Jacira Florencia de Paula de Moura
Possui graduação em Graduação Em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1969), especialização em Habilitação Em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1970), especialização em Pós Graduação Em Administração Hospitalar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1971), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1998) e mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2000). Atualmente é Enfermeira da Policlínica Piquet Carneiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:Relacionamento Interpessoal, Auxiliar de Enfermagem, Centro de Material, Unidade Cirúrgica, Enfermagem.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
1998 - 2000
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O relacionamento interpessoal entre os auxiliares de enfermagem da Unidade Central de Material Esterelizado e as Unidades de Internação Cirúrgica,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Nalva Pereira Caldas
Palavras-chave: Relacionamento Interpessoal; Auxiliar de Enfermagem; Centro de Material; Unidade Cirúrgica; Enfermagem.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica / Especialidade: Cirúrgica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica / Especialidade: Saúde do Trabalhador. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica / Especialidade: Administração. Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
1998 - 1998
Especialização em Pós Graduação Em Administração Hospitalar
1971 - 1971
Graduação em Graduação Em Enfermagem
1967 - 1969
Formação complementar
2014 - 2014
Oficina de Atualização em Planejamento Familiar. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saude Rio de Janeiro.
2013 - 2013
TECNICAS E ESTRATEGIAS PARA MELHORIA DOS PROCESSOS. (Carga horária: 3h). , Academia Brasileira de Administração Hospitalar.
2013 - 2013
SEGURANÇA DO PACIENTE: PREVENÇAO DE EVENTOS. (Carga horária: 10h). , CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM.
2010 - 2010
GESTAO DE RESIDUOS DE SERVIÇOS EM SAUDE. (Carga horária: 40h). , PROMOLIFE CONSULTORIA EM SAUDE DO TRABALHADOR.
2004 - 2004
Curso de Atualização Em Central de Material e Este. (Carga horária: 8h). , Hospital Municipal da Lagoa.
2004 - 2004
Vigilância Sanitária. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Jan.
2004 - 2004
Vigilância Sanitária Aspectos Ocupacionais. (Carga horária: 4h). , Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Jan.
2004 - 2004
Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Jan.
2004 - 2004
Administração Hospitalar. (Carga horária: 20h). , Comunicação Markting.
2003 - 2003
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento de Profilaxia. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
II Curso de Capacitação Técnica Em Controle e Prev. (Carga horária: 30h). , Hospital Municipal da Lagoa.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2013. (Congresso).
64º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2012. (Congresso).
Evento em Homenagem à Semana da Enfermagem. 2012. (Encontro).
63º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2011. (Congresso).
II Encontro Saúde sem Dano sobre a Eliminação do Mercúrio no Setor Saúde.Participante. 2010. (Encontro).
I Jornada de Sistematização da Assistência de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro.Participante. 2010. (Outra).
II Jornada Científica de Enfermagem do Centro Universitário Celso Lisboa.Apresentadora da Mesa Redonda "10 anos do Curso de Enfermagem do UCL". 2010. (Outra).
61º CBEn. A História de Enfermagem descritas pelos discentes do curso de graduação em enfermagem. 2009. (Congresso).
15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Participante. 2009. (Seminário).
Seminário Projecto de Investigação em História de Enfermagem.Participante. 2009. (Seminário).
2º Simpósio Ibero-Americano da História da Enfermagem.Participante. 2009. (Simpósio).
2º Simpósio Ibero-Americano da História da Enfermagem.A Trajectória Histórica da Faculdade Bezerra de Araújo. 2009. (Simpósio).
II Jornada Científica de Enfermagem.Moderadora da Mesa Redonda "A Importância das Entidades de Classes na Formação e Apoio ao Profissional de Enfermagem". 2009. (Outra).
60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Participante. 2008. (Congresso).
V Fórum dos Docentos do Centro Universitário Celso Lisboa.Participante. 2008. (Outra).
59º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Congressista. 2007. (Congresso).
14º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Participante. 2007. (Seminário).
Revista Enfermagem Atual.Saúde do trabalhador: a ergonomia e o gerenciamento de resíduos na enfermagem do trabalho. 2007. (Outra).
