Marcos Marques Cavalcante

Graduado em Gestão Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, desenvolve práticas de turismo local, enfatizando o conceito de território, do desenvolvimento econômico e da valorização dos processos culturais tradicionais.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Gestão Pública

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: MODELO DE GESTÃO DO COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DOS SEUS EFEITOS NA DESCONTINUAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (PROEI)
Orientador: Denise Ribeiro de Almeida

Graduação interrompida em 2014 em TURISMO E HOTELARIA

2012 - interrompida

Universidade do Estado da Bahia
Ano de interrupção: 2014

Graduação interrompida em 2012 em LETRAS

2010 - interrompida

Faculdade Zacarías de Góes
Ano de interrupção: 2012

Graduação interrompida em 2012 em TURISMO

2010 - interrompida

Faculdade Zacarías de Góes
Ano de interrupção: 2012

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Antônio Conselheiro e o episódio Canudos. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em HISTÓRIA DA BAHIA. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1998 - 1998

ATOR DE TEATRO (APERFEIÇOAMENTO). (Carga horária: 120h). , FACULDADE DE ARTES DULCINA DE MORAES, FADM, Brasil.

1998 - 1998

ATOR DE TEATRO. (Carga horária: 190h). , FACULDADE DE ARTES DULCINA DE MORAES, FADM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

VII ENITUH.Copa, pra quê te quero?. 2014. (Encontro).

Luz e Sombras no Litoral Norte da Bahia: os efeitos territoriais, socioambientais e econômicos das redes hoteleiras espanholas e portuguesas.. 2013. (Seminário).

Salão de turismo da Bahia. 2013. (Feira).

Políticas Públicas no Brasil: Uma reflexão para a Inclusão Social. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Hastenreiter Filho ; Madureira, Adilma ; CAVALCANTE, M. M. . A Advocatura Política como Proposta de Intervenção para a Formação de Eleitores Cidadãos. NAU - A REVISTA ELETRÔNICA DA RESIDÊNCIA SOCIAL , v. 08, p. 79, 2017.

  • CAVALCANTE, M. M. . REESTRUTURAÇÃO PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA APÓS DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO HISTÓRICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Claudiani Waiandt ; CAVALCANTE, M. M. . REESTRUTURAÇÃO PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA APÓS DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO HISTÓRICO 2015 (Artigo).

Outras produções

CAVALCANTE, M. M. . Trajetória Institucional do Colégio Central: descortinando estratégias de gestão e projeto pedagógico.. 2014. (Relatório de pesquisa).

CAVALCANTE, M. M. . Mateus e Mateusa. 1998. Teatral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2001 - 2005

STAPLES BRASIL COMERCIO DE ESCRITORIOS LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Executivo de Contas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção de carteira de clientes com 500 empresas (público e privado), controle de documentação e participação de pregões presenciais e eletrônicos. Gestão de metas e resultados. Supervisão comercial, controle de rendimento individual e por equipe. Atendimento no segmento de informática, suprimentos de impressão e materiais de limpeza.

2007 - 2008

Braspol

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante Comercial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.