Marcus Fernandes Marcusso

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas. Docente no Mestrado Profissional ProFEPT - Polo IFSULDEMINAS. Docentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, licenciaturas e pós-graduações lato sensu.Atualmente é vice-coordenador da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus InconfidentesTem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da Educação, Bases Conceituais da Edicação Profissional e Tecnológica e Educação Militar.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: EDUCAÇÃO MILITAR BRASILEIRA: OS REGULAMENTOS DE ENSINO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (1905 - 1937)
, Ano de obtenção: 2017. Amarílio Ferreira Júnior. Palavras-chave: Educação Militar; História da Educação; Escola de Estado-Maior do Exército.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade Federal de São Carlos
Título: A Escola Militar do Realengo e a formação do oficial do Exército Brasileiro (1904-1929)
Orientador: Prof. Dr. Amarílio Ferreira Jr.
, Ano de Obtenção: 2012.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Militar; História da Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Militar. Setores de atividade: Educação.

Especialização interrompida em 2013 em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD

2011 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2013

Graduação em História

2003 - 2007

Universidade Federal de Ouro Preto

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Formação em Tutoria Virtual - SEAD. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2010 - 2010

A biografia na História. (Carga horária: 8h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2010 - 2010

Estágio de Capacitação Docente - Ensino Superior. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

História e Ciência. (Carga horária: 8h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação profissional e tecnológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Militar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.

Organização de eventos

MARCUSSO, M. F. . Semana de recepção das Licenciaturas 2019. 2019. (Outro).

Participação em eventos

VI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.ESCOLA DE ESTADO-MAIOR: EDUCAÇÃO MILITAR E FORMAÇÃO DA ELITE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO (1905 - 1955). 2014. (Seminário).

X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. FONTES E METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO MILITAR: A ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E SEUS REGULAMENTOS (1905-1955). 2014. (Congresso).

EADSIMP 2013 - A institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior. 2013. (Simpósio).

VII COPEHE - Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MILITAR: O CASO DA ESCOLA MILITAR DO REALENGO.. 2013. (Congresso).

IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED IV).A Escola Militar do Realengo-RJ e a proposta de modernização da educação militar brasileira (1913-1922). 2010. (Encontro).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana (CIHELA). AS COMEMORAÇÕES ESCOLARES E SUAS FRESTAS: AS RELAÇÕES ENTRE A REPÚBLICA E AS FESTAS DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA (1909-1930). 2009. (Congresso).

VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: "História, Sociedade e Educação no Brasil".JORNAL O GERMINAL : UM OLHAR SOBRE AS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIMÁRIA EM MARIANA (1901-1930). 2009. (Seminário).

I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil. 2007. (Simpósio).

Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade.Memórias conflitantes: a recepção das propostas aliancistas no interior da liderança tententista. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade e deslocamentos.A improvável conciliação: tenentismo e Aliança Liberal às vésperas do movimento de 30 (1927-1930). 2007. (Simpósio).

I Seminário de História do ICHS: caminhos da Historiografia Contemporânea.A formação e evolução do movimento tenentista: dos primeiros levantes a sua diluição (1922-1935). 2006. (Seminário).

I Simpósio Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).

XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP."As formas de conciliação são sempre admissíveis": Tenentisto e Aliança Liberal nas vésperas da Revolução de 30.. 2006. (Seminário).

I Colóquio do LAHES. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: ELIZÂNGELA PIMENTA RODRIGUES

OLIVEIRA, S. M. P.; RIOS, J. A.; SILVA, P. M. V. S. A.;MARCUSSO, MARCUS. Programa Estudantil: Contribuições Para a Permanência de Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFSULDEMINAS. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Júnia Guedes Machado

MARCUSSO, MARCUS; FARIA, A. L. B.; NASCIMENTO, L. A.. A formação profissional e tecnológica de trabalhadores do INSS: uma visão de mundo nas entrelinhas do mercado. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Diego Dutra Silva

NOBREGA, P. V. A.; SANCHES, J. P. S.;MARCUSSO, MARCUS. E-zine no ensino médio integrado: dispositivo de enunciação e contextualização. 2022 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: WARLLEN TORRES NANNINI

