. L. ; Farias, W.R.L. . Qualidade de água em cultivo da tilápia do nilo em sistema de bioflocos biológicos. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Tratamento de água: qualidade, economia e sustentabilidade. 1ed.Recife: Unicap, 2015, v. 8, p. 287-296.

  • SILVA, J. W. A. ; Maia, A. G. F. ; Freire, R. A. M. ; Sousa, M. R. ; Santos, H. H. M. ; DEUS, M. V. C. ; Lopes, D. N. M. . Remoção de nutrientes em efluente de piscicultura utilizando microalga. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Tratamento de água: qualidade, economia e sustentabilidade. 1ed.Recife: UNICAP, 2015, v. 8, p. 309-318.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; Sousa, M. R. ; Freire, R. A. M. ; Santos, H. H. M. ; Maia, A. G. F. ; MAIA, H. D. . Avaliação da microalga Chlorela vulgaris na fitorremediação de nitrato e produção de biomassa. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Tratamento de água: qualidade, economia e sustentabilidade. 1ed.Recife: Unicap, 2015, v. 8, p. 319-325.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; MAIA, H. D. ; Coelho, A. A. C. . FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTE DA CARCINICULTURA UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Gestão de água: água, meio ambiente e saúde. 3ed.Recife: UNICAP, 2013, v. 7, p. 730-737.

  • Coelho, A. A. C. ; MAIA, H. D. ; SILVA, J. W. A. ; Moreira, R. T. . BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTE DE TILÁPIA DO NILOPELASpirulina platensis. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Gestão de água: água, meio ambiente e saúde. 3ed.Recife: UNICAP, 2013, v. 7, p. 76-83.

  • SILVA, J. W. A. ; Soares R. F. ; Coelho, A. A. C. ; Farias, W.R.L. . Nível amoniacal em policultivo de Litopenaeus vannamei e Spirulina sp.. In: Unicap - Chesf. (Org.). A influência das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos. 1ed.Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2011, v. 6, p. 86-92.

  • Moreira, R. T. ; Lage, L. P. A. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Cultivo de Spirulina platensis em ambiente externo utilizando meio orgânico. In: Unicap - Chesf. (Org.). A influência das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos. 1ed.Recife: Universidade católica de Pernambuco, 2011, v. 6, p. 296-302.

  • Cavalcante, V. Jr. ; Coelho, A. A. C. ; Cajado, D. M. ; SILVA, J. W. A. ; Bezerra, J. H. C. ; Moreira, R. T. ; Farias, W.R.L. . Cultivo integrado de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus e da microalga Spirulina platensis em água salobra no semi-árido nordestino. In: Arminda Saconi Messias; Marcos Roberto Nunes Costa. (Org.). Gestão integrada de ambiente costeiros e impactos ambientais. 1ed.Recife: Católica de Pernambuco, 2009, v. 5, p. 419-429.

  • Araujo, G.S. ; SILVA, J. W. A. ; Maciel, R. L. ; Moreira, T. S. ; Farias, W.R.L. . Cultura do rabanete utilizando água de um cultivo de tilápia do Nilo. In: Arminda Saconi Messias. (Org.). Gestão integrada de ambientes costeiros e impactos ambientais. 1ed.Recife: Católica de Pernambuco, 2009, v. 5, p. 231-240.

  • Maia, A. G. F. ; LEMOS, E. R. O. ; SILVA, J. W. A. . NOSSA CIÊNCIA. Estudantes do IFCE são destaque com estudo sobre microalga, 11 abr. 2018.

  • SILVA, J. W. A. ; Maia, A. G. F. ; LEMOS, E. R. O. . SITE IFCE NOTÍCIAS. Pesquisa com microalga tem destaque nacional, p. 1 - 1, 28 mar. 2018.

  • SILVA, J. W. A. . Projetos de docentes aprovados pelo CNPq. Site IFCE, 01 abr. 2015.

  • ROCHA, V. L. ; SANTOS, J. V. R. ; MELO, C. S. ; BARBOSA, A. M. ; FELIPE, M. T. B. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE FITOPLANCTONICA E DA QUALIDADE DA AGUA EM VIVEIROS DE CULTIVO DO CAMARÃO PENAEUS VANNAMEI. In: FENACAM 2024, 2024, Natal. Anais do evento. Natal: ABCC, 2024. v. 1. p. 1-4.

  • SANTOS, J. V. R. ; ROCHA, V. L. ; BARBOSA, A. M. ; MELO, C. S. ; SILVA, T. G. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO DA MICROALGA DUNALIELLA SALINA EM EFLUENTE DO CULTIVO DE CAMARÃO MARINHO PENAEUS VANNAMEI. In: FENACAM 2024, 2024, Natal. Anais do evento. Natal: ABCC, 2024. v. 1. p. 1-4.

  • MELO, C. S. ; Moreira, R. T. ; BARBOSA, A. M. ; ROCHA, V. L. ; SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . PRODUÇÃO DA MICROALGA CHLORELLA VULGARIS: EXTRAÇÃO DO COMPOSTO BIOATIVO (POLISSACARÍDEO SULFATADO), UMA APLICAÇÃO BIOTECNOLÓGICA. In: FENACAM, 2024, Natal. Anais do evento. Natal: ABCC, 2024. v. 1. p. 1-5.

  • BARBOSA, A. M. ; MELO, C. S. ; SANTOS, J. V. R. ; ROCHA, V. L. ; SILVA, T. G. ; SILVA, J. W. A. . USO DA MICROALGA DUNALIELLA SALINA E DO URUCUM (BIXA ORELLANA) NA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR DO CAMARÃO MARINHO PENAEUS VANNAMEI. In: FENACAM, 2024, Natal. Anais do evento. Natal: ABCC, 2024. v. 1. p. 1-5.

  • SANTOS, J. V. R. ; ROCHA, V. L. ; LIMA, R. E. D. ; MELO, C. S. ; BARBOSA, A. M. ; SILVA, J. W. A. . FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO PENAEUS VANNAMEI. In: XIX Fenacam 23, 2023, Natal. Anais do Evento, 2023.

  • ROCHA, V. L. ; SANTOS, J. V. R. ; LIMA, R. E. D. ; MELO, C. S. ; BARBOSA, A. M. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO E DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA DESMODESMUS SUBSPICATUS EM EFLUENTES DO CAMARÃO PENAUES VANNAMEI CULTIVADO EM ÁGUAS OLIGOHALINAS. In: XIX Fenacam 23, 2023, Natal. Anais do Evento, 2023.

  • SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei. In: Enicit, 2023, Fortaleza. Anais do evento.

  • LIMA, R. E. D. ; SILVA, J. W. A. . DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES NATIVAS DE FEIJÃO FERTIRRIGADOS COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA AQUICULTURA. In: Enicit, 2023, Fortaleza. Anais do evento, 2023.

  • ROCHA, V. L. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA Desmodesmus subspicatus EM EFLUENTES DO CAMARÃO Penaeus vannamei CULTIVADO EM ÁGUAS OLIGOHALINAS. In: Enicit, 2023. Anais do evento, 2023.

  • LEMOS, E. R. O. ; SILVA, J. W. A. ; SILVA, J. B. . Potencial do uso de resíduos de camarão: Prospecção Científica e Tecnológica. In: VII Congresso Internacional PROFNIT, 2023, Cuiabá. Anais do evento, 2023.

  • LEMOS, E. R. O. ; DAMASCENO, M. N. ; SILVA, J. W. A. . CENTIMAL COMPOSITION OF FLOUR FROM SHRIMP RESIDUES: FOOD POTENTIAL. In: Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023, Campinas. Anais do evento, 2023.

  • LIMA, C. C. ; LEMOS, E. R. O. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação do Crescimento do Penaeus vannamei com adição de biomassa seca da Spitulina platensis em sua dieta. In: Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos e Nutrição, 2023. Anais do evento.

  • LEMOS, E. R. O. ; LIMA, C. C. ; SILVA, J. W. A. ; MENDES, L. G. ; SA, D. M. A. T. ; DAMASCENO, M. N. . Efeito do congelamento na vida de prateleira de morangos. In: Congresso Latino Ameticano de Segurança de Alimentos, 2023, Rio de Janeiro. Anais do evento, 2023.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, J. W. A. . APPCAMARÃO ? APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO. In: II Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp), 2022. Anais do evento.

  • SILVA, A. C. T. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA BIORREMOÇÃO DE METAIS DA ÁGUA DE REJEITO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO DISTRITO DE SANTA TEREZA - ARACATI - CE, UTILIZANDO MICROALGAS. In: II Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp), 2022. Anais do evento, 2022.

  • SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris. In: CONNINP 2022, 2022, Fortaleza. Anais do evento. Fortaleza, 2022. v. 1.

  • ROCHA, V. L. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA Secenedesmus sp. EM EFLUENTES DO CAMARÃO Litopenaues vannamei. In: CONNINO 2022, 2022, Fortaleza. Anais do evento, 2022.

  • SANTOS, S. F. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SILVA, J. W. A. . COMPORTAMENTO DO CRESCIMENTO DA MICROALGA MARINHA Chaetoceros muelleri COM VARIAÇÃO DA FONTE DE FOSFATO. In: 19º Congresso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2021, Florianópolis. Anais do Evento, 2021.

  • AMARAL, S. M. B. ; MARINHO, R. M. O. ; ALMEIDA, A. P. F. ; SILVA, Y. Y. V. ; DANTAS, B. S. ; SILVA, J. W. A. ; MILHOMEM, A. L. ; DAMASCENO, M. N. . Utilização de microalgas na elaboração de produtors alimentícios: uma breve revisão. In: VIII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos e VII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos, 2021, Laranjeiras do Sul. Anais do evento, 2021.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, J. W. A. . A importância da assistência técnica e capacitação prestada a pequenos produtores na atividade da carcinicultura familiar. In: IV Semana acadêmica da Engenharia de Pesca, 2020, Piuma. Anais do Evento, 2020.

  • Araujo, G.S. ; SABOYA, JEFFERSON PABLO DE SOUSA ; SILVA, J. W. A. ; VIANA, C. A. S. ; PACHECO, D. ; COTAS, J. ; PEREIRA, L. . Sulphated polysaccharides of the Kappaphycus alvarezii macroalgae administration in the simulated transport of Nile tilapia fingerlings, Oreochromis niloticus. In: 2nd Seaweed for Health Virtual Conference 2020, 2020. Anais do 2nd Seaweed for Health Virtual Conference 2020, 2020.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, J. W. A. . ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei.. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (Coninp), 2020, Remoto. Anais do evento, 2020.

