Julia Silva Oliveira Andrade

Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2025). Graduada em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (2016). Atualmente colabora de forma voluntária com o Levi Teigen Lab e Lin Lab na University of Minnesota (UMN) nos Estados Unidos da América, atuando em projetos relacionados a nutrição de precisão e bioinformática. Foi membro do Laboratório de Estudos em Ingestão Alimentar (LEIA) e desenvolveu pesquisas sobre doenças crônicas. Já atuou como monitora das disciplinas "Patologia da Nutrição e Dietoterapia I e II", nutricionista clínica e consultora em qualidade de alimentos em serviços de alimentação. Revisora de periódicos da Nutrition Reviews and Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Possui experiência na área de Alimentos e Nutrição, com ênfase nos seguintes temas: Nutrição Clínica e Dietética, Glicação de Proteínas, Marcadores Cardiometabólicos, Ingestão Alimentar, Antropometria e Composição Corporal. Recebeu os prêmios "Eric Roger Wroclaski 2019" na categoria de artigo original mais citado e 1 e 2 Lugar no V Seminário de Iniciação Científica do IF Sudeste MG (2015).

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Nutrição

2021 - 2025

Universidade Federal de Viçosa
Título: Efeito do consumo de óleos vegetais e restrição calórica em marcadores metabólicos e associação entre consumo alimentar e marcadores de glicação em mulheres com excesso de gordura corporal
Rita de Cássia Gonçalves Alfenas. Coorientador: Leandro Licursi de Oliveira; Sarah Aparecida Viera Ribeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dieta de baixa caloria; Ácidos graxos na nutrição humana; Monounsaturated fatty acids; Gorduras da dieta; advanced glycation end products.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Ciência da Nutrição

2019 - 2021

Universidade Federal de Viçosa
Título: EFEITO DO AUMENTO DA INGESTÃO DE CÁLCIO EM DIETAS RESTRITAS EM CALORIAS NOS MARCADORES DE GLICAÇÃO E DE ESTRESSE OXIDATIVO E NOS INDICADORES ALIMENTARES EM ADULTOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
, Ano de Obtenção: 2021.Rita de Cássia Gonçalves Alfenas.Coorientador: Leandro Licursi de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Diabetes Mellitus tipo 2; Produtos Finais de Glicação Avançada; Receptor para Produtos Finais de Glicação Avançada; Cálcio Alimentar; Estresse Oxidativo; Restrição Calórica. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Nutrição

2012 - 2016

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Título: Efeitos da suplementação de baixa dose de resveratrol na variabilidade da frequência cardíaca em adultos hipertensos: um estudo clínico, controlado, randomizado e duplo-cego.
Orientador: Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado

Formação complementar

2018 -

Inglês Geral. , English Live, EF, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Multiple Source Method (MSM): método para estimar o consumo alimentar habit. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2024 - 2024

Análise de Classes Latentes: Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2023 - 2023

EF Level 12 Upper Intermediate CEFR Level B2. , English Live, EF, Brasil.

2023 - 2023

Extração de mRNA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2023 - 2023

Interpretação Avançada de Exames Bioquímicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2022 - 2022

EF Level 11 Upper Intermediate CEFR Level B2. (Carga horária: 30h). , English Live, EF, Brasil.

2022 - 2022

Chemical and Physical Properties of Carbohydrates: related to health. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2020 - 2020

Circuito StartupTech. (Carga horária: 20h). , Associação Wylinka, WYLINKA, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação de Monitores para Educação Remota. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2020 - 2020

Treinamento EMBASE - UFV. (Carga horária: 1h). , Elsevier B.V., ELSEVIER, Holanda.

2017 - 2017

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2017 - 2017

Boas Práticas de Manipulação: Elaboração de MBP e POPs. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

2015 - 2016

Pre-intermediate. (Carga horária: 100h). , Multienglish, MULTIENGLISH, Brasil.

2015 - 2015

Boas Práticas em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.

2014 - 2015

In Sync 1 - Basic. (Carga horária: 100h). , Multienglish, MULTIENGLISH, Brasil.

2013 - 2013

Etiqueta à mesa. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.

2013 - 2013

Prezi Aplicado à Nutrição. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.

2013 - 2013

Desinibição: a arte de falar em público. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.

2012 - 2012

Transtornos Alimentares: da teoria à prática clínica. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Dietética.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.

