Vanessa Faria Viana

Vanessa Faria Viana nasceu em Pará de Minas, Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Faculdade Católica de Pará de Minas - Fapam; especialização em Leitura e Produção de Textos pelo UNI-BH e mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.Há mais de duas décadas, é professora do ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior. Na graduação é também coordenadora de projetos. Revisora ortográfica e ministrante de cursos e palestras, autora de livros pedagógicos, participante ativa de congressos de educação nacionais e internacionais e influencer digital educacional, atua, principalmente, nas seguintes áreas: gramática da língua portuguesa; português empresarial, leitura, interpretação e produção de textos, texto, textualidade e produção de sentido.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2005 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: As vogais médias pretônicas em Pará de Minas, Ano de Obtenção: 2008
Dr. Marco Antonio de Oliveira.Palavras-chave: linguística; variação linguística; variação e mudança linguística.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.

Especialização em Língua Portuguesa- Leitura e Produção de Textos

1999 - 1999

Centro Universitário de Belo Horizonte
Título: A influência sócio-cultural no processo inferencial de leitura de um mesmo texto
Orientador: Milton do Nascimento e Lusia Ribeiro Pereira

Graduação em lETRAS

1995 - 1998

Faculdade de Para de Minas

Formação complementar

2010 -

Inglês por Neurolinguística e Mnemônica. (Carga horária: 150h). , UP TIME Comunicação em inglês, UPTIME, Brasil.

2024 - 2024

Aplicações Práticas da IA Generativa na Educação. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.

2022 - 2022

Estimulação Neurocognitiva em Sala de Aula. (Carga horária: 30h). , Programa de formação da SOMOS Educação, PROFS, Brasil.

2014 - 2014

Metodologias Ativas na Educação Superior. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.

2006 - 2006

Educação para o futuro. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2005 - 2005

Teoria dos gêneros do discurso - proposta Bakhtin. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2004 - 2004

A ética na relação Professor-aluno. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.

2003 - 2003

Para ler em inglês. (Carga horária: 150h). , Number one idiomas, NUMER ONE, Brasil.

2002 - 2002

Criação do Texto dramático e Encenação. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Pará de Minas, PM, Brasil.

2000 - 2000

Power point, internet. (Carga horária: 16h). , Educar-Serviços educacionais de Nova Serrana, EDUCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e produção de textos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia da Informação.

Organização de eventos

VANESSA FARIA VIANA . Mesa redonda - 18 de maio: Com que(m) lutamos?. 2023. (Outro).

VIANA, V. F. . Júri Simulado: as TICs na educação. 2016. (Outro).

VIANA, V. F. . Pedagogia e uma releitura de A megera domada. 2016. (Outro).

VIANA, V. F. . Premiação do Enade 2015. 2015. (Outro).

VIANA, V. F. . Palestra Enade 2015. 2015. (Outro).

VIANA, V. F. . Contribuições da boa formação para o futuro profissional. 2015. (Outro).

VIANA, V. F. . Em dia com a Redação do ENEM. 2014. (Outro).

VIANA, V. F. . Construindo um glossário. 2010. (Outro).

VIANA, V. F. . A importância e a arte de contar histórias. 2010. (Outro).

Participação em eventos

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Congresso).

Programa de Certificação de Multiplicadores.Programa de educação Midiática. 2023. (Outra).

XVI Encontro Mineiro de Educação. 2023. (Encontro).

XVII Encontro Mineiro de Educação. 2023. (Encontro).

VIII Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa. Análise textual das escritas de estudantes do ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. (Congresso).

VIII Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa.Análise textual das escritas de estudantes do ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. (Simpósio).

22º COLE - Congresso de Leitura. Leitura: a arquicompetência que rege a prova do ENEM. 2021. (Congresso).

21º COLE - Congresso de leitura do Brasil. 2018. (Congresso).

21º COLE - Congresso de leitura do Brasil. A inserção do idoso em práticas leitoras. 2018. (Congresso).

A diversidade do gênero e os desafios postos aos professores nos contextos social, educacional e político atuais. 2018. (Outra).

Sistema de Avaliação Integrada SAI.Sistema de Avaliação Integrada SAI. 2018. (Oficina).

