Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli

Docente na área ade Geografia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Santa Luzia. Formação: Licenciado em Geografia; Especialista em Pedagogia Escolar; Gestão Ambiental; Magistério Superior; Auditoria e Perícia Ambiental e Mestre em Educação e Religião.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Teologia

2009 - 2011

Faculdade EST
Título: O processo de inclusão do adolescente em conflito com a lei no município de Ariquemes - Rondônia,Ano de Obtenção: 2011
Dr. Roberto Ervino Zwetsch.Palavras-chave: ADOLESCENTE; INCLUSÃO.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares; Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental

2011 - 2012

Faculdades Integradas de Ariquemes
Título: Áreas de risco ambiental na cidade de Ariquemes - RO
Orientador: Antonia Utzig

Especialização em Gestão Ambiental

2010 - 2011

Faculdades Integradas de Ariquemes
Título: Desmatamento e Reflorestamento: a situação das florestas no Brasil.
Orientador: Antonia Utzig

Especialização em PEDAGOGIA ESCOLAR E MAGISTÉRIO SUPERIOR

2001 - 2002

Centro Universitário Internacional
Título: PROJETO EDUCACIONAL BANDEIRANTES
Orientador: PAULO RICARDO ROSS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA ESCOLAR E MAGISTÉRIO SUPERIOR.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.

Organização de eventos

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Educação ambiental além da sala de aula - sensibilização e conscientização. 2016. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . II SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CAMPUS AMAJARI - RR. 2016. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . VI IF Comunidade do IFRR - Campus Amajari. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . SEMANA DO PEIXE IFRR CAMPUS AMAJARI. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . I ENCONTRO DE EGRESSOS DO IFRR CAMPUS AMAJARI. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . MOSTRA PEDAGÓGICA DO IFRR CAMPUS AMAJARI. 2015. (Exposição).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . SARAU INTERCULTURAL IFRR CAMPUS AMAJARI. 2015. (Festival).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . VII ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . I ENCONTRO DE EGRESSOS DO CAMPUS AMAJARI. 2015. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . IF COMUNIDADE. 2014. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . MOSTRA PEDAGÓGICA. 2014. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . I Dia do Estudante. 2014. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . III Semana de Geografia da FIAR. 2010. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. ; PIRES, Leonardo José Pacheco . IV Semana do Meio Ambiente da FIAR.. 2010. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. ; PIRES, Leonardo José Pacheco . III Semana do Meio Ambiente da FIAR.. 2009. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. ; PIRES, Leonardo José Pacheco ; LABADESSA, Aparecido Silvério . I Semana de Geografia e História da FIAR. 2008. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . II Semana do Meio Ambiente da FIAR.. 2008. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Bolsa de Valores e suas relações com a economia mundial.. 2007. (Outro).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Noite de Palestras: Os três poderes e suas competências. 2007. (Outro).

Participação em eventos

5º Encontro de Extensão e Cultura. 2019. (Encontro).

5º Encontro de Extensão e Cultura - IFPB.?I mostra tecnológica, cultural e esportiva do IFPB ? Campus Santa Luzia?,. 2019. (Encontro).

A CONFERÊNCIA DA TERRA: LÍNGUAS, RITOS E PROTAGONISMOS NOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS?. 2019. (Outra).

Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente. 2018. (Outra).

IV Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-raciais: Identidades, Transitoriedade e Trabalho. 2018. (Congresso).

Minicurso ??ESCRAVO IGUAL A NEGRO?, ?NEGRO IGUAL A PRESIDIÁRIO?: REFLETINDO NA/EM SALA DE AULA SOBRE O DISCURSO JURÍDICO E AS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL?. 2018. (Congresso).

Minicurso ?A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DA MÍDIA TELEVISIVA BRASILEIRA: ENTRE ESTERIÓTIPOS E REPRESENTAÇÕES?. 2018. (Congresso).

CONEDU. CAMPANHA DA FRATERNIDADE COMO TEMA GERADOR PARA AÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDCAÇÃO DO RIO GRANDE NO NORTE - IFRN. 2017. (Congresso).

ENCONTRO DE GRADUAÇÃO DO IFRR CAMPUS AMAJARI. 2016. (Encontro).