Participação em eventos

II Congresso Internacional Bioexperience. Association between glycation markers, oxidative stress and adiposity in women with excess body weight: a secondary analysis from a randomized clinical trial. 2024. (Congresso).

Evento de Extensão: Palestra Busca de Artigos em Bases de Dados.Palestra Busca de Artigos em Bases de Dados. 2023. (Outra).

I Congresso Internacional BioExperience 2023. 2023. (Congresso).

Simpósio de Integração Acadêmica.Consumo de produtos de glicação avançada (dAGE), qualidade do sono e fatores associados em mulheres com excesso de gordura corporal. 2023. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica.Efeito do consumo de óleos vegetais e da rotina diária na qualidade do sono em mulheres com excesso de peso corporal: resultados parciais. 2023. (Simpósio).

XII Simpósio de Pesquisa e Inovação.Mesa redonda: GERAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA. 2023. (Simpósio).

2o Congresso de Nutrição e Saúde. 2022. (Congresso).

Como conciliar a mídia e ética profissional?. 2021. (Encontro).

V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição - CONAN,. 2021. (Congresso).

Nutricionistas Em Ação Na Pesquisa.Cálcio alimentar e dietas restritivas em calorias podem melhorar marcadores metabólicos e perfil alimentar em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2?. 2020. (Outra).

I Simpósio Microbiota e Modulação Intestinal. 2019. (Simpósio).

X Simpósio de Pesquisa e Inovação.Avaliadora de trabalhados da modalidade poster. 2019. (Simpósio).

68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Alteração da Água Intracelular como mudança fisiológica indicativa de risco para desenvolvimento de Diabetes Mellitus Tipo 2 em mulheres. 2016. (Outra).

Mesa Redonda: Síndromes Metabólicas e Vegetarianismo. 2016. (Seminário).

Mesa Redonda: Síndromes Metabólicas e Vegetarianismo. 2016. (Outra).

Oncologia Nutrition Day Multi. 2016. (Exposição).

Palestra Gastronomia e hotelaria nos Circuitos Turísticos e Desenvolvimento neste setor. 2016. (Outra).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Perímetro da Cintura e Risco de Diabetes Mellitus tipo 2 em mulheres brasileiras. 2015. (Outra).

II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG.O futuro é agara em se tratante de Diabetes Mellitus Tipo 2. Hoje sem a doença, amanhã com.... 2015. (Simpósio).

VI Simpósio de Pesquisa e Inovação e V Seminário de Iniciação Científica.Variabilidade da Frequência Cardíaca em indivíduos com diferentes níveis de risco para Diabetes Mellitus Tipo 2.. 2015. (Seminário).

Mesa Redonda: Alimentos Funcionais. 2014. (Outra).

Mesa Redonda: Nutrição aplicada à academia. 2014. (Outra).

Mesa Redonda: Terapia Nutricional no Paciente Grave. 2014. (Outra).

Palestra: Nutrição e Saúde. 2014. (Outra).

V Simpósio de Pesquisa e Inovação e IV Seminário de Iniciação Científica.Resultado do Vestibular ou Enem, hábitos de estudo e desejo profissional no desempenho acadêmico da disciplina de Anatomia Humana dos alunos dos Cursos Superiores do IF Sudeste MG. 2014. (Seminário).

II Jornada de Nutrição. 2013. (Outra).

IV Simpósio de Pesquisa e Inovação / III Seminário de Iniciação Científica IF Sudeste MG - Câmpus Barbacena. 2013. (Simpósio).

Palestra: A Inserção do Nutricionista na Saúde Coletiva. 2013. (Outra).

Palestra: Fiscalização do CRN. 2013. (Outra).

Palestra: NATES - Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde. 2013. (Outra).

Palestra: Planejamento e Produção de Eventos. 2013. (Outra).

Palestra: Política de Saúde na Contemporaneidade. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Barbacena. 2013. (Congresso).

I Jornada de Nutrição. 2012. (Outra).

I Semana Acadêmica de Nutrição do IF Sudeste MG. 2012. (Outra).

