Ana Florencia
Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí (2010) e especialização em Redes e segurança de Sistemas (2012). Atualmente é colaboradora do Serviço nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MA), mas já atuou como docente do Instituto Federal do Maranhão, professor categoria 1 do Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA (EaD) e professora e coordenadora adjunta do curso de Sistemas de Informação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, gestão de processos e EaD.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2014 em Mestrado em Ciência da Computação
2012 - Atual
Universidade Federal do Maranhão
Título: Utilização do Índice de Diversidade Taxonômico para classificação de nódulos pulmonares.
Dr. Anselmo Cardoso Paiva.Ano de interrupção: 2014
Especialização em Redes e Segurança de Sistemas
2010 - 2011
Instituto Superior de Teologia Aplicada
Título: Projeto de Cabeamento Estruturado do Edíficio SLZ
Orientador: Ryan Ribeiro de Azevedo
Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação
2007 - 2010
Universidade Federal do Piauí
Título: Aplicação de Métodos de Avaliação na Ontologia OntoPsic
Orientador: Ryan Ribeiro de Azevedo
Formação complementar
2011 -
Mestrado em Ciência da Computação. , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2021 - 2021
Saúde Emocional. (Carga horária: 2h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MA (Maranhão), MA, Brasil.
2019 - 2019
Técnicas de Fidelização: fazendo o cliente voltar. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão, SENAC, Brasil.
2019 - 2019
Libras para Atendimento ao Público. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão, SENAC, Brasil.
2019 - 2019
Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão, SENAC, Brasil.
2019 - 2019
Técnicas Campeãs de Vendas. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão, SENAC, Brasil.
2019 - 2019
A Motivação e Excelência no Atendimento. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
Workshop PM Canvas: Gerenc. de Projetos. (Carga horária: 8h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Cases/ Papers. (Carga horária: 4h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.
2013 - 2013
Planejamento Estratégico de Curso. (Carga horária: 8h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.
2010 - 2010
Ética Empresarial. (Carga horária: 15h). , Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2010 - 2010
Web Design. (Carga horária: 4h). , Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, URSA, Brasil.
2008 - 2008
Uso do Portal de Periódicos CAPES para pesquisa C. (Carga horária: 4h). , Universidade federal do Piaupi, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Instalação, config. e segurança p/ redes wireless. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
OpenGL Básico. (Carga horária: 2008h). , CEFET- P, FAP e UESPI, CEFET- P, FAP E, Brasil.
2007 - 2007
Visita Técnica. (Carga horária: 10h). , Socimol Indústria de Colchões e Móveis LTDA, SOCIMOL LTDA, Brasil.
2005 - 2005
TPI, Word 2000 e Excel 2000. (Carga horária: 50h). , CPU Informática, CPU INFORMÁTICA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática Básica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Organização de eventos
MOTA, A. F. C. . IV Semana de Iniciação Científica- Faculdade R. Sá. 2010. (Outro).
MOTA, A. F. C. . IV Semana de Iniciação Científica da Faculdade R. Sá. 2010. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro de negócios e gestão. 2014. (Encontro).
II Encontro de Negócios e Gestão. 2014. (Encontro).
ITIL COMO UM SALTO NA CARREIRA. 2014. (Outra).
Workshop PM Canvas. 2014. (Outra).
Workshop PM Canvas: Modelo prático de Gerenciamento de Projetos. 2014. (Outra).
Desenvolvimento de Jogos no Maranhão. 2013. (Outra).
Oficina de Case e paper. 2013. (Oficina).
Oficina de Case e Paper. 2013. (Oficina).
O poder da atitude. 2013. (Outra).
Planejamento Estratégico de Cursos. 2013. (Outra).
Programa de desenvolvimento: O poder da atitude. 2013. (Outra).
VI Encontro de iniciação científica- Sustentabilidade: abordagens transdisciplinares. 2013. (Encontro).
VI Semana de Iniciação Científica Sustentabilidade na UNDB. 2013. (Outra).
Workshop de Planejamento Estratégico de Curso. 2013. (Outra).
Colóquio Internacional de Cibercultur@ da Faculdade R. Sá. 2010. (Outra).
Colóquio Internacional de Cibercultura da Faculdade R. Sá. 2010. (Outra).
IV Semana de Iniciação Científica da Faculdade R. Sá. 2010. (Seminário).
IV Semana de Iniciação Científica no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá- Desenvolvimento Sustentável: economia Política no Piauí. 2010. (Outra).
Encontro Unificado de Computação em Parnaíba. 2008. (Encontro).
I SINFO- I Simpósio de Sistemas de Informação de Picos. 2008. (Simpósio).
