Ana Maria Ranzan Rigo
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1975), com habilitação em Supervisão e Administração Educacional e Mestre em Educação: Educação Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1995). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Americana(2015), com ênfase nos processos de Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem ; e Avaliação Institucional, interna e externa. Atualmente exerce a função de Procuradora Institucional na Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC; integra a Comissão Própria de Avaliação -CPA; Integra o Banco de Avaliadores Externos - BASIS//MEC desde 2006. Estando apta a Integrar comissões de Avaliação Externa para Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior pelo E-MEC, bem como, Autorização; Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos presenciais e em EAD.
Informações coletadas do Lattes em 25/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Ciências da Educação
2011 - 2014
Universidade Americana
Título: Os Resultados da Avaliação Institucional: Proposta para a melhoria dos processos gerenciais da Universidade
Orientador: Francelino Henriques
Palavras-chave: Formatos Avaliativos; Resultados da Avaliação Institucional; Gestores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Mestrado em Educação: Ensino Supeior
1992 - 1995
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Avaliação: Instrumento na Construção de uma Prática Conseqüente,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Prof Dr. Cipriano Carlos Luckesi
Palavras-chave: Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Cidadania; Sujeito do conhecimento; Construção do conhecimento; Concepção histórico-cultural. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Setores de atividade: Educação.
Formação complementar
2008 - 2008
Capacitação Avaliação Institucinoal Externa. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação do Banco de Avaliadores SINAES (BASis). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem, Avaliação Institucional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento e Avaliação Educacional, Planejamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento e Avaliação Educacional, Metodologia do Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículo, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Participação em eventos
Capacitação dos Avaliadores do BASis no Novo Instrumento Institucional.Capacitação novo instrumento de Avaliação Institucional. 2014. (Oficina).
IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, Brasí lia, 8, 9 e 10/10/2014.Capacitação sobre o Censo da Educação Superior. 2014. (Encontro).
A construção dos indicadores de qualidade da educação superior e suas implicações na práxis acadêmica. 2013. (Oficina).
I Seminário de Certificação de Responsabilidade Social: Uma atitude de valor Catarinense. 2013. (Seminário).
Preparação para o ENADE 2012.Resultados Positivos:Gestão dos Indicadores de Avaliação com ênfase no ENADE, CPC,IGC. 2012. (Seminário).
Preparação para o ENADE 2012 - Resultados Positivos: Gestão dos Indicadores de Avaliação com ênfase no ENADE, IGC e CPC. 2012. (Seminário).
Qualificação de Banca. 2012. (Outra).
VII Seminário -Diálogos Integradores.VII Seminário"Diálogos Integradores sobre a Avaliação Institucional". 2012. (Seminário).
VII Seminário Diálogos Integradores - Avaliação Insitucional.Resultados da Avaliação Institucional como Instrumento de Gestão. 2012. (Seminário).
1º Congresso Internacional de Avaliação em Educação. 1º Congresso Internacional de Avaliação em Educação. 2008. (Congresso).
VII Seminárioa de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul.VII Seminárioa de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. 2008. (Seminário).
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Encontro).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Mini-Curso: Pesquisas com histórias de vida na formação docente. 2007. (Outra).
I Seminário Catrinense das Licenciaturas.O panorama das licenciaturas em Santa Catarina: diretrizes e desafios na formação de professores. 2007. (Seminário).
I Smeminário Catarinense das Licenciaturas.I Smeminário Catarinense das Licenciaturas. 2007. (Seminário).
Pesquisas com Histórias de Vida na Formação Docente.Pesquisas com Histórias de Vida na Formação Docente. 2007. (Outra).
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do SINAES (BAsis).Avaliador Institucional. 2007. (Outra).
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do SINAES (BASis).Avaliador Institucional. 2007. (Outra).
10º Seminário de Capacitação Docente. 2006. (Seminário).
