Pedro Adriao da Silva Júnior

Licenciado em Letras (2001) pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte. Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui Doutorado em Língua Espanhola, do programa em Análisis del Discurso y sus Aplicaciones - Universidad de Salamanca/Espanha (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino-aprendizagem da língua espanhola, Linguística contrastiva (análise contrastiva, análise de erros e interlíngua) e pragmática. É Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, docente do Programa de Pós-Graduaçao, stricto sensu, em Ciências da Linguagem/PPCL, desta instituição. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL). Atualmente é Diretor de Relaçoes Internacionais e Interinstitucionais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Análisis del discurso y sus aplicaciones

2006 - 2010

Universidad de Salamanca
Título: ANÁLISIS DE ERRORES. ESTUDIO DE LAS ESTRUCTURAS VERBALES Y DISCURSIVAS EN EL APRENDIZAJE DEL ESPAÑOL ? LE POR PARTE DE ALUMNOS BRASILEÑOS (PRODUCCIÓN ESCRITA)
Orientador: Emilio Prieto de los Mozos
Coorientador: Julio Borrego Nieto. Palavras-chave: Língua espanhola; ensino-aprendizagem; discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Especialização em lingua inglesa

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Organização de eventos

JALES, A. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS. 2019. (Outro).

SILVA JÚNIOR, P. A. . IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. 2017. (Congresso).

FREITAS, I. M. C. ; JALES, A. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . IV Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola ? SIMPLE. 2017. (Outro).

Participação em eventos

70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem. 2023. (Outra).

Encontro anual de Pós-graduaçao. 2023. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.ABORDAGEM COMUNICATIVA: A EXPRESSÃO ORAL E A COMPREENSÃO AUDITIVA NAS AULAS DE ESPANHOL (L2). 2019. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: COMPREENSÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO 3º ANO DE ESCOLA PÚBLICA. 2019. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.CONTRASTES LEXICALES EN EL MUNDO HISPÁNICO: EL USO DE EXPRESIONES IDIOMÁTICAS EN LA SERIE SOY LUNA. 2019. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.LA COMPRENSION AUDITIVA EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL LE. 2019. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.EL LÚDICO EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA: PROPUESTAS DE ACTIVIDADES. 2019. (Encontro).

I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS.TEXTO POÉTICO COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA. 2019. (Encontro).

II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol.EL LÚDICO EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA. 2019. (Encontro).

II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol.ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: PROPOSTA PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS. 2019. (Encontro).

II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol.TEORIA DOS ATOS DE FALA DIRETIVOS UMA ANÁLISE NAS PUBLICIDADES ESTRANGEIRAS. 2019. (Encontro).

Aula Inaugural do Semestre 2017.2, do Mestrado em Ciências da Linguagem - PPCL/UERN, com o tema: ?O papel da Linguística (Funcional) na formação do professor de línguas. 2017. (Outra).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID.PROVISORIO. 2017. (Outra).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID.IMPLICATURAS E INFERÊNCIAS CONVERSACIONAIS: UMA ANÁLISE DA VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS GRICEANAS DE CHARGES E TIRINHAS EM LÍNGUA ESPANHOLA,. 2017. (Outra).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID.Métodos e Abordagens: algumas reflexoes. 2017. (Outra).

IV Simpósio de pesquisa em Língua Espanhola.Estudo da competência pragmática dos alunos da Licenciatura em Língua Espanhola da Uern. 2017. (Simpósio).

IV Simpósio de pesquisa em Língua Espanhola.O ensino de tradução nas aulas de espanhol na educação báscia. 2017. (Simpósio).

IV Simpósio de pesquisa em Língua Espanhola.Traduçao no ensino do espanhol e o uso dos heterossemánticos. 2017. (Simpósio).

Semana de acolhimento dos calouros.A relevância do PIBID e do PIBIC - FALA para a formação deo aluno de Letras. 2017. (Outra).

I SALÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA do PIBID UERN na IV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UERN.CONCURSO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA: DA PROPOSTA À PRÁTICA. 2016. (Outra).

I SALÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA do PIBID UERN na IV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UERN.A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE. 2016. (Outra).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade.?RODA DE LEITURA POESIA E CRITICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA?. 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade.?A IMPORTÂNCIA DO USO DE POEMAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA?. 2016. (Seminário).

o I SALÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA do PIBID UERN na IV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UERN.CAFÉ LITERÁRIO: UM RELATO SOBRE A LITERATURA COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CULTURAL. 2016. (Outra).

o I SALÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA do PIBID UERN na IV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UERN.ENFOQUE POR TAREFAS: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA. 2016. (Outra).

I Congresso Agora de Pesquisa em Ensino de Língua Espanhola. ?LA IMPORTANCIA DE LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN COMUNICACIÓN EN LAS CLASES DE ESPAÑOL/LE: ESTUDIO TEÓRICO?. 2014. (Congresso).

I Congresso Agora de Pesquisa em Ensino de Língua Espanhola. ?LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA ESPAÑOLA EN EL MUNICIPIO DE UPANEMA: ANÁLISIS Y REFLEXIÓN?. 2014. (Congresso).

I Congresso Agora de Pesquisa em Ensino de Língua Espanhola. ?PRÁCTICA DOCENTE EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LENGUA ESPAÑOLA: ESTUDIO DE CASO EN EL MUNICIPIO DE ANGICOS.. 2014. (Congresso).

I SIMPOSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUISTICA E ENSINO - SINALLE.AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO: o uso da internet nas aulas de espanhol. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.Os recursos audiovisuias no ensino do espanhol como língua estrangeira: estudo teórico. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.O ensino-aprendizagem na linguagem informal: o uso d efilmes como recurso didático. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.O ensino da lingua espanhola no ensino fundamental: propostas de atividades como a abordagem através de tarefas. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.Reflexões sobre o ensino da cultura nas aulas de espanhol como língua estrangeira no município de Apodi. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.O ensino da lingua espanhola no ensino fundamental: propostas de atividades com a abordagem através de tarefas. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de literatura, Linguística e Ensino - SINALLE.Recursos audiovisuais nas aulas de espanhol: análise e propostas de atividades. 2014. (Simpósio).

II Encontro do PIBID/UERN e do IV Seminário de Avaliação do PiBID/ /UERN.LA IMPORTANCIA DE LA PRAGMÁTICA EN LA ENSEÑANZA DE LENGUAS. 2013. (Seminário).

III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.Produção escrita de alunos brasileiros e análise de erros: usos equivocados dos artigos. 2013. (Outra).

III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.Análise de erros e interlíngua: estudo do emprego das preposições em textos de alunos brasileiros. 2013. (Outra).

VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA E I.ANÁLISE DE ERROS: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES LÉXICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS BRASILEIROS EM TEXTOS ESCRITOS. 2013. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO D I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGEM ? SIEL.O uso do vídeo nas aulas de espanhol como língua estrangeira: análise e proposta de atividades. 2013. (Seminário).

III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês.Análise de los componentes culturales en los amnuales de español. 2012. (Outra).

II Seminário Nacional do Ensino Médio.El enfoque mediante tareas: relato de experiencia en una escuela estatal del municipio de Mossoró. 2012. (Seminário).

II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.análise del conector consecutivo entonces en textos de alumnos brasileños. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Roberta Pereira Nelo

SILVA JÚNIOR, P. A.. A IRONIA EM DEBATES POLÍTICOS ESPANHÓIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAGMÁTICA SOCIOCULTURAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joilton Garcia do Amaral

SILVA JÚNIOR, P. A.. LA CASA DE LAS FLORES ? LA PELÍCULA: ANÁLISE PRAGMÁTICO-MULTIMODAL DOS ATOS DE FALA DIRETIVOS E COMPROMISSIVOS CONDICIONANTES. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANTONIA MONAIZA DA SILVA

SILVA JÚNIOR, P. A.. A CORTESIA VERBAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE COMPARATIVA DE FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO ESPANHOL AMERICANO. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Diva Wellk de Oliveira Santos

SILVA JÚNIOR, P. A.; SANTOS, D. W. O.. Análise das Máximas Conversacionais em Resumos Acadêmicos de um curso de Letras - Língua Espanhola. 2019 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: REBECA HARAPUQUE GALDINO ALVES

ALVES, R. H. G.;SILVA JÚNIOR, P. A.. O USO E A OMISSÃO DO YO: UMA ANÁLISE SOCIOPRAGMÁTICA DO FILME HASTA QUE NOS VOLVAMOS A ENCONTRAR. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANTONIA MONAIZA DA SILVA

SILVA, A. M.;SILVA JÚNIOR, P. A.. A CORTESIA VERBAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE FALANTE DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DE FALANTE DO ESPANHOL AMERICANO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Roberta Pereira Nelo

SILVA JÚNIOR, P. A.; Pereira Nelo, M.R. A IRONIA COMO ESTRATÉGIA DE CORTESIA EM DEBATES POLÍTICOS: UMA ANÁLISE PRAGMALINGUÍSTICA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rayssa Rovanya Torquato Carvalho

SILVA JÚNIOR, P. A.; CARVALHO, R. R. T.. NAS TRAMAS DOS CONTOS MACHADIANOS: INTER-RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DÊITICO E SUAS FUNÇÕES DISCURSIVAS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joilton Garcia do Amaral

AMARAL, J. G.;SILVA JÚNIOR, P. A.. LA CASA DE LAS FLORES ? LA PELÍCULA: ANÁLISE PRAGMÁTICA E MULTIMODAL DOS ATOS DE FALA DIRETIVOS E COMPROMISSIVOS CONDICIONANTES. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Mendes Bezerra

SILVA JÚNIOR, P. A.. La evaluación de la comprensión lectora en la enseñanza media en escuelas privadas de Mossoró. 2016.

