José Muniz da Costa Vargens

Possui graduação em Engenharia Eletrica Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1979), mestrado em Engenharia Eletrica Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1985), doutorado em Doutorado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz(2014) e doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2002). Atualmente é Pesquisador do Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde, Revisor de periódico da RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde e Revisor de periódico da Cadernos de Saude Publica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas:Redes Neurais, Séries Temporais, Inteligencia Computacional, Estatistica.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Saúde Pública

2010 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Uma abordagem sociotécnica para design e desenvolvimento de sistemas de informação em saúde no âmbito do SUS
, Ano de obtenção: 2014. Ilara Hammerli Sozzi de Moraes. Palavras-chave: Sistemas de Informação; Os sistemas de informação do SUS; Sociotécnica; Engenharia de Sistemas; Sistema complexo; Sistema de informação em saúde. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Informação e comunicação.

Doutorado interrompido em 2002 em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ

1999 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Regressão logística por redes neurais
Orientador: Carlos Eduardo Pedreira
Ano de interrupção: 2002Palavras-chave: Redes Neurais; Séries Temporais; Inteligencia Computacional; Estatistica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Mestrado em Engenharia Eletrica Sistemas

1981 - 1985

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Metodo de Amortecimento Direto com Sazonalidade através do Método Harmonico de Harrison, Ano de Obtenção: 1985
Reinaldo Castro Souza.Palavras-chave: Séries Temporais; Estatistica; Apoio a Decisão.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Processos Estocásticos e Teoria das Filas. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Informática; Saúde Humana.

Graduação em Engenharia Eletrica Sistemas

1972 - 1979

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Programa de Prova Automática de Teorema

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas/Especialidade: Métodos Quantitativos de Previsão.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas/Especialidade: Redes Neurais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Análise de Sistemas.

Organização de eventos

Cunha, E M ; OLIVEIRA, C. M. ; ANDRADE, G. R. B. ; DWYER, G. O. ; Vargens, J M C ; MARQUES, M. C. . Workshop: Avaliação da Atenção Primária em Saúde: perspectivas para o nível local.. 2015. (Outro).

Cunha, E M ; MUNCK, S. ; LAGUARDIA, J. ; Vargens, J M C . Seminário: As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor saúde: Potencialidades e desafios para gestão do SUS. 2011. (Outro).

Participação em eventos

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA PARA DESIGN EDESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS. 2015. (Congresso).

Oficina Balanço dos Avanços e Recuos na Área da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde: Proposições para o Novo Governo. 2015. (Oficina).

ATOR-REDE e além ...no Brasil.Abordagem Sociotécnica para Design e Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde no Âmbito do SUS. 2013. (Encontro).

WOSES - Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software.Uma análise do aspecto motivacional na implementação de um Programa de Melhoria de Processo de Software Davi Viana, Jacilane Rabelo, Tayana Conte. 2011. (Simpósio).

Oficina de Avaliação dos Sistemas que Integram o InforSUS. 2007. (Oficina).

VI Fórum Internacional de Software Livre. Mesa Redonda: Desenvolvimento Cooperado no Governo Federal. 2005. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Gestão de Informações em Saúde - Modelo de Sistemas de Informações Municipais. 2005. (Congresso).

I Congresso de Informática Pública. Centros Colaboradores: A Experiência do Ministério da Saúde. 2004. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Sessão Técnica: Software Livre - Palestra: A Política de Software Livre do Ministério da Saúde. 2004. (Congresso).

