André Luís de Oliveira Mendonça

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Professor-Adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Por uma nova abordagem da interface ciência/sociedade: a tarefa da filosofia da ciência no contexto dos science studies
Antonio Augusto Passos Videira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Filosofia

2002 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Progresso Científico Segundo Thomas Khun: Especialização e Incomensurabilidade,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Profº Drº Antonio Augusto Passos Videira

Graduação em Filosofia

1995 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; MATTOS, A. ; BARRETO, G. P. ; GONCALVES, L. A. P. . As Conferências de Foucault no IMS - O IMS, a Saúde Coletiva e o Brasil 40 Anos Depois. 2014. (Outro).

PINHEIRO, R. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA ; Brandão, Elaine Reis ; MAKSUD, I. ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. ; MENDONCA, M. H. ; SILVA, M. B. B. E. . VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Jornada de Bioética.Pós-verdade é só mais um cinismo de branco. 2019. (Outra).

I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense.Patologização Patológica: a busca doentia por saúde. 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense.Mal-estar ou Estado Terminal da Civilização. 2018. (Simpósio).

XVII Semana de Filosofia: História, Hermenêutica e as Imagens de Ciência.Compreender o mundo para transformá-lo: reconciliação dialética entre hermenêutica e materialismo histórico. 2018. (Outra).

I Colóquio Bildung: A Ciência como Vocação.A Ciência Convoca Ação: "Invasões Bárbaras" da 'Jaula de Aço'. 2017. (Outra).

Encontro Questões de Filosofia Contemporânea.Filosofia de Problemas e Problemas de Filosofia: Da Filosofia Aplicada à Filosofia Pura. E de Volta.. 2016. (Encontro).

XVI Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde.Populações Vulneráveis e Políticas Específicas: avanços, fragilidades e desafios para a integralidade do cuidado à mulher. 2016. (Seminário).

Colóquio Internacional sobre Reforma Sanitária e Institucionalização do Sistema Único de Saúde.Seminário Avançado de Políticas de Saúde. 2015. (Outra).

Simpósio Fronteiras na Literatura e na Epistemologia.Science Studies como ponte entre marxismo e hermenêutica. 2015. (Simpósio).

VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. A Grande Transformação da Ciência e da Vida: As Origens da Nossa Época sem Vínculos. 2015. (Congresso).

X Seminário de Pesquisa do IMS/UERJ "Recordar, narrar, agir: Encontros entre sujeitos e coletivos em formamação.Formação, produção de textos e representações sociais. 2015. (Seminário).

XV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúdedi.O Ensaio como (Re)Forma: É Saudável a Saúde Coletiva se Alimentar só de Artigos?. 2015. (Seminário).

XV Seminário Nacional do Projeto Integralidade e I Congresso Saúde Coletiva da Amazônia.Por uma Nova (Velha) Epistemologia Ético-Política: Compreensões-Transformadoras da Saúde Coletiva. 2015. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Circuncisão Masculina e Prevenção/Transmissão de HIV: Interseção entre Valores Epistemológicos e Fatores Axiológicos. 2011. (Congresso).

III Simpósio Internacional Representación en la ciencia y en el arte.A Ciência como representação dos não-humanos: Bruno LAtour-Iconoclasta ou Iconófilo?. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Filosofia da Ciência.Os Science Studies declaram paz à ciência: a legitimação do projeto de legitimação. 2006. (Simpósio).

V Encontro da AFHIC.Além da assimetria: as relações entre história da ciência, sociologia da ciência e filosofia da ciência. 2006. (Encontro).

III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Thomas Kuhn e o conceito de paradigma. 2002. (Encontro).

X Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia.O conceito de progresso científico em Thomas Kuhn. 2002. (Encontro).

8 Seminário Nacional da História da Ciência e da Tecnologia.Kuhn e o conceito de paradigma: uma nova imagem da ciência. 2001. (Seminário).

I Simpósio Brasileiro de Filosofia da Natureza. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patrícia Hermida Cerqueira Fernandes de Oliveira

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; RIOS, C. M. M.; LIMA, R. C.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA. O Impacto Social do Diagnóstico: a medicalização como campo reivindicativo por direitos e formação de identidades no Transtorno do Espectro Autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Paula Coimbra de Paiva

Mattos, Ruben Araujo; SILVA, M. B. B. E.; MELO, E. A.; LIMA, R. C.;MENDONÇA, A. L. O.. Práticas possíveis de equipes de saúde para abordar violência autoprovocada entre adolescentes e jovens em um território de alta vulnerabilidade social. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Barcelos Nogueira Soares

REIS, V. M. S.; MALDONADO, R.; MIGUEL, L. R.;MENDONÇA, A. L. O.. Ensino e Legislação Educacional Brasileira sob a Égide dos Estudos de Ciência,Tecnologia e Sociedade (CTS): uma visão interdisciplinar. 2020. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Jairly Guimarães Simplicio

SCHRAMM, F. R.;MENDONÇA, A. L. O.; BATISTA, R. S.. A África do Sul de Mandela: Bioética, Biopolítica e Biopoder: Considerações sobre o Exercício da Representação Social e Política - Relação entre Representantes e Representados. 2020. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Clarice Cardoso Fernandes

SOUZA, K. R.; SANTOS, G. B.;MENDONÇA, A. L. O.; PINA, J. A.. A greve que durou dois anos: perspectivas sobre crise, trabalho e saúde na UERJ segundo o comando de greve docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lucas Manoel da Silva Cabral

PINA, J. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; Mattos, Ruben Araujo. O Sindicalismo Brasileiro e o Sistema Único de Saúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Vinicius Marques Ignácio

MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; SANTOS, M. F. L.; SANTOS, A. O.. A Trajetória (Descontinuada) do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde Mental: Caminhos para o Enfrentamento do Racismo no Campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira?. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Nishida

GUIMARAES, M. C. S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA. A Pesquisa Tecnocientífica e o SUS: a tradução de agendas de pesquisa em laboratórios biomédicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Clarice Cardoso Fernandes

PINA, J. A.;MENDONÇA, ANDRÉ; SOUZA, K. R.; SANTOS, G. B.. Crise, trabalho e saúde na greve dos docentes de uma universidade pública em 2016: a perspectiva sindical. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ítalo Wigand Auatt

REIS, V. M. S.;MENDONÇA, A. L. O.; SOUSA, C. E. B.; MIGUEL, L. R.; CAMPISTA, V.. Psicanálise e Ciência: sobre a visão de ciência de Sigmund Freud. 2019. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Luana Nunes da Silva

DE OLIVEIRA MENDONÇA, ANDRÉ LUIZ; SENNA, M. C. M.; Mattos, Ruben Araujo. Programa Mais Médicos: Embates Políticos entre Entidades Médicas e o Estado. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Walter Brito Gaspar

RODRIGUES, P. H. A.; PINTO, J. P. M.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA. Licenciamento e Acesso a Medicamentos no Contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Cleydson Assis Coelho

RODRIGUES, P. H. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; MACHADO, C. V.; TEIXEIRA, L. A. S.. O Processo de Mercantilização das Cesarianas no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Rodrigues

Brandão, Elaine Reis; PEPE, V. L. E.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA. Medicalização e Benzodiazepínicos: O Olhar do Usuário Crônico às Margens da Saúde Coletiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Institute of Mechatronics and Information Systems University of Lodz.

