Rodrigo Arcuri Marques Pereira
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (TEP/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF (TPP/UFF). Fundador e coordenador do LARS/UFF - Laboratório de Resiliência de Sistemas, Ergonomia e Fatores Humanos. Atua em parceria com o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), o Laboratório do Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (LabGENTE) da COPPE/UFRJ, o Laboratório de Ergonomia Projetos (ErgoProj) da COPPE/UFRJ e o Advanced Interface Design Lab (AIDL) da University of Waterloo. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Ergonomista pela COPPE/UFRJ (2014) e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2016). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, com período sanduíche na University of Waterloo, Canadá, e indicação da tese de doutorado ao Prêmio CAPES de Tese 2021. Vencedor do Prêmio IEA/Kingfar Award for Student Research in Human Factors and Ergonomics Issues in Industrially Developing Countries (2019), concedido pela International Ergonomics Association (IEA). Vencedor do IV Prêmio CREA-RJ Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos - Categoria Projeto de Graduação (2014), concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ). Co-fundador do Laboratório de Tecnologia, Informação e Resiliência em Saúde Pública (ResiliSUS), sediado no Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/FIOCRUZ). Membro co-fundador da Rede Brasileira de Ergonomia e Resiliência (Rede BResil). Atua em pesquisa e desenvolvimento na área de Ergonomia Fatores Humanos - ênfase em Ergonomia de Sistemas Complexos, Engenharia de Resiliência e Segurança de Sistemas, com experiência na atuação e coordenação de projetos de pesquisa nos domínios da Saúde (Atenção Primária, Regulação Ambulatorial e de Leitos de Internação, Gestão de Terapia Medicamentosa, Rede de Urgência e Emergência), Óleo e Gás, Transmissão de Energia e Pesca.
Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
2016 - 2020
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ergonomics and Resilience Engineering in modelling complex systems: Variability management for reconciling work-as-imagined and work-as-done
Orientador: em University of Waterloo ( Catherine Marie Burns)
com , Ano de obtenção: 2020. Mario Cesar Rodríguez Vidal. Coorientador: Paulo Victor Rodrigues de Carvalho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: análise ergonômica do trabalho; FRAM; Segurança de sistemas; Safety-II; Performance Resiliente.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Produção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Resiliência.
Mestrado em Engenharia de Produção
2014 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gestão da variabilidade em sistemas sociotécnicos complexos, Ano de Obtenção: 2016
Mario Cesar Rodríguez Vidal.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ergonomia de sistemas complexos; gestão da variabilidade; manutenção; linhas de transmissão.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Curso de Especialização Superior em Ergonomia
2013 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise ergonômica da experiência de visitação no Museu do Universo - Planetário do Rio de Janeiro
Orientador: Mario Cesar Rodríguez Vidal
Graduação em Engenharia de Produção
2007 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de impactos de usabilidade do SIGA-UFRJ: um estudo exploratório
Orientador: José Miguel Bendrao Saldanha / Mario Cesar Rodríguez Vidal
Formação complementar
2017 - 2017
Valorização da pesquisa em Ergonomia na forma de publicação científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Análise Ergonômica do Trabalho Segundo a NR17. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.
2015 - 2015
Ergonomia na concepção de situações de trabalho. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.
2014 - 2014
Ação conversacional: Fundamentos, Métodos e Técnic. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.
2010 - 2010
Interface Design based on Cognitive Engineering. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.
2010 - 2010
How Artifact Design Affects Complexity. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Ergonomia, ABERGO, Brasil.
2008 - 2008
Gestão da Produção, Logística e Supply Chain Simulog. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Resiliência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Ergonomia de Sistemas Complexos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Participação em eventos
VI ERGONODIA - Encontro Científico e Profissional de Ergonomia. 2017. (Encontro).
V ERGONODIA - Encontro Científico e Profissional de Ergonomia.Análise da experiência de visitação em um museu de astronomia: contribuições da Ergonomia. 2016. (Encontro).
V ULAERGO - Congreso Latinoamericano de Ergonomía. Demandas Cognitivas y Estrategias Operatorias en el trabajo con un sistema informático corporativo: estudio de caso en el sector eléctrico de Brasil. 2016. (Congresso).
XVIII ABERGO - Congresso Brasileiro de Ergonomia. Instrumentação em Ergonomia: o caso da manutenção de linhas de transmissão. 2016. (Congresso).
XXXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Gestão da Variabilidade na Manutenção de Linhas de Transmissão. 2016. (Congresso).
Jornada Internacional ABERGO 2015. 2015. (Congresso).
XVII ABERGO - Congresso Brasileiro de Ergonomia. Avaliação de impactos de usabilidade do SIGA-UFRJ: um estudo exploratório. 2014. (Congresso).
III ULAERGO - Congreso Latinoamericano de Ergonomía. 2010. (Congresso).
XVI ABERGO - Congresso Brasileiro de Ergonomia. 2010. (Congresso).
2008 IEEE - International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM). 2008. (Congresso).
XII PROFUNDÃO - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ. 2008. (Encontro).
XXVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2008. (Encontro).
XI PROFUNDÃO - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
FERRAZ, F. T.;CARVALHO, P. V. R.ARCURI, R.. Ergonomia e saúde mental dos teletrabalhadores no contexto da COVID-19: revisão sistemática e meta-análise. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
DUARTE, F. J. C. M.; LIMA, F. P. A.; SZNELWAR, L. I.;ARCURI, R.. Trabalhos cooperativos a partir da confiança: um estudo de caso desenvolvido em um navio de construção de poços marítimos. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERRAZ, F. T.;ARCURI, R.CARVALHO, P. V. R.. Uberização do trabalho no Brasil em tempos de crise: uma opção ao desemprego. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FERRAZ, F. T.;ARCURI, R.JATOBÁ, A.. Afastamentos laborais por transtornos comportamentais e mentais: o caso da instituição X. 2022. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
ARCURI, R.. As aulas de Educação Física na EJA para além do fazer: uma proposta de sequência didática envolvendo jogos eletrônicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.
ARCURI, R.. A interculturalidade em sala de aula no contexto linguístico online interativo. 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.
BELDERRAIN, M. C. N.; CARDOSO JUNIOR, M. M.; SANTOS, W. G.; COSTA, L. E. V. L.;CARVALHO, P. V. R.ARCURI, R.. Modelagem sociotécnica e avaliação da resiliência de uma missão CubeSat. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias Espaciais) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
JATOBÁ, A.CARVALHO, P. V. R.ARCURI, R.. O uso de tecnologias digitais como reforço da dimensão conceitual dos conteúdos nas aulas de educação física. 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.
JATOBÁ, A.CARVALHO, P. V. R.ARCURI, R.. Uso de tecnologia para o compartilhamento de conhecimentos entre candidatos a cargos de magistrados. 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.
ARCURI, R.BELLAS, H.C.JATOBÁ, A.. Tecnologias digitais no contexto escolar durante o isolamento social: uma proposta no ensino-aprendizagem da geometria. 2021. Dissertação (Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca.
