Yara Cardoso Silva

Gestora de Serviços de Saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2013), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha Educação em Saúde. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Participou do projeto "Prevalência Domiciliar de Segurança/Insegurança Alimentar dos Usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte- Minas Gerais" (2009-2013) como bolsista. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre Ensino e a Prática de Enfermagem na Escola de Enfermagem da UFMG, através da participação dos projetos de pesquisa Atenção domiciliar em saúde: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS (2013 - 2016) e "Custo-efetividade na atenção domiciliar: análise da produção do cuidado orientado por diferentes protocolos" (2016- Atual).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Enfermagem

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Kênia Lara Silva.

Mestrado em Enfermagem

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO DOMICILIAR: Relações de Poder e Estratégias de Resistência,Ano de Obtenção: 2015
Kênia Lara Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Administração Pública

2014 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

O cuidado em Saúde e o processo de envelhecimento. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Biopolítica e Práticas de Promoção da Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Prevenção em Pauta. (Carga horária: 80h). , Canal Minas Saúde, CMS, Brasil.

2010 - 2010

Processos Administrativo. (Carga horária: 400h). , SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.

2010 - 2010

Práticas de Finaças nas Empresas. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Tecnologia- Belo Horizonte, FATEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, K. L. ; SANTOS, A. S. D. ; SILVA, Y. C. ; SOBRINHO, F. M. . II Jornada Acadêmica do Curso de Gestão de Serviços de Saúde - Gestão e Saúde: Os desafios da profissão. 2012. (Outro).

SILVA, Y. C. . V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Publica. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perfil de Pacientes Internados em Hospitais de Minas Gerais: desafios para a desospitalização e seguimentos na Atenção Domiciliar. 2015. (Congresso).

I Congresso Internacional de controle e políticas Públicas. 2015. (Congresso).

Oficina: Atenção Domiciliar em Saúde: Efeitos e Movimentos na Oferta e Demanda no SUS. 2015. (Oficina).

Oficina - Metodologia: Atencao Domiciliar e Educação Permanente em Saúde. 2014. (Oficina).

Oficina - Orientações para Coleta de dados. 2014. (Oficina).

3º Encontro Estadual de Saúde. 2013. (Encontro).

Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. 2013. (Congresso).

Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Desafios Administrativos na Saúde Amazonense. 2013. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Competências do Gestor em Serviços de Saúde. 2013. (Congresso).

Oficina - Construção de Instrumento de Investigação e Elegibilidade de Usuários para Admissão no Serviço de Atenção Domiciliar. 2013. (Oficina).

II Seminário de Gestão de pessoas nas Organizações de Saúde. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional Observatório de Custos em Saúde. 2012. (Seminário).

I Oficina: Qualificação pedagógica para apoiadores e facilitadores da atualização profissional da vigilância em saúde. 2012. (Oficina).

I Oficina: Qualificação Pedagógica para Apoiadores e Facilitadores da Atualização Profissional de Vigilância em Saúde. 2012. (Oficina).

XV Seminário sobre a Economia Mineira. 2012. (Seminário).

I Seminário de Gestão da Inovação em Saúde. 2011. (Seminário).

V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Publica: Atenção Primaria á Saúde. Caracterização do Perfil Socioeconômico e Demográfico dos Usuários do Restaurante Popular II de Belo Horizonte. 2010. (Congresso).

II Congresso Internacional e IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. 2009. (Congresso).

II Fórum Regional de Promoção da Saúde nas Práticas Cotidianas dos Serviços. 2009. (Encontro).

II Simpósio de Administração em Saúde e na Enfermagem. 2009. (Simpósio).

Seminário Redes de Atenção à Saúde. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SILVA, Y. C.. Comissão Cientifica do II Congresso FAMINAS - BH. 2015. FACULDADE MINAS GERAIS.

SILVA, Y. C.. Comissão Avaliadora do Trabalho Interdisciplinar Supervisionado do Curso de Enfermagem. 2015.

