Marco Vinicius Silva Marques
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Atualmente trabalha com auditoria - MURTA CONSULTORIA, fazendo Pós Graduação em Gestão em Saúde com ênfase em Auditoria.
Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Auditoria
2019 - Atual
Graduação em Enfermagem
2011 - 2017
Universidade Federal do Maranhão
Título: CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO
Orientador: ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Formação complementar
2018 -
MBA em MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Auditoria. (Carga Horária: 379h). , Faculdade Estácio de São Luis, ESTÁCIO SÃO LUÍS, Brasil.
Outras produções
MARQUES, M. V. S. ; CALDAS, A. J. M. . CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2013. 2014. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
FATORES PROGNÓSTICOS PARA O DESFECHO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE PULMONAR, Descrição: A tuberculose é uma das doenças que acompanha a humanidade há milênios, mas inda se configura como um grande problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é descrever as características clínico-epidemiológicas de tuberculose drogarresistente no Estado do Maranhão no período de 2000 a 2013 e descrever o perfil de resistência ao tratamento da tuberculose. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo retrospectivo e descritivo, com os casos de tuberculose drogarresistente (TBDR) no Estado do Maranhão ocorridos entre 2000 a 2013. A população do estudo inclui a totalidade dos casos de TBDR residentes no Estado durante o período estudado. Considerou-se como critério de inclusão: indivíduos que apresentem qualquer tipo de resistência às drogas do tratamento antituberculose e de exclusão: os casos com informações imprecisas, incompletas e as duplicidades. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITETB) do Ministério da Saúde e do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. As variáveis utilizadas no estudo foram: sexo, idade, raça/cor, escolaridade em anos de estudo, ocupação, procedência, tipo de entrada, forma clínica, local de contágio, regime de tratamento, tratamento anterior, tipo de resistência, padrão de resistência. As análises descritivas (frequência absoluta e relativa) foram realizadas no programa STATA, versão 11.0. No estado do Maranhão, no período de 2000 a 2013, foram notificados 144 casos de TBDR. Houve predominância do sexo masculino (59,7%), na faixa etária entre 20 a 39 anos (48,6%), de cor/raça parda (52,1%), escolaridade <8 anos de estudo (61,8%), de trabalhadores autônomos (18,0%), procedentes de municípios do interior do Estado (21,5%). A predominância foi de casos novos (85.4%), da forma clínica pulmonar (97,2%), do contágio social (14,6%), do regime de tratamento TB-MDR (79,9%), de tratamentos anteriores de 2 a 3 (59,7%). Houve predominância, da resistência adquirida (89,6%), e do padrão de multirresistência (81,3%). O maior padrão foi registrada para isoniazida (90,3%) e rifampicina (86,8%), seguido por Etambutol (38,2%) e estreptomicina (29,1%). Conclui-se que o percentual de casos de TB-MDR e a resistência adquirida refletem a fragilidade da atenção ao doente de TB em ações que perpassam pela prevenção, detecção e acompanhamento dos casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Vinicius Silva Marques - Coordenador / ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MAVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marco Vinicius Silva Marques e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?