Aluno: Rachel Ferreira Klem de Mattos Morgades

REIS, V. M. S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; MIGUEL, L. R.; PALMA, M. A. M.. A Universidade Empreendedora no Novo Modo de Produção da Ciência Contemporânea: Um Estudo de Caso da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. 2016. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Carlos Puig

VIDEIRA, A. A. P.MENDONÇA, A. L. O.; FRAGOZO, F. A.. James Clerk Maxwell e a Unidade do Mundo: Analogias e Metáforas no Pensamento Científico. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Lucia de Batista Borges

AGUIAR, A. C.;MENDONÇA, A. L. O.; RODRIGUES, P. H. A.. Atendimento de Urgências em Unidades de Saúde da Família de Salvador: limites e possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Pedro Sanchez Soares

PINHEIRO, R.; HONORATO, C. E.; ASSY, B. A.;MENDONÇA, A. L. O.. Pronto Acolhimento ou Acolhimento Pronto? Responsabilidade e Julgamento como nexos axiológicos que sustentam as práticas do trabalho em equipe na estratégia de saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Lacerda Santos

RODRIGUES, P. H. A.; PAIVA, C. H. A.;MENDONÇA, A. L. O.. Política, Saúde da Família e Acesso a Serviços de Média e Alta Complexidade. 2013.

Aluno: Ana Paula Ferreira da Rocha

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; BONFATTI, R. J.; TEIXEIRA, L. R.. O trabalho em situação limite: o labor e a saúde dos médicos de uma UTI neonatal. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Ferreira da Rocha

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; BONFATTI, R. J.; TEIXEIRA, L. R.. O trabalho em situação limite: o labor e a saúde dos médicos de uma UTI neonatal. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sarah Rachel de Souza Kitchenman

Brandão, Elaine Reis; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.. "Quando eu descobri, tive um baque" - Os Desafios da Prevenção da Transmissão Vertical do HIV. 2012 - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Cristiane da Costa Thiago

Carrara, Sérgio Luis;MENDONÇA, A. L. O.; Rohden, Fabíola. Hormônios, Masculinidade e Velhice: um estudo de sites de laboratórios farmacêuticos e associações médico-científicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ingrid Piassá Malheiros Lavinas

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; PINHEIRO, R.;MENDONÇA, A. L. O.. A dinâmica da demanda por serviços de saúde no município de Piraí, RJ, do ponto de vista da medicalização. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Beatriz Carreiro dos Santos

PINHEIRO, R.;MENDONÇA, A. L. O.; Silva Jr., Aluisio. As percepções dos agentes comunitários de saúde sobre o processo de trabalho no SUS de Piraí. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Artur Guilherme Alves Pinto e Canazza

PINHEIRO, R.; Silva Jr., Aluisio;MENDONÇA, A. L. O.. Demanda e Oferta na Unidade de Pronto Atendimento no SUS de Volta Redonda: o caso do território do Santo Agostinho. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Christiane Ayumi Kuwae

CARVALHO, M. C. V. S.; PRADO, S. D.; SANTOS, L. A. S.; MELLO, M. A. S.;MENDONÇA, A. L. O.. Concepções de alimentação saudável de idosos que frequentam a Universidade da Terceira Idade. 2012. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Fátima Ribeiro Rodrigues

ARANHA, L. A. R.; ATHAYDE, M. M. S.; FRANCA, T.;MENDONÇA, ANDRÉ; OLIVEIRA, F. S. G.. A tensão essencial entre normatização e sua efetivação nas práticas de saúde: a vigilância sanitária em consultórios odontológicos de Manaus. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Azevedo Machado

AGUIAR, O. A.;MENDONÇA, ANDRÉ; PINHEIRO, R.; ASSY, B. A.; SCHRAIBER, L. B.. Educação e liberdade na promoção da saúde escolar. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Ferreira Corrêa

Chediak, C. A.; PESSOA JUNIOR, O. F.; VOLCHAN, E.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; Gleizer, Marcos. A Neurociência Afetiva de Jaak Panksepp: uma investigação sobre a gênese emocional da consciência. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Maria dos Santos Rodrigues

BARBOSA, R. H. S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; BONFATTI, R. J.; PINA, J. A.; SOUZA, K. R.. Trabalho e Saúde Docente em Universidade Pública: ambientes de trabalho, itinerário docente e diálogos sobre saúde. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Catalina Kiss

BERMUDEZ, J. A. Z.; CORREA, M. C. D. V.; RODRIGUES, P. H. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; CHAVES, G. C.. Os desafios do Estado brasileiro para garantia do acesso de medicamentos: um estudo sobre os encontros e desencontros das políticas sanitária e industrial. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Fils Puig

NOBRE, B.; Chediak, C. A.;VIDEIRA, A. A. P.; FRAGOZO, F. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA. O uso de critérios estéticos na escolha de teorias científicas. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata da Silva Fontes Monteiro

Silva Jr., Aluisio; BATISTA, R. S.; GEOVANI, F. C. M.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; REGO, S.. Diretiva Antecipada de Vontade: uso de narrativas para possibilitar o exercício da autonomia do paciente. 2018. Tese (Doutorado em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Marques Villardi Miranda

TERTO JUNIOR, V. S.; RIOS, A. R.; CORREA, M. C. D. V.; GUIMARAES, E. R. B.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA. Da Saúde Internacional à Saúde Global: Trajetórias históricas e geográficas do conceito de medicamentos essenciais. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Maranha Paes de Carvalho

Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; CASTRO, I. R. R.; SANTOS, C. R. B.; BAPTISTA, T. W. F.. Processo de Construção do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014: Consensos e Conflitos. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Heráclio Duarte Tavares

VIDEIRA, A. A. P.; HEIZER, A. L.; ROSA, L. P.; MELLO NETO, J. T.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA. Estilo de pensamento em física nuclear e de partículas no Brasil: César Lattes entre raios cósmicos e aceleradores (1934-1975). 2017. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogério Tolfo

VIDEIRA, A. A. P.; REIS, R. R.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; FRAGOZO, F. A.; MELO, R. F.. Fenomenologia Hermenêutica das Ciências Naturais: ser-na-verdade e finitude. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Carvalho da Silva

VIDEIRA, A. A. P.; MACHADO, C. A.; ARAUJO, R. P. C.; FRAGOZO, F. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA. Qual é o valor da ciência? -- Metafísica e axiologia na Big Science e na Tecnociência. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Bertoche Guimarães

BRITTO, M. B. L.; TERNES, J.; FREIRE JUNIOR, O.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; PORTOCARRERO, V. M.. A Dialética da Realidade: Gênese e Desenvolvimento do Surracionalismo de Bachelard. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Aluno: Laíse Navarro Jardim

Parker, Richard;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; Camargo, Kenneth Rochel Jr.; CARDENEAS, C. M. M.; TERTO JUNIOR, V. S.. Profilaxia Pós-Exposição: Entre Acordos, Desacordos, Protocolos e (Pre)Conceitos. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Juliana Mezzomo Flores

VIDEIRA, A. A. P.MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA; REIS, R. R.; LOPEZ, F. L.; FRAGOZO, F. A.. O que significa aproximar ciência da vida? Considerações críticas ao projeto heideggeriano de filosofia como ciência da origem. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Luciano Vieira

PINHEIRO, R.; CARDOSO, J. M.; OLIVEIRA, V. C.; VIRMOND, M. C. L.;MENDONÇA, A. L. O.. Do Controle ao ParticipATIVO: engajamento público e informação como caminhos para um novo civismo. 2015. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Maria auler Matheus Peres

PINHEIRO, R.; MULLER NETO, J. S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; ASENSI, F. D.; GUIZARDI, F. L.. Estado, Burocracia e Gerência: uma análise sobre o agir gerencial no cotidiano dos serviços de saúde no SUS. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Regina Viana

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; BAIAO, M. R.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; CORDEIRO, A. A.; KRAEMER, F. B.. A racionalidade nutricional como coparticipe do processo de medicalização da sociedade. 2015. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Pinheiro da Silveira