1° Workshop sobre Fundamentos para Elaboração do Programa de Avaliação Institucional Interna.1° Workshop sobre Fundamentos para Elaboração do Programa de Avaliação Institucional Interna. 2005. (Outra).
3º Seminário de Grupos de Pesquisa - 1º Seminário de Iniciação Científica da CAFE.3º Seminário de Grupos de Pesquisa - 1º Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. 2005. (Seminário).
8º Seminário de Capacitação Docente.8º Seminário de Capacitação Docente. 2005. (Seminário).
IX Encontro Catarinense de Avaliação Institucional.IX Encontro Catarinense de Avaliação Institucional. 2005. (Encontro).
IX Mostra de Taabalhos de Iniciação à Pesquisa e VIII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão.Implicações da Avaliação na Reestruturação Curricular das licenciaturas da UNIPLAC: Curso de Pedagogia. 2005. (Outra).
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação..28ª Anped. 2005. (Outra).
Seminário Internacional REforma e Avaliação da Educação Superior tendências na Europa e na América Latina.Seminário Internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior. 2005. (Seminário).
VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE.VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE - A extensão Universitária: fator de ampliação da ação comunitária e pública. 2005. (Outra).
VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE - A Extensão Universitária: Fator de Implicação da Ação Comunitária e Pública. VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE - A Extensão Universitária: Fator de Implicação da Ação Comunitária e Pública. 2005. (Congresso).
6º Seminário de Capacitação Docente.6º Seminário de Capacitação Docente. 2004. (Seminário).
8º Encontro Catarinense de avaliação institucional.8º Encontro Catarinense de avaliação institucional. 2004. (Encontro).
Curso de Iniciação à Universidade 2004-1.Curso de Iniciação à Universidade 2004-1. 2004. (Outra).
III Edição do fórum mindial da Educação.III Edição do Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).
III Edição do fórum Mundial de educação - A Educação para um outro mundo possível.III Edição do Fórum mundial da educação- A Educação para um outro mundo possível. 2004. (Outra).
IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.Implicação da Avaliação na reestruturação Curricular das licenciaturas da universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC: curso de pedagogia. 2004. (Outra).
Programa Permanente de Capcitação Docentes - para novos docentes do Curso de Medicina.Programa Permanente de Capacitação Docentes - para novos docentes do Curso de Medicina. 2004. (Outra).
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação..27º ANPED. 2004. (Outra).
Seminário de Discussão da Expansão da UNIPLAC.Seminário de Discussão da Expansão da UNIPLAC. 2004. (Seminário).
Seminário Regional Sobre Avaliação da Educação Superior..Seminário Regional sobre Avaliação da Educação Superior : A Implementação do SINAES.. 2004. (Seminário).
26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 2003. (Encontro).
3º Seminário Internacional de Educação - Desenvolvimento de Competências, Pedagogia de Projetos e Organização do Trabalho Escolar.3º Seminário Internacional de Educação -Desenvolvimento de Competências, Pedagogia de Projetos e Organização do Trabalho Escolar. 2003. (Seminário).
Avaliar para quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional."Avaliar para quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional". 2003. (Seminário).
Capacitação Docente.5º seminário de capacitação Docente. 2003. (Seminário).
Capacitação Docente.4º seminário de capacitação Docente. 2003. (Seminário).
Capacitação Docente em Projetos de Pesquisa.Capacitação Docente em Projetos de Pesquisa. 2003. (Outra).
Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2003. (Outra).
Iniciação a universidade.Curso de Iniciação à Universidade 2003/1. 2003. (Outra).
Repensando a identidade do professor de Arte.Seminário Estadual de Arte na Educação. 2003. (Seminário).
Seminário dos grupos de pesquisa.Seminário dos grupos de pesquisa. 2003. (Seminário).
VII mostra de trabalhos e iniciação à pesquisa e VI Jornada de pesquisa, ensino e extensão.VII Mostra de trabalhos e iniciação à pesquisa e VI Jornada de pesquisa , ensino e extensão. 2003. (Outra).