XXII Seminário Nacional de Software Cooperado.Sessão Técnica: Informática em Saúde - Mesa Redonda: Políticas de Cooperação no Setor Saúde. 2004. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Oficina Informações para a Gestão do SUS: Necessidades e Perspectivas. 2000. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Automática. Sessão Técnica: Aplicações de Sistemas Inteligentes II - Previsão de Produção Agrícola Baseada em Regras Lingüísticas e Lógica Fuzzy. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Erika Fernanda Marins de Carvalho

LAGUARDIA, J.;Vargens, J M C; DESLANDES, S. F.; FORNAZIN, M.; FONTENELE, L.; ALVES, C.. Análise dos Sistemas de Informação Sobre Violência Contra as Mulheres. 2022. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Nádia Maria Guimarães Monteiro

REIS, A. C. G. V.;Vargens, J M C. TELEMONITORAMENTO do pré-natal odontológico de gestantes durante a pandemia por COVID-19. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação de Saúde da Família PROFSAÚDE/MPSF) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luana dos Santos Teixeira Silva

FORNAZIN, M.;Vargens, J M C; MACHADO, F. R. S.. A Apropriação/Incorporação da Saúde Digital no SUS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública/2022) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Lopes Rei

Vargens, J M C. Gerência Operacional de Rede de Computadores. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Helen M Hargreaves

Vargens, J M C. Controle de Laboratório de Oncologia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Felipe de A Brito

Vargens, J M C. Projeto Cacau - Planejamento da Produção. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: José Luiz da Silva Costa

Vargens, J M C. Otimização de Produção de Software. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Danilo N Euclides

Vargens, J M C. Gerência de Equipamentos Ligados em Rede. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Leon Collart

Vargens, J M C. Matrícula On-line Via Internet da Rede Estadual. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Rigliesi Leitão

Vargens, J M C. Controle de Tráfego de Sinais da TV Globo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Átila Robert Balogh

Vargens, J M C. São Carlos Hotel - Automação com Cartão Inteligente. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Bousquet Schott

Vargens, J M C. Administração de Carteira de Investimentos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mylena Esteves Almeida

Vargens, J M C. Controle Integrado de Confecção. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Arnaud Miranda

Vargens, J M C. Central de Atendimento da Exxon Química. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodolfo Machado Marques

Vargens, J M C. Gerencia para Restaurantes. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Walkyria C Barbosa

Vargens, J M C. Automação e Gerencia de Clube. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Maia Galvão

Vargens, J M C. SAT - Aplicativo _ Gestãode Carga de Avião. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Cerqueira Costa

Vargens, J M C. Controle de Estoque. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos de Lima Diniz

Vargens, J M C. Controle Canil. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela S M Machado

Vargens, J M C. Controle de Frota. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Tiane Paola C B C Almeida

Vargens, J M C. Escritório de Assessoria Advocacia. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Leonardo Bellizzi

Vargens, J M C. Automação de Lavanderia. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Antonio B de Oliveira

Vargens, J M C. Controle de Custos da Infraero. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Orientou

Ana Paula Lopes Reis

Sistema de Gerencia Operacional de Redes de Computadores; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Denise Selling de Oliveira

GNP - Gestão de Negócios da Petros; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Silvia Helena M Hargreaves

Controle de Laboratório de Oncologia; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Luis Felipe de Almeida Brito

Projeto Cacau - Planejamento da Produção; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

José Luiz da Silva Costa

Otimização de Produção de Software; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Danilo N

Euclides; Gerencia de Equipamentos Ligados em Rede; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Luiz Leon Collart

Matricula On-Line Via Internet da Rede Estadual; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Rodrigo Rigliesi Leitão

Controle de Tráfego de Sinais da TV Globo; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Átila Robert S Balogh

São Carlos Hotel - Automação com Cartão Inteligente; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Marcela Bousquet Schott

Sistema de Adminstração de Carteira de Investimentos; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Mylena Esteves Almeida

Sistema de Controle Integrado de Confecção; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Vinicius Arnaud Miranda

Central de Atendimento da Exxon Química; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Vinicius Maia Galvão

SAT-Gestãode Carga de Avião - Aplicativo; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Fábio Cerqueira Costa

Controle de Estoque; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Marcos de Lima Diniz

Controle de Canil; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Daniela S

M; Machado; Controle de Forta; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Tiane Paola C

B; C; Almeida; Escritorio de Assessoria Advocaticia; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Bruno Leonardo Bellizzi