Aluno: Diva Wellk de Oliveira Santos

SILVA JÚNIOR, P. A.. La enseñanza de lengua extranjera en la educación a distancia: el desarrollo de las competencias comunciativas - un estudio de caso. 2016.

Aluno: Yanáskara Roberta de Medeiros Chaves

SILVA JÚNIOR, P. A.. Fonemas Vibrantes del español: un desafio para los aprendices brasileños. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Michelly Cristiny Soares

SILVA JÚNIOR, P. A.. Lectura y lectores en enem: caminos para la comprensión de textos en español. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuela Azevedo Costa

SILVA JÚNIOR, P. A.. O mangá em sala de aula: uma proposta de atividades em escola públcia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção textual) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thayná Celina Rodrigues Ferreira

SILVA JÚNIOR, P. A.. O Trabalho com a intertextualidade no ensino de leitura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção textual) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josirrany Priscilla da Silva

SILVA JÚNIOR, P. A.. La enseñanza de la pronunciación en las clases de español como lengua extranjera de los cursos superiores a distancia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Glícia do Nascimento Costa

SILVA JÚNIOR, P. A.. A religiosidade presente nas obras de J. R. R. Tolkien. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Thiago de Sousa Lima

SILVA JÚNIOR, P. A.. DE AMOR E DE SOMBRA: A MULHER NA VISÃO DE ISABEL ALLENDE. 2014.

Aluno: Francisco Bezerra Carvalho

SILVA JÚNIOR, P. A.. O uso das mídias e a formação de professores: um estudo teórico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Terezinha Toscano da Silva

SILVA JÚNIOR, P. A.. EL ENFOQUE MEDIANTE TAREAS: Relato de experiencia en una escuela estatal del Municipio de Mossoró. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosângela Maria de Aquino

SILVA JÚNIOR, P. A.. O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE UPANEMA: Análise e reflexao. 2014 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARLEIDE BARROS LOPES

SILVA JÚNIOR, P. A.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: eixo norteador na formação do professor de espanhol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônia Jaqueline Cabral de Góis

SILVA JÚNIOR, P. A.. Análise das estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura nos livros didáticos das Escolas Estaduais do Ensino Médio de Apodi - RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Maciel de Morais

SILVA JÚNIOR, P. A.. O ensino da Língua Espanhola nas escolas particulares de Apodi: análise e reflexão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição Costa

SILVA JÚNIOR, P. A.. Abordagem comunicativa: análise e descrição das aulas dos monitores de espanhol do NAESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Jandesberg de Sousa Maia

SILVA JÚNIOR, P. A.. O ensino-aprendizagem na linguagem informal: o uso d efilmes como recurso didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Angela Maria de Lima Oliveira

SILVA JÚNIOR, P. A.. O ensino de gramática espanhola na rede pública de Apodi: análise e reflexão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Anaílde Maria Gomes

SILVA JÚNIOR, P. A.. Análise das dificuldades de aquisição do pretérito indefinido pelos estudantes de Letras Espanhol do NAESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evandilma Alves de Andrade

SILVA JÚNIOR, P. A.. O uso interlinguístico dos fonemas vibrantes /r/ e /i/ e do fonema velar /x/ por alunos do 8º período de Letrs estudantes da Língua Espanhola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wesley Ítalo Cavalcante Ferreira

SILVA JÚNIOR, P. A.. O uso do Lo na interlìngua de brasileiros estudantes de espanhol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Beth Francione Fagundes da Silva

SILVA JÚNIOR, P. A.. Lìngua e Cultura: dois elementos indissociáveis no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cleidiene Linhares da Silva

SILVA JÚNIOR, P. A.. Os erros gráficos na interlíngua de aprendizes brasileiros de espanhol como LE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josirrany Priscilla da Silva

SILVA JÚNIOR, P. A.. O social na obra Lazarrillo de Tormes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Simony Maria Oliveira

SILVA JÚNIOR, P. A.. Ludicidade e literatura: uma união facilitadora da aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kelvilane Queiroz dos Santos

SILVA JÚNIOR, P. A.. Análise contrastiva dos tempos passados do indciativo entre português e espanhol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Medeiros de Lima

SILVA JÚNIOR, P. A.. A nasalização na interlíngua de aprendizes de espanhol como LE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marco Antônio Cornejo Vasquez

SILVA JÚNIOR, P. A.. Três Poemas de Trilce: algumas estratégias de tradução. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitaçao em Língua e literatura espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. XV Concurso Público de provas e Títulos para Docentes. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Banca de Elaboração e correção dos exames de Proficiência em língua Espanhola. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Banca Examinadora para Seleçao de instrutores de Língua Espanhola do Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Banca seleção professor substituto do Curso de letras - Língua Espanhola. 2014.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Professor Substituto do Curso de Letras - Língua Espahola. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Seleção de alunos pra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. seleção Professor Substituo de Língua Espanhola. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Seleção Simplificada para professor substituto do curso de Letas na área de Língua Espanhola - Campus Central. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Banca para seleção de alunos para o Curso de Especialização em Ensino - Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2011.

SILVA JÚNIOR, P. A.. Comissão para criação do Curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras do Departamento de Letras estrangeiras. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

Deyvidy Michael Cortez da Silva

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE ANITTA NO PROGRAMA ?THE TONIGHT SHOW?: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS PRAGMÁTICAS; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

REBECA HARAPUQUE GALDINO ALVES

O USO E A OMISSÃO DO YO: UMA ANÁLISE SOCIOPRAGMÁTICA DO FILME HASTA QUE NOS VOLVAMOS A ENCONTRAR MOSSORÓ-RN 2024; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Deyvidy Michael Cortez da Silva

ESTRATÉGIAS DE CORTESIA E DESCORTESIA NO PROGRAMA DE HUMOR ?THE TONIGHT SHOW?: UMA ANÁLISE À LUZ DA PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Maria Roberta Pereira Nelo

A IRONIA EM DEBATES POLÍTICOS ESPANHÓIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAGMÁTICA SOCIOCULTURAL; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Joilton Garcia do Amaral

La casa de la flores - La película: Análise pragmático-multimodal dos atos de fala diretivos e compromissivos condicionantes; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ANTONIA MONAIZA DA SILVA

A cortesia verbal em língua espanhola: análise compartaiva de falantes do português brasieliro e do espanhol amaericano; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

REBECA HARAPUQUE GALDINO ALVES

O uso e a omissao do Yo: uma análise sociopramática do filme hasta que nos volvamos a encontrar; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Thayná Celina Rodrigues Ferreira

VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS DE GRICE: ANÁLISE COMPARATIVA DOS GêNEROS ANÚNCIO E AVISO DISPONÍVEIS EM PLACAS PÚBLICAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Camila Petrochely Borges Mendonça

OS ATOS DE FALA EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA UNO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Diva Wellk de Oliveira Santos

ANÁLISE DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS EM RESUMOS MONOGRÁFICOS DE UM CURSO DE LETRAS ? LINGUA ESPANHOLA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Marta Regina de Oliveira

DESCRIÇÃO DA TRANSFERÊNCIA PRAGMÁTICA EM UM ESTUDO COMPARATIVO DE ATOS DE FALA DE HISPANOFALANTES E BRASILEIROS; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Yanchê Wanoll Silva

Atos de Fala e o ensino de Língua Inglesa; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Thayná Celina Rodrigues Ferreira

Os Atos de Fala em cartazes publicitários urbanos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Rosivania Maria da Silva

Análise teórica e prática da violação das máximas griceanas em charges e cartuns em língua espanhola; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Michelania Vidal de Oliveira

La lengua española en la enseñanza fundamental: propuestas de actividades según el enfoque por tareas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Paula Lyvia Barbosa

El video es el alma del aprendizaje: el video como recurso didáctico en la enseñanza de e/le; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Maria Luzia Carlos da Silva

Análisis de errores e interlengua; El uso de los marcadores discursivos en textos de alumnos brasileños; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Wanda Maria da Silva

El uso de internet por parte de profesores de español de las escuelas públicas de Mossoró/RN: Reflexiones y análisis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ROSANA RODRIGUES FERREIRA

ESTUDO DOS ATOS DE FALA EM ENUNCIADOS DO FILME ?VIVA, A VIDA É UMA FESTA?; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Carla Mayara de Oliveira

O ENSINO/APRENDIZAGEM DE E/LE PARA ALUNOS AUTISTAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ANTONIA MONAIZA DA SILVA

ANÁLISE DOS ATOS DE FALA DIRETIVO E EXPRESSIVO NOS ENUNCIADOS DOS PERSONAGENS ELENA E MIGUEL NA ANIMAÇÃO COCO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Joilton Garcia do Amaal

Análise dos atos de fala em textos orais da série La casa de las Flores sob a ótica da Pragmática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ANTONIA MONAIZA DA SILVA