ALVAREZ, D.; MUNIZ, H. P.; ALMEIDA, I. M.; ROTENBERG, L.;ARCURI, R.. Covid-19 a bordo: Saúde e Segurança do Trabalho na atividade petrolífera offshore brasileira em tempos de pandemia. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
CASTRO, A. C.; ALVES, L. A.; REIS, A. C.; LEÃO, L. H. C.;ARCURI, R.. O horizonte da Ergologia no Brasil: interfaces com a área de Engenharia de Produção. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
VIDAL, M. C. R.ARCURI, R.. Lei 12608, e o Plano de Emergência Nuclear tornando Cidades Resiliente. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVAREZ, D.; MUNIZ, H. P.; ALMEIDA, I. M.; ROTENBERG, L.;ARCURI, R.. Covid-19 a bordo: Saúde e Segurança do Trabalho na atividade petrolífera offshore brasileira em tempos de pandemia. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
VIDAL, M. C. R.ARCURI, R.. Disponibilização de vagas em hospital público universitário: contribuição da Ergonomia para uma cultura de regulação assistencial. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VIDAL, M. C. R.; GOMES, J. O.; KRYKHTINE, F. L. P.;ARCURI, R.. O ensino da Ergonomia e Fatores Humanos na Escola Politécnica da UFRJ nos períodos da pandemia COVID-19: Reflexões sobre a sistemática adotada no ensino remoto. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MAFRA, J.R.D.;ARCURI, R.VIDAL, M. C. R.. Análise ergonômica no posto de trabalho do setor de instrumentação do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
MAFRA, J.R.D.; BONFATTI, R.J.;ARCURI, R.. Análise ergonômica do trabalho na empresa Sozauto. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
MAFRA, J.R.D.; BONFATTI, R.J.;ARCURI, R.. Análise ergonômica no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.; MAFRA, J.R.D.; BONFATTI, R.J.. Análise ergonômica - Kinoplex Tijuca. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.; MAFRA, J.R.D.; BONFATTI, R.J.. Análise ergonômica no Centro de Triagem - RECICLA CT. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.JATOBÁ, A.VIDAL, M. C. R.. Análise ergonômica no setor da máquina de plasma da empresa Metalfenas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.JATOBÁ, A.; MAFRA, J.R.D.. Análise ergonômica no restaurante Bistrô Sabor da Maré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
JATOBÁ, A.; MAFRA, J.R.D.;ARCURI, R.. Análise ergonômica na FIARCAL - fábrica de artefatos de cimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.JATOBÁ, A.; MAFRA, J.R.D.. Análise ergonômica do trabalho no Grupo Petrópolis: setor de descarregamento de malte da Unidade Petrópolis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARCURI, R.JATOBÁ, A.; MAFRA, J.R.D.. Análise ergonômica do trabalho no Grupo Petrópolis: almoxarifado químico da Unidade Petrópolis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
VIDAL, M. C. R.; BONFATTI, R.J.;ARCURI, R.M.P.. Exigências cognitivas e regulações no processo de tratamento fora de domicílio: contribuições da Ergonomia na (re)concepção de processos de trabalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
BONFATTI, R.J.;JATOBÁ, A.ARCURI, R.M.P.. Exigências cognitivas e estratégias operatórias na atividade de gestão de dados por absenteísmo por doença. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
VIDAL, M. C. R.BELLAS, H.C.ARCURI, R.M.P.. Avaliação ergonômica no espaço "Charme das Unhas". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
BELLAS, H.C.MOREIRA, L. R.ARCURI, R.M.P.. Análise ergonômica do trabalho no Projeto MagLev Cobra - LASUP/COPPE/UFRJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
JATOBÁ, A.BELLAS, H.C.ARCURI, R.M.P.. Análise ergonômica do trabalho na empresa SMV Odonto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
MAFRA, J.R.D.;MOREIRA, L. R.ARCURI, R.M.P.. Análise ergonômica na empresa Hiperroll Embalagens Ltda.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
MAFRA, J.R.D.;JATOBÁ, A.ARCURI, R.M.P.. Análise ergonômica do trabalho com "MEI Igui Trata Bem". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
MAFRA, J.R.D.;BELLAS, H.C.ARCURI, R.M.P.. AET no Hospital Federal Cardoso Fontes - Ambulatório de Urologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
ARAUJO, F. O.; MORAES, A. S. P.;ARCURI, R.. Análise da aplicação da logística humanitária em Petrópolis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FERRAZ, F. T.; NEVES, J.C.B.;ARCURI, R.. Análise ergonômica do trabalho em uma empresa de saneamento ambiental: um estudo de caso sob a perspectiva ESG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, J.C.B.; ANDRADE, E. P.;ARCURI, R.. Equipes de competição de engenharia da Universidade Federal Fluminense e os desafios enfrentados para seguir inovando. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, J.C.B.; FIGUEIREDO, M. G.;ARCURI, R.. A dupla jornada do estudante de ensino superior: o impacto da carga horária de estudo e trabalho na vida dos estudantes de engenharia de produção da UFF. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, J.C.B.;ARCURI, R.; LEAL, A. L. C.. Ergonomia na Aviação Militar: um estudo de caso no Centro de Instrução de Aviação do Exército sobre a influência ergonômica em atividades de manutenção em aeronaves com asas rotativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
FERRAZ, F. T.; MELLO, L. C. B. B.;ARCURI, R.. Aspectos estruturantes da adoção de tecnologias no ensino superior sob o ponto de vista dos docentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
Manifestações da resiliência organizacional frente a pequenos e grandes eventos em serviços hospitalares; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Contribuições da Engenharia de Resiliência para a Sustentabilidade Organizacional: Os aspectos ESG e os seus desafios; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Atenção às urgências para o paciente surdo: avaliação e proposições a partir da engenharia de resiliência; Início: 2023; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Sistemática de indicadores para avaliação de desempenho resiliente em serviços de saúde pública; Início: 2022; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Uma abordagem quali-quanti em Engenharia de Resiliência para o projeto de processos em serviços de saúde pública; Início: 2020; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);
Um panorama dos desenvolvimentos e aplicações recentes em confiabilidade humana na indústria de Óleo & Gás; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
Gestão da variabilidade no acesso à assistência ambulatorial: estudo de um sistema de regulação estadual sob a ótica da variabilidade; 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Análise ergonômica na FIARCAL - fábrica de artefatos de cimento; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Análise ergonômica do trabalho na empresa Sozauto; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Análise ergonômica no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão em Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Exigências cognitivas e estratégias operatórias na atividade de gestão de dados de absenteísmo por doença; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Exigências cognitivas e regulações no processo de tratamento fora de domicílio: contribuições da Ergonomia na (re)concepção de processos de trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Ergonomia) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Orientador: Rodrigo Arcuri Marques Pereira;
Produções bibliográficas
-
JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO ; ARCURI, RODRIGO ; SOBRAL, ANDRÉ LUIZ AVELINO ; BULHÕES, BÁRBARA ; VIANNA, JAQUELINE ; DE CASTRO NUNES, PAULA ; D?AVILA, ADRIANA LOURENÇO ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES . Decentralizing referral prioritization to general practitioners at the primary care level: A qualitative case study based on the Grounded Theory. WORK-A Journal of Prevention Assessment & Rehabilitation , v. 77, p. 1189-1203, 2024.
-
NUNES, PAULA DE CASTRO ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; ARCURI, RODRIGO ; BELLAS, HUGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; VIANA, JAQUELINE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Prospecção das condições de trabalho do Samu-192 fluvial em cenários de crise a partir da resiliência no enfrentamento à Covid-19 no Alto Solimões. Saúde em Debate , v. 47, p. 791-805, 2023.
-
DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES ; BELLAS, HUGO ; VIANA, JAQUELINE ; DE CASTRO NUNES, PAULA ; ARCURI, RODRIGO ; DA SILVA FONSECA, VALÉRIA ; CARNEIRO, ANA PAULA MORGADO ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Transformative dimensions of resilience and brittleness during health systems? collapse: a case study in Brazil using the Functional Resonance Analysis Method. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH , v. 23, p. 1-10, 2023.
