CACILDA NACUR LORENTZ
Cacilda Nacur Lorentz, Doutora em Administração pela UFMG, na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Formação em Terapias Cognitivo- Comportamentais. Graduada em Psicologia. É professora de Educação Superior nível VI da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais com experiência em Gestão e Consultoria na área de Gestão de Pessoas. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área de recursos humanos, atuando com processos diversos tais como captação e seleção de pessoas, coordenação e desenvolvimento de equipes, avaliação de potencial e desempenho, diagnóstico organizacional, acompanhamento de pessoal, elaboração e implantação de vários programas relacionados à gestão de pessoas. Experiência com orientação profissional e de carreiras e em atendimento clínico. Professora de cursos de graduação e pós-graduação. Líder do grupo Diversidade, inclusão e reconhecimento na plataforma CNPQ, pesquisadora nas área de gestão de pessoas, diversidade e trabalho, e carreira.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2010 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Diversidade e Reconhecimento da Diferença: um estudo no âmbito organizacional
, Ano de obtenção: 2014. Antônio Del Maestro. Coorientador: Alexandre de Pádua Carrieri. Palavras-chave: Diversidade; Reconhecimento; Comportamento Organizacional.
Mestrado profissional em Administração
2004 - 2006
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Título: Cultura da Cooperação: uma abordagem psicossocial em um cooperativa de trabalho., Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Íris Barbosa Goulart
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Especialização em Agente em Desenvolvimento em Cooperativa - OPERA
2007 - 2008
Centro Universitário Newton Paiva
Título: Diagnóstico Organizacional - Cooperativa de Crédito do Empresários Vinculados a FEM - SICOOB Crediempresas
Orientador: Múcio Tosta Gonçalves
Especialização em Gestão Estratégica - Gestão de Pessoas
2002 - 2003
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Qualidade de Vida no Trabalho em uma Pequena Empresa de Minas Gerais
Orientador: Carlos Alberto Gonçalves
Formação complementar
2022 - 2023
Formação em Terapias Cognitivo-Comportamentais. (Carga horária: 144h). , Grupo Wainer, GRUPO WAINER, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento Organizacional.
Organização de eventos
LORENTZ, CACILDA NACUR . Oficina e Elaboração de Currículos. 2023. (Outro).
LORENTZ, C.N . Oficina de Elaboração de Currículo. 2018. (Outro).
Participação em eventos
19º Encontro de Extensão ( ENEX, 2023)- Promovido pela PROEX/ UFCA.FaPPGEN Carreiras: Projeto de Orientação Profissional e Carreira. 2023. (Seminário).
25ºSeminário de Pesquisa e Extensão UEMG / autoria de projeto de extensão ex.FaPPGEN Carreiras: Projeto de Orientação Profissional e Carreira. 2023. (Seminário).
25ºSeminário de Pesquisa e Extensão UEMG / Realização de OFICINA.Oficina de Elabroação de Currículos. 2023. (Seminário).
21º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Trabalho, Educação e Diversidade: análise dos impactos das políticas públicas direcionadas a grupos minoritários para acesso à educação e ao mercado de trabalho. 2019. (Seminário).
Jornada Alumni 2019 - Grupo Transdisciplinar de Estudos sobre Carreiras e Egressos UFMG,.Orientação Profissional : Variáveis que influenciam no processo de escolha do adolescente. 2019. (Seminário).
20º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Trabalho e diversidade: uma análise das publicações especializadas, direcionadas à inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho. 2018. (Seminário).
7º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação da ABT / 1º Seminário de Educação Profissional EaD da UEMG. Membro da Comissão científica. 2018. (Congresso).
Seminário de Pós-Graduação , Pesquisa e Extensão realizado pela universidade FUMEC.Gestão da Diversidade. 2013. (Seminário).
Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC.Gestão da Diversidade: Inclusão e Gestão dos Grupos Vulneráveis nas Organizações. 2012. (Seminário).
ANPAD. Assédio Moral nas Organizações: Impactos e o Papel dos profissionais de Recursos Humanos. 2011. (Congresso).
8º Seminário Mineiro : a inovação e seus impactos sobre a pesquisa e a extensão.O psicólogo organizacional, sua formação e o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
CUNHA, G. R.; AMARAL, H. F.;LORENTZ, C.N. A tomada de decisão financeira: análise de micro e pequenos empresários sob a ótica das finanças comportamentais. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.
LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE; SILVA, J. T. M.;LORENTZ, C.N,. A influência do Comprometimento Organizacional e da Satisfação no Trabalho de Intençao de Rotatividade de Profissionais em Empresas Privadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.
LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE; REIS NETO, M. T;LORENTZ, C.N. A reforma trabalhista no Brasil e seus impactos na satisfação no trabalho: um estudo com profissionais atuantes no mercado de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.
LIMA, L. C.;LORENTZ, C.N. A reforma trabalhista no Brasil e seus impactos na satisfação no trabalho: um estudo com profissionais atuantes no mercado de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.
ZIVIANI, F.; NEVES, J. T. R.; FERREIRA, M. A. T.;LORENTZ, C.N. Compartilhamento do conhecimento, inovação e desempenho organizacional: um estudo com empreendedores de empresa de base tecncológica. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.
LORENTZ, C.N,; GOULART, I. B.; VASCONCELOS, F. W.; ANTIPOFF, R.. Comprometimento de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - UNA.
LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE; REIS NETO, M. T;LORENTZ, C.N,. Percepções do processo de aprendizagem na graduação em administração, em instituições do ensino superior da rede pública e provada no Estado de Minas Gerais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade FUMEC.
LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE; SILVA, J. T. M.;LORENTZ, C.N,. A influência do Comprometimento organizacional e da satisfação no Trabalho na Intenção de rotatividade de profissionais em empresas privadas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade FUMEC.
LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE;LORENTZ, C.N,; REIS NETO, M. T. A reforma Trabalhista no Brasil e seus impactos na satisfação no trabalho: um estudo com profissionais atuantes no mercado de trabalho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade FUMEC.
LIMA, L. C.;LORENTZ, C.N,. A reforma Trabalhista no Brasil e seus impactos na Satisfação no Trabalho: um estudo com profissionais atuantes no mercado de trabalho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade FUMEC.
LEITE, A. C.;LORENTZ, C.N; GOULART, I. B.. Análise do modelo de gestão do comportamento humano no trabalho em uma concessionária de automóveis. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LEITE, A. C.; GOULART, I. B.;LORENTZ, C.N. Diagnóstico funcional do local de trabalho como ferramenta para gestão inclusiva das pessoas com deficiência. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LEITE, A. C.;LORENTZ, C.N; GOULART, I. B.. Universidade Corporativa um estudo de caso em uma empresa do setor elétrico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LEITE, A. C.;LORENTZ, C.N; GOULART, I. B.. Assédio Moral: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LORENTZ, C.N; GOULART, I. B.; LEITE, A. C.. Políticas Tradicionais e Estratégicas de Gestão de Pessoas numa Instituição de Ensino. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trabalho) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LORENTZ, C.N. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior da Faculdade de Políticas Públicas ?Tancredo Neves?. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
Síndrome de Down: a inclusão no mercado de trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A importânica do pedagogo onos processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
O processo de avaliação de desempenho: críticas ao uso da ferramenta e suas dimensões organizacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A relevancia dos valores na avaliação e predição do comportamento organizacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Influência da liderança na gestão de recursos humanos: um estudo em uma secretaria municipal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A influência da liderança na gestão estratégica de pessoas: uma análise da liderança carismática; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Mudanca organizacional: uma breve análise sobre os processos de transformação empresasial e o recursos humanos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Treinamento de recursos humano na prefeitura municipal de Nova Lima; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Saúde Mental e Empreededorismo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Sucessão Empressarial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Metodologias de desenvolvimento de competências comportamentais para equipe através da área de RH em contexto da indústria 4; 0; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Diversidade de gênero nas organizações; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A importância da cultura organizacional par engajamento dos colaboradores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento humano nas organizações; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Os desafios do Recursos Humanos numa sociedade em rápida transformação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A