Textualidade: condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de Língua. 2018. (Outra).

VII Encontro de Formação Acadêmica da FAPAM. 2018. (Encontro).

III CIM - Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Construção do artigo acadêmico como proposta para o ensino de gêneros textuais na educação básica. 2017. (Congresso).

III CIM - Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2017. (Congresso).

Oficina de Textos acadêmicos: Projeto de pesquisa. 2017. (Oficina).

O Pedagogo no contexto atual. 2017. (Outra).

V Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2017. (Encontro).

VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Os desafios para o ensino dos conhecimentos ortográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Simpósio).

VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O gênero Comentário Digital: um estudo à luz da teoria da estrutura retórica e da linguística textual. 2017. (Simpósio).

10º Congresso Internacional de Educación Superior. Desafios da docência : a formação de professores de língua portuguesa no ensino superior. 2016. (Congresso).

A horizontalidade na avaliação - o Enem e as possibilidades de alavancar novos processos avaliativos na escola contemporânea. 2016. (Seminário).

Currículo baseado em competências. 2015. (Encontro).

III Encontro de formação docente. 2015. (Encontro).

Inovação acadêmica: metodologias ativas nos cursos de graduação da Faculdade de Pará de Minas. 2015. (Oficina).

Mini-curso Funcionalismo e Linguística Cognitiva. 2015. (Outra).

19º Cole. Letramento acadêmico: as manifestações de dificuldades nas práticas de leitura em Pedagogia. 2014. (Congresso).

1º Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2014. (Encontro).

Metodologias ativas na Educação Superior. 2014. (Encontro).

Projeto Social Letras e Matemática através das línguas. 2014. (Outra).

Projeto Social - Letras e Matemática através das línguas.Letras e Matemática através das línguas. 2014. (Outra).

Educação Fiscal para Cidadania. 2012. (Encontro).

Jornada Análises do Discurso, Hoje. 2012. (Seminário).

Programa Pitágoras de educação em Rede. 2012. (Encontro).

Programa Educação em Rede 2010 da rede Pitágoras. 2010. (Encontro).

Evento Social - Dia V. 2009. (Outra).

Manifestações da Linguagem: expressões e impressões da diversidade linguistica.As vogais médias pretônicas em Pará de Minas: um caso de variação linguística. 2009. (Outra).

Programa de Formação Integrada da Rede Pitágoras. 2009. (Encontro).

Programa de Formação Integrada 2007 da Rede Pitágoras. 2007. (Congresso).

Intel Educação para o futuro. 2006. (Oficina).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2006. (Congresso).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2005. (Encontro).

Projeto Literatura Vestibular/2005. 2005. (Encontro).

Projeto Literatura Vestibular 2005. 2005. (Oficina).

Teoria dos gêneros do discurso - a proposta de Bakhtin e a linguagem em situação de ensino. 2005. (Outra).

Avaliação: como, quando e para quê?. 2004. (Congresso).

E ética na relação professor-aluno. 2004. (Outra).

Plano de desenvolvimento pedagógico e institucional. 2004. (Seminário).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2004. (Congresso).

Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores. 2004. (Seminário).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2003. (Congresso).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2002. (Congresso).

Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2001. (Congresso).

A teoria e a prática da Língua Portuguesa na avaliação. 1998. (Encontro).

Seminário para professores de inglês de ensino Fundamental e Médio. 1998. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Cristina Morgado e outros

MARMOL, Miriam Maria Roberto;VIANA, V. F.; LEÃO, Maria Luiza. Projeto Político Pedagógico para implantação do `Proeja em uma escola pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação Latu Sensu em Educação de Jovens e adultos) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria Aparecida Trindade de Oliveira e outros

MARMOL, Miriam Maria Roberto;VIANA, V. F.; LEÃO, Maria Luiza. Proposta de Projeto Político Pedagógico do curso de Operador de Computadores - Proeja. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação Latu Sensu em Educação de Jovens e adultos) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Tamara Palestini Marques

MARMOL, Miriam Maria Roberto;VIANA, V. F.. Aulas de música na Educação infantil um olhar sobre as práticas das aulas de música na Educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Laís Pereira Gonçalves de Paula