-
TAVARES, EDSON ; SANTOS, LUIZA DOS ; ABREU, LÚCIO ; ZORZANELO, LUCIANA ; ARCURI, RODRIGO . Resiliência hospitalar na resposta à pandemia de Covid-19: investigando as adaptações de um hospital no Rio de Janeiro. AÇÃO ERGONÔMICA , v. 17, p. 1-19, 2023.
-
ARCURI, RODRIGO ; BELLAS, HUGO CESAR ; FERREIRA, DENISE DE SOUZA ; BULHÕES, BÁRBARA ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; HOLLNAGEL, ERIK . On the brink of disruption: Applying Resilience Engineering to anticipate system performance under crisis. APPLIED ERGONOMICS , v. 99, p. 103632, 2022.
-
BULHÕES, BÁRBARA ; BELLAS, HUGO ; ARCURI, RODRIGO ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Shifting the management model of Brazilian health services: perceptions of major stakeholders on the participation of the private sector in public hospital administration. Dialogues in Health , v. 1, p. 100011, 2022.
-
BELLAS, HUGO CESAR ; BULHÕES, BÁRBARA ; ARCURI, RODRIGO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Community health workers? non-technical skills for delivering primary healthcare in low-income areas. WORK-A Journal of Prevention Assessment & Rehabilitation , v. 1, p. 1-7, 2022.
-
JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO ; VIANA, JAQUELINE ; DE CASTRO NUNES, PAULA ; LEAL, RAQUEL ; BULHÕES, BÁRBARA ; ARCURI, RODRIGO ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES . Unveiling conflicting strategies in the Brazilian response to COVID-19: A cross-sectional study using the Functional Resonance Analysis Method. Dialogues in Health , v. 1, p. 100056, 2022.
-
SALDANHA, MARIA CHRISTINE WERBA ; ARAÚJO, LUANA LEAL FERNANDES ; ARCURI, RODRIGO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES ; DE CARVALHO, RICARDO JOSÉ MATOS . Identifying routes and organizational practices for resilient performance: a study in the construction industry. Cognition Technology & Work , v. 24, p. 521-535, 2022.
-
BULHOES, B. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; NUNES, P. C. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Análise das práticas de cuidado na descentralização do sistema de regulação ambulatorial no município do Rio de Janeiro. Rev. Adm. Saúde , v. 22, p. e325, 2022.
-
BELLAS, HUGO CESAR ; CASTRO-NUNES, PAULA ; BULHÕES, BÁRBARA ; ARCURI, RODRIGO ; GUEDES, LUCIANA ; VIANA, JAQUELINE ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES . Desempenho resiliente da longitudinalidade da atenção primária durante a pandemia da Covid-19: um estudo transversal em territórios vulneráveis do município do Rio de Janeiro. Saúde em Debate , v. 46, p. 75-88, 2022.
-
BRUZI, MARIA CECILIA ; ARCURI, RODRIGO ; BELLAS, HUGO CESAR ; VIANNA, JAQUELINE ; CARVALHO, PAULO VICTOR DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . FLUXOS DE TRABALHO EM SISTEMAS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE DA REGULAÇÃO MÉDICA ESTADUAL AMBULATORIAL. AÇÃO ERGONÔMICA , v. 16, p. 1-12, 2022.
-
BELLAS, H.C. ; ARCURI, R. ; FERREIRA, D. S. ; BULHOES, B. ; MASSON, L. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Complex systems design based on actual system functioning: Coping with variability in a national water ambulances service. WORK , v. 73, p. S265-S277, 2022.
-
JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO ; ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Water ambulances and the challenges of delivering mobile emergency healthcare to riverine and maritime communities. AMERICAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE , v. 47, p. 258-266, 2021.
-
ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO CESAR ; KOSTER, ISABELLA ; D'AVILA, ADRIANA LOURENÇO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; BURNS, CATHERINE MARIE ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Gatekeeper family doctors operating a decentralized referral prioritization system: Uncovering improvements in system resilience through a grounded-based approach. SAFETY SCIENCE , v. 121, p. 177-190, 2020.
-
JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO CESAR ; BULHÕES, BÁRBARA ; KOSTER, ISABELLA ; ARCURI, RODRIGO ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR R. . Assessing community health workers? conditions for delivering care to patients in low-income communities. APPLIED ERGONOMICS , v. 82, p. 102944, 2020.
-
SALDANHA, MARIA CHRISTINE WERBA ; DE CARVALHO, RICARDO JOSÉ MATOS ; ARCURI, RODRIGO ; AMORIM, ANA GABRIELLA ; VIDAL, MARIO CESAR RODRIGUEZ ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Understanding and improving safety in artisanal fishing: A safety-II approach in raft fishing. SAFETY SCIENCE , v. 122, p. 104522, 2020.
-
FERREIRA, D. ; ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; BELLAS, HUGO CESAR ; MASSON, L. ; VIDAL, MARIO CESAR R. ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Desafios na manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência fluvial no Alto Solimões. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 494-505, 2020.
-
BELLAS, HUGO CESAR ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; BULHÕES, BÁRBARA ; KOSTER, ISABELLA ; ARCURI, RODRIGO ; BURNS, CATHERINE ; GRINDROD, KELLY ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR R. . Effects of Urban Violence on Primary Healthcare: The Challenges of Community Health Workers in Performing House Calls in Dangerous Areas. JOURNAL OF COMMUNITY HEALTH , v. 44, p. 569-576, 2019.
-
LI, REICELIS CASARES ; PEREIRA, RODRIGO ARCURI MARQUES ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES ; GRINDROD, KELLY ; BURNS, CATHERINE . Information Technology Systems at the sharp end of medication therapy management. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting , v. 63, p. 698-702, 2019.
-
VIEIRA, R. B. ; VIDAL, M. C. R. ; MAFRA, J.R.D. ; BASTOS, G. B. ; ARCURI, R. ; MOREIRA, L. R. . Accounting Standard for Ergonomics: Relation of Ergonomics and Accounting. ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING , v. iv, p. 577-582, 2019.
-
VIEIRA, R. B. ; VIDAL, M. C. R. ; MAFRA, J.R.D. ; BASTOS, G. B. ; ARCURI, R. ; MOREIRA, L. R. . The Need to Present Actual Costs after an Ergonomic Intervention. ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING , v. iv, p. 23, 2019.
-
JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO CESAR ; KOSTER, ISABELLA ; ARCURI, RODRIGO ; VIDAL, MARIO CESAR R. ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR R. . Patient visits in poorly developed territories: a case study with community health workers. Cognition Technology & Work , v. 20, p. 125-152, 2018.
-
JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; ARCURI, R. ; FERREIRA, D. S. ; CARVALHO, P. V. R. ; MASSON, L. ; BULHÕES, BÁRBARA ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. . Estudo Descritivo da Atuação das Equipes de Saúde no Serviço de Embarcações do SAMU-192 em Regiões Fluviais, Ribeirinhas e Marítimas. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, 2020. 120p .
-
Vieira, Rafael Bezerra ; VIDAL, MARIO CESAR ; Mafra, José Roberto ; Bastos, Guilherme Bezerra ; ARCURI, RODRIGO ; Moreira, Luiz Ricardo . The Need to Present Actual Costs After an Ergonomic Intervention. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 23-27.
-
Vieira, Rafael Bezerra ; VIDAL, MARIO CESAR ; Mafra, José Roberto ; ARCURI, RODRIGO ; Moreira, Luiz Ricardo . Accounting Standard for Ergonomics: Relation of Ergonomics and Accounting. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 577-582.