MARCUSSO, MARCUS; CASIMIRO, F. H. C.; DIAS, V. E. M.; RODRIGUES, L. A. L.. A ideologia do agronegócio e a educação profissional e tecnológica no IFSULDEMINAS: um estudo sobre os cursos técnicos em agropecuária dos Campus Inconfidentes, Machado e Muzambinho. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Luís Paulo Lombardi Villela Graciano

MARCUSSO, M. F.; DIAS, V. E. M.; MARTINS, T. B.. A formação de intelectuais e a administração escolar na educação integrada. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Elizangela Pimenta Rodrigues Dias

OLIVEIRA, S. M. P.; RIOS, J. A.; SILVA, M. V. S. A. E.;MARCUSSO, M. F.. PROGRAMA AUXÍLIO ESTUDANTIL: Contribuições na permanência de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFSULDEMINAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: João Vitor Inocencio

GARZONI, L. C.; BESS, M. L.; FUINI, L. L.;MARCUSSO, M. F.. Horizontes para uma educação emancipatória no Instituto Federal. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Esperanza Braga Magalhães

GARZONI, L. C.;MARCUSSO, M. F.; BOECHAT, L. T.; PIRES, R. G.. Necessidades informacionais do aluno adulto do curso subsequente: uma proposta de inclusão no ambiente de ensino. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Camila Pereira Santos

MARCUSSO, M. F.; FUINI, L. L.; PEDINI, S.. Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e suas possibilidades de apropriação: Princípios e conceitos na formação integrada do IFSULDEMINAS ? Campus Poços de Caldas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Heloíse Costa

MARCUSSO, MARCUS; DIAS, V. E. M.; PIOLLI, E.; NOSELLA, P.. A Profissionalização Generalizada na Reforma do Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Matias José Landim

MARCUSSO, M. F.; BRESCI, M. S.; NEGRI, L. C.. Um Olhar Sobre a Imagem: Um Rememoro Educacional do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes entre as décadas de 1940 e 1960, por meio da fotografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Orientou

Roberto Tadashi Kono

IFSP CAPIVARI - A implementação de um campus; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Iisabel Cristina da Silva

Os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica no IFSULDEMINAS; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

"Rafaelly Gomes de Lima Silveira

?Educação de Tempo Integral e Formação Profissional na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre/MG; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Rosnelli Maria Alves Moreira Silva

Ensino Médio em Tempo Integral na Rede Estadual de Minas Gerais: Discursos sobre educação e inserção social; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

WARLLEN TORRES NANNINI

A ideologia do agronegócio e a educação profissional e tecnológica no IFSULDEMINAS: um estudo sobre os cursos técnicos em agropecuária dos Campus Inconfidentes, Machado e Muzambinho; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Ana Carolina Costa Moreira Carvalho

A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG - CAMPUS VARGINHA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Fabiana Aparecida Félix

O quinto itinerário profissionalizante: uma análise da implementação do novo ensino Ensino médio na esfera da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre em Minas Gerais; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

João Vitor Inocencio

Horizontes para uma educação emancipatória no Instituto Federal; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Coorientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Esperanza Braga Magalhães

Necessidades informacionais do aluno adulto do curso subsequente: uma proposta de inclusão no ambiente de ensino; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Coorientador: Marcus Fernandes Marcusso;

ANTONIO CUSTODIO LOPES

EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Estudo de Caso do Campus Carmo de Minas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- IFSULDEMINAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Edmilson de Brito

PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Júnia Guedes Machado

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE TRABALHADORES DO INSS: UMA VISÃO DE MUNDO NAS ENTRELINHAS DO MERCADO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Coorientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Eduani de Cassia Souza Teodoro

A pedagogia histórico-crítica no contexto do Curso Técnico em Administração Subsequente: propostas integradoras baseadas em metodologias ativas; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Coorientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Cissa Gabriela da Silva

O ESTÁGIO COMO RECURSO TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DO 2° ANO DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, ; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Rayane Crispim Bueno de Souza

A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO E SEU PRIMEIRO REGULAMENTO DE ENSINO (1905 - 1913); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal Goiano, Instituto Federal Goiano - Bolsa interna; Orientador: Marcus Fernandes Marcusso;

Produções bibliográficas

  • MARCUSSO, M. F. ; NANNINI, W. T. . ?DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR?: O AGRO QUER SER POP NAS ESCOLAS COMBINANDO FORÇA E CONSENSO. REVISTA PEGADA ELETRÔNICA (ONLINE) , v. 25, p. 319-345, 2024.

