Carlos Eduardo Marques

Possuo graduação em Ciências Sociais, mestrado em Antropologia ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Antropologia pela UNICAMP. Sou pesquisador-fundador do Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais NuQ-UFMG, onde desenvolvo pesquisas referentes as populações Quilombolas, Tradicionais e Povos de Matriz Afro-brasileira (Povo do Santo). Fui pesquisador do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; onde desenvolvi dentre outros trabalhos, o de educador no Projeto Inter-Agindo. Fui Professor Substituto de Antropologia no Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH/UFMG e Professor Voluntário no Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH/UFMG. Fui Professor da Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina FCJ/FEVALE/UEMG. Fui Professor de Antropologia na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG. Sou membro do corpo editorial da Revista Ruris, editada pelo CERES-UNICAMP; E do corpo de editores da área temática de Humanidades da Editora da UEMG. Possuo interesse na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, e em Antropologia do Direito e Sociologia do Direito, Antropologia Política, Antropologia Urbana, Antropologia Afro-brasileira atuando principalmente nos seguintes temas: populações quilombolas, processo educativo, formação da nação e cidadania, patrimônio cultural, religiosidade afro-brasileira, cidades e diferença.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2011 - 2015

Universidade Estadual de Campinas
Título: Bandeira Branca em Pau Forte A Senzala de Pai Benedito e o Quilomblé Urbano de Manzo Ngunzo Kaiango.
Emilia Pietrafesa de Godoi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Candomblé; Quilombos; quilombolas; territorio, territorialização e territorialidades; Etnologia.

Mestrado em Antropologia

2006 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Remanescentes das Comunidades de Quilombos, da re-significação ao imperativo legal.,Ano de Obtenção: 2008
Ana Lúcia Modesto.Palavras-chave: antropologia; epistemologia; açoes afirmativas; quilombolas; patrimônio intangível; territorio, territorialização e territorialidades. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica e Epistemologia da Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudo dos Quilombolas.

Graduação em Ciências Sociais

2001 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Patrimônio Imaterial na perspectiva antropológica: desafios ao velho paradigma ocidental da dicotomização e objetificação.
Orientador: Ana Lúcia Modesto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Seminário Pesquisa das Expressões Culturais e Comunidades Tradicionais Afr. (Carga horária: 4h). , Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, CPIR-PBH, Brasil.

2012 - 2012

Catálogo de Expressões Culturais Afro-brasileiras de Belo Horizonte. (Carga horária: 16h). , Núcleo de Estudos Quilombolas UFMG, NUQ-UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Conhecimentos Tradicionais na Pan Amazônia. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2009 - 2009

O Trabalho do Antropólogo em Situações de Perícia. (Carga horária: 20h). , NUQ - Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG, NUQ/UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Seminário Educaçao,Históriae Cultura Afro-Brasilei. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2006 - 2006

4°Jornda de Ciências Sociais. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Univ Federal de Minas Gerais, FAFICH/UFMG, Brasil.

2004 - 2004

Dança Afro. (Carga horária: 10h). , Secretária Municipal de Cultura, SMC-PBH, Brasil.

2003 - 2003

Grupos Sociais, comunidade e a arte nas relações. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, SMED, Brasil.

2002 - 2002

Trabalho e Desigualdades Sociais. (Carga horária: 15h). , Centro Acdêmico de Ciências Sociais, CACS, Brasil.

2002 - 2002

História e Perspectivas dasCiências Sociais Brasil. (Carga horária: 15h). , Centro Acdêmico de Ciências Sociais, CACS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica e Epistemologia da Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Politica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Religiões Afro-Brasileiras.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudo de populações Quilombolas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Patrimônio Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARQUES, C. E. . Wokshop Ética & Antropologia: Desafios Acadêmicos, profissionais e jurídicos. 2013. (Congresso).

MARQUES, C. E. ; Ana Carolina Campos de Almeida ; Fabiana de Andrade ; Larissa Nadai ; Inácio C. D de Andrade ; Roberto S. Rezende ; ALMEIDA, Ronaldo . Jornadas de Antropologia da UNICAMP. 2011. (Congresso).

MARQUES, C. E. ; et alli . Seminário Terras de quilombo e terras indígenas: a antropologia e questões periciais.. 2007. (Outro).

MARQUES, C. E. ; et alli . Debate Público: Regularização de Territórios Quilombolas em Minas Gerais. 2007. (Outro).

MARQUES, C. E. ; et alli . Diálogos Sobre Quilombos. 2006. (Outro).

MARQUES, C. E. . Semana de Ciências Sociais. 2003. (Outro).

MARQUES, C. E. . Semana de Ciências Sociais. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Semana de Antropologia.Grupo de Trabalho Territorialidade, Apropriação e Demarcação. 2017. (Seminário).

V Semana de Antropologia.Políticas Quilombolas e o fazer Antropológico e Arqueológico. 2016. (Seminário).

XIII Jornada de Ciências Sociais.GT 03 Desejo e Multiplicidade: um experimento etnográficos sobre os pontos de vista. 2016. (Seminário).

A Antropologia da Religião na UFMG.A Antropologia da Religião na UFMG. 2015. (Outra).

A Presença de Remanescentes Quilombolas em Belo Horizonte - a Comunidade Manzo Ngunzo Kaiango.A Presença de Remanescentes Quilombolas em Belo Horizonte - a Comunidade Manzo Ngunzo Kaiango. 2015. (Outra).

IV Semana de Antropologia. Questões Urbanas e embates sócio-políticos. 2015. (Congresso).

Semana Científica da Consciência Negra.Territórios e saúde da População Negra no Brasil. 2015. (Seminário).

V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV ABANNE Reunião de Antropólogos do norte e Nordeste. Atividade: A Cidade como território da diferença e como política no contexto urbano brasileiro. 2015. (Congresso).

XII Jornada de Ciências Socias da UFMG: Conexões Africanas. Território, Memória e Preservação:a paisagem cultural como alternativa de proteção patrimonial no contexto quilombola. 2015. (Congresso).

XII Jornada de Ciências Socias da UFMG: Conexões Africanas. Comentador do Documentário Quilombos da Bahia. 2015. (Congresso).

III Seminário O Novo Constitucionalismo Democrático Latinoamericano.Comunidades Tradicionais Afrodescendentes e o Novo Constitucionalismo. 2013. (Seminário).

IV Reunião Equatorial de Antropologia XIII Reunião de Antropologos do Norte e Nordeste. Manzo Ngunzo Kaiango uma senzala urbana em Belo Horizonte. 2013. (Congresso).

Seminário Nacional Os Direitos dos Quilombolas e o dever do Estado Brasileiro- Análise dos 25 anos da Constituição Federal de 1988.Bandeira Branca em Pau Forte: considerações sobre ser comunidade quilombola no meio urbano, o caso do Quilomblé urbano de Manzo Ngunzo Kaiango. 2013. (Seminário).

Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos: violação dos direitos humanos da Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango.O Quilombo de Manzo e sua importância étnico-cultural para o Patrimônio Cultural. 2012. (Outra).

II Seminário sobre os direitos das comunidades remanescentes de Quilombo.O conceito de território e as formas jurídicas de sua proteção para a preservação da reprodução material e cultural das comunidades quilombolas.. 2012. (Seminário).

I Semana de Antropologia e Arqueologia da UFMG: Patrimônios Culturais.Tradicionalidades, Territorialidades, Imaterialidades: Patrimônios E Estado Nacional. 2012. (Encontro).

Pesquisa das Expressões Culturais e Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras de Belo Horizonte. 2012. (Seminário).

Seminário de Capacitação do Catálogo de Expressões Culturais Afro-brasileiras de Belo Horizonte. 2012. (Seminário).

X SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMG.A questão do negro na sociedade brasileira: Dos Quilombos de ontem as favelas de hoje. 2012. (Encontro).

II ENADIR Encontro Nacional de Antropologia do Direito.Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos. Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais. 2011. (Encontro).

Jornadas de Antropologia da UNICAMP. Mesa 6: Trajetórias, Contextos e Territorialidades. 2011. (Congresso).