  • SANTOS, S. F. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; PACHECO, C. F. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Análise de rendimento de biomassa e crescimento da microalga marinha Chaetoceros muelleri com depleção da fonte de nitrogênio. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • VIANA, C. A. S. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; MELO, I. M. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Biomassa seca da diatomácea Chaetocdros gracilis em diferentes salinidades visando a produção de biodiesel. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SANTOS, S. F. M. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Influência da depleção da fonte de nitrogênio no meio de cultura sobre o rendimento da biomassa da Nannochloropsis oculata. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • ARAUJO, A. L. A. C. ; FREITAS, M. C. O. ; MARQUES, C. H. P. ; Maciel, R. L. ; SOARES FILHO, A. ; Lopes, D. N. M. ; SILVA, J. W. A. ; COSTA, F. H. F. . Avaliação inicial do Lithothaminium sp. (Algen Oceana) na calagem de viveiros do camarão do pacífico, Penaues vannamei. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • SILVA, A. C. T. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; Lopes, D. N. M. ; SANTOS, M. J. B. ; SANTOS, J. B. ; SILVA, J. W. A. . CONCENTRAÇÃO DE NITROGÊNIO AMONIACAL EM UM POLICULTIVO DE Spirulina platensis e Litopenaeus vannamei. In: FENACAM 2018, 2018, Natal. Anais do evento, 2018.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; Sousa, M. R. ; Freire, R. A. M. ; Santos, H. H. M. ; Maia, A. G. F. ; MAIA, H. D. . Avaliação da microalga Chlorela vulgaris na fitorremediação de nitrato e produção de biomassa. In: Encontro Internacional das águas, 2015, Recife. Anais do evento, 2015.

  • Maia, A. G. F. ; SILVA, J. W. A. ; Freire, R. A. M. ; Sousa, M. R. ; Santos, H. H. M. ; DEUS, M. V. C. ; Lopes, D. N. M. . Remoção de nutrientes em efluente de piscicultura utilizando microalga. In: Encontro internacional das águas, 2015, Recife. Anais do evento, 2015.

  • Bezerra, J. H. C. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; ALBUQUERQUE, L. F. G. ; Moreira, R. T. ; MOREIRA, A. G. L. ; Farias, W.R.L. . Qualidade de água em cultivo da tilápia do nilo em sistema de flocos biológicos. In: Encontro internacional das águas, 2015, Recife. Anais do evento, 2015.

  • SILVA, J. W. A. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, M. S. ; DEUS, M. V. C. ; Lopes, D. N. M. . Rendimento lipídico da microalga Nannochloropsis oculata cultivada com variação de nitrato de sódio no meio de cultura. In: IX CONNEPI, 2014, São Luis. Anais do evento, 2014.

  • DEUS, M. V. C. ; Maia, A. G. F. ; Lopes, D. N. M. ; NASCIMENTO, J. M. ; SILVA, J. W. A. . Rendimento de óleo das microalgas Chaetoceros mulleri e Chaetoceros gracilis na salinidade 25. In: IX CONNEPI, 2014, São Luis. Anais do evento, 2014.

  • SILVA, A. P. ; SILVA, F. G. ; SOMBRA JUNIOR, C. A. ; SOARES, L. S. ; DEUS, M. V. C. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PESCADO DO IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE-CE. In: IX CONNEPI, 2014, São Luis. Anais do evento, 2014.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; MAIA, H. D. ; Coelho, A. A. C. . Fitorremediação de efluente da carcinicultura utilizando a microalga Chlorella vulgaris. In: 7º Encontro Internacional da águas, 2013, Recife. 7º Encontro Internacional da águas, 2013.

  • Coelho, A. A. C. ; MAIA, H. D. ; SILVA, J. W. A. ; Moreira, R. T. . Biorremediação de efluentes de tilápia do Nilo pela Spirulina platensis. In: 7º encontro internacional das águas, 2013, Recife. 7º encontro internacional das águas, 2013.

  • Soares R. F. ; SILVA, J. W. A. ; Coelho, A. A. C. ; Farias, W.R.L. . Níveis de amônia em um policultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei coma a microalga Spirulina platensis. In: IX Encontro de Iniciação científica e tecnológica - IFCE, 2009, Fortaleza. Anais do IX Encontro de Iniciação científica e tecnológica - IFCE, 2009.

  • MENDONCA, A. O. ; LOPES, A. S. ; GOMES, P. H. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; MOREIRA, T. S. ; SOUZA, S. B. P. ; SILVA, J. W. A. ; COSTA, F. H. F. ; MARQUES, C. H. P. ; Maciel, R. L. . Monitoramento dos efeitos da piscicultura em tanque rede na qualidade da água de um lago na cidade de Humaita - Sil do Amazonas. In: 9 ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ÁGUAS, 2017, RECIFE. Rios urbanos limpos : possibilidades e desafios, 2017.

  • COSTA, R. R. ; SANTOS FILHO, L. G. ; SOMBRA, K. E. S. ; LEMOS, E. R. O. ; SILVA, J. W. A. . Crescimento vegetativo e produção de cutivares crioulas de Feijão-de-corda (Vigna unguiculata L.) irrigados com efluente aquícola e água do sistema de irrigação. In: SEMIC 2017, 2017, LIMOEIRO DO NORTE. ANAIS DO EVENTO, 2017.

  • MAIA, H. D. ; RIBEIRO, D. C. ; SILVA, J. W. A. ; SOUZA JUNIOR, J. ; Moreira, R. T. ; Farias, W.R.L. . Avaliação da imunocompetência do camarão branco (Penaeus vannamei) alimentado com ração suplementada com a clorofícea Chlorella vulgaris. In: FENACAM 2016, 2016, Fortaleza. Trabalhos técnicos, 2016.

  • SILVA, A. P. ; DEUS, M. V. C. ; SOMBRA JUNIOR, C. A. ; MELO, M. F. ; LIMA, C. C. ; CAVALCANTE, G. S. ; SILVA, J. W. A. . Atributos de consumo do pescado em Limoeiro do Norte - CE. In: XX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2016, FORTALEZA. ANAIS DO EVENTO, 2016.

  • BRAGA, B. K. S. ; SANTIAGO, B. K. S. ; SILVA, C. ; SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. . Cultivo de microalga Spirulina platensis em dois diferentes meios de cultivo utilizando fertilizantes agrícolas. In: XIX Conbep, 2015, São Luis. Anais do evento, 2015.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; Coelho, A. A. C. ; Maia, A. G. F. ; NASCIMENTO, J. M. ; MENDONCA, M. S. . Avaliação lipícia das diatomáceas Chaetoceors muleri e C. gracilis na salinidade 25. In: VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquaciência 2014, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do evento, 2014.

  • SILVA, A. P. ; SOMBRA JUNIOR, C. A. ; SILVA, F. R. ; SILVA, K. Q. ; SILVA, J. W. A. . Hábito do consumo de pescado: uma análise aplicada aos consumidores do IFCE - Limoeiro do Norte.. In: Semana da Biologia e do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, 2014, Jaguaribe. Anais do evento, 2014.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; Araujo, G.S. ; Moreira, R. T. ; JESUS, M. S. ; OLIVEIRA, M. S. . Efeito da depleção de nitrato no acúmulo lipídico da Nannochloropsis oculata. In: VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquaciência 2014, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do evento, 2014.

  • MOURA, P. S. ; MOREIRA, A. G. L. ; Moreira, R. L. ; ALMEIDA, W. C. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Estudos preliminares sobre as propriedades reprodutivas de três diferentes classes de tamanho de tilápia do Nilo. In: Conbep, 2011, Belem. Anais do evento, 2011.

  • Araujo, G.S. ; SILVA, J. W. A. ; Costa, J. M. ; Maciel, R. L. ; Farias, W.R.L. . Rendimento de biomassa seca da microalga Nannochloropsis oculata (D. J. Hibberd, 1981) em diferentes concentrações de nitrato. In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Maciel, R. L. ; Farias, W.R.L. . Avaliação dos índices zootécnicos da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, submetida a variação na quantidade da alimentação diária. In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Costa, J. M. ; Lage, L. P. A. ; Farias, W.R.L. . Diferentes concentrações de nitrato no meio Guillard f/2 para avaliação do rendimento de biomassa seca da microalga Chlorella vulgaris. In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • Araujo, G.S. ; RODRIGUES, R. S. ; OLIVEIRA, R. C. S. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Cultivo e extração de polissacarídeos sulfatados da microalga Nannochloropsis oculata (D. J. Hibberd, 1981). In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • GOMES, K. H. Q. ; Coelho, A. A. C. ; NUNES, N. R. A. ; SILVA, J. W. A. ; Maciel, R. L. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Avaliação lipídica na fase estacionária de cultivo da microalga Tetraselmis tetrathele. In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • Maciel, R. L. ; NUNES, N. R. A. ; SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Teor de óleo das microalgas Tetraselmis chuii e Tetraselmis tetrathele cultivadas em duas diferentes salinidades. In: IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010, Recife. Anais do IV Congresso da sociedade brasileira de aquicultura e biologia aquática, 2010.

  • RODRIGUES, R. S. ; OLIVEIRA, R. C. S. ; SILVA, J. W. A. ; Coelho, A. A. C. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Cultivo, fracionamento e açúcares totais de polissacarídeos sulfatados (PS) da microalga Nannochloropsis oculata. In: PEC Nordeste 2010, 2010, Fortaleza. Anais do PEC Nordeste 2010, 2010.

  • SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. ; Araujo, G.S. . Cultivo e rendimento de biomassa da microalga Nannochloropsis oculata. In: XIV Semana universitária - UECE, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana universitária - UECE, 2009.

  • SILVA, J. W. A. ; Gomes, V.F.F. ; Silva, J.M.T. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Avaliação da colonização micorrízica em rabanetes cultivado com duas fontes de água. In: XXXII Congresso Brasileiro de ciência do solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de ciência do solo, 2009.

  • Moreira, R. T. ; PINTO, G. T. ; Lage, L. P. A. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Extração dos polissacarídeos sulfatados das microalgas Chaetoceros calcitrans e Dunaliella tertiolecta. In: XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009, Natal. Anais do XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009.

  • Maciel, R. L. ; Moreira, T. S. ; SILVA, J. W. A. ; MARQUES, Y. T. F. ; Araujo, G.S. . Desempenho zootécnico da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com variação da quantidade de alimentação diária. In: XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009, Natal. Anais do XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009.

  • NUNES, N. R. A. ; Coelho, A. A. C. ; Soares R. F. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Cultivo da microalga marinha Tetraselmis chuii em três diferentes meios. In: XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009, Natal. Anais do XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009.