SILVA, Y. C.. Avaliadora III Encontro Internacional de Iniciação Cientifica e Pós-Graduação da FAMINAS-BH. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roseni Rosangela de Sena

SENA, R. R.SILVA, K. L.; BRITO, Maria José Menezes. A produção do cuidado na atenção domiciliar: relações de poder e estratégias de resistência. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Souto Rocha Faria

FARIA, R. S.R.; CARAM, C. S.; VIEIRA, A.. Competências do Gestor em serviços de saúde: análise da produção científica, no período de 2001 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria José Menezes Brito

BRITO, Maria José Menezes; SILVA, K. L.; SENA, Roseni Rosangela de. A produção do cuidado na atenção domiciliar: relação de poder e estratégias de resistência. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria José Menezes Brito

SILVA, K. L.;BRITO, M. J. M.; VELLOSO, I. S. C.. Constituição do sujeito na Atenção Domiciliar: processos de subjetivação e práticas pedagógicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria José Menezes Brito

SILVA, Kênia LaraBRITO, M. J. M.; VELLOSO, I. S. C.. Constituição do sujeito cuidador na atenção domiciliar: processos de subjetivação e práticas pedagógicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Carolina da Silva Caram

CARAM, C. S.; FARIA, R. S. R.; VIEIRA, A.. Competências do gestor em serviços de saúde:análise da produção científica, no período de 2001 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Fátima Ferreira Roquete

ROQUETE, Fátima F.BRITO, M.J.M.. Competências do gestor em serviços de saúde: análise da produção científica, no período de 2001 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Escola de Enfermagem da UFMG.

ISABELA SILVA CÂNCIO VELLOSO

Velloso, ISC. A produção do cuidado na atenção domiciliar: relação de poder e estratégias de resistência - suplente. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ISABELA SILVA CÂNCIO VELLOSO

Velloso, ISC; SILVA, K. L.; BRITO, M. J. M.. Constituição do sujeito cuidador na Atenção Domiciliar: processos de subjetivação e práticas pedagógicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFMG.

Patricia Pinto Braga

SILVA, Kênia Lara; Sena, Roseni Rosângela de;BRAGA, PATRÍCIA PINTO. A produção do cuidado na atenção domiciliar: relação de poder e estratégias de resistência. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Patricia Pinto Braga

SILVA, Kênia Lara; BRITO, M. J. M.; CANCIO, I.;BRAGA, P. P.. Constituição do Sujeito Cuidador na Atenção Domiciliar: processos de subjetivação e práticas pedagógicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mery Natali Silva Abreu

Estudo de Prevalência Domiciliar de Segurança/Insegurança Alimentar dos Usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte ?MG; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Análise de Sistema e Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Mina Gerais; Orientador: Mery Natali Silva Abreu;

Adalcio Carvalho de Araujo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER SEGUNDO FOUCAULT: sua contribuição para a Administração Pública em Saúde; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Cláudio Santiago Dias Júnior

Prevalência domiciliar de segurança/insegurança alimentar dos usuários dos restaurantes populares de Belo Horizonte - Minas Gerais; 2009; Orientação de outra natureza; (Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-Reitoria de Graduação - UFMG; Orientador: Cláudio Santiago Dias Júnior;

Sirley Aparecida Araujo Dias

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER SEGUNDO FOUCAULT: sua contribuição para a Administração Pública em Saúde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sirley Aparecida Araujo Dias;

Fátima Ferreira Roquete

Competências do gestor em saúde: análise da produção científica veiculada na BVS, no período de 2001 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Escola de Enfermagem da UFMG; Orientador: Fátima Ferreira Roquete;

Kenia Lara Silva

Constituição do sujeito cuidador na atenção domiciliar: processos de subjetivação e práticas pedagógicas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Kenia Lara Silva

Produção do cuidado na atenção domiciliar: relações de poder e estratégias de resistência; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Kênia Lara Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOBRINHO, FERNANDA MARTINS ; SILVA, YARA CARDOSO ; ABREU, MERY NATALI SILVA ; PEREIRA, SIMONE CARDOSO LISBOA ; DIAS JÚNIOR, CLÁUDIO SANTIAGO . Fatores determinantes da insegurança alimentar e nutricional: estudo realizado em Restaurantes Populares de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 1601-1611, 2014.