  • TEODORO, E. C. S. ; MARCUSSO, M. F. . Metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão integrativa de literatura. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 18, p. 1-21, 2024.

  • MACHADO, J. G. ; NASCIMENTO, L. A. ; MARCUSSO, MARCUS . A formação de trabalhadores do INSS: hipertrofia da gestão por imposição do mercado. REBELA - Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos , v. 12, p. 387-422, 2022.

  • SILVA, C. G. ; MARCUSSO, MARCUS . Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 1, p. 1-22, 2022.

  • MARCUSSO, M. F. ; GARZONI, L. C. ; INOCENCIO, J. V. . Horizontes para uma educação emancipatória: a articulação entre gênero, sexualidade e mundo do trabalho na EPT a partir de uma sequência didática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica , v. 1, p. 1-17, 2021.

  • MARCUSSO, MARCUS . formação da elite militar brasileira. Tematicas , v. 28, p. 70-106, 2020.

  • MARCUSSO, M. F. . EXÉRCITO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO MILITAR NO BRASIL DO INÍCIO DA DÉCADA DE 1930. EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 9, p. 128-145, 2018.

  • MARCUSSO, M. F. . A Escola de Estado-Maior do Exército e seus primeiros anos de funcionamento (1905-1919). NAVIGATOR (RIO DE JANEIRO) , v. 13, p. 100-113, 2017.

  • MARCUSSO, M. F. . APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: A ESPECIFICIDADE DA ESCOLA MILITAR.. Em Debate (UFSC. Online) , v. 8, p. 110-125, 2013.

  • MARCUSSO, M. F. ; FERREIRA Jr., A. . ESCOLA MILITAR DO REALENGO, EDUCAÇÃO MILITAR E JUVENTUDE (1913-1922).. Eccos Revista Científica (Online) , v. 31, p. 33-55, 2013.

  • MARCUSSO, M. F. . UM OLHAR EUROPEU SOBRE A EDUCAÇÃO E ESCRAVIDÃO NO BRASIL DO FINAL DO SÉCULO XIX: O RELATO DE INA VON BINZER.. Revista HISTEDBR On-line , v. 12, p. 361-364, 2012.

  • MARCUSSO, M. F. . A modernização da educação militar brasileira: a experiência da Escola Militar do Realengo (1913-1922). Revista Trilhas Pedagógicas , v. 1, p. 65-79, 2011.

  • MARCUSSO, MARCUS ; VIEIRA, L. C. . Formação social, econômica e política do Brasil. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 112p .

  • MARCUSSO, M. F. . Profissionais ou rebeldes? A formação do oficial do exército brasileiro na Primeira República (1889 - 1929). 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2015. 257p .

  • NANNINI, W. T. ; MARCUSSO, M. F. . A IDEOLOGIA DO AGRONEGÓCIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFSULDEMINAS: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DOS CAMPUS INCONFIDENTES, MACHADO E MUZAMBINHO. In: Sueli Machado Pereira de Oliveira; Lucas Labigalini Fuini; Nathalia Luiz de Freitas. (Org.). Pesquisa em educação profissional e tecnológica: mestrado ProfEPT: Campus Poços de Caldas. 1ed.Rio de Janeiro: Travassos Editora, 2023, v. 1, p. 163-180.

  • MARCUSSO, M. F. . O início da atuação da Missão Militar Francesa no Exército Brasileiro: atritos, acomodações e avanços (1918-1928). In: Fernando da Silva Rodrigues; José Miguel Arias Neto. (Org.). História militar: entre o debate local e o nacional. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. , p. 29-55.

  • MARCUSSO, M. F. . O início da atuação da Missão Militar Francesa no Exército Brasileiro: atritos, acomodações e avanços (1918-1928). In: Fernando da Silva Rodrigues; José Miguel Arias Neto. (Org.). História militar: entre o debate local e o nacional. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2018, v. 51, p. 29-55.

  • MARCUSSO, M. F. ; NUNES, L. A. . Gestão municipal da Educação: teorias administrativas e marcos legais. In: Flávio Reis dos Santos; José Carlos Rothen. (Org.). Políticas públicas para a educação no Brasil: entre avanços e retrocessos. 1ed.São Paulo - SP: Pixel, 2016, v. , p. 117-126.