  • SILVA, J. W. A. ; Soares R. F. ; Coelho, A. A. C. ; Farias, W.R.L. . Policultivo de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei com a microalga Spirulina platensis. In: XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009, Natal. Anais do XVI Congresso brasileiro de engenharia de pesca - CONBEP, 2009.

  • Araujo, G.S. ; RODRIGUES, J. A. G. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Desempenho produtivo da tilápia do Nilo em tanques-redes circulares utilizando três diferentes densidades de estocagem. In: PEC Nordeste 2010, 2009, Fortaleza. Anais do PEC Nordeste 2010, 2009.

  • SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Silva, J.M.T. ; Farias, W.R.L. ; Gomes, V.F.F. . Desenvolvimento do rabanete irrigado com água de cultivo de tilápia do Nilo e água subterrânea. In: PEC Nordeste 2010, 2009, Fortaleza. Anais do PEC Nordeste 2010, 2009.

  • Maciel, R. L. ; Araujo, G.S. ; Moreira, T. S. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Tratamento de água proveniente de um cultivo de tilápias do Nilo através de floculação natural. In: PEC Nordeste 2010, 2009, Fortaleza. Anais do PEC Nordeste 2010, 2009.

  • Araujo, G.S. ; Andrade, L. N. ; Cavalcante, V. Jr. ; SILVA, J. W. A. . Crescimento da tilápia do Nilo cultivada em diferentes densidades de estocagens em tanques-redes circulares. In: IV Encontro nacional de piscicultores de águas públicas, 2008, Penedo. Anais do IV Encontro nacional de piscicultores de águas públicas, 2008.

  • BARBOSA, L. B. S. ; LIMA, A. B. N. ; SILVA, L. D. L. ; LINO, M. S. R. ; SILVA, J. W. A. . ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E CAPACITAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES NA ATIVIDADE DE CARCINICULTURA FAMILIAR EM PARAJURU, BEBERIBE ? CE. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • BARBOSA, A. M. ; SANTOS, J. V. R. ; MELO, C. S. ; ROCHA, V. L. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E QUALIDADE DE ÁGUA NO CULTIVO DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei COM DIFERENTES FERTILIZAÇÕES ORGÂNICAS.. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • ROCHA, J. E. S. ; SOUSA, F. G. S. ; BORGES, O. M. A. ; SILVA, T. C. ; SILVA, J. W. A. . Aplicação de subproduto de acerola na conservação de camarões (Penaeus vannamei). In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • SANTOS, M. F. ; BARBOSA, N. M. M. ; SILVA, M. C. A. ; SANTOS, E. S. ; SILVA, J. W. A. . ANÁLISE DE BEM-ESTAR DOS PEIXES CULTIVADOS NA AQUAPONIA. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • LINO, M. S. R. ; ROCHA, V. L. ; SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . Bioprospecção, seleção e otimização de cepas de microalgas nativas para produção de biomassa visando aplicação na aquicultura.. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • ROCHA, C. N. ; SILVA, E. C. V. A. ; BORGES, O. M. A. ; SILVA, T. C. ; SILVA, J. W. A. . Uso do extrato de Gracilaria sp. na redução da melanose em Penaeus vannamei.. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • SILVA, A. C. C. ; SANTOS, J. V. R. ; ROCHA, V. L. ; NASCIMENTO, J. H. R. ; SILVA, J. W. A. . Aplicação da Microalga Chlorella vulgaris na biorremediação de efluentes urbanos e aquícolas. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • SANTOS, J. V. R. ; ROCHA, V. L. ; BARBOSA, A. M. ; MELO, C. S. ; SILVA, J. W. A. . Efeitos na Comunidade Planctônica em Cultivo de Camarão Marinho Utilizando Microrganismos Eficientes do Solo na Fermentação de Fertilizante Orgânico. In: ENICIT - IFCE - 2025, 2025, Quixadá. Anais do evento, 2025.

  • SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . Eficiência da microalga Dunaliella salina na bioremoção de compostos nitrogenados e fosfatados em efluente de carcinicultura. In: VI Semana da Aquicultura, 2024, Morada Nova. Anais do evento. Morada Nova: IFCE, 2024. v. 1. p. 1.

  • ROCHA, V. L. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação da comunidade fitoplanctonica e da qualidade da água em viveiros de cultivo do camarão Penaeus vannamei. In: VI Semana da Aquicultura, 2024, Morada Nova. Anais do evento. Morada Nova: IFCE, 2024. v. 1. p. 1-1.

  • BARBOSA, A. M. ; SILVA, J. W. A. . Aplicabilidade da microalga Dunaliella salina e do urucum Bixa orellana na suplementação alimentar do camarão marinho Penaeus vannamei. In: VI Semana da Aquicultura, 2024, Morada Nova. Anais do evento. Morada Nova: IFCE, 2024. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, R. E. D. ; SILVA, J. W. A. . DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES NATIVAS DE FEIJÃO FERTIRRIGADOS COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA AQUICULTURA. In: V Semana da Aquicultura, no IFCE ? Campus Morada Nova, 2023, Morada Nova. anais do evento, 2023.

  • ROCHA, V. L. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação da fitorremediação e da produção de biomassa da microalga Desmodesmus subspicatus em efluentes do camarão Penaeus vannamei. In: V Semana da Aquicultura, no IFCE ? Campus Morada Nova, 2023, Morada Nova. Anais do evento, 2023.

  • DAMASCENO, V. L. ; OLIVEIRA, J. L. S. ; SANTOS, F. R. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, A. C. T. ; Monteiro Silva, Mariana Luzia ; SILVA, J. W. A. . Mulheres na Carcinicultura. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • DAMASCENO, V. L. ; OLIVEIRA, J. L. S. ; SANTOS, F. R. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, A. C. T. ; Monteiro Silva, Mariana Luzia ; SILVA, J. W. A. . Avaliação do crescimento de rotiferos BRACHIONUS PLICATILIS enriquecidos com diferentes dietas. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, J. W. A. . BIOPROCESSO FITOAQUAPÔNICO EM UM SISTEMA INTEGRADO DE CULTIVO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • SANTOS, S. F. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SANTOS, F. R. M. ; OLIVEIRA, J. L. S. ; DAMASCENO, V. L. ; Monteiro Silva, Mariana Luzia ; SILVA, J. W. A. . BIOMASSA SECA DA MICROALGA MARINHA Spirulina platensis NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E RESISTÊNCIA AO ESTRESSE SALINO NO CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vanname. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • SILVA, A. C. T. ; SILVA, J. W. A. . INTERFERÊNCIA DA REDUÇÃO DA FONTE NITROGENADA NO MEIO DE CULTURA SOBRE O CRESCIMENTO E RENDIMENTO DE BIOMASSA DA MICROALGA MARINHA Nannochloropsis oculata. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; Lopes, D. N. M. ; SILVA, A. C. T. ; SILVA, J. W. A. . INTERFERÊNCIA DA REDUÇÃO DA FONTE NITROGENADA NO MEIO DE CULTURA SOBRE O CRESCIMENTO E RENDIMENTO DE BIOMASSA DA MICROALGA MARINHA Nannochloropsis oculata. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • SANTOS, S. F. M. ; SILVA, J. W. A. . AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DE BIOMASSA E CRESCIMENTO ALGAL DA ESPÉCIE Chaetoceros muelleri COM VARIAÇÃO DA FONTE DE NITROGÊNIO. In: I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará, 2020, Fortaleza. Anais do Evento, 2020.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SANTOS, S. F. M. ; DAMASCENO, V. L. ; Lopes, D. N. M. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação do rendimento de biomassa da Nannochloropisis oculata com depleção da fonte de nitrogênio no meio de cultura. In: FENACAM 2019, 2019, Natal - RN. Anais do Evento, 2019.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, A. C. T. ; DAMASCENO, V. L. ; Lopes, D. N. M. ; SILVA, J. W. A. . Extensão na aquicultura: Acompanhamento de pequenos produtores na atividade de carcinicultura familiar em Parajuru, Beberibe - CE. In: FENACAM 2019, 2019, Natal - RN. Anais do Evento, 2019.

  • OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; Lopes, D. N. M. ; SANTOS, S. F. M. ; DAMASCENO, V. L. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação de remoção de fósforo e compostos nitrogenados utilizando a microalga Chaetoceros muelleri. In: FENACAM 2019, 2019, Natal - RN. Anais do Evento, 2019.

  • Lopes, D. N. M. ; RIBEIRO, L. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; SANTOS, S. F. M. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação do rendimento lipídico da microalga Nannochloropsis oculata com variação de nitrato. In: FENACAM 2019, 2019, Natal - RN. Anais do Evento, 2019.

  • VIANA, C. A. S. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; PACHECO, C. F. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Importância ecológica e abundância das (Rhodophyta) macroalgas marinhas - Pontal do Maceió, Fortim-CE. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • PEREIRA, P. J. L. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; FREITAS, E. K. C. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Produção comercial do Litopenaeus vannamei em águas oligohalinas. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • PEREIRA, P. J. L. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; FREITAS, E. K. C. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Monitoramento da matéria orgânica e carbono orgânico presente em amostras de solos de fazendas comerciais de camarão. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • PEREIRA, P. J. L. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; MELO, I. M. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Importância da análise qualitativa e quantitativa das comunidades fitoplanctônicas no cultivo do Litopenaeus vannamei em fazendas comerciais. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • VIANA, C. A. S. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; MELO, I. M. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Macroalgas marinhas (Rhodophyta, Phaeophyta, Chlorophyta) presentes na praia de Canoa quebrada - CE. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • VIANA, C. A. S. ; Lopes, D. N. M. ; FREITAS, M. C. O. ; PACHECO, C. F. ; Maciel, R. L. ; COSTA, F. H. F. ; SILVA, J. W. A. . Desempenho zootécnico de alevinos (Oreochromis niloticus) em viveiros com elevada densidade utilizando enzima redutora de matéria orgânica. In: Conbep 2019, 2019, Manaus - AM. Anais do Evento, 2019.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; MOREIRA, A. G. L. ; Araujo, G.S. . INFLUÊNCIA DA BIOMASSA DELIPIDADA DA MICROALGA Chlorella vulgaris NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei. In: AQUACIÊNCIA 2018, 2018, Natal. Anais do evento, 2018.

  • SILVA, J. W. A. ; Maia, A. G. F. ; OLIVEIRA, I. B. R. ; SILVA, A. C. T. ; ALBUQUERQUE, L. F. G. ; Lopes, D. N. M. . CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIA EM UM CULTIVO INTEGRADO DO Litopenaeus vannamei COM Spirulina platensis. In: AQUACIÊNCIA 2018, 2018, Natal. Anais do evento, 2018.