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. IMPACTAR PARA SENSIBILIZAR: UM RELATO COM ALUNOS EM REGIME DE ALTERNÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS AMAJARI. 2016. (Congresso).

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VI ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA. Ecologia: da teoria a prática ? Estudo de caso na Estação Ecológica de Maracá ? RR, com alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima. 2016. (Congresso).

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA. ECOLOGIA: DA TEORIA A PRÁTICA - ESTUDO DE CASO NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE MARACÁ - RR. 2016. (Congresso).

Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular - BNCC/Roraima. 2016. (Seminário).

VIII Encontro Pedagógico - IFRR - Campus AmajariI. 2016. (Encontro).

CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO IFRR/CAM. 2015. (Encontro).

Encontro dos Pedagogos e Técnicos Educacionais do IFRR. 2015. (Encontro).

IV FÓRUM DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Ecumenismo, Cultura e Lazer na escola. 2015. (Outra).

Palestra - Atividade Interdisciplinar: do planejamento a prática pedagógica. 2015. (Outra).

VI Congresso Internacional em Educação. O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES ? RONDÔNIA. 2015. (Congresso).

VII Encontro Pedagógico - IFRR - Campus Amajari. 2015. (Encontro).

WORKSHOP´PROJETO CENTRO NUTRI INGARIKÓ. 2015. (Exposição).

WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.Coordenação de Curso de Formação Continuada - IFRR "Oficina de Elaboração de Projeto Político Pedagógico em duas Escolas Indígenas no Município de Amajari - RR". 2015. (Outra).

ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS TÉCNICOS - IFRR. 2014. (Encontro).

Encontro de Coordenadores de Curso Técnico do IFRR. 2014. (Encontro).

I Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos e Superiores do. 2014. (Encontro).

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL -IFAM. 2014. (Encontro).

II Congresso Internacional da Faculdades EST - "Religião, Mídia e Cultura.". 2014. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE RELIGIÃO, MÍDIA E CUL. 2014. (Congresso).

III FÓRUM DE INTEGRAÇÃO, ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. 2014. (Outra).

II parte do Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos. 2014. (Encontro).

II REUNIÃO DO ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS TÉCNICOS. 2014. (Encontro).

VI Encontro Pedagógico do IFRR - Campus Amajari - RR.. 2014. (Encontro).

V Mostra Pedagógica do IFRR - Campus Amajari - RR. 2014. (Outra).

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS.. 2013. (Outra).

Palestra "Sustentabiliadade nas Empresas". 2013. (Outra).

REGIMENTO INTERNO DA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA.O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES.. 2013. (Oficina).

SEMANA ACADÊMICA INTERCURSOS - GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COM FOCO NA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.. 2013. (Seminário).

Formação continuada para docentes da rede estadual de ensino..Sociologia no Ensino Médio. 2010. (Outra).

III SEMANA DE GEOGRAFIA.PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DO QUADRO SÓCIO-AMBIENTAL DE IGARAPÉS LOCALIZADOS NA BACIA DO RIO JAMARI EM RONDÔNIA.. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO AIDS E RELIGIÃO. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO - GESTÃO DE TALENTOS EMPRESARIAIS.. 2010. (Seminário).

SIMPÓSIO DO MESTRADO PROFISSIONAL: "ÉTICA E TEOLOGIA - REFERENCIAIS PASTORAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS".. 2010. (Simpósio).

XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS SISTEMAS DO USO DA TERRA NA REGIÃO DO GARIMPO BOM FUTURO EM ARIQUEMES - RONDÔNIA.. 2010. (Encontro).

XXII CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS E III MOSTRA CIENTÍFICA DA ANPG. O PROCESSO EDUCACIONAL DO MENOR EM CONFLITO COM A LEI NO SISTEMA DE INTERNAÇÃO NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE ARIQUEMES - RO.. 2010. (Congresso).

Curso de Capacitação da Descentralização das Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto no Município de Ariquemes.. 2009. (Outra).

Elaboração do Plano Municipal de Educação Participativo.Câmara Temática: Ensino Médio. 2009. (Outra).

II SEMINÁRIO DE ÉTICA E CIDADANIA: POR UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ E CONVIVÊNCIA PLANETÁRIA. 2009. (Seminário).