ANÁLISE DOS ATOS DE FALA DIRETIVO E EXPRESSIVO NOS ENUNCIADOS DOS PERSONAGENS ELENA E MIGUEL NA ANIMAÇÃO COCO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Maria Eduarda Fernandes de Almeida

O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA/LE NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

DANIELLY MARTINS DOS SANTOS MAIA

OFICINA PEDAGÓGICA: A MELHOR FORMA DE APRENDER É PRATICANDO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Diva Wellk de Oliveira Santos

ANÁLISE DAS MAXIMAS CONVERSACIONAIS NOS RESUMOS MONOGRÁFICOS DE LETRAS ? LÍNGUA PORTUGUESA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Jeanderson Marcos Nunes Lopes

ESTRATÉGIAS DE CORREÇÃO EM NÍVEIS INICIAIS DE APRENDIZAGEM DE E/LE: COMO, QUANDO E POR QUÊ?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

JOSIMARA DE OLIVEIRA DANTAS

O USO DA (S) CHARGE (S) NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: PROPOSTA DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA E EXPRESSÃO ESCRITA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

JOSE MARCIEL DE MENEZES CARVALHO

ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA COLEÇÃO CERCANÍA JOVEN; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Leonora Paula da Silva

ENFOQUE POR TAREFAS: proposta de atividades para a habilidade escrita; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

LAIZY MICHELLY FERREIRA HIPÓLITO

O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS DIFERENTES IDADES: FACILIDADES E DIFICULDADES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

OSIAS MARDONIO MOTA CRUZ

LITERATURA E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: A CURTA-METRAGEM COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Rôse Lays da Costa

OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EXPRESSÃO ORAL DA LINGUA ESPANHOLA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA STELLA PINHEIRO COSTA: PROPOSTA DE ATIVIDADES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Luana Martins de Souza Silva

ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS DO MUNDO HISPÂNICO NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL ADOTADO NO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

SANDRO RODRIGO PINTO LOPES

O USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DO ESPANHOL: o vídeo publicitário como proposta de atividade para o desenvolvimento da escrita nas escolas de Ensino Médio de Apodi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Susy Darley Gomes da Silva

COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA E ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Andrea Nathelly

Temática: Interlíngua de alunos brasileiros: análise dos pronomes clíticos em textos escritos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Antonio Marcos Melo da Silva

ESTUDO DA COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Antonia Angeliani de Menezes

Análise descritiva da habilidade de compreensão auditiva em aulas de espanhol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Susanita Delfina de Morasi

A contribuição do curtametragem nas aulas de espanhol: propostas de atividades para o ensino da língua espanhola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

SEBASTIANA CRISTINA TÔRRES DA SILVA

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O USO DA INTERNET NAS AULAS DE ESPANHOL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Roberland Ricardo Gama de Queiroz

AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE E/LE: O USO DO FACEBOOK COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

MARIA DE FÁTIMA DE LIMA OLIVEIRA

A LINGUAGEM INFORMAL NO FILME ?TODO SOBRE MI MADRE?, DE PEDRO ALMODÓVAR: ANÁLISE E PROPOSTA DE ATIVIDADES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Terezinha Toscano da Silva

El enfoque mediante tareas: relato de experiencia en una escuela Estatal del Municipio de Mossoró; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Francisco José Bezerra Carvalho

O uso das mídias e a formação de professores: um estudo teórico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Rosângela Maria de Aquino

O ensino da língua espanhola na escola de ensino médio do município de Upanema: análise e reflexão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

MARLEIDE BARROS LOPES

O estágio supervisionado: eixo norteador na formação do professor de espanhol; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Michaele Loíta Menezes

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE E/LE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ana Cristina DO Nascimento Morais

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MUNICÍPIO DE APODI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Paula Lyvia Barbosa

RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: ANÁLISE E PROPOSTA DE ATIVIDADES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Emanuela Azevedo Costa

A TRANSFERÊNCIA PRAGMÁTICA E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA EM AULAS DE E/LE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ESPANHOL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ? UERN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Angela Maria de Lima Oliveira

O ensino de gramática espanhola na rede pública de Apodi: análsie e reflexão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Francisco Jandesberg de Sousa Maia

O ensino-aprendizagem informal: o uso de filmes como recurso didático; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Maria da Conceição Costa

Abordagem comunicativa: análise e descrição das aulas dos monitores de espanhol do Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Everson Torres Henrique Correia

ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA ESPANHOLA NO NÚCLEO DE APODI: ANÁLISE E REFLEXÕES CONFORME O MARCO COMÚN EUROPEO DE REFERENCIA PARA LAS LENGUAS: APRENDIZAJE, ENSEÑANZA Y EVALUACIÓN (MCER); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Tálison Sadrak de Oliviera

OS RECURSOS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA: O FILME ?VOLVER? COMO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO E/LE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Francisco Wisley de Lima Morais

O FATOR SOCIOCULTURAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ronaldo Halisson da Silva

O texto literário na aula de espanhol como língua estrangeira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Dayse Jaqueline

Análise de erros: O uso dos artigos por parte de alunos brasileiros; Produção escrita; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Paula Priscila Pinto Duarte

Análise metodológica e didática: relação entre teoria e prática nas aulas de espanhol; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Antônio Genilson da Silva Fernandes

Análise da competência pragmática: orientação do marco comúm Europeu; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Vicente Alves Moreira

Uso dos marcadores discursivos: teoria e análise; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ticiane Cristina F

Câmara; A internet como ferramenta de ensino-aprendizagem do espanhol como lígnau estrangeira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ingrid Nathyelle da Silva Oliveira

Análise pragmático dos atos de fala diretivos e compromissivos no filme La casa de las flores; 2024; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ingrid Nathyelle da Silva Oliveira

Os atos de fala: análise do filme hasta que nos volvamos a encontrar sob o olhar da gramática do design visual; ; 2023; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ROSANA RODRIGUES FERREIRA

Análise dos Atos Ilocucionários Na Série de Tv La Casa de Las Flores Através da Gramática do Design Visual; 2022; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

ROSANA RODRIGUES FERREIRA

Pragmática: Análise dos Atos de Fala Na Animação Coco; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

RAFAELA DALILA DA COSTA PINTO

ANÁLISE E DESCRIÇÃO DOS ATOS DE FALA EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA ?ESPAÑOL EN MARCHA? 1; ; 2020; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

RAFAELA DALILA DA COSTA PINTO

Análise do Ato de Fala Diretivo Em Textos Publicitário; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

RAFAELA DALILA DA COSTA PINTO

Análise do Ato de Fala Diretivo Em Textos Publicitários; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Rafaela Dalila da Costa Pinto; Monique Nunes Pereira

Análise Pragmático das Máximas de Grice No Gênero Charge: Teoria e Prática; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Jeanderson Marcos Nunes Lopes

A interlíngua pragmática: análise da competência pragmática de alunos brasileiros aprendizes de espanhol/Le em níveis iniciais; Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Willismara Balbin Gama da Silva, Jessica Medeiros Carlos Dan

projeto intitulado ?Língua espanhola e inclusão: elaboração de jogos em língua espanhola para aluno(s) especiais?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Letícia Cristiane Silva Lima, Germana Lacerda Linhares

projeto intitulado ?Jornal escolar: a expressão escrita nas aulas de língua espanhola?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Germana Lacerda Linhares

Jornal escolar: a expressão escrita nas aulas de língua espanhola; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Jessica Medeiros Carlos Dantas

Língua espanhola e inclusão: elaboração de jogos em língua espanhola para alunos(s) especiais; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Lorena Gabriely da Silva Pereira

JORNAL ESCOLAR: A EXPRESSÃO ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Déborah Pâmela Castro de Aragao

Propostas de atividades para a expressão escrita no Ensino Médio - Pibic - EM; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Leticia Régia Avelino Araújo

CompreensãoAuditiva: proposta de atividades; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Ana Raquel Araújo Arruda

Compreensao auditiva: proposta de atividades; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Jeanderson Marcos Nunes Lopes

A interlíngua pragmática: análise da competência pragmática de alunos brasileiros aprendizes de espanhol/Le em níveis iniciais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Susanita Delfino de Morais

Utilizaçao de filmes como recurso audiovisual nas aulas de espanhol como língua estrangeira: elaboraçao de atividades didáticas - Parte II; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Nayara Maranthya da Conceição

Utilização de filmes como recurso audiovisual nas aulas de espanhol como língua estrangeira: elaboração de atividades didáticas; 2014; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Paula Lyvia Barbosa

Utilização de filmes como recurso audiovisual nas aulas de espanhol/le: elaboração de atividades didáticas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Yanáskara Roberta de Medeiros Chaves

Análise dos componentes culturais em manuais de espanhol/LE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Thayná Celina Rodrigues Ferreira

Análise dos marcadores discursivos nos manuais de espanhol adotados na habilitação em língua espanhola da FALA /UERN; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Adriao da Silva Júnior;

Produções bibliográficas

  • ALVES, R. H. G. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . A OMISSÃO DO YO: ANÁLISE SOCIOPRAGMÁTICA DO FILME ?HASTA QUE NOS VOLVAMOS A ENCONTRAR?. TRAVESSIAS , v. 18, p. 1, 2024.

