Mariana Dias Teixeira

Graduação em Psicólogo CRP 05/43625, Bacharel em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Cursando Pós Graduação em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-institucional pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhando atualmente em um ambulatório particular com experiência na área da assistência social e saúde mental. Endereço: Travessa Nossa Senhora de Nazaré 31/102 - Santa Rosa - Niterói - Rj Telefones: (021) 3617- 0289 / 98200-0508 Email: marianadias10@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-institucional

2016 - Atual

Universidade Veiga de Almeida

Graduação em Psicologia

2007 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Um caso e uma clínica: a proposta da psicanálise em um caso de esquizofrenia hebefrênica
Orientador: Ricardo Sá
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Ambientação de Pessoas. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2013 - 2013

Psicanálise e a Clínica do Autismo. (Carga horária: 36h). , Ateliê Espaço Terapêutico, AET, Brasil.

2012 - 2012

Spinoza e a questão ético-política do desejo. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2012 - 2012

Logística de Treinamento e Desenvolvimento. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Brasil.

2012 - 2012

Seminário de Pesquisa IV. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2011 - 2011

Modos de vida, saúde e trabalho. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, M. D. . Monitora das Oficinas de Arte para Instituições de Educação Infantil na Exposição: ?Com Olhos de Criança: arte e imaginação?. 2012. (Exposição).

TEIXEIRA, M. D. . Monitora do I Encontro Regional de Estudantes de Psicologia ?Encontros e Desencontros, Rupturas e Articulações?. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.?Oficina de Fotos: dispositivo de análise e desenvolvimento de recursos para o trabalho? da pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado?. 2012. (Seminário).

IV Jornada "Extensões da Clínica em Questão" vinculado ao projeto de extensão "Os Confins da Psicanálise em Tela: A Mulher, o Amor e a Morte". 2011. (Outra).

XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Encontros sobre o Trabalho: dispositivo de análise do sentido do trabalho da enfermagem no ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro. 2011. (Seminário).

Agenda Acadêmica ?Educação, Cultura e Cidadania". 2010. (Outra).

II Conferência Municipal de Saúde Mental de Niterói. 2010. (Outra).

XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Oficina de Fotos: dispositivo de análise do processo de trabalho em saúde no hospital. 2010. (Seminário).

Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2009. (Outra).

II Encontro Regional de Estudantes de Psicologia ?Tecendo Psicologias: Práticas e políticas do cotidiano?. 2009. (Encontro).

III Mostra Regional de Práticas em Psicologia.O Grupo Ampliado de Pesquisa: Conceito e Experiência. 2009. (Outra).

IV Colóquio do Curso de Especialização Em Psicanálise e Laço Social: ?Psicanálise: Pesquisa e Tratamento?. 2009. (Outra).

XIX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Análise do processo de trabalho em saúde: uma prática de pesquisa em psicologia no hospital. 2009. (Seminário).

XXII Encontro de Estudantes de Psicologia ?Psicologias Gerais: confluências e divergências, uma questão identitária?.Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado. 2009. (Encontro).

Agenda Acadêmica Amazônia: da Natureza à Inovação Tecnológica?. 2008. (Outra).

A vida como obra de arte: Práticas e Interferências. 2008. (Outra).

Focault e Deleuze: a experiência do Fora. 2008. (Seminário).

I Encontro Regional de Estudantes de Psicologia ?Encontros e Desencontros, Rupturas e Articulações?. 2008. (Encontro).

Processos de formação: pesquisa em educação e suas interfaces. 2008. (Outra).

XXI Encontro Nacional de Estudantes em Psicologia ?Os deslimites da Psicologia: Por uma integração entre cultura e prática?. 2008. (Encontro).

Agenda Acadêmica Ações Humanas: Efeito Dominó. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lúcia Whyte Pereira Braga

Considerações sobre a prática psicanalítica na instituição CRAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Maria Lucia Whyte Pereira Braga;

Claudia Osório da Silva

Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Claudia Osório da Silva

Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Claudia Osório da Silva

Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, M. D. ; LOUBACK, A. A. . Oficina de Fotos: dispositivo de análise e desenvolvimento de recursos para o trabalho da pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Uma análise dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAITER, L. P. ; TEIXEIRA, M. D. ; SPEROTTO, D. . Encontros sobre o Trabalho: dispositivo de análise do sentido do trabalho da enfermagem no ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro da pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPEROTTO, D. ; SAITER, L. P. ; ALMEIDA, C. ; TEIXEIRA, M. D. . Oficina de Fotos: dispositivo de análise do processo de trabalho em saúde no hospital da pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Uma análise dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Marianna Araujo da ; TEIXEIRA, M. D. ; MENDONÇA, Giovana ; OSÓRIO, Cláudia . O Grupo Ampliado de Pesquisa: Conceito e Experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAITER, L. P. ; ALMEIDA, C. ; DAMASCENO, R. ; TEIXEIRA, M. D. ; SPEROTTO, D. . Análise do processo de trabalho em saúde: uma prática de pesquisa em psicologia no hospital da pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Uma análise dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OSÓRIO, Cláudia ; TEIXEIRA, M. D. ; SPEROTTO, D. . Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, M. D. . Processo de trabalho em saúde: análise dos modos de fazer e viver nas relações de cuidado. 2012. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    ASSIM Medical Center