Seminário de Pesquisa: Constitucionalismo Democrático Latino Americano.O constitucionalismo latino-americano como paradgma jurídico e teórico/metodologico no processo de reconhecimento de direitos:insitucionalidades, territorialidades e poderes locais. 2011. (Seminário).

XI CONGRESSO LUSO AFROBRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS -CONLAB. Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos? Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais.. 2011. (Congresso).

I Workshop/Seminário de Pesquisa do Observatório da Justiça Brasileira: repensando o acesso à justiça no Brasil. 2010. (Seminário).

Simpósio Internacional Conhecimentos Tradicionais na Pan Amazonia. 2010. (Simpósio).

53º ICA International Congress of Americanists. La resignificacion de los quilombos contemporáneos en Brasil tras la constitucion de 1988:limites y potencialidades para el reconecimento de identidades y derechos y para la resdistribuicion material y simbólica. 2009. (Congresso).

Conferência Internacional sociedade civil e pós-colonialismo: um debate sobre paradgmas para o entendimento da América Latina.Comunidades tradicionais afro-descendentes e o direito ao território:em estudo comparativo Brasil e Colômbia. 2009. (Simpósio).

XIV Seminário de Conexão do Curso de Ciências Sociais da PUC-Minas.O Antropólogo, a Antropologia, os Quilombos e a questão do mercado de trabalho. 2009. (Seminário).

2° Encontro Estadual Museus de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

I Seminário Educação, História e Cultura Afro-brasileira.Algumas reflexões a respeito da Categoria "Remanescentes de quilombos". 2008. (Seminário).

Ciclo de Palestras em Ecologia Humana.Populações Quilombola: Questões Legais e Conceituais. 2007. (Seminário).

Debate Público: Regularização de Territórios Quilombolas em Minas Gerais.Territorialidades Quilombolas e a necessidade legal da regularização fundiária. 2007. (Encontro).

Geografia Africana e Afro-brasileira na sala de aula. 2007. (Outra).

II Encontro das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais.Acompanhamento de oficinas. 2007. (Encontro).

IV Encontro de Núcleos Educafro Minas.A questão quilombola, enquanto uma modalidade de Ação Afirmativa. 2007. (Encontro).

Quarta Jornada de Ciências Sociais O Poder no Pensamento Social: dissonâncias do mesmo tema. 2007. (Simpósio).

Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste.Primeiras Notas Sobre Quilombos Urbanos. 2007. (Encontro).

25 Reunião Brasileira de Antropologia.Of. O antropólogo face às novas políticas de patrimônio. 2006. (Oficina).

25 Reunião Brasileira de Antropologia.A s técnicas de pesquisas com fontes orais e seus desafios epistemológicos. 2006. (Oficina).

As Técnicas de pesquisa com fontes orais seus desafios epistemológicos e algumas considerações práticas.25a Reunião Brasileira de Antropologia-Saberes e Práticas Antropológicas: desafi os para o século XXI. 2006. (Encontro).

Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu.Fórum Mundial de Educação. 2006. (Encontro).

III Encontro de Núcleos Educafro Minas.Prós e Contras, algumas considerações sobre Ações Afirmativas. 2006. (Encontro).

8o Encontro de Extensão da UFMG.8o Encontro de Extensão da UFMG. 2005. (Encontro).

Congresso Ibero- americano de Extensão Universitária. Congresso Ibero- americano de Extensão Universitária. 2005. (Congresso).

Mini- curso: Antropologia, Educação e Multiculturalismo, ministrado pela professora Dra. Neusa Maria Mendes de Gusmão- UNICAMP..Mini- curso: Antropologia, Educação e Multiculturalismo, ministrado pela professora Dra. Neusa Maria Mendes de Gusmão- UNICAMP. 2005. (Outra).

XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia- ALAS, denominado Desenvolvimento, Crise e Democracia na América Latina: Participação, movimentos sociais e teoria sociológica .. 2005. (Congresso).

II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG.. II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG. 2004. (Seminário).

1o- Seminário de Políticas Publicas da Juventude.1o- Seminário de Políticas Publicas da Juventude. 2003. (Seminário).

Seminário: ?Ampliação do Acesso à Universidade Pública: uma urgência democrática".Seminário: ? Ampliação do Acesso à Universidade Pública: uma urgência democrática. 2003. (Seminário).

Seminário: ?Grupos sociais, comunidade e a arte nas relações?.Seminário: ?Grupos sociais, comunidade e a arte nas relações?. 2003. (Seminário).

Mini-curso: História e Perspectivas das Ciências Sociais no Brasil, ministrado pelos professores Roque de Barros Laraia -UNB, Otavio Soares Dulci- UFMG e Carlos Magno-UFMG na I Semana de Ciências Sociais da UFMG..Mini-curso: História e Perspectivas das Ciências Sociais no Brasil. 2002. (Outra).

Mini-curso: Trabalho e Desigualdades Sociais, ministrado pelos professores Carlos Roberto Horta -UFMG e Otavio Soares Dulci ?UFMG na II Semana de Ciências Sociais da UFMG..Mini-curso: Trabalho e Desigualdades Sociais. 2002. (Outra).

Mini-curso: Religiões Afro-brasileiras, ministrado pela professora Maria do Carmo-UFPE no XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais- ENECS.ENECS-Encontro Nacional de Estudante de Ciências Sociais. 2001. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais- ENECS.Mini-curso: Religiões Afro-brasileiras. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Alexandre Pereira de Oliveira

MARQUES, C. E.; MENDES, A. B. V.; TEXEIRA, R. O. S.; FIGOLI, L. H. G.. Caarroça Livre: uma etnografia com os carroceiros e cavalos da Vila São Tomás e adjacências. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Welinson Brito Ferreira

PAPROCKI, H.; CALDEIRA, A. B.; RIBEIRO, R. F.;MARQUES, CARLOS EDUARDO. A delimitação do território Geográfico-Cultural dos Quilombos na região do Serro-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Heliodoro Nascimento

MARQUES, CARLOS EDUARDO; MENDES, A. B. V.; TEXEIRA, R. O. S.. ?O Direito em disputa uma etnografia na Casa de Afonso Pena". 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

CARVALHO, A. P. C.;MARQUES, C. E.; MULLER, C. B.; TAVARES, F.; FERNANDES, M. B.. Seguindo fluxos às margens do Paraguaçu: estudo comparativo entre agenciamentos do rio pelo Estado e por quilombolas do Vale Iguape. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Gouveia de Mello Martins

FERREIRA, P. P.; KOFES, M. S.; SILVA, M. A. M.; GUERREIRO, G. A. S.; CAMPOS, L. A. S. C.;MARQUES, CARLOS EDUARDO; JESUS, R. E.; CORDEIRO, C. F.. Minha Carne não é só de carnaval: por outra abordagem teórica sobre a atuação dos blocos Afro de Salvador (Ilê Aye, Malê Debalê e Olodum. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

MARQUES, CARLOS EDUARDO; CARVALHO, A. P. C.; MULLER, C. B.; PROUST, C.. A contribuição da experiência etnográfica na análise das tecnologias de governo em contextos ?marginais?: Etnografia das perdas, prejuízos, danos e destruições causados pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo sobre a vida e morte da população ribeirinha do Baixo Paraguaçu (BA). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gustavo Jardel Coelho

SANTOS, A. F. M.; HORTA, A. I.;MARQUES, C. E.. O Museu do índio do Movimento Tamoio à Aldeia Maracanã: ensaio de etnografia arqueológica". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marizet de Jesus dos Santos

MARQUES, CARLOS EDUARDO; LABORNE, A. A. P.. A representação dos negros na cultura visual e seus reflexos no imaginário coletivo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Márcio da Conceição dos Santos

MOREIRA, Thais P.;MARQUES, C. E.; BORGES, Lisieux. A Socioafetividade nas relações familiares no Direito Brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

Aluno: Bárbara Nassif Machala

MARQUES, C. E.; SANTOS, A. F. M.. Identidade Quilombola: um processo de construção Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandra Marize Pereira