  • AMARAL, J. G. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . AS INTENCIONALIDADES TÁCITAS DOS ATOS DE FALACOMPROMISSIVOSEM ENUNCIADOS DA SÉRIE LA CASA DE LAS FLORES. Revista Travessias , v. 16, p. 1-17, 2022.

  • SILVA, A. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DOS ATOS DE FALA DIRETIVO E EXPRESSIVO NOS ENUNCIADOS DOS PERSONAGENS ELENA E MIGUEL NA ANIMAÇÃO COCO. REVISTA COLINEARES , v. 9, p. 21-38, 2022.

  • ROCHA, P. R. F. ; SILVA JUNIOR, P. A. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . O ECO IRÔNICO EM O MÁGICO DE OZ. REVISTA COLINEARES , v. 5, p. 26, 2018.

  • TAVARES, E. F. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . LA CIUDAD EN CUANTO DISCURSO Y EL ACONTECIMIENTO DE LA RESISTENCIA: MEMORIA Y SENTIDO EN TRÁNSITO. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 1, p. 01-07, 2015.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Felix, Clerton Luiz (Org.) ; Alves, Gilson Chicon (Org.) . Estudos em estrutura e funcionamento da linguagem. 1. ed. Mossoró: Podes, 2024. 421p .

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Tecnologias digitais e internacionalizaçao no ensino superior: caminhos possíveis. Boas práticas de internacionalizaçao nas universidades afiliadas á Abruem.. 1ed.: , 2025, v. , p. 215-225.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Eventos acadêmicos como estratégia de internacionalizaçao: uma abordagem integrada aos ODS. BOAS PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: gestão, redes eprocessos. 1ed.: Fuespi, 2025, v. , p. 226-236.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Educaçao para a cidadania global: caminhos, açoes e resultados da política de internacionalizaçao da Uern.. Boas práticas de internacionalizaçao nas universidades afiliadas á Abruem.. 248ed.: , 2025, v. , p. 238-.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; FERREIRA, R.R. . ESTUDO DOS ATOS DE FALA EM ENUNCIADOS DO FILME ?VIVA, A VIDA É UMA FESTA. In: Pedro Adriao da Silva Júnior; Clerton Luiz Félix Barboza; Gilson Chicon Alves. (Org.). Estudos em estrutura e funcionamento da linguagem. 1ed.Mossoró: Podes, 2024, v. , p. 307-.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Relato de experiência:impressões dos discentes brasileiros estrangeiros participantesdoprogramadeintercâmbioacadêmicolatino-americano virtual(PilaVirtual) sobre os cursos de português como língua adicional e de espanhol. BOAS PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: gestão, redes eprocessos. 1ed.Teresina: Eduespi, 2024, v. , p. 138-150.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; MENDONCA, C. P. B. . ANÁLISE DOS ATOS DE FALA EM I HAVE A DREAM DE MARTIN LUTHER KING: UMA ANÁLISE BASEADA NA PRAGMÁTICA. In: Clerton Luis Félix Barboza; Veronica Palmira Salme de Aragao; Gilson Chicon Alves. (Org.). Estudos em Ciências da Linguagem: aspectos sociais, fonético-fonológicos e filosóficos. 1ed.Mossoro: Ediçoes Uern, 2023, v. , p. 189-216.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Silva, Y. W. . ATOS DE FALA E INTENÇÃO NA SÉRIE YOU: UM OLHAR SOB A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Estudos em Ciências da Linguagem: aspectos sociais, fonético-fonológicos e filosóficos. 1ed.: , 2023, v. , p. 218-241.

  • MENDONCA, C. P. B. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DOS ATOS DE FALA NO TEXTO A MIDSUMMER NIGHT´S DREAM DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA UNO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE. In: Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá; Josailton Fernandes de Mendonça; Sebastião Marques Cardoso. (Org.). gnos em Transe: Novas Abordagens Acadêmicas Sobre Linguagem, Discurso e Literatura. 1ed.Mossoró: Editora Podes, 2022, v. 1, p. 16-32.

  • Oliveria, M. R. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . TRANSFERÊNCIA PRAGMÁTICA: ESTUDO COMPARATIVO DE HISPANOFALANTES E BRASILEIROS COM O ATO DE FALA AGRADECER. In: Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá; Josailton Fernandes de Mendonça; Sebastião Marques Cardoso. (Org.). signos em Transe: Novas Abordagens Acadêmicas Sobre Linguagem, Discurso e Literatura. 1ed.Mossoró: Editora Podes, 2022, v. 1, p. 293-310.

  • SANTOS, D. W. O. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DAS MÁXIMAS DE GRICE EM RESUMOS MONOGRÁFICOS DE UM CURSO DE LETRAS ? LÍNGUA PORTUGUESA. In: Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá; Josailton Fernandes de Mendonça; Sebastião Marques Cardoso. (Org.). gnos em Transe: Novas Abordagens Acadêmicas Sobre Linguagem, Discurso e Literatura. 1ed.Mossoró: Editora Podes, 2022, v. 1, p. 69-85.

  • AMARAL, J. G. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ATOS DE FALA DIRETIVOS E ASSERTIVOS: ESTUDOS PRAGMÁTICOS DE SEARLE E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN. In: Moises Batista da Silva; José Roberto Alves Barbosa; Lúca Helena Medeiros; Vicente de Lima-Neto. (Org.). Multimodalidade nos discursos contemporâneos. 1ed.Mossoró: Queima Bucha, 2022, v. 1, p. 179-231.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . P R A G M ÁT I C A : A N ÁL I S E DOS ATOS DE FALA. In: Carvalho, Cid Ivan da Costa Carvalho. II. Barbosa, José Roberto Alves. III. Alves, Gilson Chicon. (Org.). TEORIAS LINGUÍSTICAS ORIENTAÇÕES PARA A PESQUISA. 1ed.Mossoró: edufersa, 2021, v. 1, p. 101-122.

  • Silva, Y. W. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Análise multimodal das implicaturas conversacionais na série YOU. In: Moises Batista da Silva; José Roberto Alves Barbosa; Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares. (Org.). Multimodalidade, suas interfaces e ensino. 1ªed.Mossoró: Ediçoes UERN, 2020, v. , p. 86-102.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Introduçao à Interlíngua pragmática: Estudo teórico. In: Antonia Marly Moura da Silva; Ana Maria de Carvalho; Francisco Aedson de Souza Oliveira; Jaciara Limeira de Aquino. (Org.). Tessituras do Discurso: múltiplas perspectivas. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2019, v. 1, p. 191-206.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . LA INTERLENGUA: ESTUDIO DE LA CONCORDANCIA ENTRE EL SUJETO Y LAS FORMAS VERBALES EN TEXTOS DE ALUMNOS BRASILEÑOS. In: Carla Aguiar Falcão, Cleudene de Oliveira Aragão, Girlene Moreira da Silva e Glauber Lima Moreira. (Org.). Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2ed.Fortaleza: Ed Uece, 2019, v. 1, p. 74-92.

  • Oliveria, M. R. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Estudo da Transferência Pragmática na Interlíngua de hispanofalantes em aquisiçao do português brasileiro como segunda língua. In: José Rodrigues de Mesquita Neto e Maria Solange de Farias. (Org.). MOSAICO HISPÂNICO: NOVAS PERSPECTIVAS NA PESQUISA EM LÍNGUA ESPANHOLA. 1ªed.Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2019, v. v. 1, p. 59-74.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Luque, Y. G. . Estudo da interlíngua de alunos brasileiros: análise do pretérito perfecto simple da Língua Espanhola. In: Alves, Alexandre; Jose Roberto Alves, Barbosa; Silva, Moisés Batista da. (Org.). Pesquisa em Literatura, Linguística e Ensino. 1ed.Mossoro: Edições Uern, 2016, v. , p. 301-311.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Luque, Y. G. . ANÁLISE DE ERROS: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES LÉXICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS BRASILEIROS EM TEXTOS ESCRITOS. In: Gilson Chicon Alves; Moises Batista da Silva; Regiane S. Cabral de Paiva. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: um espaço para o debate. 1ed.Mossoro: Queima Bucha, 2015, v. , p. 104-114.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . INTERLÍNGUA DE ALUNOS BRASILEIROS: ANÁLISE DAS ADAPTAÇÕES LÉXICAS EM TEXTOS ESCRITOS. De linguagem e de sentidos. 1ed.Mossoró: Edições Uern, 2015, v. , p. 46-.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DO MARCADOR DISCURSIVO ESPANHOL BUENO EM TEXTOS DE ALUNOS BRASILEIROS. In: Ana Maria de Carvalho; Lúcia Helena Medeiros da Cunha; Tavares Moises Batista da Silva. (Org.). De linguagem e de sentidos. 1ed.Mossoró: Edições Uern, 2015, v. , p. 80-.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . A EXPRESSÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA: análise dos conectores discursivos em textos de alunos brasieliros. In: Emilio Soares Ribeiro; Maria Solange de Farias. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. O QUE É? COMO SE FAZ?. 26ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 171-182.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS: a presença dos aspectos culturais nos manuais de espanhol como língua estrangeira. In: Emilio Soares Ribeiro; Maria Solange de Farias. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. O QUE É? COMO SE FAZ?. 26ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 245-257.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . LA INTERLENGUA: ESTUDIO DE LA CONCORDANCIA ENTRE EL SUJETO Y LAS FORMAS VERBALES EN TEXTOS DE ALUMNOS BRASILEÑOS. In: Glauber Lima Moreira; Cleudene de Oliveira Aragão; Girlene Moreira da Silva; Carla Aguiar Falcão. (Org.). Reflexões e Ações no Ensino e Apredizagem de Espanhol/ LE. 1ed.Fortaleza: Aduece, 2013, v. , p. 145-.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . El uso de los verbos con irregularidad en la raíz en textos de alumnos de la UERN: análisis y reflexión. In: Tatiana Lourenço de Carvalho. (Org.). Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1ed.Mossoró: Edições uern, 2012, v. 1, p. 153-162.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, G. M. A. ; SILVA, I. B. . ESTUDO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. In: IV CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso/, 2017, Mossoro. Anais do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. Mossoro: ediçoes uern, 2017.

