Mauro Sérgio dos Santos
Doutor em Direito Público, aprovado com distinção, por unanimidade, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2018), título reconhecido pela Universidade de Brasília - UnB (2019). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2008). Especialista em Direito Público pelo ICAT-AEUDF (2002). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1998). Procurador Federal da Advocacia-Geral da União, palestrante, parecerista e professor de Graduação e Pós-Graduação na área de Direito Administrativo. Instrutor credenciado junto à Escola da Advocacia-Geral da União. Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Professor de Direito Administrativo da Universidade Católica de Brasília. Professor de Direito Administrativo do Centro Universitário UniPROCESSUS. Autor de vários livros e artigos na área de Direito Público, com destaque para as obras: "Curso de Direito Administrativo", 4 edição, publicada pela Editora Lumen Juris, em 2022; e "O Regulamento Administrativo", 1 edição, publicada pela Editora Lumen Juris, em 2021. (Contatos: e-mail: professor.maurosergio@gmail.com - Instagram: @prof.maurosergio - Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mauro-sC3A9rgio-dos-santos-73b8991b3/)
Informações coletadas do Lattes em 02/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em (REVALIDAÇÃO DE DOUTORADO REALIZADO NO EXTERIOR)
2019 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: A responsabilidade civil extracontratual do Estado pelo não edição de regulamentos administrativos,
Orientador: Ana Raquel Gonçalves Moniz
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Doutorado em Direito Público
2012 - 2018
Universidade de Coimbra
Título: A responsabilidade civil extracontratual do Estado pelo não edição de regulamentos administrativos
Orientador: Ana Raquel Gonçalves Moniz
Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Mestrado em Direito
2006 - 2008
Universidade Católica de Brasília
Título: A NOVA ORDEM JURÍDICA INTERNACIONAL E O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE TRATADOS PELO DIREITO BRASILEIRO
, Ano de Obtenção: 2008.ARNALDO SAMPAIO DE MORAES GODOY.Palavras-chave: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE; NOVA ORDEM JURÍDICA INTERNACIONAL.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Direito Público
2001 - 2002
Associação de Ensino Unificado do DF
Título: O controle difuso de constitucionalidade no Brasil: papel do Senado Federal
Orientador: Dayse de Asper y Valdés - phd
Formação complementar
2023 - 2023
Temos que dar aulas remotas... E agora?. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Facilitadores de Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Letramento para a Diversidade. (Carga horária: 3h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
ENAP VIP - Oficina Linguagem simples na facilitação de cursos. (Carga horária: 2h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Praticando a Lei de Improbidade Administrativa. (Carga horária: 37h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação em Comunicação Não-Violenta. (Carga horária: 3h). , INSTITUTO PROCESSUS LTDA, IP_FORN, Brasil.
2020 - 2020
Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativas. (Carga horária: 43h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
Congresso Nacional dos Legisladores Municipais e Escolas Legislativas. Agentes Públicos: aspectos gerais. 2023. (Congresso).
Reunião Nacional da Corregedoria-Geral e Controle Interno da PRF.O direito de acesso ao processo administrativo à luz da LAI e da LGPD. 2023. (Encontro).
V Congresso Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. A desapropriação para reforma agrária como instrumento de inclusão e desenvolvimento social. 2023. (Congresso).
Aula Magna do Curso de Direito da Faculdade Processus.ADVOCACIA PRIVADA E CARREIRA PÚBLICA: QUE CAMINHO SEGUIR?. 2020. (Encontro).
Oficina de Preenchimento de Currículo Lattes. 2020. (Oficina).
Capacitação de servidores públicos federais do Incra. APLICAÇÃO DE SANÇÕES CONTRATUAIS E RESCISÃO UNILATERAL: UMA VISÃO PRÁTICA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL. 2019. (Exposição).
28º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis - IRIB. "Parecer emitido pela Consultoria-Geral da União/Advocacia-Geral da União (CGU/AGU) - PARECER CGU/AGU Nº 01/2008 - fixando nova interpretação acerca da aquisição de imóvel rural por pessoa jurídica estrangeira". 2011. (Congresso).
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.O processo de aquisição de áreas rurais e suas utilizações no Brasil por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.. 2011. (Encontro).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO JURÍDICO.QUESTÕES POLÊMICAS NA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. 2009. (Encontro).
CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROCURADORES FEDERAIS.PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE DESAPROPRIAÇÃO: ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, Mauro Sérgio dos; VALLE, M. D. T.; PAES, J. E. S.. OS EFEITOS DA NÃO HOMOLOGAÇÃO DA COLABORAÇÃO PREMIADA. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Brasília.
