Eduardo Aguiar Silva

Pós-graduando em Controladoria e Finanças na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Em 2017, tornou-se graduado em Ciências Contábeis pela UFSJ e obteve o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG). Atuou, desde 2013, como pesquisador da grande área da Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Em 2013, desenvolveu o projeto de iniciação científica voluntária intitulado: Desenvolvimento de uma metodologia de custos para empresas prestadoras de serviços de fisioterapia. Em 2014, trabalhou no projeto de pesquisa financiado pela Universidade Federal de São João del-Rei: Fazer o bem a quem? Determinação do perfil dos investimentos em ações de responsabilidade social dos setores bancário, energético, petrolífero e siderúrgico brasileiros, e também, no projeto de pesquisa intitulado como: Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais de São João del-Rei. Em 2015, trabalhou no projeto iniciação científica voluntária Aplicação do método Electre III na avaliação de desempenho de redes de empresas de São João del-Rei. Em 2016, desenvolve o projeto Desenvolvimento de um sistema de informação gerencial para o setor de bares e restaurantes de São João del-Rei, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. Atuou, entre os anos de 2014 e 2015, como consultor administrativo-financeiro e conselheiro administrativo na Dinâmica Consultoria Júnior (Empresa Júnior dos cursos de Ciências Contábeis e Administração - UFSJ). Além disso, nesses dois anos, ocupou o cargo de diretor de marketing e vice-presidente no Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis. Tornou-se, em 2014, monitor da disciplina Introdução a Economia e, em 2016, monitor da disciplina Administração de Orçamentos. Atualmente, na Energisa S.A., atua na área de controladoria de gestão de grandes contratos.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Controladoria e Finanças

2017 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduação em Ciências Contábeis

2013 - 2017

Universidade Federal de São João Del-Rei

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Estadual Professor Pinheiro Campos

Formação complementar

2013 - 2013

Análise de Balanços. (Carga horária: 30h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2013 - 2013

Contabilidade Empresarial. (Carga horária: 27h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2013 - 2013

Administração e Planejamento de Finanças Pessoais. (Carga horária: 22h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2009 - 2009

Marketing. , Centro de Treinamento Futuratec, CETEC, Brasil.

2009 - 2009

Vendas e Cobrança. , Centro de Treinamento Futuratec, CETEC, Brasil.

2009 - 2009

Web Design. , Centro de Treinamento Futuratec, CETEC, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Publicidade e Propaganda. , Centro de Treinamento Futuratec, CETEC, Brasil.

2008 - 2008

Computação Gráfica e Web Designer. (Carga horária: 100h). , Infosoft Treinamentos e Sistemas, INFOSOFT, Brasil.

2007 - 2008

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 120h). , Infosoft Treinamentos e Sistemas, INFOSOFT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

SILVA, E. A. . IX Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2015. (Outro).

SILVA, E. A. . VIII Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da UFSJ. 2014. (Outro).

SILVA, E. A. ; GARCEZ, I. P. ; BALDONI, O. B. ; CARVALHO, T. D. . V Semana de Apoio a Pequena Empresa. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais de São João del-Rei - Minas Gerais. 2015. (Congresso).

Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Investimentos em Ações de Responsabilidade Social no Brasil: uma Análise Quantitativa. 2015. (Congresso).

IX Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2015. (Outra).

VIII Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da UFSJ. 2014. (Outra).

II Mostra de Profissões da UFSJ. Ciências Contábeis: Dinâmica Consultoria Júnior. 2013. (Feira).

IX Prêmio FEJEMG. 2013. (Congresso).

VII Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2013. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, EDUARDO ; MENDONÇA, FABRÍCIO ; GONÇALVES, GUILHERME ; BERNARDO, DENISE . ANÁLISE DO USO DE INSTRUMENTOS DE CONTROLADORIA NOS EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS, DE SÃO JOÃO DEL-REI - MINAS GERAIS. Revista de Administração, Sociedade e Inovação , v. 2, p. 4-15, 2016.