16º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem.16º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. 2002. (Outra).
25ª Reunião Anual ANPed.25ª Reunião Anual ANPed. 2002. (Outra).
2º Encontro Catarinense de Ensino Superior - Novos Paradigmas, Novas Universidades.2º Encontro Catarinense de Ensino Superior - Novos Paradigmas, Novas Unviersidades. 2002. (Encontro).
3º Seminário de Capacitação Docente.3º Seminário de Capacitação Docente. 2002. (Seminário).
Assessoria para Secretarias Municipais de educação sobre P.P.P..Assessoria para Secretarias Municipais de educação sobre P.P.P.. 2002. (Outra).
Encontro Estadual de Formação de Profissionais da Educação.Encontro Estadual de Formação de Profissionais da Educação. 2002. (Encontro).
II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação.II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação. 2002. (Seminário).
Palestra "Competências e Habilidades/Prova Operatória".Competências e habilidades/Prova Operatória. 2002. (Outra).
Palestra "Tendências das Profissões do Futuro".Tendências das Profissões do Futuro. 2002. (Outra).
VII Encontro Catarinese de Avaliação Institucional.VII Encontro Catarinese de Avaliação Institucional. 2002. (Encontro).
VI Mostra de trabalhos de iniciação á pesquisa e V Jornada de pesquisa, ensino e Extensão.VI Mostra de trabalhos de iniciação `a pesquisa e V Jornada de pesquisa, ensino e extensão.. 2002. (Outra).
1º Seminário de Capacitação Docente.1º Seminário de Capacitação Docente. 2001. (Seminário).
24º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós -Graduação e Pesquisa em Educação.24º Reunião anual da ANPED. 2001. (Outra).
2º Seminário de Capacitação Docente.2º Seminário de Capacitação Docente. 2001. (Seminário).
Assessoria para secretarias Municipais de Educação sobre P.P.P.Assessoria para secretarias Municipais de Educação sobre P.P.P. 2001. (Outra).
Assessoria para Secretarias Municipais de Educação sobre Projetos Políticos pedagógicos.Assessoria para Secretárias Municipais de Educação sobre Projetos Políticos Pedagógicos. 2001. (Outra).
Curso de iniciação a universidade.Curso de iniciação a universidade. 2001. (Outra).
Curso de Iniciação a universidade.Curso de Iniciação a Universidade. 2001. (Outra).
II Simpósio Internacional de Educação Superior.II Simpósio Internacional de Educação Superior. 2001. (Simpósio).
Novos paradigmas e projeto Político pedagógico das universidades.Novos paradigmas e Projeto Político Pedagógica das universidades. 2001. (Outra).
Pesquisadora do grupo de pesquisa construção do conhecimento e educação básica.Construção do conhecimento e educação básica. 2001. (Outra).
Universidade e o desenvolvimento regional.Palestra do 1º ano de instalação da universidade. 2001. (Outra).
VI Encontro Catarinense de Avaliação Institucional.VI Encontro Catarinense de Avaliação Institucional. 2001. (Encontro).
V Mostra de trabalhos de iniciação à pesquisa e Iv Jornada de pesquisa, ensino e extensão.V Mostra de trabalhos de iniciação à pesquisa e IV Jornada de pesquisa, ensino e extensão .. 2001. (Outra).
XV Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul.XV Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul. 2001. (Outra).
1º Seminário de socialização interninstitucional de projetos pedagógicos dos cursos de graduação.1º Seminário de Socialização Interinstitucional de Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação. 2000. (Seminário).
Avaliação , interaçaõ e desenvolvimento.II congresso nacional de reorientação e desenvolvimento. 2000. (Encontro).
Avaliação e PDI como Instrumentos de Gestão e de Mudança.Avaliação e PDI como Instrumentos de Gestão e de Mudança. 2000. (Seminário).