I Seminário de Internacionalização. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Andressa Carla Medeiros

ALFENAS, RITA C G;OLIVEIRA, JULIA SILVA E; VIEIRA, P. A. F.. Relação entre o grau de processamento dos alimentos e o conteúdo de produtos finais de glicação avançada (AGEs) consumidos versus a concentração sérica de AGEs em mulheres com excesso de peso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Larissa Farias Monte

ALFENAS, RITA C G;OLIVEIRA, JULIA S; VIEIRA, P. A. F.. Efeito dos óleos vegetais em fatores associados à qualidade do sono e associação entre variáveis relacionadas em mulheres com excesso de peso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Luiza Isabel Coelho Presoti e Núbia Emiliano Teixeira

SILVA-E-OLIVEIRA, J.; GOMES, J. M. G.; ROSA, B. C.. Qualidade da dieta, consumo de ultraprocessados, tempo de tela e sono em adolescentes de Barbacena - MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Marlene de Melo Fonseca e Rafaela Vitória Guilherme Coimbra

GOMES, J. M. G.; ROSA, B. C.;OLIVEIRA, JULIA S. Consumo de alimentos ultraprocessados e fatores associados em crianças de Barbacena-MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Higor Leonardo Domingos Dos Santos

DAMASCENO, D.;SILVA-E-OLIVEIRA, J.; GAVA, G. F.. Influência do ciclo menstrual na composição corporal e na variabilidade da frequência cardíaca em mulheres jovens universitárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

OLIVEIRA, JULIA S; RIBEIRO, P. V. M.; BOMFIM, N. S.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2022. Universidade do Estado de Minas Gerais.

OLIVEIRA, JULIA S. Editais nº 09, 10 e 11/2025 do XVI Programa Institucional de Iniciação Científica 2025/2026. 2025. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

OLIVEIRA, JULIA S. Membro da Banca de Avaliação Seminário de Viviane Maria de Oliveira. 2023.

OLIVEIRA, JULIA S; OLIVEIRA, L. L.. Membro da Banca de Avaliação Seminário Natália da Silva Bomfim. 2023. Universidade Federal de Viçosa.

OLIVEIRA, JULIA S; BRESSAN, J.. Membro da Banca de Avaliação Seminário Aline Lage Wendling. 2023. Universidade Federal de Viçosa.

OLIVEIRA, JULIA S. Edital 10/2022 - Edital de Apoio à produção de material em formato digital para atividades de Ensino IF SUDESTE MG Campus Barbacena.. 2023. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

BRESSAN, J.; HERMSDORFF, H. H. M.;OLIVEIRA, JULIA S. Seminário: Efeito do consumo regular de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa h.b.k.) sobre produtos finais de glicação avançada: estudo castanhas brasileiras. 2022. Universidade Federal de Viçosa.

SILVA-E-OLIVEIRA, J.. Pesquisa e Extensão: IF Barbacena além do Horizonte. 2020. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

SILVA-E-OLIVEIRA, J.. X Simpósio de Pesquisa e Inovação. 2019. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Produções bibliográficas

  • BOMFIM, N. S. ; FERREIRA, R. S. ; OLIVEIRA, JULIA S ; ALFENAS, R. C. G. . Green banana biomass anti-obesogenic, anti-hyperlipidemic, antidiabetic, and intestinal function potential effects: a systematic review. NUTRITION REVIEWS , v. 83, p. e290-e303, 2024.

  • OLIVEIRA, JULIA SILVA E ; GOMES, JÚNIA MARIA GERALDO ; COSTA, JORGE DE ASSIS ; OLIVEIRA, LEANDRO LICURSI DE ; ALFENAS, RITA DE CÁSSIA GONÇALVES . Increased calcium intake from skimmed milk in energy-restricted diets reduces glycation markers in adults with type 2 diabetes and overweight: A secondary analysis of a randomized clinical trial. NUTRITION RESEARCH , v. 127, p. 40-52, 2024.

  • OLIVEIRA, JULIA SILVA E ; SILVA, J. A. ; FREITAS, B. V. M. ; ALFENAS, R. C. G. ; BRESSAN, J. . A Mediterranean diet improves glycation markers in healthy people and in those with chronic diseases: a systematic review of clinical trials. NUTRITION REVIEWS , v. 83, p. e317-e331, 2024.

  • FONSECA, M. M. ; COIMBRA, R. V. G. ; OLIVEIRA, JULIA S ; SOARES, A. D. N. ; GOMES, J. M. G. . Consumption of ultra-processed foods and associated factors in children from Barbacena - MG, Brazil. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO) , v. 41, p. e2022127, 2023.

  • DA SILVA, ALICE D ; OLIVEIRA, JULIA S ; DE CASTRO, ISABELA C ; PAIVA, WANDERLÉIA C ; GOMES, JÚNIA M G ; PIMENTA, LAURA C J P . Association of vitamin D and cognition in people with type 2 diabetes: a systematic review. NUTRITION REVIEWS , v. 01, p. 1-17, 2023.