  • SILVA, EDUARDO ; BERNARDO, DENISE ; MENDONÇA, FABRÍCIO ; NASCIMENTO, JOÃO PAULO . Investimentos em Ações de Responsabilidade Social no Brasil: uma Análise Quantitativa. Revista de Administração, Sociedade e Inovação , v. 1, p. 53-69, 2015.

  • SILVA, EDUARDO ; BERNARDO, D. C. R. ; MENDONCA, F. M. ; NASCIMENTO, J. P. B. . Fazer o bem a quem? Determinação do perfil dos investimentos em ações de responsabilidade social dos setores bancário, energético, petrolífero e siderúrgico brasileiros. In: XIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica - Conhecimento e Trasnformação, 2015, SÃO JOÃO DEL REI. FAZER O BEM A QUEM? DETERMINAÇÃO DO PERFIL DOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS SETORES BANCÁRIO, ENERGÉTICO, PETROLÍFERO E SIDERÚRGICO BRASILEIROS. v. 1.

  • SILVA, E. A. ; MENDONCA, F. M. ; GONCALVES, G. V. E. ; GULPILHARES, S. L. ; BRAGA, F. M. S. . Analise do Uso de Instrumentos de Controladoria nos Empreendimentos Comerciais e Industriais de São João del-Rei - Minas Gerais. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. Analise do Uso de Instrumentos de Controladoria nos Empreendimentos Comerciais e Industriais de São João del-Rei - Minas Gerais, 2015.

  • SILVA, E. A. ; BERNARDO, D. C. R. ; MENDONCA, F. M. ; NASCIMENTO, J. P. B. . Investimento em Ações de Responsabilidade Social no Brasil: uma Análise Quantitativa. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda. Investimento em Ações de Responsabilidade Social no Brasil: uma Análise Quantitativa, 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Desenvolvimento de um sistema de informação gerencial para o setor de bares e restaurantes de São João del-Rei e região., Descrição: A pesquisa tem por finalidade desenvolver uma ferramenta de apuração de custos para pequenas e microempresas do setor de restaurantes, com base no custeamento marginal variável ou direto, capaz de fornecer informações para auxiliá-las no controle e na tomada de decisões, contribuindo para o aumento da competitividade no mercado. Partindo-se do mapeamento do fluxo das informações será possível elaborar planilhas para controlar estoques, levantar os custos variáveis do restaurante, levantar os custos indiretos mensais, semanais e diários e levantar os registros de vendas. Cada planilha criada poderá servir de relatório que pode ser usado tanto no controle, quanto na tomada de decisão. Todos os dados serão trabalhados e transformados em informações condensadas em uma planilha de apuração de resultado, criada com base no sistema de custeamento marginal, variável ou direto. Tal planilha permitirá simulações de dados, como por exemplo, simulações de resultados e de margem de contribuição, usando preços calculados com as informações internas da empresa (custos, despesas, tributos) e usando preços praticados no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Aguiar Silva - Integrante / Fabrício Molica de Mendonça - Coordenador / João Paulo Barbosa - Integrante / Lara Araújo Mendes Almeida - Integrante / Yasmin Egídio Franklin Araujo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2015 - 2015

    Aplicação do método Electre III na avaliação de desempenho de redes de empresas de São João del-Rei, Descrição: Este estudo teve por finalidade classificar, por meio do método multicritério Electre III, o desempenho de redes formadas por micro e pequenas empresas, localizadas na cidade de São João del-Rei, no Estado de Minas Gerais, em função da capacidade de desenvolver estratégias competitivas, tendo como referência o efeito conjunto de variáveis linguísticas que traduzem os quatro fatores já mencionados: a) grau de relacionamento com o fornecedor; b) grau de relacionamento com o cliente ou distribuidor; c) grau de relacionamento com os concorrentes localizados na mesma área geográfica; e d) grau de relacionamento com instituições públicas e privadas de apoio. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que teve como estratégia o levantamento de dados primários por meio de aplicação de entrevistas estruturadas. Os resultados permitiram concluir que, a partir da aplicação do método multicritério, os açougues V009, V0044 e V0072; as farmácias V0025, V0060, V0071; a padaria V005 e o restaurante V0050 possuem a melhor organização gerencial, de acordo com os critérios analisados e dentro de cada rede estudada. A análise de sensibilidade foi realizada, combinando os valores adotados para os critérios e interpolando-os a partir da crítica científica quantitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Aguiar Silva - Integrante / Samuel Laudares Gulpilhares - Integrante / Fabrício Molica de Mendonça - Coordenador / Carlos Eduardo Durange de Carvalho Infante - Integrante.