  • Maia, A. G. F. ; LEMOS, E. R. O. ; SILVA, J. W. A. . POTENCIAL LIPÍDICO DA MICROALGA Chlorella vulgaris PARA BIODIESEL. In: SEMIC 2017, 2017, LIMOEIRO DO NORTE. ANAIS DO EVENTO, 2017.

  • COSTA, M. N. R. ; ANDRADE, H. M. ; SILVA, J. W. A. . Aquaponia: tratamento de efluentes aquícolas. In: SEMIC 2017, 2017, LIMOEIRO DO NORTE. ANAIS DO EVENTO, 2017.

  • COSTA, A. C. ; SILVA, J. W. A. . AQUAPONIA: SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO DE PEIXES E HORTALIÇAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. In: SEMIC 2017, 2017, LIMOEIRO DO NORTE. ANAIS DO EVENTO, 2017.

  • SOMBRA, K. E. S. ; COSTA, R. R. ; ESTEVAM, M. I. F. ; Araujo, G.S. ; Lopes, D. N. M. ; SILVA, J. W. A. . Avaliação lipídica da microalga Nannochloropsis oculata cultivada com variação de nitrato de sódio no meio de cultura. In: XIX Conbep, 2015, São Luis. Anais do evento, 2015.

  • SILVA, A. P. ; SILVA, J. W. A. . Atributos de consumo do pescado em Limoeiro do Norte. In: XX Semana Universitária - UECE, 2015, Limoeiro do Norte. Anais do evento, 2015.

  • Maciel, R. L. ; Saboya, J. ; SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Use of sulfacted polysaccharides during the transport of Nile tilapia fingerlings Oreochromis niloticus. In: World Aquaculture Society, 2011, Natal. Anais do World Aquaculture Society, 2011.

  • Maciel, R. L. ; Saboya, J. ; SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Oral administration of sulfated polysaccharides from the Rodophyta Kappaphycus alvarezii on Nile tilapias post larvae. In: World Aquaculture Society, 2011, Natal. Anais do World Aquaculture Society, 2011.

  • SILVA, J. W. A. ; GOMES, P. H. . Identificação e cultivo de fitoplâncton dulcícola. In: I Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 2011, Fortaleza. Anais do I Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 2011.

  • GOMES, P. H. ; SILVA, J. W. A. . Práticas de planctologia objetivando um maior rendimento acadêmico. In: XX Encontro de Iniciação à Docência, 2011, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação à Docência, 2011.

  • Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; NUNES, N. R. A. ; SILVA, J. W. A. . Crescimento da microalga Phaeodactylum trocornutum em efluente de cultura de camarão. In: IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 2011, Fortaleza. Anais do IV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 2011.

  • GOMES, P. H. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; SILVA, J. W. A. . Isolamento e identificação da microalga Scenedesmus sp. no açude Santo Anastácio. In: XXX Encontro de Iniciação Científica, 2011, Fortaleza. Anais do XXX Encontro de Iniciação Científica, 2011.

  • NUNES, N. R. A. ; Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; SILVA, J. W. A. . Biorremediação de efluente de carcinicultura pela microalga Nannochloropsis oculata. In: XXX Encontro de Iniciação Científica, 2011, Fortaleza. Anais do XXX Encontro de Iniciação Científica, 2011.

  • SILVA, J. W. A. ; Lopes, D. N. M. ; GOMES, P. H. ; Coelho, A. A. C. . Determinação do rendimento de biomassa da Nannochloropsis oculata com variação de nitratos no meio de cultivo. In: XXX Encontro de Iniciação CientíficaFortaleza, 2011, Fortaleza. Anais do XXX Encontro de Iniciação Científica, 2011.

  • SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Práticas de plactologia do curso de Engenharia de Pesca na Integração universidade escola. In: XIX Encontro de iniciação à docência - UFC, 2010, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação à docência - UFC, 2010.

  • SOUSA, M. B. ; SILVA, J. W. A. ; BARROS, M. U. G. ; Moreira, R. T. ; Araujo, G.S. ; Farias, W.R.L. . Avaliação do rendimento de óleo das microalgas Chaetocerus mulleri Chaetocerus gracilis na salinidade 25. In: XIII Congresso brasileiro de ficologia, 2010, Paraty. Anais do XIII Congresso brasileiro de ficologia, 2010.

  • NUNES, N. R. A. ; SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. . Rendimento da biomassa seca da microalga Chlorella sp cultivada com depleção de nitrato. In: Encontros Universitários 2010 - UFC, 2010, Fortaleza. Anais do Encontros Universitários 2010 - UFC, 2010.

  • SILVA, J. W. A. ; NUNES, N. R. A. ; Araujo, G.S. . Rendimento de óleo da microalga Chlorella sp em dois diferentes métodos de extração. In: Encontros Universitários 2010 - UFC, 2010, Fortaleza. Anais do Encontros Universitários 2010 - UFC, 2010.

  • SILVA, J. W. A. ; Araujo, G.S. ; Maciel, R. L. ; Moreira, T. S. . Cultivo da microalga Nannochloropsis oculata e rendimento na fase estacionária de crescimento. In: Encontros Universitários 2009 - UFC, 2009, Fortaleza. Anais do Encontros Universitários 2009 - UFC, 2009.

  • SILVA, J. W. A. ; Coelho, A. A. C. ; Queiroz, R. V. ; Araujo, G.S. . Alevinagem de tilápias em tanques de alvenaria visando a engorda, para merenda escolar. In: Encontros Universitários 2008 - UFC, 2008, Fortaleza. Anais do Encontros Universitários 2008 - UFC, 2008.

  • Queiroz, R. V. ; Moreira, R. L. ; SILVA, J. W. A. ; Costa, J. M. ; Farias, W.R.L. . Desenvolvimento da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em diferentes salinidades na presença da cianofícea Spirulina platensis. In: Encontros Universitários 2008 - UFC, 2008, Fortaleza. Anais do Encontros Universitários 2008 - UFC, 2008.

  • SILVA, J. W. A. . Biotecnologia e Inovações de Microalgas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. V. R. ; SILVA, J. W. A. . FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. W. A. . O plâncton e sua importância para para aquicultura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. W. A. . Importância da qualidade de água na carcinitulrua. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. W. A. . Importância do Plâncton na Aquicultura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. W. A. . Minicurso: Técnicas de identificação e contagem de microalgas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. W. A. . Minicurso de carcinicultura: manejo e técnicas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Bezerra, J. H. C. ; Coelho, A. A. C. ; Sabino, T. S. S. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Cultivo e extração de biocompostos da microalga Phaeodactylum tricornutum. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • Coelho, A. A. C. ; PINTO, G. T. ; Lage, L. P. A. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Análise da absorção de iodo pela microalga Spirulina platensis em diferentes salinidades. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • Moreira, R. T. ; Lage, L. P. A. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Extração e fracionamento dos polissacarídeos sulfatados de Spirulina platensis. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • Moreira, R. T. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; Bezerra, J. H. C. ; Farias, W.R.L. . Administração dos polissacarídeos sulfatados de Spirulina platensis para pós-larvas de Litopenaeus vannamei. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • Sabino, T. S. S. ; Bezerra, J. H. C. ; Moreira, R. T. ; Coelho, A. A. C. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Extração de polissacarídeos da microalga Chlorella sp.. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • SILVA, J. W. A. ; Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; Lopes, D. N. M. ; Farias, W.R.L. . Rendimento da biomassa da microalga Chlorella vulgaris cultivada em concentrações reduzidas de nitrato. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • SILVA, J. W. A. ; NUNES, N. R. A. ; Araujo, G.S. ; Bezerra, J. H. C. ; Coelho, A. A. C. ; Farias, W.R.L. . Influência da depleção de nitrato no rendimento lipídico das microalgas Tetraselmis chuii e Tetraselmis tetrathele. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • GOMES, P. H. ; ARAUJO, A. L. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; Coelho, A. A. C. ; Lage, L. P. A. ; SILVA, J. W. A. ; Farias, W.R.L. . Perfil nictemeral do fitoplâncton em um reservatório urbano tropical. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • Coelho, A. A. C. ; Bezerra, J. H. C. ; SILVA, J. W. A. ; BARROS, M. U. G. ; Lage, L. P. A. ; Farias, W.R.L. . Acumulação de lipídios totais durante a fase estacionária de cultivo da microalga Tetraselmis tetrathele. Córdoba: Boletín de la Sociedad Argentina de Botánica, 2011 (Resumo Internacional).

  • SILVA, J. W. A. . PESQUISA ACADÊMICA PARA AQUICULTURA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SILVA, J. W. A. . Uso de Microalgas para melhoramento do meio ambiente e dos seres vivos. 2017. .

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Avaliação da eficiência da Lemna sp. na fitorremediação de efluente de piscicultura, Descrição: PIBIC AF 2025 - EDITAL N 5/2025 PRPI/REITORIA-IFCE - Edital de Pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO HENRIQUE RIBEIRO NASCIMENTO - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Isolamento de microalgas marinhas de viveiros de carcinicultura: Cultivo e produção de biomassa para caracterização química, Descrição: PIBIC 2025 - EDITAL N 4/2025 PRPI/REITORIA-IFCE - Edital de Pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Maíra Dos Santos Ribeiro Lino - Integrante.

  • 2024 - 2025

    Bioprospecção, seleção e otimização de cepas de microalgas nativas para produção de biomassa visando aplicação na aquicultura, Descrição: A bioprospecção abrange a etapa de coleta e pesquisa de microalgas únicas de diferentes ambientes aquáticos, para explorar suas características intrínsecas na utilização em diferentes atividades produtivas, sendo possível estudar seus diferentes perfis de composição e crescimento a partir da grande diversidade encontrada em ambientes naturais. O presente trabalho tem como objetivo Bioprospectar, selecionar e otimizar cepas de microalgas nativas para produção de biomassa visando aplicação na aquicultura. A obtenção de dados sobre a fitodiversidade de diferentes corpos hídricos da região do Baixo Jaguaribe através dos índices ecológicos ajuda no desenvolvimento de cepas locais para futuras pesquisas sobre seus ambientes naturais, podendo correlaciona-las à qualidade do ambiente para mitigar possíveis impactos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / VIVIAN LIMA DA ROCHA - Integrante / Maíra Dos Santos Ribeiro Lino - Integrante.