-
MOREIRA, L. R. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Razonamiento compartido en Ergonomía: el caso de una empresa de comercio de madera. In: Paulina Hernández Albrecht; Luis Chacaltana Paredes; Milagritos Robles Rázuri; Amelia Kuroiwa Sampei; Percy Mesias Urday; Jacqueline López; Carolina Ullilen Marcilla; Yesenia Acosta Guevara; Manuel Escobar Galindo. (Org.). Compendio: V Congreso Latinoamericano y IV Congreso Peruano de Ergonomia. 1ed.Lima: Sociedad Peruana de Ergonomía, 2017, v. , p. 291-308.
-
VIDAL, M. C. R. ; ARCURI, R.M.P. ; BONFATTI, R.J. ; JATOBÁ, A. ; CARVALHO, P. V. R. . Ergonomics point of view of work accidents in safety management perspective. In: Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho. (Org.). Ergonomics and Human Factors in Safety Management. 1ed.Boca Raton, Florida: CRC Press, 2016, v. 1, p. 137-164.
-
JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. . Avaliação Participativa das Situações de Trabalho em Saúde Pública: um estudo do caso dos Agentes Comunitários de Saúde. In: Ricardo José Matos de Carvalho; Maria Christine Werba Saldanha; Mario Cesar Rodríguez Vidal. (Org.). Azimutes do trabalho: Olhares da Ergonomia para Diversas Situações. 1ed.Porto Alegre: Simplíssimo, 2016, v. , p. 75-86.
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Análise da Experiência de Visitação em um Museu de Astronomia: Contribuições da Ergonomia. In: Ricardo José Matos de Carvalho; Maria Christine Werba Saldanha; Mario Cesar Rodríguez Vidal. (Org.). Azimutes do trabalho: Olhares da Ergonomia para Diversas Situações. 1ed.Porto Alegre: Simplissimo, 2016, v. , p. 129-142.
-
CANCADO, R. ; ARCURI, R. ; OLIVEIRA, E. P. ; DUARTE, F. J. C. M. . A new lens on systemic accident analysis: bridging work activity analysis and resilience engineering. In: 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024, Jeju. Proceedings of the 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024.
-
PEREIRA, V. F. ; FARAH, L. C. ; MARTINS, M. ; ARCURI, R. ; RESENDE, A. E. . The contribution of permits-to-work for safety. In: 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024, Jeju. Proceedings of the 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024.
-
SANTOS, L. ; ARCURI, R. ; BURNS, C. M. ; CARVALHO, P. V. R. ; VIDAL, M. C. R. . A context-sensitive approach for integrating Fuzzy Set Theory and the FRAM. In: 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024, Jeju. Proceedings of the 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024.
-
BRUZI, M. C. T. B. G. ; KLING, L. ; MORAES, A. S. P. ; CARVALHO, P. V. R. ; ARCURI, R. . Human Factors in small modular reactors: a scoping review of the literature. In: 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024, Jeju. Proceedings of the 22nd Triennial Congress of the International Ergonomics Association (IEA), 2024.
-
SILVA FILHO, EDSON TAVARES DA ; CARVALHO, CARLOS HILTON CRUZ ; SANTOS, L. ; BRUZI, M. C. T. B. G. ; ARCURI, R. . O atendimento de emergência e urgência a pacientes surdos: uma análise sob a ótica da variabilidade. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2024, 2024, Goiânia. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2024, 2024. v. 24.
-
CARVALHO, CARLOS HILTON CRUZ ; BRUZI, M. C. T. B. G. ; SILVA FILHO, EDSON TAVARES DA ; ARCURI, R. . Condições de trabalho do trabalhador surdo: uma revisão sistemática da literatura. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2024, 2024, Goiânia. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2024, 2024. v. 24.
-
GUIMARÃES, MARIA CECILIA TEIXEIRA BASTOS ; ARCURI, RODRIGO ; BELLAS, HUGO CESAR ; SOUZA, JAQUELINE TAVARES VIANA DE ; SANTOS, LUIZA DOS ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . ANÁLISE DA VARIABILIDADE NA REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA À SAÚDE AMBULATORIAL EM COMPLEXOS REGULADORES UTILIZANDO O MÉTODO FRAM. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2023, Hotel Majestic. Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2023.
-
SILVA FILHO, EDSON TAVARES DA ; ABREU, LÚCIO ; ZORZANELO, LUCIANA ; ARCURI, RODRIGO ; SANTOS, LUIZA DOS . RESILIÊNCIA hospitalar na resposta à PANDEMIA De COVID-19: investigando as adaptações de Um hospital no rio de janeiro. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2023, Hotel Majestic. Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO. Recife: Even3, 2023.
-
CARVALHO, CARLOS HILTON CRUZ ; ARCURI, RODRIGO ; CALADO, ROBISOM DAMASCENO ; CHAVES, SANDRA . ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E ATENDIMENTO DO SURDO PELA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2023, Hotel Majestic. Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO. Recife: Even3, 2023.
-
BRUZI, M. C. T. B. G. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; VIANA, JAQUELINE ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Fluxos de trabalho em sistemas complexos: uma análise da regulação médica estadual ambulatorial. In: XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022, 2022, São José dos Campos. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO, 2022. v. 1.
-
SANTOS, L. ; FEICHAS, A. ; CARVALHO, P. V. R. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Análise da variabilidade nos processos de regulação assistencial: a oferta de vagas em um hospital público de alta complexidade. In: XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022, 2022, São José dos Campos. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO, 2022. v. 1.
-
CANCADO, R. ; ARCURI, R. ; CASTRO, A. C. ; LOGELO, M. E. ; FERRAZ, F. T. . Impacto da pandemia na sobrecarga de trabalho no ambiente doméstico: um mapeamento da produção acadêmica em dois eventos científicos recentes. In: XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022, 2022, São José dos Campos. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO 2022. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO, 2022. v. 1.
-
SALDANHA, MARIA CHRISTINE WERBA ; PEREIRA, RODRIGO ARCURI MARQUES ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; ARAÚJO, LUANA LEAL FERNANDES ; VIDAL, MARIO CESAR ; CARVALHO, RICARDO JOSÉ MATOS DE . ResiliFRAM: Um Novo Método para Análise da Resiliência Aplicado à Construção Civil. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2022, Virtual. Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2021.
-
PEREIRA, RODRIGO ARCURI MARQUES ; BELLAS, HUGO CESAR ; FERREIRA, DENISE DE SOUZA ; ANDRADE, BÁRBARA BULHÕES LOPES DE ; MASSON, LETÍCIA PESSOA ; VIDAL, MARIO CESAR ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Um panorama da operação do serviço de embarcações do SAMU 192 no brasil: a gestão da variabilidade no atendimento de urgência a comunidades ribeirinhas e costeiras. In: XX Congresso Brasileiro de Ergonomia Virtual 2020, 2020, ABERGO. Anais do(a) XX Congresso Brasileiro de Ergonomia - Virtual 2020, 2021.
-
PEREIRA, RODRIGO ARCURI MARQUES ; FERREIRA, DENISE DE SOUZA ; BELLAS, HUGO CESAR ; ANDRADE, BÁRBARA BULHÕES LOPES DE ; MASSON, LETÍCIA PESSOA ; VIDAL, MARIO CESAR ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . A Ergonomia e a Engenharia de Resiliência na formulação de diretrizes para o serviço de embarcações do SAMU 192. In: XX Congresso Brasileiro de Ergonomia Virtual 2020, 2020, ABERGO. Anais do(a) XX Congresso Brasileiro de Ergonomia - Virtual 2020, 2021.