BORGES, Lisieux;MARQUES, C. E.; PASLAUSKI, Silvana. A Discriminação da Mulher no Estado Brasileiro após a CF/1988 e sua necessidade de Inserção no Mercado de Trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

Aluno: Kelliny Gomes da Silva

KAITEL, Cristiane;MARQUES, C. E.; Silva, Luciana Rodrigues de Mesquita. O Direito de Acesso à Justiça na Comarca de Diamantina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

Aluno: Kenia Caroline Vieira da Silva

BARROS, José Márcio P. M.;MARQUES, C. E.; Pereira, Chyara Sales. CULTURA E DESENVOLVIMENTO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: um estudo de caso da experiência do Programa Brasil Quilombola nas comunidades de Tapeirinha e P.A. Califórnia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

MARQUES, C. E.; MOURA, Marcelo; botrel, Marcelo; BRAGA JR, Américo. Concurso de Professor Sociologia e Sociologia Juridica. 2011. Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

BORGES, Lisieux;MARQUES, C. E.; MOURA, Marcelo. Concurso Professor Sociologia e Sociologia Juridica. 2010. Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

BORGES, Lisieux;MARQUES, C. E.; MOURA, Marcelo. Professor de Introdução a Ciência do Direito. 2010. Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

BORGES, Lisieux;MARQUES, C. E.; MOURA, Marcelo. Professor de Direito Penal. 2010. Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

MARQUES, C. E.. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: seleção de bolsista de graduação para o Projeto Conexões de Saberes+Escola Aberta

MARQUES, C. E.. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valdete de Oliveira Mrtvi

MRTVI, V. O.; FÉLIX, Luiz Antonio; POLI, Ednéia Consolin. Banca Examinadora do Curso de Especialização em Administração de Marketing e Propaganda. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Marketing e Propaganda) - Universidade Estadual de Londrina.

Ana Lucia Modesto

MODESTO, Ana Lúcia; LIMA, D. M.; LEITE, I.B.; GOMES, N. L.. Remanescentes das Comunidades de Quilombo: da re-significação ao imperativo legal. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Lucia Modesto

MODESTO, Ana Lúcia. O Patrimônio Material na Perspectiva Antropológica: desafios ao velho paradigma ocidental da dicotomização e objetificação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Nilma Lino Gomes

GOMES, Nilma Lino. Remanescentes das comunidades de quilombo: da resignificação ao imperativo legal. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Wilson Rogério Penteado Júnior

GODOI, E. P.; LEITE, I. B.; PAOLIELLO, R. M.; ALMEIDA, M. W. B.;PENTEADO JUNIOR, W. R.. Bandeira Branca em Pau Forte: A Senzala de Pai Benedito e o quilomblé urbano Manzo Ngunzo Kaiango. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; ALMEIDA, M. W. B.; PAOLIELLO, R. M.; PENTEADO JUNIOR, W. R.; LEITE, I. B.. Bandeira Branca em Pau Forte: a senzala de Pai Benedito e o Quilomblé de Manzo Ngunzo Kaiango. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; PAOLIELLO, R. M.; STUCCHI, D.. Bandeira Branca em Pau Forte: a Senzala do Pai Benedito e o Quilomblé Urbana de Manzo Ngunzo Kaiango. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Mauro William Barbosa de Almeida

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de; GODOI, Emilia Pietrafesa de. Bandeira Branca em Pau Forte. A Senzala de Pai Benedito e o Qulomblé Urbano de Manzo Gnunzo Kaiango.. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Ilka Boaventura Leite

LEITE, Ilka Boaventura; MODESTO, Ana Lucia; GOMES, Nilma Lino; LIMA, Deborah. Remanescentes das Comunidades de Quilombos: da resignificação ao imperativo legal. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ilka Boaventura Leite

LEITE, Ilka Boaventura. A senzala de pai Benedito e o Quilomblé Urbano MAnzo Ngunzo Kaiango. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

Deborah de Magalhaes Lima

MODESTO, A. L.; LEITE, I.; GOMES, N. L.;LIMA, D.M.; SIMIÃO, D.S.. Remanescentes das Comunidades de Quilombo: da re-significação ao imperativo legal. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bárbara Nassif Machala

Identidade Quilombola: um processo de construção Social; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlos Eduardo Marques;

Erinaldo Barbosa da Silva

A democratização brasileira e a questão territorial quilombola: apontamentos a partir da Comarca de Diamantina; ; 2009; Orientação de outra natureza; (DIREITO) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Universidade Estadual de Minas Gerais; Orientador: Carlos Eduardo Marques;

Luciano Mendes de Souza

A democratização brasileira e a questão territorial quilombola: apontamentos a partir da Comarca de Diamantina; ; 2009; Orientação de outra natureza; (DIREITO) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, Universidade Estadual de Minas Gerais; Orientador: Carlos Eduardo Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EDMILSON JOSE TONELLI MANGANOTE

Diferencial Competitivo da Gestão do Conhecimento nas Organizações; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Centro Universitário Padre Anchieta; Orientador: Edmilson José Tonelli Manganote;

Juarez Tarcísio Dayrell

Observatório da Juventude da UFMG; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza; (Ciencias Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro Reitoria de Extensão da UFMG; Orientador: Juarez Tarcisio Dayrell;

Ana Lucia Modesto

Dissertação Mestrado; 2008; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Ana Lúcia Modesto;

Geraldo Magela Pereira Leão

Observatório da Juventude da UFMG; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Geraldo Magela Pereira Leão;

Isaar Soares de Carvalho

Hobbes - Moral e Paz Civil em sua compreensão do homem, da soberania e da paz; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Isaar Soares de Carvalho;

Isaar Soares de Carvalho

A analise da existência em Soren Kierkegaard face à de Hegel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Assunção; Orientador: Isaar Soares de Carvalho;

Emilia Pietrafesa de Godoi

Bandeira Branca em Pau Forte: a senzala de Pai Benedito e o Quilomblé de Manzo Ngunzo Kaiango; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi;

Erika de Paula Alves

Posicionamento de Mercado na Hotelaria: um estudo de caso de uma empresa hoteleira de Timbó/SC; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Lazer) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARQUES, CARLOS EDUARDO ; GOMES, LÍLIAN . A constituição de 1988 e a ressignificação dos quilombos contemporâneos limites e potencialidades: limits and potentialities. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 28, p. 137-153, 2013.

  • MARQUES, CARLOS EDUARDO . Ações afirmativas: uma necessidade plural. Revista África e Africanidades , v. 03, p. 01-14, 2010.

  • MARQUES, C. E. . De Quilombos a quilombolas: notas sobre um processo histórico-etnográfico. Revista de Antropologia (USP. Impresso) , v. 52 n°1, p. 339-374, 2009.

  • MARQUES, C. E. . Vinte Anos da Constituição Federal Brasileira (1988-2008): algumas reflexões a respeito da categoria ?remanescentes de quilombos?. Teoria & Sociedade (UFMG) , v. 17.1, p. 176-201, 2009.

  • MARQUES, C. E. . O que são Ações Afirmativas. Revista Mucury , v. 06, p. 18-20, 2009.

  • MARQUES, C. E. ; SALES, M. M. . Marques: ensaio fotográfico sobre uma comunidade quilombola. 1. ed. Belo Horizonte: Biografa, 2012. v. 1. 96p .

  • MARQUES, C. E. . Os Marques do Boqueirão. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. v. 1.

  • MARQUES, C. E. . A Questão Quilombola no Brasil Contemporâneo: do governo FHC aos governos Petistas. In: Coelho, Fabiano; Camacho, Rodrigo. (Org.). O Campo no Brasil Contemporâneo: do governo FHC aos governos Petistas (Protagonistas da/na Luta pela Terra/Território e das Políticas Públicas ? Vol. II. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. II, p. 1-378.

  • GOMES, LÍLIAN ; MARQUES, CARLOS EDUARDO . Comunidades Tradicionais Afrodescendentes e o novo constitucionalismo latino-americano: estudo de caso Brasil, Colômbia e Equador. In: Leonardo Avritzer; Lilian Cristina Bernardo Gomes; Marjorie Marona; Antônio Fernando Dantas. (Org.). O constitucionalismo democrático latino-americano em debate: soberania, separação de poderes e sistema de direitos. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. 1, p. 231-252.