  • SANTOS, D. W. O. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . MÉTODOS E ABORDAGENS: ALGUMAS REFLEXÕES. In: IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? IV CONLID, 2017. Anais do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. Mossoro: ediçoes uern, 2017.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; ARAUJO, S. L. G. ; HIPOLITO, L. M. F. ; NASCIMENTO, I. M. . OS FANZINES COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ESCRITA. In: IV Semenário Nacional do Ensino Médio, 2016, Mossoró. IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública. Mossoro: Uern, 2016. p. 3052-3065.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . A importância do uso de poemas no ensino-aprendizagem de língua espanhola. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade, 2016, Mossoró. Anais do IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade: Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública, 2016.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Roda de leitura poesia e criticidade: um relato de experiência. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade: Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública, 2016. Anais do IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade: Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública, 2016.

  • SILVA, A. M. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ESTUDO DA COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguistica e Ensino, 2016, Mossoro. Letramento: múltiplos olhares.. Mossoro: Ediçoes Uern, 2016. v. 01. p. 837-848.

  • LIMA, E. N. R. ; OLIVEIRA, J. D. S. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguistica e Ensino, 2016, Mossoro. Letramento: múltiplos olhares. Mossoro: Ediçoes Uern, 2016. v. 01. p. 849-857.

  • SILVA, S. D. G. ; LOPES, J. M. N. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguistica e Ensino, 2016, Mossoro. Letramento: múltiplos olhares. Mossoro: Ediçoes Uern, 2016. v. 01. p. 866-872.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, A. H. ; NASCIMENTO, I. M. ; CAETANO, F. J. S. . A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: AS VARIANTES DA LÍNGUA. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2015, Campina Grande. ANAIS do V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Campina Grande: Realize Editora, 2015. v. 1.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; COSTA, M. C. ; SILVA, S. D. G. ; PIO, A. J. A. . COMPREENSÃO AUDITIVA: ESTUDO TEÓRICO. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2015, Campina Grande. ANAIS do V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, W. M. ; LIMA, A. A. ; LOPES, J. M. N. . PRODUÇÃO DE JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2015, Campina Grande. ANAIS do V ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB / III ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; BARBOSA, Paula Lyvia ; CONCEICAO, N. M. . A utilização de filmes como recurso audiovisual nas aulas de espanhol: elaboração de atividades didáticas. In: II Semana de Ciência, Tecnologia e inovação da UERN, 2014, Mossoro. Anais do X Salão de iniciação científica. Mossoro: edições uern, 2014. p. 1442-1449.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; MORAIS, A. C. N. . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MUNICÍPIO DE APODI. In: I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoro. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 241-247.

  • Oliveira, Michelania Vidal de ; SILVA JÚNIOR, P. A. . O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM A ABORDAGEM ATRAVÉS DE TAREFAS. In: I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoro. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Queima bucha, 2014. v. 1. p. 337-343.

  • CONCEICAO, N. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . O FILME COMO RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO TEÓRICO. In: I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoro. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 351-357.

  • BARBOSA, Paula Lyvia ; SILVA JÚNIOR, P. A. . RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: ANÁLISE E PROPOSTA DE ATIVIDADES. In: I SINALLE: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoró. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Queima Bucha, 2014. p. 358-365.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . LA IMPORTANCIA DE LA PRAGMÁTICA EN LA ENSEÑANZA DE LENGUAS. In: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EINTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR, 2013, Mossoró. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EINTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR. Mossoró: Edições, 2013. v. 1. p. 109-120.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Los marcadores discursivos: análisis del conector consecutivo entonces en textos de alumnos brasileños. In: II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2012, Mossoró. Linguagem, sujeito e sociedade. Mossoró: Edições Uern, 2012. p. 559-570.

  • Costa, F. A. ; Bezerra, L. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Método comunicativo: análisis del manual utilizado en el Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas/Campus Central/UERN. In: II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2012, Mossoró. Linguagem, Sujeito e Sociedade. Mossoró: Edições Uern, 2012. p. 268-275.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISIS CONTRASTIVO: EL USO DE LOS VERBOS HABER Y TENER EN EXTOS DE ALUMNOS BRASILEÑOS. In: III Simpósio Nacional de Liguagens e Gêneros Textuais, 2012, Campina Grande, Paraíba. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: ideia, 2012. v. 1. p. 1458-1470.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, W. . EL USO DE INTERNET POR PARTE DE PROFESORES DE ESPAÑOL DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ- RN: REFLEXIONES Y ANÁLISIS. In: V jornada hispânica nacional e II internacional - Diáspora e Diálogos Interculturais, 2012, Natal. V Jornada Hispánica. Natal, 2012.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL: LA PRESENCIA DE LOS ASPECTOS PRAGMÁTICO EN LAS CLASES. In: V jornada hispânica nacional e II internacional - Diáspora e Diálogos Interculturais, 2012, Natal. V Jornada Hispánica. Natal, 2012.

  • RODRIGUES, T. C. ; MOREIRA, V. A. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Los marcadores discursivos en los manuales didácticos. In: II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2012, Mossoró. Linguagem, sujeito e sociedade: Anais do II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 633-641.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Luque, Y. G. . Discurso y enseñanza: análisis del comentador pues bien en textos de alumnos brasileños. In: I Colóquio do Geppele, 2011, Fortaleza. Novos rumos na formação do professor de espanhol: Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE na escola.. Fortaleza: Universidade de fortaleza, 2011. v. 1. p. 111-120.

  • SILVA, A. M. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . ESTUDO DA COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN. In: IV Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola:, 2017, Apodi. Anais do IV Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola: cadernos de resumo. Mossoro: ediçoes uern, 2017.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Luque, Y. G. . ANÁLISE DE ERROS E INTERLÍNGUA: ESTUDO DO EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES EM TEXTOS DE ALUNOS BRASILEIROS. In: III Conlid - PRÁTICAS DISCURSIVAS, LINGUAGENS E ENSINO, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013. p. 87.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; Luque, Y. G. . PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS BRASILEIROS E ANÁLISE DE ERROS: USOS EQUIVOCADOS DOS ARTIGOS. In: III Conlid - PRÁTICAS DISCURSIVAS, LINGUAGENS E ENSINO, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições Uern, 2013. p. 90.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; BARBOSA, Paula Lyvia . O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE E PROPOSTA DE ATIVIDADES. In: I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem, 2013, Campina Grande. Formação de professores: estudos em linguagens, discurso e tradução. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2013. v. 1. p. 96-96.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; BARBOSA, Paula Lyvia . Propostas de atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira através de recursos audiovisuais. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013, Mossoró. Práticas discursivas, linguagens e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013.

  • CHAVES, Y. R. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . LÍNGUA E CULTURA: ANÁLISE DO COMPONENTE CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: IX Salão de Iniciação Científica da UERN - Semana ciencia, tecnologia e inovaçao da Uern, 2013, Mossoro. Anais do IX Salão de Iniciação Científica da UERN edição 2012/2013. Mossoro: Ediçoes Uern, 2013.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; CHAVES, Y. R. M. . ANÁLISIS DE LOS COMPONENTES CULTURALES EN LOS MANUALES DE ESPAÑOL. In: Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 30.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; FERNANDES, A. G. S. . ANÁLISE DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA: ORIENTAÇÃO DO MARCO COMUM EUROPEU. In: Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012.

  • Luque, Y. G. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . La enseñanza de español y las nuevas tecnologias. Actividades prácticas con el uso de hotpotates. In: I Colóquio do Geppele, 2011, Fortaleza. Novos rumos na formação do professor de espanhol: políticas linguísticas e ensino de e/le na escola. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011. p. 49.