-
FERREIRA, DENISE DE SOUZA ; PEREIRA, RODRIGO ARCURI MARQUES ; BELLAS, HUGO CESAR ; ANDRADE, BÁRBARA BULHÕES LOPES DE ; MASSON, LETÍCIA PESSOA ; VIDAL, MARIO CESAR ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, ALESSANDRO . A Ergonomia de concepção no projeto de embarcações para o SAMU 192. In: XX Congresso Brasileiro de Ergonomia Virtual 2020, 2020, ABERGO. Anais do(a) XX Congresso Brasileiro de Ergonomia - Virtual 2020, 2021.
-
LI, R. C. ; ARCURI, R. ; JATOBÁ, A. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; GRINDROD, KELLY ; BURNS, CATHERINE . Information Technology Systems at the Sharp End of Medication Therapy Management. In: Human Factors and Ergonomics Society 2019 Annual Meeting, 2019, Seattle. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society 2019 Annual Meeting, 2019. v. 63. p. 698-702.
-
MOREIRA, L. R. ; VIDAL, M. C. R. ; ARCURI, R.M.P. . Instrumentação da proposta HCD por meio de ferramentas de estruturação dialógica baseadas na ação conversacional. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ergonomia: XVIII ABERGO, 2016, Belo Horizonte. Anais do XVIII ABERGO, 2016.
-
ARCURI, R.M.P. ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. . Instrumentação em Ergonomia: o caso da manutenção de linhas de transmissão. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ergonomia: XVIII ABERGO, 2016, Belo Horizonte. Anais do XVIII ABERGO, 2016.
-
MOREIRA, L. R. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Razonamiento compartido en Ergonomía: el caso de una empresa de comercio de madera. In: V Congreso Latinoamericano de Ergonomía, 2016, Lima. Actas del V Congreso Latinoamericano de Ergonomía - Lima, Perú, 2016, 2016.
-
MELO, C. S. C. A. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Demandas Cognitivas y Estrategias Operatorias en el trabajo con un sistema informático corporativo: estudio de caso en el sector eléctrico de Brasil. In: V Congreso Latinoamericano de Ergonomía, 2016, Lima. Actas del V Congreso Latinoamericano de Ergonomía - Lima, Perú, 2016.
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. . Gestão da Variabilidade na Manutenção de Linhas de Transmissão. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2016, João Pessoa. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2016.
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Análise da experiência de visitação em um museu de astronomia: contribuições da Ergonomia. In: V ERGONODIA, 2016, Natal. Anais do V ERGONODIA - Natal, RN, 2016.
-
JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; BONFATTI, R.J. ; ARCURI, R. ; RIGA, A. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; MACHADO, D. M. . Avaliação Participativa das Situações de Trabalho em Saúde Pública: um estudo do caso dos Agentes Comunitários de Saúde. In: V ERGONODIA, 2016, Natal. Anais do V ERGONODIA - Natal, RN, 2016.
-
BARRADAS, G. B. ; ARCURI, R.M.P. ; ALVES, R. R. C. . Elaboração de um plano de medidas com foco no cliente do Museu Nacional de Belas Artes. In: III Encontro de Engenharia no Entretenimento - 3E/UNIRIO, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 3E/UNIRIO, 2015. p. 95-108.
-
ARCURI, R.M.P. ; BARRADAS, G. B. ; AMARAL, G. F. ; FUCCI, C. E. D. ; MEIRELLES, A. F. . Modelos de planejamento e gestão de operações na regulação do tratamento oncológico no município do Rio de Janeiro. In: XIV PROFUNDÃO - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XIV Profundão, 2013.
-
ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Designing a Resilient Mobile Emergency Care Service for Riverine and Coastal Communities. In: 10th Brazil Germany Symposium for Sustainable Development, 2022, Niterói. Proceedingsof the 10th Brazil Germany Symposium for Sustainable Development, 2022.
-
ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. ; HOLLNAGEL, E. . A Safety-II analysis on the effects of COVID-19 on the access to urgent care of Amazon's riverine populations. In: VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção - VI EPPGEP 2021, 2021. Anais do VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção - - VI EPPGEP 2021, 2021. p. 28-28.
-
ARCURI, R.M.P. ; VIDAL, M. C. R. ; SALDANHA, J. M. B. . Avaliação de impactos de usabilidade do SIGA-UFRJ: um estudo exploratório. In: XVII Congresso Brasileiro de Ergonomia: XVII ABERGO, 2014, São Carlos. Anais do XVII ABERGO, 2014.
-
BRUZI, M. C. T. B. G. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; VIANNA, JAQUELINE ; SANTOS, L. ; MORAES, A. S. P. . The impact of performance variability on access to healthcare: an analysis of regional referral centers resilience. Ciencia & Saude Coletiva , 2025.
-
ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Designing a Resilient Mobile Emergency Care Service for Riverine and Coastal Communities. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; BULHÕES, BÁRBARA ; MASSON, L. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Um panorama da operação do serviço de embarcações do SAMU 192 no Brasil: a gestão da variabilidade no atendimento de urgência a comunidades ribeirinhas e costeiras. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R. ; FERREIRA, D. S. ; BELLAS, H.C. ; BULHÕES, BÁRBARA ; MASSON, L. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . A Ergonomia e a Engenharia de Resiliência na Formulação de Diretrizes para o Serviço de Embarcações do SAMU 192. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R. . Pesquisa de campo em Ergonomia em tempos de pandemia: limites e estratégias metodológicas - Reflexões a partir de experiências de campo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARCURI, R. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . A Engenharia de Resiliência na Pandemia de COVID-19: o Sistema Único de Saúde (SUS) e suas Variabilidades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARCURI, R. . Safety-II aplicada à pesca artesanal com jangadas: FRAM como ferramenta de modelagem em Safety-II. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARCURI, R. . Riverine mobile emergency care: An abbreviated STPA analysis. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; BURNS, CATHERINE MARIE ; VIDAL, MARIO CESAR R. ; BELLAS, HUGO CESAR ; KOSTER, ISABELLA ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . IT in large-scale referral prioritization: a case study in a public health care system in southeastern Brazil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARCURI, R. ; JATOBÁ, A. ; BULHOES, B. ; BELLAS, H.C. ; BURNS, C. M. ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, P. V. R. . Patient Triage and Health Care Services Delivery: managing variability. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARCURI, R. ; BULHOES, B. ; BELLAS, H.C. ; VIDAL, M. C. R. ; BURNS, C. M. ; CARVALHO, P. V. R. ; JATOBÁ, A. . Gatekeeper Family Doctors operating a Referral Prioritization System: between resilience and brittleness. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARCURI, RODRIGO . Coordinating care in a large public referral system: understanding the interface between family doctors and specialized care. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Razonamiento Compartido en Ergonomía: el caso de una empresa de comercio de madera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, C. S. C. A. ; ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Demandas Cognitivas y Estrategias Operatorias en el trabajo con un sistema informático corporativo: estudio de caso en el sector eléctrico de Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. . Gestão da Variabilidade na Manutenção de Linhas de Transmissão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. . Instrumentação em Ergonomia: o caso da manutenção de linhas de transmissão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R. ; VIDAL, M. C. R. . Análise da experiência de visitação em um museu de astronomia: contribuições da Ergonomia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R.M.P. ; VIDAL, M. C. R. ; SALDANHA, J. M. B. . Avaliação de impactos de usabilidade do SIGA-UFRJ: um estudo exploratório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCURI, R.M.P. ; BARRADAS, G. B. ; AMARAL, G. F. ; FUCCI, C. E. D. ; MEIRELLES, A. F. . Modelos de planejamento e gestão de operações na regulação do tratamento oncológico no município do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ARCURI, R. ; JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; CARVALHO, P. V. R. ; MASSON, L. P. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. . Diretrizes de orientação à incorporação do componente de ambulancha do SAMU 192 à Política Nacional de Atenção às Urgências. 2020.