44º Congresso Científico do HUPE. Congressista. 2006. (Congresso).
58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Congressista. 2006. (Congresso).
II Fórum de Docentes do Centro Universitário Celso Lisboa.Participante. 2006. (Outra).
Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho Digno de Enfermagem.Participação no Curso Aspectos Metodológicos da Pesquisa sobre Saúde e Satisfação de Trabalhadores na área de Saúde. 2005. (Seminário).
Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho digno de Enfermagem.Participante. 2005. (Seminário).
13º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Participante. 2005. (Seminário).
I Encontro do Centro Cirúrgico.Participante. 2005. (Encontro).
I Fórum de Docentes do Centro Universitário Celso Lisboa.Participante da Palestra O papel da novas tecnologias no ensino superior. 2005. (Outra).
I Forum de Docentes do Centro Universitário Celso lisboa.Participação em Palestra Educação à Distância no Ensino Superior. 2005. (Outra).
IX Semana de Enfermagem da Casa de Saúde São José. 2005. (Outra).
I Congresso Fluminense de Controle de Infecção Hospitalar. Participante. 2004. (Congresso).
56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Congressista. 2004. (Congresso).
I Simpósio de Enfermeiros em Centro Cirúrgico e Central de Material.Participante. 2004. (Simpósio).
Oficina Piloto do Pólo de Educação Permanente em Saúde da Região Metropolitana I.Participante. 2004. (Oficina).
I Jornada de Atualização em Central de Material e Esterilização.Participante. 2004. (Outra).
II Jornada de Educação e Gerência da Enfermagem: evolução e perspectivas atuais da administração e gestão acadêmica de projetos de pesquisa em enfermagem.Ouvinte. 2004. (Outra).
55º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Congressista. 2003. (Congresso).
Seminário Internacional sobre Acreditação Hospitalar.Participante. 2003. (Seminário).
Seminário Resíduo Hospitalar.Participante. 2003. (Seminário).
I Simpósio Fluminense de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização.Congressista. 2003. (Simpósio).
I Simpósio de Esterilização e Centro Cirúrgico do Hospital Quinta D'Or.Ouvinte. 2003. (Simpósio).
1ª Reunião Científica do Grupo de Linha de Pesquisa e Estudos Epistemológicos para a Enfermagem - Pepisteme.Participante. 2003. (Outra).
I Jornada de Educação e Gerência da Enfermagem: Formação Permanente do Enfermeiro e Aspectos Gerenciais do cuidado.Ouvinte. 2003. (Outra).
Centro de Referência em Transmissão Vertical HIV/AIDS - Uma proposta de capacitação técnica e pedagógica.Participação no Curso de Extensão e Aperfeiçoamento de Profilaxia em Transmissão Vertical do HIV. 2003. (Outra).
Seminário de Promoção da Saúde no Trabalho.Participante. 2002. (Seminário).
4º Investigando em Enfermagem / UERJ.Participante. 2002. (Outra).
Participação em bancas
MOURA, J. F. P.. A visão do enfermeiro frente à educação continuada em enfermagem. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MOURA, J. F. P.. Atuação Gerencial do Enfermeiro no Centro Cirúrgico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Bezerra de Araújo.
MOURA, J. F. P.. Brinqueoteca Hospitalar: Importância para o cuidado de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Bezerra de Araújo.