SANTOS, Mauro Sérgio dos. CONCURSO PÚBLICO PARA OUTORGA DE DELEGAÇÕES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO PIAUÍ. 2013. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.
SANTOS, Mauro Sérgio dos. CONCURSO PÚBLICO PARA OUTORGA DE DELEGAÇÕES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTROS DO ESTADO DA BAHIA. 2013. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.
Orientou
Responsabilidade civil extracontratual do Estado por danos provocados em manifestações populares; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
; Lei Anticorrupção - Lei nº 12; 846/2013 uma nova arma na luta contra a corrupção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O procedimento de concessão de habite-se no Distrito Federal: aspectos práticos e teóricos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O acordo de leniência previsto na Lei Anticorrupção: uma análise crítica sobre a forma de aplicação no âmbito do Poder Executivo federal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O controle jurisdicional do ato administrativo discricionário diante da teoria do desvio de poder; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O serviço de Taxi em confronto com os serviços disponibilizados por novas tecnologias: reflexão sobre o aplicativo UBER à luz do princípio da livre concorrência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O procedimento licitatório da Petrobras e suas consequências no cenário político atual: reflexão à luz da jurisprudência do TCU e do STF; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A aposentadoria compulsória no serviço público: aspectos políticos e jurídicos que motivaram a aprovação da "PEC da Bengala"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O Sistema de Registro de Preços e o efeito "carona": uma análise sob a ótica do Decreto 7; 892/2013 e da jurisprudência do TCU; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A inexecução dos contratos administrativos e suas consequências; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O novo regime de aposentadoria do servidor oúblico estatutário no âmbito da União; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A contratação de obras e serviços de engenharia por meio de pregão: uma reflexão à luz das recentes decisões do TCU; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
Aplicabilidade do regime diferenciado de contratações (RDC) em substituição às regras do Estatuto Geral de Licitações; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A ocupação irregular dos imóveis funcionais em Brasília-DF; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A concessão da rodovia federal BR-040: avanço ou retrocesso?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
; ; A submissão das empresas estatais à lei 8; 666: uma reflexão à luz do art; 173 da Constituição Federal; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O contrato de concessão no ordenamento jurídico brasileiro: uma reflexão sobre a reforma e administração do aeroporto internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A utilização do pregão na contratação de obras e serviços de engenharia: hipóteses e limites; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A inconstitucionalidade das sucessivas prorrogações de prazo nas concessões de serviço público: uma análise sobre os contratos de transporte coletivo no Distrito Federal; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A responsabilidade civil do Estado em relação a terceiros indiretamente afetados por desapropriação para edificação de estabelecimentos penais; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O ativismo judicial na saúde pública Cautelas a serem observadas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
OS LIMITES DE ATUAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA DO ESTADO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O PAPEL DAS DESAPROPRIAÇÕES SANCIONATÓRIAS NA EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELOS DANOS PROVOCADOS POR ATOS JURISDICIONAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A DESAPROPRIAÇÃO QUILOMBOLA NO DIREITO BRASILEIRO: UM MEIO EFICAZ DE CONCRETIZAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
Nepotismo: aplicação da Súmula Vinculante 13 aos agentes políticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A impossibilidade de usucapião de terras públicas:uma reflexão sobre os bens geridos pela TERRACAP; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A responsabilidade civil do Estado em decorrência de danos provocados por ocupação ilegal de imóveis rurais por movimentos sociais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O processo administrativo de licenciamento aplicado aos praças sem estabilidade no âmbito da política militar do DF: reflexão sobre o procedimento atual à luz do devido processo legal; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A responsabilidade civil extracontratual do Estado pelos danos causados a terceiros em decorrência de terceirização na Administração Pública; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E JURISPRUDENCIAL DO CONCURSO PÚBLICO NO BRASIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
O ATIVISMO JUDICIAL COMO GARANTIDOR DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
A OBRIGATORIEDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS EXPLORADORAS DE ATIVIDADES ECONÔMICAS SE SUBMETEREM AO ESTATUTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Mauro Sérgio dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . A quem interessa a inconveniente Lei de Acesso à Informação?. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 01, p. 01, 2025.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; PADILHA, L. M. R. . O exercício de atividades econômicas por servidores públicos federais: limites e hipóteses. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros , v. 16, p. 01-25, 2025.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Documentos preparatórios e a cultura do sigilo na administração pública. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 01, p. 01, 2024.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Regularização fundiária urbana por meio de doação de imóveis pelo Incra. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 01, p. 01, 2024.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; PADILHA, L. M. R. ; ROCHA, G. L. . A irretroatividade das disposições da Lei de Improbidade Administrativa sob a perspectiva do Direito Administrativo Sancionador. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros , v. XV, p. 01, 2024.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; SANTOS, J. B. . Inexigibilidade de licitação para contratação de serviços advocatícios. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social , v. V. 5 n. 9, p. 12-23, 2023.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Direito básico do advogado de ter acesso ao processo administrativo. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. Março, p. 22-30, 2023.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; PADILHA, L. M. R. . O cadastro de reserva em concursos públicos: hipóteses e limites. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social , v. Ano 5, p. 13-31, 2023.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; SILVA, C. D. E. . Contratação de serviços comuns de engenharia na nova Lei de Licitações: concorrência ou pregão?. https://doi.org/10.5281/zenodo.8241737 , v. 05, p. 46-57-57, 2023.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Anulação de atos e contratos administrativos na nova Lei de Licitações. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. Abril, p. 01, 2023.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . ANULAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO COM EFEITOS PROSPECTIVOS: DIÁLOGO COM O PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA. Revista da AGU , v. 20, p. 93-113, 2021.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . O direito à informação como pressuposto fundamental de um ambiente saudável: reflexão comparativa entre a Convenção de Aarhus e a Lei 12.527/2011. REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIONAL , v. 29, p. 68-81, 2017.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . A responsabilidade civil extracontratual no Direito Romano: análise comparativa entre os requisitos exigidos pelos romanos e os elementos de responsabilidade civil atualmente existentes. Direito em Ação (UCB/DF) , v. 10, p. 13-44, 2013.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . O acesso à informação como mecanismo de proteção ao interesse público em matéria ambiental. Revista Jurídica - Seccional da OAB do Distrito Federal , v. 1, p. 61-64, 2013.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Investimento estrangeiro e desenvolvimento econômico: breve análise dos efeitos benéficos e nocivos do capital estrangeiro. Revista do Mestrado em Direito UCB , v. 1, p. 05-05, 2007.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . O controle incidental de constitucionalidade e o papel do Senado Federal. INFORMATIVO JURÍDICO CONSULEX , v. 102, p. 4-8, 2006.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Sindicância. Revista de Direito e Administração Pública, Brasília, v. 1, n.35, p. 12-12, 2001.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Curso de Direito Administrativo. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2025. v. 01. 902p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Curso de Direito Administrativo. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2022. v. 1. 900p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . O Regulamento Administrativo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2021. v. 01. 242p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Curso de Direito Administrativo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris, 2020. v. 1. 854p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Curso de Direito Administrativo. 2. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2016. v. 01. 813p .
-
NERI, Christiane ; CUNHA, Eduardo Maia Tenório ; KOIKE, Maria Lygia ; SANTIAGO, Marta Cristina Jesus ; SANTOS, Mauro Sérgio dos ; SOUZA, Neylene . Ensaios sobre responsabilidade jurídico-política. 1. ed. Coimbra: Simões & Linhares Lda., 2013. v. 01. 216p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos . CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2012. v. 01. 848p .
-
SILVA, B. R. A. E. ; FELZEMBURG, D. M. ; LUCENA, D. C. ; SANTOS, D. M. ; VASCONCELOS, E. P. S. ; SANTOS, G. D. ; CARVALHO, J. T. ; CHACPE, J. F. ; FIDELES, J. D. ; BRAGA, M. E. ; HAVRENNE, M. F. D. ; CHAVES, R. A. ; FARIAS, V. A. ; SANTOS, Mauro Sérgio dos . Lei Complementar 76/93 Comentada pela PFE/INCRA. 1. ed. Brasília: Publicações da Escola da AGU, 2012. v. 01. 172p .
-
PORTELA, Bruno Monteiro ; SILVA, B. R. A. E. ; SILVA, Carolina Saboia Fontenele e ; SILVA, D. L. ; FELZEMBURG, D. M. ; SANTOS, D. M. ; AGUIAR, E. H. A. ; LEITE, I. C. O. ; MASSUQUETTO, J. A. T. ; CHACQUE, J. F. ; CAMARGOS, L. D. B. ; OLIVEIRA, L. A. H. ; BRAGA, M. E. ; SANTOS, Mauro Sérgio dos ; HAVRENNE, M. F. D. ; FONSECA, P. R. C. ; FARIAS, V. A. . Lei 8.629/93 comentada por procuradores federais. 1ª. ed. Brasília: INCRA, 2011. v. 01. 337p .