  • 2024 - 2025

    AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E QUALIDADE DE ÁGUA NO CULTIVO DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei COM DIFERENTES FERTILIZAÇÕES ORGÂNICAS, Descrição: A prevenção às doenças geralmente implica o uso de antibióticos e quimioterápicos na maioria dos organismos vivos. Neste contexto, a gestão de microorganismos na água e no solo, juntamente com o equilíbrio da microbiota dos organismos cultivados através da utilização de probióticos, prebióticos e simbiótico que é composto por suplementos ou ingredientes alimentares. O trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho zootécnico e qualidade de água no cultivo de camarão marinho Penaeus vannamei com diferentes fertilizações orgânicas. Este projeto visa assegurar maior produtividade e lucratividade com o uso das fertilizações orgânicas como suplementação da ração, melhora na qualidade de água pois incrementa os fatores zootécnicos e imunológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Alyson Matos Barbosa - Integrante.

  • 2024 - 2025

    Efeitos na Comunidade Planctônica em Cultivo de Camarão Marinho Utilizando Microrganismos Eficientes do Solo na Fermentação de Fertilizante Orgânico, Descrição: Efeitos na Comunidade Planctônica em Cultivo de Camarão Marinho Utilizando Microrganismos Eficientes do Solo na Fermentação de Fertilizante Orgânico - PIBITI 2024 - EDITAL N 11/2024 PRPI/REITORIA-IFCE - Edital de Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / VIVIAN LIMA DA ROCHA - Integrante / Maíra Dos Santos Ribeiro Lino - Integrante.

  • 2024 - 2025

    ANALISE DE BEM-ESTAR DOS PEIXES CULTIVADOS NA AQUAPONIA, Descrição: A evolução das práticas e manejos nas atividades agropecuárias com o passar do tempo, forçou a necessidade os seres humanos a questionar a forma como a exploração animal vinha sendo realizada, levando ao surgimento da ciência do bem-estar animal (BEA). A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as condições de bem-estar, comportamentais, fisiológicos e ambientais, promovidas por um sistema de aquaponia às tilápias, visando contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e éticas na aquicultura. Será utilizado um sistema de cultivo aquapônico para a realização do experimento, neste existem três leitos de cultivo hidropônico com tecnologias diferentes, todos conectados em um mesmo sistema de recirculação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Miguel Fernandes Santos - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Aplicação de quito-oligossacarídeo como prebiótico na nutrição de juvenis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) expostos a diferentes condições de bioflocos: in situ e ex situ., Descrição: Os quito-oligossacarídeos derivados da quitina e da quitosana, apresentam atividadesbiológicas interessantes e podem ser considerados prebióticos em potencial. A tecnologia debioflocos (BFT) é um sistema moderno, de baixo impacto ambiental, que se tornou umaalternativa de sucesso aos sistemas de criação tradicionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Luciana Kelly Oliveira Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2023 - 2024

    DESEMPENHO DE CULTIVO EM SISTEMA DE AQUAPONIA COM TRÊS DIFERENTES TECNOLOGIAS SIMULTÂNEAS, Descrição: A integração da aquicultura com a hidroponia (aquaponia) pode se apresentar como uma solução para proporcionar o uso da água mais eficiente, incrementando a produção de peixes e vegetais sem aumentar o consumo de água, evitando o despejo do efluente da aquicultura em corpos dágua a jusante e fornecendo um fertilizante natural para a planta de cultivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Miguel Fernandes Santos - Integrante.

  • 2023 - 2024

    APLICABILIDADE DA MICROALGA Dunaliella salina e do URUCUM Bixa orellana NA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR DO CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei, Descrição: Projeto referente ao EDITAL N 8/2023 PRPI/REITORIA-IFCE. PIBIC AF 2023 - 2024. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Alyson Matos Barbosa - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Avaliação da comunidade fitoplanctonica e da qualidade da água em viveiros de cultivo do camarão Penaues vannamei, Descrição: Projeto referente ao EDITAL N 7/2023 PRPI/REITORIA-IFCE - PIBIC 2023 - 2023. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / VIVIAN LIMA DA ROCHA - Integrante.

  • 2022 - 2023

    AVALIAÇÃO DA FITORREMEDIAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA MICROALGA Secenedesmus sp. EM EFLUENTES DO CAMARÃO Litopenaues vannamei CULTIVADO EM ÁGUAS OLIGOHALINAS, Descrição: Projeto esse submetido ao EDITAL No. 4/2022-PIBIC-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / VIVIAN LIMA DA ROCHA - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2022 - 2023

    DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES NATIVAS DE FEIJÃO FERTIRRIGADOS COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA AQUICULTURA, Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / RODRIGO EMANUEL DELFINO DE LIMA - Integrante.

  • 2021 - 2022

    AVALIAÇÃO DA BIORREMOÇÃO DE METAIS DA ÁGUA DE REJEITO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO DISTRITO DE SANTA TEREZA - ARACATI - CE, UTILIZANDO MICROALGAS, Descrição: Estações de Tratamento de Água (ETA) desempenham um importante papel, uma vez que são responsáveis pelo processo de tratamento da água, para que seu uso pelo ser humano seja possível sem ocasionar danos à saúde e ao meio ambiente. Durante o processo de potabilidade da água, alguns produtos químicos são utilizados, dentre eles o Policloreto de Alumínio, o qual atua na decantação de partículas em suspensão maiores. A aplicação de produtos como o policloreto de alumínio nas etapas de tratamento acaba acumulando resíduos nos corpos hídricos, que a longo prazo podem se tornar um problema, uma vez que as lavagens e descargas nos filtros e decantores são efetuadas diariamente ou seja o volume de água residual é significativo. A fim de mitigar os possíveis impactos ocasionados por estes resíduos e reaproveitar a água descartada durante o processo de tratamento da água, o presente trabalho tem por objetivo avaliar qual espécie de microalga obterá melhor desempenho na absorção dos níveis de metais presentes na água. Para isso serão utilizadas duas espécies de microalga de água doce, Chlorella vulgaris e Scenedesmus sp. as quais serão cultivadas em água residual oriundo da lavagem dos filtros, onde serão realizados dois tratamentos com 5 repetições cada, em cultivo estacioário. Serão determinados por fotocolorimetria os seguintes parâmetros físicos e químicos: Alcalinidade Total (CaCO3), Amônia Total (NH3-,NH4+), Nitrato (NO3-), Nitrito (NO2-), Fósforo (P), Cloro (Cl), Alumínio(Al), Ferro (Fe), já Oxigênio Dissolvido e Temperatura (C) serão determinados utilizando um oxímetro, pH será determinado por um pHmetro de bancada e salinidade por um salinômetro portátil. Ao final, a partir dos resultados obtidos, espera-se avaliar o crescimento algal e concluir qual capacidade de biorremoção de compostos pelas microalgas no presente estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2020 - 2021

    UTILIZAÇÃO DO ROTÍFERO Brachionus plicatilis COMO BIOENCAPSULADOR NA ALIMENTAÇÃO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei, Descrição: O trabalho tem como objetivo avaliar o rotífero Brachionus plicatilis, enquanto bioencapsulador enriquecido com a microalga marinha Nannochloropsis oculata ofertado na dieta da pós-larva (PL12) do camarão marinho Litopenaeus vannamei.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / José Lucas da Silva Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    INFLUÊNCIA DA BIOMASSA SECA DA ALGA AZUL Spirulina platensis NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E RESISTÊNCIA AO ESTRESSE SALINO E DE TEMPERATURA DA ÁGUA NO CULTIVO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei, Descrição: Protocolos nutricionais com elevado índice proteico e de ácidos graxos aumentam os custos com ração, insumo que pode atingir até 70% dos custos de uma fazenda. Visando o incremento destes nutrientes e redução dos custos, a adição da alga azul Spirulina platensis, uma alga azul rica em proteínas, ácidos graxos, carotenóides e vitaminas. A S. platensis quando cultivado juntamente em integração com camarões marinhos pode reduzir significativamente os compostos nitrogenados e fosfatados, nutrientes que reduzem a qualidade da água de cultivo e podem ser tóxicos aos indivíduos cultivados, resultando em uma manutenção qualidade da água, além de aumentar o sistema imune dos camarões, resultando em menores perdas e maiores produtividades. O trabalho tem como objetivo avaliar a adição da biomassa seca da alga azul Spirulina platensis na ração e analisar o desempenho zootécnico e resistência ao estresse térmico e salino durante o cultivo camarão marinho Litopenaeus vannamei. O experimento será realizado em aquários de 60 L e os indivíduos serão alimentados com ração adicionada com 0,5 e 1% de S. platensis em sua dieta, ao final do experimento os camarões serão submetidos ao desafio de estresse salino e térmico. Espera-se como resultados que os camarões incrementem sua resposta imune ao estresse e o cultivo obtenha baixa mortalidade e elevada produtividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Avaliação produtiva da biomassa da microalga Chaetoceros muelleri com depleção de nitrato, Descrição: As microalgas apresentam grande valor comercial na aquicultura, principalmente na sua utilização como alimento vivo. A Chaetoceros muelleri é uma microalga bastante utilizada na carcinicultura por ser bioquimicamente rica em compostos como ácidos graxos essenciais, proteínas e sílica. O projeto avaliará o acúmulo de nutrientes com a depleção do nitrato, elevando, possivelmente, a produtividade nutricional da alga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante / SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Avaliação da depleção do nitrato no meio de cultura na recuperação de biomassa algal da Nannochloropsis oculata., Descrição: As microalgas apresentam grande valor comercial na aquicultura, principalmente na sua utilização como alimento vivo. A Nannochloropsis oculata é uma microalga bastante utilizada na carcinicultura por ser bioquimicamente rica em compostos como ácidos graxos essenciais e proteínas. O projeto avaliará a depleção do nitrato no meio de cultura na recuperação de biomassa algal da Nannochloropsis oculata.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante / SUSANA FELIX MOURA DOS SANTOS - Integrante.