  • MARCUSSO, M. F. . Entre a norma e a realidade: Os primeiros anos da Escola Militar do Realengo (1913-1918). In: Fernando da Silva Rodrigues. (Org.). História Militar: Novos caminhos e novas abordagens. 1ed.Jundiaí: PACO, 2015, v. , p. 205-226.

  • CARVALHO, A. C. C. M. ; MARCUSSO, M. F. . O lugar da extensão nos currículos: uma análise de cursos técnicos integrados com o processo de curricularização. In: XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional, 2023, São Paulo. Anais do XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional, 2023. v. 1. p. 1.

  • MARCUSSO, M. F. . A escola de Estado-Maior do Exército a Missão militar Francesa e o ministério da guerra de Góes Monteiro (1934-1935). In: XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica, 2020, Rio de Janeiro. Anais XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2020. v. 1.

  • MARCUSSO, M. F. ; VIEIRA, L. C. . O MÉTODO CARTESIANO E O ENSINO MILITAR FRANCÊS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: O CASO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR. In: 5º Simpósio Internacional Eletrônico de ensino de História, 2019, União da Vitória-PR. Aprendendo a História: visões e debates. União da Vitória: Edições especiais sobre ontens, 2019. v. 1. p. 257-264.

  • MARCUSSO, M. F. . A REVOLUÇÃO DE 30 E A ESCOLA DE ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO. In: Congresso de pesquisa e ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2017, Uberlândia. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas [recurso eletrônico] : repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 98-108.

  • MARCUSSO, M. F. . A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E SEUS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO (1905-1919). In: I Colóquio Internacional Movimentos: Trânsitos & Memórias, 2016, Rio de Janeiro. Movimentos, trânsitos & memórias: temas e abordagens. Niterói: ASOEC, 2016. p. 1000-1014.

  • MARCUSSO, M. F. . A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES MILITARES DE ENSINO: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA (1905-1919). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

  • MARCUSSO, M. F. . FONTES E METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO MILITAR: A ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E SEUS REGULAMENTOS (1905-1955). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014.

  • MARCUSSO, M. F. . ESCOLA DE ESTADO-MAIOR: EDUCAÇÃO MILITAR E FORMAÇÃO DA ELITE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO (1905 - 1955). In: VI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014, São Carlos - SP. Anais do VI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. . OS ESTUDOS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DAS PESQUISAS CONCLUÍDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. In: II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2013, Natal. ANAIS DO II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2013.

  • MARCUSSO, M. F. . FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MILITAR: O CASO DA ESCOLA MILITAR DO REALENGO.. In: VII COPEHE - Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2013, Mariana - MG. Anais do VII COPEHE - Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2013.

  • MARCUSSO, M. F. ; GODOY, T. R. P. . A educação militar brasileira e a formação dos oficiais do exército nos relatórios dos ministros da guerra (1913 - 1925).. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED V), 2011, Fortaleza-CE. Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa., 2011.

  • MARCUSSO, M. F. . A Escola Militar do Realengo-RJ e a proposta de modernização da educação militar brasileira (1913-1922). In: IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED IV), 2010, Brasilia - DF. Anais do IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED IV), 2010.

  • VIEIRA, L. C. ; CARVALHO, R. A. ; MARCUSSO, M. F. . JORNAL O GERMINAL : UM OLHAR SOBRE AS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIMÁRIA EM MARIANA (1901-1930). In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas:, 2009, Campinas. ANAIS VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas:, 2009.

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. . AS COMEMORAÇÕES ESCOLARES E SUAS FRESTAS: AS RELAÇÕES ENTRE A REPÚBLICA E AS FESTAS DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA (1909-1930): Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana (CIHELA): Educação, Autonomia e Identidades na América Latina, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana (CIHELA), 2009.

  • MARCUSSO, M. F. . Memórias conflitantes: a recepção das propostas aliancistas no interior da liderança tententista. In: Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007, Mariana-MG. Anais do Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007.

  • MARCUSSO, M. F. . A formação e evolução do movimento tenentista: dos primeiros levantes a sua diluição (1922-1935). In: I Seminário de História do ICHS: caminhos da Historiografia Contemporânea, 2006, Mariana. http://www.ichs.ufop.br/seminariodehistoria, 2006.

