Manoel Otávio da Costa Rocha

Graduado em Medicina (1973), especializado em Clínica Médica (1975), Doenças Infecciosas e Parasitárias (1977) e em Infectologia (2012), Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1983). Professor Titular, por concurso de Títulos e Provas, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG (2002) e Membro Titular da Academia Mineira de Medicina (Cadeira 25). Como pesquisador e orientador, atua especialmente no campo das doenças infecciosas e parasitárias, com ênfase no estudo dos fatores determinantes da morbidade e prognóstico da cardiopatia chagásica crônica, clínica e tratamento das leishmanioses, esquistossomose mansoni, hanseníase, Aids e hepatites virais, com interesse em Didática e Pedagogia no Ensino Superior. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da UFMG (1996-1998;2000-2010;2014-2015); representante dos Coordenadores de Pós-Graduação na Câmara de Pós-Graduação e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (2006-2009). Representante Titular da Faculdade de Medicina no Conselho Universitário da UFMG (2013-2016;2018-2021). Membro titular (2015-2017) e presidente (2018-2020) do Conselho Curador da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa ? FUNDEP. Coordenador do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG (2000-2002; 2010-2013) e membro titular do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, área de Medicina (2010-2013) e do Comitê de Editoração do CNPq (2016-2019;2019-2021). Apresenta os seguintes indicadores de produtividade acadêmica: 3018 citações no Web of Science, com índice H de 32 (28/10/2019). Pelo Google Scholar, há registro de 6852 citações, índice h de 48, índice i10 de 148. (27/10/2019). Pelo SCOPUS são 3379 citações com índice H de 35 (28/10/2019). Publicou 272 artigos completos em periódicos; editou oito livros em campos diversos da Medicina, publicou 53 capítulos de livro, 24 trabalhos completos e 572 resumos em anais de congresso. Orientou a realização de 63 dissertações de mestrado, 28 teses de doutorado e a formação de três pós-doutores, além de 51 alunos de iniciação científica.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical

1977 - 1983

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudo das alterações clínicas e radiológicas pulmonares da fase inicial da esquistossomose mansoni humana.
Orientador: JAYME NEVES e CID SERGIO FERREIRA
Palavras-chave: Clínica Médica; Esquistossomose Aguda; Esquistossomose mansoni; Esquistossomose Pulmonar; Medicina Tropical; Infectologia. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Infectologia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Medicina Tropical

1974 - 1975

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Medicina

1969 - 1973

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: doença de Chagas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ELKHOURY, A. N. M. ; RABELLO, A. ; SILVEIRA, A. C. ; SCHUBACH, A. ; COSTA, C. H. N. ; CUBA, C. C. ; CASTRO, C. N. ; CORREIA, D. ; CARVALHO, E. M. ; WERNECK, G. L. ; SANTOS, S. O. ; OLIVEIRA, S. M. ; YASUDA, M. A. S. ; ROCHA, M. O. C. . XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas e Leishmaniose. 2007. (Outro).

ROCHA, M. O. C. . XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2019. (Congresso).

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. Aspectos Clínicos e patogênicos da doença de Chagas crônica. 2019. (Congresso).

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. Dos modelos experimentais ao cuidado primário e secundário das doenças infectocontagiosas. 2019. (Congresso).

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2019. (Congresso).

Dia Mundial de Luta contra a Doença de Chagas: Carlos Chagas e a Cardiopatia Chagásica.Aproximação diagnóstica, manejo e prognóstico da cardiopatia chagásica. 2017. (Seminário).

Simpósio- Práticas Médicas.A Escola, a ética e a relação médico-paciente amanhã. 2016. (Simpósio).

Malária em foco: reciclagem, atualidades e tendências.Malária em foco. 2015. (Seminário).

Pesquisa e Cirurgia Experimental.Impacto da Iniciação Científica na Pós-Graduação. 2012. (Simpósio).

V Seminário de Pesquisa do HC: em busca da excelência.A pesquisa e a Pós-Graduação no HC. 2012. (Seminário).

Semana Científica de Odontologia.Mesa de Debates: A ciência a serviço da população". 2011. (Encontro).

Simpósio Internacional Centenário da descoberta da Doença de Chagas. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional Centenário da descoberta da Doença de Chagas.Morbidade e fatores de prognóstico na cradiopatia crônica chagásica. 2009. (Simpósio).

V Fórum Internacional sobre Envelhecimento Cutâneo, IV Congresso da Academia Brasileira de Dermatologistas e I Simpósio sobre Doenças dos Cabelos e Unhas.Painel: Leishmaniose Tegumentar Americana. 2009. (Outra).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Doença de Chagas In curso "Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias".. 2009. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Membro da Comissão Científica. 2009. (Congresso).

3 Congresso Mineiro de Infectologia e 1 Congresso Mineiro de Epidemiologia e Controle de Infecções. Leishmaniose visceral: limitações da terapia atual. 2008. (Congresso).

XI Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral e da I Reunião Monotmática sobre correlação clínico-histológica em hepatite viral das Sociedades Brasileiras de Hepatologia, Infectologia e Patologia. 2008. (Simpósio).

XVII semana de fígado do Rio de Janeiro. 2008. (Simpósio).

Avancos em infectologia e imulogia.Doenca de Chagas- fatores determinates de morbidade e prognostico. 2007. (Outra).

Curso de Ética Médica.Ética e a relação com a indústria farmacêutica. 2007. (Outra).

XIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XI REunião Anual de Pesquisa Aplicada em leishamanioses.Relatório da Oficina sobre Prioridaes de Pesquisa em Doença de Chagas. 2007. (Outra).

XIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XI REunião Anual de Pesquisa Aplicada em leishamanioses.Painel: Novos conceitos na patogênese da doença de Chagas. 2007. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Hepatologia. Associação entre marcadores inflamatórios solúveis e alterações histopatológicas hepáticas em pacientes com hepatite C crônica. 2007. (Congresso).

XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, II Encontro de Medicina Tropical dos Paises de Lingua Portuguesa, I Encontro da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem. Doenca de Chagas: situacao atual e tratamento. 2007. (Congresso).

XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, II Encontro de Medicina Tropical dos Paises de Lingua Portuguesa, I Encontro da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem. Mesa Redonda: situacao atual e tratamento, proferindo o tema Manejo Clinico da Cardiopatia Chagasica Cronica. 2007. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Infectologia. Associação entre marcadores inflamatórios solúveis e alterações histopatológicas hepáticas em pacientes com hepatite C crônica. 2007. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Infectologia. Associacao entre marcadores inflamatorios soluveis e resposta ao tratamento com interferon e ribavirina em pacientes com hepatite cronica. 2007. (Congresso).

XVIII congresso da sociedade mineira de cardiologia. Indices doppler ecocardiograficos de elevacao das pressoes de enchimento do ventriculo esquerdo constituem marcadores independentes de sobrevida nos pacientes com miocardiopatia chagasica. 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasielro de Parasitologia. Manejo clinico do paciente chagasico. 2007. (Congresso).

XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Prioridades de pesquisa em Doença de Chagas. 2007. (Oficina).

XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas e Leishmaniose.Oficina: Prioridades de pesquisa em doenca de chagas. 2007. (Outra).

XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas e Leishmanioses.Novos conceitos na patogenese da doenca de chagas. 2007. (Outra).

I Congresso da Academia Brasileira de Dermatologia. Painel: Doenças infecto-contagiosas. 2006. (Congresso).

I Congresso da Academia Brasileira de Dermatologia. Painel: Doenças infecto-contagiosas. 2006. (Congresso).

Segundo Congresso Mineiro de Infectologia. Disfuncao do SNA na forma indeterminada da Doenca de Chagas. 2006. (Congresso).

Segundo Congresso Mineiro de Infectologia. Comprometimento ventricular e congestao pulmonar na cardiopatia chagasica cronica. 2006. (Congresso).

VII Jornada Acadêmica de Clínica Médica.Características Clínicas e Laboratoriais de Chagásicos sem e com Taquicardia Ventricular à Monitoração Dinâmica. 2006. (Outra).

XVII Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. Variáveis relacionadas à resposta cronotrópica pós exercício em chagásicos submetidos ao teste ergométrico. 2006. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Correlaçao entre a magnitude da queda da frequencia cardíaca pós-exercício e a análise espectral ao repouso de pcientes chagasicos. 2006. (Congresso).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. Membro da Comissão Científica. 2006. (Congresso).

XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology. Blockage of prostaglandins production in cultured of PBMC from chagasic patients with indeterminate clinical form disease show two profiles of the cell proliferation. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Dermatologia Tropical. Mesa Redonda: Leishmaniose Tegumentar Americana. 2005. (Congresso).

Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina.Participante do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina. 2002. (Encontro).

XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Parcipante do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Atividades: 1), Membro da Comissão de Avaliação do Título de Especialista; 2) Congressista.. 2002. (Congresso).

XII Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, I Simpósio Brasileiro de Insuficiência Cardíaca da SBC/GEIC, I Simpósio de Cardiologia Pediátrica e I Simpósio da Liga Mineira de Insuficiência Cardíaca. Orientador do tema: Orientador do Tema: Peculiaridades da ICC Chagásica. no XII Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, I Simpósio Brasileiro de Insuficiência Cardíaca da SBC/GEIC - Belo Horizonte/MG. 2001. (Congresso).

XVII Reunião Aplicada em Doença de Chagas e V Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses..Participante do simpósio: Clínica da doença de Chagas: Há necessidade de redefinição da forma indeterminada da doença/ XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e V Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alda Cristina Alves de Azevedo

ROCHA, M; BARROS, MÁRCIO VINICIUS LINS; BARBOSA, MARCIA M;RIBEIRO, A. L. P.; PENA, J. L. B.; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA. ?Associação entre Arritmogenicidade Ventricular e Dispersão Mecânica Miocárdica na Cardiomiopatia Chagásica?. 2018. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Monetti Dumont Sanches

ROCHA, M; MARINO, V. P.;RIBEIRO, A; CORREIA, D.; Carmo, GAL;COSTA, H. S.. ?Associação entre Comprometimento da Motilidade Esofágica e Morbidade Cardíaca na Doença de Chagas?. 2018. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Júlia Lara Lamac Vieira Cunha

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTA; XAVIER, M. A. P.; CHAVES, ANA THEREZA; GUEDES, A. C. M.;LYON, A.C.. Associação de Biomarcadores do Inflamassoma com a reação Hansênica Tipo 1. 2017. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edilamar Silva de Alecrim

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTALYON, Sandra; ANDRADE, A. R. C.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria; CHAVES, ANA THEREZA. Avaliação de fatores associados à soropositividade do teste ML Flow e ao teste de Mitsuda em contatos de casos-índice de hanseníase em um Centro de Referência em Minas Gerais, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Omar Ribeiro Santos Junior

NUNES, Maria Do Carmo PereiraROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTARIBEIRO, Antonio Luiz Pinho; BARRETTO, R. B. M.. Avaliação da função ventricular pelo Strain Bidimensional em pacientes com Miocardiopatia Dilatada, Chagásica e Idiopática. 2016. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTA; XAVIER, M. A. P.; CHAVES, ANA THEREZA; FUJIWARA, RICARDO TOSHIO; GUEDES, A. C. M.. Caracterização imuno-histopatológica das lesões cutâneas e pele contralateral em novos casos de Hanseníase. 2016. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Atvaldo Fernandes Ribeiro Junior

GOMES, Juliana de Assis Silva;ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTA; CHAVES, ANA THEREZA; FUJIWARA, RICARDO TOSHIO;ARAUJO, F. F. DE. Análise fenotípica dos mecanismos de imunorregulação induzidos pelas células TREGSCD4+CD25HIGHFOXP3+ na Hanseníase. 2016. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Cardoso de Andrade

ROCHA, M.O.C.LYON, Sandra; VILLARROEL, M.; XAVIER, M. A. P.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria. Detecção dos limiares térmicos em lesões cutâneas de pacientes casos novos da Hanseníse. 2015. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aquila Serbate Borges Portela

ROCHA, M.O.C.. Estudo da presença de metais tóxicos em preparações de Antimonial Pentavalente utilizados no tratamento das Leishmanioses. 2015. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Cardoso de Andrade

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTALYON, Sandra; VILLARROEL, M.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria; XAVIER, M. A. P.. Detecção dos limiares térmicos em lesões cutâneas de pacientes casos novos da Hanseníase. 2015. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana de Abreu Oliveira

ROCHA, M.O.C.; CARNEIRO, M.; VILLARROEL, M.. Perfil sociodemográfico e clínico associado à alteração na avaliação neurológica simplificada em casos novos de hanseníase em uso de prednisona. 2014. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Assis Lopes do Carmo

RIBEIRO, Antonio Luiz PinhoROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTA; MOREIRA, D. A. R.;NUNES, M.C.P.. Efeito da Amiodarona na parasitemia pelo Trypanosoma cruzi em pacientes com Doença de Chagas. 2014. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Davi Alexandre Barquette

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTANUNES, M.C.P.BARROS, Marcio Vinicius Lins; PENA, J. L. B.; ABREU, CLÁUDIA DRUMOND G.. Valor do strain bidimensional na detecção de disfunção subclínica em pacientes assintomáticos com doença de Chagas. 2014. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Stela Alves da Silva

ROCHA, M. SOUSA, LIDIANE A.P.;LIMA, M. M. O.. Avaliação de aspectos funcionais e de qualidade de vida em duas formas distintas de acometimento da doença de Chagas: sem cardiopatia aparente e cardiopatia chagásica crônica. 2013. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Silveira Costa

ROCHA, M.O.C.LIMA, M. M. O.PEREIRA, DANIELLE APARECIDA GOMES; SOUSA, L.. Correlação entre capacidade funcional pelo Shuttle Walk Test, Teste de Caminhada de Seis Minutos e Teste Cardiopulmonar em pacientes chagásicos e sua relação com qualidade de vida. 2013. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: BARBARA PROENÇA NARDI ASSIS

ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTALYON, Sandra; GROSSI, Maria Aparecida de Faria; VILLARROEL, M.. Fatores de risco para desenvolvimento de incapacidade física em casos novos de hanseníase, notificados em serviço de referência de Belo Horizonte, no período de 2005-2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nara Sulmonett

PEDROSO, Enio Roberto Pietra; MIRANDA, S. S.; Ricardo Amorim Corrêa;ROCHA, M. O. C.. Estudo da função pulmonar em pacientes adultos portadores de paracoccidioidomicose crônica. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Daniel Rocha rabelo

NUNES, MARIA CARMO P;BARROS, Marcio Vinicius LinsROCHA, M.O.C.; SOARES, J. D.;BOTONI, Fernando Antonio. Reserva de fluxo coronariano na doença de Chagas. 2012. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sarah Melo Silva

ROCHA, M.O.C.LIMA, MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA; CARNEIRO, M.;SOUSA, Lidiane Aparecida Pereira de. Avaliação da qualidade de vida em indivíduos chagásicos na forma cardíaca com bloqueio completo de ramo direito. 2012. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovane Rodrigo de Sousa

ROCHA, M.O.C.. Citocinas plasmáticas como biomarcadores de morbidade cardíaca na doença de Chagas. 2012. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniel Furtado Vidigal

ROCHA, M. O. C.. Avaliação da função ventricular, pela técnica do strain bidimensional, em indíviduos chagásicos sem cardiopatia aparente. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Jose Olimpio Dias Junior

ROCHA, M. O. C.. AVALIAÇÃO DA ARTÉRIAS CARÓTIDAS DE PACIENTES CHAGÁSICOS ACOMETIDOS POR EVENTOS ISQUÊMICOS CEREBRAIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Ismael Alves Rodrigues Júnior

ROCHA, M. O. C.. CORRELAÇÃO ENTRE DENSIDADE DE FIBRAS NERVOSAS EM BIÓPSIA DE PELE E TESTE DE QUANTIFICAÇÃO DE SENSIBILIDADE TÉRMICA EM PACIENTES COM HANSENÍASE. 2011. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata de Carvalho Bicalho Carneiro

ROCHA, M. O. C.NUNES, Maria Do Carmo PereiraRIBEIRO, A.L.BARROS, Marcio Vinicius Lins. Arritmia esforço-induzida em pacientes chagásicos sem cardiopatia aparente e fatores associados à sua ocorrência. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Silvia Hele Lyon de Moura

ROCHA, M. O. C.. Avalição de incapacidades físicas e transtornos psicossociais em pacientes com hanseníase em centro de refência de minas gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Lucineia Maria de Queiroz Carvalhais

ROCHA, M. O. C.MOURA, A. S.; SILVA, L. C. S.. Diagnóstico de neurossífilis em portadores do HIV em hospital público de referência em doenças infecciosas, Belo Horizonte, minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Felipe Batista Lima Barbosa

ROCHA, M.O.C.. Lesão apical e arritmogenicidade na cardiopatia chagásica crônica. 2010. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Silva de Oliveira

ROCHA, M. O. C.. Avaliação dos fatores de risco para ocorrencia de bacteremia em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: José Mauro Nogueira

ROCHA, M. O. C.. Uso do índice de risco para infecção em sítio científico do National Nosocomial Infection Surveillance System dos Centers for Disease Control and Prevention (Estados Unidos da América) em hospitais brasileiros. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Lilian Melo Pereira da Silva

ROCHA, M. O. C.. Efeitos do tratamento com sinvastatina e do treinamento físico aeróbico sobre o remodelamento cardíaco usando o modelo canino da cardiomiopatia chagásica experimental. 2009.

Aluno: Erika Alves Baião

BRITTO, Raquel RodriguesRIBEIRO, A.L.ROCHA, M. O. C.; PEREIRA, M C; PARREIRA, V. F.. Função pulmonar e muscular respiratória de pacientes com cardiomiopatia Chagásica e sua relação com a capacidade funcional. 2008. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Cunha Sarubi

SERUFO, José CarlosROCHA, M. O. C.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria. Estudo comparativo das técnicas de Ziehl-Neelsen e auramina e na baciloscopia do raspado dérmico de quatro e seis sítios em casos novos de hanseníase em serviço de referência de Belo Horizonte. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Mirtes Ribeiro

ANTUNES, C. M. F.; TAUIL, P. L.; CARNEIRO, M.;ROCHA, M. O. C.. Febre amarela: estudo de um surto. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Elvio Marques da Silva

NUNES, M.C.ROCHA, M. O. C.; ERP, P.. Prevalência da doença de Chagas do distrito de Serra Azul, centro-oeste de Minas Gerais. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Lismar Isis Campos

GASTAL, F. L.; COUTO, R. C.;ROCHA, M. O. C.SERUFO, José Carlos. Impacto da implantação em hospitais do sistema de gestão da qualidade, baseado nos requisitos de nível 1, 2, 3 do sitema brasileiro de acreditação - ONA. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Francilu Rodrigues Beloti

ROCHA, M. O. C.. Correlação entre função ventricular direita e capacidade funcional em pacientes com cardiopatia chagásica crônica. 2008 - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Cláudia Drummond Guimarães Abreu

RIBEIRO, A. L. P.NUNES, M.C.P.ROCHA, M. O. C.BARBOSA, M.M.. Análise da dissicronia ventricular e da resposta neuro-humoral em portadores de marcapasso. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Maria Aparecida Alves Ferreira

ROCHA, M. O. C.; ANTUNES, C. M. F.; MARTELLI, Celina Maria TurchI. Comportamento do teste Ml Flow em pacientes e contatos de pacientes com hanseníase menores de 18 anos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Ana Regina Coelho de Andrade

ANTUNES, C. M. F.; OLIVEIRA, Maria Leide Wand Del Rey de; GROSSI, Maria Aparecida de Faria;ROCHA, M. O. C.. Soroprevalência do teste Ml Flow em contatos de hanseníase de Minas Gerais. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Vladimir Martins Pinheiro

ROCHA, M. O. C.MORATO, M. J. F.TALVANI, Andre; REIS, D. D.. Respostas imunes primárias e secundárias de células mononucleares do sangue periférico, In vitro, de indivíduos não infectados e de pacientes com doença de Chagas, estimulados com antígenos de Tripanossoma cruzi. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Andréa Maria Molica

ROCHA, M. O. C.; ESTANISLAU, J. A. S. G.;TALVANI, Andre; SANTOS, S. M. E.. Associação entre apresentação de antígeno imunorregulação e desenvolvimento da mortalidade na Doença de Chagas. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Silvia Hees de Carvalho

ROCHA, M. O. C.CARMO, Ricardo AndradeNUNES, Maria Do Carmo Pereira. Avaliação da toxicidade ao N-metilglucamina no tratamento da Leishimaniose tegumentar em serviço público e referência de Minas Gerais. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Adriana de Azevedo Mafra

ROCHA, M. O. C.; RODRIGUES, C. S.; GUERRA, H. L.. Impacto das doenças infecciosas nas internações em hospital público da região metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Elvio Marques da Silva

ROCHA, M. O. C.. Prevalência da doença de Chagas do distrito de Serra Azul, centro-oeste de Minas Gerais. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Leonardo Carvalho da Paixão

TEIXEIRA JUNIOR, A. L.;ROCHA, M. O. C.NUNES, Maria Do Carmo Pereira; ALP, RIBEIRO; BITTENCOURT, H. N. S.. Doença de Chagas: um fator de risco independente para acidente vascular cerebral. 2007.

Aluno: Maria da Conceição Viana Rodrigues

ROCHA, M. O. C.. Estudo da associação da infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em moçambicanos e brasileiros. 2007.

Aluno: Renata Eliane de Ávila

LAMBERTUCCI, J. R.CARMO, R. A.; STRAUSS, E.; FARAH, K. P.;ROCHA, M. O. C.. Associação entre os níveis plasmático de ácido hialurônico e colágeno IV e o grau de fibrose hepática em portadores do vírus da hepatite C e doença renal crônica em hemodiálise. 2007. Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Fernando Martín Biscione

ROCHA, M. O. C.. RISCO DE INFECCAO DO SITIO CIRURGICO EM COLECISTECTOMIA LAPAROSCOPICA COMPARADO AO RISCO EM COLECISTECTOMIA CONVENCIONAL. 2006.

Aluno: Ricardo Miguel Costa de Freitas

ROCHA, M. O. C.. ESTUDO CLINICO-EPIDEMIOLOGICO, EM ESPECIAL DAS ALTERACOES TELERRADIOGRAFICOS DO TORAX DE PORTADORES DE PARACOCCIDIOIDOMICOSE ACOMPANHADOS NO HOSPITAL DAS CLINICAS ENTRE 1976 E 2005. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Soraya Diniz Gonçalves

ROCHA, M. O. C.. FATORES PREDITIVOS NA EVOLUCAO DO GRAU DE INCAPACIDADES DE PORTADORES DE HANSENIASE ATENDIDOS EM UMA UNIDADE BASICA DE SAUDE DE BELO HORIZONTE/MG, NO PERIODO DE 1993 A 2003. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Luciano de Souza Viana

ANTUNES, C. M. F.;SERUFO, José CarlosROCHA, M. O. C.. Avaliação de modelos de predição de complicações clínicas determinando a importância da variável infecção complexa em pacientes oncologicos e neutropenicos febris de baixo risco. 2006. Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Ivie Braga de Paula

ROCHA, M. O. C.; SILVA, C. E. S.;BARROS, M. V.. Contribuição da ultra-sonografia e da tomografia computadorizada na avaliação da paracoccidioidomicose. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira

ROCHA, M. O. C.. Análise comparativa da função diastólica do ventrículo esquerdo na cardiopatia chagásica crônica dilatada por diferentes métodos da ecocardiografia transtorácica com doppler e dosagem do peptídeo natriurético cerebral. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Manoel de Figuiredo Villarroel

ANTUNES, C. M. F.;ROCHA, M. O. C.; MANZANO, G. M.. estudo comparativo da sensibilidade cutânea com monofilamentos de semmes weinsteim e testes sensitivos quantitativos térmicos em lesões de pele sugestivos de hanseníase. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Bernadete Cattete Blom

ROCHA, M. O. C.. Estudo das complicações infecciosas em pacientes internados na unidade de tratamento do queimado do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.. 2004. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Antônio Botoni

ROCHA, M. O. C.. Efeitos da otimização terapêutica da insuficiência cardíaca em chagásicos com miocardiopatia dilatada.. 2004. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARSELHA MARQUES BARRAL

ROCHA, M. O. C.. Comparação das alterações do fluxo venoso pulmonar a telerradiografia do tórax com parâmetros morfofuncionais ecocardiográficos na miocardiopatia chagásica crônica dilatada.. 2004. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andrea Miziara

ROCHA, M. O. C.. Estudo da potenciação pós-extra-sistólica em pacientes chagásicos crônicos correlacionando ventriculografia de contraste radiológico e cintilografia de perfusão miocárdica. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina Cardiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Felipe José Ravic de Miranda

ROCHA, M. O. C.. Análise descritiva da pneumonia adquirida na comunidade em idosos atendidos no Pronto Socorro de hospital público de Belo Horizonte, estudo retrospectivo - Belo Horizonte. 2004. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Airandes de Sousa Pinto

ROCHA, M. O. C.. Índice de Tei na avaliação da função ventricular na doença de Chagas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonor Garcia Rincon

ROCHA, M. O. C.. Análise do perfil clínico de pacientes chagásicos e não chagásicos portadores de marcapasso cardíaco.. 2003. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Roberto de Souza

ROCHA, M. O. C.. Análise não-linear da variabilidade da freqüência cardíaca na doença de Chagas. 2002. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiola Carvalho de Almeida Lima

ROCHA, M. O. C.. Gerenciamento integrado dos resíduos sólidos dos serviços de saúde - microrregião da Baixa Mogiana, MG. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Geraldo leite Ribeiro

ROCHA, M. O. C.. Necessidade de adoção de uma política específica de imunização para acadêmicos de medicina: a situação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.. 2002. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ramom José de Oliveira

ROCHA, M. O. C.. Perfil epidemiológico de pacientes com mal de Hansen asilados e hospitalizados no Hospital São Francisco de Assis da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Bambuí, Brasil.. 2002. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lúcia Cristina Rocha

ROCHA, M. O. C.. Infecções associadas a cateteres venosos centrais de curta permanência em pacientes adultos clínicos e cirúrgicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais no período de setembro de 1998 a abril de 1999.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Lucas da Silva Ferreira

ROCHA, M. O. C.. Estudo clínico-epidemiológico sobre o acometimento da coluna vertebral pelo Mycoterium tuberculosis em pacientes da rede Sarah do aparelho locomotor, no período compreendido entre 1993 e 2000.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria do Carmo Nunes Pereira

ROCHA, M. O. C.. Análise morfofuncional da miocardioptaia dilatada de etiologia chagásica através dos estudosecocardiográficos trantorácico e transesofágico.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Vinícius Lins Barros

