Daniel Gomes Soares

Possui graduação em Sistemas de Informação - UNIDAVI - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai (2007), especialização em Gestão de Tecnologia da Informação - UNIDAVI (2008) e mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2014). Atualmente é professor titular do Instituto Federal Catarinense atuando no ensino básico, técnico e tecnológico e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente na aplicação de técnicas da Inteligência Artificial em problemas de previsão de séries temporais e computação.

Informações coletadas do Lattes em 12/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Computação

2012 - 2014

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Previsão de Cheias Utilizando Redes Neurais Artificias, Ano de Obtenção: 2015
Raimundo Celeste Ghizoni Teive.Palavras-chave: Previsão de Cheias; Redes Neurais Artificiais; Previsão em Curto Prazo.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Educação Integral e Integrada

2019 - 2020

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Curricularização da Pesquisa no Ensino Médio Integrado
Orientador: Norberto Siegel

Especialização em Ações e Stock Picking

2019 - 2020

Grupo IBMEC

Especialização em Finanças, Investimentos e Banking

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Conta Corrente Kids: Um produto financeiro voltado para o público infantil
Orientador: Adroaldo Lazzarotto

Especialização em Lato Sensu - Gestão de Tecnologia da Informação

2007 - 2008

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduação em Sistemas de Informação

2003 - 2007

UNIDAVI - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai
Título: O atual estágio de desenvolvimento do e-government nos municípios do Alto Vale do Itajaí
Orientador: Fábio Alexandrini

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

1998 - 2000

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Formação complementar

2010 - 2010

Formação PHP. (Carga horária: 40h). , PROWAY informática, PROWAY, Brasil.

2009 - 2009

Planejamento de Negócios. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes Neurais Artificiais.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Previsão de casos confirmados de dengue utilizando Redes Neurais Artificiais, Descrição: A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus e é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em Santa Catarina, de 1 de Janeiro a 12 de junho de 2015, foram confirmados 3048 casos da doença, principalmente nas regiões Oeste e Vale do Itajaí. Estratégias que visam à previsão e controle da incidência de epidemias de dengue e a adoção de medidas de controle podem levar a reduções significativas de gastos com saúde e, principalmente, a redução da taxa de mortalidade. É nesse ponto que as Redes Neurais Artificiais (RNAs) podem tornar-se essenciais, podendo ser utilizadas na previsão de casos confirmados da doença através do uso de séries temporais, onde dados passados são utilizados para prever dados futuros. Neste projeto será feita a previsão de casos confirmados de dengue usando Redes Neurais Artificiais (RNAs). Para que este objetivo seja atingido será feita pesquisa bibliográfica e revisão sistemática para identificar os modelos e tipos de RNAs que são utilizadas para fazer a previsão de séries temporais, posteriormente será feita a modelagem e treinamento das redes identificadas na etapa anterior, e por fim, a comparação das RNAs modeladas com os dados reais para identificação da rede com menor erro. Outro objetivo deste projeto é a comparação da RNA com menor erro com modelos estatísticos utilizados na previsão de séries temporais. As cidades do Vale do Itajaí foram às escolhidas para os testes das RNAs que serão modeladas. Como resultados deste projeto, espera-se identificar a RNA para previsão de casos confirmados de dengue mais aderente a área de estudo e a publicação dos resultados de pesquisa em eventos e periódicos científicos, além do estímulo a formação de novos pesquisadores no nível de graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Gomes Soares - Coordenador / Munyque Mittelmann - Integrante / Lucas Grigolon Varela - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. , Rua Estrada do Redentor, 5665, Canta Galo, 89160-000 - Rio do Sul, SC - Brasil, Telefone: (47) 35313700, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro do núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Rio do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Rio do Sul.,Cargo ou função, Membro da comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão.

  • 02/2013

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão I, Inteligência Artificial

  • 01/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro do núcleo docente básico do Curso Técnico em Informática.

  • 03/2010

    Ensino, Bacharel Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas de Dados, Programação Lógica e Funcional

  • 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Algoritmos

  • 01/2019 - 02/2021

    Direção e administração, Campus Rio do Sul.,Cargo ou função, Coordenador do Curso Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 01/2017 - 01/2019

    Direção e administração, Campus Rio do Sul.,Cargo ou função, Coordenador do Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

  • 07/2012 - 12/2015

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias para Ensino da Física

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Criação da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Tecnologia da Informação.

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro da comissão de criação do curso Técnico em Informática Integrado.

  • 08/2010 - 09/2012

    Direção e administração, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro da comissão de criação do Curso Técnico em Informática do Campus Ibirama.

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense.,Cargo ou função, Membro da Comissão de criação do curso de Ciência da Computação.

2008 - 2008

Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Escola Agroténica de Rio do Sul tornou-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Rio do Sul.

2007 - 2008

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador de Curso

2005 - 2007

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20