Automação de Lavanderia; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Leandro Antonio B

de Oliveira; Controle de Custos da Infraero; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Daniela Richiter

Controle Copnfecção; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Patrícia Fraga Ferreira

Plano de Saúde; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Voctor Alexandre de C

Coelho; Controle de Cobrança; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

EduardoSilveira Xavier

Transporte de Carga; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Luiz Arthur Dantas Vaz

Controle de Serviços Gráficos; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: José Muniz da Costa Vargens;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, ELENICE MACHADO DA ; VARGENS, JOSÉ MUNIZ DA COSTA ; MARQUES, MARCIO CANDEIAS ; ANDRADE, GABRIELA RIEVERES BORGES DE ; O?DWYER, GISELE . Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na atenção primária em saúde: validação estatística em um território de saúde do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saude Publica , v. 37, p. 13-16, 2021.

  • CUNHA, ELENICE MACHADO DA ; ANDRADE, GABRIELA RIEVERES BORGES DE ; OLIVEIRA, CATIA CRISTINA MARTINS DE ; MARQUES, MARCIO CANDEIAS ; VARGENS, JOSÉ MUNIZ DA COSTA ; O?DWYER, GISELE ; GONDIM, GRÁCIA MARIA DE MIRANDA . Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na Atenção Primária: processo de validação por especialistas. CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ) , v. 25, p. 249-258, 2017.

  • SANCHO, L. G. ; FALEIRO, M. L. ; MLBZ, G. ; Vargens, J M C ; SANCHO, R. G. . Parâmetro de produtividade de quatro laboratórios clínicos da Rede. Revista Brasileira de Analises Clinicas , v. 44, p. 139-145, 2012.

  • SANCHO, L. G. ; Vargens, J M C ; SANCHO, R. G. . Avaliação da Efetividade da rede municipal pública de apoio diagnóstico em patologia clínica: o caso de Belo Horizonte (MG).. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3129-3138, 2011.

  • SANCHO, L. G. ; Vargens, J M C . Avaliação Econômica em Saúde na esfera de atenção local à saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 14, p. 1513-1525, 2009.

  • VARGENS, José M. ; TANCHEIDT, R. ; VELASCO, M. M. . Previsão de produção agrícola baseada em regras linguísticas e lógica fuzzy. SBA. Sociedade Brasileira de Automática , v. 14, p. 114-120, 2003.

  • CUNHA, E. M. ; Vargens, J M C . Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde. In: Godin Grácia Maria de Miranda, Christófaro Maria Auxiliadora Córdova, Miyashiro Gladys Miyashiro. (Org.). Técnico de Vigilância em Saúde: Fundamentos. 1ed.Rio de Janeiro: EPSJV, 2017, v. 2, p. 71-114.

  • CAVALHEIRO, G. M. C. ; Vargens, J M C ; JOIA, L. A. ; BUZATO, M. E. K. ; FORNAZIN, M. ; SOARES, M. V. B. ; WILD, R. . INFORMÁTICA, COMPUTAÇÃO, SISTEMAS, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AFINS. In: ARAÚJO, J. F. M. D.; VALENTE, C. D. M.. (Org.). Ator-Rede e além ... no Brasil - As teorias que gorjeiam não gorjeiam como lá?. 1ed.Campina Grande, PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2014, v. , p. 82-131.

  • Cunha, E M ; Moraes, I H S ; Vargens, J M C . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no Setor Saúde - Suplemento. RECIIS ? R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 07 ago. 2013.

  • Cunha, E M ; Moraes, I H S ; Vargens, J M C . As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no Setor Saúde. RECIIS ? R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 07 jun. 2013.

  • Vargens, J M C ; CUNHA, E. M. ; COUTO, L. L. ; FORNAZIN, M. . Matriz Avaliativa da Vínculo Longitudinal na Atenção Primária em Saúde ? MAVIL: Constituição de Comunidade Virtual para o Fortalecimento da Avaliação da APS. In: X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade ? X ESOCITE.BR, 2023, Maceió. X Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade ? X ESOCITE.BR, 2023. v. 1. p. 11.