  • MARIANO, C. ; ALMEIDA, D. O. ; SANTOS, H. S. ; ALEXANDRE, J. M. ; PARADELO, P. E. ; MARCUSSO, MARCUS . CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO OFICINA DIDÁTICA DO PIBID um relato de experiência. In: Educação em Foco: IFSULDEMINAS, 2022, Pouso ALegre. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS,, 2022. v. 2. p. 1-4.

  • MARCUSSO, M. F. ; ALVARENGA FILHO, J. A. ; BRITO, M. A. G. . A PRÁTICA DO BASQUETEBOL NO CAMPUS INCONFIDENTES: relato de experiência. In: 13 JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2021, Passos. ANAIS DA JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2021. v. 13.

  • MARCUSSO, M. F. ; MARIANO, C. M. ; ALMEIDA, D. O. ; SANTOS, H. S. ; DIAS, M. ; AMATIO, N. A. ; PARADELO, P. E. ; GOTO, N. B. ; SANTOS, Z. M. . CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO OFICINA DIDÁTICA DO PIBID: um relato de experiência. In: 13 JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2021, Passos. ANAIS DA JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2021. v. 13.

  • MARCUSSO, MARCUS ; ALMEIDA, D. O. ; ROSSI, F. A. M. ; OLIVEIRA, I. E. ; GOTO, N. B. ; VIDA, S. G. . HISTÓRIA DAS RUAS: estudando os personagens históricos que dão nome às ruas de Inconfidentes-MG.. In: 12 JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2020, POÇOS DE CALDAS. ANAIS DA JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2020. v. 12.

  • TEODORO, E. C. S. ; NEVES, R. F. C. ; MARCUSSO, M. F. . A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE. In: I Colóquios de Política e Gestão da Educação, 2020, São Carlos. Anais do I Colóquios de Política e Gestão da Educação, 2020. v. 1. p. 777-780.

  • MARCUSSO, M. F. ; ALVARENGA FILHO, J. A. ; KLEHM, R. B. . A PRÁTICA DO BASQUETEBOL NO CAMPUS INCONFIDENTES: relato de experiência de um projeto de extensão. In: 11 JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2019, Inconfidentes. ANAIS DA JORNADA CIENTÍFICA DO IFSULDEMINAS, 2019. v. 11.

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. . Corpos fortes e disciplinados: educação física, higiene e civismo na formação do trabalhador rural na Escola Agrícola de Muzambinho (1953-1985). In: JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS MÚLTIPLAS LEITURAS ARTE ? ÉTICA ? SUBJETIVIDADES, 2018, Poços de Caldas. Anais da JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS MÚLTIPLAS LEITURAS ARTE ? ÉTICA ? SUBJETIVIDADES, 2018. v. 1. p. 132-138.

  • MARCUSSO, M. F. . 7 de Setembro de 1822: Independência para quem?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARCUSSO, M. F. . ?Plantar águas?:Ensino e extensão em projetos para captação de água em escolas rurais de MinasGerais,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCUSSO, M. F. . A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES MILITARES DE ENSINO: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA (1905-1919). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCUSSO, M. F. . A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E SEUS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO (1905-1919). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCUSSO, M. F. . VI Seminário de dissertações e teses - PPGE/UFSCar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCUSSO, M. F. . FONTES E METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO MILITAR: A ESCOLA DE ESTADO-MAIOR E SEUS REGULAMENTOS (1905-1955). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. . OS ESTUDOS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DAS PESQUISAS CONCLUÍDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCUSSO, M. F. . FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MILITAR: O CASO DA ESCOLA MILITAR DO REALENGO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCUSSO, M. F. . EPISTEMOLOGIA MARXISTA E O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O CASO DA ESCOLA MILITAR.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCUSSO, M. F. ; GODOY, T. R. P. . A Escola Militar do Realengo-RJ e a proposta de modernização da educação militar brasileira (1913-1922). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCUSSO, M. F. . A Escola Militar do Realengo-RJ e a proposta de modernização da educação militar brasileira (1913-1922). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. . AS COMEMORAÇÕES ESCOLARES E SUAS FRESTAS: AS RELAÇÕES ENTRE A REPÚBLICA E AS FESTAS DO GRUPO ESCOLAR DE MARIANA (1909-1930). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, L. C. ; MARCUSSO, M. F. ; CARVALHO, R. A. . Jornal O Germinal: um olhar sobre as iniciativas de promoção da educação pública e primária em Mariana (1901-1930). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCUSSO, M. F. . Memórias conflitantes: a recepção das propostas aliancistas no interior da liderança tententista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCUSSO, M. F. . A improvável conciliação: tenentismo e Aliança Liberal às vésperas do movimento de 30 (1927-1930). 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCUSSO, M. F. . A formação e evolução do movimento tenentista: dos primeiros levantes a sua diluição (1922-1935). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCUSSO, M. F. ; SILVEIRA, M. A. . As formas de conciliação são sempre admissíveis: tenentismo e aliança liberal nas vésperas da revolução de 30. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCUSSO, M. F. ; VIEIRA, L. C. . Formação social, econômica e política do Brasil. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014 (Livro Didático - Caderno de Atividades).