  • MARQUES, C. E. . Bandeira branca em pau forte: a tomada da palavra política em um ?quilomblé? urbano. In: Osvaldo Martins de Oliveira. (Org.). Direitos quilombolas & dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988. 01ed.Rio de Janeiro: ABAPublicações, 2016, v. 01, p. 223-240.

  • MARQUES, C. E. . Artigo: Territórios quilombolas e teorias da etnicidade (NO PRELO). In: IlkBoaventura Leite. (Org.). Estudos Afrobrasileiros: território, justiça, educação (NO PRELO, previsão de ser publicado em 2012). : , 2012, v. , p. -.

  • MARQUES, C. E. . Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos? Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais quilombolas. In: Carmela Grune. (Org.). Samba no Pé & Direito na Cabeça. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2012, v. 1, p. 155-178.

  • MARQUES, C. E. . O Território Quilombola enquanto um Patrimônio-Ritual: ?bom para pensar e bom para comer?. In: Christiano Key Tambascia. (Org.). Antropologia, Museu e Cultura Material: apontamentos para debates etnográficos. 1ed.Campinas: Ed. IFCH/UNICAMP, 2012, v. 1, p. 99-116.

  • MARQUES, C. E. . De Quilombos a quilombolas: notas sobre um processo histórico-etnográfico, à guisa de um prefácio. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 9-20.

  • MARQUES, C. E. ; SALES, M. M. . Apresentação. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 21-26.

  • Lima, Deborah ; MALAQUIAS, Evelin L. ; MARQUES, C. E. ; Ana Tereza Faria . A história da Região de São Julião, médio Vale do Mucuri. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 27-46.

  • Lima, Deborah ; MALAQUIAS, Evelin L. ; MARQUES, C. E. ; Ana Tereza Faria . Marques. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 47-60.

  • Lima, Deborah ; MARQUES, C. E. . A Identidade Cultural. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 83-94.

  • Lima, Deborah ; MALAQUIAS, Evelin L. ; MARQUES, C. E. . História econômica. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 95-104.

  • Lima, Deborah ; MARQUES, C. E. ; MALAQUIAS, Evelin L. . Sustentabilidade. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 105-120.

  • MARQUES, C. E. ; SALES, M. M. . Os Marques do Boqueirão e a In- vazão: PCH-Mucuri, suas repercussões, mediações, e desdobramentos. In: MARQUES, C.E. (Org.). Os Marques do Boqueirão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 121-151.

  • MARQUES, C. E. ; SIMIAO, D. S. ; SAMPAIO, Alexandre L. . Territórios, identidades e direitos entre os Quilombos Urbanos de Belo Horizonte: o caso de Mangueiras.. In: Rosa Elizabeth Acevedo Marin; Organizadores Alfredo Waner Berno de Almeida ...(et al).. (Org.). Cadernos de debates Nova Cartografia Social: Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflito. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2012, v. 1, p. 147-161.

  • Lima, Deborah ; MARQUES, C. E. ; FARIA, Ana Tereza .P.D ; SILVA, Fernanda Oliveira ; Barbi, R . Os Negros da Mumbuca: o percurso histórico de uma Comunidade Quilombola do Baixo Jequitinhonha. In: João Valdir Alves de Souza; Marcio Simeone Henriques. (Org.). Vale do Jequitinhonha Formação Histórica, Populações e Movimentos. 01ed.Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e Programa Polo Jequitinhonha- UFMG, 2010, v. 01, p. 145-164.

  • MARQUES, C. E. . Bandeira Branca em Pau Forte: considerações sobre direitos e a 'tomada da palavra política' em um Quilomblé Urbano de Belo Horizonte. In: 29º Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Diálogos Antropológicos, Expandindo Fronteiras, 2014.

  • MARQUES, C. E. . Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos? Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais quilombolas. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades, 2011, Salvador. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Centro de Estudos Afro-Orientais. - Salvador : UFBA, 2011.

  • MARQUES, C. E. . Primeiras Notas Sobre Quilombos Urbanos. In: Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2007, Aracaju. Anais da Rea. Aracaju, 2007. v. cd rom.

  • MARQUES, C. E. . Territorialidades Quilombolas e a necessidade legal de regularização fundiária. In: Debate Público: Regularização de Territórios Quilombolas em Minas Gerais, 2007, Belo Horizonte. xx, 2007. v. 00.

  • MARQUES, C. E. . A s técnicas de pesquisas com fontes orais e seus desafios epistemológicos. In: 25 Reunião Brasileira de Antropologia- Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI., 2006, Goiania. CD-ROM 25 Rba - Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI, 2006. v. 02. p. 00-00.

  • MARQUES, C. E. ; DIAS, F. . Projeto Inter-Agindo: algumas considerações sobre raça e etnia.. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2006, Salvador. xx. xx: xx, 2006. v. xx. p. xx-xx.

  • MARQUES, C. E. ; SANTOS, E. ; DIAS, F. ; CARVALHO,F. . Projeto Inter-Agindo: vivências de uma pedagogia da juventude. In: IV Encontro de Extensão: Semana de Conhecimento e Cultura (Idéias-Processos-Resultados), 2006, Belo Horizonte. xxx, 2006. v. 00.

  • MARQUES, C. E. ; leao, geraldo M.P . Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis de Belo Horizonte e a questão do trabalho em redes: algumas considerações.. In: In: 8o. Encontro de Extensão da UFMG, 2005, 2005, belo horizonte. Belo Horizonte. Revista Brasileira de Extensão Universitária. Belo Horizonte : UFMG, 2005. v. 3. p. 38-38., 2005. v. 3. p. 38-38.

  • MARQUES, C. E. ; SANTOS, E. ; DIAS, F. . A participação Juvenil no centro do processo educativo. In: Fórum Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. xxx, 2006.

  • MARQUES, C. E. ; leao, geraldo M.P . O Fórum de Juventudes e a questão do trabalho em redes: algumas considerações. In: VIII Congresso Ibero- americano de Extensão Universitária, 2005, rio de janeiro. Revista Brasileira de Extensão Universitária. Rio de Janeiro, vol. 3, número 2, julho-dezembro de 2005. Issn: 1806-2695., 2005. v. 03.

  • Lima, Deborah ; MARQUES, C. E. . O entendimento do território em dois quilombos de Minas Gerais. In: 27º Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belem. conhecimentos, saberes tradicionais e direitos a diversidade, 2010.

  • MARQUES, C. E. . Território Coletivo e Proíndiviso: Algumas Considerações a Partir do Ponto de Vista Etnográfico ou Primeiras Notas Críticas a Hegemonia do Estado-Nação. In: 26° Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro-BA. Desigualdade na diversidade, 2008.