  • 2014 - 2015

    "Fazer o bem a quem? Determinação do perfil dos investimentos em ações de responsabilidade social dos setores bancário, energético, petrolífero e siderúrgico brasileiros", Descrição: A pesquisa teve por objetivo investigar se os investimentos em ações de responsabilidade social variam de acordo com setor econômico das empresas que os realizam. Para tanto, foram abordadas algumas iniciativas surgidas no Brasil com o propósito de apoiar e disseminar o movimento pela responsabilidade social: o balanço social do IBASE, a ABNT NBR 16001, o ISE BOVESPA, a NBC T 15, bem como a Lei nº 11.638 de 2007. A partir do referencial teórico e no intuito de esclarecer a questão proposta foram analisados de forma quantitativa os investimentos realizados ao longo de 10 anos em educação, saúde, cultura, alimentação, combate à fome e segurança alimentar e aqueles em ações de responsabilidade social rotuladas como ?outros?, ou seja, ações que não foram discriminadas pelas empresas. A amostra contemplou os investimentos de 42 empresas que publicam regularmente seus balanços sociais, segregando-se em: 10 organizações do setor bancário, 29 do setor energético, 02 do setor siderúrgico e 01 do setor petrolífero. Os resultados mostraram que as empresas do setor siderúrgico tenderam a realizar investimentos na faixa dos R$ 10 milhões, preferencialmente em atividades educacionais e de saúde e saneamento. Já os setores bancário e petrolífero privilegiaram as ações culturais e educacionais com recursos acima de R$ 100 milhões. E as empresas do setor energético foram as únicas que realizaram investimentos em todas as faixas. De modo geral, esses resultados sugerem que há uma relação entre o perfil de investimentos em ações de responsabilidade social e o setor econômico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Aguiar Silva - Integrante / Denise Carneiro dos Reis Bernardo - Coordenador / Fabrício Molica de Mendonça - Integrante / Joao Paulo de Brito Nascimento - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Análise do uso de instrumentos de controladoria nos empreendimentos comerciais e industriais de São João del-Rei, Descrição: Nos últimos 30 anos intensificaram-se os estudos acerca das micro e pequenas empresas ? MPE?s (ou PME?s). Muitas razões são enumeradas para esse interesse crescente. De um lado, a reestruturação produtiva e o desemprego tecnológico levaram desempregados e não empregados para a busca de solução no universo dos pequenos negócios. Por outro, a dificuldade que tais empresas se encontraram em gerir os seus negócios, por falta do uso de instrumentos de gestão, com foco na tomada de decisão, que está sempre colocado como item de primeiro plano. Dados estatísticos revelam a significância das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil em termos de volume de transações, participação no PIB, geração e manutenção de emprego e renda e qualidade de vida da população. No entanto, tais empresas apresentam uma dicotomia bastante acentuada: por um lado são flexíveis, adaptando com maior rapidez às demandas de mercado e, por outro lado, são vulneráveis às condições do mercado e, portanto, apresentam altos índices de mortalidade. Como pesquisas apontam como principais causas dessa motalidade a falta de uso de ferramentas de gestão e a falta de preparo dos gestores para operacionalizar tais ferramentas, este trabalho objetiva investigar como os empreendimentos comerciais e industriais da cidade de São João del-Rei, fundados a partir de janeiro de 2010 vêm empregando instrumentos de controladoria no processo de tomada de decisão, desde a fase pré-operacional, de modo a verificar como tais instrumentos estão relacionados com o aumento das expectativas de vida e com a saúde financeira dessas empresas. Será realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. A coleta de dados será por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas às MPEs pertencentes a Associação Comercial e Industrial de São joão del-Rei ? ACI-del-Rei e aos demais agentes de apoio na cidade, tais como: Serviço de Apoio a Micro e Pequenas ? SEBRAE, ACI-Del-Rei, incubadoras tecnológicas, Universidades, Escritórios de Contabilidade e empresas de consultorias. Como resultados, espera-se levantar dados estatísticos que mostram o número de empresas que usam a controladoria para a tomada de decisão nas fases pré-operacional e operacional; verificar os instrumentos de controladoria mais usados e compreender seu uso; investigar as contribuições trazidas pelos agentes de apoio no sentido de orientar e executar parte das ferramentas de controladoria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Aguiar Silva - Integrante / Guilherme Vasconcelos e Gonçalves - Integrante / Denise Carneiro dos Reis Bernardo - Integrante / Fabrício Molica de Mendonça - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de uma metodologia de custos para as empresas prestadoras de serviços de fisioterapia, Descrição: O trabalho tem por finalidade analisar os fundamentos do custo marginal e sua aplicação na expansão e operação das pequenas e microempresas de serviços de fisioterapia em São João del-Rei com vista a desenvolver e validar a ferramenta gerencial de apuração de custos por meio custeamento marginal variável ou direto, capaz de fornecer informações úteis para a tomada de decisão em pequenas e microempresas de serviços de fisioterapia de modo a dotá-las de um instrumento ágil e seguro para a gestão do negócio e, ainda, servir de base para negociar com convênios na definição dos preços de repasse. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que teve como estratégia a pesquisa-ação, realizada em uma clínica de fisioterapia, localizado em Minas Gerais. Por meio de técnicas de coleta e análise de dados foi possível examinar a sistemática de procedimentos utilizados e desenvolver uma metodologia de apuração de custos voltada para a gestão. As principais informações levantadas estão relacionadas com as receitas, custos fixos e variáveis. A partir da criação da ferramenta, foi possível levantar um quadro de indicadores de apoio à gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Aguiar Silva - Integrante / Guilherme Vasconcelos e Gonçalves - Integrante / Fabrício Molica de Mendonça - Coordenador / Felipe Moreira da Silva Braga - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor - Administração de Orçamentos, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor Voluntário da Disciplina Administração de Orçamentos do curso de Administração Integral (22/02/2016-01/07/2016). Prof. Orientador: Fabrício Molica de Mendonça.