Avaliação no processo de desenvolvimento e aprendizagem. II congresso Nacional de Reorientação curricular. 2000. (Congresso).
Centro de Políticas Educacionais.Centro de Políticas Educacionais. 2000. (Simpósio).
IV Mostra de trabalhos de iniciação a pesquisa e III Jornada de pesquisa , Ensino e Extensão.Pesquisa Avaliativa do mPrograma de nucleação de escolas do estado de Santa Catarina. 2000. (Outra).
Palestra.Projeto politico pedagógico. 2000. (Outra).
Perspectivas na Formação de profissionais de Educação Especial.Perspectivas na Formação de Profissionais de Educação Especial. 2000. (Seminário).
V Encontro Catarinense de Avaliação Institucional.V Encontro Catarinense de Avaliação Institucional. 2000. (Encontro).
Encontro de Formação de Professores - tutores para o curso de capacitação de gestores escolares..Encontro de formação de Professores- tutores para o curso de capacitação gestores escolares.. 1999. (Encontro).
III Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa.III Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa. 1999. (Outra).
IV Encontro Catarinense de Avaliação institucional.IV Encontro Catarinense de Avaliação Institucional. 1999. (Encontro).
Reunião Regional sul do PAIUB.reunião Regional sul do PAIUB. 1999. (Outra).
Seminário Catarinense de Ensino Superior.Seminário Catarinense de Ensino Superior. 1999. (Seminário).
Comunicação- Avaliação- Ensino por Excelência.II Mostra de trabalhos de iniciação à pesquisa e Iº jornada de pesquisa , Ensino e Extensão. 1998. (Outra).
Participação em bancas
RIGO, Ana Maria Ranzan.. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte a partir de uma situação real.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Portador de Altas Habilidades/ou Excluído dos Excluídos.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Os Desafios da Profissão de Professor Universitário.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. A Natureza dos Signos da Libras Ligitimação Social e Lingüística da Libras enquanto Língua. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. O Conhecimento Construído com as Mãos: Numa Visão Bilíngue e as Relações entre Escola e Família.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Examinadora no Processo de Indicação - Disciplina de Biologia Molecular. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - disciplina de Processo Civil IV. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Psicologis Jurídica. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Bioquímica. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Neuropsicologia. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Psicossomática. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Políticas Sociais Setoriais: Agrária e Habitação. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Estágio Supervisionado em Psicologia Comunitária. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Psicologia Comunitária e Estágio Básico Supervisionado em Comunidade. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Prática de Ensino da Língua Portuguesa. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Exminadora no Processo de Indicação - Disciplina de Planejamento Tributário. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Proceso de Indicação Disciplina de Direito Processual Civil II. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Banca Examinadora Processo de Indicação Disciplina de Zoologia de Protocordados. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; OURIQUES, H. R.; OURIQUES, N. D.. Economia Política. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; OLIVEIRA, E.; SANTOS, I. R.. Instrumentos da Comunicação Empresarial.. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; OLIVEIRA, E.; SANTOS, I. R.. Contabilidade avançada. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; CASA, M.; ARAUJO, G. A.. Gerência de redes de computadores( Marcos André Pisching). 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; CASA, M.; ARAUJO, G. A.. Sistemas distribuidos ( Marcos André Pisching). 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; RAMOS, F. B.; JORDAN, J. R.. Controle e Automação ( Carlos Roberto da Silva Filho ). 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; LONGO, A. E. D.; BUSNARDO, E.. Direito Comercial IV ( Maria Cristina Renon). 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; LONGO, A. E. D.; BUSNARDO, E.. Direito comercial III. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Direito Constitucional I. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Fundamentos de Sistemas de Informação. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Psicologia do Desenvolvimento da Vida Adulta e Velhice. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Direito Constitucional II. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; BIFFI, D. L.; GECROERD, M. M.. Didática. 2004. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Concurso Seletivo Externo, na disciplina: Periodontia. 2002. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Concurso Seletivo Externo na disciplina: Radiologia Odontológica. 2002. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Concurso Seletivo Externo na disciplina Relações Internacionais (Mercosul) Direito Internacional. 2002. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.. Concurso Seletivo Externo na disciplina Introdução à Pesquisa (Psicologia). 2002. Universidade do Planalto Catarinense.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; SCHEIBE, L.; MASUTTI, M. L.. Banca Examinadora Disciplina Educação Especial. 2008. Centro Universitário Municipal de São José.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; SCHEIBE, L.; SOUZA, A. R. B.. Banca Examinadora Disciplina prática de ensino nos anos iniciais da Educação fundamental. 2008. Centro Universitário Municipal de São José.