gestão e o planejamento de carreiras dos universitários; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Dificuldades dos profissionais em relação à gestão e mudança na carreira profissional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Castro; Endomarketing como influência no clima organizacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A comunicação interna com instrumento de motivação dos colaboradores na organização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A motivação no Contexto Organizacional e Possibilidade de Interface com a Psicologia Cognitivo Comportamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A Precarização do Trabalho e as Consequências Psíquicas para o Trabalhador; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A Importância do RH Estratégico nas Organizações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Orientação Profissional : Variáveis que influenciam no processo de escolha do adolescente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A Prática do Coaching aplicada às Organizações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Conflitos de Gerações no Ambiente Organizacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Orientação Profissional: um estudo sobre a importância e a escolha da profissão na adolescência e a inserção no mercado ode trabalho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Empresas Familiares: a importância da gestão de pessoas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Síndrome de Burnout: sintomas e impactos na vida profissional e pessoal do trabalhador em decorrência do trabalho em ambientes estressores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Qualidade de Vida no Trabalho e Satisfação Funcional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Treinamento nas organizações: Um estudo sobre os benefícios do treinamento de pessoas para as organizaçõs empresariais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
A importância do papel assumido pelo Business Partner na área de Recursos Humanos Estratágico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Qualidade de Vida nas organizações e o Papel do Psicólogo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Transtorno de Burnout e Técncias Cognitivas: Uma abordagem no Contexto Organizacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
o Absenteísmo nas Organizações: Estudo de Caso de uma Empresa de Reflorestamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Dinâmicas do Poder: Uma análise no âmbito organizacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC; Orientador: Cacilda Nacur Lorentz;
Produções bibliográficas
-
ZIVIANI, FABRÍCIO ; CORRÊA, FÁBIO ; LORENTZ, CACILDA NACUR ; CARVALHO, DÁRLINTON BARBOSA FERES . A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo do serviço federal de processamento de dados (SERPRO) do Brasil. Encontros Bibli (UFSC) , v. 24, p. 78-90, 2019.
-
BERALDO, G. D. ; TEIXEIRA, L. A. A. ; LIMA, L. C. ; LORENTZ, C.N, . A GESTÃO DE COMPRA NO SETOR PÚBLICO: A experiência no funcionamento de um centro de serviços compartilhados. PERSPECTIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS , v. XII, p. 359-393, 2019.
-
LORENTZ, CACILDA NACUR ; CARRIERI, ALEXANDRE DE PÁDUA ; MAESTRO FILHO, ANTONIO DEL ; LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE . DIVERSITY: RECOGNITION OF THE DIFFÉRANCE OR TOLERATED DIFFERENCE? A STUDY ON THE PERCEPTION OF MINING AND STEEL PROFESSIONALS. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 17, p. 39-61, 2016.
-
GUIMARAES, L. V. ; SANCHES JUNIOR, P. F. ; LORENTZ, C.N . MODELO DE MATURIDADE EM GESTÃO DE PESSOAS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: Um Estudo Nacional Sobre Academias de Ginástica. Business and Management Review , v. 05, p. 62-72, 2015.
-
LORENTZ, C.N ; MAESTRO, A. ; CARRIERI, A. P. ; LIMA, L. C. . CONCEPÇÕES DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO ORGANIZANIZACIONAL:. Business and Management Review , v. 05, p. 362-373, 2015.
-
LORENTZ, C.N, ; LIMA, LUIZ CLÁUDIO DE ; DEL MAESTRO FILHO, A. . Assédio Moral nas Organizações: Impactos e o Papel dos Profissionais de Recursos Humanos.. Revista Publicatio , v. 23, p. 161-173, 2015.
-
LORENTZ, C.N ; LIMA, L. C. ; DIAS, B. O. S. V. ; GUIMARAES, L. V. . Subjetividade e Identidade dos Gerentes Frente aos Novos Papéis Exigidos no Mercado de Trabalho. Revista Gestão e Tecnologia , v. 14, p. 219-243, 2014.
-
MAESTRO FILHO, A. ; DIAS, B. O. S. V. ; LORENTZ, C.N ; GUIMARAES, L. V. ; GARCIA, R. H. . Perfil do Egresso de Cursos de Especialização Latu Sensu de Adminjistração. Revista Científica da FAI (Impresso) , v. 13, p. 26-34, 2013.
-
MAESTRO, A. ; DIAS, B. O. S. V. ; LORENTZ, C.N ; GUIMARAES, L. V. ; GARCIA, R. H. . Modelo relacional entre conhecimentos transmitidos por cursos de especialização latu sensu em administração e seus impactos na vida profissional : uma análise na prespectiva dos alunos egresssos. Revista Científica da FAI , v. 13, p. 76-84, 2013.
-
LEITE, P. V. ; LORENTZ, C.N . Inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE) , v. 5, p. 114-129, 2012.