Participação em bancas
FEITOSA, R. M.;MOTA, A. F. C.; (Mendonça Neto, Válter dos Santos). Software para melhorar o Aprendizado sobre Células na matéria de Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FEITOSA, R. M.;MOTA, A. F. C.; (Mendonça Neto, Válter dos Santos). Informática para Docentes- Uso da informática para capacitação e melhoria da prática pedagógica na Escola Maria Emidia Brandes Caldas em Barra do Corda- MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FEITOSA, R. M.;MOTA, A. F. C.; (Mendonça Neto, Válter dos Santos). Ferramentas Computacionais na Educação: O computador como Ferramenta Educacional na Escola Dom Marcelino de Milão de Barra do Corda- MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FEITOSA, R. M.;MOTA, A. F. C.; (Mendonça Neto, Válter dos Santos). Análise da Implementação da Ferramenta Quizfaber no Ensino Fundamental na Escola Enoc Vieira em Barra do Corda- MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MOTA, A. F. C.; SAMAPAIO, W. B.; FEITOSA, R. M.. UMA METODOLOGIA DE GESTÃO DE RISCOS UTILIZANDO A LÓGICA FUZZY. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; VIANA, A. E. B.; LIMA, B. S. N. M.. VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES: ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE TI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; VIANA, A. E. B.; SAMAPAIO, W. B.. PROGRAMAÇÃO ANDROID: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DE DESENVOLVER APLICAÇÕES PARA A PLATAFORMA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; Alessandro Miranda Gonçalves; Luiza Soares Zaramela. UTILIZAÇÃO DO PM CANVAS NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; FERREIRA, J. B. S.; Luiza Soares Zaramela. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO: Uma ferramenta na colaboração de cenários prospectivos na gestão de negócios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; Osvaldo Silva de Sousa Junior; Pedro Brandão Neto. PROTÓTIPO DE APLICATIVO MOBILE PARA CONSULTA DE PROCESSOS JUDICIAIS UTILIZANDO A PLATAFORMA ANDROID. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; SAMAPAIO, W. B.; Osvaldo Silva de Sousa Junior. AUDITORIA DE REDES DE COMPUTADORES: A importância dos testes de invasão como requisito de segurança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
SAMAPAIO, W. B.; Pedro Brandão Neto;MOTA, A. F. C.. Segurança da Informação: uma proposta de melhoria para uma rede de computadores da empresa Bem Estar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; LIMA, B. S. N. M.; LEAO, K. V.. MODELO 3C DE COOPERAÇÃO. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; LIMA, B. S. N. M.; Pedro Brandão Neto. GERENCIADORES DE LAYOUT. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Luiza Soares Zaramela; SAMAPAIO, W. B.;MOTA, A. F. C.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UNDB. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Luiza Soares Zaramela; SAMAPAIO, W. B.;MOTA, A. F. C.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UNDB. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Luiza Soares Zaramela; SAMAPAIO, W. B.;MOTA, A. F. C.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Luiza Soares Zaramela; SAMAPAIO, W. B.;MOTA, A. F. C.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Luiza Soares Zaramela; SAMAPAIO, W. B.;MOTA, A. F. C.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; LIMA, B. S. N. M.; Pedro Brandão Neto. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; LIMA, B. S. N. M.; LEAO, K. V.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MOTA, A. F. C.; LIMA, B. S. N. M.; LEAO, K. V.. Processo Seletivo Docente do Curso de Sistemas de Informação- UND. 2014. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Orientou
INFORMÁTICA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA MUNICIPAL MARCOLINO MAGALHÃES; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);
A informática como disciplina na Educação Básica da Escola Municipal Marcolino Magalhães; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Ana Florencia;
uso das tecnologias de informação e comunicação- TIC's no processo ensino- aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Ana Florencia;
O software livre e suas aplicações como ferramenta educacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Ana Florencia;
Utilização de ferramentas computacionais para o estudo da língua portuguesa no ensino médio na escola Presidente Castelo Branco em Gonçalves Dias- MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Ana Florencia;
Produções bibliográficas
-
MOTA, A. F. C. . Aplicação de Métodos de Avaliação de Ontologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTA, A. F. C. . Aplicação de Métodos de Avaliação de Ontologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Destino do Lixo Eletrônico na cidade de Sao Luís, Descrição: Projeto em fase de elaboração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Florencia - Coordenador / Ana Florencia Chagas Mota - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do maranhão. , Beco do Cajueiro, Centro, 65300082 - Santa Inês, MA - Brasil, Telefone: (98) 36531601
Experiência profissional
2013 - 2014
Unidade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas de Lógica Matemática e Computacional, Interface Homem- Máquina, Sistemas Integrados e Estágio Supervisionado I e II.
2013 - 2014
Unidade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora Adjunta do Curso de Sistemas de Informação.
2014 - 2015
Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Categoria 1, Carga horária: 8
Outras informações:
Já foi professora tutora das seguintes disciplinas: Informática na Educação, Estrutura de Dados, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Sistemas Operacionais, Seminários Temáticos III, Multimídia e Produção de Materiais Didáticos.
2012 - 2013
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutora da Educação à Distância do IFMA no curso de Licenciatura em Informática nas disciplinas de: Sistemas Operacionais, Informática Básica, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Estrutura de Dados, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Produção de Material Didático, Seminários Temáticos III e Prática Educacional.
2011 - 2012
Escola Técnica LaboroVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor informal, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor sem vínculo empregatício. Docente do curso Técnico em Informática tendo ministrado as disciplinas de: Computação Gráfica, Redes de Computadores e Programação de Aplicações WEB.
2008 - 2008
Universidade Federal do PiauíVínculo: Monitoria Disciplina TGE, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina na UFPI, Carga horária: 192
Outras informações:
Monitora da Disciplina Teoria Geral da Administração na Universidade Federal do Piauí, no primeiro período letivo de 2008, sob a orientação da Professora Msc. Denise Lusosa de Figueiredo, Campus de Picos.
2008 - 2008
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina UFPI, Carga horária: 192
Outras informações:
Monitora da Disciplina Teoria Geral da Administração no segundo período letivo de 2008, sob a orientação da Professora Ana Márcia Batista Almeida, perfazendo a carga horária de 192 horas de atividade.
2009 - 2011
Instituto de Educação Superior Raimundo SáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativa, Carga horária: 44
Outras informações:
Supervisora de Biblioteca e auxiliar administrativa.
2001 - 2002
Caixa Econômica Federal- PIVínculo: Auxiliar contínuo, Enquadramento Funcional: Auxiliar de atendimento, Carga horária: 30
2018 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional de Apoio Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua na parte administrativa na gestão de processos internos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Florencia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?