  • Vargens, J M C . Democracia e Participação Social: A inter-relação com Sistemas de Informações de Saúde no SUS. In: WOSES - Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software, 2011, Curitiba. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (6.:2011 jun-6. jun-10: Curitiba). CUritiba: Edição Carla Alessandra Lima Reis ? Universidade Federal do Pará, UFPA,, 2011.

  • CUNHA, E. M. ; ANDRADE, G. R. B. ; Vargens, J M C ; DWYER, G. O. ; OLIVEIRA, C. M. ; MARQUES, M. C. . Validação de matriz avaliativa do Vínculo longitudinal/Continuidade do cuidado na Atenção Primária: um novo instrumento de avaliação para apoio à gestão no SUS. In: 12º Congresso Internacional Redeunidade, 2016, Cmpo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unidade, 2016. v. 2.

  • FORNAZIN, M. ; Vargens, J M C . Politizando o e-health: formas de ação cidadã na saúde. In: Sociedad Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE) and Society for Social Studies of Science (4S) Annual Meeting, 2014, Buenos Aires. Proceedings of the ESOCITE/4S Annual Meeting, 2014.

  • Cunha, E M ; Souza, N G ; Giovanella, L ; Vargens, J M C . A Continuidade Informacional e a longitudinalidade na Atenção Primária: resultados a partir da revisão de prontuários. In: XVIII congresso Mundial de Epidemilogia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Epidemiologia na Construção da Saúde para todos: métodos para sua transformação, 2008.

  • SANCHO, L. G. ; CALDAS, C. P. ; Ferreira, P C S ; MAZZEI, S. C. ; Vargens, J M C ; MOTTA, L. ; VERAS, R. P. . Incontinência Urinária em Idosos: impacto da avaliação tecnológica e econômica à luz do SUS.. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/ XIV Congress of the International Asssociation of Health Policy, 2007, Salvador. Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização. Rio de Janerio: ABRASCO, 2007.

  • SANCHO, L. G. ; Vargens, J M C . É possível viabilizar estudos de avaliação econômica em saúde na realidade do nosso dia a dia? O caso Samu- BH (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- Belo Horizonte).. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas/ Ciencia &Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.

  • VARGENS, José M. ; TANCHEIDT, R. ; VELASCO, M. M. . Previsão de produção agrícola baseada em regras linguísticas e lógica fuzzy. In: XIII Congresso Brasilerio de Automática, 2003, Florianópolis. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. UNICAMP, Campinas, SP, 2003. v. 14. p. 114-120.

  • Moraes, I H S ; CASCAO, A. ; FIGUEIREDO, J. ; Vargens, J M C . Epidemiologia, Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde: Desafio de Desenvolvimento de uma Metodologia Integradora. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002. Anais do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia ? 2002, 2002. p. 53-53.