ROCHA, M. O. C.. Doppler tissular na avaliação do dano miocárdico precoce na forma indeterminada na doença de Chagas.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudia Murta de Oliveira

ROCHA, M. O. C.. Estudo clínico-epidemiológico das infecções em idosos em hospital geral, Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2000.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lygia Accioly Tinoco

ROCHA, M. O. C.. O perfil das infecções diagnosticadas em pacientes neutropênicos febris, com doenças hematológicas, internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de junho de 1999 a agosto de 2000.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo de Amorim Corrêa

ROCHA, M. O. C.. Estudo comparativo da utilidade do aspirado traqueal quantitaivo e do lavado bronqueal no diagnóstico da pneumonia associada a ventilação mecânica.. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nádya Maciel Bomtempo

ROCHA, M. O. C.. Estudo de faores de risco para uso irregular do tratamento anti-retroviral, em serviço público de referência, em Minas Gerais, de 1998-1999.. 2000. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberto José Bittencourt

ROCHA, M. O. C.. Análise de fatores determinantes e preditores da reprodutividade da taquicardia ventricular não-sustentada observada ao estudo eletrocardiográfico dinâmico em pacientes chagásicos crônicos.. 2000. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vandack Alencar Nobre Junior

ROCHA, M. O. C.. Síndrome da imunodeficiência adquirida: análise retrospectiva de 247 pacientes internados em um hospital geral de Belo Horizonte.. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valério Trindade Çpés de Moura

ROCHA, M. O. C.. Estudo da função cardiocirculatória de pacientes chagásicos com bloqueio do ramo direito do feixe de his submetida a ergometria.. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcela Orsini Andrade

ROCHA, M. O. C.. Fator de crescimento e estado nutricional como determinantes do hipodesenvolvimento somático na forma hepatoesplênica da esquistossomose mansoni humana.. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Andrade Carmo

ROCHA, M. O. C.. Estudo da prevalência e genotipagem do vírus da hepatite C em população hemofílica, Minas Gerais, 1997.. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilda Aparecida Ferreira

ROCHA, M. O. C.. Estudo das manifestações reumáticas em pacientes adultos, infectados pelo HIV, Minas Gerais, 1997-1999.. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Alberto Gama Pinto

ROCHA, M. O. C.. O uso racional de antibióticos, a epidemiologia e o controle das infecções hospitalares em hospital público de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.. 1998. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciléia Teixeira

ROCHA, M. O. C.. Infecção e adoecimento entre contactantes domiciliares de casos pulmonar multiresistente e sensível as drogas.. 1998. Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rosália Moraes Torres

ROCHA, M. O. C.. Ecocardiografia na doença de Chagas.. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jairo Enrique Landazuri Palacios

ROCHA, M. O. C.. Febre de origem indeterminada em pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida.. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Regina Capanema de Almeida

ROCHA, M. O. C.. Pacientes de Hospital psiquiátrico público: do perfil epidemiológico as infecções hospitalares.. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana de Gouvêa Viana

ROCHA, M. O. C.. Avaliação da avidez dos anticorpos séricos IgA, IgM e IgG reativos ao antígeno solúvel de ovo do Shistosoma mansoni em indivíduos com as fases aguda e crônica da esquistossomose mansoni.. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Edgar Nunes de Moraes

ROCHA, M. O. C.. Tétano clínico no Brasil e em Minas Gerais: doença do idoso?. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo de Menezes Macedo

ROCHA, M. O. C.. Diagnóstico sorológico da fase aguda da esquistossomose mansoni pela hemocianina (KLH) -Estudo com grupo com grupo controle em fase crônica e indivíduos sadios.. 1996. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria da Conceição Juste Werneck Côrtes

ROCHA, M. O. C.. Aspectos epidemiológicos das meningites de etiologia não determinada durante surto de doença meningocócica na regiãometropolitana de Belo Horizonte, 1988-1992.. 1996. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosâgela Teixeira

ROCHA, M. O. C.. Abscesso pitogênico do fígado e esquistossomose mansônica: estudo clínico-experimental.. 1994. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eustáquio Claret dos Santos

ROCHA, M. O. C.. Perfil diagnóstico da mielorradiculopatia esquistossomótica em três hospitais de Belo Horizonte - Estudoretrospectivo, 1972 a 1992.. 1994. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Haroldo Piancastelli

ROCHA, M. O. C.. Avaliação radiológica do esôfago em pacientes de ambulatório de referência em doença de Chagas: estudo transversal.. 1993. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vitor Tadeu Vaz Tostes

ROCHA, M. O. C.. Correlação entre parâmetros clínicos, hemodinâmicos e eletrocardiográficos, medidos pela ergometria, e função ventricular esquerda de repouso em pacientes com cardiopatia chagásica crônica.. 1993. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tereza Cristina de Abreu

ROCHA, M. O. C.. Contribuição ao estudo da febre de origem indeterminada (FOI) em Minas Gerais.. 1992. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Teles Rabello

ROCHA, M. O. C.. O exame parasitológico de fezes, a biópsia retal e o ensaio imunoenzimático no diagnóstico da esquistossomose mansoni humana.. 1990. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nilton Alves de Resende

ROCHA, M. O. C.. Alterações funcionais e histopatológicas renais induzidas em ratos pelo veneno de Bothrops jararaca.. 1987. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Davidson Pires de Lima

ROCHA, M. O. C.. Imunoglobulinas e testes cutâneos de hipersensibilidade tardia na forma aguda, ou toxêmica, da esquistossomose mansoni. Contribuição ao estudo da imunopatogenia imunodiagnóstico e imunidade celular.. 1986. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovane Rodrigo de Sousa

ROCHA, M.O.C.; ESTANISLAU, J. A. S. G.; CARVALHO, A. T.; AVELAR, R. S.; MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA; XAVIER, M. A. P.. Expressão de citocinas e quimiocinas e sua associação com a imunopatogenia da Cardiopatia Chagásica Crônica. 2016. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lourena Emanuele Costa

COELHO, EDUARDO A. F.; COIMBRA, E. S.; ARAUJO, T. G.;ROCHA, M.O.C.GONCALVES, D. U.; ROATT, B. M.; SILVA, E. S.. Biotecnologia de Phage Display aplicada para o desenvolvimento de uma vacina contra as Leishmanioses. 2016. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Silveira Costa

DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIOLIMA, M. M. O.SOUSA, Lidiane Aparecida Pereira de; NASCIMENTO, BRUNO RAMOS; MOURA, R. M. F.; MENDONCA, V. A.. Avaliação funcional pelo Teste de Caminhada de Seis Minutos, resposta aguda do BDNF ao esforço e seu valor prognóstico na cardiopatia chagásica. 2016. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: PAULA SOUZA LAGE DE CARVALHO

COELHO, EDUARDO A. F.; TAVARES, C. A. P.;ROCHA, M.O.C.; SILVA, E. S.; ARAUJO, M. S. S.; GONÇALVES, DENISE U.. Avaliação antileishmanial de compostos derivados de plantas do cerrado brasileiro para a melhoria futura das condições de tratamento das leishmanioses. 2015. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Paulo Tomaz Barbosa

ROCHA, M.O.C.. Avaliação da microalternância da Onda T na predição de terapia apropriada em pacientes chagásicos com cardiodesfibrilador implantável. 2015. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Helena Lyon de Moura

DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO; GROSSI, Maria Aparecida de Faria;PEDROSO, E. R. P.; FERREIRA, M. A. A.; ANDRADE, A. R. C.; VILARROEL, M. F.. Avaliação de comprometimentos físicos e transtornos psicossociais em pacientes com Hanseníase antes e depois do tratamento em um Centro de Referência Estadual em Minas Gerais. 2015. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sônia Francisca de Souza

RIBEIRO, Antonio Luiz PinhoROCHA, M.O.C.; ABREU, CLÁUDIA DRUMOND G.; DARRIEX, F. C. C.; GOD, E. M. G.; JUNQUEIRA JUNIOR, F.. Influência do sítio de estimulação cardíaca artificial em ventrículo direito na função ventricular esquerda de pacientes chagásicos. 2014. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Manoel de Figuereido Villarroel

ANTUNES, C. M. F.; PENA, G. O.; MANZANO, G. M.; ARAUJO, M. G.;ROCHA, M. O. C.; Nobre V. A.. Estudo comparativo entre o limiar tato-pressão em lesões de pele sugestivas de Hanseníase, no período de 2000 a 2005, em Belo Horizonte. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Maria Aparecida Alves Ferreira

ANTUNES, C. M. F.; PENA, G. O.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria;SERUFO, José Carlos; LANA, F. C. F.;ROCHA, M. O. C.. Evolução das taxas de detecção de casos de hanseníase em menores de 15 anos no estado de Minas Gerais de 2001 a 2010. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Alex Miranda Rodrigues

ROCHA, M.O.C.. Eficácia do Enalapril na prevenção de cardiotoxicidade induzidas pelo Antimoniato de Meglumina no tratamento de Leishmaniose Tegumentar Americana. 2012. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonor Garcia Rincon

ROCHA, M. O. C.NUNES, M C PBOTONI, F. A.; REYNALDO DE CASTRO MIRANDA; NISHIOKA, S. A. D.. Avaliação do impacto do recurso de busca da condução instrínseca em pacientes chagásicos e não chagásicos portadores de marca-passo. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Ana Cláudia Lyon de Moura

ERP, P.; TEIXEIRA JUNIOR, A. L.;ROCHA, M. O. C.; CORREA JUNIOR, A.; VALLE, A. C. F.; BAUER, M. E.. Estudo clínico e imunológico de controle de cura de paracoccidioidomicose crônica. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Rozana Castorina da Silva

ANTUNES, C. M. F.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria;ROCHA, M. O. C.; SECULA, S. B.. Estudo do comportamento dos testes sorológicos ML Flow e ELISA (PGL-I) em área endêmica e não endêmica de hanseníase. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Alexandre Sampaio Moura

ROCHA, M. O. C.. Marcadores inflamatórios solúveis como preditores de alterações histológicas hepáticas e resposta terapêutica na infecção crônica pelo vírus da hepatite C. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lidiane Aparecida Pereira de Sousa

RIBEIRO, A. L. P.ROCHA, M. O. C.. Associação entre fatores fisiopatológicos, capacidade e desempenho funcionais na doença de Chagas. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: MARSELHA MARQUES BARRAL

ROCHA, M. O. C.BARBOSA, M M; DOMENICO CAPONE;RIBEIRO, Antonio Luiz PinhoBARROS, Marcio Vinicius Lins; REYNALDO DE CASTRO MIRANDA; ANTUNES, C. M. F.. Comparacao das Alteracoes do Fluxo Venoso Pulmonar a Radiografia de Torax, em Pacientes com Cardiopatia Chagasica Dilatada Cronica e Pacientes com Cardiopatia Dilatada de outras Etiologias. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Luiz Alberto Santana

ROCHA, M. O. C.RIBEIRO, Antônio Luiz Pinho; GOD, E. M. G.; SILVA, José Dias da;TEIXEIRA JR, Antônio LúcioNUNES, Maria Do Carmo PereiraBARBOSA, Marcia de MeloBARROS, Marcio Vinicius Lins. Análise de fatores determinantes de arritmia ventricular induzida pela manobra de valsalva e de sua associação com a densidade arrítimica e extra-sistolia esforço induzida à eletrocardiografia dinâmica e à ergonometria em pacientes chagásicos crônicos. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Fernando Antônio Botoni

ROCHA, M. O. C.. AVALIACAO DA FUNCAO HEMODINAMICA, DAS RESPOSTAS NEURO-HORMONAIS E INFLAMATORIAS EM PACIENTES CHAGASICOS COM MIOCARDIOPATIA DILATADA, SOB TRATAMENTO CLINICO OTIMIZADO OU ACRESCIDO DE BETA BLOQUEIO COM CARVEDIOL. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcanti

RIBEIRO, A. L. P.ROCHA, M. O. C.NUNES, M.C.P.. Análise comparativa do eletrocardiograma de alta resolução com as variáveis clínicas na doença de chagas. 2006. Tese (Doutorado em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Rosália Morais Torres

ROCHA, M. O. C.. Volume do átrio esquerdo como marcador de comprometimento morfofuncional do ventrículo esquerdo na cardiopatia chagásica crônica. 2004. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria do Carmo Pereira Nunes

ROCHA, M. O. C.. Estudo de marcadores prognósticos clínicos e Doppler ecocardiográficos na miocardiopatia dilatada chagásica.. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Vinícius Lins Barros

ROCHA, M. O. C.. Doppler tecidual na avaliação da função ventricular na doença de Chagas.. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo de Amorim Corrêa

ROCHA, M. O. C.. Estudo comparativo do lavado broncoalveolar e do aspirado traqueal no diagnóstico e tratamento da pneumonia associada a ventilação mecânica.. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Andrade Carmo

ROCHA, M. O. C.. Co-infecção HIV/HCV comofator determinante da morbimortalidade da infecção pelo HIV e das respostasimunológica e virológica a terapia antiretroviral de alta potência.. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisabeth Castro Moreno

ROCHA, M. O. C.. Epidemiologia da leishmaniose visceral humana em área urbana de Minas Gerais: identificação da infecção assintomática e seus fatores de risco.. 2002. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Talvani

ROCHA, M. O. C.. Receptores de quimiocinas e suas correlações com as diferentes formas clínicas da cardiopatia chagásica.. 2002. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edgar Nunes de Moraes

ROCHA, M. O. C.. Avaliação da imunidade antitetânica em idosos de asilos e grupos de convivência de Belo Horizonte: nível de proteção atual e análise de soroconversão da vacina dupla tipo adulto. 2002. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eustáquio Claret dos Santos

ROCHA, M. O. C.. Avaliação eletroneuromiográfica na forma indeterminada da doença de Chagas. 2001. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renato Camargos Couto

ROCHA, M. O. C.. Infecção hospitalar em centro de terapia intensiva neonatal. Fatores de risco e sua relação com o óbito.. 2001. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dalmo Correia Filho

ROCHA, M. O. C.. Avaliação clínico-funcional, bioquímica e imunológica do sistema nervoso autonômico em residentes em área endêmica da doença de Chagas.. 2000. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Celeste Aída Nogueira

ROCHA, M. O. C.. Avaliação a longo prazo do tratamento específico da doença de Chagas.. 2000. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Abdunnabi Ahmed Mustafa Rayes

ROCHA, M. O. C.. A associação entre a toxocaríase e os abscessos piogênicos: estudo clínico experimental.. 1999. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Carlos Serufo

ROCHA, M. O. C.. A associação entre a hepatite B e a esquistossomose mansônica: uma falácia ecológica.. 1997. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Francisco Jose Dutra Souto

ROCHA, M. O. C.. Estudo epidemiol/ogico sobre a infecção pelo vírus da hepatite B em duas regiões do estado do Mato Grosso.. 1997. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bernardo Gontijo Faria Assunção

ROCHA, M. O. C.. A reação em cadeia de polimerase (PCR) no diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana.. 1997. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosangela Teixeira

ROCHA, M. O. C.. Aspectos patogênicos da associação entre o abscesso piogênicodo fígado e a esquistossomose mansoni experimental.. 1996. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Luiz Pinho Ribeiro

ROCHA, M. O. C.. Disfunção autonômica e arritmia ventricular em chagásicos sem cardiopatia aparente.. 1996. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Moreira Galvão

ROCHA, M. O. C.. Febre maculosa em Minas Gerais. Um estudo sobre a distribuição da doença no estado e seu comportamento em área de foco peri-urbano.. 1996. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Heliane Brant Machado Freire

ROCHA, M. O. C.. Avaliação douso precoce da Dexametasona na evolução das meningites bacterianas em crianças. Ensaio terapêutico com acompanhamento até 60 dias.. 1994. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Teles Rabello

ROCHA, M. O. C.. Novas abordagens para o diagnóstico da esquistossomose mansoni aguda e crônica. 1994. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Regina Lunardi Rocha

ROCHA, M. O. C.. Estudo daoviposição, estabilidade na postura de ovos, eosinofilia sanguínea, aspectos da morbidade e suas relações com a carga parasitária e a produção de anticorpos específicos na fase inicial da esquistossomose mansoni experimental murina.. 1993. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cleudson Nery de Castro

ROCHA, M. O. C.. Estudo longitudinal da parasitemia na doença de Chagas e sua correlação com a evolução clínica.. 1993. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Túlio Antonio Garcia Zapata

ROCHA, M. O. C.. Controle da doença de Chagas com inseticidas e participação comunitária em Mambaí-GO.. 1991. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliane Costa Dias Macedo Gontijo

ROCHA, M. O. C.. Doença de Chagas transfusional na região metropolitana de Belo Horizonte.Aspectos clínico-epidemiológicos e a questão institucional.. 1989. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marluce Aparecida Assunção Oliveira

KALAPOTHAKIS, E.; BRITO, M. G.; CARNEIRO, M.;ROCHA, M.O.C.. Avaliação da combinação de diferentes métodos laboratoriais utilizados para diagnosticar e caracterizar leptospira sp a partir de amostras de sangue de pacientes com suspeita de leptospirose. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Cristina de Souza

ROCHA, M.O.C.; LIMA, R. C. M.;LIMA, M. M. O.. Acidente Vascular Encefálico na doença de Chagas: impacto sobre a mortalidade, morbidade e efeitos da reabilitação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Paulo Tomaz Barbosa

RIBEIRO, A.L.Rocha, M. O.C.NUNES, M. C. P.; MIRANDA, R. C.; BARROS, M. V. L.. Avaliação da microalternância da onda T na predição de terapia apropriada em pacientes chagásicos com cardiodesfibrilador implantável. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Helena Lyon de Moura

ROCHA, M.O.C.; ANDRADE, A. R. C.; FERREIRA, M. A. A.. Evolução das incapacidades físicas e transtornos psicossociais de casos novos de Hanseníase em Centro de Referência de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Regina Coelho de Andrade

ROCHA, M. O. C.; ARAUJO, M. G.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria. Incidência de hanseníase nos contatos submetidos ao teste sorológico ML-Flow em municípios de Miinas Gerais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Leonardo de Souza Vasconcellos

ROCHA, M. O. C.. Influência de operações para tratamento de hipertensão porta esquistossomática na incidência de trombose no sistema porta e em exames hematológicos e bioquímicos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Aplicada à Cirurgia e à Oftalmologia) - Faculdade de Medicina (UFMG).

Aluno: Maria Auxiliadora Parreiras Martins

ROCHA, M.O.C.. Interações medicamentosas da varfarina em pacientes chagásicos e não-chagásicos atendidos no Hospital das Clínicas da UFMG. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira

ROCHA, M. O. C.NUNES, M C PSERUFO, José Carlos; ANTUNES, C. M. F.. Avaliação da função diastólica do ventrículo esquerdo na miocardiopatia chagásica em três etapas de tratamento de insuficiência cardíaca: convencional, otimizada, e associada ao emprego de carvedilol. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Rozana Castorina da Silva

ROCHA, M. O. C.. Comportamento dos testes sorológicos ML Flow e ELISA (PGL-I) em área endêmica e não endêmica de hanseníase. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Lidiane Aparecida Pereira de Sousa

RIBEIRO, Antônio Luiz PinhoBRITTO, Raquel RodriguesROCHA, M. O. C.SERUFO, José Carlos. Fatores Fisiopatológicos, Capacidade e Desempenho Funcional na Doença de Chagas. 2008.

Aluno: Alexandre Sampaio Moura

ROCHA, M. O. C.; FARIA, L. C.; COUTO, C A;SERUFO, José Carlos; OLIVEIRA, G. C.. Marcadores inflamatórios solúveis como preditores de alterações histológicas hepáticas e resposta terapêutica na infecção crônica pelo vírus da hepatite C. 2008 - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Ana Cláudia Lyon de Moura

ROCHA, M. O. C.. Estudo clínico e imunológico de controle de cura de paracoccidioidomicose crônica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Wanessa Trindade Clemente Rosenvald

ROCHA, M. O. C.. CARACTERIZACAO FENOTIPICA E GENOTIPICA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES AS DROGAS ANTITUBERCULOSAS. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Luiz Alberto Santana

ROCHA, M. O. C.RIBEIRO, A. L. P.NUNES, M C PTEIXEIRA JR, Antônio Lúcio. Análise de fatores determinantes de arritmia ventricular induzida pela manobra de valsalva e de sua associação com a densidade arritmica e extra-sistolia e esforço induzida à eletrocardiografia dinâmica e à ergometria em pacientes chagásicos crônicos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: José Carlos Serufo

ROCHA, M. O. C.LAMBERTUCCI, J. R.; ANTUNES, C. M. F.. A associação entre a hepatite B e a esquistossomose mansônica: Uma falácia ecológica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: MARSELHA MARQUES BARRAL

ROCHA, M. O. C.. Comparação das Alteracões do Fluxo Venoso Pulmonar a Radiografia de Tórax, em Pacientes com Cardiopatia Chagasica Dilatada Cronica e Pacientes com Cardiopatia Dilatada de outras Etiologias, com Parametros Morfofuncionais Ecocardiograficos Semelhantes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Fernando Antônio Botoni

ROCHA, M. O. C.PEDROSO, E. R. P.RIBEIRO, A. L. P.NUNES, M C PSERUFO, José Carlos. Avaliação da função hemodinâmica, das respostas neuro-hormonais e inflamatórias em pacientes chagásicos com miocardiopatia dilatada, sob tratamento clínico otimizado ou acrescido de beta bloqueio com carvedilol. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Unaí Tupinambás

GRECO, D. B.ROCHA, M. O. C.SERUFO, José Carlos. Avaliação do Desempenho do teste de Genotipagem do HIV-1 no resgate de pacientes em falha terapeutica. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosária Morais Torres

ROCHA, M. O. C.; ANTUNES, C. M. F.;DIAS, J. C. P.; GONTIJO, Eliane Dias. Fatores Relacionados ao Aumento do Volume do Átrio Esquerdo em Pacientes Chagásicos Cardiopatas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Lyon

ROCHA, M. O. C.; ANTUNES, C. M. F.;PEDROSO, E. R. P.SERUFO, José Carlos. Estudo Comparativo de carga bacilar dos casos novos de Hanseníase e o resultado do teste sorológico ML FLOW. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávio Chamowicz

ROCHA, M. O. C.GRECO, D. B.; ANTUNES, C. M. F.. Estudo transversal das reações ao teste tuberculínico em idosos institucionalizados do município de Belo Horizonte: uma busca de evidências de trasmissão nosocomial da tuberculose. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Eymard Mourão Vasconcelos

ROCHA, M. O. C.DIAS, J. C. P.LAMBERTUCCI, J. R.; ANTUNES, C. M. F.;SERUFO, José Carlos. Educação popular cmo instrumento de reorientação das estratégias de das doenças infecciosas e parasitárias. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Bernardo Faria Gontijo Assunção

ROCHA, M. O. C.; ANTUNES, C. M. F.. A reação em cadeia da polimerase no diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Francisco Jose Dutra Souto

ROCHA, M. O. C.; LYRA, L. G. C.;LAMBERTUCCI, J. R.; ANTUNES, C. M. F.. Estudo epidemiológico sobre a infecção pelo vírus da hepatite B em duas regioes de Estado do MAto Grosso. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Antônio Luiz Pinho Ribeiro

ROCHA, M. O. C.; silva;LAMBERTUCCI, J. R.. Disfunção autonômica e arritimia ventricular em chagásicos sem cardiopatia aparente. 1996.

Aluno: Rosangela Teixeira

ROCHA, M. O. C.; silva;LAMBERTUCCI, J. R.. Aspectos patogênicos de associação entre abscesso piogênico do fígado e a esquistossomose mansoni experimental. 1996.

Aluno: José Luiz da Siveira Baldy

LAMBERTUCCI, J. R.ROCHA, M. O. C.; silva. Hepatite B em 250 dentistas no norte do Paraná: Prevalência da infecção, medidas preventivas adotadas e resposta imune de 135 sucetíveis, `a vacina recombinate belga administrada em esquema de três pequenas doses (2mcg) por via intradérmica. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Cleudson Nery de Castro

LAMBERTUCCI, J. R.GRECO, D. B.; silva; ANTUNES, C. M. F.;ROCHA, M. O. C.MACEDO, A V. Estudo longitudinal de parasitemia na doença de Chagas e sua correlação com com a evolução clínica. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

Aluno: Geraldo Cunha Cury

LAMBERTUCCI, J. R.KATZ, N.ROCHA, M. O. C.. Estudo clinico-epidemiológico da esquistossomose mansoni em Comercinho, Minas Gerais (1974, 1981 e 1988). 1992. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG.

ROCHA, M.O.C.; CARVALHO, H. F.; BENDHACK, L. M.; CASTRO, I. M.. Comissão Especial de Avaliação para Acesso à Classe E- Professor Titular da Carreira de Magistério Superior. 2017. Instituto de Ciências Biologicas - UFMG.

ROCHA, M.O.C.; CARVALHO, H. F.; BENDHACK, L. M.; CASTRO, I. M.. Comissão Especial de Avaliação para Acesso à Classe E- Professor Titular da Carreira de Magistério Superior. 2017. Instituto de Ciências Biologicas - UFMG.

ROCHA, M.O.C.; CARVALHO, H. F.; BENDHACK, L. M.; CASTRO, I. M.. Comissão Especial de Avaliação para Acesso à Classe E- Professor Titular da Carreira de Magistério Superior. 2017. Instituto de Ciências Biologicas - UFMG.

SCHANAIDER, A.;Rocha, Manoel OC; MARCO, L. A. C.; MOURA, R. S.; BRAZ, J. R. C.. Comissão Especial de Avaliação para Acesso à Classe E- Professor Titular da Carreira de Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COELHO, H. L. L.; SIMOES, C. M. O.;ROCHA, M.O.C.; LANA, M.; BRASILEIRO FILHO, G.. Membro Titular Interno - concurso para professor Titular. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

PENA, S. D. J.;ROCHA, M. O. C.; ZINGALES, B. S.; MINEO, J. R.; SILVA, J. S.. Membro Titular da Comissão Examinadora. 2012. Instituto de Ciências Biologicas - UFMG.

GOMES, R. S.;ROCHA, M. O. C.; CURY, J. A.; ARAUJO, M. E.; SLAVUTZKY, S. M. B.. Membro Titular da Comissão Examinadora. 2012. Departamento de Odontologia Social e Preventiva - UFMG.

PEDROSO, Enio Roberto PietraROCHA, M. O. C.; COELHO, L. G. V.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório Profa. Ferrari, T C A. 2012. Faculdade de Medicina (UFMG).

GRECO, D. B.;ROCHA, M. O. C.; KRITSKI, A. L.; FERREIRA, M. S.; LOTUFO, P. A.. Membro titular da Comissão Examinadora do Concurso para Professor Titular do Departamento de Clínica Médica. 2012. Faculdade de Medicina (UFMG).