  • 2017 - 2018

    AQUAPÔNIA: UMA INTEGRAÇÃO INTELIGENTE, Descrição: PRODUÇÃO INTEGRADA DE HORTALIÇAS E ORGANISMOS AQUÁTICOS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLASUTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: Biorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desempenho Agronômico de cultivares crioulas de feijão irrigados com efluente aquícola, Descrição: Projeto do edital 1/216 Programa institucional de bolsas de iniciação científica - PIBIC do IFCE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Edla Rayane de Oliveira Lemos - Integrante., Financiador(es): IFCE - PIBIC - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Cultivo do rabanete (Raphanus sativus) irrigado com efluente da tilapicultura, Descrição: Avaliação dos parâmetros produtivos e bromatológicos do rabanete (Raphanus sativus) irrigado com água proveniente de um cultivo de Tilápia do Nilo durante a fase de alevinagem. Edital Pibic 2015. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Maria Vanessa da Costa de Deus - Integrante / Raimundo Reginaldo da Costa - Integrante / Maria Ivaneide Ferreira Estevam - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Prospecção e isolamento de microalgas da sub-bacia hidrográfica do médio Jaguaribe, utilizando-as na biorremediação de efluentes aquícolas., Descrição: Prospecção de microalgas microalgas de corpos hídricos da região do médio Jaguaribe, utilizando-as na biorremediação de efluentes aquícolas e direcionando a biomassa em diversas aplicações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Aldeney Soares Filho - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Biorremediação de efluentes aquícolas para produção de biomassa algal, Descrição: Tratar efluentes gerados da aquicultura utilizando microalgas, e direcionando a biomassa algal produzida para diversas aplicações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Anderson Alan da cruz Coelho - Integrante / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / Aldeney Soares Filho - Integrante / Maria Suely de Jesus - Integrante / Marquelio Santos de Oliveira - Integrante / Gleydson Marcos Rodrigues de Sousa - Integrante / Auzuir Ripardo de Alexandria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    ACEG - UFC - AQUABIOTEC. Modernização da estrutura, desenvolvimento da aquicultura integrada e biotecnologia na estação de piscicultura do departamento de Engenharia de Pesca, Descrição: Pertencente ao edital 02/2010 do FINEP - MCT/MPA/CT-AGRO - Inovação em pesca e aqüicultura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Integrante / Wladimir Ronald Lobo Farias - Coordenador / Anderson Alan da cruz Coelho - Integrante / Luis Paulo Araujo Lage - Integrante / Renato Teixeira Moreira - Integrante / Mario Ubirajara Gonçalves Barros - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Produção de Biocombustíveis de Segunda Geração a partir de Microalgas, Descrição: Pertence ao edital: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP nº 05/2009, desenvolvido no Centro de Biotecnologia Aplicada Aquicultura, do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Integrante / Glacio Souza Araujo - Integrante / Wladimir Ronald Lobo Farias - Coordenador / Anderson Alan da cruz Coelho - Integrante / João Henrique Cavalcante Bezerra - Integrante / Renato Teixeira Moreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Cooperação Técnica, Descrição: Cooperação técnica firmado entre o Centro de Ciências Agrárias, Green Factory produção de energias alternativas S/A e a Associação científica de estudos agrários - ACEG. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Integrante / Wladimir Ronald Lobo Farias - Coordenador / Rafael Lustosa Maciel - Integrante / João Henrique Cavalcante Bezerra - Integrante / Fernanda Tamyres Martins da Costa - Integrante., Financiador(es): Green Factory Produção de Energias Alternativas S/A - Bolsa.

  • 2007 - 2013

    Estudo do potencial efeitomodulador de polissacarídeos sulfatados de algas marinhas sobre o sistema imune do camarão Litopenaeus vannamei, Descrição: Pertencente ao edital: PROCAD/CAPES 2007 - Projeto de cooperação entre as Universidade, desenvolvido em cooperação entre as Universidades Federais do Ceará e Santa Catarina. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Integrante / Wladimir Ronald Lobo Farias - Coordenador / Anderson Alan da cruz Coelho - Integrante / João Henrique Cavalcante Bezerra - Integrante / Renato Teixeira Moreira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante.Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO, Descrição: A recirculação de águas em sistemas aquícolas integrados com produção vegetal, olerícolas e microalgas, introduz um conceito de enorme aproveitamento da água quando comparado aos sistemas tradicionais. O sistema fitoaquapônico reduz drasticamente a demanda hídrica na produção de organismos aquáticos, além de promover a produção de olerícolas alimentícias e microalga com potencial nutracêutico. Integrar o cultivo de camarão Litopenaeus vannamei com produção de olerícolas e da microalga Chlorella vulgaris em um sistema fitoaquapônico. O sistema será realizado em uma unidade de aquaponia com integração com cultivo de microalga, onde o efluente gerado pelo sistema aquícola será reciclado pelas hortaliças e microalgas. O bioprocesso fitoaquapônico é um estudo recente, onde irá trabalhar com a segurança hídrica e alimentar, além de gerar trabalhos de inovação tecnológica na aquicultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2017

    BIOTRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS, Descrição: Efluentes da aquicultura contm vrias substncias que podem ser muito prejudiciais aos organismos cultivados e selvagens, e tambm para os seres humanos, mas por outro lado, quando utilizado adequadamente, bastante valioso. Por causa do fornecimento de rao em excesso e os excrementos dos organismos, os efluentes da aquicultura contém uma grande quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na forma de compostos orgânicos e inorgânicos. O projeto tem como objetivo realizar o biotratamento de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Os compostos nitrogenados e fosfatados serão determinados para acompanhar sua biorremoção por meio das microalgas. Os efluentes serão reutilizados assim como a biomassa algal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Qualidade de água na carcinicultura, Descrição: Projeto do Edital 1/2017 Programa de estudante voluntário em pesquisa e inovação - PEVPI do IFCE. Manejo da qualidade de água, visando o reuso em fertirrigação ou produção de microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Rochelly Sandy da Silva Lopes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2020 - Atual

    ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei., Descrição: A aquicultura demonstra ser um setor potencial para o uso de aplicações inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A utilização das TICs facilita consideravelmente a tomada de decisão da gestão da aquicultura de precisão com, por exemplo, o arraçoamento na larvicultura. O alimentador será capaz de arraçoar automaticamente em horários e quantidade definidos pelo usuário, pois o equipamento será programado para alimentar várias vezes ao dia com regulagem da quantidade da ração, além de trabalhar com ofertas periódicas de ração, também será capaz de realizar a alimentação instantânea. O acompanhamento do arroçoamento será local no próprio equipamento e/ou remotamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO, Descrição: A recirculação de águas em sistemas aquícolas integrados com produção vegetal, olerícolas e microalgas, introduz um conceito de enorme aproveitamento da água quando comparado aos sistemas tradicionais. O sistema fitoaquapônico reduz drasticamente a demanda hídrica na produção de organismos aquáticos, além de promover a produção de olerícolas alimentícias e microalga com potencial nutracêutico. Integrar o cultivo de camarão Litopenaeus vannamei com produção de olerícolas e da microalga Chlorella vulgaris em um sistema fitoaquapônico. O sistema será realizado em uma unidade de aquaponia com integração com cultivo de microalga, onde o efluente gerado pelo sistema aquícola será reciclado pelas hortaliças e microalgas. O bioprocesso fitoaquapônico é um estudo recente, onde irá trabalhar com a segurança hídrica e alimentar, além de gerar trabalhos de inovação tecnológica na aquicultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2017

    BIOTRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS, Descrição: Efluentes da aquicultura contm vrias substncias que podem ser muito prejudiciais aos organismos cultivados e selvagens, e tambm para os seres humanos, mas por outro lado, quando utilizado adequadamente, bastante valioso. Por causa do fornecimento de rao em excesso e os excrementos dos organismos, os efluentes da aquicultura contém uma grande quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na forma de compostos orgânicos e inorgânicos. O projeto tem como objetivo realizar o biotratamento de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Os compostos nitrogenados e fosfatados serão determinados para acompanhar sua biorremoção por meio das microalgas. Os efluentes serão reutilizados assim como a biomassa algal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Qualidade de água na carcinicultura, Descrição: Projeto do Edital 1/2017 Programa de estudante voluntário em pesquisa e inovação - PEVPI do IFCE. Manejo da qualidade de água, visando o reuso em fertirrigação ou produção de microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Rochelly Sandy da Silva Lopes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2021 - 2022

    Aquasolutions, Descrição: Projeto realizado pela Startup IGW Aquasolutions pelo Edital do Clustes Corredores digitais do Governo do Estado do Ceará. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante / Guilherme Martins de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2021 - Atual

    APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO, Descrição: Com o rápido avanço das tecnologias digitais, as iniciativas praticadas na Economia 4.0 estão transformando indústrias tradicionalmente adeptas da manufatura em indústrias conectadas e mais inteligentes, facilitando na tomada de decisão e na logística de seus processos. Uma das áreas que pode se beneficiar com isso é a aquicultura, setor que tem despontado na produção e segurança alimentar nos últimos anos. No Brasil, a carcinicultura é um dos ramos da aquicultura que mais cresce em termos de produção, e que apresenta potencial para movimentar a economia alinhada com inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e análises digitais para comandar ações do mundo real e em tempo real (através de automação, por exemplo). A problemática recorrente em cultivos de camarão está relacionada ao arraçoamento, processo normalmente realizado de modo manual, sendo oneroso e resultando em um maior tempo para alimentar vários viveiros, mas que pode ser otimizado através da adoção de alimentadores automatizados, otimizando o manejo remoto e em tempo real, além do acompanhamento dos índices zootécnicos correlacionando-os com dados padrões e determinando pontos ótimos de produção com alertas ao usuário, incrementando a produtividade e lucratividade. Dessa forma, a integração de um aplicativo para acompanhamento dos índices zootécnicos com o manejo alimentar facilitará o processo de arraçoamento e tabulação de dados produtivos ao possibilitar o acesso remotamente, reduzindo o tempo para realizar a atividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei., Descrição: A aquicultura demonstra ser um setor potencial para o uso de aplicações inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A utilização das TICs facilita consideravelmente a tomada de decisão da gestão da aquicultura de precisão com, por exemplo, o arraçoamento na larvicultura. O alimentador será capaz de arraçoar automaticamente em horários e quantidade definidos pelo usuário, pois o equipamento será programado para alimentar várias vezes ao dia com regulagem da quantidade da ração, além de trabalhar com ofertas periódicas de ração, também será capaz de realizar a alimentação instantânea. O acompanhamento do arroçoamento será local no próprio equipamento e/ou remotamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO, Descrição: A recirculação de águas em sistemas aquícolas integrados com produção vegetal, olerícolas e microalgas, introduz um conceito de enorme aproveitamento da água quando comparado aos sistemas tradicionais. O sistema fitoaquapônico reduz drasticamente a demanda hídrica na produção de organismos aquáticos, além de promover a produção de olerícolas alimentícias e microalga com potencial nutracêutico. Integrar o cultivo de camarão Litopenaeus vannamei com produção de olerícolas e da microalga Chlorella vulgaris em um sistema fitoaquapônico. O sistema será realizado em uma unidade de aquaponia com integração com cultivo de microalga, onde o efluente gerado pelo sistema aquícola será reciclado pelas hortaliças e microalgas. O bioprocesso fitoaquapônico é um estudo recente, onde irá trabalhar com a segurança hídrica e alimentar, além de gerar trabalhos de inovação tecnológica na aquicultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2017

    BIOTRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS, Descrição: Efluentes da aquicultura contm vrias substncias que podem ser muito prejudiciais aos organismos cultivados e selvagens, e tambm para os seres humanos, mas por outro lado, quando utilizado adequadamente, bastante valioso. Por causa do fornecimento de rao em excesso e os excrementos dos organismos, os efluentes da aquicultura contém uma grande quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na forma de compostos orgânicos e inorgânicos. O projeto tem como objetivo realizar o biotratamento de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Os compostos nitrogenados e fosfatados serão determinados para acompanhar sua biorremoção por meio das microalgas. Os efluentes serão reutilizados assim como a biomassa algal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Qualidade de água na carcinicultura, Descrição: Projeto do Edital 1/2017 Programa de estudante voluntário em pesquisa e inovação - PEVPI do IFCE. Manejo da qualidade de água, visando o reuso em fertirrigação ou produção de microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Rochelly Sandy da Silva Lopes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2024 - Atual

    Efeitos na Comunidade Planctônica em Cultivo de Camarão Marinho Utilizando Microrganismos Eficientes do Solo na Fermentação de Fertilizante Orgânico, Descrição: A fertilização orgânica em viveiros de camarão tem diversos benefícios para o sistema, além da função de fertilizante levando nutrientes para o desenvolvimento de microalgas que servem de alimento para os animais, os fertilizantes orgânicos (farinhas, farelos, melaço, açúcar etc.) são usados como fonte de carbono pelos microrganismos. O trabalho tem como bojetivo avaliar os efeitos do uso de Microrganismos Eficientes como probiótico na fermentação de fertilizantes orgânico, e sua influência na comunidade planctônica no cultivo de camarão marinho Penaeus vannamei. A utilização de Microrganismos Eficientes pode reduzir a necessidade do uso de produtos químicos como, antibióticos e demais produtos para o controle de organismos patogénicos, minimizando a possível contaminação ambiental com o uso desse tipo de produto, promovendo uma aquicultura cada vez mais sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Avaliação da eficiência da Dunaliella salina na bioremoção de compostos nitrogenados e fosfatados em efluente da carcinicultura, Descrição: Projeto referente ao EDITAL N 9/2023 PRPI/REITORIA-IFCE. PIBITI 2023 - 2024. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2023 - 2024

    AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM GOIABAS, Descrição: O uso de ozônio como sanitizante vem aumentando nos últimos anos, sendo consideradoum agente sanificante seguro que inativa fungos, leveduras e vírus. É utilizado sem restriçõesem industrias de alimentos nos Estados Unidos. No Brasil, entretanto, a aplicação de ozôniocom essa finalidade ainda é limitada, não havendo, até o momento, uma legislação especificapara o uso em alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / CLAUDIANA COSTA LIMA - Integrante.

  • 2023 - Atual

    EXPLORANDO O POTENCIAL NUTRICIONAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM FARINHA DE RESÍDUOS DE CAMARÃO: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA A ALIMENTAÇÃO, Descrição: Partes não comercializáveis, como a cabeça e a casca, podem atingir de 50até 75 do peso do animal, e o conteúdo nutricional presente neles, como proteína eácidos graxos, podem ser utilizados na produção de farinha para elaboração dealimentos saudáveis. Desse modo, com o intuito de se fomentar a economia circular, e ainovação de processos e produtos alimentícios por meio da carcinicultura, objetivou-secaracterizar o potencial nutricional da farinha e de biscoitos produzidos com resíduo decamarão P. vannamei com 3 (três) formulações distintas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Edla Rayane de Oliveira Lemos - Integrante.

  • 2022 - 2023

    FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei, Descrição: Projeto esse submetido ao EDITAL No. 8/2022-PIBITI-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2022 - 2022

    Fitoenergy, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Tárcio Gomes da Silva - Integrante., Financiador(es): Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - Bolsa.

  • 2021 - 2022

    APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO, Descrição: Com o rápido avanço das tecnologias digitais, as iniciativas praticadas na Economia 4.0 estão transformando indústrias tradicionalmente adeptas da manufatura em indústrias conectadas e mais inteligentes, facilitando na tomada de decisão e na logística de seus processos. Uma das áreas que pode se beneficiar com isso é a aquicultura, setor que tem despontado na produção e segurança alimentar nos últimos anos. No Brasil, a carcinicultura é um dos ramos da aquicultura que mais cresce em termos de produção, e que apresenta potencial para movimentar a economia alinhada com inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e análises digitais para comandar ações do mundo real e em tempo real (através de automação, por exemplo). A problemática recorrente em cultivos de camarão está relacionada ao arraçoamento, processo normalmente realizado de modo manual, sendo oneroso e resultando em um maior tempo para alimentar vários viveiros, mas que pode ser otimizado através da adoção de alimentadores automatizados, otimizando o manejo remoto e em tempo real, além do acompanhamento dos índices zootécnicos correlacionando-os com dados padrões e determinando pontos ótimos de produção com alertas ao usuário, incrementando a produtividade e lucratividade. Dessa forma, a integração de um aplicativo para acompanhamento dos índices zootécnicos com o manejo alimentar facilitará o processo de arraçoamento e tabulação de dados produtivos ao possibilitar o acesso remotamente, reduzindo o tempo para realizar a atividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2021 - 2022

    Aquasolutions, Descrição: Projeto realizado pela Startup IGW Aquasolutions pelo Edital do Clustes Corredores digitais do Governo do Estado do Ceará. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante / Guilherme Martins de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2020 - 2021

    ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei., Descrição: A aquicultura demonstra ser um setor potencial para o uso de aplicações inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A utilização das TICs facilita consideravelmente a tomada de decisão da gestão da aquicultura de precisão com, por exemplo, o arraçoamento na larvicultura. O alimentador será capaz de arraçoar automaticamente em horários e quantidade definidos pelo usuário, pois o equipamento será programado para alimentar várias vezes ao dia com regulagem da quantidade da ração, além de trabalhar com ofertas periódicas de ração, também será capaz de realizar a alimentação instantânea. O acompanhamento do arroçoamento será local no próprio equipamento e/ou remotamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): IFCE (PIBIT) Instituto Federal do Ceará - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO, Descrição: A recirculação de águas em sistemas aquícolas integrados com produção vegetal, olerícolas e microalgas, introduz um conceito de enorme aproveitamento da água quando comparado aos sistemas tradicionais. O sistema fitoaquapônico reduz drasticamente a demanda hídrica na produção de organismos aquáticos, além de promover a produção de olerícolas alimentícias e microalga com potencial nutracêutico. Integrar o cultivo de camarão Litopenaeus vannamei com produção de olerícolas e da microalga Chlorella vulgaris em um sistema fitoaquapônico. O sistema será realizado em uma unidade de aquaponia com integração com cultivo de microalga, onde o efluente gerado pelo sistema aquícola será reciclado pelas hortaliças e microalgas. O bioprocesso fitoaquapônico é um estudo recente, onde irá trabalhar com a segurança hídrica e alimentar, além de gerar trabalhos de inovação tecnológica na aquicultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    BIOTRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS, Descrição: Efluentes da aquicultura cont�m v�rias subst�ncias que podem ser muito prejudiciais aos organismos cultivados e selvagens, e tamb�m para os seres humanos, mas por outro lado, quando utilizado adequadamente, � bastante valioso. Por causa do fornecimento de ra��o em excesso e os excrementos dos organismos, os efluentes da aquicultura contém uma grande quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na forma de compostos orgânicos e inorgânicos. O projeto tem como objetivo realizar o biotratamento de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Os compostos nitrogenados e fosfatados serão determinados para acompanhar sua biorremoção por meio das microalgas. Os efluentes serão reutilizados assim como a biomassa algal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Qualidade de água na carcinicultura, Descrição: Projeto do Edital 1/2017 Programa de estudante voluntário em pesquisa e inovação - PEVPI do IFCE. Manejo da qualidade de água, visando o reuso em fertirrigação ou produção de microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Rochelly Sandy da Silva Lopes - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Utilização de Microrganismos Eficientes do Solo como Probiótico em Cultivo de Camarão Marinho Penaues Vannamei, Descrição: PIBITI 2025 - EDITAL N 8/2025 PRPI/REITORIA-IFCE - Edital de Pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Biometria Inteligente de Tilápias: Aplicação de Inteligência Artificial para Monitoramento não Invasivo em Aquicultura, Descrição: REGISTRO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO COM FOMENTO EXTERNO - 2025 (EDITAL N 2/2025 PRPI/REITORIA-IFCE) - Edital de Fluxo Pesquisa/Inovação Contínuo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Integrante / MÁRIO WEDNEY DE LIMA MOREIRA - Coordenador / ANA CARLA CARNEIRO DA SILVA - Integrante.

  • 2024 - 2025

    Efeitos na Comunidade Planctônica em Cultivo de Camarão Marinho Utilizando Microrganismos Eficientes do Solo na Fermentação de Fertilizante Orgânico, Descrição: A fertilização orgânica em viveiros de camarão tem diversos benefícios para o sistema, além da função de fertilizante levando nutrientes para o desenvolvimento de microalgas que servem de alimento para os animais, os fertilizantes orgânicos (farinhas, farelos, melaço, açúcar etc.) são usados como fonte de carbono pelos microrganismos. O trabalho tem como bojetivo avaliar os efeitos do uso de Microrganismos Eficientes como probiótico na fermentação de fertilizantes orgânico, e sua influência na comunidade planctônica no cultivo de camarão marinho Penaeus vannamei. A utilização de Microrganismos Eficientes pode reduzir a necessidade do uso de produtos químicos como, antibióticos e demais produtos para o controle de organismos patogénicos, minimizando a possível contaminação ambiental com o uso desse tipo de produto, promovendo uma aquicultura cada vez mais sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2023 - 2025

    EXPLORANDO O POTENCIAL NUTRICIONAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM FARINHA DE RESÍDUOS DE CAMARÃO: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA A ALIMENTAÇÃO, Descrição: Partes não comercializáveis, como a cabeça e a casca, podem atingir de 50até 75 do peso do animal, e o conteúdo nutricional presente neles, como proteína eácidos graxos, podem ser utilizados na produção de farinha para elaboração dealimentos saudáveis. Desse modo, com o intuito de se fomentar a economia circular, e ainovação de processos e produtos alimentícios por meio da carcinicultura, objetivou-secaracterizar o potencial nutricional da farinha e de biscoitos produzidos com resíduo decamarão P. vannamei com 3 (três) formulações distintas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Edla Rayane de Oliveira Lemos - Integrante.

