Roberto de Almeida e Silva Filho

Possui graduação em Economia pela Universidade Estácio de Sá (1987), Pós-Graduado em Análise de Sistemas, também pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Educação com a Dissertação em Técnicas Advindas da Elaboração de Tutores Inteligentes e suas Aplicações dentro do Ensino e da Aprendizagem Virtual 2000 Universidade Salgado de Oliveira Mestrado em Educação Homologado e Publicado no DOU de 18/06/2009 pág 114 seção 1 pág 16. Atualmente é sócio diretor da RD Informática e Serviços de Inspeção e Manutenção de Equipamentos Ltda, empresa com 20 anos de mercado na área de Desenvolvimento de Softwares Especialistas, Assessoria e Consultoria em Sistemas de Informação e recentemente também na área de Inspeções de Soldagem e Manutenção de Equipamentos.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1997 - 1999

Universidade Salgado de Oliveira
Orientador: Dr. André Soares Monat
Bolsista do(a): Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil. Palavras-chave: Tutoria Virtual; Ensino a Distancia; Ensino Aprendizagem.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática; Educação.

Especialização em Tecnologia em Internet e Intranet

1996 - 1997

IBPI / COPPE - UFRJ - RJ

Especialização em Análise de Sistemas

1990 - 1992

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Economia

1983 - 1987

Universidade Estácio de Sá
Orientador: Prof. Roberto
Bolsista do(a): Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1972 - 1977

Instituto Tecnológico de Osasco

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende PoucoLê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: TECNOLOGIA EM INTERNET.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Inspeções de Soldagem.

Orientou

Diversos Alunos da Graduação

Diversos Projetos de Sistemas de Conclusão de Curso de Análise de Sistema; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Roberto de Almeida e Silva Filho;

Diversos Alunos da Graduação

Diversos Projetos de Sistemas de Conclusão de Curso de Análise de Sistema; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Roberto de Almeida e Silva Filho;

Diversos Alunos da Graduação

Diversos Projetos de Sistemas de Conclusão de Curso de Análise de Sistema; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Roberto de Almeida e Silva Filho;

Diversos Alunos da Graduação

Diversos Projetos de Sistemas de Conclusão de Curso de Análise de Sistema; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Roberto de Almeida e Silva Filho;

Produções bibliográficas

  • SILVA FILHO, R. A. . Migrando BDE com Firebird para DbExpress com Firebird - Parte 3. Migrando BDE com Firebird para DbExpress com Firebird - Parte 3, Rio de Janeiro, p. 32 - 37, 01 maio 2006.

  • SILVA FILHO, R. A. . Migrando de BDE com Paradox pra BDE com Firebird - Parte 2. Migrando de BDE com Paradox pra BDE com Firebird - Parte 2, Rio de Janeiro, p. 35 - 37, 01 abr. 2006.

  • SILVA FILHO, R. A. . Migrando Banco de Dados Local pra Firebird - Parte 1. Migrando BD Local pra Firebird - Parte 1, Rio de Janeiro, p. 38 - 42, 01 mar. 2006.

Outras produções

SILVA FILHO, R. A. . Sistema de Controle de Inspeção de Soldagem. 2010.

SILVA FILHO, R. A. . Sistema de Orçamento Gráfico. 2004.

SILVA FILHO, R. A. . Gestão de Tribunal Arbitral Integrado. 2003.

SILVA FILHO, R. A. . Sistema Integrado de Gestão Administrativa. 2001.

SILVA FILHO, R. A. . Sistema de Controle Alimentar. 2000.

SILVA FILHO, R. A. ; HERMANO, Paulo. R. E. . Sistema de Atendimento ao Paroquiano. 1999.

SILVA FILHO, R. A. ; HERMANO, Paulo. R. E. . Controle de Engorda de Gado. 1998.

SILVA FILHO, R. A. . Sistema de Atendimento de frota de taxi. 1998.

SILVA FILHO, R. A. . Gestão Maçônica. 1995.