ROCHA, M.O.C.. Membro Titular da Comissão Examinadora do Concurso para Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

ROCHA, M.O.C.. Membro Titular da Banca Examinadora - Concurso para professor adjunto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, área: ginecologia e obstetrícia e atenção primária à saúde. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

ROCHA, M.O.C.; COELHO, EDUARDO A. F.; MACHADO, F. S.; XAVIER, M. A. P.. Membro da banca de seleção de candidatos ao curso de doutorado do Programa de Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

SANTANA, Luiz Alberto;ROCHA, M. O. C.; Siqueira-Batista R. Comissão Examinadora do Concurso para Professor Auxiliar da Área de Medicina Clínica. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

ROCHA, M.O.C.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso para professor Auxiliar ne Medicina Clínica. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

ROCHA, M. O. C.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica. 2010. Faculdade de Medicina (UFMG).

BORGES, A. P. B.; PETROIANU, A.; BATISTA, R. S.; SANTANA, Luiz Alberto;ROCHA, M. O. C.. Comissão Examinadora do Concurso público para Professor Auxiliar I, área/subárea de Medicina/Cirurgia Geral. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

SANTANA, Luiz Alberto;ROCHA, M. O. C.; BATISTA, R. S.. Professor Auxiliar I, área/subárea de Medicina Clínica. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

ROCHA, M. O. C.. Membro da Comissao para Selecao de Candidatos ao Mestrado do Curso de Pos-Graduacao em Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG. 2006.

ROCHA, M. O. C.. Membro da Comissao para Selecao de Candidatos ao Mestrado do Curso de Pos-Graduacao em Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG. 2005.

BAPTISTA, M. F. D.;ROCHA, M. O. C.. Comitê Institucional de avaliação e seleção do Programa Estratégico de Apoio a Pesquisa em Saúde - PAPES VI. 2012. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isabela Cristina Magalhães

AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES SÉRICOS - PEPTÍDEOS RELACIONADOS AO METABOLISMO COLÁGENO, CITOCINAS, QUIMIOCINAS ? E SUAS CORRELAÇÕES COM A INTENSIDADE DA FIBROSE NA CARDIOPATIA CHAGÁSICA CRÔNICA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Alda Cristina Alves de Azevedo

ASSOCIAÇÃO ENTRE DISPERSÃO MECÂNICA MIOCÁRDICA E FIBROSE NA CARDIOMIOPATIA CHAGÁSICA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Airandes de Sousa Pinto

Análise das funções sistólica global e diastólica do ventrículo esquerdo em miocardiopatia chagásica utilizando a curva de volume x tempo obtida por ecocardiografia tridimensional; Início: 2015; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

André Assis Lopes do Carmo

Fatores preditores para desenvolvimento de arritmia ventricular maligna na cardiopatia chagásica: estudo caso-controle; Início: 2015; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Ana Thereza Chaves

Início: 2016; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Sandra Monetti Dumont Sanches

?Associação entre Comprometimento da Motilidade Esofágica e Morbidade Cardíaca na Doença de Chagas?; 2018; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Carla Miranda Paixão

Análise do metabolismo do ferro na cardiopatia chagásica crônica; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Edilamar Silva de Alecrim

Avaliação de fatores associados à soropositividade do teste ML Flow e ao teste de Mitsuda em contatos de casos-índice de hanseníase em um Centro de Referência em Minas Gerais, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Maria Júlia Lara Lamac Vieira Cunha

Associação de Biomarcadores do Inflamassoma com a reação Hansênica Tipo 1; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Omar Ribeiro Santos Junior

Avaliação da função ventricular pelo Strain Bidimensional em pacientes com Miocardiopatia Dilatada, Chagásica e Idiopática; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Alda Cristina Alves de Azevedo

Associação entre arritmogenicidade ventricular e dispersão mecânica miocárdica na cardiopatia chagásica; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luciana Cardoso de Andrade

Análise comparativa dos achados entre índice baciloscópico e histopatológico em lesões cutâneas mapeadas pelo analisador de sensibilidade térmica em casos novos de hanseníase; 2015; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Atvaldo Fernandes Ribeiro Junior

Análise fenotípica dos mecanismos de imunorregulação induzidos pelas células TREGSCD4+CD25HIGHFOXP3+ na Hanseníase; 2015; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Caracterização imuno-histopatológica das lesões cutâneas e pele contralateral em novos casos de Hanseníase; 2014; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Bárbara Carolina Silva Almeida

Associação entre microalternância de onda T e arritmias ventriculares na doença de Chagas; 2014; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

BARBARA PROENÇA NARDI ASSIS

Fatores de risco para desenvolvimento de incapacidade física em casos novos de hanseníase, notificados em serviço de referência de Belo Horizonte, no período de 2005-2010; 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Stela Alves da Silva

Avaliação de aspectos funcionais e de qualidade de vida em duas formas distintas de acometimento da doença de Chagas: sem cardiopatia aparente e cardiopatia chagásica crônica; 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Henrique Silveira Costa

Correlação entre capacidade funcional pelo incremental Shuttle Walk Test com teste de caminhada de seis minutos e teste de esforço cardiopulmonar em pacientes chagásicos e sua relação com qualidade de vida; 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Angela Braga Rodrigues

Avaliação do antígeno carboidrato-125 como marcador funcional e de prognóstico em pacientes com cardiopatia chagásica crônica; 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Aquila Serbate Borges Portela

Estudo da presença de metais tóxicos em preparações de antimoniais pentavalentes utilizados no tratamento das leishmanioses e sua relação com os efeitos adversos; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Alberto Feliciano Macaia

Impacto da Atenção Primária à Saúde e do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde nos indicadores de Saúde da população; 2013; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Davi Alexandre Barquette

Avaliação da função ventricular direita, pela técnica do strain bidimensional, em indivíduos chagásicos na forma cardíaca com bloqueio completo de ramo direito; 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Giovane Rodrigo de Sousa

Citocinas plasmáticas como biomarcadores de morbidade cardíaca na doença de Chagas; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Sarah Melo Silva

Avaliação da qualidade de vida em indivíduos chagásicos na forma cardíaca com bloqueio completo de ramo direito; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Amanda Neto Ladeira

Estudo do comportamento dos testes sorológico ML Flow e Elisa (PGL-I) e sua correlação com achados histopatológicos, baciloscópicos e clínicos em casos novos de hanseníase, em serviço de referência de Belo Horizonte, MG, Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

André Assis Lopes do Carmo

Efeito da Amiodarona na parasitemia pelo Trypanosoma cruzi em pacientes com Doença de Chagas; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Juliana Abreu Oliveira

Perfil sociodemográfico e clínico associado à alteração na avaliação neurológica simplificada em casos novos de Hanseníase em uso de prednisona; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Daniel Rocha rabelo

Avaliação da reserva de fluxo coronariano na forma indeterminada da doença de Chagas; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

André José Maria Chimuco

A violência nos profissionais de saúde; 2012; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Jose Olimpio Dias Junior

Avaliação das artérias carótidas de pacientes chagásicos acometidos por eventos isquêmicos cerebrais; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Daniel Furtado Vidigal

Avaliação da função ventricular, pela técnica do strain bidimensional, em indivíduos chagásicos sem cardiopatia aparente; 2011; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Renata de Carvalho Bicalho Carneiro

Arritmia esforço-induzida em pacientes chagásicos sem cardiopatia aparente e fatores associados à sua ocorrência; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Davi Alexandre Barquette

Valor do strain bidimensional na detecção de disfunção subclínica em pacientes assintomáticos com doença de Chagas; 2011; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Silvia Helena Lyon de Moura

Avaliação de incapacidades físicas e transtornos psicossociais em pacientes com hanseníase em Centro de Referência em Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Felipe Batista Lima Barbosa

Lesão apical e arritmogenicidade na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2010; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Marco Paulo Tomaz Barbosa

Evolução pós-implante de cardiodesfibrilador implantável em pacientes chagásicos e não-chagásicos: estudo comparativo; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Lucineia Maria de Queiroz Carvalhais

Diagnóstico de neurossífilis em pacientes portadores de HIV em hospital público de referência em doenças infecciosas, Belo Horizonte, Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Odília da Conceição Custódio Vieira Lopes

Avaliação de prevalência de diarréia em pacientes com HIV/AIDS internados em serviço de referência em Belo Horioznte, 2007; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Renata de Carvalho Bicalho Carneiro

Alteração segmentar da contratilidade do ventrículo esquerdo como marcador de arritmia esforço-induzido na Doença de Chagas; 2009; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Marcelo Silva de Oliveira

avaliação dos fatores de risco para a ocorrência de bacteriemia em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana; 2009; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em infectologia e medicina tropical) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Daniel Furtado Vidigal

Avaliação da Função Ventricular pela técnica do Strain bidimensional em indivíduos Chagásicos nas formas crônicas indeterminadas cardíaca; 2009; Dissertação (Mestrado em medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Francilu Rodrigues Beloti

Correlação entre função ventricular direita e capacidade funcional em pacientes com cardiopatia chagásica crônicas; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Andréa Maria Molica

Associação entre apresentação de antígeno imunorregulação e desenvolvimento da mortalidade na Doença de Chagas; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Vladimir Martins Pinheiro

Respostas imunes primárias e secundárias de células mononucleares do sangue periférico, In vitro, de indivíduos não infectados e de pacientes com doença de Chagas, estimulados com antígenos de Tripanossoma cruzi; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Adriana de Azevedo Mafra

Impacto das doenças infecciosas nas internações em hospital público da região metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Délio Campolina

Estudo Clínico-Epidemiológico dos Acidentes Escorpiônicos Atendidos em Belo Horizonte no Serviço de Toxocologia de Minas Gerais, Hospital João XXIII ? FHEMIG; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Silvia Hees de Carvalho

Avaliação da toxicidade da N-Metilglucamina no tratamento de leishmaniose tegumentar americana em serviço público de referência de Minas Gerais; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Leonor de Oliveira Diniz

Características clínicas e funcionais cardiocirculatórias de pacientes chagásicos com extra-sistolia ventricular esforço-induzida; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira

Análise comparativa da função diastólica do ventrículo esquerdo na cardiopatia chagásica crônica dilatada por diferentes métodos da ecocardiografia transtorácica com doppler e dosagem do peptídio natriurético cerebral; 2005; Dissertação (Mestrado em Medicina) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Guilherme Freire Garcia

Indicadores clínicos e radiológicos da tuberculose pulmonar em pacientes com sorologia positiva para o HIV, em Hospital de Referência em Minas Gerais; 2005; Dissertação (Mestrado em Medicina) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Fernando Antônio Botoni

Efeitos da otimização terapêutica da insuficiência cardíaca em chagásicos com miocardiopatia dilatada; ; 2004; 154 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

MARSELHA MARQUES BARRAL

Comparação das alterações do fluxo venoso pulmonar a telerradiografia do tórax com parâmetros morfofuncionais ecocardiográficos na miocardiopatia chagásica dilatada; ; 2004; 117 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Airandes de Sousa Pinto

Indice de Tei na avaliação da função ventricular na doença de Chagas; ; 2003; 96 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Jose Geraldo Ribeiro

Necessidade de adoção de uma política específica de imunização para acadêmicos de medicina: a situação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; 2002; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Maria do Carmo Pereira Nunes

Análise morfofuncional da miocardiopatia dilatada de etiologia chagásica através dos estudos ecocardiográficos trastorácico e transesofágico; ; 2001; 144 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Márcio Vinícius Lins Barros

Doppler tissular na avaliação de dano miocárdico precoce na forma indeterminada da deonça de Chagas; ; 2001; 114 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Claudia Murta Oliveira

Estudo clínico-epidemiológico das infecções em idosos em hospital geral, Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2000; ; 2001; 80 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ricardo Amorim Corrêa

Estudo comparativo da utilidade doaspirado traqueal quantitativo e do lavado broncoalveolar no diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica; ; 2001; 106 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Roberto José Bittencourt

Análise de fatores determinantes e preditores da reprodutividade da taquicardia ventricular não-sustentada observada ao estudo eletrocardiográfico dinâmico em pacintes chagásicos crônicos; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Nádya Maciel Bomtempo

Estudo de fatores de risco para uso irregular do tratamento anti-retroviral em um serviço público de referência, em Minas Gerais, 1998-1999; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Valerio Trindade Lopes de Moura

Estudo da Funcao Cardiocirculatoria de Pacientes Chagasicos Portadores de Bloqueio Completo do Ramo Direito do Feixe de His Submetidos à Ergometria; ; 1999; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ricardo Andrade do Carmo

Estudo da prevalência e genotipagem do vírus da hepatite C em população portadora de hemofilia em Minas Gerais; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Gilda Aparecida Ferreira

Estudo das manifestações reumáticas em pacientes adultos, infectados pelo HIV, Minas Gerais, 1997-1999; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Carlos Alberto Gama Pinto

O Uso Racional de Antibioticos, A Epidemiologia e O Controle das Infeccoes Hospitalares Em Hospital Publico de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Rosália Morais Torres

Ecocardiografia Na Doenca de Chagas; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Eustáquio Claret dos Santos

Perfil Diagnostico da Mielorradiculopatia Esquistossomotica Em Tres Hospitais de Belo Horizonte - Estudo Retrospectivo, 1972 A 1992; ; 1994; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Carlos Haroldo Piancastelli

Avaliacao Radiologica do Esofago Em Pacientes de Ambulaatorio de Referencia Em Doenca de Chagas; Estudo Transversal, Controlado, Cego; ; 1993; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Vitor Tadeu Vaz Tostes

Correlacao Entre Parametros Clinicos, Hemodinamicos e Eletrocardiogra-Ficos, Medidos Pela Ergometria, e Funcao Ventricular Esquerda de Repouso Em Pacientes Com Cardiopatia Chagasica; ; 1993; Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Giovane Rodrigo de Sousa

Expressão de citocinas e quimiocinas e sua associação com a imunopatogenia da cardiopatia chagásica crônica; 2016; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Henrique Silveira Costa

Alterações dos níveis séricos do fator neurotrófico derivado do cérebro após esforço agudo em pacientes com cardiopatia chagásica; 2016; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Aline Cristina de Souza

Doença de Chagas e acidente vascular encefálico: impacto sobre a funcionalidade, qualidade de vida e efeitos da reabilitação; 2015; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

ALINE DE OLIVEIRA MAGALHÃES MOURÃO

Fatores genéticos e não genéticos relacionados às doses de varfarina e à qualidade do controle da anticoagulação em cardiopatas; 2013; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Alex Miranda Rodrigues

Avaliação da prevenção da cardiotoxicidade do antimoniato de meglumina com uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina; 2012; Tese (Doutorado em Mediciana) - Faculdade de Medicina (UFMG),; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Maria Auxiliadora Parreiras Martins

Interações medicamentosas da varfarina em cardiopatas chagásicos e não chagásicos atendidos em Ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFMG; 2012; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Silvia Helena Lyon de Moura

Avaliação de comprometimentos físicos e transtornos psicossociais em pacientes com Hanseníase antes e depois do tratamento em um Centro de Referência Estadual em Minas Gerais; 2011; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Leonor Garcia Rincon

Avaliação do impacto do recurso de busca de condução intrínseca no padrão da ativação ventricular em pacientes chagásicos e não-chagásicos portadores de marca-passo cardíaco e duplo-câmara; 2010; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

MARCIA MARIA OLIVEIRA LIMA

Capacidade funcional na cardiomiopatia chagásica: seus determinantes e efeito do treinamento fisico aeróbio; 2010; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Marco Paulo Tomaz Barbosa

Avaliação da microalternância da onda T na predição de terapia apropriada em pacientes Chagásicos com cardiodesfibrilador implantável: um estudo prospectivo; 2010; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira

Avaliação da função diastólica do ventrículo esquerdo na miocardiopatia chagásica ? forma dilatada ? em três etapas terapêuticas da insuficiência cardíaca: convencional, otimizada, e associada a carvedilol; 2009; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Sônia Francisca de Souza

INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ARTIFICIAL EM VENTRÍCULO DIREITO NA FUNÇÃO VENTRICULAR ESQUERDA DE PACIENTES CHAGÁSICOS; 2009; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Alexandre Sampaio Moura

Marcadores inflamatórios solúveis como preditores de alterações histológicas hepáticas e resposta ao tratamento em pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite C; 2008; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

MARSELHA MARQUES BARRAL

Comparação das alterações do fluxo venoso pulmonar à telerradiografia do tórax em pacientes com cardiomiopatia chagásica crônica dilatada em pacientes com cardiomiopatia dilatada de outras etiologias; 2007; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luiz Alberto Santana

Análise de fatores determinantes de arritmia ventricular induzida pela manobra de Valsalva e da associação com densidade arritmogênica e extra-sistolia esforço-induzida à eletrocardiografia dinâmica e ergometria em pacientes portadores de cardiopatia chagásica; 2007; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropica) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Fernando Antônio Botoni

Efeitos da Inibição do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona e do Beta -bloqueio com Carvedilol na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2006; Tese (Doutorado em Medicina) - Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Sandra Lyon

Estudo comparativo da cargabacilar dos casosnovos de hanseníase e o resultado do teste sorológico ML-flow; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Rosália Morais Torres

Volume do átrio esquerdo como marcador de comprometimento morfofuncional do ventrículo esquerdo na cardiopatia chagásica crônica; 2004; 212 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ricardo Andrade Carmo

Co-infecção HIV/HCV como fator determinante da morbimortalidade da infecção pelo HIV e das respostas imunológicas e virológica a terapia anti-retroviral de alta potência; ; 2003; 171 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Márcio Vinícius Lins Barros

Doppler tecidual na avaliação da função ventricular na doença de Chagas; 2003; 125 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ricardo Amorim Corrêa

Estudo comparativo do lavado broncoalveolar e do aspirado traqueal no diagnóstico e tratamento da pneumonia associada à ventilação mecânica; ; 2003; 199 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Maria do Carmo Pereira Nunes

Estudo de marcadores prognósticos clínicos e Doppler ecocardiográficos em pacientes com miocardiopatia dilatada chagásica; ; 2003; 127 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

André Talvani

Cardiopatia chagásica humana: avaliação de marcadores de acometimento clínico; 2002; Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Eustáquio Claret dos Santos

Avaliação eletroneuromiográfica da forma indeterminada da doença de Chagas; ; 2001; 195 f; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Antônio Luiz Pinho Ribeiro

Disfunção Autonômica e Arritmia Ventricular Em Chagásicos Sem Cardiopatia Aparente; 1996; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Heliane Brant Machado Freire

Avaliacao do Uso Precoce da Dexametasona Na Evolucao das Meningites Bacterianas Em Criancas; Ensaio Terapeutico Com Acompanhamento Ate 60 Dias; 1994; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Regina Lunardi Rocha

Estudo da Oviposicao, Estabilidade Na Postura de Ovos, Eosinofilia Sanguinea, Aspectos da Morbidade e Suas Relacoes Com A Carga Parasitaria e A Producao de Anticorpos Especificos Na Fase Inicial da Esquistossomose Mansoni Experimental Murina; ; 1993; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Faculdade de Medicina,; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Henrique Silveira Costa

2017; Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Manoel Otávio da Costa Rocha;

Álisson Áraujo

2013; Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ana Thereza Chaves

2012; Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ygor Gabriel Fonseca

Avaliação de biomarcadores séricos - peptídeos relacionados ao metabolismo colágeno, citocinas, quimiocinas ? e suas correlaçoes com a intensidade da fibrose na cardiopatia chagásica crônica; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Clara Leal Fraga

TROMBOEMBOLISMO CEREBRAL EM PACIENTES COM CARDIOPATIA CHAGÁSICA; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ygor Gabriel Fonseca

Expressão gênica de citocinas e metaloproteinases que participam do remodelamento do tecido conjuntivo cardíaco na doença de Chagas humana; ; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

RAUL SILVA SIMOES DE CAMARGO

Tromboembolismo cerebral em pacientes com cardiopatia chagásica; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Augusto César Parreiras de Jesus

Tromboembolismo cerebral em pacientes com doença de Chagas; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Laura Elias Silvério

Avaliação de biomarcadores séricos - peptídeos relacionados ao metabolismo colágeno, citocinas, quimiocinas ? e suas correlaçoes com a intensidade da fibrose na cardiopatia chagásica crônica; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Pedro Damião Jansen

Tromboembolismo cerebral em pacientes com doença de Chagas; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Laila Rahme Nogueira

Tromboembolismo cerebral em pacientes com doença de Chagas; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Gabriela Assuncao Goebel

ASSOCIAÇÃO DA EXPRESSÃO FENOTÍPICA DE MARCADORES IMUNOLÓGICOS COM A MORBIDADE CARDÍACA NA DOENÇA DE CHAGAS; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luciana Raid Farnese

ASSOCIAÇÃO DA EXPRESSÃO FENOTÍPICA DE MARCADORES IMUNOLÓGICOS COM A MORBIDADE CARDÍACA NA DOENÇA DE CHAGAS; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Fernando Vieira Brandão

Avaliação de Preditores de Terapia Apropriada em Pacientes Chagásicos com Cardiodesfibrilador Implantável; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luciana Raid Farnese

Associação da expressão fenotípica de marcadores imunológicos com a morbidade cardíaca na doença de Chagas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Kamila Bessa Rievrs

AVALIAÇÃO DAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS DE PACIENTES CHAGÁSICOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Fernando Vieira Brandão

Evolução pós-implante de cardiodesfibrilador implantável em pacientes chagásicos e não-chagásicos: estudo comparativo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Kamila Bessa Kviers

Avaliação das artérias carótidas de pacientes chagásicos acometidos por eventos isquêmicos cerebrais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Paula Athayde Braga Machado

Estudo da arritmia ventricular induzida pela manobra de valsalva e sua relação com a arritmogenicidade na cardiopatia chagásica crônica; 2011; Iniciação Científica - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Piero Menotti Orlandi

Estudo da ocorrência de extra-sístole ventricular induzida pelo esforço e da relação com a densidade arrítimica e prognóstico na cardiopatia chagásica crônica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Matheus Cabral Timóteo

Fatores determinantes de morbidade e prognóstico na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Matheus Assunção Goebel

Estudo da arritmia ventricular induzida pela manobra de Valsalva e sua relação com a arritmogenicidade na cardiopatia chagásica crônica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Daiana Ferraz Braga de Oliveira

Estudo da Ocorrência de Extra-sístole Ventricular Induzida pelo Esforço e da Relação com a Densidade Arrítmica e Prognóstico na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Hugo Almeida Chaves de Resende

Avaliação dos níveis séricos de quimiocinas como preditores de alterações histopatológicas hepáticas e resposta virológica sustentada em pacientes com hepatite C crônica tratdos com interferon alfa e ribavirina; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Daniella Cristina Duarte Vieira Passagli

Estudo da função ventricular direita na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Maria Verônica Fragoso Floresta

Estudo da Função Ventricular Direita na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Nathália Lisboa Rosa Almeida Gomes

Fatores Determinantes de Prognóstico e Morbidade na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Efraim Lunardi Flam

Fatores determinantes de morbidade e de prognóstico na cardiopatia chagásica crônica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Guilherme Augusto Alves do carmo

Estudo da Função Ventricular Direita na Cardiopatia Chagásica Crônica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Antonio Marcos Pinto Coelho Júnior

Avaliação da função hemodinâmica e endoteliol das respostas neuro-hormonais e inflamatórias em pacientes chagásicos com miocardiopatia dilatada sob tratamento clínico otimizado com e sem bloqueio beta-adrenérgico com carvedilol; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luís Eduardo Dias Cardoso

Avaliação dos níveis séricos de quimicinas como preditores de alteraçãos histopatológicas hepáticas e de resposta virológica sustentada em pacientes com hepatite c crônica tratados com interferon alfa e ribavirina; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Lorena Bicalho de Morávia

Avaliação dos níveis séricos de quimicinas como preditores de alteraçãos histopatológicas hepáticas e de resposta virológica sustentada em pacientes com hepatite c crônica tratados com interferon alfa e ribavirina; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

José Darlan Pinheiro Domingues

Comparação das alterações do fluxo venoso pulmonar à telerradiografia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina (UFMG); Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Marcelo Rocha da Costa

Comprometimento morfofuncional cardíaco em pacientes chagásicos com isquemia subepicárdica a eletrocardiografia convencional; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Lilian Pires Freitas

Co-infecção HIV/HCV como fator determinante de morbimortalidade da infecção peloHIV e das respostas imunológica e virológica a terapia anti-retroviral de alta potência; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Marilane Kalyetta Almeida

Estudo da função cardiocirculatória em pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica e lesão apical; ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Luiz Fernando Silva

Estudo da função cardiocirculatória em pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica e lesão apical; Fase II; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Renato Rezende

Estudo da função cardiocirculatória em pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica e lesão apical; Fase II; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Ana Luiza Rodrigues Santoro

Estudo da resposta cronotrópica insuficiente em pacientes chagásicos submetidos a avaliação ergométrica; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Tereza Ribeiro

Estudo da função cardiocirculatória em pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica e lesão apical; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

F G Rocha

Estudo da função cardiocirculatória em pacientes chagásicos com associação de bloqueio completo do ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

T M VENTURA

Estudo da função cardiocirculatória de pacientes chagásicos com associação de bloqueio completo de ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo do feixe de His; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

J L L SILVA

Estudo da função cardiocirculatória de pacientes chagásicos com associação de bloqueio completo do ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo do feixe de His; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Paulo Cesar Correia

Fatores Determinantes de extra-sistolia ventricular complexa em pacientes idosos com cardiopatia chagásica; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Otávio Augusto Silva Lima

Estudo dos fatores de risco para uso irregular do tratamento anti-retroviral, em um serviço público de referência em Minas Gerais, 1998-1999; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Rodrigo Pastor Alves Pereira

Estudo da resposta cronotrópica insuficiente em pacientes chagásicos submetidos à avaliação ergométrica; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Fernando S

Machado; Estudo clínico e epidemiológico de pacientes com cardiopatia chagásica crônica evidenciando associação de bloqueio completo de ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Rosilene Castelo Branco Ramos

Avaliação Ergométrica de pacientes chagásicos com bloqueio completo de ramo direito do feixe de His; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

A A LIMA

Estudo da prevalência e genotipagem do vírus da hepatite C em população portadora de hemofilia em Minas Gerais; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Eunice Oliveira

Estudo morfofuncional cardíaco da forma crônica indeterminada da doença de Chagas; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

M O R COUTO

Avaliação do comprometimento morfofuncional na forma crônica indeterminada da doença de Chagas; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

P S SAMPAIO

Soroepidemiologia da doença de Chagas em populações de escolares na região de São Francisco no Norte de Minas Gerais; ; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Claudia Murta Oliveira

Estudo clínico - Epidemiológico da esquistossomose mansoni no povoado de Ponte do Pasmado, Município de Itinga, MG (Brasil); 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Manoel Otávio da Costa Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jayme Neves

Estudo da Alterações Clínicas e Radiológicas Pulmonares da Fase Inicial da Esquistossomosi Mansoni; 1983; Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jayme Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DAMASIO, MARCOS P.S. ; Rocha, Manoel O.C. ; SOUSA, GIOVANE R. ; FERREIRA, KARINE S. ; FARES-GUSMÃO, RAFAELLE C.G. ; MEDEIROS, NAYARA I. ; ARAUJO, FERNANDA F. ; CHAVES, ANA T. ; DUTRA, WALDEREZ O. ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; GOMES, JULIANA A.S. . PD1 and PDL1 molecules control suppressor activity of regulatory T cells in chronic Chagas cardiomyopathy patients. HUMAN IMMUNOLOGY , v. 80, p. 517-522, 2019.