Palestra.Aprender a Empreender - Empreendedorismo.. 2009. (Outra).

Palestra para professores e alunos da rede estadual de ensino..Cidadania e Meio Ambiente. 2009. (Outra).

SEMINÁRIO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS EM MEIO ABERTO.. 2009. (Seminário).

Trabalho de Campo: ´´A cidade de São Paulo compreendida a partir de seu centro histórico. O trabalho de campo como ferramenta para o ensino da geografia. 2009. (Oficina).

XV Encontro Nacional de Geógrafos. 2009. (Encontro).

Formação Continuada de Docentes.Cantando e Vendo Geografia. 2008. (Oficina).

Formação Continuada em Serviço - PROFIPES.Oficina: Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2008. (Oficina).

Formação Continuada para os professores da rede estadual de ensino..Educação Inclusiva. 2008. (Outra).

Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino.Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.. 2008. (Outra).

PALESTRA.EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. (Outra).

Palestra para professores e alunos das escolas da rede estadual de ensino..Água: Consumo Sustentável. 2008. (Outra).

1ª Conferência em Administração - Gestão Contemporânea e os Novos Rumos do Mercado.. 2007. (Outra).

3º CONGRESSO INTERNACIONAL - FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2007. (Congresso).

7ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA. 2007. (Congresso).

Encontro Intermunicipal de Agentes de Controle Social dos Programas Pnae, PDDE, Fundef, Pnate e Peja.. 2007. (Encontro).

GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA EM EQUIPE. 2007. (Oficina).

II Encontro Rondoniense de Psicologia Escolar. 2007. (Encontro).

PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE. 2007. (Oficina).

Semana de Educação. 2007. (Outra).

Educação Religiosa. 2006. (Oficina).

Encontro de Coordenadores Pedagógicos.Orientações Gerais para o Coordenador Pedagógico. 2006. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 2006. (Seminário).

Planejamento Estratégico - FNDE. 2006. (Oficina).

Seminário "Educação Integral com Qualidade Social". 2006. (Seminário).

Curso Básico de Cooperativismo. 2004. (Encontro).

Curso de Capacitação Instrumental para utilização de laboratórios didáticos nas áreas de Biologia, Química, Física e Matemática.. 2004. (Encontro).

O Reencantamento Humano na Educação. 2004. (Encontro).

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. 1997. (Oficina).

ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 1997. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Edson Fernandes dos Santos e Liomar Orneles Alves

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LISBOA, Francisco Tarcisio; LABADESSA, Aparecido Silvério. Causas e consequências do êxodo rural no município de Ariquemes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Vinícius Rafael Rozendo Bariviera

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; QUEIROZ, R. C.; LISBOA, Francisco Tarcisio. A geografia do crime no município de Ariquemes com bases nos crimes de homicídio, furto e roubo entre os anos de 2009 e 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Rosimeire de Medeiros Freitas

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli. As vantagens econômicas e ecológicas do sistema hidropônico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Emanuela Evelin C

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; KLEIN, Mônica. da Silva.Benefícios e desafios do Projeto Burareiro: estudo de caso na E.M.E.F ? Ireno Antonio Berticelli no Município de Ariquemes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Francisco Lopes Viana e Vera Lúcia Koti

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; KLEIN, Mônica. Evasão escolar: as causas e conseqüências presenciadas no ensino médio noturno.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Vanessa Paula N

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; KLEIN, Mônica. Pazini.A disposição final dos resíduos sólidos e suas conseqüências ambientais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Rita de Cássia Nunes e Tatiana Mariana Silva

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; KLEIN, Mônica. Prevenção e uso de drogas entre crianças e adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Jessé Junior C

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; ACOSTA, Pedro Leyva; LISBOA, Francisco Tarcisio. Campos e Alicharde Carlos Gurgel.Agricultura orgânica no Município de Ariquemes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: LUCIANA PARDINHO SANTOS CAETANO

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; LISBOA, Francisco Tarcisio. Água: captação, tratamento e distribuição no município de Jaru. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Beatriz Rosa Weiss

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; QUEIROZ, R. C.; LABADESSA, Aparecido Silvério. As causas e conseqüências da urbanização no bairro Jardim Nova Republica na cidade de Ariquemes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Valdir do Nascimento e Marta Helena C

