Bruno Leandro de Lima
O presente aluno-pesquisador desenvolveu o trabalho "Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado" no Programa Institucional de Iniciação Científica, no período de agosto/2007 a julho/2008. A apresentação do projeto foi durante a IV Jornada de Iniciação Científica, na modalidade de Comunicação Oral.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Desenho Industrial
2005 - 2008
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Maquete Eletrônica de Estande para um Game
Orientador: Professor Vinícius Oppido de Castro
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Participação em eventos
IV Jornada de Iniciação Científica.Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado. 2008. (Seminário).
V Viver Metrópole: O melhor dos mundos possíveis.Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
LIMA, B. L.. Maquete Eletrônica de Estande para um Game. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Orientou
Maquete Eletrônica de Estande para um Game; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Bruno Leandro de Lima;
Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Bruno Leandro de Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, B. L. ; Um estudo sobre animação em stop-motion. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, B. L. ; Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, B. L. ; Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LIMA, B. L. ; Curso de Desenho I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Porto Seguro. 2009. Audiovisual.
Stop Motion Guitar Solo. 2008. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Um estudo sobre a produção em stop-motion para desenho animado, Descrição: Este projeto de pesquisa se refere à prática de produção em animação stop-motion considerando as referências das mídias visuais como o cinema, desenhos animados, histórias em quadrinhos, ilustrações e jogos de videogame. Estudos no campo da modelagem para confecção de um personagem em 3D (três dimensões), da cenografia e de montagem do cenário foram desenvolvidos para a produção da filmagem com duração aproximada de um minuto e meio. O nome da animação é Stop-motion Guitar Solo, cujo enredo especulativo é do gênero ficção cientifica. A inserção do mundo alienígena reflete aspectos contrastantes com a realidade atual, fragmentada, da vida cotidiana. Utilizaram-se recursos materiais diversos para confecção do boneco (personagem em 3D) e para a representação e ambientação cenográfica. Programas de computação gráfica, de edição de áudio e de vídeo finalizaram o trabalho de pesquisa para conclusão da animação. Pretendemos demonstrar de forma didática a metodologia utilizada em cada etapa do projeto. Após as experiências para definição do roteiro e do processo de filmagem, optamos por fazer a animação stop-motion para um videoclipe cujo tema expressa um universo visionário de mundos paralelos com a representação de um personagem do futuro, um humanóide. Para a representação do corpo do humanóide foram pesquisadas linguagens que permeiam a imagética da ficção. Como complementação, o personagem atua tocando um dos instrumentos mais presentes na música contemporânea, à guitarra, expressando o potencial comunicativo sugerido pela música. Escolhemos estes caracteres devido ao caráter experimental, sem limitações de recursos, e que oferece uma oportunidade criativa para a diversidade de representações no campo da ficção. Acreditamos que a qualidade visual da animação, a escolha do tema e do áudio e do trabalho de pós-produção gravado em DVD correspondam aos objetivos traçados na proposta inicial desta pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Leandro de Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
EME Estrutural Montagens LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer 3D, Carga horária: 44
2008 - 2009
Fábrica Nacional de EventosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Criação, Carga horária: 44
Outras informações:
Iniciei minhas atividades na FNE com criação de maquetes, cenários e objetos diversos em programas 3D. Com o passar do tempo adquiri domínio em modelagem 3D, texturização, iluminação, renderização com V-ray e arte-final com Photoshop e CorelDraw. Elaborava apresentações e orçamentos para os projetos cenográficos e de estandes.
2007 - 2008
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Aluno-Pesquisador, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações:
Projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica 2007-2008 da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2007 - 2008
Alma ComunicaçãoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Criação, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuei na criação de materiais para comunicação visual utilizando programas para edição de imagens (Photoshop) e ilustrações (CorelDraw). Fechava arquivos enviados por agências de propaganda ou as próprias empresas conforme a necessidade. Tive a oportunidade de reproduzir desenhos a mão livre para diversas campanhas publicitárias.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Leandro de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?