  • COSTA, HENRIQUE S. ; LIMA, MÁRCIA MARIA O. ; VIEIRA, CARLOS FILIPE D. ; SILVA, WHESLEY T. ; NUNES, MARIA DO CARMO P. ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO C. ; LIMA, VANESSA P. ; LACERDA, ANA CRISTINA R. ; MENDONÇA, VANESSA A. ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE S. . Assessment of functional performance in Chagas heart disease by Human Activity Profile questionnaire. DISABILITY AND REHABILITATION , v. 1464, p. 1-5, 2019.

  • MEDEIROS, NAYARA I. ; GOMES, JULIANA A. S. ; FIUZA, JACQUELINE A. ; SOUSA, GIOVANE R. ; ALMEIDA, ELIANE F. ; NOVAES, RENATA O. ; ROCHA, VIRGÍNIA L. S. ; CHAVES, ANA T. ; DUTRA, WALDEREZ O. ; ROCHA, MANOEL O. C. ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO . MMP-2 and MMP-9 plasma levels are potential biomarkers for indeterminate and cardiac clinical forms progression in chronic Chagas disease. Scientific Reports , v. 9, p. 14170, 2019.

  • LAGE, DANIELA P. ; LUDOLF, F. ; SILVEIRA, P. C. ; MACHADO, A. S. ; RAMOS, F. F. ; DIAS, D. S. ; RIBEIRO, P. A. S. ; COSTA, LOURENA E. ; VALE, D. L. ; TAVARES, G. S. V. ; MARTINS, V. T. ; CHÁVEZ-FUMAGALLI, MIGUEL A. ; CALIGIORNE, RACHEL B. ; CHAVES, ANA T. ; GONÇALVES, DENISE U. ; ROCHA, MANOEL O. C. ; DUARTE, MARIANA C. ; COELHO, EDUARDO A. F. . Screening diagnostic candidates from Leishmania infantum proteins for human visceral leishmaniasis using an immunoproteomics approach. PARASITOLOGY (CAMBRIDGE. ONLINE) , v. 2019, p. 1-10, 2019.

  • CHAVES, ANA T. ; MENEZES, CRISTIANE A.S. ; COSTA, HENRIQUE S. ; NUNES, MARIA C.P. ; Rocha, Manoel O.C. . Myocardial fibrosis in chagas disease and molecules related to fibrosis. PARASITE IMMUNOLOGY , v. 2019, p. 63, 2019.

  • DE OLIVEIRA MAGALHÃES MOURÃO, ALINE ; BRAGA GOMES, KARINA ; AFONSO REIS, EDNA ; PEDRA DE SOUZA, RENAN ; DE FREITAS CAMPOS, EMÍLIO ITAMAR ; DIAS RIBEIRO, DANIEL ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; PARREIRAS MARTINS, MARIA AUXILIADORA . Algorithm for predicting low maintenance doses of warfarin using age and polymorphisms in genes CYP2C9 and VKORC1 in Brazilian subjects. PHARMACOGENOMICS JOURNAL , v. 2019, p. 1, 2019.

  • ROFFE, ESTER ; DOS SANTOS, LUARA I. ; SANTOS, MAYKON O. ; HENRIQUES, PRISCILLA M. ; TEIXEIRA'CARVALHO, ANDREA ; MARTINS'FILHO, OLINDO A. ; ROCHA, MANOEL O. C. ; ELOI'SANTOS, SILVANA M. ; CORREA'OLIVEIRA, RODRIGO ; ANTONELLI, LIS R. V. . Increased frequencies of circulating CCR5 + memory T cells are correlated to chronic chagasic cardiomyopathy progression. JOURNAL OF LEUKOCYTE BIOLOGY , v. 2019, p. 1-12, 2019.

  • NUNES, MARIA CARMO P ; BADANO, LUIGI PAOLO ; MARIN-NETO, J ANTONIO ; EDVARDSEN, THOR ; FERNÁNDEZ-GOLFÍN, COVADONGA ; BUCCIARELLI-DUCCI, CHIARA ; POPESCU, BOGDAN A ; UNDERWOOD, RICHARD ; HABIB, GILBERT ; ZAMORANO, JOSE LUIS ; SARAIVA, ROBERTO MAGALHÃES ; SABINO, ESTER CERDEIRA ; BOTONI, FERNANDO A ; BARBOSA, MÁRCIA MELO ; BARROS, MARCIO VINICIUS L ; FALQUETO, EDUARDO ; SIMÕES, MARCUS VINICIUS ; SCHMIDT, ANDRÉ ; ROCHITTE, CARLOS EDUARDO ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; LANCELLOTTI, PATRIZIO . Multimodality imaging evaluation of Chagas disease: an expert consensus of Brazilian Cardiovascular Imaging Department (DIC) and the European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI). European Heart Journal-Cardiovascular Imaging , v. 19, p. 459-460n, 2018.

  • CARMO, ANDRE A.L. ; DE SOUSA, MARCOS R. ; AGUDELO, JUAN F. ; BOERSMA, ERIC ; Rocha, Manoel O.C. ; RIBEIRO, ANTONIO L.P. ; MORILLO, CARLOS A. . Implantable cardioverter-defibrillator in Chagas heart disease: A systematic review and meta-analysis of observational studies. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOLOGY , v. x, p. x, 2018.

  • ELISEI, RUTYANNE MARIA TONELLI ; MATOS, CHRISTIANE SANTOS ; CARVALHO, ANA MARIA RAVENA SEVERINO ; CHAVES, ANA THEREZA ; MEDEIROS, FERNANDA ALVARENGA CARDOSO ; BARBOSA, RONALDO ; MARCELINO, ANDREZA PAIN ; DOS SANTOS EMIDIO, KENIA ; COELHO, EDUARDO ANTONIO FERRAZ ; DUARTE, MARIANA COSTA ; DE OLIVEIRA MENDES, TIAGO ANTÔNIO ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; MENEZES-SOUZA, DANIEL . Immunogenomic screening approach to identify new antigens for the serological diagnosis of chronic Chagas? disease. APPLIED MICROBIOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , v. x, p. x, 2018.

  • COSTA, HENRIQUE S ; LIMA, MARCIA MARIA O ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE S ; MARTINELLI, PATRÍCIA M ; CAMARGOS, ELIZABETH RS ; CHAVES, ANA THEREZA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; ROCHA, MANOEL OTAVIO C . Prognostic value of serum brain-derived neurotrophic factor levels in patients with Chagas cardiomyopathy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 113, p. 1-6, 2018.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; COSTA, FÁBIO SILVA MARTINS DA ; CHAVES, ANA THEREZA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE SCHEIDT ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Reduced functional capacity in patients with Chagas disease: a systematic review with meta-analysis. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 51, p. 421-426, 2018.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE SCHEIDT ; CHAVES, ANA THEREZA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO . The prognostic value of health-related quality of life in patients with Chagas heart disease. QUALITY OF LIFE RESEARCH , v. x, p. x-x, 2018.

  • OLIVEIRA, JOÃO ANTONIO DE QUEIROZ ; PINHO RIBEIRO, ANTONIO LUIZ ; RIBEIRO, DANIEL DIAS ; NOBRE, VANDACK ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; MARTINS, MARIA AUXILIADORA PARREIRAS . Predictive ability of scores for bleeding risk in heart disease outpatients on warfarin in Brazil. PLoS One , v. 13, p. e0205970, 2018.

  • COSTA, HENRIQUE S. ; LIMA, MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA ; Lage, Susan Martins ; COSTA, FÁBIO SILVA MARTINS DA ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE S ; ROCHA, M. O. C. . Six-minute walk test and incremental shuttle walk test in the evaluation of functional capacity in Chagas heart disease. Journal of Exercise Rehabilitation , v. 14, p. 1, 2018.

  • PEREIRA, FRANCIELLE BELTRÃO ; DUTRA, WALDEREZ O. ; GOLLOB, KENNETH J. ; REIS, EDNA AFONSO ; OLIVEIRA, ANA LAURA GROSSI DE ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA . Vasoactive intestinal peptide degradation might influence Interleukin-17 expression in cardiac chagasic patients. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , v. 60, p. 1678, 2018.

  • CASSIRER-COSTA, FÁBIO ; MEDEIROS, NAYARA I. ; CHAVES, ANA T. ; LYON, Sandra ; COELHO-DOS-REIS, JORDANA G.A. ; RIBEIRO-JUNIOR, ATVALDO F. ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; Rocha, Manoel O.C. ; GOMES, JULIANA A.S. . Cytokines as biomarkers to monitoring the impact of multidrug therapy in immune response of leprosy patients. CYTOKINE , v. 97, p. 42-48, 2017.

  • COSTA, HENRIQUE S. ; LIMA, MARCIA MARIA O. ; Nunes, Maria Carmo P. ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; DE ALMEIDA, FERNANDA R. ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE S. ; ROCHA, MANOEL OTAVIO C. . Inspiratory muscle weakness in patients with Chagas heart disease: Echocardiographic and functional predictors. IJC Metabolic & Endocrine , v. 14, p. 21-25, 2017.

  • OLIVEIRA, ANA LAURA GROSSI DE ; CHAVES, ANA THEREZA ; MENEZES, CRISTIANE ALVES SILVA ; GUIMARÃES, NATHALIA SERNIZON ; BUENO, LILIAN LACERDA ; FUJIWARA, RICARDO TOSHIO ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Vitamin D receptor expression and hepcidin levels in the protection or severity of leprosy: a systematic review. MICROBES AND INFECTION , v. 19, p. 311-322, 2017.

  • MEDEIROS, NAYARA I. ; FARES, RAFAELLE C. G. ; FRANCO, ELIZA P. ; SOUSA, GIOVANE R. ; MATTOS, RAFAEL T. ; CHAVES, ANA T. ; NUNES, MARIA DO CARMO P. ; DUTRA, WALDEREZ O. ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; ROCHA, MANOEL O. C. ; GOMES, JULIANA A. S. . Differential Expression of Matrix Metalloproteinases 2, 9 and Cytokines by Neutrophils and Monocytes in the Clinical Forms of Chagas Disease. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 11, p. e0005284, 2017.

  • SOUSA, GIOVANE R. ; GOMES, JULIANA A. S. ; DAMASIO, MARCOS PAULO S. ; Nunes, Maria Carmo P. ; COSTA, HENRIQUE S. ; MEDEIROS, NAYARA I. ; FARES, RAFAELLE C. G. ; CHAVES, ANA THEREZA ; CORRÊA-OLIVEIRA, RODRIGO ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO C. . The role of interleukin 17-mediated immune response in Chagas disease: High level is correlated with better left ventricular function. PLoS One , v. 12, p. e0172833, 2017.

  • OLIVEIRA, LEANDRO G. ; SOUZA-TESTASICCA, MÍRIAM C. ; VAGO, JULIANA P. ; FIGUEIREDO, AMANDA BRAGA ; CANAVACI, ADRIANA M. C. ; PERUCCI, LUIZA OLIVEIRA ; FERREIRA, TATIANA P. TEIXEIRA ; COELHO, EDUARDO A. F. ; GONÇALVES, DENISE UTSCH ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO C. ; E SILVA, PATRÍCIA M. R. ; FERREIRA, CLÁUDIA N. ; QUEIROZ-JUNIOR, CELSO ; SOUSA, LIRLÂNDIA P. ; FERNANDES, ANA PAULA . Annexin A1 Is Involved in the Resolution of Inflammatory Responses during Leishmania braziliensis Infection. JOURNAL OF IMMUNOLOGY , v. 198, p. 3227-3236, 2017.

  • CHAVES, ANA T. ; RIBEIRO-JUNIOR, ATVALDO F. ; LYON, Sandra ; MEDEIROS, NAYARA I. ; CASSIRER-COSTA, FÁBIO ; PAULA, KARINA S. ; ALECRIM, EDILAMAR S. ; MENEZES, CRISTIANE A.S. ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; Rocha, Manoel O.C. ; GOMES, JULIANA A.S. . Regulatory T cells: Friends or foe in human Mycobacterium leprae infection?. IMMUNOBIOLOGY , v. 223, p. 397, 2017.

  • PORTELA, ÁQUILA S.B. ; COSTA, LOURENA E. ; SALLES, BEATRIZ C.S. ; LIMA, MARIANA P. ; SANTOS, THAÍS T.O. ; RAMOS, FERNANDA F. ; LAGE, DANIELA P. ; MARTINS, VÍVIAN T. ; CALIGIORNE, RACHEL B. ; LESSA, DANIELA R. ; SILVA, FABIANA R. ; MACHADO, AMANDA S. ; NASCIMENTO, GUILHERME F. ; GAMA, ISABELA S. ; CHÁVEZ-FUMAGALLI, MIGUEL A. ; TEIXEIRA, ANTONIO L. ; Rocha, Manoel O.C. ; ROCHA, REGINA L. ; COELHO, EDUARDO A.F. . Identification of immune biomarkers related to disease progression and treatment efficacy in human visceral leishmaniasis. IMMUNOBIOLOGY , v. 223, p. 303, 2017.

  • COSTA, LOURENA E. ; SALLES, BEATRIZ C.S. ; ALVES, PATRÍCIA T. ; DIAS, ANA C.S. ; VAZ, EMÍLIA R. ; RAMOS, FERNANDA F. ; MENEZES-SOUZA, DANIEL ; DUARTE, MARIANA C. ; ROATT, BRUNO M. ; CHÁVEZ-FUMAGALLI, MIGUEL A. ; TAVARES, CARLOS A.P. ; GONÇALVES, DENISE U. ; Rocha, Manoel O.C. ; GOULART, LUIZ RICARDO ; COELHO, EDUARDO A.F. . New serological tools for improved diagnosis of human tegumentary leishmaniasis. Journal of Immunological Methods (Print) , v. 434, p. 39, 2016.

  • BARROS, MARCIO V.L. ; LEREN, IDA S. ; EDVARDSEN, THOR ; HAUGAA, KRISTINA H. ; CARMO, ANDRE A.L. ; LAGE, THAIS A.R. ; Nunes, Maria Carmo P. ; Rocha, Manoel O.C. ; RIBEIRO, ANTONIO L.P. . Mechanical Dispersion Assessed by Strain Echocardiography Is Associated with Malignant Arrhythmias in Chagas Cardiomyopathy. Journal of the American Society of Echocardiography (Print) , v. 29, p. 368, 2016.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; ALENCAR, MARIA CLARA NOMAN ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; FIGUEIREDO, PEDRO HENRIQUE SCHEIDT ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; RIBEIRO, ANTÔNIO LUIZ ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA . Prediction of peak oxygen uptake in patients with chagas heart disease: Value of the six-minute walk test. International Journal of Cardiology (Print) , v. x, p. x-y, 2016.

  • BARBOSA, MARCO PAULO TOMAZ ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; NETO, ELSON SANTOS ; BRANDÃO, FERNANDO VIEIRA ; LOMBARDI, Federico ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Usefulness of microvolt T-wave alternans for predicting outcome in patients with Chagas disease with implantable cardioverter defibrillators. International Journal of Cardiology (Print) , v. 222, p. 80-85, 2016.

  • CHAVES, ANA THEREZA ; DE ASSIS SILVA GOMES ESTANISLAU, JULIANA ; FIUZA, JACQUELINE ARAÚJO ; CARVALHO, ANDRÉA TEIXEIRA ; FERREIRA, KARINE SILVESTRE ; FARES, RAFAELLE CHRISTINE GOMES ; GUIMARÃES, PEDRO HENRIQUE GAZZINELLI ; DE SOUZA FAGUNDES, ELAINE MARIA ; MORATO, MARIA JOSÉ ; FUJIWARA, RICARDO TOSHIO ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO . Immunoregulatory mechanisms in Chagas disease: modulation of apoptosis in T-cell mediated immune responses. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 16, p. 191-x, 2016.

  • RINCON, LEONOR GARCIA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; PIRES, MARCO TÚLIO BACCARINI ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO . Effect of activating intrinsic conduction search on left ventricular dyssynchrony in patients with conventional pacemaker. International Journal of Cardiology (Print) , v. 202, p. 615-617, 2016.

  • FARES, RAFAELLE CHRISTINE GOMES ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; GARZONI, LUCIANA RIBEIRO ; WAGHABI, MARIANA CALDAS ; SARAIVA, ROBERTO MAGALHÃES ; MEDEIROS, NAYARA INGRID ; OLIVEIRA-PRADO, ROBERTA ; SANGENIS, LUIZ HENRIQUE CONDE ; CHAMBELA, MAYARA DA COSTA ; DE ARAÚJO, FERNANDA FORTES ; TEIXEIRA-CARVALHO, ANDRÉA ; DAMÁSIO, MARCOS PAULO ; VALENTE, VANESSA AZEVEDO ; FERREIRA, KARINE SILVESTRE ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO . Correction for Fares et al., Matrix Metalloproteinases 2 and 9 Are Differentially Expressed in Patients with Indeterminate and Cardiac Clinical Forms of Chagas Disease: FIG 4. Infection and Immunity (Print) , v. 83, p. 847-848, 2015.

  • MIRANDA, CARLA PAIXÃO ; Botoni, Fernando Antônio ; Nunes, Maria do Carmo Pereira ; ROCHA, MANOEL ÓTAVIO DA COSTA . The metabogenic role of iron in chronic chagasic cardiac failure. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2015.

  • BARBOSA, MARCO PAULO TOMAZ ; CARMO, ANDRE ASSIS LOPES DO ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Ventricular arrhythmias in Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2015.

  • RAADSCHILDERS, LOTTE ; BARBOSA, MARCO PAULO T. ; CARMO, ANDRE ASSIS ; NOUWEN, JAN L. ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ P. . Microvolt T-wave alternans in Chagas disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 187, p. 7-8, 2015.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; SOUZA, ALINE CRISTINA DE ; Lima, Marcia Maria Oliveira ; CARNEIRO, RENATA BICALHO ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO DE ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Exercise-induced ventricular arrhythmias and vagal dysfunction in Chagas disease patients with no apparent cardiac involvement. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 48, p. 175-180, 2015.

  • SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; SOUZA, ALINE CRISTINA ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Health-related quality of life in patients with Chagas disease: a review of the evidence. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 48, p. 121-128, 2015.

  • DE SOUZA, SÔNIA FRANCISCA ; NASCIMENTO, BRUNO R. ; NUNES, MARIA DO CARMO P. ; DA SILVA, JOSÉ LUIZ P. ; DE CARVALHO, VINÍCIUS T. ; BEATON, ANDREA Z. ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO C. ; RIBEIRO, ANTONIO L. . Effect of Pacemaker Site on B-Type Natriuretic Peptide Levels and Left Ventricular Function In a Population With High Prevalence of Chagas Disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 190, p. 315-318, 2015.

  • CARMO, ANDRE A.L. ; Rocha, Manoel O.C. ; SILVA, JOSE L.P. ; IANNI, BARBARA M. ; FERNANDES, FABIO ; SABINO, ESTER C. ; RIBEIRO, ANTONIO L.P. . Amiodarone and Trypanosoma cruzi parasitemia in patients with Chagas disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 189, p. 182-184, 2015.

  • DUARTE, MARIANA C. ; PIMENTA, DANIEL C. ; MENEZES-SOUZA, DANIEL ; MAGALHÃES, RUBENS D. M. ; DINIZ, JOÃO L. C. P. ; COSTA, LOURENA E. ; CHÁVEZ-FUMAGALLI, MIGUEL A. ; LAGE, PAULA S. ; BARTHOLOMEU, DANIELA C. ; ALVES, MARIA JULIA M. ; FERNANDES, ANA PAULA ; SOTO, MANUEL ; TAVARES, CARLOS A. P. ; GONÇALVES, DENISE U. ; ROCHA, MANOEL O. C. ; COELHO, EDUARDO A. F. . Proteins Selected in Leishmania (Viannia) braziliensis by an Immunoproteomic Approach with Potential Serodiagnosis Applications for Tegumentary Leishmaniasis. Clinical and Vaccine Immunology (Online) , v. 22, p. 1187-1196, 2015.

  • Nunes, Maria Carmo P. ; KREUSER, LUCAS JORDAN ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; BOTONI, Fernando Antonio ; DE SOUZA, ALINE CRISTINA ; GOMES MARQUES, VITORIA EMILIA ; FERNANDEZ, ANTONIO B. ; TEIXEIRA, ANTONIO LUCIO ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO . Prevalence and Risk Factors of Embolic Cerebrovascular Events Associated With Chagas Heart Disease. Global Heart , v. 10, p. 151-157, 2015.

  • GOMES, JULIANA ASSIS SILVA ; MOLICA, ANDREIA MARIA ; KEESEN, TATJANA SOUZA LIMA ; MORATO, MARIA JOSÉ FERREIRA ; DE ARAUJO, FERNANDA FORTES ; FARES, RAFAELLE CHRISTINE GOMES ; FIUZA, JACQUELINE ARAUJO ; CHAVES, ANA THEREZA ; PINHEIRO, VLADIMIR ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO . Inflammatory mediators from monocytes down-regulate cellular proliferation and enhance cytokines production in patients with polar clinical forms of Chagas disease. Human Immunology , v. 75, p. 20-28, 2014.

  • SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; GOMES, JULIANA ASSIS SILVA ; FARES, RAFAELLE CHRISTINE GOMES ; DAMÁSIO, MARCOS PAULO DE SOUZA ; CHAVES, ANA THEREZA ; FERREIRA, KARINE SILVESTRE ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; MEDEIROS, NAYARA INGRID ; VALENTE, VANESSA ALVES AZEVEDO ; CORRÊA-OLIVEIRA, RODRIGO ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Plasma Cytokine Expression Is Associated with Cardiac Morbidity in Chagas Disease. Plos One , v. 9, p. e87082, 2014.

  • COSTA, H. S. ; ALVES, R. L. ; SILVA, S. A. ; ALENCAR, M. C. N. ; NUNES, M. C. P. ; LIMA, M. M. O. ; ROCHA, M.O.C. . Assessment of Functional Capacity in Chagas Heart Disease by Incremental Shuttle Walk Test and its Relation to Quality-of-Life. International Journal of Preventive Medicine , v. 5, p. 152-158, 2014.

  • RAADSCHILDERS, LOTTE ; ROCHA, M. O. C. ; SOUSA, LIDIANE ; NOUWEN, JAN ; RIBEIRO, A.L. . Is autonomic function associated with left ventricular systolic function in Chagas heart disease patients undergoing treatment for heart failure?. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 47, p. 239-242, 2014.

  • BARBOSA, MARCIA M ; ROCHA, MANOEL O COSTA ; VIDIGAL, DANIEL FURTADO ; DE CARVALHO BICALHO CARNEIRO, RENATA ; ARAÚJO, RAFAELA DRUMOND ; PALMA, MARIANA CAMPOS ; DE BARROS, MARCIO VINICIUS LINS ; NUNES, MARIA CARMO P . Early Detection of Left Ventricular Contractility Abnormalities by Two-Dimensional Speckle Tracking Strain in Chagas' Disease. Echocardiography (Mount Kisco, N.Y. Print) , v. 31, p. 623-630, 2014.

  • ALENCAR, MARIA CLARA NOMAN DE ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; LIMA, MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA ; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; CARNEIRO, RENATA DE CARVALHO BICALHO ; SILVA, GUILHERME CANABRAVA RODRIGUES ; BRANDÃO, FERNANDO VIEIRA ; KREUSER, LUCAS JORDAN ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA . Heart Rate Recovery in Asymptomatic Patients with Chagas Disease. Plos One , v. 9, p. e100753, 2014.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; Lima, Marcia Maria Oliveira ; DE SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; DE SOUZA, ALINE CRISTINA ; ALENCAR, MARIA CLARA NOMAN ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; ROCHA, MANOEL OTAVIO COSTA . Functional capacity and risk stratification by the Six-minute Walk Test in Chagas heart disease: Comparison with Cardiopulmonary Exercise Testing. International Journal of Cardiology (Print) , v. 177, p. 661-663, 2014.

  • MIRANDA, CARLA PAIXÃO ; Botoni, Fernando Antônio ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Immunopharmacological Approach of Carvedilol in Chronic Chagas Heart Disease. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 103, p. 358-358, 2014.

  • NEVES, VICTOR RIBEIRO ; PELTOLA, MIRJA ; HUIKURI, HEIKKI ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ . Respiratory sinus arrhythmia in Chagas disease. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical , v. 185, p. 149-151, 2014.

  • NASCIMENTO, BRUNO RAMOS ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; Nunes, Maria do Carmo Pereira ; ALENCAR, MARIA CLARA NOMAN DE ; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; PINTO FILHO, MARCELO MARTINS ; COTA, VITOR EMANUEL SERAFIM ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Effects of Exercise Training on Heart Rate Variability in Chagas Heart Disease. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 103, p. 201-208, 2014.

  • SASSI, R. ; RIVOLTA, M. W. ; MAINARDI, L. T. ; REIS, R. C. ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A. L. P. ; LOMBARDI, F. . Spatial Repolarization Heterogeneity and Survival in Chagas Disease. Methods of Information in Medicine , v. 53, p. 464-468, 2014.

  • COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; SILVA, MARCONI GOMES ; ALENCAR, MARIA CLARA NOMAN ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; CAMARGOS, ELIZABETH RIBEIRO SILVA ; MARTINELLI, PATRÍCIA MASSARA ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA . Effect of acute aerobic exercise on serum BDNF levels in patients with Chagas heart disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 174, p. 828-830, 2014.

  • CORREA, R. A. ; LUNA, C. M. ; ANJOS, J. C. ; BARBOSA, E. A. ; REZENDE, A. P. ; PEREIRA, F. H. ; ROCHA, M.O.C. . Quantitative culture of endotracheal aspirate and BAL fluid samples in the management of patients with ventilator-associated pneumonia: a randomized clinical trial. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) , v. 40, p. 643-651, 2014.