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; PORTO, N. A. G. ; GONCALVES, J. C. ; BRITO, V. R. ; ALVES, J. V. ; TEIXEIRA, F. R. ; BIACCHI, T. R. ; RONCADOR, S. R. ; ALEIXO, A. N. ; AMARAL, A. C. ; SOUZA, W. A. ; CALDAS, P. G. B. ; ARAUJO, O. J. T. ; MOREIRA, L. L. ; PINA, S. L. C. ; ARAUJO JUNIOR, J. B. ; CASTRO, L. L. ; SILVA, L. C. P. ; OLIVEIRA, O. D. M. ; CORREIA, C. B. M. ; et.al . A prática do procedimento licitatório: simulação de um pregão em sala de aula. In: GONÇALVES, Jonas Rodrigo; ASSUNÇÃO, Maria Aparecida de; FONSECA, Simone Dias Souza Doscher da.. (Org.). Boas Práticas Acadêmicas: experiências que deram certo em sala de aula. 15ed.Brasília: UniProcessus Editora, 2023, v. 15, p. 60-63.
-
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; PALMA, R. F. ; RIBEIRO, C. N. R. L. ; TEIXEIRA, F. R. ; AMARAL, A. C. ; LOPES, C. P. F. N. ; FARIA, D. R. ; ARGUELHES, D. O. T. ; FARIA, K. S. B. ; NOGUEIRA, K. C. J. S. A. ; FARIA, L. C. ; AREDES, R. A. G. S. ; RABELO, T. C. ; TEIXEIRA, V. R. . Capítulo III - LICITAÇÃO ELETRÔNICA: A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DO INTERESSE PÚBLICO. In: PALMA, RODRIGO FREITAS; RIBEIRO, CAMILA NOGUEIRA DE RESENDE LOPES; TEIXEIRA, FERNANDA DA ROCHA,. (Org.). Direito, Tecnologia e Telecomunicações.. 1ed.Curitiba: Juruá, 2022, v. 01, p. 61-76.
Outras produções
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Processus Entrevista: Estrelas do Direito. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, Mauro Sérgio dos . ARTIGO QUINTO - TV JUSTIÇA. 2019.
SANTOS, Mauro Sérgio dos . A nova improbidade administrativa: aspectos relevantes. 2022; Tema: A nova improbidade administrativa: aspectos relevantes. (Rede social).
SANTOS, Mauro Sérgio dos ; LACERDA, L. . Diálogos em Tempos de Crise. 2020; Tema: Aspectos polêmicos da Reforma Administrativa do Estado. (Rede social).
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Aplicação de Sanções contratuais na nova Lei de Licitações. 2023. .
SANTOS, M. S. ; SANTOS, Mauro Sérgio dos . Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos. 2022. .
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Serviços Públicos, Concessões e PPPs. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, Mauro Sérgio dos . Limitações ao Direito de Propriedade e Ordenamento Urbanístico. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, Mauro Sérgio dos . QUESTÕES POLÊMICAS NA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2024
Mestre da Escrita 2023, Centro Universitário UniProcessus.
2023
Mestre do Ano (2022), Centro Universitário UniPROCESSUS.
2022
Professor homenageado - colação de grau em Direito - 2020 (solenidade ocorrida em 2022, em razão da pandemia), Comissão de Formatura Direito da Universidade Católica de Brasília.
2017
Patrono de Turma - 1º semestre de 2017, Comissão de Formatura do Curso de Direito.
2017
Paraninfo de turma - 1º semestre de 2017, Comissão de Formatura do Curso de Direito.
2016
Professor homenageado - colação de grau em Direito - 01/2016, Comissão de Formatura Direito.
2016
Patrono de Turma - 2º semestre de 2016, Comissão de Formatura Direito.
2015
Paraninfo de turma - 2º semestre de 2014, Comissão de Formatura Direito.
2015
Patrono de Turma - 2º semestre de 2014, Comissão de Formatura do Curso de Direito.
2015
Patrono de Turma - 1º semestre de 2015, Comissão de Formatura do Curso de Direito.
2013
Paraninfo de Turma - Direito - 2/2013, Comissão de Formatura - Universidade Católica de Brasília.
2013
Paraninfo de Turma - Direito - 2/2013 - Turma B, Comissão de Formatura - Universidade Católica de Brasília.