  • SILVA, Y. C. ; ROQUETE, F. F. . Competências do gestor em serviços de saúde: análise da produção científica, no período de 2001 a 2011. RAS. Revista de Administração em Saúde , v. 15, p. 1-12, 2013.

  • SILVA, K. L. ; SENA, R. R. ; SILVA, Y. C. ; DUARTE, Elysângela Dittz ; COUTO, K. R. A. ; ANDRADE, A. M. . Serviços de Atenção Domiciliar em Saúde: realidades e necessidades. In: 66° congresso Brasileiro de Enfermagem CBEn, 2014, Belém. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2014.

  • RIBEIRO, H. C. T. C. ; SILVA, Y. C. ; MOREIRIA, J. A. A. ; SOBRINHO, F. M. ; GONCALVES, C. A. ; MARTINS, A. S. ; SANTOS, M. G. C. N. ; MATOS, M. A. B. ; ALVES, M. . Oportunidades de Melhoria em Processo Educacionais em Hospitais da Rede de Atenção à Saúde de Minas. In: Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2013, São Paulo. Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2013.

  • SILVA, Y. C. . Desafios Administrativos na Saúde Amazonense. In: Congresso Virtual Brasileiro Administração, 2013. Congresso Virtual Brasileiro Administração, 2013.

  • MARTINS, B. R. ; SOBRINHO, F. M. ; SILVA, Y. C. ; VIANA, S. M. N. . Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde : da coleta externa a destinação final e coleta seletiva. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011, Poços de Caldas. VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011.

  • SILVA, Y. C. ; SILVA, K. L. ; RABELO, A. R. M. ; DUARTE, Elysângela Dittz ; GONZAGA, C. ; ANDRADE, A. M. . Perfil de Pacientes Internados em Hospitais de Minas Gerais: desafios para a desospitalização e seguimento na atenção domiciliar. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • ALMEIDA, N. A. ; BRAGA, P. P. ; SENA, R. R. ; SILVA, K. L. ; SILVA, Y. C. ; ALMEIDA, R. N. . Elegibilidade de pacientes para Atenção em Saúde no SUS: uma análise considerando as demandas por cuidados na região Oeste do Estado de Minas Gerais. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • SEIXAS, C. T. ; SILVA, K. L. ; BRAGA, P. P. ; SENA, R. R. ; SILVA, Y. C. . O papel da Política de Atenção Domiciliar. In: 11 Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação.. Botucatu: Interface: Interface - Comunicação, Saúde, Educação., 2014.

  • BRAGA, P. P. ; SENA, R. R. ; SEIXAS, C. T. ; CASTRO, E. B. ; SILVA, Y. C. ; ANDRADE, A. M. . Oferta de Serviços e Demanda por Cuidados na Atenção Domiciliar no Brasil e no Mundo: Revisão Integrativa da Literatura. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, SP: Interface, 2014.

  • SILVA, Y. C. ; ROQUETE, F. F. . Competências do Gestor em Serviços de Saúde. In: II Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2013, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2013.

  • SILVA, K. L. ; ANDRADE, A. M. ; SILVA, Y. C. ; COIMBRA, C. K. ; SEIXAS, C. T. ; SENA, R. R. . Mapeamento dos Serviços de Atenção Domiciliar no Estado de Minas Gerais. In: 12 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2013, São Paulo. 12 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2013.

  • SILVA, Y. C. ; SOBRINHO, F. M. ; ABREU, M. N. S. ; PEREIRA, S. C. L. . Caracterização do Perfil Socioeconômico e Demográfico dos Usuários do Restaurante Popular II de Belo Horizonte. In: V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Publica - V COMESP, 2010, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2010. p. 260-260.

  • SOUZA, M. N. ; GOMES, C. S. ; SOBRINHO, F. M. ; SILVA, Y. C. . Relato de Experiência das Bolsistas do Programa Especial de Bolsas para Estudantes dos Cursos Noturnos - PRONOTURNO. In: V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Publica - V COMESP, 2010, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2010. p. 108-108.