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . A relevância do PIBID e do PIBIC - FALA para a formação do aluno de Letras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . A interlíngua e o ensino de línguas: diferentes olhares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ?COMPETENCIA PRAGMÁTICA: A BUEN ENTENDEDOR, POCAS PALABRAS BASTAN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. W. O. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Métodos e Abordagens: algumas reflexoes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA , R. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . IMPLICATURAS E INFERÊNCIAS CONVERSACIONAIS: UMA ANÁLISE DA VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS GRICEANAS DE CHARGES E TIRINHAS EM LÍNGUA ESPANHOLA,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA , R. M. . A INTERLÍNGUA PRAGMÁTICA: ESTUDO TEÓRICO SOBRE A COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA NO ENSINO DE IDIOMAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, R. R. G. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . As redes sociais no ensino de e/le: o uso do facebook como estratégia didática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, Michelania Vidal de ; SILVA JÚNIOR, P. A. . O ensino da língua espanhola no ensino fundamental: propostas de atividades com a abordagem através de tarefas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAIA, F. J. S. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . O ensino-aprendizagem da linguagem informal: o uso de filmes como recurso didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, A. C. N. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Reflexoes sobre o ensino da cultura nas aulas de espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONCEICAO, N. M. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Os recursos audiovisuais no ensino do espanhol como língua estrangeira: estudo teórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, P. L. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Recursos Audiovisuais nas aulas de espanhol: análise e proposta de atividades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, P. L. ; SILVA JÚNIOR, P. A. . Utilizaçao de filmes como recurso audiovisual nas aulas de espanhol como língua estrangeira: elaboraçao de atividades didáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE: DIFICULDADES DE ALUNOS BRASILEIROS NA ADQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . PRODUÇAO ESCRITA DE ALUNOS BRASILEIROS E ANÁLISE DE ERROS: usos equivocados dos artigos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . ANÁLISE DE ERROS E INTERLÍNGUA: estudo do emprego das preposições em textos de alunos brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Análisis de los componentes culturales en los manuales de español. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JÚNIOR, P. A. . Los Marcadores discursivos: análisis del conector consecutivo entonces en textos de alumnos brasileños. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA JÚNIOR, P. A. . Parecerista ad-hoc para processo de seleção de obras submetidas para publicação das Ediçoes UERN. 2013.

SILVA JÚNIOR, P. A. . Desafios da internacionalização de estudos na formação universitária. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, J. P. ; FREITAS, I. M. C. . I ENCONTRO PIBID E RESPED DE LETRAS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA JÚNIOR, P. A. . Día de la Hispanidad - Muchos países, varios pueblos, unidos por una misma lengua. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA JÚNIOR, P. A. . ORGANIZACIÓN CURRICULAR DE LOS CURSOS DE LETRAS ESPAÑOL. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA JÚNIOR, P. A. . Cinema e Sexualidade - Fraseoalogia homoerótica: análise do contexto almodovariano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA JÚNIOR, P. A. . Pragmática: teoria e prática em sala de aula.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA JÚNIOR, P. A. . Introducción a los estudios pragmáticos: Teoría y práctica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA JÚNIOR, P. A. ; LOPES, J. M. N. ; SILVA, A. M. M. . INTRODUCCIÓN A LOS ESTUDIOS DE LA PRAGMÁTICA DE LA LENGUA ESPAÑOLA: TEORÍA Y PRÁCTICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA JÚNIOR, P. A. . coordenou o GT4 ? Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol (Comunicação Oral e Pôster), no II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino ? SINALLE. 2016. (Coordenador de GT).

SILVA JÚNIOR, P. A. ; SILVA, A. M. M. ; SILVA, S. D. G. ; SILVA , R. M. . Introducción a la pragmática de la lengua española. 2016. (Minicurso).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    A Pragmática dos Atos de Fala em Ocho Apellidos Vascos: Análise dos Atos Diretivos e Compromissivos e sua relação com o contexto sociocultural, Descrição: A Pragmática, importante área da Linguística, é responsável pelo estudo do uso da linguagem em contexto. Esses estudos linguísticos são realizados por meio da interpretação de dados ligados à comunicação e a fatores extralinguísticos, considerando o uso linguístico do emissor conforme a quem se dirige, o ambiente e a conjuntura histórica nos quais a linguagem está inserida, além da compreensão da mensagem pelo receptor.Esta pesquisa se situa na área da Pragmática e tem como principal objetivo descrever como um ato de fala é capaz de transmitir a intenção dos interlocutores, de acordo com o contexto da comunicação, no filme Ocho Apellidos Vascos (2014, Espanha). A escolha desse filme espanhol se justifica pelo seu enredo dinâmico e pelas interações linguísticas diversificadas que refletem aspectos socioculturais e pragmáticos relevantes para o estudo dos atos de fala.A base teórica se sustenta nos pressupostos teóricos da Teoria dos Atos de Fala de Austin (1962, 1990) e na Teoria dos Atos Ilocucionários de Searle (1962, 2002). A pesquisa segue um percurso metodológico descritivo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em relação às categorias de análise, o trabalho adota os procedimentos propostos pela análise de conteúdo de Bardin (2011). O corpus da pesquisa é constituído por frames do filme selecionado, possibilitando a análise da linguagem verbal e da linguagem visual.Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a compreensão dos mecanismos pragmáticos envolvidos na comunicação interpessoal e para a identificação de padrões recorrentes de atos de fala no filme. Além disso, o estudo poderá fornecer subsídios para o ensino de língua espanhola, ao demonstrar como elementos contextuais influenciam a produção e interpretação das falas dos personagens.Dessa forma, o projeto pretende ampliar a compreensão sobre o uso da linguagem em situações comunicativas autênticas, proporcionando novas perspectivas para a análise pragmática e para a didática do ensino de línguas.Palavras-chave: Pragmática; Atos de fala; Ocho Apellidos Vascos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Annyelle Mikelle Alves Noronha - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Análise pragmático dos atos de fala diretivos e compromissivos no filme La casa de las flores, Descrição: A Pragmática, importante área da Linguística, é responsável pelo estudo do uso da linguagem em contexto.Esses estudos linguísticos são realizados por meio da interpretação de dados ligados à comunicação e afatores extralinguísticos, tendo em vista o uso linguístico do emissor conforme a quem se dirige, o ambientee a conjunção histórica nos quais a linguagem está inserida, além da compreensão da mensagem peloreceptor etc. Esta pesquisa se situa na área da Pragmática e tem como principal objetivo descrever como umato de fala é capaz de transmitir a intenção dos interlocutores, de acordo com o contexto da comunicação,no filme La casa de las Flores. A base teórica se sustenta nos pressupostos teóricos da Teoria dos atos defala de Austin (1962, 1990), a Teoria dos atos ilocucionários de Searle (1962, 2002). A pesquisa segue umpercurso metodológico descritivo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em relação àscategorias de análise, o trabalho adota os procedimentos propostos pela análise de conteúdo de Bardin(2011). O corpus da pesquisa é constituído por frames do filme referido, em função da análise da linguagemverbal e da linguagem visual. A análise aborda a relação entre os atos de fala e as intenções dos falantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador.

  • 2023 - 2024

    Os atos de fala: análise do filme hasta que nos volvamos a encontrar sob o olhar da gramática do design visual., Descrição: A presente pesquisa se situa na área da Pragmática e tem como principal objetivo realizar análise dos Atos de Fala no filme Hasta que nos volvamos a encontrar (comédia romântica peruana em co-produção com a Espanha, ano de 2022), sob a perspectiva da gramática do Design Visual (GDV), juntamente com os recursos multimodais que o corpus apresenta. A base teórica se sustenta nos pressupostos teóricos da Teoria dos atos de fala de Austin (1962, 1990), a Teoria dos atos ilocucionários de Searle (1962, 2002) e a Gramática do Design Visual (1996, 2006), de Kress e van Leeuwen. Pretende-se, com esta pesquisa, descrever como um ato de fala é capaz de transmitir (total ou parcialmente) a intenção dos interlocutores. A pesquisa segue um percurso metodológico descritivo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em relação às categorias de análise, o trabalho adota os procedimentos propostos pela análise de conteúdo de Bardin (2011). O corpus da pesquisa é constituído por frames do filme em função da análise da linguagem verbal e da linguagem visual. A análise aborda a relação entre os atos de fala, os recursos multimodais e as intenções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Pedro Adrião da Silva Júnior - Integrante / Rosana Rodrigues Ferreira - Integrante.