  • PEREIRA, ALINE DE ARAÚJO ; REIS, EMYLLIANE SANTANA DOS ; GUILARDUCCI, MARIANA JULIÃO ; OLIVEIRA, JULIA SILVA E ; GOMES, JÚNIA MARIA GERALDO . Food Aversion during Cancer Treatment: A Systematic Review. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL , v. 1, p. 1-13, 2022.

  • OLIVEIRA, JULIA S ; DE ALMEIDA, CAROLINA ; DE SOUZA, ÂNGELA M N ; DA CRUZ, LUCIANA D ; ALFENAS, RITA C G . Effect of dietary advanced glycation end-products restriction on type 2 diabetes mellitus control: a systematic review. NUTRITION REVIEWS , v. 1, p. nuab020, 2021.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; AMELIO, P. M. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . Heart rate variability based on risk stratification for type 2 diabetes mellitus. EINSTEIN (SÃO PAULO) , v. 15, p. 141-147, 2017.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, JULIA ; FERRAO, D. A. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, FABIANNE . Low dose resveratrol supplementation on heart rate variability in hypertensive volunteers: a controlled double-blind trial. MEDICAL EXPRESS , v. 3, p. 1-6, 2016.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, JULIA ; FURTADO, FABIANNE . Quais Fatores Influenciam a Taxa de Aprovação na Disciplina de Anatomia Humana?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 39, p. 574-585, 2015.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Fome de leão no fim do dia? Pare já com isso!. Blasting News, 27 jul. 2017.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; AMELIO, P. M. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . Variabilidade da Frequência Cardíaca em indivíduos adultos com diferentes níveis de risco para Diabetes Mellitus Tipo 2. In: V Seminário de Iniciação Científica, 2015, Barbacena. Luz,Ciência e Vida - V Seminário de Iniciação Científica, 2015.

  • AMELIO, P. M. ; SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . Alteração da água intracelular como mudança fisiológica indicativa de risco para desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.. In: V Seminário de Iniciação Científica, 2015, Barbacena. Luz, Ciência e Vida - V Seminário de Iniciação Científica, 2015.

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; FURTADO, F. . Desempenho no Vestibular ou ENEM, hábitos de estudo e desejo profissional nos índices de aprovação na disciplina Anatomia Humana.. In: V Simpósio de Pesquisa e Inovação / IV Seminário de Iniciação Científica do IF Sudeste MG - Câmpus Barbacena, 2014, Barbacena. V Simpósio de Pesquisa e Inovação / IV Seminário de Iniciação Científica do IF Sudeste MG - Câmpus Barbacena, 2014. v. 1.

  • REZENDE, L. S. R. ; ALFENAS, R. C. G. ; OLIVEIRA, JULIA S ; MONTE, L. F. ; SOUZA, D. C. ; RODRIGUES, A. C. S. . Consumo de produtos de glicação avançada (dAGE), qualidade do sono e fatores associados em mulheres com excesso de gordura corporal. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2023, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2023.

  • MONTE, L. F. ; ALFENAS, R. C. G. ; OLIVEIRA, JULIA S ; REZENDE, L. S. R. ; MEDEIROS, A. C. ; FRAGA, L. S. . Efeito do consumo de óleos vegetais e da rotina diária na qualidade do sono em mulheres com excesso de peso corporal: resultados parciais. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2023, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica, 2023.

  • OLIVEIRA, JULIA S ; MONTE, L. F. ; MEDEIROS, A. C. ; RIBEIRO, S. A. V. ; OLIVEIRA, L. L. ; ALFENAS, R. C. G. . Association between glycation markers, oxidative stress and adiposity in women with excess body weight: a secondary analysis from a randomized clinical trial. In: II Congresso Internacional Bioexperience, 2024, Viçosa. Anais de evento do Bioexperience, 2024.

  • MEDEIROS, A. C. ; OLIVEIRA, JULIA S ; ALFENAS, R. C. G. . Correlations between dietary advanced glycation end products versus body fat, biochemical, and anthropometric variables in women with excess body weight. In: II Congresso Internacional Bioexperience, 2024, Viçosa. Anais de evento do Bioexperience, 2024.