  • 2023 - 2024

    AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO USO DE OZÔNIO COMO SANITIZANTE EM GOIABAS, Descrição: O uso de ozônio como sanitizante vem aumentando nos últimos anos, sendo consideradoum agente sanificante seguro que inativa fungos, leveduras e vírus. É utilizado sem restriçõesem industrias de alimentos nos Estados Unidos. No Brasil, entretanto, a aplicação de ozôniocom essa finalidade ainda é limitada, não havendo, até o momento, uma legislação especificapara o uso em alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / CLAUDIANA COSTA LIMA - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Avaliação da eficiência da Dunaliella salina na bioremoção de compostos nitrogenados e fosfatados em efluente da carcinicultura, Descrição: Projeto referente ao EDITAL N 9/2023 PRPI/REITORIA-IFCE. PIBITI 2023 - 2024. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2022 - 2023

    FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES URBANO E AQUÍCOLA UTILIZANDO A MICROALGA Chlorella vulgaris E ADIÇÃO DE SUA BIOMASSA NA DIETA DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei, Descrição: Projeto esse submetido ao EDITAL No. 8/2022-PIBITI-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / JOAO VICTOR RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2022 - 2022

    Fitoenergy, Descrição: Projeto realizado pela Startup IGW Aquasolutions pelo Edital do Clustes Corredores digitais do Governo do Estado do Ceará. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Tárcio Gomes da Silva - Integrante.

  • 2021 - 2022

    APPCAMARÃO - APLICATIVO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS DO CAMARÃO MARINHO, Descrição: Com o rápido avanço das tecnologias digitais, as iniciativas praticadas na Economia 4.0 estão transformando indústrias tradicionalmente adeptas da manufatura em indústrias conectadas e mais inteligentes, facilitando na tomada de decisão e na logística de seus processos. Uma das áreas que pode se beneficiar com isso é a aquicultura, setor que tem despontado na produção e segurança alimentar nos últimos anos. No Brasil, a carcinicultura é um dos ramos da aquicultura que mais cresce em termos de produção, e que apresenta potencial para movimentar a economia alinhada com inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e análises digitais para comandar ações do mundo real e em tempo real (através de automação, por exemplo). A problemática recorrente em cultivos de camarão está relacionada ao arraçoamento, processo normalmente realizado de modo manual, sendo oneroso e resultando em um maior tempo para alimentar vários viveiros, mas que pode ser otimizado através da adoção de alimentadores automatizados, otimizando o manejo remoto e em tempo real, além do acompanhamento dos índices zootécnicos correlacionando-os com dados padrões e determinando pontos ótimos de produção com alertas ao usuário, incrementando a produtividade e lucratividade. Dessa forma, a integração de um aplicativo para acompanhamento dos índices zootécnicos com o manejo alimentar facilitará o processo de arraçoamento e tabulação de dados produtivos ao possibilitar o acesso remotamente, reduzindo o tempo para realizar a atividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Aquasolutions, Descrição: Projeto realizado pela Startup IGW Aquasolutions pelo Edital do Clustes Corredores digitais do Governo do Estado do Ceará. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante / Guilherme Martins de Oliveira - Integrante.

  • 2020 - 2021

    ALIMENTADOR AUTOMÁTICO EM LARVICULTURA DE CAMARÃO MARINHO Penaeus vannamei., Descrição: A aquicultura demonstra ser um setor potencial para o uso de aplicações inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A utilização das TICs facilita consideravelmente a tomada de decisão da gestão da aquicultura de precisão com, por exemplo, o arraçoamento na larvicultura. O alimentador será capaz de arraçoar automaticamente em horários e quantidade definidos pelo usuário, pois o equipamento será programado para alimentar várias vezes ao dia com regulagem da quantidade da ração, além de trabalhar com ofertas periódicas de ração, também será capaz de realizar a alimentação instantânea. O acompanhamento do arroçoamento será local no próprio equipamento e/ou remotamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2019 - 2020

    FITOAQUAPONIA: CULTIVO INTEGRADO DE MICROALGAS, OLERÍCOLAS E CAMARÃO, Descrição: A recirculação de águas em sistemas aquícolas integrados com produção vegetal, olerícolas e microalgas, introduz um conceito de enorme aproveitamento da água quando comparado aos sistemas tradicionais. O sistema fitoaquapônico reduz drasticamente a demanda hídrica na produção de organismos aquáticos, além de promover a produção de olerícolas alimentícias e microalga com potencial nutracêutico. Integrar o cultivo de camarão Litopenaeus vannamei com produção de olerícolas e da microalga Chlorella vulgaris em um sistema fitoaquapônico. O sistema será realizado em uma unidade de aquaponia com integração com cultivo de microalga, onde o efluente gerado pelo sistema aquícola será reciclado pelas hortaliças e microalgas. O bioprocesso fitoaquapônico é um estudo recente, onde irá trabalhar com a segurança hídrica e alimentar, além de gerar trabalhos de inovação tecnológica na aquicultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    BIOPROCESSO: TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS UTILIZANDO A MICROALGA CHLORELLA VULGARIS, Descrição: REUTILIZAÇÃO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS APÓS BIOTRATAMENTO UTILIZANDO MICROALGAS. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Dilliani Naiane Mascena Lopes - Integrante / ANA CLAUDIA TEIXEIRA SILVA - Integrante / Illana Beatriz Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    BIOTRATAMENTO DE EFLUENTES AQUÍCOLAS, Descrição: Efluentes da aquicultura cont�m v�rias subst�ncias que podem ser muito prejudiciais aos organismos cultivados e selvagens, e tamb�m para os seres humanos, mas por outro lado, quando utilizado adequadamente, � bastante valioso. Por causa do fornecimento de ra��o em excesso e os excrementos dos organismos, os efluentes da aquicultura contém uma grande quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) na forma de compostos orgânicos e inorgânicos. O projeto tem como objetivo realizar o biotratamento de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Os compostos nitrogenados e fosfatados serão determinados para acompanhar sua biorremoção por meio das microalgas. Os efluentes serão reutilizados assim como a biomassa algal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - campus Limoeiro do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Potencial lipídico da microalga Clhorella vulgaris para biodiesel, Descrição: Projeto do 1/2016 Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico - PIBIt do IFCE. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Ana Gabriela de Freitas Maia - Integrante., Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológic - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Qualidade de água na carcinicultura, Descrição: Projeto do Edital 1/2017 Programa de estudante voluntário em pesquisa e inovação - PEVPI do IFCE. Manejo da qualidade de água, visando o reuso em fertirrigação ou produção de microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José William Alves da Silva - Coordenador / Rochelly Sandy da Silva Lopes - Integrante.

Prêmios

2024

1° Lugar na área de ciências agrárias - ENICIT, IFCE., IFCE.

2017

2º LUGAR PESQUISA VOLUNTÁRIA SEMIC 2017 AO TRABALHO CRESCIMENTO VEGETATIVO E PRODUÇÃO DE CULTIVARES CRIOULAS DE FEIJÃO-DE-CORDA IRRIGADOS COM EFLUENTE AQUÍCOLA E DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO, IFCE - LIMOEIRO DO NORTE.

2017

3º LUGAR EM PESQUISA VOLUNTÁRIA SEMIC - 2017 COM TRABALHO: AQUAPONIA - SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO DE PEIXES E HORTALIÇAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR, IFCE - LIMOEIRO DO NORTE.

2017

3º LUGAR ÁGRÁRIAS E ZOOTECNIA AO TRABALHO: POTENCIAL LIPÍDICO DA MICROALGA Chlorella vulgaris PARA BIODIESEL, IFCE - LIMOEIRO DO NORTE.

2017

2º LUGAR CIÊNCIAS AGRÁRIA NÍVEL SUPERIOR - Credenciado a participar na Genius Olympiad 2018 - Universidade Estadual de Nova York em Oswego - NY, MCTEA - 2017.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Campus ARACATI. , Rodovia CE-040, Aeroporto, 62800000 - Aracati, CE - Brasil, Telefone: (88) 30031000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2022

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Campus Aracati

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado Tecnologia de Alimentos, Carga horária: 4

2012 - 2017

Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Carcinicultura, Piscicultura e Biologia dos cursos de Agropecuária e Agronomia

2012 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 8

2013 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando em Engenharia de Pesca, Carga horária: 12

2012 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Mestrado em Engenharia de Pesca, Carga horária: 12

2011 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Monitor de Projeto, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Identificação e cultivo de plâncton dulcícola nas aulas práticas da disciplina de Planctologia do Depto. de Engenharia de Pesca - UFC

2007 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 12

2010 - 2010

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Monitor de Planctologia, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina de Planctologia do Dpto. de Engenharia de Pesca - UFC

Atividades

  • 04/2008 - 11/2011

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia de Pesca.Estágio realizado, Manutenção de cepas e cultivo de microalgas do Laboratório de Planctologia do Depto. de Engenharia de Pesca - UFC.

  • 06/2008 - 07/2010

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia de Pesca.Estágio realizado, Pesquisas em microalgas e peixes ducícolas no Centro de Tecnologia em Aquicultura - CTA.

  • 03/2007 - 03/2009

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia de Pesca.Estágio realizado, Reversão sexual e produção de alevinos de tilápia do Nilo na estação de piscicultura Pro. Dr. Raimundo Saraiva da Costa do Dpto. Engenharia de Pesca - UFC.

2009 - 2009

EMEIF Herondina Lima Cavalcante

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplina extra curricular de Oficinas de Produção de Peixes e Hortaliças

2007 - 2009

EMEIF Herondina Lima Cavalcante

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Assessoria na produção de pescado (Tilápia do Nilo) em tanques de alvenaria, destinado para a merenda escolar.

2008 - 2010

Piscicultura Só Tilápia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Assessoria na reprodução, reversão sexual, alevinagem, recria, engorda e comercialização de tilápia do Nilo.

2008 - 2008

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Assessoria no transporte e peixamento de alevinos de tilápia do Nilo na lagoa de Messejana

2012 - 2013

IFCE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de produtividade em pesquisa, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de produtividade em pesquisa do projeto: Biorremediação de efluentes aquícolas utilizando microalgas. Chamada CNPq/VALE S. A. Nº 05/2012 - Forma Engenharia. Modalidade da bolsa: Apoio técnico em extensão no país - ATP Nível B. Duração de 12 meses.

2021 - 2022

Cluster de Inovação - Corredores digitais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12