RIGO, Ana Maria Ranzan.; FISCHER, J.; SCHRAMM, M. L. K.. Estágioo Supervisionado em Pedagogia. 2000. Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Orientou
O uso das TICs por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
O lugar da Avaliação na Aprendizagem Escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Avaliação como Instrumento no Currículo Integrado; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Especialização Infantil e Séries Inicias do Ensino Fundamental; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Diagnóstico Precoce da Dislexia; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Exigências Impostas pela Modernidade na Formação dos Professores; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Distúrbios da Aprendizagem - O Lugar da Afetividade no Processo de Construção do Conhecimento; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Desenvolvimento Infantil na Abordagem Sócio-histórica e o Papel da Psicopedagogia neste Processo; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Um Olhar Crítico no Processo Avaliativo das Séries Iniciais; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
A Psicopedagogia na Formação Pedagógica; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
O Brinquedo e o Desenvolvimento do Pensamento da Criança da Educação Infantil; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
O Uso das TICs por professores e Alunos no Processo Ensino Aprendizagem; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
O Lugar da Avaliação na Apredizagem Escolar; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
A busca de significados para as Classes de Aceleração da Aprendizagem a partir do processo avaliativo" e "A Avaliação na Educação Infantil"; 2002; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Ana Maria Ranzan Rigo;
Produções bibliográficas
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. ; CUNHA, M. I. ; PINTO, C. L. L. ; FONSECA, D. G. ; VOLPATO, G. ; FERNANDES, S. R. S. ; CHAIGAR, V. A. M. . Autonomia e autoridade em diálogo coma teoria e a prática: o caso da profissão docente. Revista do centro de educação - UFSM, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . AVALIAÇÃO-ENSINO:ENSINO POR EXCELÊNCIA, UNIPLAC, 2002.
-
MACHADO, A. M. N. (Org.) ; RIGO, Ana Maria Ranzan. (Org.) ; PAIM, M. W. (Org.) ; NUNES, P. T. (Org.) . Instituições comunitárias: instituições públicas não-estatais. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009. v. 1. 395p .
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . A Avaliação Institucional da Universidade do planalto Catarinense-UNIPLAC. In: Rogerio Augusto Bilibio - LeoLynce de Lacerda. (Org.). Panorama da Avaliação Institucional na Acafe: Avanços e Desafios. 1eded.Joaçaba/SC: Unoesc, 2014, v. 2, p. 05-166.
-
CUNHA, M. I. ; RIGO, Ana Maria Ranzan. ; PINTO, C. L. L. ; FONSECA, D. G. ; VOLPATO, G. ; FERNANDES, S. R. S. ; CHAIGAR, V. A. M. . Formação de professores e Profissionalização Docente. Educação (UFSM), Universidade Federal de Santa, p. 67 - 83, 01 ago. 2004.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Alunos escolhem a Uniplac pela qualidade. Alunos escolhem a Uniplac pela qualidade, 15 mar. 2004.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . pesquisa analisa o perfil do universitário. Pesquisa analisa o perfil do universitário, 17 set. 2003.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. ; PAIM, M. M. W. ; FERNANDES, S. R. S. ; TEIXEIRA, Z. C. . Universidade E secretarias Municipais De Educação : Os Desafios Da Formação Continuada Na Construção Dos Projetos Políticos Pedagógicos E Da Gestão Democrática. In: Fórum Mudial da Educação, 2004, Porto Alegre. Universidade E Secretária Municipais De Educação: Os Desafios Da Formação Continuada Na Construção Dos Projetos Políticos Pedagógicos E Da Gestão Democrática, 2004.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Arte e Avaliação: Significando o Currículo nas Classes de Aceleração. In: Seminário Estadual Arte na Educação, 2003, Joinville. Livro de Memórias. Joinville: Univille, 2003.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Avaliação numa Concepção Ampla de Aprendizagem. In: 3º SEMANA DA PESQUISA DA UFSC, 1995, Florianópolis. Avaliação numa Concepção Ampla de Aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 1995.