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; QUEIROZ, R. C.. L. da Silva.Urbanização e degradação ambiental no município de Ariquemes: um estudo de campo no Igarapé Corbélia no Jardim Europa - Ariquemes - RO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Neuza Maria da Silva

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; CORRÊA, Arêssa de Oliveira. Meio Ambiente: Agenda 21 e associação DA COM VIDA na escola Roberto Turbay. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Adriana de Souza Gomes e Silva Cristina Zatonelli Soares

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli; CORRÊA, Arêssa de Oliveira. Alimentos Transgênicos Benefícios e Malefícios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Andreia Odila Ap

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SILVA, J. C.; LISBOA, Francisco Tarcisio. Chell.A mulher Quilombola na região amazônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Jaqueline Serpa de Freitas e Sirlei A

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; ACOSTA, Pedro Leyva. Teixeira.Responsabiliade Ambiental das Empresas e sua Aplicabilidade por Empresa atuante na Industria de Bebidas no Município de Ariquemes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Marcos Pacheco Pereira e Rosilene Corrente

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SILVA, J. C.; LABADESSA, Aparecido Silvério. Sustentabilidade: Perspectiva de Desenvolvimento Social: Estudo de caso na COCARI - Ariquemes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Eliane Urbanski

SILVA, J. C.;PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LISBOA, Francisco Tarcisio. A história da religiosidade anglicana em Ariquemes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Adriano Tonial e Suelângela Rocha da Silva

Luzitânia Dall'Agnol;PULCINELLI, Evaldo.P.S.; SILVA, J. C.. Etnomatemática e suas dimensões epistemológicas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Lilian Regina L

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro; PIRES, Leonardo José Pacheco. Gimenes e Zélia Rangel Santos.A explosão demográfica do Estado de Rondônia: um estudo de caso no Município de Ariquemes ocorrido nas décadas de 1970 a 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Evanilda Celestina Gobira e Gilmar Celestino Gobira

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro. A formação da população Ariquemense e os impactos sobre a infra-estrutura urbana a partir dos processos migratórios.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: ANDERSON DA S

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; FERREIRA, Edvaldo Maciel; LABADESSA, Aparecido Silvério. Marrane e Joice Kelly da S. dos Santos.Causas e efeitos da ilha de calor na Avenida Canaã entre os setores 01 e 03.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Eliziane Ferreira de Matos

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; SILVA, J. C.. Processo histórico de Ariquemes e o crescimento regional na microregião entre 1990 e 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Gislene Cristina Araújo Francioli

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; FERREIRA, Edvaldo Maciel; LABADESSA, Aparecido Silvério. Os impactos socioeconômicos e ambientais provocados pela lavra de cassiterita: Um estudo de caso no Garimpo Bom Futuro ? Ariquemes / RO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Milta da Silva Rodrigues

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro; PIRES, Leonardo José Pacheco. Ocupação e degradação ambiental do Município de Ariquemes pela atividade mineradora: um estudo de caso no Garimpo Bom Futuro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Leidiane Lucia Vieira dos Santos e Marinete Fátima Jardim

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PIRES, Leonardo José Pacheco; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro. Educação no Trânsito: Crescimento demográfico, investimento em infra-estrutura urbana e os impactos sobre o transito nos últimos 5 anos na cidade de Ariquemes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Rejane Priscila Mierez e Valdirene dos Santos

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro; LABADESSA, Aparecido Silvério. Educação Ambiental: Estudo de caso nas Escolas Estaduais, dando ênfase no ensino médio do turno vespertino no Município de Ariquemes - RO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Edson Fernandes dos Santos e Liomar Orneles Alves

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PIRES, Leonardo José Pacheco; LABADESSA, Aparecido Silvério. Causas e conseqüências do êxodo rural no Município de Ariquemes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Ednaldo da Silva Oliveira e Jefferson Eduardo

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; MEDEIROS, Telma de Oliveira; LABADESSA, Aparecido Silvério. ?O custo ambiental e os benefícios econômicos da extração de madeira no Município de Ariquemes - RO ?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Gilson José Pessoa e Adriana Silva Santos