  • MARQUES, C. E. . A presença de Remanescentes Quilombolas em Belo Horizonte - a Comunidade Manzo Ngunzo Kaiango. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . Bandeira Branca em Pau Forte A Senzala de Pai Benedito e o Quilomblé Urbano de Manzo Ngunzo Kaiango.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, C. E. . Manzo Ngunzo Kaiango uma senzala urbana em Belo Horizonte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. ; GOMES, LÍLIAN . Comunidades Tradicionais Afrodescendentes e o Novo Constitucionalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, C. E. . Quilombo e Patrimônio Cultural alguns diálogos possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . De Quilombos a quilombolas: algumas reflexões para pensar a urbanidade atual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . A questão do negro na sociedade brasileira: dos quilombos às favelas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . Tradicionalidades, Territorialidades, Imaterialidades: Patrimônios e Estado Nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . Direitos das comunidades remanescentes de quilombo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, C. E. . Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos? Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C.E ; MARQUES, C. E. . Comunidades tradicionais afrodescendentes e o novo Constitucionalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, C. E. . Direitos Territoriais ou Territorios de Direitos. Refelxões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, C.E. e GOMES, L.C.B ; MARQUES, C. E. . La resignificacion de los Quilombos contemporáneos en Brasil tras la constitucion de 1988: límites y potencialidades para el reconocimento de indentidades y derechos y para la redistribución material y simbólica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C.E ; MARQUES, C. E. . Comunidades tradicionais afro-descendentes e o direito ao território:em estudo comparativo Brasil e Colômbia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . O Antropólogo, a Antropologia, os Quilombos e a questão do mercado de trabalho.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, C. E. . Algumas reflexões a respeito da Categoria "Remanescentes de quilombos".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . Primeiras Notas Sobre Quilombos Urbanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, C. E. . A questão Quilombola, enquanto uma modalidade de Ação Afirmativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. ; MARQUES, C. E e ALVARES, Ricardo . População Quilombola: Questões Legais e Conceituais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. . A s técnicas de pesquisas com fontes orais e seus desafios epistemológicos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. . Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. ; SANTOS, E. ; DIAS, F. ; CARVALHO,F. . Projeto Inter-Agindo: vivências de uma pedagogia da juventude. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. . Prós e Contras, algumas considerações sobre Ações Afirmativas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, C. E. ; DIAS, F. . Projeto Inter-Agindo: algumas considerações sobre raça e etnia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. ; leao, geraldo M.P . O Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis de Belo Horizonte e a questão do trabalho em redes: algumas considerações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. ; leao, geraldo M.P . O Fórum de Juventudes e a questão do trabalho em redes: algumas considerações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, C. E. . Belo Horizonte e o Lugar da Diferença 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . Cidade Vivida e Vivenciada 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . O Quilombo enquanto definição científica 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . Quilombolas: uma categoria vivida e vivenciada- Ressemantização da ideia de Quilombo 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . Os direitos quilombolas 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . Quilombos em Minas Gerais 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . Quilombolas: uma categoria vivida e vivenciada- Ressemantização da ideia de Quilombo 2017 (Artigo).

  • MARQUES, C. E. . O Decreto 4887/2003 é uma regra de justiça. 2012 (Artigo para Associação Brasileira de Antropologia e para Observatória da Justiça do CES-AL).

  • MARQUES, C. E. ; NOBREGA, Renata da Silva . RURIS. Campinas 2011 (Organização de revista).

  • MARQUES, C. E. ; NOBREGA, Renata da Silva . Apresentação. Campinas, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Lima, Deborah ; MARQUES, C. E. ; Oliveira, F ; FARIA, Ana Tereza .P.D ; Barbi, R . Visões do Vale, VOL 01. Belo Horizonte: Ed. PROEX/UFMG, 2010 (Artigo: Os Negros da Mumbuca: percurso histórico de uma comunidade quilombola do Baixo Jequitinhonha).

  • MARQUES, C. E. . Estudos Afrobrasileiros: território, justiça, educação (NO PRELO) 2010 (Artigo: Territórios quilombolas e teorias da etnicidade).

  • MARQUES, C. E. ; SAMPAIO, Alexandre L. ; MALAQUIAS, Evelin L. . Proposta para mitigação e compensação dos impactos sociais, culturais e étnico-ecológicos do território da Comunidade Quilombola de Marques a ser atingido pela PCH-Mucuri 2010 (Relatório Técnico de Assessoria/Consultoria Antropológica à Comunidade Quilombola de Marques -MG).

  • MARQUES, C. E. . A Definição de Antropologia como Ciência. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MARQUES, C.E. e GOMES, L.C.B ; MARQUES, C. E. . La resignificacion de los Quilombos contemporáneos en Brasil tras la constitucion de 1988: límites y potencialidades para el reconocimento de indentidades y derechos y para la redistribución material y simbólica. 2009 (Artigo:La resignificacion de los Quilombos contemporáneos en Brasil tras la constitucion de 1988: lí).

  • MARQUES, C.E ; MARQUES, C. E. . Comunidades tradicionais afro-descendentes e o direito ao território:em estudo comparativo Brasil e Colômbia. 2009 (ArtigoComunidades tradicionais afro-descendentes e o direito ao território:em estudo comparativo Bra).

  • MARQUES, C. E. . O Influxo na Questão Quilombola 2008 (Texto de opinião para Blog especializado na questão Quilombola).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES, C. E. ; SAMPAIO, Alexandre L. ; MALAQUIAS, Evelin L. . Relatório Técnico de Assessoria/Consultoria Antropológica à Comunidade Quilombola de Marques -MG. Proposta para mitigação e compensação dos impactos sociais, culturais e étnico-ecológicos do território da Comunidade Quilombola de Marques a ser atingido pela PCH-Mucuri.. 2010.

MARQUES, C. E. ; SILVA, Erinaldo ; SOUZA, Luciano . A democratização brasileira e a questão territorial quilombola: apontamentos a partir da Comarca de Diamantina.. 2009.

MARQUES, C. E. . A democratização brasileira e a questão territorial quilombola: apontamentos a partir da Comarca de Diamantina. 2009.

MARQUES, C. E. ; SILVA, Erinaldo ; SOUZA, Luciano . RELATÓRIO PROJETO DE EXTENSÃO:A democratização brasileira e a questão territorial quilombola: apontamentos a partir da Comarca de Diamantina.. 2009.

MARQUES, C. E. ; et alli . Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-Cultural Quilombo de Marques, médio Vale do Mucuri, Minas Gerais. 2008.

MARQUES, C. E. ; et alli . Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-Cultural: O Quilombo de Mumbuca.. 2007.

MARQUES, C. E. . Rdiografia: debate sobre o Racismo, a questão do Negro e Política de Ações Afirmativas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, C. E. . Incra e Fundep realizam parcerias para realização de Relatórios Antropológicos para Comunidades Quilombolas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARQUES, C. E. . O trabalho do antropológo em um Relatório ANtropológico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARQUES, C. E. . Encontro Marcado- Debate a respeito do que se trata os quilombolas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, C. E. . ENTREVISTA SOBRE O TRABALHO DE RECONHECIMENTO, DILEMAS E DESAFIOS A RESPEITO DOS QUILOMBOLAS. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARQUES, CARLOS EDUARDO . Proposta de Assessoria Antropológica. 2012. (Consultoria, assessoria e coordenação do Projeto Assessoria Antropológica).

MARQUES, C. E. . Antropologia Social. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARQUES, C. E. . Oficina Análise Quantitativa e Qualitativa de pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Lima, Deborah ; Oliveira, F ; MARQUES, C. E. ; Ana Tereza Faria ; Barbi, R . Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-Cultural: O Quilombo de Mumbuca. 2007. (Relatório de pesquisa).

MARQUES, C. E. ; et alli . Projeto de Lei de regularização territorial e fundiária das Comunidades Quilombolas. 2007. (Participante do GT que elaborou o PL de regularização fundiária das Comunidades Quilombolas).

MARQUES, C. E. . Antropologia, ética e envelhecimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARQUES, C. E. ; et alli . Relatótio Parcial do Projeto Inter-Agindo. 2006. (Relatório de pesquisa).

MARQUES, C. E. ; et alli . Relatótio Final do Projeto Inter-Agindo. 2006. (Relatório de pesquisa).

MARQUES, C. E. . Parecerista e Revisor da Revista Três Pontos ISSN: 1808-169X.. 2005. (Parecerista e Revisor da Revista Três Pontos).

MARQUES, C. E. . Algumas considerações sobre um Inventariamento na cidade de Belo horizonte.. 2004. (Relatório de pesquisa).

MARQUES, CARLOS EDUARDO . M a r g e n s d o s M a r q u e s. 2012. Filme.

MARQUES, C. E. . IV Encontro de Núcleos Educafro. 2007 (Encontro) .