-
RIGO, Ana Maria Ranzan. ; MACHADO, A. M. N. . Desempenho das IES em Produção Científia na 30ª ANPED - Por Região, Estado e Categoria Institucional. In: ANPED Sul 2008, 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Itajaí: UNIVALI, 2008.
Outras produções
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Trajetórias e práticas pedagógicas de profissionais libeirais bem avaliados como professores no Ensino Superior. 2005.
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Pesquisa e Prática Pedagógica: Experiêmcias Docentes em Disciplinas Compartilhadas. 2008. (Relatório de pesquisa).
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Noite de Sensibilização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Gestão Escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIGO, Ana Maria Ranzan. ; TEIXEIRA, Z. C. . Implicações da Avaliação Institucional na Reestruturação Curricular. 2005. (Relatório de pesquisa).
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Assessoria para Centros de Educação Profissional, na Modalide - formação Continuada aos Profissionais Integrantes destes Centros da Região Serrana de SC. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIGO, Ana Maria Ranzan. . Administração da Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense. 2004 (Conselheira) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Estratégias de Programas de Pós-graduação em Educação cosolidados para atender às exigências de produtividade da CAPES: implicações para mestrados emergentes., Descrição: Propôe analisar dados coletados com o objetivo de levantar os indícios frequentes dos desperdicíos de recursos em pesquisas, no caso dos coordenadores de programas de pós-graduação Stricto Sensu em Educação cosolidados pela CAPES. O foco é informar as experiências bem sucesidas e os obstáculos enconrtados por estes no objetivo de promover a produção científica e a pesquisa junto a seus orientandos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Maria Ranzan Rigo - Coordenador / Ana Maria Netto Machado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
estratégias de programas de pós-graduação em educação consolidados para atender às exigências de produtividade da Capes: implicações para mestrados emergentes, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Maria Ranzan Rigo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Planalto Catarinense, Ies, Lages. , Av. Castelo Branco, 170, Universitário, 88509-900 - Lages, SC - Brasil - Caixa-postal: 525, Telefone: (49) 32511040, Ramal: 1040, Fax: (49) 32511051, URL da Homepage:
Experiência profissional
1985 - Atual
Universidade do Planalto CatarinenseVínculo: Docente, Assessora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ies, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação Interna dos Cursos - Assessoria nos Projetos Pedagógicos.
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Lages, .,Linhas de pesquisa
-
02/1996
Ensino, "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa
-
03/1985
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Docente, Didática e Metodologia do Ensino, Andragogia, Currículo e Programas, Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1.º e 2.º Graus, Metodologia Científica, Prática de Ensino
-
01/2002 - 12/2006
Direção e administração, Ies, .,Cargo ou função, Assessora de Avaliação Institucional.
-
01/1998 - 12/2006
Direção e administração, Ies, Lages.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Avaliação Institucional.
-
01/1998 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ies, .,Cargo ou função, Representante docente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Consepe.
-
01/1994 - 12/1998
Direção e administração, Ies, .,Cargo ou função, Diretora de Ensino.
-
01/1994 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ies, .,Cargo ou função, Membro do Consuni, Consepe e do Conselho de Administração.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Maria Ranzan Rigo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?