Leal, Ana Luíza Brandão;VIANA, V. F.. A relação professor-aluno na promoção da aprendizagem significativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Mônica de Fátima Pereira Xavier

MARMOL, Miriam Maria Roberto;VIANA, V. F.. A ludicidade presente nas práticas pedagógicas na alfabetização e letramento do 1º ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Tatiani de Cássia Isidora Alves

VIANA, V. F.; Leal, Ana Luíza Brandão. Relação do professor e aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Angélica Silveira Alexandre

VIANA, V. F.; Cristina Mara França Pinto Fonseca. A importância do brincar na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Gabriela de Pereira

RIBEIRO, I. G. C.;VIANA, V. F.. Incentivo à leitura: um olhar sobre as práticas de ensino na formação do leitor competente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Jéssica Aparecida Araújo Meneses

RIBEIRO, I. G. C.;VIANA, V. F.. Estratégias de Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: desenvolvendo competências para formação de leitores críticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Jéssica Stéffani Rodrigues

RIBEIRO, I. G. C.;VIANA, V. F.. As contribuições e a importância da leitura na formação do educando. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Sonia Aparecida Gonçalves Ricardo

RIBEIRO, I. G. C.;VIANA, V. F.. A arte como linguagem: um olhar sobre suas práticas na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Geralda Gumercinda Macedo Vazante

RIBEIRO, I. G. C.;VIANA, V. F.. Avaliação: um processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Juliana Duarte do Carmo

VIANA, V. F.. Gêneros textuais trabalhados no ciclo inicial da alfabetização para o ensino da leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

Aluno: Poliana Silva Araujo

VIANA, V. F.. A inclusão da proposta de ensino "alfabetizar letrando" na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. O Gerundismo: uso ecessivo e incorreto do gerúndio. 2005. Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. O novo escritor de Minas - um estudo da obra de Hila Flávia. 2005. Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. Nas fronteiras do inteligível: Arimética -Delineando um novo traço na ficção de Young. 2005. Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. O cisne negro e seus delírios. 2005. Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. A lingagem jornalística. 2004. Faculdade de Pará de Minas.

VIANA, V. F.. Crítica à sociedade em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2004. Faculdade de Pará de Minas.

Orientou

Marli Aparecida Pereira

Produção de Texto: um estudo de caso para descobrir dificuldades do leitor em produzir textos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Leitura e Produção de textos) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Geyse da Costa Porto

A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento: uma experiência pedagógica em uma escola de ensino fundamental do município de Pará de Minas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Leitura e Produção de textos) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Renata Fonseca Lopes

A importância da leitura para a formação de cidadãos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Leitura e Produção de textos) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Angélica Silveira Alexandre

A importância do brincar na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Tatiani de Cássia Isidoro Alves

A relação professor e aluno; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Roberta Barbosa de Moraes Braga

A importância dos contos de fadas na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Anália Cândida Abreu Pereira

A importância do incentivo desde os primeiros anos de vida para a consolidação do hábito da leitura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Adriana Moreira

A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FAPAM em Revista; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Joelma Marta Gomes Gonçalves

As contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças com cinco anos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Edna Aparecida Silva Machado

Contação de histórias - os contos de fadas na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Alex Sandro Alves da Silva

ANÁLISE DAS GÍRIAS NAS MÚSICAS DO RAP BRASILEIRO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Edmar Fabiano Branco

REDAÇÃO NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: Investigação das dificuldades tendo em vista o contexto de produção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Geisiane de Jesus Ribeiro

AS RELAÇÕES ENTRE FALA E ESCRITA:DUAS MODALIDADES DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Laís Siléri Ferreira da Silva

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Marília Andrade Chaves Reis Ribeiro

ANÁLISE DA (IN) ADEQUAÇÃO DA ORALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Patrícia do Carmo Lima Gonçalves

INCENTIVO À LEITURA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Selma Elias de Oliveira

A IMPORTÃNCIA DO INCENTIVO À LEITURA PARA A FORMAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Sônia Aparecida Barros Lara

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Tatiana Roberta Moreira

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA ESCRITA DOS ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Ana Luíza Jardim Melo

Caracterização e análise da poesia de Adélia Prado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Benevenuta Léia de Oliveira Lara