2012
Professor homenageado - Direito - 2º semestre de 2011, Comissão de Formatura.
2011
Paraninfo de turma - Direito - 1º semestre/2011 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2011
Paraninfo de turma - Direito - 2º semestre/2011 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2010
Paraninfo de turma - Direito - 1º semestre/2010 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2010
Patrono de turma - Direito - 2º semestre/2010 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2009
Professor Homenageado - Direito - 1º semestre/2009 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2009
Professor homenageado - Direito - 2º semestre/2009 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2008
PROFESSOR GIZ DE OURO, CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO - CADIR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA.
2008
Paraninfo de turma - Direito - 1º semestre/2008 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2008
Paraninfo de turma - Direito - 2º semestre/2008 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2007
PROFESSOR GIZ DE OURO, CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO - CADIR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA.
2007
Paraninfo de turma - Direito - 1º semestre/2007 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/Direito/UCB.
2007
Professor homenageado - Direito - 2º semestre/2007 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
2006
Paraninfo de turma - Direito - 2º semestre/2006 Universidade Católica de Brasília - UCB, Comissão de Formatura/UCB/Direito.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra. , SBN, Quadra 1, Bloco D, Edifício Palácio do Desenvolvimento, 19º andar, Asa Norte, 70057900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 34117150, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Advocacia-Geral da UniãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador Federal, Carga horária: 40
Outras informações:
Procurador Federal, atualmente atuando na área de Consultoria (licitações e contratos) da PFE/Incra no Distrito Federal.
2024 - Atual
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Lecionando as disciplinas Direito Administrativo e Direito Previdenciário.
2003 - 2019
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
Direito Administrativo I e II.
Exerceu também a Coordenação da Disciplina Direito Administrativo na Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília de novembro/2014 a janeiro/2018.
Atividades
-
08/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo I e II
2015 - Atual
Escola da Advocacia-Geral da UniãoVínculo: Instrutor (professor), Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Credenciado formalmente como instrutor da Escola da Advocacia-Geral da União, na área de Direito Administrativo, conforme processo 00590.000867/2014-76.
2015 - Atual
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de EventVínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
COMPONENTE DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO PARA OUTORGA DE DELEGAÇÕES DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DE NOTAS E DE REGISTRO DO ESTADO DO PIAUÍ, CONFORME EDITAL Nº 27, DE 11 DE SETEMBRO DE 2015, DO TJPI.
2010 - 2011
GRUPO ATAME - PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: autônomo
Outras informações:
Professor de Direito Administrativo, sem vínculo empregatício.
2003 - 2004
Faculdades Integradas do Planalto CentralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
Direito Administrativo e Processo Constitucional
Atividades
-
05/2003 - 07/2004
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo, Processo Constitucional
2022 - Atual
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Função Comissionada do Poder Executivo - FCPE, Carga horária: 40
Outras informações:
Designado como Responsável pela Equipe Especializada de Alto Desempenho de Patrimônio - EQUAD Patrimônio, da Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra.
2018 - 2019
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Função Comissionada do Poder Executivo - FCPE, Carga horária: 40
Outras informações:
Nomeado para o encargo de Coordenador-Geral substituto, código FCPE-101.4, da Coordenação-Geral de Assuntos Jurídicos Administrativos da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra (Portaria 1.356, de 11 de agosto de 2018 e Portaria 1.497, de 6 de setembro de 2018).
2011 - 2012
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIAVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Ocupante de Cargo em Comissão, Carga horária: 40
Outras informações:
Nomeado para exercer o cargo em comissão de Coordenador Geral, código DAS 101.4, da Coordenação Geral Agrária, do órgão de execução da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, na cidade de Brasília/DF,
2009 - 2011
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ocupante de Cargo em Comissão, Carga horária: 40
Outras informações:
Nomeado para exercer o cargo em comissão de Chefe de Procuradoria Regional,
código DAS 101.2, do órgão de execução da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, na Superintendência Regional do Distrito Federal e
Entorno, cidade de Brasília/DF.
2019 - Atual
Centro Universitário Processus - UniProcessusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16
Atividades
-
09/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso Serviços Jurídicos e Cartoriais.,Cargo ou função, Membro do NDE.
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, NPIC - Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica.,Linhas de pesquisa
-
08/2019
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo I, Direito Administrativo II
-
08/2019
Ensino, Serviços Jurídicos e Cartoriais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Administrativo I, Direito Administrativo II
2022 - Atual
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAVínculo: Colaborador (docente), Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Docente no Curso Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mauro Sérgio dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?