SILVA FILHO, R. A. . Linguagem de Programação Delphi. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA FILHO, R. A. . Banco de Dados Firebird. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA FILHO, R. A. . Linguagem de Programação PHP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA FILHO, R. A. . Banco de Dados My-Sql. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA FILHO, R. A. . Orientação a Objetos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA FILHO, R. A. . Treinamento na Linguagem Delphi 7.0 - Modelo Cliente/Servidor. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento na Linguagem Delphi 7.0).

SILVA FILHO, R. A. . Treinamento na Linguagem Delphi 7.0 - Modelo MultiCamadas e WebServices. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento na Linguagem Delphi 7.0).

SILVA FILHO, R. A. . Treinamento em Banco de Dados Firebird. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento em Banco de Dados Firebird).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • RD Informática e Serviços de Inspeção e Manutenção de Equipamentos Ltda, Informática e Inspeções de Soldagem. , Estrada Velha de Marica, 112, Maria Paula, 24325330 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26171187, URL da Homepage:

Experiência profissional

1995 - Atual

RD Informática e Serviços de Inspeção e Manutenção de Equipamentos Ltda

Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2004

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
No período compreendido entre 1995 e 1996 fui Coordenador do Curso e participei do processo de avaliação do Curso pelo MEC. Ministrando aulas nas disciplinas de Algoritmos, Ling. de Programação Pascal 7.0, Sist. Operacionais, Análise Essencial e Orientada a Objetos, Projetos de Sistemas I e II, Administração de Redes Locais, Análise Econ. E Desempenho de Equipamentos, Evoluções Tecnológicas e Estágio Supervisionado.

1999 - 2007

Universidade Castelo Branco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministrando aulas nas disciplinas Redes de Computadores I, Projetos de Internet e Intranet e Tópicos Avançados de Programação (HTML/JavaScript/ASP/PHP), Análise de Projetos de Sistemas I e II e Projeto de Conclusão de Curso I e II.

1977 - 1985

Sharp S/A Equipamentos Eletronicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Manutenção em Eletrônica, Carga horária: 40

Outras informações:
Inspetor Técnico nos estados do R.J., M.G. e E.S. dando suporte Técnico as processadoras eletrônicas do Banco do Brasil. Gerente Técnico da Filial Belém - PA

1993 - 1994

Bloch Editores S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantar necessidades de diversos setores. Projetar, especificar e desenvolver sistemas. Definir metodologias e validar programas. Ambiente de trabalho montado c/ equipamento AT 386DX ligados em Rede NOVELL versão 3.11, sob Sistema Operacional Novell 7.0, ambiente Windows 3.11, usando ferramentas Case e ling. de progr. Clipper versão 5.2. Participei do processo de Downsizing, usado equipamento com arquitetura RISC (IBM RISC 6000), Sistema Operacional AIX Versão 3 e Banco de Dados ZIM. No Processo de Downsizing fui responsável pelos sistemas de Contabilidade, Materiais, Patrimônio e Compras.

1993 - 1994

Instituto de Ciências e Tecnologia Maria Thereza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrando aulas nas disciplinas de Ling. de Programação Clipper 5.0, Computação Gráfica e Teleprocessamento.

1997 - 1997

Fundação Educacional Serra dos Órgãos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrando aulas nas disciplinas Redes de Computadores e Ferramentas de Produtividade

1992 - 1993

AlfaTest Produtos Eletrônicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Comercial, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela filial Rio na parte comercial e administrativa. Preparar propostas e fechar negócios.

1987 - 1989

Cash Computadores e Sistemas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico e Programador, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolver software como: Folha de Pagamento, Contabilidade, Controle de Estoque, Contas a Pagar e Receber, Gerencia Financeira, entre outros (CLIPPER). Treinar usuários nos software feitos na empresa. Analise junto a clientes, para elaboração de novos software. Comercialização de software e elaborar propostas. Ministrar cursos para empresa e pessoas físicas de diversos aplicativos tais como: LÓTUS 123, DBASE III, DBASE III PLUS, WORDSTAR, WORD, BASIC, CLIPPER, entre outros.