  • ALVARENGA, JOICE COUTINHO DE ; JANSEN, PEDRO DAMIÃO ; MARQUES, VITÓRIA EMILIA GOMES ; COSTA, HENRIQUE SILVEIRA ; SOUSA, GIOVANE RODRIGO DE ; SOUZA, ALINE CRISTINA DE ; Nunes, Maria do Carmo Pereira ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Relationship between left ventricular ejection fraction and e/e' ratiowith functional capacity in chagas heart disease. Revista Médica de Minas Gerais , v. 24, p. 20-25, 2014.

  • DIAS JUNIOR, JOSÉ OLÍMPIO ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; DE SOUZA, ALINE CRISTINA ; KREUSER, LUCAS JORDAN ; DIAS, LAURA ALVES DE SOUZA ; TAN, TIMOTHY C. ; TEIXEIRA, ANTÔNIO LÚCIO ; Nunes, Maria Carmo P. . Assessment of the source of ischemic cerebrovascular events in patients with Chagas disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 20, p. 1352-1354, 2014.

  • BARBOSA, M. P. T. ; da Costa Rocha, M. O. ; DE OLIVEIRA, A. B. ; LOMBARDI, F. ; RIBEIRO, A. L. P. . Efficacy and safety of implantable cardioverter-defibrillators in patients with Chagas disease. Europace (Online) (London) , v. x, p. xx-yy, 2013.

  • Magalhaes, L. M. D. ; Villani, F. N. A. ; Nunes, M. d. C. P. ; GOLLOB, K. J. ; ROCHA, M. O. C. ; DUTRA, W. O. . High Interleukin 17 Expression Is Correlated With Better Cardiac Function in Human Chagas Disease. The Journal of Infectious Diseases , v. 207, p. 661-665, 2013.

  • MARTINS, MARIA A. P. ; RIBEIRO, DANIEL D. ; NOBRE, VANDACK A. ; PEREIRA, FABIANA R. ; CÉSAR, CIBELE C. ; ROCHA, MANOEL O. C. ; RIBEIRO, ANTONIO L. P. . Agreement among four drug information sources for the occurrence of warfarin drug interactions in Brazilian heart disease patients with a high prevalence of Trypanosoma cruzi infection. European Journal of Clinical Pharmacology (Internet) , v. 69, p. 919-928, 2013.

  • BARBOSA, M. P. T. ; ROCHA, M. O. D. C. ; LOMBARDI, F. ; RIBEIRO, A. L. P. . ICDs in Chagas heart disease: the standard treatment for secondary prevention of sudden death. Europace (London, England) , v. xx, p. yy, 2013.

  • MARTINS, MARIA AP ; REIS, ADRIANO MM ; SALES, MARIANA F ; NOBRE, VANDACK ; RIBEIRO, DANIEL D ; Rocha, Manoel OC ; RIBEIRO, ANTÔNIO LP . Rifampicin-warfarin interaction leading to macroscopic hematuria: a case report and review of the literature. BMC Pharmacology and Toxicology , v. 14, p. 27-31, 2013.

  • BAIÃO, ERIKA ALVES ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÁVIO ; LIMA, MÁRCIA MARIA OLIVEIRA ; BELOTI, FRANCILÚ RODRIGUES ; PEREIRA, DANIELLE APARECIDA GOMES ; PARREIRA, VERÔNICA FRANCO ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ ; BRITTO, Raquel Rodrigues . Respiratory function and functional capacity in Chagas cardiomyopathy. International Journal of Cardiology (Print) , v. xx, p. yy, 2013.

  • CORRÊA, MARIELLE VALÉRIO ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; DE SOUSA, GIOVANE RODRIGO ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; SOUZA, NATÁLIA SATCHIKO HOJO ; GOLLOB, KENNETH J. ; DUTRA, WALDEREZ O. ; MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA . Low levels of vasoactive intestinal peptide are associated with Chagas disease cardiomyopathy. Human Immunology , v. xx, p. yy, 2013.

  • FARES, R. C. G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. ; DE ARAÚJO, F. F. ; KEESEN, T. S. L. ; CHAVES, A. T. ; FIUZA, J. A. ; FERREIRA, K. S. ; ROCHA, M. O. C. ; GOMES, J. A. S. . Identification of phenotypic markers of B cells from patients with Chagas disease. Parasite Immunology (Print) , v. 35, p. 214-223, 2013.

  • Rocha, Manoel Otávio da Costa . Author recognition, impact factor, relevance, and the meaning of publishing. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 125-127, 2013.

  • SOUZA, ALINE CRISTINA DE ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; TEIXEIRA, ANTÔNIO LÚCIO ; DIAS JÚNIOR, JOSÉ OLÍMPIO ; SOUSA, Lidiane Aparecida Pereira de ; NUNES, MARIA CARMO PEREIRA . Depressive symptoms and disability in chagasic stroke patients: Impact on functionality and quality of life. Journal of the Neurological Sciences , v. 324, p. 34-37, 2013.

  • RABELO, DANIEL R. ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; DE BARROS, MÁRCIO V. L. ; SILVA, JOSÉ LUIZ PADILHA DA ; TAN, TIMOTHY C. ; NUNES, MARIA C. P. . Impaired Coronary Flow Reserve in Patients with Indeterminate Form of Chagas? Disease. Echocardiography (Mount Kisco, N.Y. Print) , v. 31, p. n/a-n/a, 2013.

  • BARBOSA, M. P. T. ; ROCHA, M. O. C. ; LOMBARDI, F. ; RIBEIRO, A.L. . Author reply. Europace (London, England) , v. epub, p. 1-2, 2013.

  • Botoni, Fernando A. ; RIBEIRO, A.L. ; MARINHO, CAROLINA COIMBRA ; LIMA, MARCIA MARIA OLIVEIRA ; Nunes, Maria do Carmo Pereira ; ROCHA, M. O. C. . Treatment of Chagas Cardiomyopathy. BioMed Research International , v. 2013, p. 1-9, 2013.

  • FARES, R. C. G. ; GOMES, J. D. A. S. ; GARZONI, L. R. ; WAGHABI, M. C. ; SARAIVA, R. M. ; MEDEIROS, N. I. ; OLIVEIRA-PRADO, R. ; SANGENIS, L. H. C. ; CHAMBELA, M. D. C. ; DE ARAUJO, F. F. ; TEIXEIRA-CARVALHO, A. ; DAMASIO, M. P. ; VALENTE, V. A. ; FERREIRA, K. S. ; SOUSA, G. R. ; ROCHA, M. O. D. C. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Matrix Metalloproteinases 2 and 9 Are Differentially Expressed in Patients with Indeterminate and Cardiac Clinical Forms of Chagas Disease. Infection and Immunity (Print) , v. 81, p. 3600-3608, 2013.

  • NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; COLOISMO, E. A. ; REIS, R C ; BARBOSA, Marcia de Melo ; BARBOSA, F. B. L. ; BOTONI, Fernando Antonio ; RIBEIRO, A. L. P. ; ROCHA, M. O. C. . Different prognostic impact of the tissue Doppler-derived E/e- ratio on mortality in Chagas cardiomyopathy patients with heart failure. The Journal of Heart and Lung Transplantation , v. 31, p. 634-641, 2012.

  • ROCHA, M. O. C. ; BARBOSA, F. B. L. ; MARTINS, M. A. P. ; NUNES, M.C.P. . Paciente com cardiopatia chagásica crônica, esquistossomose hepatoesplênica e síndrome da imunodeficiência adquirida: possível resolução espontânea de trombo no ventrículo direito. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 263-265, 2012.

  • RIBEIRO, Antônio Luiz Pinho ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; Rocha, M. O.C. . Diagnosis and management of Chagas disease and cardiomyopathy. Nature Reviews. Cardiology (Print) , v. 9, p. 576-589, 2012.

  • DE ARAÚJO, F.F. ; CORRÊA-OLIVEIRA, R. ; ROCHA, M.O.C. ; CHAVES, A.T. ; FIUZA, J.A. ; FARES, R.C.G. ; FERREIRA, K.S. ; NUNES, M.C.P. ; KEESEN, T.S. ; DAMASIO, M.P.S. ; TEIXEIRA-CARVALHO, A. ; GOMES, J.A.S. . Foxp3+CD25high CD4+ regulatory T cells from indeterminate patients with Chagas disease can suppress the effector cells and cytokines and reveal altered correlations with disease severity. Immunobiology (Jena. 1979) , v. 217, p. 768-777, 2012.

  • KEESEN, T. S. L. ; GOMES, J. A. S. ; FARES, R. C. G. ; DE ARAÚJO, F. F. ; FERREIRA, K. S. ; CHAVES, A. T. ; ROCHA, M. O. C. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Characterization of CD4+ Cytotoxic Lymphocytes and Apoptosis Markers Induced by Trypanossoma cruzi Infection. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 1, p. no-no, 2012.

  • NUNES, MARIA CARMO PEREIRA ; CARMO, ANDRE ASSIS LOPES DO ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ . Mortality prediction in Chagas heart disease. Expert Review of Cardiovascular Therapy , v. 10, p. 1173-1184, 2012.

  • BARRAL, Marselha Marques ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; BARBOSA, MARCIA MELO ; FERREIRA, Cid Sérgio ; TAVARES JÚNIOR, WILSON CAMPOS ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Echocardiographic parameters associated with pulmonary congestion in outpatients with Chagas' cardiomyopathy and non-chagasic cardiomyopathy. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 215-219, 2012.

  • NASCIMENTO, BRUNO RAMOS ; ARAÚJO, CHRISTIANO GONÇALVES ; ROCHA, MANOEL OTÁVIO COSTA ; DOMINGUES, JOSÉ DARLAN PINHEIRO ; RODRIGUES, ALINE BRAGA ; BARROS, MÁRCIO VINICIUS LINS ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . The prognostic significance of electrocardiographic changes in Chagas disease. Journal of Electrocardiology (Print) , v. 45, p. 43-48, 2012.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. . Limitações do Professor no Desenvolvimento do Currículo na Graduação em Medicina. Revista Médica de Minas Gerais , v. 22, p. 411-417, 2012.

  • KUPSKI, L. ; CIPOLATTI, E. ; ROCHA, M. O. C. ; OLIVEIRA, M. S. ; de Souza-Soares, Leonor Almeida ; BADIALE-FURLONG, Eliana . Solid-state fermentation for the enrichment and extraction of proteins and antioxidant compounds in rice bran by Rhizopus oryzae. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 55, p. 937-937, 2012.

  • LIMA, MÁRCIA M.O. ; NUNES, MARIA CARMO P. ; NASCIMENTO, BRUNO ; COSTA, HENRIQUE S. ; SOUSA, LIDIANE A.P. ; TEIXEIRA, ANTONIO LÚCIO ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L. . Improvement of the functional capacity is associated with BDNF and autonomic modulation in Chagas disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. Epub, p. 1-3, 2012.

  • MENEZES, C. A. S. ; SULLIVAN, A. K. ; FALTA, M. T. ; MACK, D. G. ; FREED, B. M. ; ROCHA, M. O. C. ; GOLLOB, K.J. ; FONTENOT, A. P. ; DUTRA, W. O. . Highly conserved CDR3 region in circulating CD4 + V5 + T cells may be associated with cytotoxic activity in Chagas disease. Clinical and Experimental Immunology (Print) , v. 169, p. 109-118, 2012.

  • RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; TERRANOVA, PAOLO ; CESARANO, MARCO ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; LOMBARDI, Federico . T-Wave Amplitude Variability and the Risk of Death in Chagas Disease. Journal of Cardiovascular Electrophysiology (Print) , p. no-no, 2011.

  • MOURA, A. S. ; CARMO, R. A. ; TEIXEIRA JR, Antônio Lúcio ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; ROCHA, M. O. C. . Soluble inflamatory markers as predictors of virological response in patients with cronic hepatitis C virus infection treated with interferon alfa plus ribavirin. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 106, p. 38-43, 2011.

  • BARBOSA, M M ; ROCHA, M. O. C. ; BOTONI, Fernando Antonio ; RIBEIRO, A.L. ; NUNES, M.C. . Is atrial function in Chagas dilated cardiomyopathy more impaired than in idiopathic dilated cardiomyopathy?. European Journal of Echocardiography , v. x, p. xx-yy, 2011.

  • Martins, MA ; Carlos, PP ; RIBEIRO, D. D. ; Nobre V. A. ; César, C. C. ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO AL . Warfarin drug interations: a comparative evaluation of the list provided byfive information sources. European journal of clinical pharmacology (Internet) , v. 67, p. 1301-1308, 2011.

  • ABREU, Cláudia D G ; NUNES, M.C.P. ; BARBOSA, M.M. ; ROCHA, M. O. C. . Ventricular dyssynchrony and increased BNP levels in right ventricular apical pacing. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. xx, p. xxx-yyy, 2011.

  • NUNES, M.C.P. ; REIS, R.C.P. ; COLOSIMO, E.A. ; RIBEIRO, A.L. ; ROCHA, M. O. C. . Should tissue Doppler echocardiography be used to improve prediction of mortality risk in patients with Chagas cardiomyopathy?. International Journal of Cardiology (Print) , v. xx, p. xxx-yyy, 2011.

  • OLIVEIRA, B. G. ; ABREU, M. N. ; ABREU, Cláudia D G ; Rocha, M. O.C. ; RIBEIRO AL . Health-related quality of life in patients with Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 44, p. 150-156, 2011.

  • NUNES, M.C.P. ; REIS, R.C.P. ; COLOSIMO, E.A. ; RIBEIRO, A.L. ; BARBOSA, F. B. L. ; SILVA, J S ; BOTONI, F. A. ; BARBOSA, M.M. ; Rocha, M. O.C. . Risk estimation approach in Chagas disease is still needed. International Journal of Cardiology (Print) , v. 147, p. 294-296, 2011.

  • NUNES, M.C. ; ABREU, Cláudia D G ; RIBEIRO, A.L. ; BARBOSA, M.M. ; RINCON, L. G. ; REIS, R.C.P. ; Rocha, M. O.C. . Effect of pacing-induced ventricular dyssynchrony on right ventricular function. Pacing and Clinical Electrophysiology (Print) , v. 34, p. 155-162, 2011.

  • Barros, M.V.L. ; RIBEIRO, A.L. ; NUNES, M.C. ; ROCHA, M. O. C. . Association between left ventricular wall motion abnormalities and ventricular arrhythmia in the indeterminate form of Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 44, p. 213-216, 2011.

  • Diniz, J.L. ; Rocha, M. O.C. ; GONÇALVES, D. U. . Mucocutaneous leihmaniasis: clinical markers in presumptive diagnosis. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso) , v. 77, p. 380-384, 2011.

  • MAIA, ANA CAROLINA RIBEIRO GOMES ; MARQUES, MARCOS JOSÃ ; COELHO, PAULO MARCOS ZECH ; FARIA-PINTO, PRISCILA ; DO NASCIMENTO GUSMÃO, MICHELIA ANTÃNIA ; FESSEL, MELISSA REGINA ; SOARES, THAIS VIEIRA ; PORCINO, GABRIANE NASCIMENTO ; DETONI, MICHELLE LIMA ; SOUZA, MARIA APARECIDA ; ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES ; DA COSTA ROCHA, MANOEL OTÃVIO ; VASCONCELOS, EVELINE GOMES ; DE OLIVEIRA SANTOS, MARCELO . Occurrence of a conserved domain in ATP diphosphohydrolases from pathogenic organisms associated to antigenicity in human parasitic diseases. Developmental and Comparative Immunology , v. 35, p. 1059-1067, 2011.

  • DE ARAÚJO, FERNANDA FORTES ; VITELLI-AVELAR, DANIELLE MARQUETE ; TEIXEIRA-CARVALHO, ANDRÉA ; RENATO ZUQUIM ANTAS, PAULO ; ASSIS SILVA GOMES, JULIANA ; SATHLER-AVELAR, RENATO ; OTÁVIO COSTA ROCHA, MANOEL ; ELÓI-SANTOS, SILVANA MARIA ; PINHO, ROSA TEIXEIRA ; CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS . Regulatory T Cells Phenotype in Different Clinical Forms of Chagas' Disease. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 5, p. e992, 2011.

  • Macedo, A V ; ROCHA, M. O. C. . Avaliação e tratamento da perda de peso involuntária e significativa. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 20, p. 115-121, 2010.

  • Lima, Marcia Maria Oliveira ; Nunes, Maria Carmo P. ; Rocha, Manoel O.C. ; Beloti, Francilu Rodrigues ; Alencar, Maria Clara N. ; Ribeiro, Antônio Luiz P. . Left Ventricular Diastolic Function and Exercise Capacity in Patients with Chagas Cardiomyopathy. Echocardiography (Mount Kisco, N.Y. Print) , p. xx-yy, 2010.

  • BARRAL, Marselha M ; Nunes, Maria Carmo P. ; BARBOSA, M.M. ; FERREIRA, Cid Sérgio ; TAVARES, W C ; Rocha, M. O.C. . Echocardiographic parameters associated with pulmonary congestion in Chagas cardiomyopathy. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 244-248, 2010.

  • Nunes, M. d. C. P. ; Beloti, F. R. ; LIMA, M. M. O. ; Barbosa, M. M. ; Filho, M. M. P. ; de Barros, M. V. L. ; Rocha, M. O.C. . Functional capacity and right ventricular function in patients with Chagas heart disease. European Journal of Echocardiography , p. xx-yy, 2010.

  • Silva, Élvio Marques da ; Rocha, Manoel Otávio da Costa ; Silva, Rian César ; Paixão, Gilmar do Carmo ; Buzzati, Haendel ; Santos, Alessandra Nogueira ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira . Estudo clínico-epidemiológico da doença de Chagas no distrito de Serra Azul, Mateus Leme, centro-oeste do Estado de Minas Gerais. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Impresso) , v. 43, p. 178-181, 2010.

  • NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; BARBOSA, Marcia de Melo ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; FENELON, L. M. A. ; Rocha, M. O.C. . Factores predictivos de la mortalidad en pacientes con miocardiopatía dilatada: importancia de la enfermedad de Chagas como etiología. Revista Espaola de Cardiología (Internet) , v. 63, p. 788-797, 2010.

  • LIMA, M. M. O. ; ROCHA, M. O. C. ; Nunes, M. C. P. ; SOUSA, L. ; COSTA, H. S. ; ALENCAR, M. C. N. ; Britto, R. R. ; RIBEIRO, A. L. P. . A randomized trial of the effects of exercise training in Chagas cardiomyopathy. European Journal of Heart Failure , v. 12, p. 866-873, 2010.

  • Villani, F. N. A. ; Rocha, M. O.C. ; Nunes, M. d. C. P. ; Antonelli, L. R. d. V. ; Magalhaes, L. M. D. ; dos Santos, J. S. C. ; Gollob, K. J. ; Dutra, W. O. . Trypanosoma cruzi-Induced Activation of Functionally Distinct and CD4- CD8- T Cells in Individuals with Polar Forms of Chagas' Disease. Infection and Immunity (Print) , v. 78, p. 4421-4430, 2010.

  • MOURA, A. S. ; CARMO, R. A. ; TEIXEIRA JR, Antônio Lúcio ; LEITE, V. H. R. ; ROCHA, M. O. C. . Soluble inflammatory markers as predictors of liver histological change in patients with chronic hepatitis c virus infection. European Journal of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (Print) , v. 29, p. 1153-1161, 2010.

  • ROCHA, M. O. C. ; de Carvalho, Antonio Carlos Campos ; Lombardi, Federico ; Talvani, André ; TEIXEIRA, M. M. ; Teixeira, Mauro Martins ; Rocha, Manoel Otávio Costa . In vivo inhibitory effect of anti-muscarinic autoantibodies on the parasympathetic function in Chagas disease. International Journal of Cardiology (Print) , v. 145, p. 339-340, 2010.

  • NUNES, M.C.P. ; BARBOSA, M.M. ; RIBEIRO AL ; BARBOSA, F. B. L. ; ROCHA, M. O. C. . Ischemic cerebrovascular events in patients with Chagas cardiomyopathy: A prospective follow-up study. Journal of the Neurological Sciences , v. 278, p. 96-101, 2009.

  • NUNES, M.C.P. ; BARBOSA, M.M. ; RIBEIRO AL ; COLOSIMO, E.A. ; ROCHA, M. O. C. . Left Atrial Volume Provides Independent Prognostic Value in Patients With Chagas Cardiomyopathy. Journal of the American Society of Echocardiography (Print) , v. 22, p. 82-88, 2009.

  • SOUSA, Lidiane Aparecida Pereira de ; Rocha, M. O.C. ; BRITTO, Raquel Rodrigues ; LOMBARDI, F. ; RIBEIRO, A.L. . Chagas disease alters the relationship between heart rate variability and daily physical activity.. International Journal of Cardiology (Print) , v. 135, p. 257-259, 2009.

  • OLIVEIRA ; BOTONI, F A ; RIBEIRO, A. L. P. ; PINTO, A. S. ; REIS, A M ; NUNES, M C P ; ROCHA, M. O. C. . Correlation between BNP levels and Doppler echocardiographic paraments of left ventricle filling pressure in patients with chagasic cardiomyopathy. Echocardiography (Mount Kisco, N.Y. Print) , v. v, p. xx-yy, 2009.

  • LYON, Sandra ; SILVA, R. C. ; Ana Cláudia Lyon Moura ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MOURA, S. H. L. ; AZEVEDO, M. L. ; BUHRER-SEKULA, S. ; ROCHA, M. O. C. . Association of the ML flow serological test with slit skin smear. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 23-26, 2009.

  • LULA, J. F. ; ROCHA, M. O. C. ; NUNES, M.C.P. ; RIBEIRO, A.L. ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; BAHIA, M. T. ; TALVANI, Andre . Plasma concentration of tumour necrosis factor-alpha, tumour necrosis factor-related apoptosis-inducting ligand, and FasLigand/CD95L in patients with Chagas cardiomyopathy correlate with left ventricular dysfunction. European Journal of Heart Failure , v. w, p. yy, 2009.

  • ROCHA, M. O. C. . Centenário da descoberta da doença de Chagas. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 19, p. 277-278, 2009.

  • NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; ROCHA, M. O. C. . Fatores determinantes da morbimortalidade na cardiopatia chagásica crônica. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 19, p. 336-342, 2009.

  • PEDROSO, Enio Roberto Pietra ; ROCHA, M. O. C. . Infecções emergentes e reemergentes. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 19, p. 140-150, 2009.

  • MOURA, A. S. ; CARMO, R. A. ; TEIXEIRA, A. L. ; ROCHA, M. O. C. . Soluble inflammatory markers as predictors of hepatocellular damage and therapeutic response in chronic hepatitis C. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 13, p. 375-382, 2009.

  • ROCHA, M. O. C. ; NUNES, M.C. ; RIBEIRO AL . Morbidity and prognostic factors in chronic chagasic cardiopathy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 104, p. 159-166, 2009.

  • RIBEIRO AL ; CARVALHO, A. C. C. ; LOMBARDI, F. ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; ROCHA, M. O. C. . Enhanced parasympathetic activity in Chagas disease still stands in need of proof. International Journal of Cardiology (Print) , v. 135, p. 406-408, 2009.

  • FIUZA, J. A. ; FUJIWARA,R.T. ; GOMES, J.A. ; ROCHA, M. O. C. ; CHAVES, A. T. ; ARAUJO, F. F. ; FARES, R. C. G. ; TEIXEIRA-CARVALHO, A. ; MARTINS-FILHO, O. A. ; CANÇADO,G.G. ; CORRÊA-OLIVEIRA, R . Profile of central and effector memory T cells in the progression of chronic human Chagas disease. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 3, p. e512-e, 2009.

  • COSTA, GERMANOC. ; ROCHA, MANOELOTÁVIODACOSTA ; MOREIRA, PAULAROCHA ; MENEZES, CRISTIANEALVESSILVA ; SILVA, MICENAR. ; GOLLOB, KENNETHJ. ; DUTRA, WALDEREZO. . Functional IL 10 Gene Polymorphism Is Associated with Chagas Disease Cardiomyopathy. The Journal of Infectious Diseases , v. 199, p. 451-454, 2009.

  • RIBEIRO AL ; CARVALHO, Antonio Carlos Campos de ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; LOMBARDI, Federico ; ROCHA, M. O. C. . Chagas disease: impaired vagal modulation has been demonstrated, enhanced parasympathetic activity remains to be proved. International Journal of Cardiology , v. 123, p. 330-332, 2008.

  • RIBEIRO AL ; CAVALCANTI, Paulo Sergio de Oliveira ; LOMBARDI, Federico ; NUNES, Maria Do Carmo Pereira ; BARROS, Márcio Vinícius Lins ; ROCHA, M. O. C. . Prognostic value of signal-averaged electrocardiogram in Chagas disease. Journal of Cardiovascular Electrophysiology (Print) , v. 19, p. 502-509, 2008.

  • SOUSA, Lidiane Aparecida Pereira de ; BOTONI, Fernando Antonio ; BRITTO, Raquel Rodrigues ; ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA Jr, A L ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; REIS, Adelina Martha dos ; OLIVEIRA, Braulio Muzzi Ribeiro ; RIBEIRO AL . Six-minute walk test in Chagas cardiomyopathy. International Journal of Cardiology , v. 125, p. 139-141, 2008.

  • NUNES, M.C. ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L. ; COLOSIMO, E.A. ; REZENDE, R.A. ; CARMO, G.A. ; BARBOSA, M.M. . Right Ventricular Dysfunction Is an Independent Predictor of Survival in Patients with Chronic Chagasic Cardiomyopathy. International Journal of Cardiology (Print) , v. 127, p. 372-379, 2008.

  • RIBEIRO, A.L. ; LOMBARDI, F. ; NUNES, M.C. ; COLOSIMO, E.A. ; ROCHA, M. O. C. . Risk stratification in Chagas disease: further improvements are needed. Journal of Cardiovascular Electrophysiology , v. Epub, p. XX-XY, 2008.

  • FARIA-PINTO, P. ; REZENDE-SOARES, F.&nbsp ; MOLICA, A.&nbsp ; MONTESANO, M.&nbsp ; MARQUES, M.&nbsp ; ROCHA, M. O. C. ; GOMES, J.&nbsp ; ENK, M.&nbsp ; CORREA-OLIVEIRA, R. ; COELHO, P.&nbsp ; NETO, S.&nbsp ; FRANCO, O.&nbsp ; VASCONCELOS, E.&nbsp . Mapping of the conserved antigenic domains shared between potato apyrase and parasite ATP diphosphohydrolases: potential application in human parasitic diseases. Parasitology (London. Print) , v. 135, p. 943, 2008.