JATOBÁ, A. ; ARCURI, R. ; BULHOES, B. ; CARVALHO, E. A. ; BELLAS, H.C. ; CARVALHO, P. V. R. ; VIDAL, M. C. R. . Observatório de Política e Gestão de Programação, Regulação, Informação, Controle e Avaliação das Ações de Saúde - Anteprojeto. 2020.
FERREIRA, D. S. ; JATOBÁ, A. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; CARVALHO, P. V. R. ; MASSON, L. P. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. . Especificação de arranjo espacial para embarcações do componente de ambulancha do SAMU 192. 2020.
VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. ; POLETTO, A. R. ; ARCURI, R. . Apreciação Ergonômica na Gerência de Suprimentos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - COPPE. 2017.
ARCURI, R. . Aprofundando a Análise de Acidentes em Indústrias de Alto Risco a partir da Engenharia de Resiliência. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARCURI, R. . Ergonomia e Engenharia de Resiliência: uma abordagem conjunta para orientar o projeto organizacional e tecnológico. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES, V. R. ; GADELHA, C. A. G. ; JATOBÁ, A. ; LECOCQ, C. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; BULHOES, B. ; CARVALHO, P. V. R. ; FERREIRA, D. S. . 1ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS-CEE: Ambulanchas - Região Norte. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
DUARTE, F. J. C. M. ; CANCADO, R. ; ARCURI, R. ; RESENDE, A. E. ; LIMA, F. P. A. ; SZNELWAR, L. I. ; MASCIA, F. L. ; ROCHA, R. ; PEREIRA, V. F. . Desenvolvimento de Metodologia para Integração dos Fatores Humanos e Organizacionais na Segurança Industrial - Sapura Rubi (Relatório Parcial). 2024. (Relatório de pesquisa).
DUARTE, F. J. C. M. ; CANCADO, R. ; ARCURI, R. ; RESENDE, A. E. ; LIMA, F. P. A. ; SZNELWAR, L. I. ; MASCIA, F. L. ; ROCHA, R. ; OLIVEIRA, E. P. . Desenvolvimento de Metodologia para Integração dos Fatores Humanos e Organizacionais na Segurança Industrial - Weatherford (Relatório Parcial). 2024. (Relatório de pesquisa).
DUARTE, F. J. C. M. ; CANCADO, R. ; ARCURI, R. ; RESENDE, A. E. ; LIMA, F. P. A. ; SZNELWAR, L. I. ; MASCIA, F. L. ; ROCHA, R. ; FARAH, L. C. . Desenvolvimento de Metodologia para Integração dos Fatores Humanos e Organizacionais na Segurança Industrial - Skandi Salvador (Relatório Parcial). 2024. (Relatório de pesquisa).
JATOBÁ, A. ; ARCURI, R. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; BULHOES, B. ; CARVALHO, P. V. R. ; VIDAL, M. C. R. ; ALMEIDA, T. M. S. ; SILVA, P. C. R. ; LIMA FILHO, R. C. ; GONÇALVES, F. C. A. P. ; MOTTA, T. A. K. ; RODRIGUES, S. ; POLETI, H. L. ; BARRETO, L. S. . Especificação Técnica para Projeto de Embarcação (Ambulancha) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. 2022. (Norma ou Marco Regulatório).
JATOBÁ, A. ; BULHOES, B. ; BELLAS, H.C. ; ARCURI, R. ; SANTOS, V. M. ; CARVALHO, P. V. R. . Estudo do funcionamento e modelagem dos complexos reguladores locais e sistemas de regulação do acesso. 2021. (Relatório de pesquisa).
VIDAL, M. C. R. ; ARCURI, R. . Demands and Methodologies: An integrated tool for approaching the future of work. 2021. (Engineering Proposal).
ARCURI, R. ; JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; FERREIRA, D. S. ; CARVALHO, P. V. R. ; MASSON, L. P. ; BULHOES, B. ; VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. ; RICART, S. . Estudo Descritivo da Atuação das Equipes de Saúde no Serviço de Embarcações do SAMU 192, Regiões Fluviais, Ribeirinhas e Marítimas. 2020. (Relatório de pesquisa).
JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. ; KOSTER, I. ; CARVALHO, P. V. R. ; ARCURI, R. ; BULHOES, B. ; D'AVILA, A. L. ; SORANZ, D. ; DUROVNI, B. ; PRADO JR., J. C. . Análise Situada do Funcionamento do Sistema de Regulação de Consultas e Exames no Município do Rio de Janeiro. 2018. (Relatório de pesquisa).
VIDAL, M. C. R. ; ARCURI, R. . Metodologia de Pesquisa & Scientific Writing. 2017. .
VIDAL, M. C. R. ; MOREIRA, L. R. ; ARCURI, R.M.P. ; JATOBÁ, A. ; BELLAS, H.C. . Motorista Nota 10. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Engenharia de Resiliência e Ergonomia na análise e modelagem de sistemas complexos: transformações positivas para melhoria conjunta de funcionamento e segurança, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Victor Rodrigues de Carvalho em 11/02/2021., Descrição: Bolsa CNPq PQ-1D no período de 2021 a 2024. O objetivo do projeto é a aplicação de conceitos, preceitos e métodos da Engenharia de Resiliência e Ergonomia para avaliar a variabilidade no desempenho de sistemas complexos visando, a partir da modelagem de seu funcionamento normal identificar possíveis fontes falhas, e formas para melhoria seu desempenho e segurança. Serão estudadas organizações que lidam com situações de emergência e desastres, indústrias que lidam com sistemas críticos (como a nuclear e de transportes), como já vem ocorrendo em projetos anteriores, acrescidos nesta proposta a estudos sobre sistemas ligados a saúde pública. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante / Cláudio Henrique dos Santos Grecco - Integrante / Marcos Santana Farias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2021 - Atual
Engenharia de Resiliência e Ergonomia para Melhoria Conjunta da Segurança e do Funcionamento de Sistemas Complexos, Descrição: Este projeto de pesquisa possui como objetivo geral a aplicação de conceitos e métodos oriundos da Engenharia de Resiliência, bem como das técnicas para análise da atividade de trabalho da Ergonomia, para analisar e modelar a variabilidade no desempenho de sistemas complexos e seu efeito sobre o seu funcionamento e segurança. Mais especificamente, o projeto visa informar o design tecnológico e organizacional destes sistemas para a melhoria da resiliência, da segurança e do funcionamento dos mesmos.Dessa maneira, busca-se avançar nas pesquisas e projetos que já vêm sendo realizados nas áreas de Engenharia de Resiliência e Ergonomia de Sistemas Complexos, tendo como domínio de aplicação estudos ligados à gestão de emergências e desastres, a setores industriais - principalmente os que lidam com sistemas críticos e de segurança (como a operação de centrais nucleares, manutenção de linhas de transmissão, indústria petroquímica, aviação, construção civil e pesca) - e, mais recentemente, à saúde pública (como a conduta da terapia medicamentosa, atenção primária e atenção às urgências).As atividades de pesquisa envolvem a aplicação conjunta destes arcabouços metodológicos para múltiplos propósitos, destacando-se dentre eles:Mapeamento dos impactos das condições do ambiente de operação dos sistemas no cumprimento de políticas públicas;Compreensão das implicações de reestruturações organizacionais para a resiliência e fragilidade;Identificação de requisitos de software para aprimorar a performance resiliente;Fortalecimento de práticas de segurança que se originam do conhecimento dos operadores;Antecipação do comportamento de sistemas complexos em situações de crise.Os produtos deste projeto de pesquisa abrangem dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso e artigos publicados em congressos e periódicos científicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Coordenador / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / Catherine Marie Burns - Integrante / Maria Cecilia Teixeira Bastos Guimarães Bruzi - Integrante / Luiza dos Santos - Integrante / Raquel Cançado - Integrante / SILVA FILHO, EDSON TAVARES DA - Integrante / ZORZANELO, LUCIANA - Integrante / CARVALHO, CARLOS HILTON CRUZ - Integrante / Anna Sophia Piacenza Moraes - Integrante / Luca Kling - Integrante., Número de produções C, T & A: 19
-
2020 - Atual
Desenvolvimento de Metodologia para integração dos Fatores Humanos e Organizacionais na Segurança Industrial - FHOSI, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Jose de Castro Moura Duarte em 16/01/2025., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Francisco José de Castro Moura Duarte - Coordenador / Francisco de Paula Antunes Lima - Integrante / Laerte Idal Sznelwar - Integrante / Adson Eduardo Resende - Integrante / Raoni Rocha - Integrante / Fausto Leopoldo Mascia - Integrante.