  • OLIVEIRA, JULIA S ; BOMFIM, N. S. ; GOMES, J. M. G. ; ALFENAS, R. C. G. . ASSOCIAÇÃO ENTRE MARCADORES DE GLICAÇÃO E GORDURA CORPORAL EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2. In: Ganepão 2023, 2023, São Paulo. Anais do Ganepão 2023. São Paulo: Braspen Journal, 2023. v. 38. p. 106-107.

  • MONTE, L. F. ; OLIVEIRA, JULIA S ; ALFENAS, R. C. G. . Efeito dos óleos vegetais em fatores associados à qualidade do sono em mulheres com excesso de peso. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Busca de Artigos em Bases de Dados. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Gerações na Pesquisa Científica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Produtos Finais de Glicação Avançada na Prática Clínica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Dieta Low Carb. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Too sweet... Produtos finais de glicação avançada na saúde da mulher. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Produtos finais de glicação avançada nas doenças crônicas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, JULIA S . Programação metabólica e Diabetes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; ALFENAS, R. C. G. . Cálcio alimentar e dietas restritas em calorias podem melhorar marcadores metabólicos e perfil alimentar em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Impacto dos Produtos de Glicação Avançada no Diabetes Mellitus. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COCARO, E. ; SILVA-E-OLIVEIRA, JULIA ; MENDES, N. ; BENEVENUTO JUNIOR, A. A. ; ALFENAS, R. ; DELIZA, R. . Sensory characterization and the effect of chicken hamburger added of functional ingredient on the food intake of eutrophic women. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; AMELIO, P. M. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . Alteração da Água Intracelular como mudança fisiológica indicativa de risco para desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; FURTADO, F. ; AMELIO, P. M. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. . Perímetro da Cintura e Risco de Diabetes Mellitus tipo 2 em mulheres brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABRANCHES, I. ; SILVA-E-OLIVEIRA, JULIA ; AMELIO, P. M. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . O Futuro é agora em se tratando de diabetes mellitus tipo 2. Hoje sem a doença, amanhã com... Mude seu futuro já!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, J. ; AMELIO, P. M. ; ABRANCHES, I. ; DAMASCENO, D. ; FURTADO, F. . Variabilidade da Frequência Cardíaca em indivíduos adultos com diferentes níveis de risco para Diabetes Mellitus Tipo 2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA-E-OLIVEIRA, JULIA ; FURTADO, F. . Desempenho no Vestibular ou ENEM, hábitos de estudo e desejo profissional nos índices de aprovação na disciplina Anatomia Humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

OLIVEIRA, JULIA S . Obesidade e Diabetes. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Ex-Alunos de Barbacena ganham Prêmio Nacional. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Controles de Rotina, PVPS e Setorização. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Treinamento Reciclagem sobre Coleta de Amostras. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Treinamento Reciclagem de Higienização de Mãos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Higienização de Equipamentos e Utensílios. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Boas Práticas de Manipulação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Treinamento Geral de higiene pessoal, higienização de mãos, higienização de equipamentos e utensílios e atualização de MBP e POP.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Higiene Pessoal de Manipuladores de Alimentos e Higienização de Mãos.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Controle de Estoque: PVPS e Setorização. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Recebimento e Armazenamento de Matérias-primas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