Leitura, imaginação e Literatura: aquisição do hábito de ler; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Bianca Faria Marques

A Literatura infantil de Monteiro Lobato: análise do SACI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Fernanda Cristina de Faria

Leitura e escola: como incentivar o hábio de ler na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Flávia Márcia Xavier Ferreira

Incentivo ao hábito da Leitura: formaqndo cidadãos críticos e assíduos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Graciane Xavier Rezende Marinho

As duas maneiras de ler "Grande sertão veredas"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Miller Braulio de Oliveira

A obra "Navio Negreiro" de Castro Alves como forma de denúncia na cruel travessia dos escravos africanos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Renata Ferreira Pinto

A geração Harry Potter; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Renata Izabel Valadares Silva

"O menino no espelho" de Fernando Sabino: estudo da obra literária e sua contribuição na literatura infanto-juvenil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Vera Lúcia Camargos

A importância do conto de fadas na resolução de conflitos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Alessandra Lemos Heleno

Leitura: uma prática inerdisciplinar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em lETRAS) - Faculdade de Pará de Minas; Orientador: Vanessa Faria Viana;

Produções bibliográficas

  • Viana, Vanessa ; F. P. FONSECA, CRISTINA MARA . . SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 13, p. 119-133, 2024.

  • VIANA, V. F. . EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS PÓS ENSINO MÉDIO. REVISTA PROJETOS EXTENSIONISTAS , v. 1, p. 34, 2021.

  • SILVA, Ana Clara Vital da ; Cristina Mara França Pinto Fonseca ; VANESSA FARIA VIANA . Construção e apresentação do gênero acadêmico para o ensino de gêneros textuais no ensino-aprendizagem. SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 10, p. 1, 2020.

  • MARMOL, Miriam Maria Roberto ; Vanessa Faria Viana . Sistema de Avaliação Integrada. SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 10, p. 1, 2020.

  • VIANA, V. F. ; LUCAS, J. ; RESENDE, P. C. M. . ARTIGO DE OPINIÃO: SIMPLIFICANDO. SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 8, p. 75, 2017.

  • VIANA, V. F. ; FERREIRA, D. M. A. ; QUARESMA, R. S. . TRABALHANDO O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA: POR MEIO DA DELICIOSA NEGA MALUCA FÁCIL. SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 8, p. 235-252, 2017.

  • VIANA, V. F. ; Cínthia Oliveira Xavier ; Luiz Cláudio Gomes Maia . AS TECNOLOGIAS E SUA ATUAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. SynThesis Revista Digital FAPAM , v. 1, p. 77-85, 2012.

  • VIANA, VANESSA FARIA . Adeus, horário vago. 1. ed. Pará de Minas: , 2024. v. 1. 67p .

  • MARMOL, Miriam Maria Roberto ; VIANA, VANESSA FARIA . Sistema de avaliação da aprendizagem no ensino superior e a formação continuada de professores. Série Educar- Volume 18 ¿ Formação e Prática Docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 18, p. 84-90.

  • VIANA, V. F. ; Cristina Mara França Pinto Fonseca ; Silvana Aparecida Batista e Almeida . ESCRITORES.COM. In: Terezinha Pereira; Lígia Muniz; Márcio Simeone. (Org.). Pará de Minas em tempo de Literatura - ensaios: escritos e escritores. 1ed.Pará de Minas: ALPM, 2012, v. 1, p. 207-214.

  • VIANA, V. F. . A turminha do Português Fácil. Diário, Pará de Minas, p. 4, 20 fev. 2010.

  • VIANA, V. F. ; Oliveira, J. G. . Desafios da docência : a formação de professores de língua portuguesa no ensino superior. In: 10º Congreso Internacional de Educación Superior, 2016, Havana. Desafios da docência: a formação de professores de língua portuguesa no ensino superior, 2016. v. 1. p. 1056-1064.