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; PIRES, Leonardo José Pacheco. ?Poluição e contaminação dos igarapés de Ariquemes: Um estudo de caso no Igarapé quatro nações?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: José Azevedo de Medeiros e Daiana Aparecida Vedovato

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; MEDEIROS, Telma de Oliveira; LABADESSA, Aparecido Silvério. ?A contribuição da ciência geográfica como ferramenta para ensinar educação ambiental no ensino fundamental ?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Thiele Gomes Castro e Luzia R

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; MEDEIROS, Telma de Oliveira; LABADESSA, Aparecido Silvério. da Silva Santos.?A política Pública na Agricultura familiar ?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Danubia Zanotelli Soares e Quelton M

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério. da Silva.A introdução da lavoura cacaueira no município de Ariquemes e sua importância para a economia atual.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Erica Vanessa Ribeiro da Silva e Eliane Rodrigues Alves

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PIRES, Leonardo José Pacheco; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro. A importância da implantação de um aterro sanitário em um município: o caso da cidade de Ariquemes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Max Ribeiro Filho

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PIRES, Leonardo José Pacheco. Ocupação às margens do Igarapé Traíra no Município de Ariquemes, entre as avenidas Jaru e machadinho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Ana Paula Peroni Zanotelli e Jeane Laddaga Dias

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; MEDEIROS, Telma de Oliveira. As dificuldades do ensino da geografia para os alunos com necessidades especiais nas escolas do Município de Ariquemes - RO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Gildivã Carlos Dias e Márcia Lopes da Silva

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LABADESSA, Aparecido Silvério; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro. A importância econômica da cultura cafeeira: um estudo de caso no município de Ariquemes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Samuel Soares Crespin

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; PACHECO, Kátia Cristina Ribeiro; PIRES, Leonardo José Pacheco. A agressão causada ao meio ambiente no município de Ariquemes pela não existência de um local apropriado para o armazenamento dos resíduos sólidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Cleide Nilza Maria Coimbra

PULCINELLI, Evaldo.P.S.. A qualidade da educação no Brasil e as políticas educacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Diógenes Henrique Milan

PULCINELLI, Evaldo.P.S.. Educação para o trânsito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Edilene da Silva Almeida e Ivone A

LIMA, Eldo;PULCINELLI, Evaldo.P.S.; LISBOA, Francisco Tarcisio. dos Santos.A Gestão Ambiental nas Empresas tendo como foco o Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso na Empresa Coca-Cola. Porto Velho - RO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Evania Rodrigues da Silva e Rosimere L

Aquino, Maria Maciel;PULCINELLI, Evaldo.P.S.; KLEIN, Mônica. Ferreira.Os reflexos da violência doméstica no cotidiano escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Eliane Maria Rodrigues e Rosely S

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; Aquino, Maria Maciel; KLEIN, Mônica. D. Gaspar.Escola e Família. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

Aluno: Rosa Diana Gonçalves e Eliene T

PULCINELLI, Evaldo.P.S.; KLEIN, Mônica; Aquino, Maria Maciel. de Araújo.Recuperação e conservação das matas ciliares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes.

PULCINELLI, Evaldo.P.S.. Concurso Público para docente na área de Geografia - IFPB. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

PULCINELLI, Evaldo.P.S.. BANCA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2015. Instituto Federal de Roraima.

Orientou

Aparecida Mendes da Silva

Dificuldade de aprendizagem em matemática: um estudo na Escola Laurindo Rabelo - Alto Paraiso - RO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Ligiane Nascimento Silva

ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Andressa Naiara de Souza Matos

Estágio em Psicopedagogia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Rosicleia Martins Pereira

A Contribuição dos Jogos na Aprendizagem de Matemática no 7º Ano do Ensino Fundamental nas Escolas Públicas; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Erlane Gomes da Silva Lanes

O Fracasso na Disciplina de Matemática no 6º Ano do Ensino Fundamental nas Escolas Públicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maria Madalena da Silva Barbosa

As dificuldades de aprendizagem das crianças na disciplina de matemática no 6º ano do ensino fundamental nas escolas publicas; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Jodeiz Meireles da Cruz

