Marco Vinicius Silva Marques

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Atualmente trabalha com auditoria - MURTA CONSULTORIA, fazendo Pós Graduação em Gestão em Saúde com ênfase em Auditoria.

Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Auditoria

2019 - Atual

Faculdade Estácio de São Luis

Graduação em Enfermagem

2011 - 2017

Universidade Federal do Maranhão
Título: CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO
Orientador: ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.

Formação complementar

2018 -

MBA em MBA em Gestão da Saúde com Ênfase em Auditoria. (Carga Horária: 379h). , Faculdade Estácio de São Luis, ESTÁCIO SÃO LUÍS, Brasil.

Outras produções

MARQUES, M. V. S. ; CALDAS, A. J. M. . CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICAS DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    FATORES PROGNÓSTICOS PARA O DESFECHO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE PULMONAR, Descrição: A tuberculose é uma das doenças que acompanha a humanidade há milênios, mas inda se configura como um grande problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é descrever as características clínico-epidemiológicas de tuberculose drogarresistente no Estado do Maranhão no período de 2000 a 2013 e descrever o perfil de resistência ao tratamento da tuberculose. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo retrospectivo e descritivo, com os casos de tuberculose drogarresistente (TBDR) no Estado do Maranhão ocorridos entre 2000 a 2013. A população do estudo inclui a totalidade dos casos de TBDR residentes no Estado durante o período estudado. Considerou-se como critério de inclusão: indivíduos que apresentem qualquer tipo de resistência às drogas do tratamento antituberculose e de exclusão: os casos com informações imprecisas, incompletas e as duplicidades. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITETB) do Ministério da Saúde e do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. As variáveis utilizadas no estudo foram: sexo, idade, raça/cor, escolaridade em anos de estudo, ocupação, procedência, tipo de entrada, forma clínica, local de contágio, regime de tratamento, tratamento anterior, tipo de resistência, padrão de resistência. As análises descritivas (frequência absoluta e relativa) foram realizadas no programa STATA, versão 11.0. No estado do Maranhão, no período de 2000 a 2013, foram notificados 144 casos de TBDR. Houve predominância do sexo masculino (59,7%), na faixa etária entre 20 a 39 anos (48,6%), de cor/raça parda (52,1%), escolaridade <8 anos de estudo (61,8%), de trabalhadores autônomos (18,0%), procedentes de municípios do interior do Estado (21,5%). A predominância foi de casos novos (85.4%), da forma clínica pulmonar (97,2%), do contágio social (14,6%), do regime de tratamento TB-MDR (79,9%), de tratamentos anteriores de 2 a 3 (59,7%). Houve predominância, da resistência adquirida (89,6%), e do padrão de multirresistência (81,3%). O maior padrão foi registrada para isoniazida (90,3%) e rifampicina (86,8%), seguido por Etambutol (38,2%) e estreptomicina (29,1%). Conclui-se que o percentual de casos de TB-MDR e a resistência adquirida refletem a fragilidade da atenção ao doente de TB em ações que perpassam pela prevenção, detecção e acompanhamento dos casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marco Vinicius Silva Marques - Coordenador / ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

MURTA CONSULTORIA

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: AUDITORIA