-
LORENTZ, C.N ; GOULART, I. B. . Cultura da Cooperação uma abordagem psicossocial em uma cooperativa de trabalho. REVISTA GESTÃO & TECNOLOGIA , v. 7, p. 93-113, 2006.
-
LORENTZ, CACILDA NACUR . Tópicos em gestão de pessoas volume 2. 1. ed. Belo Horizonte: 10.5935, 2018. v. 1. 292p .
-
LORENTZ, C.N ; OLIVERIA, T. R. F. G. ; FERREIRA, I. J. R. . FAPPGEN CARREIRAS: PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRA. In: Fernanda Paula Diniz e Míriam de Castro Possas. (Org.). Extensão na FAPPGEN [recurso eletrônico] : a Universidade como instrumento de mudança na sociedade. 202ed.Pará de Minas: : Editora Virtual Books, 2024, v. , p. 50-65.
-
LORENTZ, C.N, ; FUCHS, A. C. M. . GERAÇÃO Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO: A ATRAÇÃO E RETENÇÃO COMO FERRAMENTA DO EMPLOYER BRANDING. In: Fernanda Paula Diniz; Simone Tiessa de Jesus Alves. (Org.). Diálogos interdisciplinares em Gestão. 1ed.Pará de Minas: Editora Virtual Books, 2024, v. 1, p. 144-171.
-
LORENTZ, C.N, ; BOTREL, L. Z. P. . Análise dos impactos do Estresse na Qualidade de Vida no Período da Pós-Pandemia. In: Fernanda Paula Diniz; Simone Tiessa de Jesus Alves. (Org.). Diálogos interdisciplinares em Gestão. 1ed.Pará de Minas: Editora Virtual Books, 2024, v. 2, p. 7-35.
-
Prates A. ; GHERARD, V. ; LORENTZ, C.N . Técnicas Vivenciais. In: Claudia Marcia de Oliveira Gomes. (Org.). Aprender a Transformar: Experiências de Sucesso. 1ed.Rio de Janeiro: Qualitymark, 2017, v. , p. 33-292.
-
LORENTZ, C.N, ; BARREIROS, W. . Estudo de Casos. In: Claudia Márcia de Oliveira Gomes. (Org.). Aprender e Trasnformar : Experiências de Sucesso. 1ed.Rio de Janeiro: Qualitymark, 2017, v. 1, p. 321-363.
-
LORENTZ, C.N ; GOULART, I. B. . Liderança e poder na moderna escola. In: Iris Barbosa Goulart ; Sudário Papa Filho. (Org.). Gestão de Instituições de Ensino Superior - Teoria e Prática. 1ed.Curitiba: Juruá, 2009, v. 1, p. 75-88.
-
LORENTZ, C.N . Economia Solidária: novas formas organzativas possibilitando inclusão social.. Revista Passo a Passo, Belo Horizonte - Minas Gerais, , v. 107, p. 30 - 30, 23 jul. 2004.
-
BOTREL, L. Z. P. ; LORENTZ, C.N, . ANÁLISE DOS IMPACTOS DO ESTRESSE NA QUALIDADE DE VIDA NO PERÍODO DA PÓS- PANDEMIA'. In: 34ª Edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (34º ENANGRAD), 2023, São Paulo. 34ª Edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (34º ENANGRAD), 2023.
-
FUCHS, A. C. M. ; LORENTZ, C.N . 'GERAÇÃO Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO: A ATRAÇÃO E RETENÇÃO COMO FERRAMENTA DO EMPLOYER BRANDING'. In: 'GERAÇÃO Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO: A ATRAÇÃO E RETENÇÃO COMO FERRAMENTA DO EMPLOYER BRANDING', 2023, São Paulo. 34ª Edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (34º ENANGRAD), 2023.
-
LORENTZ, C.N ; SOUZA, L. C. ; POSSAS, M. . Proteção da Mulher Negra no Mercado de Trabalho Doméstico no Cenário da Pandemia de Covid-19.. In: XI Conferência de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEO 2022, 2022, São Paulo. Anais da XI Conferência de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEO 2022., 2022.
-
SABORINO, L. ; POSSAS, M. ; LORENTZ, C.N, . O REFUGIADO NO CONTEXTO BRASILEIRO: carência de visibilidade e direitos em análise fílmica de documentário brasileiro.. In: EnANPAD, 2019, São Paulo. EnANPAD 2019, 2019.