MARQUES, C. E. . III Encontro de Núcleos Educafro Minas. 2006 (Encontro) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Dossiê para Inventário dos Quilombos Urbanos para Registro como Patrimônio Cultural da Cidade de Belo Horizonte, Descrição: Trata-se da pesquisa, levantamento e escrita do Dossiê para Inventário dos Quilombos Urbanos para Registro como Patrimônio Cultural da Cidade de Belo Horizonte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    A CIDADE COMO TERRITÓRIO DA DIFERENÇA E COMO POLÍTICA: DIÁLOGOS ETNOGRÁFICOS ENTRE O URBANO E AS SÓCIO-COSMOPOLÍTICAS, Descrição: A CIDADE DAS (NAS) PERIFERIAS Busca contribuir aos debates e ao desafio da Antropologia de etnografar a vida vivida e vivenciada, especificamente em um contexto de periferias (e não somente aquelas geográficas). Articular o campo de estudos urbanos a partir do pensamento contemporâneo a uma discussão de cunho etnográfico-político. Enfatizando práticas musicais, artísticas, saberes, fazeres, viveres, mas também remoções, urbanização, violência urbana, cultura, as socialidades, dentre outras; presentes nas periferias do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2017

    Formulação de uma linguagem pública sobre os quilombos do Brasil, Descrição: O Projeto pretende colaborar para a criação de uma linguagem pública e acessível sobre os quilombos através da análise de 190 Relatórios Antropológicos. O objetivo é editar livretos, de até 20 páginas, que traduzam o conteúdo técnico dos Relatórios para uma linguagem que permita uma melhor compreensão do histórico de ocupação das comunidades, da caracterização dos territórios, dos principais conflitos em questão, das atividades produtivas essenciais e potenciais, dos modos de ser e viver, dos saberes e fazeres, dos principais desafios enfrentados para a sustentabilidade de seus territórios, dentre outros aspectos que se mostrarem nodais para o grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carlos Eduardo Marques - Coordenador / Deborah Lima - Integrante / GOMES, LÍLIAN - Integrante / Leonardo Avritzer - Integrante / Guimarães, Juarez - Integrante.Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Cooperação.

  • 2011 - 2015

    Direitos Territoriais ou Territórios de Direitos? Reflexões etnográficas sobre direitos étnico-territoriais., Descrição: Projeto de Doutorado. Discussão sobre categorias ligadas a novos sujeitos de direitos, os quilombolas urbanos. Interessa pesquisar o modo como noções intrínsecas destes direitos, construídas no interior de cada grupo quilombola, dialogam com o ordenamento jurídico estatal na conformação de sua territorialidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2012

    Catálogo das Expressões Culturais Afro-Brasileiras de Belo Horizonte, Descrição: Participou das diversas etapas da pesquisa, como: planejamento e organização logística da pesquisa; elaboração de questionário; relatório de Levantamento Bibliográfico; coleta dos dados e trabalhos de campo junto aos colaboradores da pesquisa; a orientação de pesquisadores e conferencia dos dados, como coordenador temático da expressão cultural Quilombo; elaboração de relatórios parciais; relatório dos Questionários Pré-Testes; relatório de Capacitação; e elaboração de um artigo a constar na publicação fim da pesquisa sobre a Questão Quilombola no município de Belo Horizonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - Atual

    QUILOMBOLAS E TRADICIONAIS: o impacto do resonhecimento de novas identidades coletivas nos contextos rural e urbano, Descrição: Estudar os impactos políticos, econômicos, ambientais e culturais do reconhecimento dessas novas identidades coletivas, em especial quanto à sua significação no quadro regional, observando o efeito de uma nova composição da diversidade social nos meios urbano e rural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Marques - Integrante / Deborah Lima - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural da Comunidade de Marques-MG., Descrição: Membro da equipe responsável pela elaboração do Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural, que consiste na principal peça técnica do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação RTID da Comunidade de Marques-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Marques - Integrante / Deborah Lima - Coordenador.Financiador(es): Inmstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Remuneração.

  • 2006 - 2007

    Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural da Comunidade de Mumbuca-MG., Descrição: Membro da equipe responsável pela elaboração do Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural, que consiste na principal peça técnica do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação RTID da Comunidade de Mumbuca-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Marques - Integrante / Deborah Lima - Coordenador.Financiador(es): Inmstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Remuneração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Aprovação em 1º lugar Concurso Público Simplificado para Professor de Antropologia UEMG, Universidade Estadual de Minas Gerais.

2010

Aprovação em 3° Lugar no Processo Seletivo para o Doutorado em Antropologia, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

2010

Professor Homenageado com o título do Trófeu Carlos Eduardo Marques do campeonato de futebol do Centro Acadêmico ano 2010, Centro Acadêmico de Ciências Sociais: Vinicius Caldaira Brant.

2009

Aprovação em Concurso de Professor Substituto na área de Sociologia, Universidade Federal de Viçosa.

2009

Aprovação em 1° Lugar no Concurso para Professor Substituto de Antropologia, Universidade Federal de Minas Gerais.

2008

Aprovação em Concurso para Professor de Sociologia e Sociologia Jurídica, Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina FCJ-FEVALE/UEMG.

2006

Mençao Honrosa por Destaque no IV Encontro de Extensão- Semana do Conhecimento e Cultura (Idéias-Processos-Resultados)., Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do NuQ-UFMG

    Outras informações:
    Pesquisador do Núcleo de Estudos em Pop. Quilombolas e Tradicionais da FAFICH-UFMG, onde desenvolve pesquisas etnográficas, teóricas e de extensão. Bem como já atuou na assessoria da Coordenação do Núcleo, bem como na Coordenação Colegiada do mesmo. Estando co-líder do mesmo junto ao CNPQ.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior

    Outras informações:
    Pesquisador :Análise e sistematização das informações relevantes de 190 laudos antropológicos das comunidades quilombolas do Brasil, com processo no INCRA.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O Projeto pretende colaborar para a criação de uma linguagem pública e acessível sobre os quilombos através da análise de 190 Relatórios Antropológicos. O objetivo é editar livretos, de até 20 páginas, que traduzam o conteúdo técnico dos Relatórios para uma linguagem que permita uma melhor compreensão do histórico de ocupação das comunidades, da caracterização dos territórios, dos principais conflitos em questão, das atividades produtivas essenciais e potenciais, dos modos de ser e viver, dos saberes e fazeres, dos principais desafios enfrentados para a sustentabilidade de seus territórios, dentre outros aspectos que se mostrarem nodais para o grupo.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tópicos em Antropologia: a cidade como território da diferença e como política: diálogos etnográficos entre o urbano e as socio-cosmopolíticas. Tópicos em Antropologia: a cidade das e nas Periferias.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participou das diversas etapas da pesquisa, como: planejamento e organização logística da pesquisa; elaboração de questionário; relatório de Levantamento Bibliográfico; coleta dos dados e trabalhos de campo junto aos colaboradores da pesquisa; a orientação de pesquisadores e conferencia dos dados, como coordenador temático da expressão cultural Quilombo; elaboração de relatórios parciais; relatório dos Questionários Pré-Testes; relatório de Capacitação; e elaboração de um artigo a constar na publicação fim da pesquisa sobre a Questão Quilombola no município de Belo Horizonte.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministrei a Disciplina Antropologia Brasileira DIP HIS559 no Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural/UFMG.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Profesor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor lotado no Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH/UFMG, onde leciona as disciplinas: 1- ANTROPOLOGIA CULTURAL, CURSO DE PSICOLOGIA 2- ANTROPOLOGIA CULTURAL, CURSO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL 3-PATRIMÔNIO CULTURAL, CURSO DE ANTROPOLOGIA 4- MONOGRAFIA, CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Membro da equipe responsável pela elaboração do Relatórios Antropológicos de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural, que consiste na principal peça técnica do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação ? RTID da Comunidade de Marques-MG.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Membro da equipe responsável pela elaboração do Relatórios Antropológicos de Caracterização Histórica, Econômica e Sócio-cultural, que consiste na principal peça técnica do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação RTID da Comunidade de Mumbuca-MG.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista Fundep, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto Inter-Agindo parceria entre o Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG- OJ/FAE/UFMG e a Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG- PróRH/UFMG. Tal projeto visa a formação cidadã e cultural dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha alocados na UFMG. Este processo tem como finalidade o desenvolvimento das diretrizes de acordo com a Lei Trabalhista, que afirma o caráter educativo do trabalho para os jovens. De forma mais específica o nosso trabalho consiste em permitir a esses jovens oriundos da camadas de baixa participação social e cultural acesso a esses bens e contato com temas que de outra forma não são discutidos no dia-a- dia da Escola convencional.