A importância do jogo de xadrex no ensino da matemática na Escola Tom Jobim; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Roberto Carlos da Silva

Evasão na EJA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem Matemática) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Erica Vanesa Ribeiro da Silva

A importância de construir um aterro sanitário na cidade de Itapuã do Oeste - RO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

EMANUELLA EVELIN CAMPANARI DA SILVA

Áreas verdes no espaço urbano na cidade de Ariquemes - RO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Francisco Lopes Viana

Um olhar sobre o Pojovem - Saberes da Terra; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Adriana Carlos Antonio

A possibilidade de práticas diferenciadas de avaliação no Ensino Superior; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Clébio Carvalho dos Santos

Tecnologias na Educação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Adriana Pinheiro da Silva

Leitura: suporte para a produção de textos; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Khatya Angelica de Lima Pires

Biojóia ecologicamente correto: compreender a importância da biojóia como alternativa de sesenvolvimento sustentável; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Francisco dos Santos Nascimento

A inclusão da criança surda no ensino regular; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Evanilda Guedes Rocha

A herança e potencial turístico de Rodônia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cultural e Políticas Públicas na Amazônia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Ronaldo Ribeiro da Silva

Ginástica Laboral nas empresas como fator de qualidade de vida: um estudo sobre ginástica laboral nas empresas, e sua influência no aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estraégica, Comunicaação, Marketing e RH; ) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maria Célia de Almeida

Ética Profissional: a ética profissional trabalhada no ensino superior para a formação profissional; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Cleomaicon da Silva Sarges

Evasão no Curso de Geografia: um estudo de caso na FIAR - Faculdades Integradas de Ariquemes; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Nilton da Silva Rodrigues

A importância da Tecnologia na Educação Superior; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Ercília Caetano de Andrade

A importância da Pesquisa no Ensino Superior; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marcos Lino Montalvão

A Educação a Distância no Ensino Superior: uma abordagem histórica para análise das atuais perpectivas; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maria Goreti Rocha Ruy Zucoloto

Projeto Político Pedagógico: Instumento de Gestão Democrática; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Elizabeth Santuzzi Zucoloto Leite

O Papel do Orientador na Educação Infantil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marco Antônio de Lima

Desafios do gestor frente ao papel social da escola; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Olímpia Tores Fernandes

A contribuição do Supervisor no contexto escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

André Agnaldo Sant'Anna do Nascimento

Indisciplina Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Cláudio do Nascimento dos Santos

A importância do Trabalho do Orientador Educacional na Educação Integral; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Rosiliane Matias dos Santos

Gestão Escolar: uma questão de inclusão social; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Silvano Alves Batista

Os malefícios ocasionados pela falta de limpeza de fossas sépticas no município de Ariquemes; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marilsete Aparecida de Oliveira Reis

Educação Ambiental e Cidadania; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Ednaldo da Silva Oliveira

Os impactos ambientais do desmatamento na região Norte; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Jéferson Eduardo Vicente Ferreira

As causas primordiais da extração de madeira e seus benefícios econômicos atuais em Ariquemes; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

José Leitão Pereira

Políticas públicas: gestão social com sustentabilidade ambiental urbana; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Vanessa Rosa Dahn

Gestão Financeira Escolar: uma análise do gerenciamento dos recursos federais de uma escola municipal de Ariquemes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marco Antônio de Lima

Desafios do Gestor Frente ao Papel Social da Escola; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

André Agnaldo S

do Nacimento; Orientação e Professor trabalhando juntos para considerar o aluno rebelde e ou disperso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Tamille da Silva Barros

A verdadeira função do Supervisor Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Elizabeth A

Z; Leite; O papel do Orientador na Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maria Goreti Rocha Ruy Zucoloto

O Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão democrática; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Luiz Pinheiro Filho

Multiculturalismo: uma proposta contra a violência e a indisciplina escolar; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Leidiane Barbosa Antonio

Mudanças no Contexto do Ensino Superior no município de Ariquemes no período entre 2000 e 2011; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Milta da Silva Rodrigues

A importância da Tecnologia na Educação Superior; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Edson Fernandes dos Santos

Educação a distância no Ensino Superior; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Anderson Da Silva Marrane

Educação a Distância: metodologias aplicadas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Fernando Silva de Moura