SILVA-E-OLIVEIRA, J. . Controles de Rotina: Temperatura dos Alimentos e Equipamentos, Coleta de Amostras e Planilhas,. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Efeito do consumo de óleos vegetais em marcadores metabólicos relacionados à obesidade em mulheres com excesso de gordura corporal, Descrição: O estudo se propõe avaliar o efeito de óleo de coco, azeite de oliva e óleo de soja em marcadoresbioquímicos, na antropometria e composição corporal, na qualidade do sono e na ingestão alimentar. Asparticipantes são mulheres com idade entre 20 e 41 anos, com índice de massa corporal (IMC) entre 26 e 34,9 kg/m. Durante o experimento, as participantes comparecerão diariamente ao laboratório paraconsumir um café da manhã composto por alimentos normalmente comercializados nomercado local e ingeridos pela população. Aos finais de semana, as voluntárias receberão os ingredientes e instruções para preparo e ingestão da bebida em casa, acompanhados dos biscoitos, nas mesmas quantidades fornecidas no laboratório. Serão prescritos planos alimentares individualizados,nutricionalmente equilibrados com restrição de 500 kcal/dia de acordo com as necessidades calóricas de cada participante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Integrante / Rita Alfenas - Coordenador / Leandro Licursi de Oliveira - Integrante / Larissa Farias Monte - Integrante / Letícia da Silva Reis Rezende - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Efeito de óleos vegetais associados a dieta restrita em calorias na qualidade do sono em mulheres com excesso de gordura corporal., Descrição: Estima-se que mais de 57 da população brasileira apresenta excesso de gordura corporal. A identificação de estratégias capazes de controlar tal alteração é necessária, para evitar a manifestação de doenças associadas e promover a qualidade de vida desses indivíduos. A baixa qualidade do sono e o consumo de dietas ricas em AGEs podem favorecer a obesidade. Óleos são ricos em AGEs. Acredita-se que o tipo de ácido graxo ingerido afeta as concentrações séricas de AGEs e a qualidade do sono. Entretanto, ainda não há consenso sobre o efeito do tipo de óleo vegetal ingerido na qualidade do sono em mulheres com excesso de gordura corporal. Nossa proposta visa explorar tal aspecto, para identificar estratégias nutricionais e hábitos comportamentais capazes de controlar o excesso de gordura corporal e promover a saúde nas mulheres estudadas. Assim, o objetivo deste estudo será gerar conhecimento que poderá contribuir para o desenvolvimento e a oferta de produtos mais saudáveis, além de favorecer para a identificação de orientações nutricionais a serem adotadas na prática clínica, serviços esses considerados essenciais para uma parcela significativa da população brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Integrante / ALFENAS, RITA C G - Coordenador / Larissa Farias Monte - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Efeito do aumento da ingestão de cálcio em dietas restritas em calorias nos marcadores de glicação e de estresse oxidativo e no perfil alimentar em adultos com diabetes mellitus tipo 2, Descrição: Objetivo: Avaliar o efeito crônico do aumento da ingestão de cálcio alimentar em dietas restritas em calorias nas concentrações séricas e urinárias de AGEs e de produtos de glicação precoce na concentração plasmática do receptor solúvel dos AGEs (sRAGE) e no estresse oxidativo em adultos com diabetes mellitus do tipo 2. O objetivo secundário será avaliar a associação dessas variáveis com o perfil alimentar nesses indivíduos. Metodologia: Trata-se de um estudo clínico, crossover, duplo-cego, controlado e randomizado com 12 semanas de duração, com washout de 8 semanas, envolvendo adultos com diabetes mellitus do tipo 2. Os participantes receberam a prescrição de dieta restrita em calorias (-500 kcal/dia) e consumiram diarimente um shake enriquecido com cálcio (700 mg) proveniente de leite desnatado ou placebo (6,4 mg de cálcio). A ingestão alimentar será avaliada por registros de 24h no baseline e após a 12ª semana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Integrante / Júnia Maria Geraldo Gomes - Integrante / Jorge de Assis Costa - Integrante / Leandro Licursi de Oliveira - Integrante / Rita de Cássia Gonçalves Alfenas - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Efeitos da Suplementação de Resveratrol na Variabilidade da Frequência Cardíaca em hipertensos., Descrição: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do resveratrol na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em adultos hipertensos. Trata-se de um estudo clínico, duplo-cego, onde os participantes receberão cápsulas de resveratrol 100mg ou placebo, e serão analisados as variáveis em domínio do tempo, da frequência e métodos não-linerares da VFC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Integrante / FABIANNE MAGALHÃES GIRARDIN PIMENTEL FURTADO - Coordenador / Dênis Damasceno - Integrante / Diêne Aparecida Ferrão - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Validação do questionário Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC) para rastreamento de Diabetes tipo 2 não diagnosticada, Descrição: O objetivo do projeto é validar o questionário Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC) para a população brasileira para rastreamento de Diabetes Mellito do Tipo II, devido à alta incidência dessa patologia e, frequentemente, aliada à condição de não-diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Integrante / FABIANNE MAGALHÃES GIRARDIN PIMENTEL FURTADO - Coordenador / Pâmela Marina Amélio - Integrante / Isabela abranches - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Resultado do Vestibular ou Enem, hábitos de estudo e desejo profissional no desempenho acadêmico na disciplina de Anatomia Humana dos alunos dos Cursos Superiores do IF Sudeste MG - Câmpus Barbacena, Descrição: A anatomia humana é uma disciplina básica para todos os estudantes ingressantes nos cursos superiores da área da Saúde. A maior parte destes a consideram de conteúdo difícil e extenso. O ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado no contexto da política atual de acesso amplo e facilitado ao Ensino Superior a fim de corresponder ao dever das instituições em proporcionar ao estudante uma formação ímpar para que ele possa almejar tornar-se um profissional de visão crítica e perfil criativo frente às distintas situações do cotidiano. É preciso entender possíveis fatores causais que levam às elevadas taxas de reprovação nesta disciplina. Portanto, o objetivo do presente estudo foi relacionar o resultado do Vestibular ou Enem, hábitos de estudo e desejo profissional ao desempenho acadêmico na disciplina de Anatomia Humana dos alunos dos Cursos Superiores do IF Sudeste MG ? Câmpus Barbacena. Foram entrevistados 129 alunos regularmente matriculados dos cursos superiores de Educação Física, Ciências Biológicas e Nutrição que cursaram a disciplina de Anatomia Humana exclusivamente no IF Sudeste MG, entre 2011 e 2013. O formulário de coleta de dados constará de questões sobre o ingresso no Curso Superior (incluindo pontuações obtidas no vestibular ou Enem que serão recolhidas junto à Comissão Permanente de Vestibular e Secretaria dos Cursos Superiores), hábitos de estudo e desejo profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Julia Silva Oliveira Andrade - Coordenador / FABIANNE MAGALHÃES GIRARDIN PIMENTEL FURTADO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2019