-
KILIMNIK, Z. M. ; LORENTZ, C.N ; RAMOS JUNIOR, I. O. ; SANTOS NETO, S. P. . Carreiras Docentes em Programas Stricto Sensu na Área de Administração: Scripts, Modos de Engajamento, Estratégias e Dilemas de Carreira. In: EnANPAD, 2015, Belo Horizonte. Carreiras Docentes em Programas Stricto Sensu na Área de Administração: Scripts, Modos de Engajamento, Estratégias e Dilemas de Carreira, 2015.
-
LORENTZ, C.N ; LIMA, L. C. ; MAESTRO, A. . Assédio Moral nas Organizações: Impactos e o papel dos profissional de Recursos Humanos. In: EnAnpad, 2011, Rio de Janeiro. XXXV Encontro da ANPAD, 2011.
-
LORENTZ, C.N ; DIAS, S. C. . An example of career counseling with college students at a Brazilian private university. In: ICAReAlumni - International Conference on the Alumni Relations, 2020, Porto, Portugual. ICAR/ article/ view/3751, 2020.
-
LORENTZ, C.N, ; POSSAS, M. ; SANTOS, J. M. . A PELE QUE TRANSITO: reflexões sobre performatividade, filosofia da diferença e ausência de políticas públicas de acesso ao trabalho para pessoas trans. In: Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2019, Recife. Anais do VI Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2019., 2019.
-
LORENTZ, C.N ; ROLIM, J. A. . GESTÃO DA DIVERSIDADE: inclusão e gestão de grupos vulneráveis nas organizações. In: Seminário Mineiro de Iniciaçã Científica Universidade FUMEC, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Iniciação Ciêntífica 2013. Belo Horizonte: Universidade Fumec, 2013. p. 37-66.
-
PEREIRA, Cinara ; POSSAS, M. ; LORENTZ, C.N . DIR Trajetórias: mulheres protagonistas.. In: Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG, 2021, Belo Horizonte, 2021, Belo Horizonte. Anais do 23 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2021., 2021.
-
SANTANA, L. ; LORENTZ, C.N ; POSSAS, M. . FaPPipoca: o mundo do trabalho e a arte cinematográfica. In: Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG, 2021, Belo Horizonte., 2021, Belo Horizonte. Anais do 23 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2021., 2021.
-
LORENTZ, C.N . Gestão da Diversidade: Inclusão e Gestão de Grupos Vulneráveis nas Organizações. In: Seminário Mineiro de Iniciação Científica da Universidade Fumec, 2012, Belo Horizonte. Seminário Mineiro de Iniciação Científica, 2012.
-
LORENTZ, C.N ; SAMPAIO, T. ; VILELLA, P. P. ; PIRES, R. M. ; Campos, Ana Carolina Gomes de ; Renata Eustáquia Silva . O psicólogo organizacional , sua formação e o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. In: 8º Seminário de Pesquisa e Iniciação Cinetífica da Universidade FUMEC, 2010, Belo Horizonte. Anais 8º Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2010. p. 99-100.
-
FUCHS, A. C. M. ; LORENTZ, C.N . 'GERAÇÃO Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO: A ATRAÇÃO E RETENÇÃO COMO FERRAMENTA DO EMPLOYER BRANDING. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOTREL, L. Z. P. ; LORENTZ, C.N . 'ANÁLISE DOS IMPACTOS DO ESTRESSE NA QUALIDADE DE VIDA NO PERÍODO DA PÓS- PANDEMIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LORENTZ, C.N . Dir Fragmentos : Palestra sobre Nise da Silveira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LORENTZ, C.N, . Orientação profissional de jovens universitários: Experiências e desafios'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LORENTZ, C.N ; SAMPAIO, T. ; Campos, Ana Carolina Gomes de ; PIRES, R. M. ; Renata Eustáquia Silva ; VILELLA, P. P. . O Psicólogo Organizacional , sua formação e o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
LORENTZ, C.N . Responsável Técnica pela implementação do Predicitive Indez (PI) no módulo Gestão de Carreira dos cursos de pós-graduação lato sensu da universidade FUMEC. 2011.
LORENTZ, C.N . Avaliação de projetos de Pesquisa submitidos ao edital ao Edital nº 10/2022 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ)da FAPPGEN. 2023.
LORENTZ, C.N . avaliador do 23º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG. 2021.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos trabalhos do Prêmio Ser Humano da ABRH. 2023.