A evasão no ensino superior: um estudo de caso nas Faculdades Integradas de Ariquemes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maria Eunice Fernandes

A Evolução da Inclusão Social na Educação Superior; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Saulo Raiski

A Inserção de Acadêmicos na Fiar através de Créditos Estudantis no Período de 2008 a 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marcos Lino Montalvão

O Ensino Superior à Distância; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Liomar Orneles Alves

A Inserção das classes sociais baixas no Ensino Superior; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Robson dos Santos Monteiro

O índice de inclusão no mercado de trabalho dos formados no curso de Geografia do ano de 2010 das Faculdades Integradas de Ariquemes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Wesley José Alves

Evasão Escolar no Ensino Superior: um estudo na turma de Licenciatura em Geografia do ano de 2008 da Fiar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Vinícius Ferreira da Silva

Inserção de Acadêmicos acima de 35 anos no Ensino Superior: um curso de Geografia da FIAR no ano de 2008; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Keila Soares Oliveira

Método de ensino a discentes com paralisia cerebral: um estudo de caso na APAE ? Ariquemes /RO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Elmo Vieira Torres

Evasão no Ensino Médio da Escola Estadual ?Heitor Villa Lobos?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Vera Lucia Reis

Evasão Escolar no Ensino Médio da Escola Estadual Heitor Villa Lobos em Ariquemes - RO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Rosiliane dos Santos Lisboa

Gestão Escolar: uma questão de inclusão social; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marcio de Almeida Santos e Edinaldo Secundino das Neves

Educação integral: os aspectos positivos e negativos do projeto burareiro na Escola Prof; Pedro Louback; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Eliene da Silva

A economia do café no Estado de Rondônia (2010 ? 2012); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Marines Pereira Garcia e Marilene Sonia Jardim

O impacto nas relações familiares com relação ao consumo de álcool e cocaína: um estudo de caso na linha C ? 14 BR ? 421 Município de Campo Novo RO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Tania Henrique de Oliveira e Cleres Gonçalves de Jesus

O impacto ambiental causado pelo desmatamento na floresta Nacional do Bom Futuro, localizado no Município de Porto Velho na linha C-85; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Luciene Lima Pereira

Um estudo socioeconômico e ambiental da pecuária no Estado de Rondônia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Elizia Maria Rodrigues de Matos

Trabalho Infantil ? Um estudo de caso no município de Ariquemes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Janaína Chagas Belmontes

A urbanização da cidade de Ariquemes entre os anos de 2005 e 2010; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Valdicléia Batista Alves e Handerson Erivelto C

da Silva; A estrutura fundiária de Ariquemes e a reforma agrária; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Clébio Luciano Alves de Melo

O transporte urbano na cidade de Ariquemes - RO: um estudo de caso sobre o uso de motocicletas, motonetas e moto-taxi como alternativa para suprir a inexistência de transporte público coletivo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Angelo Ferreira de Assis Filho e Josias Cardoso

A influencia da ação antrópica na degradação do rio Santa Helena no Município de Monte Negro ? RO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Paulo César Nunes Pazini

A importância do melhoramento genético bovino e o uso racional da áreas de pastagens como alternativa de melhoria na atividade de melhoria na atividade leiteira: um estudo de caso dos produtores da linha C-35 no município de Monte Negro - RO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Daiane De Souza Quirino

As migrações como fator de formação socioeconômico da população de Ariquemes; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Augusto Vieira

Ocupação irregular e degradação das margens do Rio Jamari ocorridos pela extração de areia: uma análise ambiental no perímetro de Monte Negro/ RO; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Renato Plautino da Silva e Wesley José Alves

Crescimento demográfico: as causas e os efeitos do crescimento demográfico na Escola Estadual Heitor Villa Lobos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Ercilia Caetano de Andrade e Nilcéia da Silva Rocha

A importância da feira do produtor rural para os pequenos produtores rurais no Município de Ariquemes; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Janete da Silva e Leiliane Barbosa Antonio

A influência das religiões na sociedade ariquemense tendo como referência a Igreja Católica e a Assembléia de Deus; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Joseane Ferreira da Silva