MOURA, J. F. P.. A Atuação do Enfermeiro na saúde da mulher durante o climatério. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A atuação da enfermagem frente à antibioticoterapia venosa em idosos acometidos por infecção no trato urinário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Percepção do enfermeiro sobre o cuidadi humanizado no setor de UTI-Neonatal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A importância do enfermeiro como orientador na retomada da auto-estima da mulher mastectomizada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Gerenciamento e conflito: o acadêmico de enfermagem hoje técnico em enfermagem na mudança para enfermeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Gerenciamento e conflito: o acadêmico de enfermagem hoje técnico em enfermagem na mudança para enfermeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A educação continuada como garantia da qualidade da assistência: desvelando a percepção da enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A percepção dos pacientes internados a cerca dos seus direitos como cidadão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Atuação da Educação Continuada na prevenção de acidentes hospitalares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Hanseníase. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Câncer de mama no homem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Assistência de enfermagem na adolescente gravida e hipertensa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Humanização no atendimento ao paciente na unidade de terapia intensiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A percepção do enfermeiro recém-formado frente à liderança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Enfermeiro prevenindo a mastite no período puerperal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Uma abordagem qualitativa da dor a partir da assistência da enfermagem na hora do parto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Comunicação: uma proposta de solução na hemodiálise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A busca do prazer, da auto-estima e da amenização do sofrimento na enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Atuação da enfermagem frente a seu paciente: uma abordagem psicossomática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O papel do enfermeiro na educação perante o fenômeno das drogas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Anorexia nervosa na adolescência: um estudo interdisciplinar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A realidade revelada ao paciente com insuficiência renal crônica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A atuação do enfermeiro na consulta gerontológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A contribuição do enfermeiro na prevenção do câncer de próstata. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Sexualidade na terceira idade: a visão do enfermeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O enfermeiro e as complicações pós-cirúrgicas de gstroplastia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O cuidado de enfermagem na pós alta do CTI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O cuidado da enfermagem na dimensão cultural e social da mulher que vivencia a dor do parto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O acadêmico de enfermagem e o trabalho de conclusão de curso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A fertilização in vitro na reprodução humana: perspectiva e desafios no cuidado da enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. O saber fazer do enfermeiro no estabelecimento do vínculo afetivo mãe e filho sob a ótica do aleitamento materno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Acadêmica de Enfermagem e o Trabalho de Conclusão de Curso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. As diferentes visões do cuidado de enfermagem ao portador do virus HIV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Orientações de enfermagem no pós-operatório de artroplastia total de quadril. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Atuação do enfermeiro no cuidar humanizado de portadores de necessidades especiais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Desvelando os cuidados de enfermagem a clientes portadores do câncer de mama: o saber fazer da enfermeira diante da mulher mastectomizada. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. A importância do enfermeiro na equipe multidisciplinar do programa de conservação auditiva (PCA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Limor.Criança na fase terminal - A humanização e o cuidar como desafio para o enfermeiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Iguaçu.
MOURA, J. F. P.. Aspectos emocionais da mãe frente a hospitalização da criança. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Iguaçu.
MOURA, J. F. P.. Atuação do enfermeiro diante da pessoa hospitalizada: um cuidado necessário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Iguaçu.
MOURA, J. F. P.. da Silva.Riscos Ocupacionais na Assistência de Enfermagem em Hemodiálise. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Iguaçu.
MOURA, J. F. P.. Correção de prova para o cargo de enfermeiro do Concurso Publico Técnico-Administrativo. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, J. F. P.. Seleção de Docentes para o Curso de Enfermagem. 2005. Centro Universitário Celso Lisboa.
MOURA, J. F. P.. Normatizar a montagem da sala de operações (SO) - O desafio da mudança de hábitos. 2001. Hospital Universitário Pedro Ernesto.
Orientou
As influências dos serviços de apoio no trabalho e cuidado de enfermagem em um hospital universitário; 2002; 104 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
O absenteísmo prejudicando o cuidado de enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A Educação Continuada como garantia da qualidade da assistência: desvelando a percepção da enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
O enfermeiro promovendo a harmonização no ambiente de trabalho CTI; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
O enfermeiro desenvolvendo a Educação Continuada junto a equipe de enfermagem no setor de urologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A importância da auditoria em enfermagem repercutindo na qualidade da assistência de enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A percepção dos pacientes internados a cerca dos seus direitos como cidadão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Gerenciamento e conflito: o acadêmico de enfermagem hoje técnico em enfermagem na mudança para enfermeiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A qualidade da assistência prestada x humanização da equipe pelo enfermeiro na Clínica Médica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A enfermagem na atenção ao familiar-acompanhante do paciente hospitalizado, sob a ótica da família; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A percepção do enfermeiro quanto ao descarte dos resíduos de saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Assistência de enfermagem diferenciada ao paciente vitima de queimadura elétrica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Gerenciando o cuidar de enfermagem através de sistema de informação automatizado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A percepção do acadêmico de enfermagem do 9º período frente ao exercício de liderança no mercado de trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Silva; A importância do registro de Enfermagem na Glosa Hospitalar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A contribuição da educação continuada na prática dos técnicos de enfermagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
O saber fazer do enfermeiro no cuidado a gestante com câncer de mama em tratamento quimioterápico: delineando uma assistência humanizada ao parto e nascimento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Riscos Ocupacionais em enfermagem: uma abordagem à clinica geriátrica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
A visão do enfermeiro da Unidade de Clínica Médica mediante a sua importância frente à Educação Continuada; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
As dificuldades do cliente ambulatorial na resolução das intercorrências vivenciadas após as sessões de quimioterapia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
O processo educativo do enfermeiro no Centro de Testagem e Aconselhamento; 2002; 102 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Iguaçu; Orientador: Jacira Florencia de Paula de Moura;
Produções bibliográficas
-
MOURA, J. F. P. ; SANTOS, Iza Cristina de ; VERCILLO, Luciane Alves . Atuação do Enfermeiro Frente ao cliente apresentaçao Síndrome de Confinamento em uma Unidade Terapia Intensiva. Revista Cientifica Multidisciplinar da Faculdade São José , v. 04, p. 02-18, 2014.