Outras produções

MARCUSSO, M. F. ; VENTURINI, A. M. ; ANJOS, M. P. . Crise política e desafios da democracia brasileira.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARCUSSO, M. F. ; BERGAMO, T. M. ; MATOS, D. I. ; PEDROSO, L. . Ser ou não ser professor?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    A radicalização do discurso político na internet (2013 - 2022): Estudo de Caso sobre o canal do YouTube Ocidente em Fúria, Descrição: A partir de 2013 foi possível notar uma crescente radicalização do discurso político no Brasil, intensificando-se em 2014-2015 com a eleição e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e, posteriormente, radicalizando-se ainda mais com o pleito eleitoral de 2018. As redes sociais tiveram um importante papel na radicalização do discurso político, e a presente proposta terá como objetivo analisar como o discurso político na internet foi se tornando cada vez mais radicalizado à direita. Para isso, utilizará como objeto de estudo o canal do YouTube Ocidente em Fúria, apresentado por Paulo Kogos. Espera-se que seja possível analisar como discursos políticos, que seriam considerados inaceitáveis na década de 2010, tornaram-se normalizados 10 anos depois, em 2022. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Coordenador / Flávio Henrique Calheiros Casimiro - Integrante / Tiê Noronha de Gouveia - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2023 - 2024

    A radicalização do discurso político na internet (2013 - 2022): Estudo de Caso sobre o canal do YouTube Ocidente em Fúria, Descrição: A partir de 2013 foi possível notar uma crescente radicalização do discurso político no Brasil, intensificando-se em 2014-2015 com a eleição e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e, posteriormente, radicalizando-se ainda mais com o pleito eleitoral de 2018. As redes sociais tiveram um importante papel na radicalização do discurso político, e a presente proposta terá como objetivo analisar como o discurso político na internet foi se tornando cada vez mais radicalizado à direita. Para isso, utilizará como objeto de estudo o canal do YouTube Ocidente em Fúria, apresentado por Paulo Kogos. Espera-se que seja possível analisar como discursos políticos, que seriam considerados inaceitáveis na década de 2010, tornaram-se normalizados 10 anos depois, em 2022. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Coordenador / Flávio Henrique Calheiros Casimiro - Integrante / Tiê Noronha de Gouveia - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2019 - 2021

    A formação da elite militar brasileira: a Escola de Estado-Maior do Exército e seus regulamentos de ensino (1935 - 1955), Descrição: A presente pesquisa pretende estudar os regulamentos de ensino da Escola de Estado-Maior do Exército Brasileiro, entre 1935 e 1955, que determinavam as diretrizes de ensino, a estrutura administrativa e o perfil do oficial que se formava. O estudo das principais instituições militares de ensino, especialmente as responsáveis pela formação de oficiais que atuariam no Alto Comando do Exército como a EEM, é fundamental para conhecer mais a sociedade brasileira do século XX. Pretende-se, assim, compreender o funcionamento interno de uma das mais importantes instituições militares de ensino da primeira metade do século XX e suas relações com determinados grupos socais e políticos. O estudo da Escola de Estado-Maior do Exército deve se basear em uma grande variedade de fontes, especialmente a documentação primária, principalmente os três regulamentos de ensino da EEM, publicados entre 1935 e 1955 (1938, 1940 e 1955). Outra fonte importante são as memórias e relatos memorialísticos de ex-alunos e ex-professores da EEM. Por fim, temos os relatórios do Ministério da Guerra, apresentados anualmente ao Presidente da República continha informações sobre todas as instituições de ensino do Exército, inclusive a EEM. O estudo sistemático e a análise comparativa dos regulamentos da Escola de Estado-Maior lançará luzes sobre a relação desta com a crescente participação dos militares na política do Brasil após 1930.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Coordenador / Amanda Maria Maestrélo - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2018 - 2020

    MedioTec e a formação técnica a distância nos institutos federais: bases teóricas e marcos legais, Descrição: Descrição: Investigar a política de Educação Profissional Tecnológica, de modo específico, o MedioTec, na modalidade a distância, para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Integrante / Lívia Carolina Vieira - Coordenador / Ana Carolina de Souza - Integrante.