ASSY, B. A.; PINHEIRO, R.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA; SCHRAIBER, L. B.; Silva Jr., Aluisio. Itinerários Formativos do Internato Rural na Amazônia: Experiências nas Fronteiras de Mundo, Saberes e Práticas e Responsabilidade. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Alcides dos Santos

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; ARAUJO, G. R. B.; MARINHO, S. O.; SILVA, M. B. B. E.;MENDONÇA, A. L. O.. Estilos de Pensamento na Assistência Médica aos Pacientes Oncológicos na Rede Pública de Saúde do Município do Rio de Janeiro. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Teixeira Rabello

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; GUEDES, C. R.; Matta, Gustavo; SILVA, M. B. B. E.;MENDONÇA, A. L. O.. Ações em Saúde Mental na Atenção Básica em Saúde: manobras de conhecimento e negociação de sentidos. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Silva Araújo

VIDEIRA, A. A. P.; MINHOT, L. O.; MIGUEL, L. R.; REIS, V. M. S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA. A Conciliação entre Realismo e Relativismo à Luz dos Pensamentos Filosóficos de Paul Feyerabend e Richard Rorty. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Rogério Miguel

VIDEIRA, A. A. P.; Chediak, C. A.;MENDONÇA, A. L. O.; FRAGOZO, F. A.; Volchan, S. B.. "Pensamento Científico, Integridade de Caráter e Coletividade: uma leitura sobre a ética da crença de William Kingdon Clifford". 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juan Andrés Queijo Olano

VIDEIRA, A. A. P.; MIGUEL, L. R.; TAVARES, H. D.;MENDONÇA, A. L. O.. Ciência de Baixo Tom: o surgimento da física nas universidades da América Latina. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Correa

LIMA, R. C.; RODRIGUES, P. H. A.; GESSER, M.; MENDES, A. N.;MENDONÇA, A. L. O.. O mito da inclusão social: a preparação social de indivíduos aptos ao trabalho e a gênese da deficiência na sociedade burguesa. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luiz da Silva

CARDENENAS, C. M. M.; CARVALHO, J. J.; BARBOSA, M. I. S.; OLIVEIRA, R. G.;MENDONÇA, A. L. O.. Contra colonização Quilombola, Afrocentricidade e o paradgma biomédico: A questão étnico racial nos programas de extensão de cobertura assistencial no SUS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane da Conceição Lourenço

OLIVEIRA, F. S. G.;MENDONÇA, A. L. O.; SANTOS, V. O.; CUNHA, G. N.. Sistemas de Informação: um modelo mais eficiente para o atendimento do enfermeiro na radioterapia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flavia de Assis Souza

SANTOS, M. C. R.; LOWENKRON, L.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; OLIVEIRA, R. G.. Maiorias silenciadas, mas não silenciosas: construindo narrativas sobre maternidade a partir de experiência das mulheres-mães. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Dorneles Ferreira da Costa

MENDONÇA, A. L. O.; CORREA, M. C. D. V.; CHAVES, G. C.; BERMUDEZ, J. A. Z.. Para Além da Aparência: A ideologia por trás da dependência brasileira imposta pelas patentes no contexto dos medicamentos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Pimentel Barreto

MENDONÇA, A. L. O.; Mattos, Ruben Araujo; OLIVEIRA, R. G.; DONINI, A.. Bio-Necropolítica: investigações interseccionais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aisllan Diego de Assis

VASCONCELOS, E. M.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; RODRIGUES, P. H. A.; SILVA, M. B. B. E.. Louca América: Ao Sul da Saúde Mental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata da Silva Fontes Monteiro

Silva Jr., Aluisio;MENDONÇA, A. L. O.; BATISTA, R. S.. Diretiva Antecipada de Vontade: Instrumento para Garantir a Autonomia?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Carvalho da Silva

VIDEIRA, A. A. P.; KROPF, S.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; FRAGOZO, F. A.. Qual é o valor da ciência? Ciência para que, como e para quem? Em busca de alternativas aos modelos hegemônicos de produção do conhecimento. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Cristina de Miranda Gonçalves

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; AZIZE, R. L.; Matta, Gustavo;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA. A Produção e Circulação do Discurso sobre Zika entre Gestantes Urbanas e Ribeirinhas de Manaus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Fátima Ribeiro Rodrigues

MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; SANTOS, R. T.; Silva Jr., Aluisio; Camargo, Kenneth Rochel Jr.. A Tensão Essencial entre a Normatização e sua Efetivação nas Práticas de Saúde: A Vigilância Sanitária em Consultórios Odontológicos de Manaus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Catalina Kiss

RODRIGUES, P. H. A.; KORNIS, G. E. M.; BAPTISTA, T. W. F.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; BERMUDEZ, J. A. Z.. Os Desafios do Estado Brasileiro para Garantia do Acesso de Medicamentos: Um Estudo sobre os Encontros e Desencontros das Politicas Sanitária e Industrial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Bertoche Guimarães

BRITTO, M. B. L.; TERNES, J.; FREIRE JUNIOR, O.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA. O desenvolvimento do conceito de realidade na epistemologia de Bachelard. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria auler Matheus Peres

PINHEIRO, R.; MULLER NETO, J. S.; Silva Jr., Aluisio;MENDONÇA, A. L. O.. Gerência dos Serviços de Saúde no SUS: uma análise sobre o agir gerencial no cotidiano dos serviços de saúde. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laíse Navarro Jardim

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; Parker, Richard; TERTO JUNIOR, V. S.;MENDONÇA, A. L. O.. Profilaxia Pós-Exposição Sexual: entre acordos e desacordos, protocolos e (pre) conceitos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Mezzomo Flores

VIDEIRA, A. A. P.; FRAGOZO, F. A.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; REIS, R. R.. O que significa aproximar ciência da vida? Considerações críticas ao projeto heideggeriano de filosofia como ciência da origem. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Regina Viana

Camargo, Kenneth Rochel Jr.;MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; BAIAO, M. R.. Racionalidade Nutricional como Copartícipe do Processo de Medicalização da Sociedade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Silva Araújo

VIDEIRA, A. A. P.; Gleizer, Marcos;MENDONÇA, A. L. O.; FRAGOZO, F. A.. A conciliação entre realismo e relativismo à luz dos pensamentos filosóficos de Paul Feyerabend e Richard Rorty. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Teixeira Rabello

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.; Matta, Gustavo. Saúde mental na atenção básica: um olhar sobre as práticas possíveis na estratégia da saúde da família. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Alcides dos Santos

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; SILVA, M. B. B. E.;MENDONÇA, A. L. O.; ARAUJO, G. R. B.. Da Oncologia aos Cuidados Paliativos: estilos de pensamento conflitantes ou complementares. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alfredo de Oliveira Neto

Camargo, Kenneth Rochel Jr.;MENDONÇA, A. L. O.; FAVORETO, C. A. O.; PEREIRA NETO, A. F.. Internet e HIV/AIDS: O Poder da Informação e da Desinformação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Machado da Silva

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.; Parker, Richard. As questões relacionadas à sexualidade e o HIV/AIDS na agenda da organização para a cooperação e desenvolvimento. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sarah Rachel de Souza Kitchenman

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.. Fatores Implicados na Prevenção da Transmissão Vertical da AIDS: na versão da mãe. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Zocal da Silva

SILVA, M. B. B. E.;MENDONÇA, A. L. O.; OLIVEIRA, R. G.. Corpo e(m) prática: narrativas localizadas de uma trabalhadora da APS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamires Monteiro de Medeiros