-
2020 - Atual
Observatório de Política e Gestão de Programação, Regulação, Informação, Controle e Avaliação das Ações de Saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 11/02/2021., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Coordenador / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / Elaine Alves de Carvalho - Integrante / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante / Mônica Ferreira da Silva - Integrante / Viviana Maura dos Santos - Integrante.
-
2020 - Atual
Melhorando a resiliência em sistemas complexos: aplicações da Engenharia de Resiliência na indústria, saúde púbica e na gestão de emergências e desastres, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Victor Rodrigues de Carvalho em 11/02/2021., Descrição: Este projeto é uma continuação de projetos e pesquisas nas áreas de Engenharia de Resiliência (ER) e Sistemas de Informação resultantes de parceria entre Instituto de Engenharia Nuclear e o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ. Sistemas complexos, como os sistemas de geração de energia e produtos químicos, de gestão de desastres naturais, de prestação de serviços de saúde, etc. estão sendo revolucionados por importantes mudanças estruturais, funcionais e organizacionais para aumentar a sua eficiência ao lidar com uma quantidade cada vez maior de informações. Todas essas mudanças devem passar por processos de avaliação para garantir que as mudanças, em geral na direção de torna-los mais eficientes, não prejudiquem a segurança. Deste modo, todos estes sistemas precisam de modelos, métodos e ferramentas de gestão integradas para propiciar uma gestão eficiente e segura. O objetivo desta proposta é a aplicação de conceitos, preceitos e métodos da Engenharia de Resiliência para avaliar a variabilidade no desempenho de sistemas complexo, visando à identificação de eventuais problemas operacionais a partir do funcionamento normal dessas organizações. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / Elaine Alves de Carvalho - Integrante / Dacy Camanra Lobosco - Integrante / Cláudio Henrique dos Santos Grecco - Integrante / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Integrante / Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Antonio C. A. Mol - Integrante / Marcos Roberto da Silva Borges - Integrante / Gabriel Mol - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2022
Estudo Descritivo da Atuação das Equipes de Saúde no Serviço de Embarcações do SAMU-192 em Regiões Fluviais, Ribeirinhas e Marítimas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 11/02/2021., Descrição: Considerando que o Brasil possui diferentes realidades demográficas, sociais, econômicas, culturais e sanitárias, além da inexistência de regulamentação do serviço de ambulanchas, é necessário descrever a dinâmica de atuação nesse sistema, possibilitando entender seu funcionamento e propor alternativas uma estruturação adequada desse componente dentro do arcabouço de urgência e emergência proposto pelo Ministério da Saúde. Desta forma, esse estudo pretende contribuir para a formulação de estratégias que possibilitem às ambulanchas do SAMU-192 prestarem assistência em conformidade com as necessidades e em níveis de complexidade que atendam às demandas dos usuários do SUS. Por meio da análise ergonômica, baseada em observações semietnográficas e entrevistas semiestruturadas com atores-chaves, o presente projeto deve contribuir para a discussão qualificada e elaboração de alternativas para o implementação adequada do componente de ambulanchas, identificando aspectos positivos e oportunidades de melhoria, fortalecendo assim a estruturação das Políticas de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Alessandro Jatobá - Integrante / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2019
Análise da Participação das Organizações Sociais na Atenção Hospitalar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 11/02/2021., Descrição: O presente estudo propõe uma análise da atuação das OS na gestão das unidades hospitalares espalhadas nos municípios do país, com o intuito de entender a opinião dos gestores municipais sobre os efeitos da transferência de gestão das unidades de saúde para OS na assistência hospitalar, bem como permitir um mapeamento dos locais em que as OS vem atuando na administração das unidades hospitalares. Por meio de uma abordagem qualitativa, o presente projeto deve contribuir para a avaliação dos principais aspectos da transferência da gestão das unidades hospitalares para o modelo jurídico de OS, além de permitir a localização dos hospitais administrados por este modelo no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Coordenador / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2019
Estudo Descritivo do Processo de Trabalho de Médicos na Coordenação do Cuidado em Sistema de Saúde Centrado na Atenção Primária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 11/02/2021., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender a coordenação do cuidado realizada pela APS, em especial, o ordenamento do acesso aos demais pontos da RAS, no Munícipio de Macaé, a partir da descrição da prática, dos processos, do contexto e das condições de trabalho dos médicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Coordenador / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2019
Análise do Funcionamento dos Núcleos Internos de Regulação Hospitalares: um estudo descritivo da coordenação do cuidado, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 11/02/2021., Descrição: De acordo com a Política Nacional de Atenção Hospitalar, o acesso à atenção hospitalar deve ocorrer de forma regulada, a partir de demanda referenciada e/ou, espontânea, assegurando a equidade e a transparência, com priorização por meio de critérios que avaliem riscos e vulnerabilidades. A política ainda salienta que os hospitais, enquanto integrantes da Rede de Atenção à Saúde, devem atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da RAS. Assim, a operacionalização da RAS dá-se a partir da articulação dos diferentes pontos, incluindo unidades básicas de saúde, os serviços de atenção secundária e terciária e os de apoio diagnóstico e terapêutico, de forma a contribuir para o alcance da integralidade da atenção à saúde. Sendo assim, este estudo visa explorar a coordenação do cuidado a partir dos Núcleos Internos de Regulação (NIR) hospitalares, na medida em que a coordenação do cuidado é essencial para o funcionamento das RAS. A partir de um estudo de caso situado nos hospitais universitários localizados no estado do Rio de Janeiro, este estudo deve promover entendimento a respeito das interfaces entre a rede hospitalar e a coordenação do cuidado, identificando os principais aspectos que afetam o trabalho dos NIR dos hospitais e da regulação das vagas no âmbito do SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Coordenador / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / BULHÕES, BÁRBARA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - Atual
Resiliência em emergências e desastres: aplicação de métodos e conceitos da Engenharia de Resiliência (ER) na gestão de situações de emergências e desastres, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Victor Rodrigues de Carvalho em 25/07/2017., Descrição: Este projeto é uma continuação de projetos e pesquisas nas áreas de Engenharia de Resiliência, Ergonomia e Sistemas de Informação aplicados ao domínio da Gestão de Emergências no âmbito do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e do grupo de pesquisa GRECO (Grupo de Engenharia do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ. Análises das respostas a desastres naturais, acidentes tecnológicos, atentados terroristas, em eventos envolvendo multidões (incêndios, manifestações violentas) mostraram que se os sistemas de gestão de emergência fornecessem às equipes de resposta informações adequadas de modo que elas pudessem reconhecer que havia opções para lidar com a situação, muitas vidas poderiam ser preservadas. O projeto visa compreender as atividades em todas as fases da gestão de emergências e desastres de modo a melhorar os processos e desenvolver tecnologia para auxiliar o trabalho dos envolvidos nestas situações. O método será baseado em estudos de campo para compreender o funcionamento real dos sistemas de prevenção, resposta e recuperação de situações de emergência, como preconizado pela engenharia de resiliência. A partir da análise dos problemas, estes serão descritos com detalhes e avaliados com especialistas do domínio. Os resultados incluem a formação de pessoal, a definição de requisitos para o desenvolvimento de ferramentas computacionais e o desenvolvimento de aplicações de suporte à resposta e gestão de emergências como um todo. Como produto deste desenvolvimento serão orientadas pelo menos duas teses de doutorado e três dissertações de mestrado. Espera-se também um conjunto de publicações em periódicos e conferências internacionais durante e após a conclusão do projeto. BOLSA PQ-1D de 2017 a 2021. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / Gilbert Huber - Integrante / Claudio Azevedo Passos - Integrante / Diana Arce - Integrante / Roberto Ferreira Junior - Integrante / Elaine Alves de Carvalho - Integrante / Dacy Camanra Lobosco - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2016 - 2018
Análise Situada do Funcionamento do Sistema de Regulação de Consultas e Exames no Município do Rio de Janeiro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro Jatobá em 19/06/2017., Descrição: A Política Nacional de Regulação do SUS, instituída por meio da portaria 1.559 de 1 de agosto de 2008, destaca o papel da regulação como instrumento garantidor do acesso da população aos serviços de saúde, fortalecendo a equidade e a universalidade, atenuando a relação entre a necessidade, a demanda e a oferta de serviços. Nesse sentido, o presente projeto visa explorar o sistema de regulação do SUS, com foco na regulação da assistência, destacando os principais aspectos que influenciam no funcionamento do sistema e dificultam o acesso do cidadão a consultas especializadas, procedimentos e exames. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Alessandro Jatobá - Coordenador / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / Isabella Koster - Integrante.