-
MOURA, J. F. P. ; SANTOS, Iza Cristina de ; VERCILLO, Luciane Alves . A Historia de Enfermagem descrita pelos discentes do curso de graduação em enfermagem. Revista Científica Multidisciplinar da Faculdade Sao Jose , v. 4, p. 02-08, 2014.
-
MOURA, J. F. P. ; SANTOS, Iza Cristina de ; VERCILLO, Luciane Alves . Ações Básicas de saúde: o papel social do enfermeiro. Revista Científica Multidisciplinar da Faculdade São José , v. 4, p. 02-10, 2014.
-
MOURA, J. F. P. ; SANTOS, Iza Cristina de ; VERCILLO, Luciane Alves . O cuidado com a integridade tissular do idoso. Revista Científica Multidisciplinar da Faculdade São José , v. 4, p. 02-20, 2014.
-
VERCILLO, Luciane Alves ; MOURA, J. F. P. ; SOUZA, F. G. S. ; VIEIRA, A. C. F. . Fatores que influenciam os enfermeiros na escolha do curso de pós-graduação de enfermagem do trabalho de uma instituição particular do município do Rio de Janeiro. In: 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013, Rio de Janeiro. 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013. v. 1. p. 5139-5140.
-
SANTOS, Iza Cristina de ; VERCILLO, Luciane Alves ; MOURA, J. F. P. ; GUIMARAES, T. C. F. . A História de Enfermagem descritas pelos discentes do curso de graduação em enfermagem. In: 61º CBEn, 2009, Ceará. 61º CBEn - Transformação Social e Sustentabilidade Social, 2009. v. 11. p. 6638-6648.
-
MOURA, J. F. P. ; Criança na fase terminal: a humanização e o cuidar como desafio para o enfermeiro. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais do Congresso. Gramado - Rio Grande do Sul: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004. v. 1. p. 102-102.
-
MOURA, J. F. P. ; O enfermeiro atuando no Centro de Testagem e Aconselhamento. In: 11º Congresso Panamericano de Professionales de Enfermería e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003. v. 1. p. 255-255.
-
MOURA, J. F. P. ; A visão do enfermeiro frente à educação continuada em enfermagem. In: 11º Congresso Panamericano de Professionales de Enfermería e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003. v. 1. p. 235-235.
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento interpessoal entre auxiliares de enfermagem: Central de Material Esterilizado x Unidades de Internação Cirúrgica. In: 11º Congresso Panamericano de Professionales de Enfermería e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003. v. 1. p. 234-234.
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento: a fronteira entre os auxiliares de enfermagem da Unidade Central de Material Esterilizado e os das Unidades de Internação Cirúrgicas. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba. Anais do Congresso. Curitiba - Paraná: Associação Brasileira de Enfermagem, 2001. v. 1. p. 100-100.