SANTOS, R. T.; OLIVEIRA, R. B.; OLIVEIRA, R. G.;MENDONÇA, A. L. O.. O Discurso-Prática do Nós e dos Outros na Saúde Coletiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Xavier da Silva

SANTOS, R. T.; NUNES, N. R. A.;MENDONÇA, A. L. O.. Escrevivênciss sobre juventudes de periferia: por que estudantes de pré-vestibular social não chegam ao Instituto de Medicina Social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jairly Guimarães Simplicio

MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; BATISTA, R. S.; SCHRAMM, F. R.. Biopolítica e Biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representante (s) e representado (s). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcos Vinicius Marques Ignácio

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; Mattos, Ruben Araujo; LOWENKRON, L.. Caminhos para o enfrentamento do racismo no campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira? O processo do fugaz grupo de trabalho racismo e saúde mental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila da Silva Monteiro

SILVA, M. B. B. E.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.. O ambulatório de saúde mental inserido na rede de atenção psicossocial: Desafios e reflexões sobre as práticas no serviço. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerson Da Costa Filho

RABELLO, E. T.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA. Inclinação Crítica: Apontamentos de uma Reflexão Aplicada à Prática Clínica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter Britto Gaspar

MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; CORREA, M. C. D. V.; PINTO, J. P. M.. Licenciamento de Tecnologias de Saúde Desenvolvidas em Instituições Públicas de Pesquisa Brasileiras: Análise de Casos à Luz do Acesso a Medicamentos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Nunes da Silva

MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; Mattos, Ruben Araujo; SENNA, M. C. M.. Programa Mais Médicos: Embates Políticos entre Entidades Médicas e o Estado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Deschamps Silveira

SILVA, M. B. B. E.; ASENSI, F. D.; HEILBORN, M. L.; ASSIS, S. G.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; PINHEIRO, R.. Itinerários de Jovens Gestantes em Conflito com a Lei: Uma Análise sobre as Demandas e Oferta de Cuidado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ).

Aluno: Paulo Henrique Almeida Rodrigues

RODRIGUES, P. H. A.;MENDONÇA, A. L. O.; MACHADO, C. V.. O Mercado das Cesarianas no Setor Privado de Saúde Brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Rodrigues

Camargo, Kenneth Rochel Jr.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; RABELLO, E. T.. Medicalização e Benzodiazepínicos: o olhar do usuário crônico às margens da saúde mental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Kleve Berg

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; SILVA, M. B. B. E.;MENDONÇA, A. L. O.. Para que serve uma enfermaria clínica? Um estudo sobre a relação da clínica com as especialidades no âmbito hospitalar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Lucia Batista Borges

AGUIAR, A. C.; RODRIGUES, P. H. A.;MENDONÇA, A. L. O.. Atendimento a Urgências em Unidades de Saúde da Família de Salvador: limites e possibilidades. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Juliana Brandão Pinto de Castro

CARVALHO, M. C. V. S.;MENDONÇA, A. L. O.; SABINO, C.. Décalage: a configuração de um espaço entre o discurso e prática na Educação Física e na Nutrição. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Lacerda Santos

RODRIGUES, P. H. A.; PAIVA, C. H. A.;MENDONÇA, A. L. O.. A Integração da Saúde da Família à Rede do Sistema Único de Saúde em Município de Pequeno Porte: o exemplo de Rio do Prado. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de Souza

PRADO, S. D.; CARVALHO, M. C. V. S.;MENDONÇA, A. L. O.. Perfil de Egressos dos Programas de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudiane Monsores de Sá Cavalcante

CARVALHO, M. C. V. S.;MENDONÇA, A. L. O.; SABINO, C.. Alimentação Saudável no Imaginário de Homens Idosos em um Programa de Saúde. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonara Leite Vital

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; Mattos, Ruben Araujo;MENDONÇA, A. L. O.. Planejamento e gestão em saúde no Brasil: uma análise do contexto pós-reforma sanitária e seus marcos históricos. 2012.

Aluno: Tatiana Assunção Miranda

Camargo, Kenneth Rochel Jr.; RUSSO, J. A.;MENDONÇA, A. L. O.. Discurso e Prática de Gestante sobre Tecnologia na Atenção Obstétrica. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane da Costa Thiago

RUSSO, J. A.; Carrara, Sérgio Luis;MENDONÇA, A. L. O.. Deficiência Hormonal Masculina Relacionada ao Envelhecimento: um estudo sobre medicalização da masculinidade e do envelhecimento. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maíra Andrade Scavazza

OLIVEIRA, R. G.;MENDONÇA, A. L. O.; AMARANTE, P.. A legitimidade da doença:perfazendo corpos e populações. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Publica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Del Castilho Silva Couto

MELO, E. A.;MENDONÇA, A. L. O.; OLIVEIRA, R. G.. Política e Gestão da Atenção Básica: caminhos e experiências sobre a política na formação em gestão. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude Publica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Denilson José da Silva

MENDONÇA, A. L. O.. O estilo de pensamento científico nacional: possíveis coletivos de pensamento econômico nas pesquisas biológicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathan Ramos Vieira

VIDEIRA, A. A. P.MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA; COSTA, R. S.. A participação de Nicolau de Cusa no processo de infinitização do universo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Carli Philot

VIDEIRA, A. A. P.; Marques, E. R.;MENDONÇA, A. L. O.. "A 'Axiomática' Euclidiana, sua Reformulação Moderna e a Análise de Poincaré sobre sua Natureza". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Claudino Lantiman

VIDEIRA, A. A. P.; Chediak, C. A.;MENDONÇA, A. L. O.. "A Trajetória Intelectual de Thomas Kuhn: Uma perspectiva sobre sua contribuição para a filosofia e a história da ciência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RANGEL, V. M.; MIN, L. S.; SILVA, J. B. G.;MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA; NASCIMENTO, M. C.. Medicina Tradicional Chinesa. 2016. Universidade Federal Fluminense.

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA; RODRIGUES, P. H. A.; PINHEIRO, R.. Banca de Processo Seletivo para o Doutorado. 2015. Instituto de Medicina Social (UERJ).

PINHEIRO, R.; FRANCA, T.;MENDONÇA, A. L. O.. Banca Examinadora na Seleção para o Mestrado Acadêmico. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Bernardo Leite Araujo

ARAUJO, Luiz Bernardo Leite; BARBOSA, Ricardo José Corrêa; PORTOCARRERO, Vera Maria; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Por uma nova abordagem da interface ciência/sociedade: a tarefa da Filosofia da Ciência no contexto dos Science Studies. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Augusto Passos Videira

VIDEIRA, A. A. P.FRAGOZO, F.; PORTOCARRERO, V. M.;FREIRE JR, O.; MINHOT, L.. Por uma Nova Abordagem da Interface Ciência/Sociedade: A Tarefa da Filosofia da Ciência no Contexto dos Science Studies. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Augusto Passos Videira

VIDEIRA, A. A. P.BARBOSA, Ricardo; ARAÚJO, Luís Bernardo Leite; PORTOCARRERO, V. M.. Por uma nova abordagem da interface Ciência/Sociedade: A tarefa da filosofia da ciência no contexto dos science studies. 2007 - Programa de Pós Graduação Em Filosofia.