  • Vargens, J M C . A experiência da Matriz Avaliativa do vínculo longitudinal. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C . Fundamentos da informação para a Saúde Pública - potencial de uso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C . Sistemas de Informação em saúde do SUS: Contexto, Conceitos e Uso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, E. M. ; MARQUES, M. C. ; Vargens, J M C ; DWYER, G. O. ; MACHADO, B. O. S. R. ; ANDRADE, G. R. B. . A Continuidade do Cuidado do Paciente Crônico e o Vínculo Longitudinal na Atenção Primária: Uma Proposta de Matriz Avaliativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. M. ; ANDRADE, G. R. B. ; Vargens, J M C ; DWYER, G. O. ; OLIVEIRA, C. M. ; MARQUES, M. C. . Validação de matriz avaliativa do Vínculo longitudinal/Continuidade do cuidado na Atenção Primária: um novo instrumento de avaliação para apoio à gestão no SUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vargens, J M C . Dificuldades encontradas na utilização dos Sistemas de informações em Saúde no SUS: Uma abordagem Sociotécnica como alternativa para evolução desses sistemas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C ; Moraes, I H S . Uma Abordagem Sociotécnica para Design e Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde no Âmbito do SUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. M. ; ANDRADE, G. R. B. ; OLIVEIRA, C. M. ; MARQUES, M. C. ; Vargens, J M C ; DWYER, G. O. . Vínculo Longitudinal na Atenção Primária: Validação de Matriz Avaliativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORNAZIN, M. ; Vargens, J M C . Politizando o e-health: formas de ação cidadã na saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vargens, J M C . Democracia e Participação Social: A inter-relação comSistemas de Informações de Saúde no SUS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Claudete Vilche Fonseca ; Cunha, E M ; MARQUES, M. C. ; Vargens, J M C . As Tecnologias de Informação e Comunicação e os Desafios para a Formação Profissional na Área de Registro e Produção das Informações em Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cunha, E M ; Souza, N G ; Vargens, J M C ; Giovanella, L . A continuidade informacional e a longitudinalidade na Atenção Primária: resultados a partir da revisão de prontuários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEMOS, W. R. ; BENEVENUTO JUNIOR, P. ; OLIVEIRA, E. ; Vargens, J M C . Sistema Nacional Informações em Gestão do Trabalho no SUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHO, L. G. ; CARDINALE, C. ; CALDAS, C. P. ; MENEZES, I. ; Vargens, J M C ; MOTTA, L. ; Ferreira, P C S ; VERAS, R. P. ; MAZZEI, S. C. . Incontinência Urinária em Idosos: Impacto da Avaliação Tecnológica e Econômica à Luz do SUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vargens, J M C . Sistema Nacional de Informações para Gestão do Trabalho do SUS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANCHO, L. G. ; MINTO, J. C. ; Vargens, J M C . É possível viabilizar estudos de custo-efetividade a nível operacional de atenção à saúde? ? Caso SAMU Belo-Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vargens, J M C . Centros Colaboradores a Experiência do Ministério da Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C . Software Livre e os Sistemas de Informação do SUS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C . Políticas de Cooperação no Setor Informática em Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vargens, J M C ; TANCHEIDT, R. ; VELASCO, M. M. . Previsão de Produção Agrícola Baseada em Regras Linguisticas e Lógica Fuzzy. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. M. ; Vargens, J M C . Informação, tecnologias de informação e sistemas de informação em saúde 2016 (Material Didático).

  • Vargens, J M C ; BENEVENUTO JUNIOR, P. ; LEMOS, W. R. ; França, T . Sistema Nacional de Informações para Gestão do Trabalho do SUS -InforSUS. Brasília: Brasil, Ministério da Saúde, 2006 (Normas e Manuais Técnicos.).

  • LEMOS, W. R. ; BENEVENUTO JUNIOR, P. ; Vargens, J M C ; OLIVEIRA, E. ; França, T . Manual Instrutivo dos Sistemas que compõem o InforSUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006 (Normas e Manuais Técnicos.).

Outras produções

GONDIM, GRÁCIA MARIA DE MIRANDA ; Vargens, J M C . Técnico em Vigilância em Saúde - Ciência & Letras - Canal Saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Cunha, E M ; MARQUES, M. C. ; ANDRADE, G. R. B. ; Vargens, J M C ; DWYER, G. O. ; OLIVEIRA, C. M. ; MACHADO, B. O. S. R. ; VIEIRA, A. C. G. . Relatório do Projeto Vínculo longitudinal na Atenção Primária: avaliando a Estratégia Saúde da Família no Território de Manguinhos. 2017. (Relatório de pesquisa).