Plano diretor participativo de Ariquemes: realizações e desafios; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Maressa de Oliveira Borba e Marines Vieira Matos

Os benefícios socioeconômicos do setor madeireiro para o Município de Ariquemes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Juliete A

de Oliveira e Cleide Aparecida Sanagionto; O espaço urbano e o plano diretor Participativo da Cidade de Ariquemes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Mailza Gomes Alecrim e Judite Brasilina dos Santos

A importância da comissão Rondon para o desenvolvimento de alguns municípios do eixo da BR 364: um exemplo do município de Ariquemes; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Evania Rodrigues da Silva e Rosimere Luciene Ferreira

Os reflexos da violência doméstica no cotidiano escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Eliani Maria Rodrigues e Rosely Santos Damacena Gaspar

Escola e família: uma aproximação necessária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Rosa Diana Gonçalves e Eliene Teixeira de Araújo

Recuperação e conservação das matas ciliares; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ariquemes; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Carla Andrieli Peres Lima

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

ELIAS LOURENÇO RODRIGUES

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Milena Alves Veras

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Paula Luiza Rodrigues Santiago

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Randerson de Albuquerque

ECUMENISMO, CULTURA E LAZER NOS FINS DE SEMANA NA ESCOLA; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Fabíola das Neves Souza

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Leila de Souza da Silva

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Taiamilly Silva dos Santos

Estágio Supervisionado do curso Técnico em Agropecuária; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado ao Ensino Médio de Agropecuária) - Instituto Federal de Roraima; Orientador: Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli;

Produções bibliográficas

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES ? RONDÔNIA. In: VI Congresso Internacional de Educação,, 2015, Santa Maria - RS. Anais do Congresso Internacional em Educação, 2015.

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . O processo de inclusão social do adolescente em conflito com a lei, no município de Ariquemes-RO. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2015, Santa Maria -RS. VI Congresso Internacional de Educação, 2015.

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES ? RONDÔNIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Oficina de elaboração de Projeto Político Pedagógico em duas escolas indígenas no município de Amajari - RR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Oficina de elaboração de Projeto Político Pedagógico em duas escolas indígenas no município de Amajari - RR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS SISTEMAS DO USO DA TERRA NA REGIÃO DO GARIMPO BOM FUTURO EM ARIQUEMES - RO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . O PROCESSO EDUCACIONAL DO MENOR EM CONFLITO COM A LEI NO SISTEMA DE INTERNAÇÃO NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE ARIQUEMES - RO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PULCINELLI, Evaldo.P.S. . ÁGUA- CONSUMO SUSTENTÁVEL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PULCINELLI, Evaldo.P.S. ; SOUZA, Rosenilda Aparecida Pulcinelli . ECOLOGIA DA POLINIZAÇÃO sob a perspectiva da ética do cuidado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. 2010. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. 2009. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . Educação Inclusiva. 2008. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. 2008. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . CANTANDO E VENDO GEOGRAFIA. 2008. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. .

PULCINELLI, Evaldo.P.S. . EDUCAR NA DIVERSIDADE. 2007. .

Prêmios

2007

HONRA AO MÉRITO, FIAR - FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES.

1998

PROFESSOR DESTAQUE DE 1998, INSTITUTO DE PESQUISA POPULAR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus amajari, IFRR - Campus amajari. , RR 343, Vicinal de acesso que liga a balsa de Aparecida à Vila Brasil, Km 03, Centro, 69343000 - Amajari, RR - Brasil, Telefone: (95) 35921060

Experiência profissional

2014 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2014

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação de Roraima - Campus Amajari, .,Cargo ou função, Diretor de Ensino.

  • 05/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação de Roraima - Campus Amajari, .,Cargo ou função, Integrante da comissão organizadora do Sarau Intercultural.

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação de Roraima - Campus Amajari, .,Cargo ou função, Integrante da comissão de Reformulação/Adequação do plano de curso: Técnico em Agricultura Integrado/Alternância/EJA.

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação de Roraima - Campus Amajari, .,Cargo ou função, Integrante da comissão do I Encontro de Egressos do IFRR Campus Amajari.

2008 - 2012

Faculdades Integradas de Ariquemes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

2004 - 2014

Governo do Estado de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40