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Analisando a exposição corporal do paciente durante os cuidados de enfermagem. In: 7º Pesquisando em Enfermagem e 3ª Jornada de História da Enfermagem Brasileira, 2000, Rio de Janeiro. Anais do 7º Pesquisando em Enfermagem e 3ª Jornada de História da Enfermagem Brasileira. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Enfermagem, 2000. v. 1. p. 75-75.
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Suspensão de cirurgias: visão do cliente cirúrgico. In: 7º Pesquisando em Enfermagem e 3ª Jornada de História da Enfermagem Brasileira, 2000, Rio de Janeiro. Anais do 7º Pesquisando em Enfermagem e 3ª jornada de História da Enfermagem Brasileira. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Enfermagem, 2000. v. 1. p. 76-76.
-
BISAGNI, C. ; MOURA, J. F. P. ; MAURO, M. Y. C. . Riegos de Radiación Ionizante en Trabajadores de la Unidad de Radiologia. In: I Congreso Internacional de Prevención de Riegos Laborales, 2000, Tenerife - Espanha. Anais do I Congreso Internacional de Prevención de Riegos Laborales. Tenerife - Espanha: Escola de Engenharia Industrial de Barcelona, 2000. v. 1. p. 720-720.
-
MOURA, J. F. P. ; SILVA, M. J. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Centro de Material x Unidade de Internação Cirúrgica em Hospital Universitário; fatores que intervêm esta relação. In: 1º Investigando em Enfermagem, 1999, Rio de Janeio. Anais do 1º Investigando em Enfermagem. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 95-95.
-
GUEDES, E. M. ; MOURA, J. F. P. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Avaliando a assistência de enfermagem: visão do cliente ortopédico. In: 1º Investigando em Enfermagem, 1999, Rio de Janeiro. Anais do 1º Investigando em Enfermagem. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 96-96.
-
GUEDES, E. M. ; MOURA, J. F. P. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Revalendo a opinião do doador de rim: o significado de submeter-se a uma doação renal. In: 1º Investigando em Enfermagem, 1999, Rio de Janeiro. Anais do 1º Investigando. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 98-98.
-
MOURA, J. F. P. ; SILVA, M. J. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Acompanhamento de idosos em unidades cirúrgicas. In: 10º Congresso Panamericano de Enfermería e 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis - SC. Anais do 10º Congresso Panamericano de Enfermería e 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Florianópolis - SC: Associação Brasileira de Enfermagem, 1999. v. 1. p. 167-167.
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Centro de Material e Unidade de Internação Cirúrgica em Hospital Universitário: fatores que intervêm nesta relação. In: 10º Congresso Panamericano de Enfermería e 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis - SC. Anais do 10º Congresso Panamericano de Enfermería e 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Florianópolis - SC: Associação Brasileira de Enfermagem, 1999. v. 1. p. 640-640.
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . O Acompanhante de Idosos em Unidades Cirúrgicas. In: I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 95-95.
-
GUEDES, E. M. ; MOURA, J. F. P. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Avaliando a assistência em Enfermagem: visão do cliente ortopédico. In: I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 96-96.
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Suspensão de cirurgias: visão do cliente cirúrgico. In: I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Enfermagem Cirúrgica do HUPE/UERJ. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1999. v. 1. p. 97-97.