Fernando Antonio Soares Fragozo

VIDEIRA, Antonio Augusto PassosFRAGOZO, F. A. S.; FREIRE JR., O.; MINHOT, L.; PORTOCARRERO, V. M.. Por uma Nova Abordagem da Interface Ciência/Sociedade: A Tarefa da Filosofia da Ciência no Contexto dos Science Studies. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Maria Portocarrero

PORTOCARRERO, Vera; VIDEIRA, Antônio Augusto Passos; Minho, Leticia. Por uma nova abordagem da interface ciência/sociedade: a tarefa da filosofia da ciência no contexto dos science studies. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Maria Portocarrero

PORTOCARRERO, Vera; VIDEIRA, Antônio Augusto Passos; ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite; BARBOSA, Ricardo. Por uma nova abordagem da interface Ciência/Sociedade: a tarefa da Filosofia da Ciência no contexto dos Science Studies.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Ziller Camenietzki

CAMENIETZKI, C. Z.. O progresso da ciência segundo Thomas Kuhn: especialização e incomensurabilidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcos André Gleizer

MENDONÇA, A. L. DE O.;GLEIZER, M. A.; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos; CHARBEL. O conceito de paradigma em Thomas Kuhn. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. O progresso da ciência segundo Thomas Kuhn: especialização e incomensurabilidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

VIDEIRA, Antonio Augusto Passos; ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite; PORTOCARRERO, V. M.;BARBOSA, R. J. C.. Por uma nova abordagem da interface ciência/sociedade: a tarefa da filosofia da ciência no contexto dos science studies. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sophia Rosa Benedito

Os movimentos negros construtores do SUS: por uma Amefricanização da Reforma Sanitária Brasileira; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Nilceia Nascimento de Figueiredo

Toponímia de um corpo - Na trama fascial, a pandemia COVID-19 A mulher e suas múltiplas; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

João Pedro Santos da Silva

Conunicação de Retalhos: o diálogo como instrumento democrático na costura participativa dos usuários com o SUS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Elaine Maia da Silva Beruthe Lourenço

Memórias sobre o Cuidado como um Direito em Disputa: encontros e desencontros na efetivação dos direitos das mulheres grávidas; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Camille Correia Santos

O Racismo e Sexismo enquanto produções sócio históricas de colonização nos currículos das graduações em saúde; Início: 2021; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thamires Monteiro de Medeiros

Subalternidades e produção do não ser na colonialidade: pensando a Saúde Coletiva; Início: 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gerson Da Costa Filho

?Médico concierge?: mudanças da prática médica sob o gerenciamento de saúde populacional no setor suplementar; Início: 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Bianca Moraes Assucena

O Encontro entre Profissional de Saúde e a Mulher que Suspeita Gestar: Transformação de vidas e sujeitos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Cassiana Rodrigues Alves Silva

Maternidade à Luz da Decolonialidade; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Joyce de Andrade das Flores

Necessidades de saúde na atenção primária no município do Rio de Janeiro: Política de metas ou práticas de cuidado em saúde?; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

FRANCY WEBSTER DE ANDRADE PEREIRA

Política Nacional da Saúde Integral da População Negra no Brasil (PNSIPN) sob o prisma da cosmologia Afrodiaspórica: vozes e corpos negros do Samba de Roda, do Jongo e do Tambor de Crioula; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luca Provenzano

Espaço e coletivo na ontologia de Bruno Latour; Início: 2019; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Nilceia Nascimento de Figueiredo

Toponímia de um corpo - Na trama fascial, a pandemia COVID-19 A mulher e suas múltiplas; 2022; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Bibiana Machado Nunes

Seguindo os fios que tecem as redes com Eugênio Vilaça Mendes e Luiz Carlos de Oliveira Cecilio; 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Beatriz Zocal da Silva

Meu corpo-campo de trabalhadora na APS: uma experiência feminista; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Thamires Monteiro de Medeiros

Saúde Coletiva e o Estado racializado brasileiro: produzindo interlocuções necessárias; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Mariana Xavier da Silva

Escrevivências de Racismo na saúde e na educação: aprendizado transgressor e trabalho transformador; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Gerson Da Costa Filho

"Ensaio Clínico Randomizado": Reflexões assistemáticas sobre a prática médica; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Pedro Henrique Gomes Cavalcante

Por uma ?nova aliança? entre ciência e espiritualidade: as terapias de regressão no contexto das MACs; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Isabel Cristina de Almeida Prado

A dança dos opostos: Tai Chi e reconciliações no SUS Rio; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Gabriela Pimentel Barreto

Seguindo a RAAS CAPS afora (e adentro): observação da atuação de um documento no cotidiano de um serviço; 2016; Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Administração em Saúde) - Instituto de Medicina Social (UERJ), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

LEANDRO ALBERTO PINTO DOS SANTOS

Concepções de Família Subjacentes à Reforma Psiquiátrica Brasileira: Percorrendo o labirinto do protagonismo dos familiares; 2016; Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Administração em Saúde) - Instituto de Medicina Social (UERJ),; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Camila Claudino Lantiman

A interação entre ciência e valores segundo Hugh Lacey: estratégias, controvérsias e a garantia do bem-estar de todos; 2015; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Leandro Augusto Pires Gonçalves

Medicina e Enfermagem ? saberes e práticas incomensuráveis? Uma abordagem à luz da hermenêutica e dos science studies; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

André Luiz da Silva

Contracolonização quilombola, afrocentricidade e o paradigma biomédico: A questão étnico-racial nos programas de extensão de cobertura assistencial no SUS; 2021; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Leandro Timotheo Muniz

O conhecer pessoal de Michael Polanyi como fundamento de uma ideia mais ampla da Ciência; 2021; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Gabriela Pimentel Barreto

Planejamento na Encruzilhada: uma pós-graduação em Saúde Coletiva a partir de um relato de si; 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Flavia de Assis Souza

Memórias, histórias e Escrevivências: a mãe em primeira pessoa; ,; 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Maria de Fátima Ribeiro Rodrigues

A tensão essencial entre a normatização e sua efetivação na prática de saúde: a vigilância sanitária em consultórios odontológicos de Manaus; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Roberta Dorneles Ferreira da Costa Silva

Da Ideologia da Inovação à "Inovação" da Ideologia: descolonizando o sistema que impõe as patentes de medicamento; 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Leandro Augusto Pires Gonçalves

Sobre a História Viva do Instituto de Medicina Social; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Alden dos Santos Neves

A farmacologização social no campo da alimentação e nutrição: o protagonismo das indústria de alimentação e farmacêutica; 2016; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Angela Machado da Silva

Quando a Economia "Engloba" a Saúde: O Lugar da Sexualidade e HIV/AIDS na Agenda da OCDE; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Vinicius Carvalho da Silva

2019; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; André Luís de Oliveira Mendonça;

Amanda Paula Bernardes

PNH na APS: Estratégias de implantação e fortalecimento da diretriz ?Participação Social?; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social (UERJ); Orientador: André Luís de Oliveira Mendonça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Augusto Passos Videira

Por Uma Nova Abordagem da Interface Ciência/Sociedade: A Tarefa da Filosofia da Ciência no Contexto dos Science Studies; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Augusto Passos Videira;

Kenneth Rochel de Camargo Junior

2013; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Kenneth Rochel de Camargo Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PROVENZANO, L. ; FRAGOZO, F. A. ; MENDONÇA, ANDRÉ . Um mundo sem devastação é possível: repensar a floresta como conceito, metáfora e espaço compartilhado. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.48121 , v. 1, p. 6-17, 2021.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . A Re-Volta dos Vagalumes. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 30, p. 1-9, 2020.

  • SOUZA, F. A. ; MEDEIROS, T. ; MENDONÇA, A. L. O. . ?Eu não posso respirar?: asfixiados pelo coronavírus e pelo Estado racializado. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 30, p. e300316-e300316, 2020.

  • SOUZA, K. R. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . A ATUALIDADE DA ?PEDAGOGIA DO OPRIMIDO? NOS SEUS 50 ANOS: A PEDAGOGIA DA REVOLUÇÃO DE PAULO FREIRE. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 17, p. 1-12, 2019.