  • Souza Viana, Luciano ; SERUFO, José Carlos ; Costa Rocha, Manoel Otávio ; Costa, Renato Nogueira ; DUARTE, Roberto Carlos . Performance of a modified MASCC index score for identifying low-risk febrile neutropenic cancer patients. Supportive Care in Cancer , v. 16, p. 841-846, 2008.

  • CARMO, Ricardo Andrade ; GUIMARÃES, M. C. D. ; MOURA, A. S. ; NEIVA, A. M. ; VERSIANI, J. B. ; LIMA, L. V. ; FREITAS, L P ; ROCHA, M. O. C. . The Influence of HCV Coinfection on Clinical, Immunological and Virological Responses to HAART in HIV-Patients. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 12, p. 173-179, 2008.

  • LYON, Sandra ; Ana Cláudia Lyon Moura ; SILVA, R. C. ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MOURA, S. H. L. ; BUHRER-SEKULA, S. ; Rocha, M. O.C. . A comparison of ML Flow serology and slit skin smears to assess the bacterial load in newly diagnosed leprosy patients in Brazil. Leprosy Review , v. 79, p. 162-170, 2008.

  • LYON, Sandra ; SILVA, R. C. ; LYON, A.C. ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MOURA, S. H. L. ; LYON, S.H. ; AZEVEDO, M.L. ; BUHRER-SEKULA, S. ; Rocha, M. O.C. . Association of the ML Flow serologic test to slit skin smear. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 23-26, 2008.

  • RIBEIRO, Antônio Luiz Pinho ; GIMENEZ, L. E. D. ; HERNANDEZ, C. C. Q. ; CARVALHO, A. C. C. ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; GUEDES, V. C. ; BARROS, Marcio Vinicius Lins ; Frederico Lombardi ; ROCHA, M. O. C. . Early occurrence of anti-muscarinic autoantibodies and abnormal vagal modulation in Chagas disease. International Journal of Cardiology , v. 117, p. 59-63, 2007.

  • BOTONI, Fernando Antonio ; WILSON, Philip A Poole ; RIBEIRO, Antônio Luiz Pinho ; OKONKO, D. O. ; OLIVEIRA, Bráulio Muzzi Ribeiro de ; PINTO, Airandes de Sousa ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; TEIXEIRA JR, Antônio Lúcio ; Adelina Martha Reis ; DANTAS, J. B. P. ; FERREIRA, C. S. ; CT JUNIOR, Wilson ; ROCHA, M. O. C. . A Randomized Trial of Carvedilol after Renin-Angiotensin System Inhibition in Chronic Chagas Cardiomyopathy. The American Heart Journal , v. 153, p. 544.e1-544.e8, 2007.

  • PINTO, Airandes de Sousa ; OLIVEIRA, Bráulio Muzzi Ribeiro de ; BOTONI, Fernando Antonio ; RIBEIRO, Antônio Luiz Pinho ; ROCHA, M. O. C. . Myocardial dysfunction in chagasic patients with no apparent heart disease. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 89, p. 385-390, 2007.

  • Rocha, Manoel OC ; TEIXEIRA, Mauro M ; Ribeiro, Antonio L . An update on the management of Chagas cardiomyopathy. Expert Review of Anti-Infective Therapy , v. 5, p. 727-743, 2007.

  • Araujo, Fernanda Fortes ; ROCHA, M. O. C. ; GOMES, J. A. S. ; WILLIAMS-BLANGERO, S. ; PINHEIRO, V. M. ; MORATO, M. J. F. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Potential role of CD4+CD25HIGH regulatory T cells in morbidity in Chagas disease. Frontiers in Bioscience , v. 12, p. 2797, 2007.

  • Souza, P. E. A. ; ROCHA, M. O. C. ; Menezes, C. A. S. ; Coelho, J. S. ; Chaves, A. C. L. ; Gollob, K. J. ; Dutra, W. O. . Trypanosoma cruzi Infection Induces Differential Modulation of Costimulatory Molecules and Cytokines by Monocytes and T Cells from Patients with Indeterminate and Cardiac Chagas' Disease. Infection and Immunity (Print) , v. 75, p. 1886-1894, 2007.

  • BARBOSA, M ; NUNES, M ; RIBEIRO, A ; BARRAL, M ; ROCHA, M . N-terminal proBNP levels in patients with Chagas disease: A marker of systolic and diastolic dysfunction of the left ventricle. European Journal of Echocardiography , EUA, v. 8, p. 204-212, 2007.

  • BOTONI, Fernando Antonio ; WILSON, Philip A Poole ; RIBEIRO AL ; ROCHA, M. O. C. . Treating Chagas? cardiomyopathy patients with chronic heart failure. The American Heart Journal , v. 154, p. e33, 2007.

  • GARCIA, G. F. ; MOURA, A. S. ; FERREIRA, Cid Sérgio ; ROCHA, M. O. C. . Clinical and radiographic features of HIV-related pulmonary tuberculosis according to the level of immunosuppression. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 40, p. 622-626, 2007.

  • VIEIRA, A. B. C. ; ROCHA, M. O. C. ; GAMA, Ana Cristina Cortes ; GONÇALVES, D. U. . Fatores causais e profilaxia da disfonia na prática docente. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 28, p. 255-270, 2007.

  • ARAUJO, F. F. DE ; GOMES, J. A. S. ; ROCHA, M. O. C. ; WILLIAMSBLAGERO, S. ; PINHEIRO, Vladimir Martins ; MORATO, Maria José Ferreira ; Corrêa-Oliveira, R. . Potential role of CD4+CD25HIGH regulatory T cells in morbidity in Chagas disease. Frontiers in Bioscience , v. 12, p. 2797-2806, 2007.

  • SOUSA, M R ; LOMBARDI, F ; Perez, A.A. ; E.D., Murilo ; BARROS, M. V. L. ; V.C.V., Barros ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Abnormalities in Fractal Heart Rate Dynamics in Chagas Disease.. Annals Of Noninvasive Electrocardiology, v. 11, n.2, p. 145-153, 2006.

  • Ana Luiza Lunardi Rocha ; LOMBARDI, F ; ROCHA, M. O. C. ; BARROS, Marcio Vinicius Lins ; V.C.V., Barros ; Adelina Martha Reis ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Chronotropic incompetence and abnormal autonomic modulation in Chagas disease. Annals of Noninvasive Electrocardiology , v. 11, n.1, p. 3-11, 2006.

  • RIBEIRO, A.L.P ; GIMENEZ, L. E. D. ; HERNANDEZ, C. C. Q. ; CARVALHO, A. C. C. ; TEIXEIRA, Mauro Martins ; GUEDES, V. C. ; Barros, M.V.L. ; LOMBARDI, F. ; ROCHA, M. O. C. . Early occurrence of anti-muscarinic autoantibodies and abnormal vagal modulation in Chagas disease. International Journal of Cardiology, v. xx, p. xxx-xxxx, 2006.

  • TALVANI, Andre ; RIBEIRO, A. L. P. ; ROCHA, M. O. C. ; BORDA, E. ; STERIN-BORDA, L. ; TEIXEIRA, Mauro Martins . Levels of anti-M2 and anti-B1 autoantibodies do not correlate with the dregree of heart in Chagas' heart disease. Microbes and Infection , v. xx, p. 1-6, 2006.

  • RINCON, L. G. ; ROCHA, M. O. C. ; PIRES, M. T. B. ; V.C.V., Barros ; BARROS, Marcio Vinicius Lins ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho . Perfil clínico do pacientes chagásicos e não-chagásicos portadores de marca-passo cardíaco artificial.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 39, p. 245-249, 2006.

  • ROCHA, M. O. C. ; ALP, RIBEIRO . A risk score for predicting death in Chagas' heart disease. New England Journal of Medicine , v. 355, p. 2488-2499, 2006.

  • SILVA, R M F L ; BORGES, Lucas E. ; MESSIAS, Francine A. ; ROCHA, M. O. C. . Correlacao entre a queda da frequencia cardiaca apos o exercicio e a incompetencia cronotropica em pacientes chagasicos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 87, p. X-XX, 2006.

  • RIBEIRO AL ; TEIXEIRA, Mauro M ; REIS, Adelina Martha dos ; TALVANI, Andre ; PEREZ, Amanda Arantes ; BARROS, Marcio Vinicius Lins ; ROCHA, M. O. C. . Brain natriuretic peptide based strategy to detect left ventricular dysfunction in Chagas disease: a comparison with the conventional approach. International Journal of Cardiology , v. 109, n.1, p. 34-40, 2006.

  • CARDOSO, G. M. ; MORATO, M. J. F. ; GOMES, J. A. S. ; ROCHA, M. O. C. ; BOMFIM, J. P. ; WILLIAMS-BLANGERO, S. ; VANDERBERG, J. L. ; REIS, M. R. ; MAGALHAES, E. F. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Comparative alalysis of vell phenotypes in different severe clinical forms of Chagas disease. Frontiers in Bioscience , v. 11, p. 1158-1163, 2006.

  • CARDOSO, Glenda Meira ; MORATO, Maria José Ferreira ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; ROCHA, M. O. C. ; BONFIM, I P ; WILLIAMSBLANGERO, S ; VANDEBERG, John L. ; REIS, M R ; MAGALHÃES, e F L ; Corrêa-Oliveira, R. . Comparative analysis of cell phenotypes in different severe clinical forms of chagas diseases. Frontiers In Bioscience, v. 11, p. 1158-1163, 2006.

  • GOMES, J. A. S. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; ROCHA, M. O. C. ; BUSEK, S. U. ; TEIXEIRA, M. M. ; SILVA, J. S. ; Corrêa-Oliveira, R. . Expression of type 1 chemokine receptors correlates with morbidity in Chagas?disease. Infection and Immunity , v. 73, p. 7960-7966, 2006.

  • NUNES, M C P ; BARBOSA, M M ; ROCHA, M. O. C. . Peculiar aspects of cardiogenic embolism in patients with Chagas' cardiomyopathy: a transthoracic and transesophageal echocardigraphic study. Journal of the American Society of Echocardiography , v. 18, n.3, p. 761-767, 2005.

  • NUNES, M.C.P. ; BARBOSA, M.M. ; ROCHA,E.S. ; ROCHA, M. O. C. . Function of the left atrium in Chagas' cardiomyopathy. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 84, n.6, p. 452-456, 2005.

  • RIBEIRO, A L P ; LOMBARDI, F ; SOUSA, M R ; ROCHA, M. O. C. . Vagal dysfunction in Chagas disease. Int j Cardiol, v. 103, n.2, p. 225-226, 2005.

  • CARDOSO, G. M. ; MORATO, M. J. F. ; GOMES, J. A. S. ; ROCHA, M. O. C. ; WILLIAMS-BLANGERO, S ; CORRÊA-OLIVEIRA, R . Comparative analysis of cell phenotypes in different severe clinical forms of Chagas' disease. Front Biosci, v. 11, p. 1158-1163, 2005.

  • ROCHA, A L L ; ROCHA, M. O. C. ; Bruno Otávio Teixeira ; LOMBARDI, F ; ABREU, C. D. G. ; BITTENCOURT, R. J. ; BARROS, M. V. ; RIBEIRO, A. L. P. . Chronotropic-metabolic index in Chagas' disease. Rev Soc Bras Med Trop, v. 38, n.5, p. 373-376, 2005.

  • GOMES, J. A. S. ; BAHIAOLIVEIRA, L M G ; ROCHA, M. O. C. ; BUSEK, S. U. ; TEIXEIRA, M M ; SILVA, J S ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Type 1 chemokine receptor expression in Chagas' disease correlates with morbidity in cardiac patients.. Infection and Immunity (Print) , v. 17, n.12, p. 7960-7966, 2005.

  • RIBEIRO, A.L.P ; SCHMIDT, G ; SOUSA, M R ; LOMBARDI, F ; GOMES, M ; PEREZ, A A ; BARROS, M V ; MACHADO, F. S. ; ROCHA, M. O. C. . Heart rate turbulence and left ventricular ejection fraction in Chagas disease. Europace, v. 7, n.3, p. 197-203, 2005.

  • ROCHA, A L L ; LOMBARDI, F ; ROCHA, M. O. C. ; BARROS, M. V. L. ; REIS, A M ; RIBEIRO, A. L. P. . Chronotropic incompetence and abnormal autonomic modulation in Chagas disease. .Ann. Noninvans Electrocard, v. 11, p. 1-9, 2005.

  • DUTRA, W O ; ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, M M . The clinical immunology of human Chagas disease.. Trends Parasitol, v. 21, n.12, p. 581-587, 2005.

  • TALVANI, Andre ; ROCHA, M. O. C. ; COGAN, John ; MAEWAL, Param ; LEMOS, James de ; RIBEIRO AL ; TEIXEIRA, Mauro M . Brain natriuretic peptide measurement in Chagas heart disease: marker of ventricular dysfunction and arrhythmia. International Journal of Cardiology , Irlanda, v. 100, n.3, p. 503-504, 2005.

  • ROCHA, Ana Luiza Lunardi ; ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, Bruno Otávio S ; LOMBARDI, Federico ; ABREU, Cláudia D G ; BITTENCOURT, Roberto ; BARROS, Marcio Vinicius Lins ; RIBEIRO AL . Índice cronotrópico-metabólico na doença de Chagas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, v. 38, n.5, p. 373-376, 2005.

  • TALVANI, Andre ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; TEIXEIRA, Mauro Martins . Chemokine receptor expression on the surface of peripheral blood mononuclear cells in chagasic patients.. The Journal of Infectious Diseases , Chicago, v. 189, n.2, p. 214-220, 2004.

  • BARROS, Marcio Vinicius Lins ; MACHADO, Fernando ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; ROCHA, M. O. C. . Diastolic function in Chagas disease: an echo and tissue Doppler imaging study.. Eur J Echocard, Londres, v. 5, n.3, p. 182-188, 2004.

  • TALVANI, Andre ; ROCHA, M. O. C. ; BARCELOS, L S ; GOMES, Y M ; RIBEIRO, A L P ; TEIXEIRA, M M . Elevated concentrations of CCL2 and TNF-a in chagasic cardiomyopathy.. Clin Infect Dis, Chicago, v. 38, n.7, p. 943-950, 2004.

  • RIBEIRO, A L P ; FERREIRA, L M ; OLIVEIRA, e ; CRUZEIRO, P C F ; TORRES, R M ; ROCHA, M. O. C. . Active orthostatic stress and respiratory sinus arrhythmia in patients with Chagas disease with preserved left ventricular global systolic function.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , São Paulo, v. 83, n.1, p. 40-44, 2004.

  • TALVANI, A ; ROCHA, M. O. C. ; COGAN, J ; MAEWAL, P ; LEMOS, J ; RIBEIRO, A L P ; TEIXEIRA, M M . Brain natriuretic peptide measurement in Chagas heart disease: marker of ventricular dysfunction and arrhthmia.. International Journal of Cardiology , In Press, v. 99, p. 645-649, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; NUNES, M C P ; BARBOSA, M M . Morphofunctional characteristics of the right ventricle in Chagas' dilated cardiomyopathy. Int. J. Cardiol, PubMed-indexed for MEDLINE, v. 94, n.1, p. 79-85, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; MENEZES, C A S ; SOUZA, P ; CHAVES, A C L ; GOLLOB, K J . Phenotypic and functional characteristics of CD28+ and CD28- cells from chagasic patients: distinct repertoire and cytokine expression.. Clin. Exp. Immunol., v. 137, n.1, p. 129-138, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; SOUZA, P ; MENEZES, C A S ; CHAVES, A C L ; GOLLOB, K J ; DUTRA, W O . Monocytes from patients with indeterminate and cardiac forms of Chagas' disease display distinct phenotypic and functional characteristics associated with morbidithy. Infect Immun, v. 72, n.9, p. 5283-5291, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; TALVANI, A ; RIBEIRO, A. L. P. ; BARROS, M.V.L ; CORREIA, P C ; TORRES, R M ; TEIXEIRA, M M . Brain Natriuretic Peptide and Left Ventricular Dysfunction in Chagasic Cardiomyopathy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 99, n.6, p. 645-649, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L.P ; FERREIRA, L M ; CRUZEIRO, P C F ; TORRES, R M . Estresse ortostático ativo e arritmia sinusal respiratória em chagásicos com função sistólica global do ventrículo esquerdo preservada. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 83, n.1, p. 35-39, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, e S ; NUNES, M C P ; BARBOSA, M M . Volume do átrio esquerdo como preditor de morte em miocardiopatia chagásica dilatada. .. Revista Brasileira Brasileira, v. 4, p. 29-35, 2004.

  • ROCHA, M. O. C. ; BARBOSA, M M . Valor do prognóstico da disfunção distólica em pacientes com miocardiopatia dilatada. Revista Brasileira de Ecocardiografiav, v. 4, p. 15-21, 2004.

  • Perez, A.A. ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; Barros, M.V.L. ; S., Marcos Roberto ; F.S., Machado ; ROCHA, M. O. C. . Valor do estudo radiológico do tórax no diagnóstico de disfunção ventricular esquerda na doença de Chagas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , São Paulo-SP, v. 80, n.2, p. 202-207, 2003.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; TEIXEIRA, Mauro Martins . Clinical management of chronic Chagas cardiomyopathy. Frontiers in Bioscience, v. 8, p. 44-54, 2003.

  • RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; Georg Schmdt ; S., Marcos Roberto ; Frederico Lombardi ; E.D., Murilo ; Perez, A.A. ; Barros, M.V.L. ; F.S., Machado ; ROCHA, M. O. C. . Heart rate turbulence in Chagas disease. Pacing and Clinical Electrophysiology (Print) , v. 26, n.1, p. 406-410, 2003.

  • BARROS, M V L ; RIBEIRO, A L P ; MACHADO, F S ; ROCHA, M. O. C. . Doppler tissue imaging to assess sytolic function in Chagas'disease.. Arq Bras Cardiol, v. 80, n.1, p. 36-40, 2003.

  • SILVA, J L L ; TEIXEIRA, M M ; PEDROSO, e R P ; ROCHA, M. O. C. . A lesão cardíaca vorticilar associada à doença de Chagas.. Rev Med Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 13, n.3, p. 179-182, 2003.

  • MACEDO, A V ; ROCHA, M. O. C. . Infecção pelo vírus Epstein-Barr e oncogênese. Rev Med Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 13, n.4, p. 262-272, 2003.

  • RIBEIRO, A L P ; REIS, A M ; TEIXEIRA, M M ; ROCHA, M. O. C. . Brain natriuretic peptide in Chagas disease: further insights. Lancet , Estados Unidos, v. 362, p. 333, 2003.

  • ROCHA, M. O. C. ; BARROS, M. V. L. ; RIBEIRO, A L P ; MACHADO, F. S. . Doppler tissular na avaliação da função sistólica na doença de Chagas.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 80, n.1, 2003.

  • ROCHA, M. O. C. ; CORREIA, P C ; BARROS, M. V. L. ; TORRES, R M ; TEIXEIRA, M M ; RIBEIRO, A. L. P. . Cardiovascular function in Elderly Patients with Chronic Chagasic Cardiopathy. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 36, n.5, p. 545-550, 2003.

  • ROCHA, M. O. C. ; GOMES, J. A. S. ; OLIVEIRA, L M G Bahia ; MARTINS FILHO, O. A. ; GAZINELLI, G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Evidence that development of severe cardiomyopaty in human chagas`disease is duo to a Th-1 Specific Immune Response. Infection and Immunity (Print) , v. 71, n.03, p. 1185-1193, 2003.

  • V, M. ; K, L. ; ROCHA, M. O. C. ; D FOUTS ; RT GAZZINELLI ; JE MANNING . Humoral and cellular immune responses to Trypanosoma cruzi-derived paraflagellar rod proteins in patients with Chagas' disease. Infection and Immunity , v. 71, p. 3165-3171, 2003.

  • PEREZ, A A ; ALP, RIBEIRO ; BARROS, M. V. ; SOUSA, M R ; BITTENCOURT, R. J. ; MACHADO, F S ; ROCHA, M. O. C. . Value of the radiological study of the thorax for diagnosing left ventricular dysfunction in Chagas' disease. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 80, p. 208-213, 2003.

  • CARMO, R. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; GUIMARÃES, M. C. D. ; Oliveira, M.S. ; Lima, A.A. ; Buzek, S.C. ; CORRÊA-OLIVEIRA, R ; ROCHA, M. O. C. . Hepatitis C virus infection among Brazilian hemophiliacs: a virological, clinical and epidemiological study. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto-SP, v. 35, p. 589-598, 2002.

  • BARROS, M V L ; MACHADO, F S ; RIBEIRO, A.L.P ; ROCHA, M. O. C. . Detection of early right ventricular dysfunction in Chagasdisease using tissue doppler imaging. Journal of the American Society of Echocardiography , v. 15, p. 1197-1201, 2002.

  • RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; Reis, A.M. ; BARROS, M V L ; Sousa, M.R. ; Ana Luiza Lunardi Rocha ; Perez, A.A. ; Braga, J.P. ; MACHADO, F S ; ROCHA, M. O. C. . Brain natriuretic peptide in the diagnosis of systolic left ventricular dysfunction in Chagas disease. Lancet , v. 360, p. 461-462, 2002.

  • ROCHA, M. O. C. ; CORREIA, P C ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; TORRES, R M ; TEIXEIRA, M M . Cardiovascular function in elderly patients with chronic chagasic cardiopathy. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba-MG, 2002.

  • RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; Frederico Lombardi ; S., Marcos Roberto ; Barros, M.V.L. ; A., Porta ; V.C.V., Barros ; E.D., Murilo ; F.S., Machado ; ROCHA, M. O. C. . Power-Law behaviour of heart rate variability in Chagas disease. The American Journal of Cardiology , USA, v. 89, n.4, p. 414-418, 2002.

  • Oliveira, E. ; RIBEIRO, Antonio Luiz Pinho ; F.A., Silva ; TORRES, Rosalia Moraes ; ROCHA, M. O. C. . The Valsalva maneuver in Chagas disease patients without cardiopathy. Int J Cardiol, v. 82, n.1, p. 49-54, 2002.

  • RIVERA, M T ; SOUZA, A P ; HASSLOCHERMORENO, A P ; XAVIER, S S ; GOMES, J. A. S. ; ROCHA, M O C ; OLIVEIRA, R C ; NEVES, R ; VALDERPAZ, J ; ARAÚJO, J A ; TÂNIA, C . Progressive Chagas cardiomyopathy is associated with low selenium levels. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , USA, v. 6, n.6, p. 706-712, 2002.

  • NUNES, M C P ; BARBOSA, M M ; BRUM, V A A ; ROCHA, M. O. C. . Análise morfofuncional do ventrículo direito na miocardiopatia dilatada chagásica.. Revista Brasileira de Ecocardiografia , Uberaba-MG, v. 15, p. 59-63, 2002.

  • ROCHA, M. O. C. ; GOMES, J. A. S. ; OLIVEIRA, L M B ; SOUZA, L J ; TEIXEIRA, M M ; SILVA, J S . Receptores de quimiocinas como marcadores para desenvolvimento de patologia na doença de Chagas humana. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v. 35, p. 139-142, 2002.

  • SANTOS, E. C. ; CAMPOS, G. B. ; DINIZ, A. C. ; LEAL, J. C. ; ROCHA, M. O. C. . Perfil clínico e critérios diagnósticos da mielorradiculopatia esquistossomótica. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , São Paulo-SP, v. 59, p. 772-777, 2001.

  • RIBEIRO, A. L. P. ; MORAES, R. S. ; RIBEIRO, J. P. ; FERLIN, E. L. ; TORRES, R M ; OLIVEIRA, e ; ROCHA, M. O. C. . Parasympathetic dysautonomia precedes left ventricular systolic dysfunction in Chagas`disease. Am Heart J, USA, v. 141, n.n2, p. 260-265, 2001.

  • BARROS, M. V. L. ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A. L. P. ; MACHADO, F. S. . Doppler Tissue Imaging to evaluate early myocardium damage in patients with undetermined form of Chagas`disease and normal echocardiogram.. Echocardiography (Mount Kisco) , New York, v. 18, n.2, 2001.

  • BARROS, M. V. L. ; ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A. L. P. ; MACHADO, F. S. . Tissue Doppler Imaging enables the identification of diastolic dysfunction of pseudonormal pattern in Chagas`disease. Journal of the American Society of Echocardiography , v. 14, p. 353-359, 2001.

  • BARROS, M. V. ; RIBEIRO, A L P ; ROCHA, M. O. C. ; MACHADO, F S . Tissue doppler imaging in the evaluation of the regional diastolic function in Chagas`disease. European Journal of Echocardiography , v. 2, p. 94-99, 2001.

  • ROCHA, M. O. C. ; CORDEIRO, F D ; SILVA, O. A. . Anti Trypanosoma cruzi immunoglobulin G1 can be a useful tool for diagnosis and prognosis of human chagas disease. Clinical and Diagnostic Laboratory Immunology , v. 8, n.1, p. 112-118, 2001.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L.P ; BARROS, M. V. L. . Importância da conceituação da forma indeterminada nas abordagens coletiva e individual do paciente chagásico. Soc. bras. Med. Tropical, v. 34, p. 88-90, 2001.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L.P . Estudo funcional autômico na estratificação de risco de deterioração clínica e do prognóstico na forma indeterminada da doença de Chagas. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v. 34, p. 90-93, 2001.

  • CORDEIRO, F. D. ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; OTÁVIO, M. ; ROCHA, M. O. C. ; Corrêa-Oliveira, R. ; ROMANHA, A. J. . AntiTrypanosoma cruzi immunoglobulin G1 Can Be a useful tool for diagnosis and prognosis of human chagas" disease. Clinical and Diagnostic Laboratory Immunology, v. 8, n.1, p. 1-7, 2001.

  • COSTA, R P ; GOLLOB, K J ; FONSECA, L. L. ; ROCHA, M. O. C. ; CHAVES, A C L ; MEDRANO-MERCADO, N. ; ARAUJO-JORGE, T. C. ; ANTAS, P. R. Z. ; COLLEY, D. G. ; CORRÊAOLIVEIRA, R ; GAZINELLI, G. ; CARVALHO-PARRA, J. ; DUTRA, W O . T cell repertoire analysis in acute and chronic human Chagas`disease: differential frequencies of V beta 5 expressing T cells.. Scand J Immunol, Noruega, v. 51, p. 511-519, 2000.

  • RIBEIRO, A. L. P. ; ROCHA, M. O. C. ; BARROS, M. V. L. ; RODRIGUES, A. R. V. ; MACHADO, F S . A narrow QRS does not predict a normal left ventricular function in Chagas`disease.. Pace, EUA, v. 23, p. 2014-2017, 2000.