-
MOURA, J. F. P. ; PALESTRA EM COMEMORAÇAO A SEMANA DA ENFERMAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, J. F. P. ; FRANCISCO, Marcio Tadeu Ribeiro . TECNOLOGIAS E INOVAÇOES - O CUIDADO DE ENFERMAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Anailde Araujo fonseca ; Maria Rosa Marinho da Silva ; Patricia Carla dos Santos Dantas Alves ; Tatiana Vieira dos Santos ; MOURA, J. F. P. . A importância do conhecimento dos resíduos do serviço de saúde - na visão do acadêmico de Enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Valeria da Conceição Campos ; MOURA, J. F. P. . O enfermeiro desenvolvendo a Educação Continuada junto a equipe de enfermagem no setor Urologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VERCILLO, Luciane Alves ; MOURA, J. F. P. ; SANTOS, Iza Cristina de ; RODRIGUES, Valmir Ferreira ; LEAO, Jabs Pereira da Silva . Assistência de enfermagem nos métodos dialíticos em unidade de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOURA, J. F. P. ; IGREJA, Debora Brito . A visão do enfermeiro assistencial frente à contribuição efetiva dos registros de enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANTUNES, Marcia Cristina dos Santos ; MOURA, J. F. P. ; MONTEIRO, Erika Bianchine ; RODRIGUES, Catia Regina da Costa . A importância da Auditoria em Enfermagem repercutindo na qualidade da assistência de enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; CAETANO, Julia Ferreira ; Diogenes, Alexsandra Baptista ; CAETANO, Juliana Ferreira . O absenteísmo prejudicando o cuidado de enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. J. ; COSTA, Cristiane Maria Amorim ; SOUZA, Sonia Regina de Oliveira e Silva de ; MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; MAURO, M. Y. C. . A equipe de enfermagem e o cuidar de clientes submetidos à cirurgia de "transformação de sexo": sentimentos e fatores intercorrentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARAIVA, Maria Aparecida ; MOURA, J. F. P. . Riscos ocupacionais de enfermagem: uma abordagem à clínica geriátrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARAIVA, Maria Aparecida ; MOURA, J. F. P. . Riscos ocupacionais de enfermagem: uma abordagem à clínica geriátrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; As influencias dos serviços de apoio para o trabalho e cuidado de enfermagem em um hospital universitario. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, Elizabeth Rose Costa ; MAURO, M. Y. C. ; ZEITOUNE, Regina Celia G ; MOURA, J. F. P. ; CORRÊA, Adrina K ; COSTA, Cristiane Maria Amorim ; SILVA, S. R. O. S. E. . Trabajar con substancias psicoativas: el significado para el trabajador de enfermería. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, Elizabeth Rose Costa ; MAURO, M. Y. C. ; ZEITOUNE, Regina Celia G ; MOURA, J. F. P. ; CORRÊA, Adrina K ; COSTA, Cristiane Maria Amorim ; SILVA, S. R. O. S. E. . Trabajar con substancias psicoativas: el significado para el trabajador de enfermería. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. J. ; GUEDES, E. M. ; COSTA, Cristiane Maria Amorim ; SILVA, S. R. O. S. E. ; SILVA, Maria Virginia Godoy da ; MOURA, J. F. P. ; FRANCISCO, Marcio Tadeu Ribeiro ; MARTINS, Elizabeth Rose Costa . Factores de riesco relacionados a las condiciones de trabajo en unidad de recuperacion anestesica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Criança na fase terminal: a humanização e o cuidar como desafio para o enfermeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOURA, J. F. P. ; Criança na fase terminal: a humanização e o cuidar como desafio para o enfermeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; As influencias dos serviços de apoio para o trabalho e cuidado de enfermagem em um hospital universitario. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento interpessoal entre auxiliares de enfermagem: Central de Material Esterilizado x Unidade de Internação Cirurgica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento interpessoal entre auxiliares de enfermagem: Central de Material Esterilizado x Unidade de Internação Cirurgica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento interpessoal entre auxiliares de enfermagem: Central de Material Esterilizado x Unidade de Internação Cirurgica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; A visão do enfermeiro frente à Educação Continuada em Enfermagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; O enfermeiro atuando no Centro de Testagem e Aconselhamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Relacionamento: A fronteira entre os auxiliares de enfermagem da Unidade Central de Material Esterilizado e os das Unidades de Internação Cirúrgica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, J. F. P. ; Riscos de radiação ionizante em trabalhadores da unidade de radiologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, J. F. P. ; GUEDES, E. M. ; SILVA, M. J. ; SILVA, S. R. O. S. E. . Suspensão de cirurgias: visão do cliente cirúrgico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MOURA, J. F. P. ; Curso Teórico sobre Gerência na UTI. 2010. .
MOURA, J. F. P. ; Terças da CCIH: VRE - Enterococo Resistente a Vancomicina. 2008. .
MOURA, J. F. P. ; Sistematização de Enfermagem na rede básica de saúde. 2006. (Mesa Redonda).
MOURA, J. F. P. ; A importância de pesquisa em enfermagem. 2006. (Mesa Redonda).
MOURA, J. F. P. ; Atualização em Central de Material e Esterilização. 2004. (Curso).