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Elaborou e Coordenou o projeto "Diálogos da Juventude- Participação e Ação Coletiva Juvenil", promovido pelo Observatório da Juventude da UFMG, no período de setembro a dezembro de 2005, com carga horária de 60 horas.

    Atividades

    • 09/2018

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação Turma J

    • 09/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação Turma I

    • 01/2007

      Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Atividade de extensão realizada, Elaboração de Relatório Antropológico para delimitação de território quilombola..

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Linhas de pesquisa

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Antropologia ? A cidade das (nas) periferias

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Antropologia: a cidade como território da diferença e como política: diálogos etnográficos entre o urbano e as socio-cosmopolíticas

    • 07/2011 - 07/2011

      Ensino, Gestão do Patrimonio Histórico e Cultural/UFMG, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, OFICINA "Análise quantitativa e qualitativa de pesquisa"

    • 02/2011 - 02/2011

      Ensino, Gestão do Patrimonio Histórico e Cultural/UFMG, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ministrei a Disciplina Antropologia Brasileira DIP HIS559 no Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural/UFMG.

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio Cultural

    • 06/2010 - 12/2010

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

    • 02/2007 - 02/2008

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Representante Discente no Colegiado do Curso de Mestrado em Antropologia-PPGAN.

    • 01/2007 - 06/2007

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Serviço realizado, Elaboração de Laudo Antropológico para o Território Quilombola de Mumbuca, MG..

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Prestar serviço de assessoria ao Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte.

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Educador social.Criação, elaboração, coordenação e aplicação do projeto intitulado?Diálogos da Juventude: Participação e ação coletiva juvenil? coordenado pelo Observatório da Juventude.

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, . Estimular, acompanhar e secretariar as reuniões do Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte cujo os objetivos são:apoiar a articulação em torno do Fórum das entidades da sociedade civil.

    • 01/2003 - 06/2004

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante discente na Câmara Setorial do SOA, Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH- UFMG no período de janeiro de 2003 a julho de 2004..

    • 01/2004

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante discente na Comissão que elaborou estudos à respeito da ampliação do número de vagas no curso de Ciências Sociais, bem como o estudo à respeito da viabilidade da abertura do curso noturno..

    • 01/2002 - 06/2003

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante discente no colegiado do curso de Ciências Sociais no período de janeiro de 2002 a julho de 2003..

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor na Escola Guignard UEMG, ministrando as disciplinas de Antropologia.

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Artes.

    Atividades

    • 08/2017 - 10/2017

      Ensino, Licenciatura em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2017 - 10/2017

      Ensino, Licenciatura em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2016 - 10/2017

      Direção e administração, Escola Guignard de Artes, .,Cargo ou função, Membro Docente Titular do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Artes.

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Licenciatura em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Licenciatura em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Antropologia: Diálogos entre Antropologia e Arte

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Licenciatura em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Antropologia: Diálogos entre Antropologia e Arte

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

    Outras informações:
    Membro do corpo de Editores da REVISTA RURIS do CERES- Centro de Estudos Rurais.

  • 2011 - 2012

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Pesquisador de Doutorado, Enquadramento Funcional: Rep Discente no Departamento de Antropologia

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista PED, Enquadramento Funcional: PED da Disciplina MIto e Ritual, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Estágio Docente na Disciplina Mito e Ritual, matutino e diurno, junto ao Departamento de Antropologia da UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Emilia P. Godoi.

    Atividades

    • 03/2011 - 03/2012

      Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante Discente junto ao Departamento de Antropologia UNICAMP.

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Bacharelado em C. Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PED DA DISCIPLINA MITO E RITUAL SOB SUPERVISÃO DA PROFA.DRA. EMILIA P. GODOI

    • 10/2011 - 10/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, AVALIADOR DO XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.

  • 2008 - 2014

    Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor na Graduação do Curso de Ciências Jurídicas da FCJ Diamantina/UEMG. Disciplinas ministradas: 1- SOCIOLOGIA 2- SOCIOLOGIA JURÍDICA 3- DIREITOS CULTURAIS E ANTROPOLOGIA

  • 2008 - 2014

    Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2008 - 08/2010

      Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

    • 08/2008 - 08/2010

      Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA JURÍDICA

    • 08/2009 - 07/2010

      Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Direitos

  • 2014 - Atual

    UNFPA/ONU Fundo de Populações das Nações Unidas

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Pesquisa

    Outras informações:
    1- Consultoria para levantamento e análise qualitativa dos conflitos fundiários em territórios quilombolas (indicadores de monitoramento). 2- Pesquisa de documentos, dados e informações (administrativos e judiciais) e entrevistas com representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, entidades não governamentais, lideranças quilombolas e outros atores chave sobre os diversos conflitos no país (ambiental, fazendeiros/as, Estado, empresas privadas, mineração, grandes empreendimentos e outros). 3- Elaboração de proposta de instrumento ou protocolo para o monitoramento e abordagem de conflitos fundiários.

    Atividades

    • 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNFPA/ONU Fundo de Populações das Nações Unidas, .,Cargo ou função, Consultor.

  • 2010 - Atual

    NUQ - Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estudar os impactos políticos, econômicos, ambientais e culturais do reconhecimento dessas novas identidades coletivas, em especial quanto à sua significação no quadro regional, observando o efeito de uma nova composição da diversidade social nos meios urbano e rural.

  • 2009 - Atual

    NUQ - Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-líder de grupo junto a Dra.Deborah Lima, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desde novembro de 2009, um dos lideres do grupo junto ao CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0333703X6ENZ9G

  • 2007 - Atual

    NUQ - Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG

    Vínculo: Pesquisador-fundador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-fundador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro-fundador do grupo, desde o ano de 2006, tendo participado da elaboração de 02 Relatórios Antropológicos das Comunidades Quilombolas de MUMBUCA e Marques. Além destas atividades exerceu as funções de acessor da coordenação e secretário do Núcleo, sendo desde novembro de 2009, um dos lideres do grupo junto ao CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0333703X6ENZ9G

  • 2011 - Atual

    Centro de Estudos Rurais da UNICAMP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR vinculado

    Outras informações:
    Pesquisador vinculado ao Referido Centro de Estudo. Membro do corpo de editores da Revista RURIS.

  • 2006 - 2006

    Fundação Educacional de Divinópolis

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professor na disciplina de "Antropologia, Ética e Envelhecimento" no curso de Gerontologia Social, pós-graduação "Lato- Sensu". A mesma consistiu em ministrar 15 horas-aulas.

    Atividades

    • 07/2006 - 07/2006

      Ensino, Gerontologia Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina:

    • 01/2006

      Ensino, Gerontologia Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Antropologia, Ética e Envelhecimento

  • 2010 - 2010

    Cooperativa Cultura/ Ministério Público Federal/Queiroz Galvão

    Vínculo: Coordenador de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assessoria a Comunidade Quilombola de Marques. Intermediador: Ministério Público Federal. Coordenação Geral Carlos Eduardo Marques Equipe técnica: Carlos Eduardo Marques - Antropólogo Alexandre Lima Sampaio - Economista e Sociólogo. Evelin Luciana Malaquias Nascimento - Arqueóloga e Cientista Social.

  • 2011 - Atual

    CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio- Consultor

  • 2011 - 2012

    CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor e Assessor, coordenador de projeto

    Outras informações:
    Proposta de Assessoria Antropológica para realização de livros, filmes e mostra fotográfica. Registro Fotográfico. Registrar imagens tanto pelo profissional quanto pela comunidade do processo de vivência, do cotidiano, dos saberes, fazeres e modos de vida. ? Oficina Fotográfica: serão entregues câmeras aos moradores para que eles registrem suas próprias imagens, da forma como percebem seu território e comunidade. ? Livro: Memória, história oral, a comunidade, o território e seus saberes e fazeres. ? Livro: em formato de álbum e com edição de luxo, com breve relato sobre os Quilombolas de Marques e maior ênfase no registro fotográfico e na produção da Comunidade. ? Filme Documentário

    Atividades

    • 02/2017 - 10/2017

      Outras atividades técnico-científicas , CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO, CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO.,Atividade realizada, Consultoria Antropológica Dossiê de Registro dos Quilombos Mangueiras, Luízes e Manzo Ngunzo Kaiango como Patrimônio Cultural da Cidade de Belo Horizonte.