  • GONÇALVES, LEANDRO AUGUSTO PIRES ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; CAMARGO JÚNIOR, KENNETH ROCHEL DE . A interação entre médicos e enfermeiras em um contexto hospitalar. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 683-692, 2019.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . Dieta anticolonialista à base das nossas raízes: miúdos metafísicos europeus e enlatados pragmáticos americanos fazem mal à saúde. ESPECIARIA (UESC) , v. 19, p. 6-27, 2019.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA ; GONCALVES, L. A. P. . ?Sobre o conceito da História? na saúde coletiva. Saúde em Debate , v. 43, p. 203-2018, 2019.

  • SOUZA, KATIA REIS DE ; FERNANDEZ, VERÔNICA SILVA ; TEIXEIRA, LILIANE REIS ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS ; RODRIGUES, ANDREA MARIA DOS SANTOS ; MOURA, MARISA ; SIMÕES-BARBOSA, REGINA HELENA ; BARROS, WALCYR DE OLIVEIRA ; ALMEIDA, MARIZA GOMES DE . Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-11, 2018.

  • MENDONÇA, ANDRÉ . Teses sobre Resistências ao Fascismo. Em Construção , v. 1, p. 146-155, 2018.

  • MENDONÇA, ANDRÉ ; VIDEIRA, A. A. P. . REINSTITUINDO AS INSTITUIÇÕES: O RETORNO DA FILOSOFIA NATURAL EM TEMPOS DE PÓS-MODERNIDADE ACADÊMICA. REPRESENTACIONES (CÓRDOBA) , v. XIV, p. 09-37, 2018.

  • VIANA, M. R. ; NEVES, A. S. ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. ; PRADO, S. D. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . A racionalidade nutricional e sua influência na medicalização da comida no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 22, p. 447-456, 2017.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . Manifesto da Filosofia Pau-Brasil: da Filosofia na Ágora à Filosofia de Agora. E de Volta para o 'Futuro Passado'. Revista Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciências , v. 1, p. 106-122, 2017.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA ; SOUZA, K. R. . A (Re)Volta da Dialética: Diálogo, Autocrítica e Transformação no Pensamento de Leandro Konder. Lua Nova (Impresso) , v. 101, p. 89-108, 2017.

  • SOUZA, KATIA REIS ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA ; RODRIGUES, ANDREA MARIA SANTOS ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; TEIXEIRA, LILIANE REIS ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES ; MOURA, MARISA . A nova organização do trabalho na universidade pública: consequências coletivas da precarização na saúde dos docentes. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3667-3676, 2017.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Resposta à pergunta: o que é enegrecimento?. Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência , v. 1, p. 299-307, 2017.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . Tributo à Éris: A Dialética Como a Luta Essencial da Condição Humana. InterVozes , v. 1, p. 87-91, 2016.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; CAMARGO JR, KENNETH ROCHEL DE . Os acertos de Descartes: implicações para a ciência, biomedicina e saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. 1-9, 2016.

  • DE CAMARGO, KENNETH ROCHEL ; DE OLIVEIRA MENDONÇA, ANDRÉ LUIZ ; PERREY, CHRISTOPHE ; Giami, Alain . Making the circumcision controversy controversial: Going meta and taking aim at the messenger(s): Reply to Wamai et al.. Global Public Health , v. 10, p. 1-5, 2015.

  • Giami, Alain ; PERREY, CHRISTOPHE ; DE OLIVEIRA MENDONÇA, ANDRÉ LUIZ ; DE CAMARGO, KENNETH ROCHEL . Hybrid forum or network? The social and political construction of an international -technical consultation?: Male circumcision and HIV prevention. Global Public Health , v. 10, p. 1-18, 2015.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . O SUS ainda pulsa (firme e forte): quando a vanguarda vem da 'periferia'. Physis. Revista de Saúde Coletiva (UERJ. Impresso) , v. 25, p. 321-331, 2015.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . O cuidado com a saúde na era da ciência e da técnica: o que é a saúde, afinal?. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 21, p. 783-788, 2014.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA . O encontro entre a tarefa reflexiva filosófica e o trabalho empírico sociológico: fraqueza e força do Programa Forte. Ensaios Filosóficos , v. 9, p. 113-127, 2014.

  • NEVES, A. S. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . ALTERAÇÕES NA IDENTIDADE SOCIAL DO OBESO: DO ESTIGMA AO FAT PRIDE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 9, p. 619-631, 2014.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Dos Valores de Medida aos Valores como Medida: uma avaliação axiológica da avaliação acadêmica. Ensaios Filosóficos , v. X, p. 111-133, 2014.

  • ARBEX, ANA PAULA SANTOS ; SOUZA, KATIA REIS ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA . Trabalho docente, readaptaÃÃo e saÃde: a experiência dos professores de uma universidade pÃblica. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 263-284, 2013.

  • DE CAMARGO, KENNETH ROCHEL ; DE OLIVEIRA MENDONÇA, ANDRÉ LUIZ ; PERREY, CHRISTOPHE ; Giami, Alain . Male circumcision and HIV: A controversy study on facts and values. Global Public Health , v. 8, p. 1-15, 2013.

  • SOUZA, KATIA REIS ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA . Saúde do Trabalhador e Educação: Reflexões a Partir do Modelo Operário de Conhecimento. Trabalho Necessário , v. 17, p. 1-32, 2013.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA . Das Grandes Narrativas Filosóficas às Micro-Análises Historiográficas: A Filosofia Epistêmica e Politicamente Engajada de Joseph Rouse. Revista Brasileira de História da Ciência , v. 6, p. 196-208, 2013.

  • PERRY, C. ; Giami, Alain ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. ; MENDONÇA, A. L. O. . De la recherche scientifique à la recommandation de santé publique: la circoncision masculine dans le champ de la prévention du HIV. Sciences Sociales et Sante , v. 30, p. 5-38, 2012.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. . Complexo Médico-Industrial/Financeiro: os lados apistemológico e axiológico da balança. Physis (UERJ. Impresso) , v. 22, p. 215-238, 2012.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . O legado de Thomas Kuhn após cinquenta anos. Scientiae Studia (USP) , v. 10, p. 535-560, 2012.

  • MENDONÇA, A. L. O. . A Epistemologia Social de Steve Fuller: Superando a 'Anemia Política' dos Science Studies?. Revista Portuguesa de Filosofia , v. 68, p. 127-146, 2012.

  • VIDEIRA, A. A. P. ; MENDONÇA, A. L. O. . Contextualizing the Contexts of Discovery and Justification: How to do Science Studies in Brazil. Boston Studies in the Philosophy of Science , v. 290, p. 233-243, 2011.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. . O Complexo Médico-Industrial no Contexto da Comoditização da Ciência: Relativizando o Relativismo. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade , v. 2, p. 7-31, 2011.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; Araújo, Priscila ; VIDEIRA, A. A. P. . Primazia da democracia e autonomia da ciência: O pensamento de Feyerabend no contexto dos science studies. Filosofia Unisinos , v. 11, p. 44-61, 2010.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . A Representação como um Processo Coletivo Tortuoso e Custoso: uma avaliação crítica da neomodernidade de Latour. Representaciones (Córdoba) , v. VI, p. 75-91, 2010.

  • MENDONÇA, A. L. O. . O Saudável Encontro entre Fatos e Valores: Renovando a Saúde Coletiva. Reformando a Saúde Pública. Physis (UERJ. Impresso) , v. 19, p. 906-918, 2009.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . Representation to Presentation - The Old Asymmetry in Galison. Representaciones (Córdoba) , v. IV, p. 49-66, 2008.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . Progresso científico e incomensurabilidade em Thomas Kuhn. Scientiae Studia (USP) , v. 5, p. 167-83, 2007.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Ian Hacking: arauto da paz em tempos de guerras da ciências?. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4713 Revista Brasileira de História da Ciência) , v. 3, p. 101-102, 2005.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . Instituindo os science studies. Episteme (Porto Alegre) , v. 19, p. 149-158, 2004.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . A Revolução de Kuhn. Ciência Hoje, v. 32, n.189, p. 77-79, 2002.

