Rubem José Bruno Sampaio

Possui graduação em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2012) e especializações em Direito Constitucional, Direito Civil e Processual Civil, Direito do Consumidor e Docência no Ensino Superior. Tem cursos de aperfeiçoamento e capacitação nas áreas jurídicas e da Educação. Advogado com 10 anos de experiência, orienta pessoas e empresas, oferecendo soluções personalizadas, mediando questões complexas do sistema legal e comunicando informações claras e acessíveis ao público. Como Educador Jurídico, dedica-se a projetos de ensino do direito em redes sociais, cartilhas, palestras e programas de rádio, atuando como comentarista jurídico e comunicador nos programas "Em Dia com a Notícia" da Rádio Catedral FM, apresentador do programa "Fé e Direito" da Web Rádio Via FM, e "Falando de Direitos" na Web Rádio Amparo.Buscando compartilhar conhecimento acessível e inclusivo, acredita que a educação é a chave para o empoderamento individual e coletivo.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Tutoria em Educação a Distância, EducaçãoTutoria em Educação a Distância

2024 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em Especialização em Direiro do Consumidor

2023 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: A ORIGEM CONSTITUCIONAL DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (LEI FEDERAL 8.078/1990).

Especialização em DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR

2023 - 2023

Faculdade Vales de Minas
Título: DIREITO
Orientador: A GARANTIA CONSTITUCIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A ACES

Especialização em Especialização em Direiro Civil e Direito Processual Civil

2023 - 2023

Faculdade Iguaçu
Título: DIREITO DAS PESSOAS IDOSAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002

Especialização em DIREITO CONSTITUCIONAL

2021 - 2023

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Direito Constitucional a Educação das Pessoas com Deficiência

Graduação em andamento em Jornalismo

2025 - Atual

Centro universitário UniFatecie, UniFatecie

Graduação em andamento em Pedagogia

2024 - Atual

Faculdade Sul Brasil

Graduação em andamento em Licenciatura em Educação Técnica Profissional

2024 - Atual

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha

Graduação em Direito

2006 - 2012

Universidade Veiga de Almeida
Título: Acessibilidade das Pessoas com Defiência nos Transportes Públicos Coletivos
Orientador: Josemar Araújo

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Técnico em Multimeios Didáticos

2025 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Formação complementar

2025 -

Aperfeiçoamento em Educomunicação: Conceitos e Práticas. (Carga horária: 280h). , Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, ABPEducom, Brasil.

2024 -

FORMAÇÃO PARA BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2024 - 2024

Formação de mediadores para EPT na EaD. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.

2024 - 2024

Formação em Ciências Humanas e Sociais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Educação Especial e Inclusão. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2024 - 2024

Formação para Profissionais da Educação Infantil. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Moodle para Docentes. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2024 - 2024

Mediação Pedagógica On-line e Sistemas de Tutoria. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.

2024 - 2024

Legislação Educacional Contemporânea. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2023 - 2024

Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2021 - 2021

CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DE DIREITO. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

SOCIOLOGIA. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2011

Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 200h). , Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, SEDH, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Processo Legislativo Municipal. (Carga horária: 150h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Noções Básicas de Administração Pública. (Carga horária: 90h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tri. (Carga horária: 90h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Legislação Trabalhista e Previdenciária. (Carga horária: 45h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2009 - 2009

Orientador Jurídico. (Carga horária: 90h). , Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.

2009 - 2009

Direito do Trabalho - Contratação do Trabalhador. (Carga horária: 90h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Educação.

Produções bibliográficas

  • SAMPAIO, R. J. B. . Um paralelo jurídico entre Administração Pública e Administração Privada 2014 (Artigo Cientifico).

  • SAMPAIO, R. J. B. . 'Relação da Administração Pública com seus administrados 2014 (Artigo Cientifico).

Outras produções

SAMPAIO, R. J. B. . VAMOS FALAR DE DIREITOS - PRINCIPAIS DIREITOS DO CONSUMIDOR NAS COMPRAS. 2018.

SAMPAIO, R. J. B. ; SAMPAIO, R. J. B. . UM PARALELO JURÍDICO ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PRIVADA. 2014.

SAMPAIO, R. J. B. . RELAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM SEUS ADMINISTRADOS. 2014.

SAMPAIO, R. J. B. . ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS COLETIVOS. 2012.

SAMPAIO, R. J. B. . Advogado comentarista do Programa 'Em Dia com a Notícia' da Rádio Catedral. 2023.

SAMPAIO, R. J. B. . Advogado comentarista do Programa 'Em Dia com a Notícia' da Rádio Catedral. 2023.

SAMPAIO, R. J. B. ; SAMPAIO, R. J. B. . Advogado comentarista do Programa 'Em Dia com a Notícia' da Rádio Catedral. 2023.

SAMPAIO, R. J. B. . Advogado comentarista do Programa 'Em Dia com a Notícia' da Rádio Catedral. 2023.

SAMPAIO, R. J. B. . Advogado comentarista do Programa 'Em Dia com a Notícia' da Rádio Catedral. 2023.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Ordem do Advogados do Brasil

Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado

Atividades

  • 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ordem dos advogados do brasil.,Cargo ou função, Advogado.

2012 - 2013

Procuradoria do Município do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 25

Outras informações:
Elaboração de Pareceres, Vistos Jurídicos, Consultoria Jurídica, Acompanhamento de Processos, Distribuição e Protocolização de Petições

2010 - 2012

Agência Nacional de Saúde Suplementar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio a Assessoria Normativa analisando e julgando recursos de Processos Administrativos Sancionadores oriundos de auto de infração. Elaboração de Relatorias e Circuitos Deliberativos.

2023 - Atual

Radio Catedral FM

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Comentarista Jurídico, Carga horária: 1

Outras informações:
Comentarista jurídico na Rádio Catedral FM, do programa "Em Dia com a Notícia", onde esclarece dúvidas jurídicas dos ouvintes, explana sobre temas jurídicos e comenta as notícias do dia.

2024 - Atual

Web Rádio Via FM

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Apresentador - Educador Jurídico

Outras informações:
Apresentador e Educador do Jurídico do programa "Fé e Direito"Ensina direitos, esclarece dúvidas e fornece informações através das "pílulas jurídicas".Em aproximadamente 2 minutos diários, os ouvintes têm a oportunidade de conhecer seus direitos e esclarecer dúvidas jurídicas.

2024 - Atual

Web Rádio Amparo

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Apresentador - Educador Jurídico

Outras informações:
Apresentador e Educador Jurídico do programa "Falando de Direito"Instrui ouvintes sobre direitos, esclarece questões e fornece informações por meio das "pílulas jurídicas".Em aproximadamente 2 minutos diários, os ouvintes têm a oportunidade de aprender sobre seus direitos e resolver dúvidas jurídicas.