  • ROCHA, M. O. C. ; OLIVEIRA, L M G Bahia ; GOMES, J. A. S. ; TEIXEIRA, M M ; GAZINELLI, G. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Miocardiopatia chagásica crônica: um exemplo de resposta Th1-exarcebada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 33, p. 121-125, 2000.

  • RIBEIRO, A. L. P. ; ROCHA, M. O. C. ; BARROS, M. V. L. ; RODRIGUES, A. R. V. ; MACHADO, F. S. . The QRS detection does not predict a normal left ventricular function in Chagas? disease. PACE. Process & Control Engineering , v. 23, p. 2014-2017, 2000.

  • OLIVEIRA, L. M. B. ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, M. M. ; GAZZINELLI, Giovanni ; Corrêa-Oliveira, R. . Miocradiopatia chagásica crônica: um exemplo de resposta Th-1 exarcerbada?. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 33, n.SupplIi, p. 121-125, 2000.

  • GUIMARAES, R. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARMO, R A ; ROCHA, M. O. C. ; LIMA, A. T. . Hepatitis C virus Genotypes In Hemophiliacs in the state of Minas Gerais, Brazil.. Transfusion (Arlington, Va.) , v. 1, p. 1194-1199, 1999.

  • CORRÊAOLIVEIRA, R ; GOMES, J. A. S. ; LEMOS, E. M. ; CARDOSO, G. M. ; REIS, D. D. ; ADAD, S. ; CREMA, E. ; MARTINS-FILHO, O. A. ; ROCHA, M. O. C. ; GAZINELLI, G. ; BAHIAOLIVEIRA, L M G . The role of immune response on the development of severe clinical forms of human Chagas`disease. Mem Inst Oswaldo Cruz, v. 94, n.suppl1, p. 253-255, 1999.

  • OLIVEIRA, Guilherme Correa ; CARMO, R. A. ; ROCHA, M. O. C. ; GUIMARÃES, M D C ; Corrêa-Oliveira, R. . Hepatitis C virus genotypes in hemophiliacs in the State of Minas Gerais, Brazil. Transfusion, Estados Unidos, v. 39, p. 1194-1199, 1999.

  • RIBEIRO, A.L.P ; ROCHA, M. O. C. . Forma Indeterminada da doença de Chagas: Considerações acerca do diagnóstico e do prognóstico.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba-MG, v. 31, n.3, p. 301-314, 1998.

  • CORRÊA-OLIVEIRA, R ; ROCHA, M. O. C. . IFN-gama human Chagas disease: Protection or pathology?. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , Campinas-SP, v. 31, n.1, p. 127-131, 1998.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A L P ; MACHADO, K. F. S. ; TORRES, R M ; R, S. . Avaliação da capacidade laborativa em pacientes chagásicos com bloqueio de ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo.. Rev Soc Bras Med Trop, v. 31, p. 37-41, 1998.

  • OLIVIERA, Lilian Maria Garcia Bahia ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; ROCHA, M. O. C. ; MOREIRA, M. C. V. ; LEMOS, Elenice Moreira ; LUZ, Z. M. P. ; PEREIRA, M e S ; COFFMAN, Robert L ; DIAS, João Pinto ; CANÇADO, J R ; GAZZINELLI, Giovanni ; Corrêa-Oliveira, R. . INF-y in human chagas`disease protection or pathology?. Brazilian Research and Development Journal, Rio de Janeiro, v. 31, p. 127-131, 1998.

  • PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, M. O. C. . Relação entre sexo, faixa etária e problemas diagnósticos em adultos que procuram centros de saúde caracterizados pela atividade docente- discente-assistencial na atenção primária à saúde.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 7, n.2-4, p. 84-85, 1997.

  • ROCHA, M. O. C. ; OLIVEIRA, L M G Bahia ; CORREAOLIVEIRA, R ; GOMES, J. A. S. ; GAZINELLI, G. . Inf-G in human chagas disease: Protection or Pathology?. Brazilian Journal of medical and biological research, v. 31, p. 127-132, 1997.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. . Os principais problemas diagnósticos da população que demanda aos centros de saúde à procura da atenção primária envolvendo atividade docente-discente-assistencial.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 7, n.1, p. 35-36, 1997.

  • ROCHA, M. O. C. ; KATZ, N. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; NEVES, J. ; ROCHA, R. L. ; ROCHA, R. S. ; RESENDE, D. F. . Pathogenetic factors of acute Schistosomiasis Mansoni: correlation of worn burden, IGE, blood eosinophilia and intensity of clinical manifestations.. TM & IH. Tropical Medicine and International Health , v. 1, n.2, p. 213-220, 1996.

  • GONTIJO, E. D. ; ROCHA, M. O. C. ; OLIVEIRA, U. T. . Perfil clínico-epidemiológico de chagásicos atendidos em ambulatorio de referência e proposição de modelo de atenção ao chagásico na perspectiva do SUS.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Rio de Janeiro-RJ, v. 29, n.2, p. 101-108, 1996.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; FERREIRA, C. S. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, R. S. ; KATZ, N. . Alterações radiológicas pulmonares em pacientes com Esquistossomose mansoni aguda toxêmica.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 6, n.2, p. 57-59, 1996.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, R. S. ; KATZ, N. . Estudo prospectivo clínico-laboratorial de 36 pacientes com esquistossomose mansoni em fase inicial.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 6, n.1, p. 2-3, 1996.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; FERREIRA, C. S. . Alterações radiológicas pulmonares em pacientes com esquistossomose mansoni hepatoesplênica.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 6, n.4, p. 130-131, 1996.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, R. L. ; FERREIRA, C. S. . Alterações radiológicas pulmonares em pacientes com Esquistossomose Mansoni Hepatointestinal.. REV. MED. MINAS GERAIS, v. 6, n.3, p. 94-95, 1996.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, R. L. ; RESENDE, D. F. ; NEVES, J. . Gastro-intestinal manifestations of the initial phase of schistosomiasis mansoni.. ANN. TROP. MED. PARAS., v. 89, n.3, p. 271-278, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, R. L. ; REZENDE, D. F. ; NEVES, J. . Secondary cutaneous manifestations of acute schistosomiasis mansoni.. Annals of Tropical Medicine and Parasitology , v. 89, n.4, p. 425-430, 1995.

  • ROCHA, R. L. ; ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; COELHO, P. M. Z. . Egg excretion in the initial phase of experimental murine schistosomiasis mansoni: stability of faecal egg excretion and association with worm burden.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo-SP, v. 37, n.3, p. 149-153, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, R. L. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; FERREIRA, C. S. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; KATZ, N. ; ROCHA, R. S. ; REZENDE, D. F. ; NEVES, J. . Pulmonary manifestations of the initial phase of schistosomiasis mansoni.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo-SP, v. 37, n.4, p. 311-318, 1995.

  • CHAVES, K M ; ZUMPANO, J F ; REZENDE, M. C. ; PIMENTA, F. G. ; ROCHA, M. O. C. . Malária em Minas Gerais, Brasil, no período de 1980-1992.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 11, n.4, p. 621-623, 1995.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. . Os principais medicamentos utilizados na terapêutica dos problemas diagnósticos no Centro de Saúde na atenção primária envolvendo atividade docente-discente-assistencial.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 5, n.1, p. 48-49, 1995.

  • RODRIGUES, R. N. ; MURTA, C. ; TEIXEIRA, M. A. C. ; CURY, G. C. ; ROCHA, M. O. C. . Clinical-epidemiologic study of schistosomiasis mansoni in ponte do pasmado, a village in the municipality of Itinga, State of Minas Gerais, Brazil.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo-SP, v. 37, n.1, p. 81-85, 1995.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. . Principais exames complementares utilizados em Centro de Saúde ligado a atividade docente-discente-assistencial em atenção primária a saúde.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 5, n.2, p. 132-133, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, R. L. ; FERREIRA, C. S. . Comparação entre alterações radiológicas pulmonares em pacientes com esquistossomose mansoni aguda, toxêmica e com formas crônicas, hepatointestinal e hepatoesplênica.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 5, n.3, p. 142-145, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. . Tempo dispendido e resolubilidade da consulta em centro de saúde na atenção primária envolvendo atividade docente-discente-assistencial.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 5, n.3, p. 191-192, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; ZUMAPNO, J F ; RESENDE, M. C. ; PIMENTA, F. G. ; SOUZA, A P ; PEDROSO, E. R. P. . Situação atual da malária na região metropolitana de Belo Horizonte, MG.. Brasil. Rev. Med. Minas Gerais, v. 5, n.2, p. 70-72, 1995.

  • ROCHA, M. O. C. ; REZENDE, M. C. ; ZUMAPNO, J F ; PIMENTA, F. G. ; PEDROSO, E. R. P. . Malária Autóctone da Região Metropolitana de Belo Horizonte.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 5, n.2, p. 119-121, 1995.

  • ROCHA, R. L. ; ROCHA, M. O. C. ; COELHO, P. M. Z. . O camundongo como modelo experimental na esquistossomose mansoni.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 4, n.3, p. 20-22, 1994.

  • SILVA, A. L. ; ROCHA, M. O. C. ; QUIRINO, V. A. . Hiperaldosteronismo primário associado a adenoma de supra-renal.. Jornal Brasileiro de Medicina , v. 66, n.5, p. 37-38, 1994.

  • GRECO, D. B. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; RASO, P. ; TAFURI, W. L. ; ROCHA, M. O. C. . Correlação anatomoclínica das alterações hepáticas, sob a visão da imunofluorescência e microscopia eletrônica, em paciente com esquistossomose mansoni aguda, toxêmica.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 4, n.3, p. 40-42, 1994.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; FERREIRA, C. S. . Alterações clínico-radiológicas pulmonares em pacientes com esquistossomose mansoni crônica com forma hepatesplênica após tratamento com oxamniquine. Relato de caso.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 3, n.4, p. 235-237, 1993.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; NEVES, J. ; ROCHA, R. S. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, R. L. ; KATZ, N. . Characterization of the non-apparent clinical form in the inicial phase of Schistosomiasis mansoni. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo-SP, v. 35, n.3, p. 247-251, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; FRREIRA, C. S. . Alterações clínico-radiológicas pulmonares em pacientes com esquistossomose crônica forma intestinal apos tratamento com oxamniquine: relato de caso.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 3, n.1, p. 50-51, 1993.

  • ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, R. L. ; PEDROSO, E. R. P. . Papel dos eosinofilos na infecção esquistossomótica.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 3, n.4, p. 210-214, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. . Os principais problemas diagnósticos da população que demanda aos centros de saúde (CS) à procura da atenção primária envolvendo atividade docente - discente - assistencial. Revista Médica de Minas Gerais , v. 3, p. 36, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. . Relação entre sexo, faixa etária e problemas diagnósticos em adultos que procuram centro de saúde (CS) caracterizado pela atividade docente - discente - assistencial (ADDA) na atenção primária à saúde. Revista Médica de Minas Gerais , v. 3, p. 37, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. . O relato pelo paciente de seus problemas, em função do problema diagnóstico no centro de saúde (CS) na atenção primária envolvendo a atividade docente - discente - assistencial (ADDA). Revista Médica de Minas Gerais , v. 3, p. 37, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. . Exames complementares principais utilizados no centro de saúde (CS) para ajudar o diagnóstico dos principais problemas que surgem na atividade docente - discente - assistencial (ADDA) que ocorrem na atenção primária à saúde. Revista Médica de Minas Gerais , v. 3, p. 36, 1993.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; LAMBERTUCCI, J. R. . Os principais medicamentos utilizados na terapêutica dos problemas diagnósticos no centro de saúde (CS) na atenção primária envolvendo a atividade docente -discente - assistencial (ADDA). Revista Médica de Minas Gerais , v. 3, p. 36, 1993.

  • ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, R. . Hipertensao Arterial - Tratamento. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 2, n.1, p. 22-29, 1992.

  • PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; FERREIRA, C. S. . Esquistossomose mansoni: forma hepatesplênica crônica e pulmonar. Correlação radiológica - cintilográfica pulmonar.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 2, n.4, p. 253-255, 1992.

  • ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, R. . . Hipertensão Arterial III - Tratamento.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 2, n.1, p. 22-29, 1992.

  • ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, R. . Semiotécnica da pressão arterial. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 1, p. 78-80, 1991.

  • ROCHA, M. O. C. ; RIBEIRO, A.L.P . Fundamentos da Prescricao.. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 1, n.1, p. 28-35, 1991.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; KATZ, N. ; ROCHA, R. S. . Avaliação clínico-patológica de pacientes com esquistossomose mansoni aguda, toxêmica.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 1, p. 6-8, 1991.

  • ROCHA, M. O. C. ; TEIXEIRA, R. . Semiotécnica da Pressão Arterial - II.. Rev. Med. Minas Gerais, v. 1, p. 78-80, 1991.

  • ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, R. L. ; PEDROSO, e R P ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; FERREIRA, C. S. . Forma pulmonar crônica da esquistossomose mansoni. Avaliação clínico-radiológica.. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v. 23, p. 83-89, 1990.

  • ROCHA, M. O. C. . Situação da Pesquisa em Medicina Tropical no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 23, p. 183, 1990.

  • ROCHA, M. O. C. ; ROCHA, R. L. ; NEVES, J. . Giardíase.. Ars Curandi, v. 21, p. 142-146, 1988.

  • ROCHA, M. O. C. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; FRREIRA, C. S. ; ROCHA, R. S. ; KATZ, N. . Bowel X-ray alterations in acute human schistosomiasis. Rev. Soc. Bras. Med. Trop, v. 20, n.3, p. 159-162, 1987.

  • GRECO, D. B. ; PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, M. O. C. ; COELHO, P. M. Z. ; RASO, P. ; FERREIRA, C. S. . Pulmonary involvement in schistosomiasis mansoni.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 82, p. 221-227, 1987.

  • PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, M. O. C. ; FERREIRA, C. S. ; RASO, P. . Pulmonary schistosomiasis sansoni: post-treatment pulmonary clinical-radiological alterations in patients in the chronic phase: A double-blind study. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 81, p. 778-781, 1987.

  • PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, M O C ; GRECO, D. B. ; RASO, P. ; LIMA, D.P. ; FERREIRA, C. S. . Alterações clínico-radiológicas pulmonares pós-tratamento na esquistossomose mansoni aguda e crônica.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 18, n.1, p. 23-31, 1985.

  • PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; FERREIRA, C. S. ; LIMA, D.P. ; RASO, P. . Pulmonary schistosomiasis: bronchopneumonitis probably due to schistosomulae. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 17, p. 213-215, 1984.

  • PEDROSO, E. R. P. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; ROCHA, M. O. C. ; GRECO, D. B. ; RASO, P. ; FERREIRA, C. S. ; LIMA, D.P. . Contribuição da presença do eosinófilo no escarro ao diagnósticos das alterações pulmonares pós-tratamento na esquistossomose mansoni humana crônica. Estudo Duplo-Cego. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 17, n.2, p. 77-79, 1984.

  • KATZ, N. ; ROCHA, R. S. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; Flan, S . Clinical trial with oxamniquine and praziquantel in the acute and chronic phases of schistosomiasis mansoni. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 25, n.4, p. 173-177, 1983.

  • LAMBERTUCCI, J. R. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, M. O. C. . Estabilidade na excreção de ovos de S. mansoni nas fezes de crianças com esquistossomose mansoni crônica.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 25, n.2, p. 37-41, 1983.

  • LAMBERTUCCI, J. R. ; MELLO, RT ; ERP, P. ; GRECO, D. B. ; ROCHA, M. O. C. . The circumoval precipitin test as control of cure in children with chronic schistosomiasis mansoni. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 25, n.1, p. 37-41, 1983.

  • LAMBERTUCCI, J. R. ; GRECO, D. B. ; PEDROSO, E. R. P. ; ROCHA, M. O. C. ; SALAZAR, H.M. ; LIMA, D.P. . A Double blind trial with oxamniquine in chronic schistosomiasis mansoni.. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 76, p. 751-755, 1982.

  • LAMBERTUCCI, J. R. ; PEDROSO, E. R. P. ; SOUZA, D.C.W ; LIMA, D.P. ; NEVES, J. ; SALAZAR, H.M. ; MARINHO, R.P. ; ROCHA, RP ; ROCHA, M. O. C. ; COELHO, P. M. Z. ; COSTA, MPFL ; GRECO, D. B. . Therapeutic efficacy of oral oxamniquine in the toxemic form of schistosomiasis mansoni. Report on two families of eleven individual and experimental study. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 29, p. 50-53, 1980.

  • NEVES, J. ; PEDROSO, E. R. P. ; GRECO, D. B. ; SOUZA, D.C.W ; ROCHA, M. O. C. ; RASO, P. . Esquistossomose pulmonar. I. Forma crônica extensa sem hipertensão pulmonar e na ausência de hipertensão portal.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 13, p. 25-34, 1979.

  • NEVES, J. ; PEDROSO, E. R. P. ; SOUZA, D.C.W ; GRECO, D. B. ; ROCHA, M. O. C. ; RASO, P. . Esquistossomose pulmonar. II. Forma crônica reativada com hipertensão e cor pulmonale.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 13, p. 35-44, 1979.

  • NEVES, J. ; PEDROSO, E. R. P. ; OREFICE, F. ; SOUZA, D.C.W ; GRECO, D. B. ; ROCHA, M. O. C. ; RASO, P. . Esquistossomose Pulmonar. III - Forma crônica extensa com hipertensão pulmonar e na vigência de hipertensão portal associada a provável coroidite e retinite esquistossomótica.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 13, p. 45-53, 1979.

  • ROCHA, M. O. C. ; PINTO, A S ; OLIVEIRRA, B M R ; BOTONI, F A ; RIBEIRO, A.L.P . Avaliação da função ventricular na doença de Chagas pelo índice de TEI.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 84, n.1, p. 67, 2005.

  • ROCHA, M. O. C. ; SOUZA, A P ; OLIVEIRA, B M R ; BOTONI, F A ; RIBEIRO, A.L.P . Correlação entre o índice de TEI e fração de ejeção em cardiopatia chagásica dilatada.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 84, n.1, p. 66, 2005.

  • ROCHA, M. O. C. ; PINTO, A S ; OLIVEIRA, B M R ; BOTONI, F A ; RIBEIRO, A.L.P . Avaliação do comprometimento ventricular esquerdo isolado na doença de Chagas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 84, n.1, p. 55, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, M. O. C. . Consultor "ad hoc" do Conselho Editorial do European Journal of Heart Failure. 2007.

ROCHA, M. O. C. . Relatório Técnico Final, apresentado ao CNPq, à UFMG e ao Comando Geral das Forças Armadas Angolanas. Projeto Piloto de Telessaúde Brasil-Angola. Edital MCT/CNPq n 16/2010. ProÁfrica.. 2013.

Rocha, Manoel OC . Implantação de Unidade de Videoconferência na Clínica do Comando do Exército Angolano, em Luanda. Projeto Piloto de Telessaúde Brasil-Angola. Edital MCT/CNPq n 16/2010. ProÁfrica. 2012.

ROCHA, M.O.C. . Uso de vacina contra dengue vai demorar três anos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROCHA, M.O.C. . Vacina, somente em 2016. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROCHA, M.O.C. . Informação e desenvolvimento para conter a hanseníase. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROCHA, M. O. C. . Esquistossomose mansoni. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROCHA, M.O.C. ; COURA, J. R. . CTI para a saúde nos trópicos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROCHA, M.O.C. . Antiga revista será disponibilizada em formato digital. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Especialistas defendem medidas para combater doenças negligenciadas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Medicina Intensiva Brasileira está de luto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROCHA, M.O.C. . Medicina diploma mestres e doutores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROCHA, M.O.C. . Medicina premia melhor pesquisa da pós-graduação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Doenças erradicadas no passado voltam a assustar a humanidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Reprogramação de marca-passo pode reduzir número de cirurgias do coração. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Cem anos depois... Após um século da descoberta, doença de Chagas ainda é problema de saúde pública no Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Especialistas culpam Serra por fracasso com a dengue. 2002. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Rocha, MO . Mensagem de Validação da Linha Guia de Atenção à Saúde - Dengue. 2009. (Mensagem de Validação).

GOMES, J.A.S. ; ARAÚJO, F. F. ; Chaves, A. C. L. ; FARES, R.C.G. ; FIUZA, J.A. ; ROCHA, M.O.C. ; CORRÊA-OLIVEIRA, R. . Avaliação deos mecanismos imunorreguladores na doença de Chagas. 2008. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, M. O. C. . Doença de Chagas - Fatores determinantes de Morbidade e Prognóstico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, J.A.S. ; ARAÚJO, F. F. ; Chaves, A. C. L. ; FIUZA, J.A. ; FARES, R.C.G. ; ROCHA, M.O.C. ; CORREA-OLIVEIRA, R. . Associação de parâmetros clínicos e imunológicos como ferramenta de predição para indicação de tratamento da infecção pelo Trypanosoma cruzi. 2007. (Relatório de pesquisa).

GOMES, J.A.S. ; ARAÚJO, F. F. ; ROCHA, M.O.C. ; CORRÊA-OLIVEIRA, R. . Avaliação do papel das células T reguladoras CD4+CD25+ na doença de Chagas humana. 2007. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, M. O. C. . Entrevista sobre o centenário da doença de Chagas. 2010 (Tema Livre).

ROCHA, M. O. C. . Fundamentals of Chagas`Disease. Core Lecture. Herman Memorial Hospital. Houston Medical Center, University of Texas, USA. 2000 (Conferência Internacional) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Papel dos receptores atípicos de quimiocinas ACKR1 (DARC) e ACKR2 (D6) na cardiomiopatia chagásica crônica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Rodrigo Corrêa-Oliveira - Integrante / Ester Roffê Santiago - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Papel dos receptores atípicos de quimiocinas ACKR1 (DARC) e ACKR2 (D6) na cardiomiopatia chagásica crônica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Rodrigo Corrêa-Oliveira - Integrante / Ester Roffê Santiago - Integrante.

  • 2013 - Atual

    ESTUDO DO PERFIL SOROLÓGICO E DE TRANSTORNOS PSICOSSOCIAIS EM CASOS NOVOS DE HANSENÍASE E SEUS CONTATOS NA REGIÃO NORTE DE MOÇAMBIQUE, Descrição: O diagnóstico da hanseníase é clínico, pois não existe exame laboratorial padrão ouro que possa confirmar esse diagnóstico em todas as suas apresentações clínicas (BRASIL, 2010; WHO, 2011). A busca por diagnóstico precoce, antes de ocorrerem incapacidades e deformidades, é prioritário, em especial entre os contatos domiciliares, grupo de maior risco de desenvolver hanseníase. (OSKAM; SLIM; BUHRER-SÉKULA, 2003; DOUGLAS et al., 2004; LOCKWOOD, 2005). O Mycobacterium leprae Flow - ML Flow é um teste relacionado com a carga bacilar, altamente sensível, para as formas multibacilares da hanseníase (OSKAM; SLIM; BUHRER-SÉKULA, 2003). Ele se mostra adequado para a classificação dos pacientes em multibacilares e paucibacilares, permitindo tratamento mais adequado. Entre os contatos, indica aqueles indivíduos com maior chance de desenvolver hanseníase no futuro (OSKAM; SLIM; BUHRER-SÉKULA, 2003). É um teste de fluxo lateral, simples e rápido e os resultados são obtidos entre cinco e 10 minutos, utilizando-se soro ou sangue total, sem necessidade de laboratório e refrigeração, podendo ser feito em qualquer local (BÜHRER-SÉKULA et al., 2003). Em 1987, Douglas et al. relataram chance 20 vezes maior de se desenvolver hanseníase entre os soropositivos. A presença de incapacidades, já no momento do diagnóstico, indica detecção tardia da doença, com consequentes prejuízos individuais, sociais e psicológicos. Conforme o critério recomendado pela OMS, a incapacidade física do paciente é avaliada nos olhos, mãos, pés e classificada em três graus (BRASIL, 2002; BRASIL, 2010b). Um dos principais problemas da hanseníase é o comprometimento neural e suas consequências. Além de incapacidades e deformidades físicas, a lesão neural também é a causa mais comum de impedimentos sociais para o portador de hanseníase, pois gera o estigma de o indivíduo ser visto como leproso (OPROMOLLA et al, 2003). A hanseníase leva a um grande prejuízo para a vida diária e relações interpessoais, provocando sofrimento que ultrapassa a dor e o mal estar estritamente vinculados ao prejuízo físico, com grande impacto social e psicológico (SINGHI et al., 2004; LUKA, 2010). O estigma afeta muitos aspectos da vida das pessoas com hanseníase, tais como convívio social, atividades laborativas e religiosas, relações interpessoais e provoca aumento do estresse emocional (VAN BRAKEL, 2003). O estigma imposto pela sociedade afeta a qualidade de vida não só das pessoas com hanseníase mas também de suas famílias, do ponto de vista social, econômico e psicológico (SCOTT, 2000; VAN BRAKEL, 2003; TSUTSUMI et al., 2004). A Escala de Participação é um instrumento internacional para ser usado em países com hanseníase endêmica, adequado para medir restrições à participação na sociedade de pessoas com hanseníase, deficiências ou outras condições estigmatizantes (VAN BRAKEL et al, 2006). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Sandra Lyon - Integrante / ana thereza chaves - Integrante / Ana Claudia L Moura - Integrante / Sílvia Helena L Moura - Integrante / Francisco Carlos Félix Lana - Integrante / Giovane Rodrigo de Sousa - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Caracterização dos mecanismos imunológicos de pacientes infectados pelo Mycobacterium leprae e a sua correlação com a expressão clínica, prognóstico e resposta terapêutica da hanseníase., Descrição: Vários estudos buscam compreender os mecanismos envolvidos no controle e/ou desenvolvimento das formas graves da hanseníase, na tentativa de se encontrarem marcadores de evolução da morbidade, prognóstico e resposta terapêutica, permitindo, assim, a estratificação de risco, identificação de pacientes que devam ser acompanhados e que mereçam tratamento de forma diferenciada. Observa-se que marcos fundamentais do conhecimento sobre a patogenia da hanseníase já foram estabelecidos nas duas últimas décadas. Contudo, verifica-se notável desproporção entre o desenvolvimento de novas técnicas de estudo da resposta imune, o nível de conhecimento atual sobre o perfil e a importância dessa resposta no comportamento e evolução das infecções humanas e a continuidade dos estudos específicos, nesta área, referentes à hanseníase, doença negligenciada que persiste sendo um destacado problema de saúde pública mundial. O presente projeto objetiva contribuir para a produção de conhecimentos relevantes, que preencham elos faltantes sobre os mecanismos imunológicos e o perfil diferenciado da resposta imune desenvolvidos por pacientes infectados pelo M. leprae e suas correlações com a morbidade, diversidade da expressão clínica, da evolução e da resposta terapêutica da hanseníase.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / ana thereza chaves - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Estudo da presença de metais tóxicos em preparações de antimonial pentavalente utilizado no tratamento das leishmanioses, e sua relação com efeitos adversos, Descrição: Trata-se de acompanhamento da reações adversas e medicamentos (RAMs) causadas pelo antimonial pentavalente, descrevendo-se a frequência e tipos de reações adversas causadas pelo fármaco, bem como as possíveis causas das reações através da investigação da presença de metais tóxicos e antimônio trivalente nos lotes de medicamentos utilizados. Os resultados desse estudo podem fornecer informações relevantes sobre a qualidade do medicamento utilizado, os parâmetros que devem ser utilizados para acompanhar pacientes em uso desse medicamento e subsidiar estratégias para promoção do seu uso racional e seguro... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / REGINA LUNARDI ROCHA - Integrante / Ana Claudia L Moura - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Integrante / JOSÉ BENTO DA SILVA - Integrante / Lucinéia Maria de Queiroz Carvalhais - Integrante.