  • SOUZA, K. R. ; RODRIGUES, A. M. S. ; SANTOS, M. B. M. ; BARBOSA, R. H. S. ; FELIX, E. G. ; GOMES, L. ; RIBEIRO, M. G. L. ; MENDONÇA, ANDRÉ . Abordagens Participativas em Saúde do Trabalhador: oficinas, cadernetas e comunidade ampliada de pesquisa com docentes de universidade pública. Saber Operário, Construção de Conhecimento e a Luta dos Trabalhadores pela Saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2021, v. 1, p. 89-113.

  • MENDONÇA, ANDRÉ . Carta a um/a jovem cientista - e, assim, a ciência criou o negacionismo à sua imagem e semelhança. Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Ciência. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. II, p. 165-184.

  • SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; BARBOSA, R. H. S. ; SANTOS, G. B. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . O Modelo Operário Italiano e Gramsci: a pedagogia da luta dos trabalhadores. Ambiente de Trabalho: a Luta dos Trabalhadores pela Saúde. 2ed.São Paulo: Hucitec, 2020, v. 8, p. 263-276.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . Reinstating Institutions: The Return of Natural Philosophy in Times of Academic Postmodernity. In: Ana Paula Bispo da Silva & Breno Arsioli Moura. (Org.). OBJETIVOS HUMANÍSTICOS, CONTEÚDOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2019, v. , p. 357-380.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . O Ensaio como Re-Forma: Manifesto Anti-Paperialista. In: Roseni Pinheiro; Tatiana Engel Gerhardt; Felipe Dutra Asensi. (Org.). VULNERABILIDADES E RESISTÊNCIAS NA INTEGRALIDADE DO CUIDADO: PLURALIDADES MULTICÊNTRICAS DE AÇÕES, PENSAMENTOS E A (RE)FORMA DO CONHECIMENTO. 1ed.Rio de Janeiro: CEPESC Editora, 2017, v. 991, p. 39-64.

  • NEVES, A. S. ; VIANA, M. R. ; Camargo, Kenneth Rochel Jr. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA ; PRADO, S. D. . A Nutrição na Busca pela Supernormalidade: da medicalização da comida à farmacologização social da nutrição. In: Shirley Donizete Prado; Fabiana Bom Kraemer; Cristiane Marques Seixas; Ricardo Ferreira Freitas. (Org.). Alimentação e Consumo de Tecnologias. 1ed.Rio de Janeiro: Editora CRV, 2016, v. 4, p. 17-32.

  • Araújo, Priscila ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; VIDEIRA, A. A. P. . Pluralismo e Solidariedade: objetividade segundo Feyerabend e Rorty. In: Osvaldo Pessoa Jr; Luiz Henrique de Araújo Dutra. (Org.). Racionalidade e Objetividade Científicas. 1ed.Florianopólis: UFSC/NEL, 2013, v. 12, p. 193-215.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; VIDEIRA, A. A. P. . A Assimetria entre Fatos e Valores: A Herança de Kuhn nos Science Studies. In: Mauro Lúcio Leitão Condé; Marcelo do Amaral Penna-Forte. (Org.). Thomas Kuhn: A Estrutura das Revoluções Científicas [50 Anos]. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. , p. 187-210.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Filosofia da ciência e science studies: a guerra pela paz. In: Antonio Augusto Passos Videira. (Org.). Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Ciência. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012, v. , p. 165-184.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Ian Hacking - uma ponte entre a tradição e a pós-modernidade. In: Ian Hacking. (Org.). Representar e Intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, v. , p. 7-38.

  • VIDEIRA, A. A. P. ; MENDONÇA, A. L. O. ; VIEIRA, C. L. . Galison, história da ciência e cultura material. In: Leticia Minhot; Andrea Torrano. (Org.). Culturas Científicas y Tecnológicas: Dimensiones y Realidades. Córdoba: Editorial Brujas, 2009, v. , p. 77-105.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . A queda do muro entre ciências e humanidades. Ciência Hoje, p. 74 - 75.

  • MENDONÇA, A. L. O. ; VIDEIRA, A. A. P. . Em que contexto se aplicam os science studies?. In: V Simposio Internacional Representación en la Ciencia y en el Arte, 2011, Córdoba. Representación en Ciencia y en Arte. Córdoba: Editorial Borjas, 2011. v. III. p. 41-50.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Complexo Médico-Industrial/Financeiro: Superando Assimetrias?. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Direito à Saúde, 2009.

  • MENDONÇA, A. L. O. . A Ciência como Representação dos Não-humanos: Bruno Latour - Iconoclasta ou Iconófilo. In: III Simposio Internacional de Representación en Ciencia y Arte, 2007, Córdoba. Sirca 07, 2007. p. 23-24.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Além da assimetria: as relações entre história da ciência, sociologia da ciência e filosofia da ciência. In: V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2006, Santa Catarina. Caderno de Resumos, 2006.

  • MENDONÇA, A. L. O. . A legitimação do Projeto de Legitimação: os science studies declaram paz às ciências. In: I Simpósio Internacional de Filosofia da Natureza, 2006, Angra dos Reis. Caderno de Resumos, 2006.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Thomas Kuhn e o Conceito de Paradigma. In: III Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos, 2002.

  • MENDONÇA, A. L. O. . A idéia de progresso científico em Thomas Kuhn. In: X Encontro Nacional de Filosofia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos, 2002.

  • MENDONÇA, A. L. O. . Kuhn e a Nova Filosofia da Ciência: Uma nova imagem da ciência. In: 8 Seminário Nacional de História e Filosofia da Ciência, 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2001.

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA . A invasão mercadológica da ciência: um diagnóstico sobre a saúde em risco do setor farmacêutico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Da Formação do Homem pela Ciência à Produção de Bens para o Mercado: Transformações na Ideia de Universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Formação, Produtividade e Adoecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Marcos na Demarcação da Ciência: Uma Abordagem Histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Missão da Universidade ou Submissão à Universidade: 'Carta de Intenções' de um Jovem Professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . A Batalha por Ideias e Valores: Compromisso Ético-Políticos x Interesses Econômicos na Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Interface entre Ciência e Sociedade: da filosofia moderna aos estudos culturais pós-modernos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . O Pratogonismo da Indústria Farmacêutica na Medicalização e Farmacologização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . O Novo Paradigma d'A Estrutura das Revoluções Científicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, A. L. O. . Da Utopia de Mudar o Mundo à Ação Utópica de Transformar o Local: Comentários ao Eco-Humanismo e aos Observatórios de Sustentabilidade de Josep Antequera. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDONÇA, A. L. O. ; REIS, V. M. S. . Thomas Kuhn. The WileyBlackwell Encyclopedia of Social Theory, 2017 (Verbete de Enciclopédia).

  • MIGUEL, L. R. ; VIDEIRA, A. A. P. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Pluralismo metodológico, incomensurabilidade e o status científico do conhecimento tradicional, 2012. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PITTHAN, R. G. V. ; PEREIRA, C. ; SILVA, M. D. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Violência e Saúde: Cuidado e (In)Segurança em Territórios Deflagrados. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRAVO, M. I. ; PINA, J. A. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Democracia, Trabalho e Saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Da Filosofia da História à História da Filosofia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARICONDA, P. R. ; VIDEIRA, A. A. P. ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA . Editorial. 2012. (Editoração/Periódico).