    Vínculo: Contrato de Parceria Comercial, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços na Área da Psicologia, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Prestadora de Serviços na área de Psicologia da ASSIM Medical Center Atendimento Clínico Ambulatorial a crianças, adolescentes, adultos e idosos encaminhados por diversas especialidades

  • 2014 - 2017

    NIT MED

    Vínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Psicóloga Clínica contratada em regime de parceria comercial pela empresa Nit Med que oferece os serviços de Atendimento Individual englobando consultas, exames complementares, procedimentos, vacinação, medicina ocupacional e segurança do trabalho. Atendimento Clínico Psicoterápico Individual a crianças, adolescentes, adultos e idosos encaminhados por diversas especialidades. Visitas às escolas, atendimento regular aos responsáveis das crianças atendidas e outros profissionais envolvidos no atendimento ao paciente.

  • 2014 - 2016

    Centro de Referência da Assistência Social de Jurujuba

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social de Jurujuba contratada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Niterói Trabalho social com acolhida, escuta qualificada, informação, comunicação e defesa de direitos; orientação e encaminhamentos; articulação com serviços de políticas setoriais e órgãos do sistema de garantia de direitos; articulação com a rede de serviços socioassistenciais; construção do plano individual de atendimento e/ ou familiar visando o enfrentamento de situações de violação de direitos; estudo social; apoio as famílias e indivíduos em situação de violação de direitos; fortalecimento de vínculos familiares; referência e contra-referência; apoio à família na sua função protetiva; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; mobilização para o exercício da cidadania; estímulo ao convívio familiar, grupal e social; realização de visitas domiciliares e institucionais; elaboração de relatórios e/ou prontuários; dentre outras atividades inerentes a função.

  • 2013 - 2013

    Curso Marly Cury

    Vínculo: Mediadora Escolar, Enquadramento Funcional: Mediadora Escolar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Mediadora Escolar associada ao Ateliê Espaço Terapêutico que oferece serviços de mediação escolar, acompanhamento terapêutico e ateliê terapêutico. Acompanhamento diário e individual de uma menina de três anos, que apresenta sinais dentro do espectro autista, sendo necessária a presença de um mediador para a inclusão dentro da escola onde a mesma encontra-se matriculada no Maternal no turno da tarde.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora da disciplina intitulada O Trabalho de Consultoria nas Organizações, oferecida aos alunos de graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense Carga Horária: 34 horas Responsável pela organização do cronograma, planejamento das aulas, escolha de referências bibliográficas, correção de trabalhos, definição de estratégias de avaliação e orientação aos alunos.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) vinculado ao projeto de pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e viver nas relações de cuidado? da Prof.ª Doutora Cláudia Osório Responsável pelo estudo, planejamento e execução do dispositivo Oficina de Fotos, fundamentado na metodologia da Clínica da Atividade, em que os trabalhadores fotografam situações importantes do seu ambiente de trabalho o que proporciona ao trabalhador o deslocamento de sua posição habitual para a posição de analista do seu próprio trabalho.

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Orientanda de IC, Enquadramento Funcional: Orientanda de iniciação científica, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Orientanda de iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa ?Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado? da Prof.ª Doutora Cláudia Osório Responsável por pesquisar artigos, dissertações e teses sobre o tema e articular o material bibliográfico com o material encontrado no campo, além de desenvolver ferramentas para atividades de campo tais como: roteiros de entrevistas, fichas de diário de campo e roteiros para observação participante.

  • 2011 - 2012

    Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária de Psicologia da Equipe Multiprofissional do Serviço de Internação Agudo Masculino do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba Responsável pelo atendimento individual e em grupo aos usuários e familiares, criação e coordenação de oficinas terapêuticas, construção de projetos terapêuticos e dispositivos de cuidado e atenção para pessoas com transtorno mental grave, além do acompanhamento de cada paciente desde da chegada ao serviço até a alta hospitalar.

  • 2010 - 2011

    CAPS - Casa do Largo

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária de Psicologia da Equipe Multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Casa do Largo Responsável pelo atendimento individual e em grupo aos usuários e familiares, coordenação de oficinas terapêuticas e de renda, construção de projetos terapêuticos, além de fazer uma grande articulação com as redes de saúde, educação e assistência social.

  • 2008 - 2009

    Colégio Universitário Geraldo Reis

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Treinamento, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Bolsista vinculada ao projeto de pesquisa: "Implantaçao do Serviço de Psicologia do Colégio Universitário Geraldo Reis" Responsável pelo acolhimento diário de alunos, pais de alunos e professores, além do agendamento e participação em reuniões semanais com a assistente social, a coordenação pedagógica e demais setores da escola para dar prosseguimento a casos de difícil encaminhamento. Participação em todos os conselhos de classe.