2014 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica - Fazer o bem a quem? Determinação do perfil dos investimentos em ações de responsabilidade social dos setores bancário, energético, petrolífero e siderúrgico brasileiros. Prof. Orientador: Denise Carneiro dos Reis Bernardo

2014 - 2014

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução a Economia, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina Introdução a Economia, do curso de Ciências Contábeis. Prof. Orientador: Prof. Dr. Norberto Martins Vieira

2015 - 2015

Dinâmica Consultoria Junior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro Administrativo - Empresa Júnior, Carga horária: 5

2013 - 2014

Dinâmica Consultoria Junior

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultor Administrativo - Empresa Júnior, Carga horária: 5

Outras informações:
Empresa Júnior dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de São João del-Rei

2015 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno-pesquisador da Universidade Federal de São João del-Rei. Título do Projeto: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SETOR DE BARES E RESTAURANTES DE SÃO JOÃO DEL-REI E REGIÃO" Orientador: Fabrício Molica de Mendonça

2015 - 2016

Centro Acadêmico de Ciências Contábeis - UFSJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente, Carga horária: 5

Outras informações:
Membro da Diretoria Executiva do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei

2014 - 2015

Centro Acadêmico de Ciências Contábeis - UFSJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 5

Outras informações:
Membro da Diretoria Executiva do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei

2017 - Atual

Energisa S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na coordenação de contas a pagar, na área de controladoria e gestão de grandes contratos.