  • 2013 - Atual

    FATORES DETERMINANTES DE PROGNÓSTICO E MORBIDADE NA CARDIOPATIA CHAGÁSICA CRÔNICA - FASE II, Descrição: A imunopatogênese da cardiopatia chagásica crônica é complexa e ainda não totalmente esclarecida. Acredita-se que o parasito representa papel fundamental durante as fases aguda e crônica da doença, dependendo provavelmente do tipo de cepa presente na infecção. A interação entre parasito e mediadores do sistema imune parece constituir o principal fator responsável pelos danos teciduais, favorecendo a persistência da inflamação cardíaca, a perda de cardiomiócitos e a fibrose reparativa subsequente, levando a uma perda funcional importante do órgão ao longo dos anos. Na fibrose cardíaca, o colágeno fibrilar ocupa o espaço das células destruídas, servindo como tecido de substituição. Além desta deposição de colágeno no sítio danificado, como resposta de cicatrização (fibrose reparativa), também ocorre aumento na deposição de colágeno distal à lesão (fibrose reativa). A produção de TGF-b (fator de crescimento de transformação-b) em áreas próximas à lesão pode contribuir para a hipertrofia de cardiomiócitos e para o processo de deposição de matriz. Além dessa citocina, outras também participam deste concerto de atividades biológicas envolvidas na gênese e regulação da fibrose, incluindo as citocinas pró-fibrogênicas, como o fator de necrose tumoral alfa (TNF-a), a endotelina, o fator de crescimento derivado de plaquetas (PDFG), o fator de crescimento básico de fibroblastos (bFGF), a proteína quimioatraente a monócitos-1 (MCP-1), a proteína inflamatória de macrófagos 1-alfa (MIP-1a), a interleucina 1 (IL-1), a interleucina 5 (IL-5), a interleucina 8 (IL-8) e a interleucina 13 (IL-13) e as antifibrogênicas, como o interferon gama (IFN-g). Uma das manifestações clínicas mais marcantes da cardiopatia chagásica crônica é a morte súbita, a qual se atribui mais de 50% da letalidade da doença. O mecanismo mais frequentemente envolvido com a morte súbita, nos pacientes chagásicos, é a arritmia ventricular maligna, ou seja, taquicardia ventricular sustentada (TVS) degenerando em fibrilação ventricular, ou mesmo a fibrilação ventricular não precedida pela TVS. Episódios de arritmias ventriculares malignas são muito mais frequentes em pacientes com cardiopatia chagásica do que em pacientes com outras formas de cardiopatia. O cardiodesfibrilador implantável (CDI) se tornou a principal estratégia terapêutica para prevenção de morte súbita. Entretanto, a eficácia e a segurança de se tratar o paciente chagásico com o CDI foi avaliada em poucos estudos observacionais. Assim, o tratamento da arritmia ventricular no chagásico com o implante de CDI é essencialmente empírico, baseado em extrapolação e recomendações destinados a cardiopatias de outras etiologias. Além disso, os resultados são divergentes quanto ao comportamento distinto do paciente chagásico, quando comparado com não chagásicos. Existe dúvida se há diferença entre os grupos em relação ao tempo até a primeira terapia apropriada, ao número de choques apropriados e inapropriados e em relação aos preditores de choque. Considerando-se a maior arritmogenicidade de cardiomiopatia chagásica e, consequentemente, o maior número de descargas elétricas desencadeadas pelo CDI nesses pacientes, levanta-se a hipótese de que, a despeito da prevenção de morte súbita cardíaca, o implante de CDI determinaria deterioração progressiva da função ventricular, em grau mais acentuado do que aquela observada em pacientes com CDNI. Para que se obtenha benefício expressivo com a terapia com CDI é necessária à utilização de preditores de risco individuais capazes de indicar quais pacientes se encontram em risco aumentado de morte súbita e quais apresentam risco negligenciável, estando, assim, expostos desnecessariamente a efeitos adversos, sem benefícios evidentes com o uso do dispositivo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Maria do Carmo Pereira Nunes - Integrante / ana thereza chaves - Integrante / Airandes Sousa Pinto - Integrante / Giovane Rodrigo de Sousa - Integrante / Henrique Silveira Costa - Integrante / Rodrigo Correa de Oliveira - Integrante / Juliana A S Gomes - Integrante / CARMO, ANDRE ASSIS - Integrante / BOTONI, FERNANDO A - Integrante / eduardo belisário falchetto - Integrante / henrique barroso moreira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Avaliação da resposta imune de pacientes com hanseníase, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / F S MACHADO - Integrante / Sandra Lyon - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / Silvia Helena Lyon de Moura - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / Manoel Villarroel - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Fatores de Risco para Complicações da Anticoagulação Oral em Pacientes com Doenças Cardiovasculares Atendidos em Ambulatório Especializado do Hospital das Clinicas da UFMG: um Estudo de Coorte, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Auxiliadora Parreiras Martins em 23/09/2016., Descrição: Trata-se de um estudo de coorte para avaliar os fatores de risco associados às complicações do tratamento com anticoagulantes orais em pacientes ambulatoriais tratados cronicamente com varfarina devido à diferentes indicações. Essa investigação poderá incrementar o conhecimento sobre os efeitos desse tratamento em um contexto brasileiro de assistência. Seus resultados poderão auxiliar na elaboração e validação de modelos preditivos de complicações que melhor se ajustem à realidade brasileira, trazendo potenciais contribuições para a prática clínica e agregando valor ao processo de tomada de decisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Antonio Luiz Pinho Ribeiro - Integrante / Vandack Alencar Nobre jr. - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Coordenador / Daniel Dias Ribeiro - Integrante / Karina Braga Gomes - Integrante / Adriano Max Moreira Reis - Integrante / Milena Soriano Marcolino - Integrante / Eric Boersma - Integrante.

  • 2011 - Atual

    PRONEX CHAGAS MG, Descrição: Busca de marcadores clínicos, celulares e genéticos de susceptibilidade a cardiopatia chagásica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Juliana Assis Estanislau - Integrante / Fernando A. Botoni - Integrante / Maria do Carmo Pereira Nunes - Integrante / Walderez Ornelas Dutra - Coordenador / GOLLOB, KENNETH J. - Integrante / MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Neuroimunomodulação na Doença de Chagas humana: Papel de VIP como agente terapêutico nas fases aguda e crônica, Descrição: Em linhas gerais, a proposta deste trabalho é avaliar os efeitos do neuropeptídeo VIP sobre a viabilidade de formas amastigotas e tripomastigotas de diferentes cepas de T. cruzi e os efeitos do neuropeptídeo sobre a capacidade de infecção do parasita. Adicionalmente, pretende-se avaliar as possíveis alterações no perfil imune-celular oriundas da presença de VIP em culturas de células infectadas com T. cruzi. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Gollob, K. J. - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / MENEZES, CRISTIANEALVESSILVA - Coordenador / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / Daniela Rodrigues de Faria - Integrante / Rafaela Gontijo Manso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Identificação de metaloproteinases associadas com a disfunção cardíaca na doença de Chagas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / ARAÚJO, F. F. - Integrante / Talvani, André - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / TEIXEIRA-CARVALHO, A. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / CHAVES, A.T. - Integrante / FARES, R.C.G. - Integrante / FERREIRA, K.S. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Coordenador / Giovane Rodrigo Sousa - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Estudo da apoptose induzida por células T reguladoras de pacientes com diferentes graus de acometimento cardíaco na doença de Chagas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / AT Carvalho - Integrante / Talvani, André - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / FARES, R.C.G. - Integrante / FERREIRA, K.S. - Integrante / DE ARAÚJO, F. F. - Integrante / MENEZES, CRISTIANEALVESSILVA - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Coordenador / Giovane Rodrigo Sousa - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Avaliação do papel de células T CD4+CD25+ e a associação de polimorfismos do gene Foxp3 no desenvolvimento das formas graves da doença de Chagas humana., Descrição: Investigar o perfil fenotípico e o papel das células T reguladoras CD4+CD25+ (TReg) de pacientes apresentando as formas clínicas indeterminada, cardíaca e digestiva da doença de Chagas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / ARAÚJO, F. F. - Integrante / FUJIWARA,R.T. - Integrante / Karine Silvestre Ferreira - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / FARES, R.C.G. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Avaliação da frequência de genótipos polimórficos em genes codificadores para FOXP3 em células do sangue periférico de pacientes com doença de Chagas e associações com o desenvolvimento da cardiopatia chagásica., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / Karine Silvestre Ferreira - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Marcadores de prognóstico na doença de Chagas Humana, Descrição: Este projeto visa a identificação de marcadores genéticos e celulares indicativos da evolução para formas mais graves da doença de Chagas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Maria do Carmo Pereira Nunes - Integrante / Walderez Ornelas Dutra - Coordenador / MENEZES, CRISTIANEALVESSILVA - Integrante / GOLLOB, KENNETHJ. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Avaliação do Impacto da Implantação de Clínica de Anticoagulação da Assistência a Pacientes Chagásicos e Não-chagásicos Atendidos No Hospital das Clínicas da UFMG, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Luiz Pinho Ribeiro em 07/04/2014., Descrição: Trata-se de projeto cujo objetivo é comparar o controle da anticoagulação e pela prática clínica usual. A pesquisa será realizada durante a implantação da clínica de anticoagulação para atendimento a pacientes cardiopatas chagásicos e não-chagásicos no Hospital da Clínicas da UFMG... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Antonio Luiz Pinho Ribeiro - Coordenador / Vandack Alencar Nobre jr. - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Integrante / Cibele Comini César - Integrante / João Antonio Queiroz de Oliveira - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Biomarcadores de apoptose na cardiopatia chagásica crônica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Mauro M Teixeira - Integrante / Antonio Luiz Pinho Ribeiro - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Talvani, André - Integrante / Maria do Carmo Pereira Nunes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Avaliação do perfil de migração, ativação e produção de citocinas por células T CD4+ e CD8+ de pacientes portadores das diferentes formas clínicas da doença de Chagas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Juliana Assis Estanislau - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / rafaelle christine gomes fares - Integrante / fernanda fortes de araujo - Integrante / jacqueline araujo fiuza - Integrante / FUJIWARA,R.T. - Integrante / CORREA-OLIVEIRA, RODRIGO - Coordenador.

  • 2005 - 2009

    Análise da correlação entre apoptose e o desenvolvimento das formas clínicas da doença de Chagas, Descrição: Avaliar a presença de apoptose em células do sangue periférico de pacientes com doença de Chagas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / ARAÚJO, F. F. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Coordenador / FARES, R.C.G. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / TEIXEIRA-CARVALHO, ANDRÉA - Integrante / Elaine M Fagundes - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Imunopatogenia da doença de Chagas: Avaliação do papel das células aderentes de pacientes chagásicos cardíacos e indeterminados sobre o perfil de citocinas e prostaglandinas e a expressão de moléculas co-estimulatórias, Descrição: Avaliação do papel das células aderentes de pacientes chagásicos cardíacos e indeterminados sobre o perfil de citocinas e prostaglandinas e a expressão de moléculas co-estimulatórias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / MORATO, M. J. F. - Integrante / Andréia Maria Molica - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Coordenador / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Análise do repertório Vbeta de celulas T CD28- de pacientes chagásicos, Descrição: Este trabalho visou o sequenciamneto de regiões variáveis beta de células CD4 de pacientes chagásicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Menezes, C. A. S. - Integrante / Gollob, K. J. - Integrante / Dutra, W. O. - Coordenador / FALTA, M. - Integrante / FONTENOT, A. P. - Integrante.

  • 2004 - 2010

    Avaliação dos parâmetros clínicos, parasitológicos e imunológicos como marcadores de indicação de tratamento da infecção crônica pelo Trypanosoma cruzi, Descrição: Identificar marcadores imunológicos como marcadores de indicação de tratamento da infecção crônica pelo Trypanosoma cruzi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / A O MARTINSFILHO - Integrante / Andréia Maria Molica - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / ARAÚJO, F. F. - Integrante / Maria José Ferreira Morato - Integrante / Mauro M Teixeira - Integrante / paula pinho de frança - Integrante / Talvani, André - Integrante / FUJIWARA,R.T. - Integrante / Jacqueline A Fiuza - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / FARES, R.C.G. - Integrante / FERREIRA, K.S. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / Vladimir L Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Avaliação da cinética de aparecimento de moléculas co-estimulatórias em células mononucleares do sangue periférico de pacientes chagásicos após estimulação in vitro por antígenos do Trypanosoma cruzi, Descrição: Avaliar a cinética de aparecimento de moléculas co-estimulatórias em células mononucleares do sangue periférico de pacientes chagásicos após estimulação in vitro por antígenos do Trypanosoma cruzi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / MORATO, M. J. F. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Coordenador / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / Vladimir L Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2010

    Avaliação do papel de células T reguladoras na doença de Chagas, Descrição: Avaliar o papel das células T reguladoras (CD4+CD25high) no controle e/ou desenvolvimento das formas graves da doença de Chagas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / CHAVES, A. T. - Integrante / ARAÚJO, F. F. - Integrante / FUJIWARA,R.T. - Integrante / TEIXEIRA-CARVALHO, A. - Integrante / Karine Silvestre Ferreira - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Coordenador / FIUZA, J.A. - Integrante / FARES, R.C.G. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante / Nílton Barnabe Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Estudo da resposta imune celular em pacientes portadores das formas clínicas digestiva e cardio-digestiva da doença de Chagas, Descrição: Avaliar a resposta imune de pacientes com as formas clínicas digestiva e cardio-digestiva da doença de Chagas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / G M CARDOSO - Integrante / MORATO, M. J. F. - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Coordenador / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Infecção de ratos jovens e adultos com distintas populações de Trypanosoma cruzi: histopatologia, frequência de leucócitos do sangue periférico e produção de citocinas, Descrição: Este projeto objetivou a análise histopatológica de órgãos afetados pela infecção chagásica, bem como caracterização citométrica de leucócitos possivelmente envolvidos na formação destas lesões em ratos infectados com diferentes populações de Trypanosoma cruzi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Coordenador / Menezes, C. A. S. - Integrante / Gollob, K. J. - Integrante / Dutra, W. O. - Integrante / Patricia Resende Alo Nagib Loyola - Integrante / Conceição Ribeiro da Silva Machado - Integrante.

  • 2003 - Atual

    Determinação da ocorrência de polimorfismos gênicos em pacientes com diferentes formas clinicas da doença de Chagas, Descrição: Buscamos avaliar se há correlação entre a ocorrência de polimorfismos em genes relacionados a resposta imunológica e a ocorrência da doença de Chagas, especialmente da forma severa desta patologia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Walderez Ornelas Dutra - Coordenador / GOLLOB, KENNETH J. - Integrante / Germano Carneiro - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - Atual

    Células T na doença de Chagas humana: estudo funcional de linfócitos T CD28+ e CD28- provenientes de pacientes portadores de diferentes formas clínicas, Descrição: Abordagem dos aspectos da biologia dos linfócitos T com expressão diferencial de CD28 e a caracterização do receptor de células T (TCR) provenientes de pacientes chagásicos crônicos. Durante a execução desse projeto, descrevemos importantes características dos linfócitos T CD28+ e CD28-, tanto em condições fisiológicas como patológicas, utilizando diferentes cultura celular, cultura de T. cruzi, citometria de fluxo e biologia molecular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Menezes, C. A. S. - Integrante / Gollob, K. J. - Integrante / Dutra, W. O. - Coordenador.

  • 2002 - 2002

    Progressive Chagasdisease cardiomyopathy is associated with low selenium levels, Descrição: Avaliar o papel do selenio na resposta imune de pacientes portadores de doença de Chagas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Rivera, M.T. - Integrante / Hasslocher-Moreno, A - Integrante / Xavier, S.S. - Integrante / Araújo-Jorge, Tânia C. - Coordenador / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / ESTANISLAU, JULIANA ASSIS SILVA GOMES - Integrante.

  • 2001 - Atual

    Estudo de papel de células T com expressão diferencial de CD28 na doença de Chagas humana- financiamento: OMS, Descrição: Buscamos compreender o papel de linfócitos T com expressão diferencial de CD28 na doença de Chagas humana. Avaliamos sua produção de citocinas, expressão de moléculas relacionadas a citotoxicidade e repertorio de reconhecimento antigênico... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Walderez Ornelas Dutra - Coordenador / GOLLOB, KENNETH J. - Integrante / MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA - Integrante / Andrea Carla Leite Chaves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / World Health Organization - Auxílio financeiro.

  • 2001 - Atual

    Características fenotipicas e funcionais de monócitos de pacientes chagásicos de diferentes formas clínicas ? financiamento OMS, Descrição: Este projeto de pesquisa visa avaliar características fenotípicas e funcionais de monócitos de pacientes chagásicos de deiferentes formas clínicas, assim como seu comportamento frente a infecção pelo T. cruzi. Buscamos compreender se as diferenças nos monócitos poderiam estar associadas a evolução clínica diferenciada da doença... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / Walderez Ornelas Dutra - Coordenador / GOLLOB, KENNETH J. - Integrante / MENEZES, CRISTIANE ALVES DA SILVA - Integrante / Andrea Carla Leite Chaves - Integrante / Paulo Eduardo Alencar de Souza - Integrante / Janete Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / World Health Organization - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2002

    Chagas disease, inflammation and chemokines - TDR WHO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauro Martins Teixeira em 07/04/2013., Descrição: Financiamento destinado ao estudo dos mecanismos imunofarmacológicos envolvendo a infecção pelo T. cruzi em animais experimentais e seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / M M TEIXEIRA - Coordenador / GAZZINELLI - Integrante / Talvani, André - Integrante / CORRÊA-OLIVEIRA, R. - Integrante / Lineu Freire Maia - Integrante / Igor Almeida - Integrante / Julio Aliberti - Integrante., Financiador(es): United Nations Development Programme (China) - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2002

    Avaliação de biomarcadores para a cardiopatia chagásica crônica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauro Martins Teixeira em 07/04/2013., Descrição: Projeto vinculado à tese de doutoramento de Andre Talvani, finalizada em 2002... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Otávio da Costa Rocha - Integrante / M M TEIXEIRA - Coordenador / Antonio Luiz Pinho Ribeiro - Integrante / Talvani, André - Integrante., Financiador(es): Instituto de Ciências Biologicas - UFMG - Outra / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Remuneração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Palmas Acadêmicas, Acadêmia Mineira de Medicina.

2019

Primeiro lugar de trabalhos científicos na categoria "Profissionais da Saúde - Não Médicos", 29 CONGRESSO DA SOCIEDADE MINEIRA DE CARDIOLOGIA, Sociedade Mineira de Cardiologia.

2019

Segundo lugar de trabalhos científicos na categoria "Profissionais da Saúde - Não Médicos", 29 CONGRESSO DA SOCIEDADE MINEIRA DE CARDIOLOGIA., Sociedade Mineira de Cardiologia.

2013

Menção Honrosa na categoria TESE DE DOUTORADO do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos ?Lenita Wannmacher?, Ministério da Saúde.

2013

Prêmio UFMG de Teses 2013 conferido à melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, defendida em 2012, Universidade Federal de Minas Gerais.

2012

Melhor trabalho apresentado no I SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E V SIMPÓSIO DE BIOLOGIA CELULAR DA UFMG PROF. LUIZ RENATO DE FRANÇA, Pós graduação em Biologia Celular da UFMG.

2011

Finalista do Prêmio Santander - Inovação: Saúde, Banco Santander.

2011

Personalidade Médica Mineira , categoria Atividade Científica, Associação Médica de Minas Gerais , Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, CRMMG.

2009

Prêmio Jonas Talberg, Sociedade Brasielira de Cardiologia.

2009

Medalha Comemorativa do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

2009

Honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, V Fórum Internacional sobre Envelhecimento Cutâneo, IV Congresso da Academia Brasileira de Dermatolo.

2009

Prêmio UFMG de Teses 2009: recebido pelo doutorando Alexandre Sampaio Moura. Orientador Manoel Otávio da Costa Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais.

2009

Medalha do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas (1909-2009) - Melhor poster apresentado na temática Resposta Imune, Fundação Oswaldo Cruz.

2007

Agradecimento e reconhecimento como representante Suplente da Faculdade de Medicina da UFMG no Conselho Universitario, Faculdade de Medicina da UFMG.

2006

Prêmio Zigman Brener-Primeiro lugar na avaliação dos temas livres apresentados durante a XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doeça de Chagas, SBMT,UFTM.

2006

Membro titular da Academia Mineira de Medicina, Academia Mineira de Medicina.

2003

Prêmio Jonas Talberg, 2 lugar, Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2002

Medalha da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais.

2002

Prêmio Jonas Talberg, 3 lugar, Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2000

Prêmio Joaquim Eduardo Alencar: Melhor dissertação de mestrado-Ricardo Andrade Carmo, orientador Manoel Otávio da Costa Rocha, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

2000

Prêmio Bristol-Myers-Squibb de Imunologia: recebido pelo doutorando Ricardo A. Carmo. Orientador Manoel Otávio da Costa Rocha, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

1999

Prêmio: Carlos Chagas, Simpósio Internacional sobre Avanços do Conhecimento da doença de Chagas 90 anos após sua descoberta.

1996

Medalha comemorativa dos 85 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, Faculdade de Medicina da UFMG.

1994

Professor homenageado pela turma de formandos em Medicina, Faculdade de Medicina da UFMG.

1993

Professor homenageado pela turma de formandos em Medicina, Faculdade de Medicina da UFMG.

1990

Professor homenageado pelos formandos de Medicina, Faculdade de Medicina UFMG.

1989

Professor homenageado pelos formandos de Medicina, Faculdade de Medicina da UFMG.

1987

Professor homenageado pelos formandos de Medicina, Faculdade de Medicina UFMG.

1986

Prêmio Cientista Jovem do 8 Congresso Mundial de Gastroenteroloia, VIII Cogresso Mundial de Gastroenterologia.

1986

Professor homenageado pelos formandos da turma de Medicina, Faculdade de Medicina UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica. , Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, 30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32489822, Fax: (31) 32730422

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Conselho de Saúde

2014 - Atual

Centro de Pesquisas René Rachou

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Revista Médica de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Editor Associado

1984 - 2004

Revista Médica de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial

2012 - Atual

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Editor Associado

2013 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Repres. tit. Fac. Med. Conselho Universitário

2013 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro efetivo do Conselho Universitário- Representante da Faculdade de Medicina

2007 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. titular dos Coord. PG no CEPE

2005 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro tit do Cons Diretor Bib. Universitária

2004 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Representante da FM no CEPE da UFMG

1997 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa

2001 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial - Editora UFMG

1999 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Câm Assess Pró-Reitoria PQ

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial - Editora UFMG

Atividades

  • 01/1989

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica.,Atividade de extensão realizada, Atenção Referencial ao Paciente Chagásico em Minas Gerais.

  • 01/1983

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia de Adultos I, Doenças Infecciosas e Parasitárias

2003 - 2007

Faculdade de Medicina (UFMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. tit. dos Prof. Titulares na Congregação

2001 - 2002

Faculdade de Medicina (UFMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. titular dos Coord. PG na Congregação

1987 - 1989

Faculdade de Medicina (UFMG)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Rep. titular do CLM na Congregação

1983 - 1985

Faculdade de Medicina (UFMG)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. titular do CLM na Congregação

2011 - 2014

Centro de Pós-Graduação/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

2010 - 2011

Centro de Pós-Graduação/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

2000 - 2002

Centro de Pós-Graduação/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

2011 - Atual

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador

2007 - Atual

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador disciplina Prática Docente (PG)

1991 - Atual

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Disciplina DIP (PG)

1986 - Atual

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Pleno

2001 - 2010

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

1999 - 2000

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador

1996 - 1997

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

1994 - 1995

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador

1989 - 1993

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador

1986 - 1988

Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador

2019 - Atual

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. Suplente dos Prof. Tit. na Câmara Dep.

2002 - Atual

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. titular, por concurso de títulos e prov

2007 - 2010

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. tit. Prof. Titulares na Câmara

1993 - 2005

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador disciplina DIP (GRAD)

1993 - 1998

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. titular Prof. Adjuntos na Câmara Depert.

1989 - 1990

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Discipl. Medicina Geral de Adultos A

1987 - 1987

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe

1986 - 1987

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subchefe

1986 - 1987

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Comissão Coordenação Didática - CCD

1983 - 1985

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Rep. titular Prof. Ass. na Câmara Depart.

1983 - 1985

Departamento de Clínica Médica/ FM-UFMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Discipl. Medicina Geral de Adultos A

2002 - Atual

Hospital das Clinicas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro titular da Comissão de Ética Médica

1991 - Atual

Hospital das Clinicas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptor Res. Med. Serviço DIP

1989 - Atual

Hospital das Clinicas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Amb. Ref. Doença de Chagas - CTR--DIP

2004 - 2008

Hospital das Clinicas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Ética Médica

1991 - 1995

Hospital das Clinicas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Serviço de DIP

1977 - 1979

Hospital das Clinicas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptor da Residência em Clínica Médica

1997 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade Pq

2016 - 2019

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Comitê de Editoração

2010 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro do CA Medicina

2001 - 2003

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria

1999 - 2001

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria

1993 - 1994

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Presidente da Regional de Minas Gerais

1989 - 1990

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria

1999 - 2001

Fundação Ezequiel Dias

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Curador

1995 - 1997

Hospital Eduardo de Menezes

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Preceptor Res. Med. Infectologia

Outras informações:
Preceptor de estágio de residência médica no Serviço DIP do HC-UFMG

1996 - 1996

Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Fellow

2019 - Atual

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Conselho Curador