  • 2022 - 2023

    ANÁLISE DOS ATOS ILOCUCIONÁRIOS NA SÉRIE DE TV LA CASA DE LAS FLORES ATRAVÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, Descrição: Este trabalho se situa na área da Pragmática e tem como principal objetivo realizar análise dos atos ilocucionários na série La casa de las Flores, juntamente com os recursos multimodais que o corpus apresenta. A base teórica se sustenta nos pressupostos teóricos da Teoria dos atos de fala de Austin (1962, 1990), a Teoria dos atos ilocucionários de Searle (1962, 2002) e a Gramática do Design Visual (1996, 2006), de Kress e van Leeuwen. Pretende-se, com esta pesquisa, descrever como um ato de fala é capaz de transmitir (total ou parcialmente) a intenção dos interlocutores. A pesquisa segue um percurso metodológico descritivo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em relação às categorias de análise, o trabalho adota os procedimentos propostos pela análise de conteúdo de Bardin (2011). O corpus da pesquisa é constituído por frames da série referida em função da análise da linguagem verbal e da linguagem visual. A análise aborda a relação entre os atos de fala ilocucionários, os recursos multimodais e as intenções.Palavras-chave: Atos ilocucionários; Atos de fala; La casa de las flores; GDV; Pragmática;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / ROSANA RODRIGUES FERREIRA, - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Pragmática: análise dos atos de fala na animação Coco, Descrição: A pragmática se ocupa dos fatores que determinam o uso da língua na comunicação. O termo pragmáticase define desde o marco teórico de pesquisas sobre a teoria dos Atos de Fala de Austin (1962) e Searle(1969). De acordo com esta perspectiva, a comunicação verbal se entende como um exercício deintercâmbio social, uma atividade cooperativa entre o emissor e seus destinatários, dirigida à construçãode um discurso, no qual se articulam as próprias intenções e relação com os outros da interação verbal.Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo principal descrever como os atos defala, propostos por Searle (1969), transmitem (total ou parcialmente) a intenção dos interlocutores,representados pelos personagens Elena e Miguel, na animação Coco (2017). Propomos como objetivosespecíficos: selecionar as cenas dos personagens Elena e Miguel em que aparecem os atos de fala,classificar os atos de fala e, por último, descrevê-los. Para fundamentar teoricamente a pesquisa,realizaremos estudo teórico baseado nas obas de Barbosa (2013), Conde (2001), Costa (2011), Castim(2017), Ducrot (1987), Figueiredo (2006), Filho (2006), Fiorin (2003), Gutierres (2009), Gil (2002),Menegusso (2008), Palrilha (2009), Souza (2010), Silva (2005), Searle (1994), Unkrich (2018) e Yin(2001). A pesquisa segue um percurso metodológico descritivo, de cunho bibliográfico e de abordagemqualitativa. É importante mencionar a relevância dos estudos na área da pragmática para o ensino eaprendizagem de Língua Estrangeira (LE), pois acreditamos que por meio da pragmática será possívelcompreender melhor o dito e o subentendido presentes nos enunciados. Por tanto, compreender apragmática é entender melhor o funcionamento da nossa língua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / ROSANA RODRIGUES FERREIRA, - Integrante.

  • 2020 - 2021

    ANÁLISE E DESCRIÇÃO DOS ATOS DE FALA EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA ESPAÑOL EN MARCHA 1, Descrição: A pragmática se ocupa dos fatores que determinam o uso da língua na comunicação. O termo pragmáticase define desde o marco teórico de pesquisas sobre a teoria dos Atos de Fala de Austin (1962) e Searle(1969). De acordo com esta perspectiva, a comunicação verbal se entende como um exercício deintercâmbio social, uma atividade cooperativa entre o emissor e seus destinatários dirigida à construção deum discurso, no qual se articulam as próprias intenções e relação com os outros da interação verbal. Apresente pesquisa tem como objetivo principal analisar e descrever os Atos de Fala propostos por Searle(1969), em textos que introduzem as unidades do livro didático de língua espanhola Español en Marcha1. Este manual é utilizado no curso de graduação em Língua Espanhola da Uern, Campus Central. Quantoà metodologia, inicialmente, realizar-se-á uma catalogação dos atos de fala presentes no livro texto e,posteriormente, realizar-se-á um estudo quali-quantitativo e descritivo. Partimos da hipótese de que ocaráter sócio-histórico e cultural dos países hispânicos influencia na presença dos enunciados presentes aolongo dos textos presentes no livro texto analisado. Acreditamos, também, que este carácter influencia epredomina nas características de cada ato de fala. O estudo está dividido em duas partes: a) a primeiraconsiste na elaboraçao de um estudo teórico sobre pragmática, atos de fala e livro didático. b) a segundaparte está composta pela metodologia e pelo estudo prático sobre os os atos de fala, que consiste na: a)Catalogaçao dos atos de fala presentes no livro texto; b) Classificaçao os atos de fala; c) Descriçao dosatos de fala; e) Análise quantitativa dos atos de fala. Espera-se, com este estudo, colaborar com o ensino eaprendizagem da língua espanhola em contextos que se aproximam do falante nativo.Palavras-chave: Livro didático; Pragmática; Atos de fala.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Rafaela Dalila da Costa Pinto - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Análise do Ato de Fala Diretivo Em Textos Publicitários, Descrição: A pragmática trata de estabelecer, com precisão, quais fatores determinam sistematicamente o modo no qual funcionam nossos intercâmbios comunicativos (ESCANDEL VIDAL, 2004). Esta ciência se ocupa de estudar os elementos extralinguísticos para analisar o que está sendo dito. Essa é a principal diferença entre essa disciplina e a gramática: enquanto a primeira se preocupa em estudar o contexto de produção do enunciado, a segunda, leva em consideração somente o enunciado fora de contexto. A pragmática surge, de forma definitiva, com a formulação da teoria dos atos de fala, que vem à luz, pela primeira vez, por meio do livro de J. Austin How todo things with words?, 1962. Desde uma perspectiva teórica, os atos de fala constituem o âmbito específico e privilegiado das relações básicas: os atos de fala catalogam as intenções e analisam os meios linguísticos que se usam para expressá-las. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ato de fala diretivo presente em textos publicitários, alinhando à perspectiva da Gramática do Designer Visual (GDV). Para nossa fundamentação, utilizaremos os pressupostos teóricos sobre pragmática e atos de fala de Searle (1975), Austin (1962), Blum-Kulka (2000) e Casalmiglia Blancafort (2002). Quanto à Gramática do Desinger Visual, apoiamo-nos nas conjecturas de Kress e Van Leewen (2006). Nossa pesquisa caracterizase por ser de cunho descritiva, de natureza qualitativa-interpretativa. Utilizaremos como corpus 05 (cinco) peças publicitárias em língua espanhola, oriundas de blogs e do twitter. Palavras-chave: Pragmática; Ato de fala diretivo; Textos publicitários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Rafaela Dalila da Costa Pinto - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Análise Pragmática das Máximas de Grice no gênero charge: teoria e prática., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Monique Nunes Pereira de Menezes Silva - Integrante / Rafaela Dalila da Costa Pinto - Integrante.

  • 2017 - 2018

    A interlíngua pragmática: análise da competência pragmática de alunos brasileiros aprendizes de espanhol/Le em níveis iniciais. Parte II, Descrição: O estudo da interlíngua surge com as modificações que sofre a Análise de Erros em seus pressupostos teóricos e com a insatisfação por parte de alguns estudiosos por este modelo de análise. Devido a essas circunstâncias, surge, pois, a necessidade de um novo modelo de dados na área do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. O conceito de interlíngua aparece definitivamente nos estudos acerca da aquisição de segundas línguas (L2) e da língua materna desde Selinker (1969), até a atualidade. Este novo campo de pesquisa faz referência ao sistema não nativo do estudante de uma segunda língua ou língua estrangeira, em um momento concreto do processo de aquisição. Os pressupostos teóricos desse modelo de análise afirmam que este sistema constitui uma linguagem autônoma, resultado da tentativa de elaboração de enunciados significativos em uma língua que não é a própria (SANTOS GARGALLO, 1993, 125). Por outro lado, a pragmática, componente básico que se reconhece dentro da competência comunicativa (HYMES, 1971), trata de estabelecer com precisão que fatores determinam sistematicamente o modo em que funcionam nossos intercâmbios comunicativos (ESCANDELL VIDAL, 2004). Austin (1962) analisa por primeira vez os usos da linguagem cotidiana e fixa as bases para a teoria dos atos da fala e, posteriormente, com a apresentação da teoria de Grice (1975) se consolida o estudo da pragmática. Em nossa pesquisa, pretendemos analisar quais as dificuldades que possuem os alunos brasileiros, mais especificamente da Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ao usar a língua espanhola em contextos reais, competência pragmática, por meio da elaboração de um teste de nível proposto por Bachman e Palmer (1996). As informações obtidas poderão ser úteis aos docentes na elaboração das aulas e inclusive na composição de material didático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Jeanderson Marcos Nunes Lopes - Integrante.

  • 2016 - 2017

    A interlíngua pragmática: análise da competência pragmática de alunos brasileiros aprendizes de espanhol/Le em níveis iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / NOME: Jeanderson Marcos Nunes Lopes - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2016 - 2017

