Lorena Norberta da Silva
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2016).
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (2005).
Estudou a Língua Inglesa em Londres na The English Studio (2005-2007).
Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal de Alagoas.
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras e Lingüística
2014 - 2016
Universidade Federal de Alagoas
Título: ALÉM DO ¨FILL IN THE BLANKS¨: A MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO
, Ano de Obtenção: 2016.Sérgio Ifa.Palavras-chave: letramento crítico; música; Lingua Inglesa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em andamento em Educação em Direitos Humanos
2011 - Atual
Universidade Federal de Alagoas
Título: Direitos Humanos na Educação
Formação complementar
2006 - 2007
Advanced. (Carga horária: 180h). , The English Studio - London, TESL, Inglaterra.
2005 - 2005
Upper Intermmediate. (Carga horária: 180h). , The English Studio - London, TESL, Inglaterra.
2004 - 2004
E-NGLISH - Aula de Ingles Virtual. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1994 - 2000
Master Course. , Skill - Aliança Inglesa, SKILL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Participação em eventos
ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics. ALÉM DO ¨FILL IN THE BLANKS¨: a música e o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico.. 2015. (Congresso).
III SEFELI - Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa.A MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO.. 2015. (Seminário).
XI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO.. 2015. (Congresso).
8° Congresso internacional de Educação de Maceió. 2014. (Congresso).
I colóquio em letras e linguística e X seminário discente. 2014. (Seminário).
I colóquio em letras e linguística e X seminário discente.Formação de professores de línguas na perspectiva do letramento: conceitos e práticas.. 2014. (Seminário).
IV Congresso internacional da ABRAPUI. Letramento Crítico e ensino de lingua inglesa: um estudo na formação continuada de professores de alagoas.. 2014. (Congresso).
ELIC - Encontro de Linguagens e Códigos do IFAL. 2013. (Encontro).
Eventos do Grupo Moli - Múltiplos olhares sobre a linguagem.Letramento crítico.. 2013. (Encontro).
I Congresso Acadêmico do IFAL. Ensino-aprendizagem de línguas: teorias e práticas.. 2013. (Congresso).
III SEPEL -Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura do Instituto Federal de Alagoas.Letramento crítico nas aulas de línguas: utilizando diferentes gêneros textuais.. 2013. (Simpósio).
Ensino e Aprendizagem de línguas e as novas tecnologias. 2012. (Oficina).
Ensino-aprendizagem da língua inglesa nos dias atuais -Macmillan workshop. 2010. (Outra).
Alunos Especiais e Inclusão Social -4° Jornada de férias SBS Recife. 2008. (Outra).
Dictionaries: Reference Books or a Learning Opportunity? -4° Jornada de férias SBS Recife. 2008. (Outra).
Exploring images and imagination in language teaching -4° Jornada de férias SBS Recife. 2008. (Outra).
Practical Activities Using the lexical Approach - 4° Jornada de férias SBS Recife. 2008. (Outra).
O Texto literário no ensino de línguas - VI Jolem - UFU. 2004. (Congresso).
Supplementary material - Liven Up Your Lessons - VI Jolem - UFU. 2004. (Oficina).
VI JOLEM - Jornada de línguas estrangeiras e materna - UFU. 2004. (Congresso).
II Jornada de Letras e linguística - UFU. 2003. (Congresso).
II Jornada de Letras e Linguística - UFU - Modalidade de pesquisa em linguística aplicada.. 2003. (Congresso).
II Jornada de Letras e Linguistica -UFU- Os Sentidos do Romantismo Ingles. 2003. (Congresso).
O Perfil da Mulher Medieval em "Alice de Bath" de Geoffrey Chaucer. 2003. (Oficina).
Pesquisa Em Ensino e Aprendizado de Línguas Estrangeiras no Contexto Brasileiro - II Jornada de Letras e Linguistica - UFU. 2003. (Congresso).
IX Simpósio de Letras e Linguística - UFU - Leitura, produção de texto e análise linguística- Articular para melhor Avaliar. 2001. (Simpósio).
IX Simpósio de Letras e Linguística - UFU - Linguagem Feminina e linguagem masculina: A questão do gênero nos estudos linguísticos.. 2001. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. N. . ALÉM DO ¨FILL IN THE BLANKS¨: a música e o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. N. . A MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, L. N. . A MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. N. . Letramento Crítico e ensino de lingua inglesa: um estudo na formação continuada de professores de alagoas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. N. ; MOURA, J. C. . Letramento Crítico nas aulas de línguas: Utilizando diferentes gêneros textuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. N. ; MOURA, J. C. . Ensino-aprendizagem de línguas: teorias e práticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
VIÇO[SA] LITERÁRIO NA PRINCESA DAS MATAS, Descrição: Este Projeto de Pesquisa objetiva investigar o motivo pelo qual a cidade de Viçosa vive hoje seu declínio literário e cultural, uma vez que já foi palco de grandes acontecimentos nessa área. A compreensão desse estado de quase paralisia no campo das artes literárias na cidade intitulada poeticamente de Princesa das Matas se faz importante no sentido de resgatar a identidade cultural da cidade. O resgate de talentos de ontem ou até mesmo de hoje que, por algum motivo, estejam no esquecimento terá grande repercussão na vida cultural da cidade. O Projeto busca mais do que essa ?ressurreição?, mas a valorização da literatura viçosense, a fim de que ela possa ser ?consumida? não apenas em seu seio materno, como em toda a pátria. Partindo do princípio de que a pesquisa compreende uma busca minuciosa na averiguação de dados acerca da realidade literária de Viçosa, os estudos terão a finalidade de coletar e analisar as fontes de conhecimento relativas à produção da cidade ontem e hoje, no que diz respeito à memória literária cultural. Para isso, primeiramente será feita uma pesquisa com a comunidade local para saber o conhecimento dela acerca da cultura letrada tão rica em sua cidade. Na sequência, acontecerá a procura pelos escritores remanescentes e contemporâneos da cidade do Vale do Paraíba, depois a busca pelo acervos de escritores e de periódicos literários nas bibliotecas, nos museus, nos arquivos públicos e particulares, que compõem o universo literário da cidade de Viçosa. Como suporte da pesquisa, serão utilizados modelos teóricos de autores renomados nas áreas da Teoria Literária, História da Literatura, Crítica Literária, Crítica Genética, História da Leitura, História do Leitor, entre outros... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorena Norberta da Silva - Coordenador / Cleide Calheiros da Silva - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Instituto Federal de Alagoas - Campus Viçosa. , Rua Mota Lima, 115, Centro, 57700000 - Viçosa, AL - Brasil, Telefone: (82) 31948000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Instituto Federal de Alagoas - MatrizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2014
Instituto Federal de Alagoas - MatrizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2009 - 2013
Wizard MaceioVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
2009 - 2010
Colégio Objetivo MaceióVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2012 - 2012
Centro Educacional AcalantoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa, Carga horária: 8
2008 - 2009
Langue & ParoleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2004 - 2004
Frontline English SchoolVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena Norberta da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?