MENDONÇA, A. L. O. . A Construção do Conhecimento: a ciência e outros saberes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENDONÇA, A. L. O. . Tendências Contemporâneas em Filosofia da Ciência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDONÇA, A. L. O. . Metodologia da Pesquisa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Detox, um sistema folk na internet, Descrição: Diversas narrativas sobre 'toxinas' e processos variados de removêlas do organismo circulam na Internet, em especial nas chamadas 'redes sociais', numa relação tensa e contraditória com a ciência biomédica. Nossa hipótese é de que estas narrativas constituem um estilo de pensamento próprio, com seu próprio coletivo de pensamento, experts e epistemologia. Este projeto visa estudar tais narrativas a partir da teoria das representações sociais, coletando e analisando materiais postados na internet, que serão posteriormente submetidos à discussão em grupos focais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís de Oliveira Mendonça - Integrante / Kenneth Rochel de Camargo Jr. - Coordenador / Elaine Teixeira Rabello - Integrante / Girlene Alves da Silva - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Olhares sobre a nova organização do trabalho docente universitário: desenvolvimento de tecnologias de pesquisa e intervenção em saúde, Descrição: A globalização transformou de modo substancial o trabalho do docente das instituições de educação superior, notadamente aqueles que exercem suas atividades nas Universidades Federais. Como desdobramento desta nova forma de trabalhar que impõe a competição, o individualismo e o produtivismo, entre outras características próprias do capitalismo ocorrem repercussões na saúde dos trabalhadores, especialmente na esfera psicoafetiva e da saúde mental. O professor, como um dos principais protagonistas da instituição, vem sendo penalizado com esse modelo de universidade conectado com a lógica do mercado. Neste estudo, temos como principal objetivo: desenvolver tecnologias pedagógicas de produção de conhecimento e de intervenção sobre a saúde e o trabalho, com ênfase em métodos participativos de pesquisa, contribuindo para a transformação das condições do trabalho docente nas Instituições Federais de Ensino Superior. Da perspectiva do método empreendido, serão realizadas duas etapas, uma de caráter quantitativo, com a realização de um inquérito epidemiológico, e outra de caráter qualitativo, com a efetivação de oficinas em saúde e trabalho, sob o enfoque das investigações participativas e, ainda, a criação de um instrumento de vigilância denominado cadernetas individuais de saúde e trabalho . O campo da saúde do trabalhador nos proporciona um referencial teórico-conceitual diverso e integrador, além de ferramentas metodológicas que possibilitam práticas para lidar com a relação saúde-trabalho, buscando soluções e apoio nos movimentos sociais para garantir produção de conhecimento e intervenção. Uma das premissas teóricas centrais, neste estudo, é a de que as organizações e os movimentos históricos relacionados aos trabalhadores, como os sindicatos, são parceiros e sujeitos no processo de mudança para se promover saúde no trabalho. Convém destacar, nessa linhagem teórico-metodológica, a influência das ideias do Movimento Operário Italiano (MOI), segundo as quais os trabalhadores desempenham um papel central na luta pela saúde no ambiente laboral, a partir de propostas coletivas e participativas, intervindo nas relações de trabalho e de saúde.. Quanto a vertente pedagógica adotada baseia-se no método dialógico da educação popular (FREIRE, 1977) e nos princípios dos estudos participativos (BRANDÃO; STRECK, 2006) que contribuem com a desnaturalização de adoecimentos, sofrimentos e mortes em decorrência da atividade laboral. A luta pela saúde é um movimento, antes de tudo, de resistência diferenciada, dinamizador da participação dos "trabalhadores de base", opondo-se ao cenário de fragilização das organizações de trabalhadores diante da crise no contexto neoliberal. A organização sindical nacional dos docentes universitários (ANDES-SN), será parceira no desenvolvimento deste projeto , é possível observar por meio de fontes documentais que o tema da saúde e das condições de trabalho tem ocupado um espaço cada vez mais central nas preocupações e debates da categoria. No entanto, constata-se que é ainda predominante o tom da saúde ocupacional, sendo necessário um conjunto de ações pautadas no campo da saúde do trabalhador e abordagens teóricas complementares para a efetivação de mudanças. Convém ressaltar que não localizamos estudos que abordem processos de intervenção integrados, entre instituições de pesquisa e organizações de trabalhadores, sobre as condições laborais dos professores das IFES, o que confere um caráter original a este Projeto. Espera-se ao fim produzir tecnologias participativas de registros individuais e coletivos para a vigilância e promoção da saúde nos locais de trabalho, implantar Comissões locais de saúde e trabalho e, ainda, a realização de Inquérito epidemiológico com docentes universitários com alcance em todo o Estado do Rio de Janeiro. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís de Oliveira Mendonça - Integrante / Liliane Reis Teixeira - Integrante / SOUZA, KATIA REIS - Coordenador / Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Eliana Napoleão Cozendey da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2014

    A Medicalização Social no Contexto do Complexo Médico-Industrial: a expansão do uso da fluoxetina., Descrição: O objetivo precípuo da pesquisa consistiu em abordar a suposta relação de influência do complexo médico-industrial em relação ao processo de medicalização. Tradicionalmente, os profissionais da área da saúde ? sobretudo os médicos ? foram vistos como sendo um dos principais, para não dizer os únicos, atores do chamado processo de medicalização. Trabalhos mais recentes na área da saúde coletiva procuram, em contrapartida, chamar a atenção para a influência de outros fatores, dentre os quais vem ganhando cada vez mais destaque o complexo médico-industrial, que, por sua vez, recorre amiúde ao discurso científico pretensamente neutro de modo a legitimar suas práticas e seus produtos, tendo como cenário de atuação o contexto de comoditização da ciência. Com a consecução desta pesquisa, pretendeu-se investigar a temática atinente a essa relação entre complexo médico-industrial e medicalização social, tendo como horizonte norteador a assunção ? inspirada no campo denominado science studies ? de acordo com a qual há uma imbricação inextrincável entre razões epistemológicas e fatores axiológicos atuantes na produção, validação e disseminação do conhecimento científico e tecnológico. Para realizar esta pesquisa a contento, almejou-se empreender um estudo de caso concernente à trajetória do uso da fluoxetina. Mais precisamente, buscar-se-ia identificar a trajetória de uso da fluoxetina, sua relação com a expansão dos diagnósticos de depressão, sindrome disfórica pré-menstrual e prescrição por clínicos não-psiquiatras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís de Oliveira Mendonça - Integrante / Kenneth Rochel de Camargo Jr. - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    From scientific research to public health recommendation: male circumcision in the field of HIV prevention, Descrição: Trata-se de estudo sobre como os resutlados de pesquisa são traduzidos em recomendações de política pública, com base no estudo de caso da circumcisão masculina como estratégia de prevenção do HIV, sobretudo na África.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís de Oliveira Mendonça - Integrante / Kenneth Rochel de Camargo Jr. - Integrante / Alain Giami - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social. , Rua São Francisco Xaviér, 524, 7o andar, bloco D, Maracanã., 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877303, Ramal: 234

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto de Medicina Social (UERJ)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Política, Planejamento e Administração em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Planejamento: A ciência e o laboratório

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Política, Planejamento e Administração em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SABERES E PRATICAS DE INTEGRALIDADE EM SAÚDE

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Política, Planejamento e Administração em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos sobre Ciência e Saúde

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Política, Planejamento e Administração em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Sistema político partidário e eleitoral brasileiro e suas implicações sobre o Sistema Único de Saúde ? I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Política, Planejamento e Administração em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Planejamento: Descartes e a Medicina

2013 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2010

Colégio e Curso Intellectus

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 10

2004 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 9