Cunha, E M ; Vargens, J M C ; Moraes, I H S . As tecnologias de informação e comunicação no setor saúde: potencialidades e desafios para a gestão do SUS. 2013. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Matriz Avaliativa do Vínculo longitudinal (MAVIL) na Atenção Primária à saúde (APS) no SUS: método de avaliação para uso no nível local., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elenice Machado da Cunha em 03/05/2024., Descrição: A Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal (MAVIL) consiste em método que tem porreferência especificidades do modelo de APS brasileiro e por propósito o fortalecimentoda APS no SUS. Passou por validação e aplicação em diferentes localidades identificandosituações que se constituem em dificuldades para o vínculo longitudinal e mostrando-se útil parasubsidiar profissionais e gestores na solução dessas dificuldades. O Projeto tem por objetivodisponibilizar o método MAVIL. Para isso, resultados precisam ser explorados, a discussãodo vínculo no território aprofundada e o manual de aplicação elaborado, além doaperfeiçoamento da Comunidade Virtual, espaço de discussão/divulgação do método... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Muniz da Costa Vargens - Integrante / Elenice Machado da Cunha - Coordenador / Marcio Candeias Marques - Integrante / Gabriela Rieveres Borges de Andrade - Integrante / Gisele O Dwyer - Integrante / GONDIM, GRÁCIA MARIA DE MIRANDA - Integrante / Lucas Lopes do Couto - Integrante / Ana Luiza Tavares Rocha - Integrante / Júlio Cézar Machado Zeferino - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Sensibilidade, aplicabilidade e reprodutibilidade da Matriz Avaliativa do Vínculo longitudinal na Atenção Primária (MAVIL), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elenice Machado da Cunha em 03/05/2024., Descrição: O projeto tem por objetivo, como continuidade do processo de validação, avaliar a aplicabilidade e reprodutibilidade da MAVIL em diferentes contextos de AP no SUS. Engloba ainda o desenvolvimento de conjunto de software para entrada de dados, análise estatística e elaboração de relatório, de forma a facilitar que o gestor ou gerente avalie o desempenho das equipes de AP de forma ágil e precisa. O desenvolvimento do projeto se dará em três etapas: 1) atualização dos referenciais e logística do trabalho de campo; 2) Aplicação da MAVIL e desenvolvimento do Software; 3) Identificação de padrões de comparabilidade da Matriz e elaboração de relatórios e artigos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Muniz da Costa Vargens - Integrante / Leyla Gomez Sancho - Integrante / Elenice Machado da Cunha - Coordenador / Marcio Candeias Marques - Integrante / Gabriela Rieveres Borges de Andrade - Integrante / Gisele O Dwyer - Integrante / Marcelo Fornazin - Integrante / GONDIM, GRÁCIA MARIA DE MIRANDA - Integrante / Ana Cláudia Figueiró - Integrante / Lucas Lopes do Couto - Integrante / Barbara Yumi Brandão Sakane - Integrante / Júlia Medeiros Pereira - Integrante / Ana Luiza Tavares Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2013 - 2020

    Vínculo longitudinal na Atenção Primária: avaliando a Estratégia Saúde da Família no Território de Manguinhos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elenice Machado da Cunha em 03/05/2024., Descrição: Validação do método de avaliação do vínculo longitudinal em UBS do SUS no território de Manguinhos Rio de janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: José Muniz da Costa Vargens - Integrante / Elenice Machado da Cunha - Coordenador / Marcio Candeias Marques - Integrante / Gabriela Rieveres Borges de Andrade - Integrante / Gisele O Dwyer - Integrante / Brena O'Dwyer Spina Rosa Machado - Integrante / Catia Cristina Martins de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2020

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

2021 - 2022

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Participante da pesquisa intitulada Sensibilidade, aplicabilidade e reprodutibilidade da Matriz Avaliativa do Vínculo longitudinal na Atenção Primária à Saúde (APS)

2015 - 2016

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord. Núcleo de TI do Dept Gestão Hospitalar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Núcleo de TI - Tecnologia da Informação do DGH- Departamento de Gestão Hospitalar da SAS- Secretaria de Atenção à Saúde. Responsável por propor uma estratégia de implantação da informatização da HFRJ - Rede Hospitais Federais no RIo de Janeiro, focada na integração dos processos e sistemas entrem os seis hospitais federais gerais que compõem a rede de hospitais federais no RIo de Janeiro.