  • VIANA, V. F. ; MARMOL, Miriam Maria Roberto . Análise textual das escritas de estudantes do ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Viana, Vanessa Faria ; MARMOL, Miriam Maria Roberto . Leitura: a arquicompetência que rege a prova do ENEM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, V. F. ; MARMOL, Miriam Maria Roberto . A inserção do idoso em práticas leitoras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cristina Mara França Pinto Fonseca ; VIANA, V. F. . O Gênero Comentário digital: um estudo à luz da teoria da estrutura retórica e da linguística textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, V. F. ; SILVA, Ana Clara Vital da . Construção do artigo acadêmico como proposta para o ensino de gêneros textuais na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARMOL, Miriam Maria Roberto ; VIANA, V. F. . Os desafios para o ensino dos conhecimentos ortográficos nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, V. F. ; Oliveira, J. G. . Desafios da Docência: a formação de professores de Língua Portuguesa no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARMOL, Miriam Maria Roberto ; VIANA, V. F. . Letramento acadêmico: as manifestações de dificuldades nas práticas de leitura em curso de pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Viana, Vanessa Faria . As vogais médias pretônicas em Pará de Minas: um caso de variação linguística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARMOL, Miriam Maria Roberto ; VIANA, V. F. . Letramento acadêmico: as manifestações de dificuldades nas práticas de leitura em Pedagogia. Campinas - São Paulo: FE/UNICAMP - ALB, 2014 (Resumo das comunicações).

Outras produções

VIANA, V. F. . Quero educação. 2022.

VANESSA FARIA VIANA . Quero educação. 2021.

VIANA, V. F. ; Vanessa Faria Viana . Venha aprender português com Vanessa Faria. 2024. (Site).

VIANA, VANESSA FARIA . profvanessafaria. 2020. (Rede social).

VANESSA FARIA VIANA . Português Empresarial. 2024. .

VIANA, V. F. ; MARMOL, Miriam Maria Roberto . Elaboração de questões para avaliar competências e habilidades. 2023. .

Vanessa Faria Viana . Português Empresarial. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Vanessa Faria Viana . Escrita Acadêmica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . Dialogando com especialistas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Como fazer a redação do ENEM. 2017. .

VIANA, V. F. . 1ª Mostra Acadêmica da Escola de Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Palestra Democracia, ética e cidadania. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Juri Simulado: as TICs na educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Pedagogia e uma releitura de A megera domada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Premiação Enade 2015. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Palestra Enade 2015. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. . Dicas de como escrever uma boa redação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANA, V. F. ; Silvana Aparecida Batista e Almeida . Literatura Infanto-juvenil sob o domínio da imaginação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . Produção de materiais pedagógicos para o Ensino Fundamental. 2010. .

VIANA, V. F. . Gramática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . Redação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . Análise das obras literárias indicadas para o vestibular FAPAM 2010. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . As vogais médias pretônicas em Pará de Minas: um caso de variação linguística. 2008. (Dissertação de Mestrado).

VIANA, V. F. . Recepção e Produção de Textos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANA, V. F. . Língua Portuguesa (Concordância verbal e Nominal, Regência verbal e nominal). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2010

Troféu Destak 2010, Jornal Diario.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Católica de Pará de Minas. , Rua Ricardo Marinho, 110, São Geraldo, 35660051 - Pará de Minas, MG - Brasil, Telefone: (37) 32372000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Faculdade de Para de Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa: letramento acadêmico

  • 02/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa: letramento acadêmico

  • 08/2012

    Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2012

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil, Produção de Textos

  • 02/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Jurídico

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 05/2003 - 12/2010

    Ensino, lETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portugesa e Produção de Textos; Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Orientação de Monografias

  • 02/2005 - 12/2009

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Leitura e Produção de Textos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação

2015 - Atual

SESI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professsora, Carga horária: 13

2004 - 2017

Colégio Técnico São Francisco de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2005

    Ensino, Técnico em Segurança do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Português instrumental

  • 08/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Redação - Ensino Médio e Pré-Vestibular

2006 - 2009

Escola Estadual Manoel Batista

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 02/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa

2001 - 2004

Educar-Serviços educacionais de Nova Serrana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2001 - 06/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura e Redação

  • 02/2001 - 06/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Prtuguesa, Literatura e Redação

2002 - 2003

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2002 - 02/2003

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2012 - 2012

Colégio Belar sagrado Coração de Maria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa - 1° ano - Ensino Médio