  • 2018 - 2020

    O ESTÁGIO COMO RECURSO TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DO 1° E 2° ANO DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS, Descrição: O presente estudo pretende, a princípio, realizar um levantamento das legislações e conhecimentos acerca do estágio obrigatório no Brasil e sua aplicabilidade no contexto do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, mais especificamente no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Após a realização desse estudo, pretende-se analisar como configura-se o estágio na visão dos alunos e quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes e demais atores envolvidos com o estágio obrigatório na instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, elaborar-se-á uma cartilha esclarecedora, que será aplicada durante um curso, com o objetivo de dirimir os problemas relacionados ao estágio supervisionado. Por fim, serão analisados os resultados da aplicação da cartilha, no sentido de perceber sua efetividade no aumento da autoconfiança e conscientização dos alunos em relação à realização do estágio, de forma a transformá-lo em um recurso de aprendizagem real, capaz de aproximar teoria e prática, levar à reflexão e conduzir a uma postura mais crítica e ativa por parte dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Coordenador / Cissa Gabriela da Silva - Integrante.

  • 2007 - 2008

    "As fórmulas de conciliação são sempre admissíveis": Tenentismo e Aliança Liberal às vésperas da Revolução de 30 (1927-1930), Descrição: O principal objetivo deste projeto de pesquisa foi o de reconstituir e analisar o período de negociações entre a liderança tenentista e os membros da Aliança Liberal durante os últimos anos da década de 1920. Para tanto se fez necessário investigar o processo de formação da Aliança Liberal através da atuação de seus principais articuladores no cenário político brasileiro dessa época. A recepção das propostas aliancistas dentro da liderança tenentista também foi definida como objetivo, uma vez que seu estudo propiciou a percepção de posicionamentos políticos mais claros dentro do movimento, em especial no que se refere a Luis Carlos Prestes e Juarez Távora. Neste relatório apresentamos um Banco de Dados contendo informações de jornais, cartas trocadas por importantes atores políticos da época, manifestos e uma série de dados biográficos como resultado principal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Fernandes Marcusso - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes. , Praça Tiradentes, 416, Centro, 37576000 - Inconfidentes, MG - Brasil, Telefone: (35) 34641200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2015

Instituto Federal Goiano, IF Goiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor EBTT - História

2013 - 2017

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorando

Outras informações:
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

2011 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual Pedagogia UAB/UFSCar - SEAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas de atuação: Gestão e Administração Escolar História da Educação I História da Educação II

2010 - 2012

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de História, Filosofia e Sociologia da Educação. Bolsa REUni/CAPES

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2022

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da História

  • 03/2022

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

  • 03/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia (presencial), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação III

  • 03/2022

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação III

  • 07/2020

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I

  • 02/2020

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia (presencial), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação III

  • 02/2019

    Direção e administração, Campus Inconfidentes.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Licenciatura em História.

  • 02/2019

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da História

  • 02/2019

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia EPT, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e do Trabalho, Fundamentos socioeconômicos da Educação

  • 02/2019

    Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Currículo e Trabalho na Educação Profissional e Tecnológica

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Inconfidentes.,Linhas de pesquisa

  • 08/2018

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica, Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica

  • 04/2017

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia (EAD), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I, História da Educação II

  • 03/2021 - 08/2021

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Docência na educação à distância, Introdução ao Estudo da História

2013 - 2013

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2012 - 2013

Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior e Legislação do ensino Brasileiro e políticas públicas contemporâneas. Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho. Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior.

2012 - 2012

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto de História no Ensino Médio.

2012 - 2012

Colégio COC - Leme/SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor de História, Filosofia e Sociologia para o Ensino Fundamental e Médio.

2008 - 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituito de História e Sociologia do Ensino Médio e Fundamental

2008 - 2012

Colégio Objetivo - Boituva-SP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2007 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 12