2013 - 2015

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas - bolsista FIOTEC, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando no DATASUS nos projetos: Projeto INDA - Infraestrutura Nacional de Dados Abertos Disseminação de informações em saúde

2008 - 2013

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analilsta de Sistemas contratado pela CTIS, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando no DATASUS como: Analista de sistemas na área de Disseminação de informações do SUS

2006 - 2008

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor contratado via OPAS-DF, Carga horária: 8

Outras informações:
Lotado no DEGERTS - Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde Projeto de Estruturação e Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS

2003 - 2005

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAS-4 - DATASUS - CHEFE DO CENTRO TECNOLÓGICO, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador Geral responsável pela área de desenvolvimento de sistemas de informação.

Atividades

  • 07/2013

    Serviços técnicos especializados , DATASUS - Coordenação Geral de Disseminação de Informações.,Serviço realizado, Projeto INDA - Infraestrutura Nacional de Dados Abertos.

  • 10/2008 - 02/2013

    Serviços técnicos especializados , DATASUS - Coordenação Geral de Disseminação de Informações.,Serviço realizado, Analista de sistemas na área de Disseminação de informações do SUS - TABNET CNES.

  • 08/2006 - 09/2008

    Serviços técnicos especializados , DEGERTS - Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde.,Serviço realizado, Projeto de Estruturação e Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS - Consultor.

  • 05/2003 - 08/2005

    Direção e administração, Centro Tecnológico de Informática.,Cargo ou função, Chefe do Centro Tecnológico de Informática.

2002 - 2002

Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DAS-7 Diretor Geral Centro Informação Saúde, Carga horária: 40

2000 - 2002

Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

Atividades

  • 06/2002 - 12/2002

    Direção e administração, Cisa Centro de Informação e Informática Em Saúde.,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 05/2000 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Cisa Centro de Informação e Informática Em Saúde, Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas.,Linhas de pesquisa

  • 04/2000 - 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Cisa Centro de Informação e Informática Em Saúde, Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas.,Serviço realizado, Coordenação dos Projetos de Sistemas da SES/RJ.

1999 - 2000

Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DAS-6 Assessor da Presidencia do PRODERJ, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/1999 - 03/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Assessora à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

1999 - 1999

Secretaria de Estado de Planejamento do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DAS-6 Assessor de Informática, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Subsecretaria de Captação de Recursos.,Serviço realizado, Desenvolvimento de Sistema de Acompanhamento do PPA do estado.

1994 - 1998

CentroIn Internet Provider

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1994 - 08/1998

    Direção e administração, CentroIn.,Cargo ou função, Gerene Comercial.

1982 - 1993

Banco Bozano Simonses

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1988 - 05/1993

    Direção e administração, Diretoria de Informática, Gerencia de Sistemas.,Cargo ou função, Gerente de Projetos.

  • 04/1982 - 01/1988

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Informática, Gerencia de Sistemas.,Serviço realizado, Desenvolvimento de Sistemas de apoio a decisão c/ modelos Financeiros.

1976 - 1982

Financiadora de Estudos e Projetos

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Anallista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1976 - 04/1982

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Informática, Desenvolvimento de Sistemas.,Serviço realizado, Desenvolvimento de sistemas adminsitrativos e de apoio a pesquisas.

1974 - 1975

ConsulPUC Serviços Técnicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1974 - 11/1975

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Programador Sistemas Adminsitrativos Financeiros.

2007 - 2011

Fundação Escola Nacional de Seguros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nivel I, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Adminstração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II

1994 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1994 - 01/2003

    Ensino, Tecnólogo Em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Estágio II, Orientação Projeto Final, Tópicos Especiais - Internet, Tópicos Especiais - Tendências de Evolução da Informática

1986 - 1987

Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/1986 - 08/1987

    Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatistica V, Simulação de Sistemas