    • 01/2011 - 01/2017

      Direção e administração, CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO, .,Cargo ou função, Sócio- Diretor.

    • 01/2011 - 01/2015

      Direção e administração, CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO, .,Cargo ou função, Sócio- Diretor.

    • 02/2011 - 12/2012

      Direção e administração, CAMPO - CULTURA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO, .,Cargo ou função, Coordenador de Projeto.

  • 2010 - 2010

    CEDEFES CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO ELOY FERREIRA DA SILVA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria e Pesquisa de campo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Prestação de serviços de assessoria nos cursos de capacitação e pesquisa de campo entre 14 Comunidades Quilombolas do Vale do Mucuri-MG

  • 2006 - 2006

    Observatório da Juventude da UFMG

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador e Coordenador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenação Coletiva e educador no Projeto Inter-Agindo parceria entre o Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG- OJ/FAE/UFMG e a Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG- PróRH/UFMG. Tal projeto visa a formação cidadã e cultural dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha alocados na UFMG. Este processo tem como finalidade o desenvolvimento das diretrizes de acordo com a Lei Trabalhista, que afirma o caráter educativo do trabalho para os jovens. De forma mais específica o nosso trabalho consiste em permitir a esses jovens oriundos da camadas de baixa participação social e cultural acesso a esses bens e contato com temas que de outra forma não são discutidos no dia-a- dia da Escola convencional.

  • 2005 - 2005

    Observatório da Juventude da UFMG

    Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assessoria ao Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte, que consiste em:. Estimular, acompanhar e secretariar as reuniões do Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte; elaborar um catalogo de entidades da sociedade civil que atuam juntos aos jovens em Belo Horizonte;elaboração de cartas de posicionamento, atas, documentos e textos à respeito da temática, participação em eventos tais como audiências, encontros, simpósios relativo ao tema). . Elaboração de um texto acadêmico na forma de artigo à respeito do Fórum. No caso o artigo ? O Fórum de Juventudes e a questão do trabalho em redes: algumas considerações? e foi apresentado na forma de pôster (trabalho completo) no 8o Encontro de Extensão da UFMG (artigo completo publicado nos anais do evento) e no VIII Congresso Ibero- americano de Extensão Universitária no Rio de Janeiro.

  • 2005 - 2005

    Observatório da Juventude da UFMG

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Educador . Criação, elaboração, coordenação e aplicação do projeto intitulado?Diálogos da Juventude: Participação e ação coletiva juvenil? O projeto ?Diálogos da Juventude: Participação e ação coletiva juvenil? coordenado pelo Observatório da Juventude da UFMG, têm como objetivo desenvolver um processo formativo com jovens em torno da questão da participação social. Pretende trabalhar com jovens que participaram dos Grupos de Diálogo, a parte qualitativa da pesquisa nacional Juventude Brasileira e Democracia.

    Atividades

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , FACULDADE DE EDUCAÇAO, .,Atividade de extensão realizada, Prestar serviço de assessoria ao Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte.

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , FACULDADE DE EDUCAÇAO, .,Atividade de extensão realizada, Educador social.Criação, elaboração, coordenação e aplicação do projeto intitulado?Diálogos da Juventude: Participação e ação coletiva juvenil? coordenado pelo Observatório da Ju.

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , FACULDADE DE EDUCAÇAO, .,Atividade de extensão realizada, Estimular, acompanhar e secretariar as reuniões do Fórum de Entidades e Movimentos juvenis da região metropolitana de Belo Horizonte cujo os objetivos são:apoiar a articulação em torno do Fórum das entidades da sociedade civil..

  • 2003 - 2004

    SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA- SMC

    Vínculo: Bolsista de pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Ramo de atividade: Bolsista Prestar serviço de pesquisa no Inventário dos Grupos de Tradição Afro-brasileiras no município de Belo Horizonte, que consiste em: .Participar das reuniões para elaboração da metodologia referente a Criação do BIC- Banco de Informações Culturais na área dos Bens de Tradição Afro-Brasileira . Estabelecer contatos com os diversos grupos de tradição Afro-brasileiros do município . Realizar pesquisa de campo nas modalidades: entrevistas (do tipo história de vida), pesquisa documental e arquivística (Mapeamento de Acervo Bibliográfico. Este banco de dados à respeito das Tradições Afro-Brasileira, foi transformado em um a Lista Única de Bibliografia, esta consiste na compilação de todos os dados recolhidos nas diversas bibliotecas e instituições dedicadas ao estudo, ao arquivamento e a proteção da memória) . . Elaborar e aplicar os formulários de pesquisa de campo. . Realizar observações participantes em festas e eventos nos grupos de tradição Afro-brasileiros. . Elaborar textos (relatórios e artigos) individuais e em conjunto com os técnicos do Projeto Cultura e Educação Valorizando o Patrimônio de Belo Horizonte. Carga Horária: 25 horas semanais

    Atividades

    • 12/2003 - 11/2004

      Estágios , Gerência de Valorização do Patrimônio e das Identidades Culturais- GEVPI, .,Estágio realizado, Bolsista.Prestar serviço de pesquisa no Inventário dos Grupos de Tradição Afro-brasileiras no município de Belo Horizonte, que consiste em:participar das reuniões para elaboração da metodologia referente a Criação do BIC- Banco de Informações Cultur.

  • 2003 - 2003

    SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 20

    Outras informações:
    07/2003 a 12/2003- SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SMED Gerência do Programa Bolsa-Escola municipal de Belo Horizonte- GEBE Ramo de atividade: Estagiário . visitas domiciliares . elaboração de relatório das visitas domiciliares . atendimento ao público . elaboração de dinâmicas e realização de reuniões Outra Função: . pesquisador Pesquisa: Perfil Sócio-demográfico das crianças e adolescentes trabalhadoras do Programa Bolsa-Escola da PBH. Pesquisa financiada pela SMED em parceria com o Mestrado em Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Carga Horária: 20 horas semanais, cumprida em 04 horas diárias

    Atividades

    • 07/2003 - 12/2003

      Estágios , Gerência do Programa Bolsa-Escola municipal de Belo Horizonte- GEBE, .,Estágio realizado, Visitas domiciliares, elaboração de relatório das visitas domiciliares,atendimento ao público, elaboração de dinâmicas e realização de reuniões.

    • 07/2003 - 12/2003

      Estágios , Gerência do Programa Bolsa-Escola municipal de Belo Horizonte- GEBE, .,Estágio realizado, Pesquisador na Pesquisa: Perfil Sócio-demográfico das crianças e adolescentes trabalhadoras do Programa Bolsa-Escola da PBH..

  • 2001 - 2002

    INSTITUTO MINEIRO DE PESQUISA DE OPINIAO E MARKETING LTDA- IMPOM

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisador de campo

    Atividades

    • 01/2001

      Serviços técnicos especializados , - INSTITUTO MINEIRO DE PESQUISA DE OPINIAO E MARKETING LTDA- IMPOM, .,Serviço realizado, Pesquisa de Campo.

  • 2017 - Atual

    Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais Ltda

    Vínculo: Consultor Externo Sênior, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Consultor Sênior

  • 2017 - Atual

    Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais Ltda

    Vínculo: Consultor Externo Sênior, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Consultor Sênior

    Atividades

    • 06/2018 - 09/2018

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais LTDA, .,Serviço realizado, Coordenador de Estudos Mapeamento de localidades, Estudo das Características de Tradicionalidade e Diagnóstico dos Impactos Socioambientais sobre as comunidades tradicionais situadas na área de influência direta do empreendimento Mina do Sapo.

    • 01/2017 - 12/2017

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais LTDA, .,Serviço realizado, Coordenador de Estudos ESTUDO DO COMPONENTE QUILOMBOLA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO DEGREDO.

    • 01/2017 - 12/2017

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais LTDA, .,Serviço realizado, Coordenador de Estudos ESTUDO DO COMPONENTE QUILOMBOLA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO DEGREDO.