  • PEREIRA, S. C. L. ; DIAS JUNIOR, C. S. ; ABREU, M. N. S. ; SILVA, Y. C. ; SOBRINHO, F. M. . Socioeconomic and demographic profile users of the Restaurante Popular of Belo Horizonte, Minas Gerais state , Brazil. In: II World Congress of Public Health Nutrition - I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010, Porto. Public Health Nutrition, 2010. v. 13.

  • BRAGA, P. P. ; SENA, R. R. ; SEIXAS, C. T. ; CASTRO, E. B. ; SILVA, Y. C. ; ANDRADE, A. M. . Oferta e demanda na atenção domiciliar em saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , 2016.

  • ALMEIDA, R. N. ; ALMEIDA, N. A. ; BRAGA, P. P. ; SILVA, K. L. ; SENA, R. R. ; SILVA, Y. C. . Atenção Domiciliar no SUS de pacientes da Região Oeste do Estado de Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COIMBRA, C. K. ; SENA, R. R. ; SILVA, Y. C. ; SANTOS, E. C. ; SEIXAS, C. T. ; SILVA, K. L. . Internação pelo SUS no Estado de MG: Subsídio para a implantação de programas de atenção domiciliar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Y. C. . Gestão de Serviços de Saúde: os desafios de um novo curso e uma nova profissão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Y. C. . Oportunidades Acadêmicas: relatos de experiências dos alunos de Gestão de Serviços de Saúde na perspectiva da pesquisa, extensão, monitoria , estágio, intercâmbio, modalidade na Universidade e VERSUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOBRINHO, F. M. ; SILVA, Y. C. ; ABREU, M. N. S. ; PEREIRA, S. C. L. . Comportamento Alimentar dos usuários dos restaurantes populares de Belo Horizonte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Y. C. . Restaurantes Populares: uma forma de promover uma alimentação adequada em quantidade e qualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Y. C. . Atuação do Gestor de Serviços de Saúde: possibilidades identificadas pelos bolsistas PRONOTURNO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Y. C. ; SOBRINHO, F. M. ; PEREIRA, S. C. L. ; ABREU, M. N. S. . Caracterização do perfil Socioeconômico e Demográfico dos Usuários do Restaurante Popular II de Belo Horizonte/Mg.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOBRINHO, F. M. ; SILVA, Y. C. ; PEREIRA, S. C. L. ; ABREU, M. N. S. . Condição de Segurança/Insegurança Alimentar domiciliar dos usuários de um Restaurante Popular de Belo Horizonte ? MG ? Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOBRINHO, F. M. ; PEREIRA, S. C. L. ; ABREU, M. N. S. ; DIAS JUNIOR, C. S. ; SILVA, Y. C. . Comportamento dos Usuários em Relação ao Restaurante Popular II de Belo Horizonte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Y. C. . Comissão Científica do II Congresso FAMINAS. 2015.

SILVA, Y. C. . Comissão Avaliadora do Trabalho Interdisciplinar Supervisionado do Curso de Enfermagem. 2015.