MOURA, J. F. P. ; Administração Hospitalar. 2004. (Curso).
MOURA, J. F. P. ; Controle de Infecção Hospitalar. 2004. (Curso).
MOURA, J. F. P. ; Vigilância Sanitária - Aspectos Obrigacionais. 2004. (Curso).
MOURA, J. F. P. ; Vigilância Sanitária. 2004. (Curso).
MOURA, J. F. P. ; II Curso de Capacitação Técnica em Controle e Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2003. (Curso).
Prêmios
2013
Congratulação pela dedicação e profissionalismo em atividades de saúde, Associação dos Servidores do HECC.
2012
Homenagem de nome de turma, Assembleia Geral pela Siombiose.
2012
Professora Homenageada na colação de grau da turma "Revendo a temática" ano 24/01/2012, Centro Universitário Celso Lisboa.
2011
Participação como Patronesse da Colação de Grau da turma 17/06/2011, Centro Universitário Celso Lisboa.
2011
Professora Homenageada da Colação de Grau da turma 10/08/2011 - UCE, Universidade Celso Lisboa.
2011
Patrono da Colação de grau da turma 12/08/2011 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2010
Patronesse da turma de colação 26/02/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2010
Professora Homenageada da turma de colação de grau 19/07/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2010
Patronesse da turma "Enfermagem do início ao fim" colação 26/07/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2010
Patronesse da turma "Nova Enfermagem Brasileira: Disseminando conhecimento através de um diferencial" ano 29/07/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2010
Professora Homenageada da turma colação em 02/09/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2009
Moção de Louvor de Aplausos e Congratulações, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
2009
Professora Homenageada da turma "Bravos Guerreiros" colação em 29/02/2009 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2009
Professora Homenageada da turma "Herdeiros de Florence" colação em 04/02/2009 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2009
Professora Homenageada da turma de colação em 11/02/2009 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2009
Paraninfo da turma "Turma no final tudo da certo" colação em 24/07/2009 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2009
Professora homenageada da turma de colação 22/06/2010 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2008
Paraninfo da turma de colação 03/02/2008 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2008
Moção de Louvor do Dia Nacional da Enfermagem Obstetricia, Camara Municipal do Rio de Janeiro.
2008
Paraninfo da turma de colação 31/07/2008 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2008
Professora Homenageada de colação em 23/07/2008 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2007
Patrono da turma " Loucos pela arte de cuidar" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2007
Patronesse da turma de colação 19/07/2007 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2006
Homenagem nome de turma, Centro Universitário Celso Lisboa.
2006
Professora homenageda da turma "Os doutores" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2006
Paraninfo da turma "J.F.P.M" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2006
Paraninfo da turma de colação 26/02/2007 - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2005
Patronesse da turma "Genesis" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2005
Professora Homenageada da turma "Gente que faz" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2004
Paraninfo da turma "Onde tudo começou" - UCE, Centro Universitário Celso Lisboa.
2000
2º Edição dos Prêmios de Excelência da ALASS, ALASS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Policlinica Piquet Carneiro. , Avenida Marechal Rondon 381, São Francisco Xavier, 20950003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23342248
Experiência profissional
2013 - Atual
Policlinica Piquet CarneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 8
2011 - 2014
Faculdades Bezerra de AraújoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado da Pós-Graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor convidado da Pós-Graduação da Obstetrícia e Neo-Natal.
2011 - 2012
Centro de Ensino Superior Faculdade de ValençaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
2011 - 2012
Centro de Ensino Superior de ValençaVínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:
2011 - 2013
Associação Brasileira de Enfermagem Seção RjVínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:
2009 - 2011
Associação Brasileira de Enfermagem Seção RjVínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:
2007 - 2010
centro universitario celso lisboaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente do Curso de Graduação, Carga horária: 40
2004 - 2010
centro universitario celso lisboaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação em Enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Pós-Graduação em Enfermagem do CTI e Neo-Natal
Atividades
-
03/2002 - 03/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração
2004 - 2010
centro universitario celso lisboaVínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:
1970 - 2000
Hospital Universitário Pedro ErnestoVínculo: Servidor público- Aposentado, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jacira Florencia de Paula de Moura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?