Prêmio Eric Roger Wroclaski 2019, Revista Einstein.

2015

1º lugar - VI Simpósio de Pesquisa e Inovação e V Seminário de Iniciação Científica (Graduação), IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

2015

2º Lugar - VI Simpósio de Pesquisa e Inovação e V Seminário de Iniciação Científica (Graduação), IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. , Rua Monsenhor José Augusto, 204, São José, 36205018 - Barbacena, MG - Brasil, Telefone: (32) 36938625

Experiência profissional

2021 - 2025

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2022

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 9

Outras informações:
Monitora na disciplina NUT 310 - PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I da Universidade Federal de Viçosa, como Bolsista, Nível I, no Departamento de Nutrição e Saúde, durante o Período Híbrido de Transição (PHT).

2021 - 2022

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiária em Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária em Docência, Carga horária: 9

Outras informações:
Estágio em Docência da NUT 315 - Dietoterapia Ambulatorial, do nível de graduação. Ministração de aulas teóricas, supervisão de atendimento ambulatorial e correção de provas e atividades.

2021 - 2021

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 9

Outras informações:
Monitoria, Bolsista, na disciplina NUT 311 - PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II, para o Ensino Remoto, no Departamento de Nutrição e Saúde, durante o Período Especial Remoto 3 (PER 3), de 19 de julho a 29 de outubro de 2021, com atribuições estabelecidas pelo Regulamento vigente nesta Universidade, contabilizando o total de 123 (cento e vinte e três) horas.

2019 - 2021

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

2019 - 2019

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiária em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Docência na disciplina NUT310 - Fisiopatologia e Dietoterapia da Nutrição I, para o nível de graduação. Ministração de aulas teóricas e práticas, correção de atividades e provas.

2014 - 2015

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de IC do IF Sudeste MG com o projeto "Validação do questionário Finnish diabetes RiskScore (FINDRISC) para rastreamento de DIabetes tipo 2 não diagnostica". Carga Horária total: 1.044 horas.

2013 - 2014

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista da FAPEMIG , com carga horária de 868 horas, pelo projeto: "Resultado do Vestibular ou ENEM, hábitos de estudo e desejo profissional no desempenho acadêmico na disciplina de Anatomia Humana dos alunos dos Cursos Superiores do IF Sudeste MG".

2017 - 2019

Nutri&Sano Consultoria e Assessoria LTDA

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 3

Outras informações:
Atuação como nutricionista consultora de alimentos, na implantação do Programa de Boas Práticas de Manipulação, controle e desenvolvimento de processos através de planilhas e rastreamento por etiquetas desde o recebimento de matérias-primas até a distribuição, treinamentos e capacitações de Manipuladores e suporte sanitário.

2016 - 2017

Nutricionista Clínica

Vínculo: Autonôma, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento ambulatorial de pacientes, com realização de anamnese completa e prescrição dietoterápica.

2025 - Atual

University of Minnesota

Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Colaborada Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho voluntário com os Professores Dra. Annie W. Lin e Dr. Levi Teigen em Nutrição de Precisão e Informática da Nutrição.