    Propostas de atividades para a expressão escrita no Ensino Médio. (Pibic ? EM), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Compreensão Auditiva: proposta de atividades. (Pibic - EM), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Ana Raquel Araújo Arruda - Integrante / Leticia Régia Avelino Araújo​ - Integrante / Wanda Maria da Silva​ - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Língua espanhola e inclusão: elaboração de jogos em língua espanhola para alunos(s) especiais. Pibic - EM, Descrição: Elaboração de jogos em língua espanhola para alunos/as com necessidades especiais. O projeto tem como objetivos:  Estudar artigos científicos relacionados ao tema a ser trabalhado;  Confeccionar jogos em espanhol;  Aplicar jogos em sala de aula como recurso para a aprendizagem;  Elaborar as regras dos jogos;  Doar os jogos para sala do Atendimento Educacional Especializado ? AEE;  Observar o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais ao utilizar os jogos;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Wanda Silva - Integrante / Willismara Balbino Gama da Silva - Integrante / Jessica Medeiros Carlos Dantas - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Jornal escolar: a expressão escrita nas aulas de língua espanhola. Pibic - EM, Descrição: Esta pesquisa é uma parceria entre o Pibic-Em e o pibid. Inicialmente, promovemos um debate a respeito do jornal a fim de levantar o conhecimento de mundo do aluno sobre questões como: o alcance do jornal, os objetivos desse suporte discursivo, os gêneros e as tipologias que o compõe e o interesse do aluno pela leitura. Em seguida apresentamos os elementos que caracterizam a capa de um jornal e seu interior (as sessões e os cadernos). Como atividade de sala de aula pedimos que os alunos fizessem uma apreciação do jornal em língua materna, o Gazeta do Oeste, e outros em língua espanhola, como El Clarin, El tiempo Argentino, El país e outros. O objetivo desta atividade foi que os alunos identificassem algumas diferenças culturais existentes entre o Brasil e alguns países hispânicos, levando em consideração o meio em que vivem, a partir do jornal Gazeta do Oeste, e refletindo sobre outras culturas, com base nos jornais apresentados na língua estrangeira. Nesta atividade também solicitamos que os alunos destacassem as estruturas trabalhadas no início da aula. Etapa 2 ? 2º bimestre: Apresentamos aos alunos, divididos em grupos, textos em língua espanhola para que identificassem, a partir dos seus conhecimentos prévios, o gênero dominante em cada, os seus objetivos, o assunto abordado e o autor, caso este aparecesse. Pedimos ainda que eles escrevessem estas inferências em uma cartolina para que ao final da atividade compartilhassem as informações recolhidas aos demais grupos. De acordo com a apresentação de cada grupo explanamos, utilizando o recurso multimídia, as características de cada um dos gêneros, sem esquecer de abordar as hipóteses levantadas nas inferências trabalhas pelos alunos na atividade anterior. Estes conhecimentos foram relevantes para a etapa final deste projeto que é a confecção do jornal escolar. Etapa 3 ? 3º bimestre: Realizamos uma tempestade de ideias sobre os temas/inquietações recorrentes entre os alunos em relação a nossa escola. Em seguida os alunos se dividiram em grupos para a escolha de um tema, gerado na tempestade, e um gênero que despertasse seu interesse para a elaboração de um texto em língua espanhola. A temática e o gênero foram de livre escolha do grupo tornando o processo da escrita mais prazeroso. No início desta atividade, apresentamos a proposta do jornal escolar e esclarecemos quais eram os critérios para seleção dos textos a serem publicados. Todo o processo de elaboração dos textos se deu sob orientação do professor responsável pela disciplina e os bolsistas do PIBID/Espanhol. Etapa 4 ? 4º bimestre: Foi feita a seleção e divulgação dos melhores textos produzidos pelos alunos. A seleção foi organizada com base nos seguintes critérios: uso da língua padrão, clareza das ideias expostas, a associação da linguagem não verbal e verbal, a coerência entre o gênero textual e a tipologia que foi escrito e os aspectos gramaticais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Josirranny Priscilla da Silva - Integrante / Lorena Gabriely da Silva Pereira - Integrante / Letícia Cristiane Silva Lima - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Utilização de Filmes Como Recurso Audiovisual Nas Aulas de Espanhol Como Língua: elaboraçao de material didático - Parte II, Descrição: A utilização dos recursos audiovisuais proporciona ao docente de língua estrangeira estratégias eficazes para apresentar aos alunos a língua, a cultura e os costumes dos falantes nativos da segunda língua. Também proporciona aos discentes a aprendizagem das estruturas da língua estrangeira de forma motivadora e dinâmica. O suporte que é representado pelo filme abre um leque de oportunidades para o professor elaborar atividades que abarquem as quatro habilidades linguísticas. Nesta pesquisa, propomos apresentar nossa pesquisa, cujo foco principal é a elaboraçao de atividades a partir do visionado de filmes. Elaboramos um amplo estudo teórico sobre os recursos audiovisuais e sua importância para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira e a relevância que possui o filme como ferramenta facilitadora do processo enisno-aprendizagem. Posteriormente, elaboramos algumas propostas de atividades de pré-visualização, durante a visualização e pós-visualização. Tentamos explorar vários aspectos da língua, como a gramática, os aspectos pragmáticos, culturais, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / SUSANITA DELFINO DE MORAIS - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Utilização de Filmes Como Recurso Audiovisual Nas Aulas de Espanhol Como Língua: elaboração de atividades didáticas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Nayara Maranthya da Conceição - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Análise dos componentes culturais nos manuais de espanhol, Descrição: Procuraremos, nesta pesquisa, analisar no manual Español en marcha, material utilizado na habilitação em Língua Espanhola do Campus Central, como a cultura se apresenta neste manual, já que temos observado que geralmente, nos manuais de espanhol, a cultura é concedida de forma estereotipada, generalizando as características culturais de um grupo social, de um individuo, concedendo-lhe apenas aspectos externos e taxativos. Acreditamos, pois, que o ensino dos componentes culturais deve contemplar os distintos contextos sociais vividos cotidianamente pelos falantes e que caracterizam esses como parte primordial no ensino de uma língua estrangeira, em que a cultural já não pode ser abordada em classes de línguas apenas como um adicional secundário. Por tanto, para se estabelecer uma aprendizagem eficiente, temos que expor os alunos a situações reais de comunicação, abordando os aspectos gramaticais e culturais de forma concomitante. Percebemos ainda que, através da cultura, o professor pode instigar a curiosidade do aprendiz, motivando-o e incentivando-o à aprendizagem de uma língua estrangeira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador / Yanáskara Roberta de Medeiros Chaves - Integrante.

  • 2011 - 2012

    ?Análise dos marcadores discursivos nos manuais de espanhol adotados na habilitação em língua espanhola da FALA/UERN?, Descrição: O presente projeto de pesquisa propôs a analisar a presença dos marcadores discursivos nos manuais que dispõem os alunos e professores na Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Os marcadores do discurso são unidades lingüísticas invariáveis. Sua função é marcar a relação que se estabelece entre os segmentos textuais (ZORRAQUINO e PORTOLÉS, 1999). Além do mais, nã exercem função sintática algum, constituem enlaces supraoracionais que facilitam a coesão e coerência textual. Esses conectores lingüísticos são tratados dentro do território da pragmática, disciplina introduzida por C. Morris (1938), que se preocupa com aspectos do significado dos enunciados que não podem ser explicados mediante referência direta às condições veritativas das orações enunciadas (GAZDAR, 1979). Esta disciplina leva em consideração s fatores extralingüísticos que determinam o uso da linguagem (ESCANDELL, 1996). Pretende-se, com este projeto, aprofundar e discutir as teorias pragmáticas, nas quais se fundamentam este estudo, fazendo percurso pelos estudos elaborados por Anscombre e Ducrot (1983), mentores da Teoria da Argumentação e os pressupostos teóricos de Sperber e Wilson (1986), fundadores da Teoria da Relevância. No âmbito hispânico, a partir das teorias semântico-pragmáticas de Zorraquino e Portolés (1998; 1999), procura-se definir e constituir a base conceitual das unidades discursivas em questão, levando-se em consideração o inventário estabelecido por esses estudiosos; analisar-se-á o uso dos marcadores discursivos no manual En marcha (Viúdez et al., 2005), utilizado na habilitação em língua espanhola da FALA/UERN. Pretende-se, nessa fase, observar quais os grupos de marcadores os autores dos manuais mencionam nas unidades didáticas e a partir de que perspectiva os introduzem. Pertence ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC/UERN), com vigência compreendida entre 1º de agosto de 2011 e 31 de julho de 2012 (12 meses), cujo projeto foi aprovado no edital nº 001/2011-DP/PROPEG/UERN e com carga horária fixada pelas normas da Resolução nº 30/2009-CONSEPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Adriao da Silva Júnior - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras. , BR 110, KM 48, Rua Prof. Antônio Campos, Costa e Silva, 59610-090 - Mossoro, RN - Brasil, Telefone: (84) 33152214

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2018

    Ensino, Programa Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras Orientadas I e II, Seminário Temático (introdução à interlíngua pragmática: teoria e prática)

  • 03/2018

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia I - Letras C. Central, 4º per. Not.

  • 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras e Artes - FALA.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras Língua Espanhola..

  • 01/2014

    Direção e administração, Instituto de Letras e Artes.,Cargo ou função, Coordenador do PIBID/UERN de Letras - Espanhol no Campus Mossoró.

  • 06/2017 - 11/2017

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia II - Letras C. Central, 5º per. Not.

  • 07/2017 - 10/2017

    Ensino, Programa Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras Orientadas I, Pragmática

  • 02/2017 - 05/2017

    Ensino, Programa Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens em ensino de Segundas Línguas (Componente Curricular compartilhado), Leituras Orientadas I

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia I - Letras C. Central, 4º per. Not, Fund. da Língua Espanhola (L. Inglesa) - Letras C. Central, 8º per. Not, Tradução I (Optativa) - NAESA

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia I - Letras C. Central, 4º per. Not, Fund. da Língua Espanhola (L. Inglesa) - Letras C. Central, 8º per. Not, Metodologia II - NAESA

  • 03/2015 - 12/2015

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia II - Letras C. Central, 4º per. Not, Prod. e análise de materiais didáticos em L. Espanhola - Letras - Especialização, Metodologia I - NAESA

  • 04/2014 - 08/2014

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia I - Espanhol - Letras- C. central. 4º Noturno, Metodologia II (Optativa I) Espanhol - Letras- C. central. 5º vesp., Metodologia II Espanhol - NAESA

  • 07/2013 - 08/2013

    Ensino, Língua espanhola, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estagio Curricular Supevisionado II (PARFOR)

  • 02/2013 - 03/2013

    Ensino, Língua espanhola, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisonado I (PARFOR)