-
2014 - Atual
Modelagem integrada de sistemas complexos, singulares e específicos com vistas à ampliação das aplicações de Ergonomia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Este plano de pesquisa pretende dar continuidade ao tema central da complexidade, enfocando as relações entre o tema atividade de trabalho e duas características situadas : a singularidade e a especificidade. Estaremos, com isso, voltando nossos esforços para o entendimento da formação de singularidades (rede causal à montante dos fenômenos da atividade) e da emergência de especificidades (rede de recorrências imediatas ou ampliadas à jusante desta fenomenologia). É também um aprofundamento de temas precedentes, na medida em que o tema organização do trabalho passa a ser entendido como componente de um recorte mais amplo, a organização estratégica. E, por fim (no sentido de finalidade) empenhamo-nos no desenvolvimento de temas singulares e específicos com abordagem de Ergonomia, por entendermos, com base na longa empiria praticada pelo GENTE/COPPE, que a questão da formulação, desenvolvimento, implementação e manutenção de uma abordagem de Ergonomia faz esta especialidade encontrar-se com os dilemas e problemas hodiernos da área de EP, reunidos no campo chamado de logística de processos. Mais exatamente estaremos buscando a confrontação das aplicações de Ergonomia em estruturas comportadas com campos onde e nos quais sua intrivialidade esbarrara na ausência de conceitos e ferramentas dedicados e de pronta aplicabilidade, e neste modo requerendo uma criatividade aliada a um rigor para prover soluções que o campo tornou imperativas. Na perspectiva conjunta e não dissociada da saúde e da produtividade, com vistas à otimização de desempenho em quantidade e qualidade, nossos esforços mostraram até aqui que o problema essencial de nossa engenharia de produção não se encontra unicamente no planejamento (sem querer significar a ausência de problemas nesta rubrica) e tampouco na gestão dos processos (idem), mas sim (especialmente e ausentemente tratadas) na construção de lógicas, de relações de suprimentos e de escoamento, enfim na dinâmica intrínseca aos temas logísticos. Uma fronteira inexplorada para a aplicação da ergonomia da atividade, num campo até então intensamente colonizado pela ergonomia de interfaces. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Júlio Cesar Bispo Neves - Integrante / José Roberto Dourado Mafra - Integrante / Ricardo José Matos de Carvalho - Integrante / Maria Christine Werba Saldanha - Integrante / Daniela Alessandra Cassano - Integrante / Francisco Soares Masculo - Integrante / Alessandro Jatobá - Integrante / Hugo Cesar Bellas - Integrante / Jorge Ricardo Freund - Integrante / Renato José Bonfatti - Integrante / Bernardo Bastos da Fonseca - Integrante / Maria Victoria Cabrera Aguilera - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferencias computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferencias computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferencias computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Contribuição ergonômica para as inferências computacionais sobre a saúde e segurança do trabalho em operações de manutenção em alta tensão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Cesar Rodríguez Vidal em 25/07/2017., Descrição: Contribuição da Ergonomia para a manutenção da ininterruptibilidade da transmissão de alta tensão, se depreendendo , como inovações plausíveis: 2.2.1 - uma modelagem uma modelagem conceitual (arte) fundamentada numa visão moderna de acidentes (e doenças) que tem na ininterruptibilidade sua regência essencial; 2.2.2 uma proposta de atuação (técnica) que contribua para a ininterruptibilidade mediante a contribuição da Gestão de Pessoas; 2.2.3 -Um estabelecimento de sistemáticas (práticas), que consubstanciem a estratégia na qual a contribuição da Gestão de pessoas para a ininterruptibilidade se estabeleça organicamente na sociotécnica da transmissão de eletricidade em alta tensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Mario Cesar Rodríguez Vidal - Coordenador / Luiz Ricardo Moreira - Integrante / Daniel Mól Machado - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
Prêmios
2021
Tese de Doutorado indicada ao Prêmio CAPES de Tese, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
2021
Egresso de Destaque de Programa de Pós-Graduação - PEP / COPPE, ANPEPRO - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção.
2019
IEA/Kingfar Award for Student Research in Human Factors and Ergonomics Issues in Industrially Developing Countries, International Ergonomics Association (IEA).
2015
Certificação em Ergonomia - Nível II, ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia.
2014
IV Prêmio CREA-RJ Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Centro Tecnológico, Escola de Engenharia. , Rua Passo da Pátria 156, Bloco D, Sala 306, São Domingos, 24210240 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - 2021
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor Convidado da disciplina de pós-graduação stricto sensu COP812 - Engenharia de Resiliência no Programa de Engenharia de Produção (PEP/COPPE/UFRJ)
2015 - 2020
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Externo, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor externo das disciplinas de Mapeamento Ergonômico, Projeto de Sistemas de Trabalho e Ergonomia Cognitiva no Curso de Especialização em Gestão de Ergonomia (CESERG)
2011 - 2012
ACTIS Consultoria de GestãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário/Analista de Negócios, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2011 - 11/2012
Estágios , ACTIS Consultoria de Gestão.,Estágio realizado, Consultoria nas áreas de estratégia, operações, logística e finanças.
2010 - 2011
Cortex Intelligence Consultoria em Informática Ltda.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário/Analista de Negócios, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2010 - 01/2011
Estágios , Cortex Intelligence Consultoria em Informática Ltda.,Estágio realizado, Consultoria e Outsourcing em Inteligência Competitiva.
2009 - 2010
Grupo de Produção IntegradaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário/Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2009 - 12/2009
Estágios , Grupo de Produção Integrada.,Estágio realizado, Mapeamento de Processos.
2021 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Arcuri Marques Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?