SILVA, Y. C. . Avaliadora dos trabalhos II Encontro Internacional de iniciação Cientifica e pós-graduação da FAMINAS/BH. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Custo-efetividade na atenção domiciliar: análise da produção do cuidado orientado por diferentes protocolos, Descrição: Descrição: Nesta pesquisa tomamos como objeto o impacto orçamentário/financeiro da estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar, enquanto ferramenta no processo de decisão sobre a implantação e manutenção destes serviços na rede pública de atenção à saúde. Existem lacunas de conhecimento sobre a relação custo-efetividade da AD, com indicação de variações conforme o perfil dos casos, o ponto da rede de atenção ao qual o serviço é vinculado e a transferência de custos para as famílias. Com a necessidade de aprofundar a análise sobre este tema, as perguntas orientadoras deste estudo são: quais os protocolos mais efetivos, custos-efetivos e qual o impacto orçamentário das estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar? O objetivo geral do estudo é analisar os custos da atenção domiciliar e os específicos são: avaliar diferentes protocolos utilizados/adotados na produção do cuidado na atenção domiciliar, bem como os efeitos do seu uso, estabelecendo comparações da oferta da AD para diferentes grupos de pacientes elegíveis, quando atendidos em distintos serviços; e analisar o impacto financeiro da AD para os serviços de saúde e para os usuários e/ou suas famílias. Trata-se de pesquisa avaliativa de abordagem quanti-qualitativa, com percurso metodológico estruturado em 3 vetores: 1) Análise das políticas e protocolos de atenção domiciliar no seu componente de custo-efetividade; 2) Análise comparativa do efeito da transferência de usuários para a atenção domiciliar em diferentes serviços e 3) Análise dos custos da atenção domiciliar para usuários e famílias. Os dados serão obtidos de revisão sistemática da literatura, análise documental, análise de fontes secundárias, como sistemas de informação dos serviços; consulta a prontuários e a outros documentos existentes nos serviços e, também de fontes primárias, por meio de entrevistas com gestores, profissionais, usuários e famílias. O cenário do estudo será composto por diferentes Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, implantados ou ampliados a partir do Programa Melhor em Casa. A partir desses serviços serão definidos outros cenários para comparação do custo-efetividade em diferentes pontos da rede, nos subsistemas público e privado do Sistema Único de Saúde: atenção básica; serviços ambulatoriais especializados; serviços de urgência e emergencia; serviços hospitalares. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 466/12 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yara Cardoso Silva - Integrante / Kênia Lara Silva - Coordenador / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Edna Barbosa Castro - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Orlene Veloso Dias - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Atenção domiciliar em saúde: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS, Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto os serviços de atenção domiciliar em saúde no Estado de Minas Gerais indagando a relação entre oferta, demanda e necessidades de saúde. Parte da premissa que a definição política e a indução financeira da Política Nacional de Atenção Domiciliar tem contribuído para ampliar a oferta de serviços de atenção domiciliar. Contudo, questiona-se se a lógica dos novos serviços tem se dirigido à desospitalização e racionalização de custos ou se eles tem sido capazes de incorporar as necessidades dos grupos populacionais elegíveis para o cuidado no domicilio. Ou seja, questiona-se o potencial dos novos serviços na conformação de novos arranjos de gestão e de cuidado centrados nas necessidades dos usuários. O objetivo geral do estudo é analisar serviços da atenção domiciliar em saúde em Minas Gerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yara Cardoso Silva - Integrante / Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Edna Barbosa Castro - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Orlene Veloso Dias - Integrante / Jurema Gonçalves - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Estudo de Prevalência Domiciliar de Segurança/Insegurança Alimentar dos Usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte -MG, Descrição: É um estudo descritivo, que envolve 1500 usuários, a coleta de dados será realizada nos Restaurantes Populares de Belo Horizonte, Minas Gerais (RPBH-MG). Com oObjetivo de verificar se as pessoa atendidas pelos Restaurantes Populares têm acesso a alimentos em quantidades e qualidades adequadas, bem como verificar o seu estado nutricional e suas condições econômicas, sociais e de moradia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yara Cardoso Silva - Integrante / simone cardoso lisboa pereira - Coordenador / Mery Natali Silva Abreu - Integrante / Fernanda Martins Sobrinho - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Descrição: PET-Saúde é Projetos de Secretarias de Saúde e Instituições de Educação Superior. Coordenado pela professora Cláudia Lindgren, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto foi inscrito a partir de edital lançado em junho de 2008, com o objetivo de formar grupos tutoriais de treinamento em serviço para atenção básica na UFMG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yara Cardoso Silva - Coordenador / Claudia Regina Lindgren Alves - Integrante / Edson Perini - Integrante / Janine Gomes Cassiano - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    COLTEC/UFMG

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

  • 2011 - 2013

    Secretaria Estadual de Saúde - MG

    Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estágiaria da Educação Permanente, Carga horária: 20

  • 2010 - 2011

    Telemar Norte Leste - SA

    Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estágiaria de Gestão de Informação, Carga horária: 20

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Apoio Técnico do projeto Atenção domiciliar em saúde: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS pela UFMG.

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coleta de dados nos Restaurantes Populares de Belo Horizonte/ MG, tabulação das entrevistas, gerenciamento dos dados, analise dos dados e elaboração de artigo cientifico.

  • 2017 - Atual

    Instituto Paulucci LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administração, Carga horária: 40