LORENTZ, C.N . . Parecerista projetos submetidos no 25º Seminário de Pesquisa e Extensão (P&E), da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2023.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos trabalhos do Prêmio Ser Humano da ABRH /MG. 2022.
LORENTZ, C.N . Membro de Comitê de Avaliação de propostas submetidas ao Edital nº 10/2022 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2022.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos trabalhos do Prêmio Ser Humano da ABRH. 2021.
LORENTZ, C.N . Avaliador do 23º Seminário de Pesquisa e Extensão / UEMG ? ano de 2021. 2021.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos trabalhos do Prêmio Ser Humano da ABRH. 2020.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos Trabalhos EnAnpad. 2020.
LORENTZ, C.N . Avaliador de Trabalhos no EnGPR 2020. 2020.
LORENTZ, C.N . Avaliadora dos trabalhos inscritos no 5º Prêmio Inova Minas Gerais. 2020.
LORENTZ, C.N, . Parecer de Comitê de Ética : CAAE 14329719.4.000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N, . Parecer Comitê de Ética - CAAD : 22153019.2.000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N, . Parecer Comitê de Ética - CAAD: 21820619.30000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N, . Parecer Comitê de Ética : CAAD 14397019.8.0000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N, . Parecer Comitê de Ética .CAAD 14326819.0.0000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N, . Parecer Comitê de Ética - CAAD: 23556219.1.0000.5525. 2019.
LORENTZ, C.N . Avaliação de artigos no EnANPAD. 2019.
LORENTZ, C.N, . Avaliação de Projetos e ou currículos Lattes concorrentes ao Edital Papq 01/2019. 2019.
LORENTZ, C.N, . PARECER CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONUN) - Relatoria Análise para autorização de funcionamento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas. 2019.
LORENTZ, C.N, . Avaliação de artigos no XXII Seminários de Administração - SemeAD. 2019.
LORENTZ, C.N . Avaliação de Artigos na EnPAD. 2018.
LORENTZ, C.N . Avalição de Artigos na EnANPAD. 2014.
LORENTZ, C.N . Avaliação de Artigos na EnANPAD. 2013.
LORENTZ, C.N . Avaliação de Artigos na EnANPAD. 2011.
LORENTZ, C.N . Avaliação de Artigos na EnANPAD. 2011.
LORENTZ, C.N, . Avaliação de Artigos na EnANPAD. 2010.
LORENTZ, C.N . Historias de Sucesso - Empresas Graduadas das Incubadoras Mineiras. 2007.
COUTO, W.W ; LORENTZ, C.N . De Oficina Mecanica para Cento Automotivo. 2007.
Almeida, Cacilda ; LORENTZ, C.N . A Revolução das Botas. 2007.
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2021
Carreiras em transformação: análise da atuação das Administradoras Mineiras frente a pandemia COVID-19, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Integrante / Christiane de Miranda e Silva Correia - Coordenador.
-
2018 - 2019
Trabalho, educação e diversidade: análise sobre o impacto das políticas públicas direcionadas a grupos minoritários para o acesso à educação e ao mercado de trabalho, Descrição: Diversidade remete aos estudos dos indivíduos que pertencem aos considerados grupos diversos, também denominados como grupos minoritários. Neste estudo a expressão ?grupos minoritários? caracterizam-se como àqueles grupos desvalorizados socialmente.O contexto do mercado de trabalho reflete as demandas temporais da época que vivencia. Questões sociais e a ideologia do grupo hegemônico, tendem a se manter nos processos educacionais e consequentemente, nos ambientes de trabalho, perpetuando assim, o status quo vigente. A educação e a qualificação profissional são requisitos fundamentais no processo de inserção no mercado de trabalho formal, possibilitando aos indivíduos, além da sua sobrevivência, adquirir autonomia e exercer a cidadania. Assim, as questões relacionadas à desigualdade social, com consequente dificuldade de acesso à educação, principalmente aquela de ensino superior (aqui objeto de estudo) impactam diretamente no acesso à informação, na qualificação, na educação e posteriormente, no acesso a inserção e inclusão de grupos minoritários no mercado formal de trabalho. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é : Verificar os impactos das políticas públicas direcionadas à qualificação, inserção e inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho formal, seja nas organizações públicas e ou privadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Coordenador / Luciana Cristina de Souza - Integrante / Miriam Possas - Integrante.
-
2018 - 2019
A CONDIÇÃO DO REFUGIADO NO BRASIL: LEGISLAÇÃO VIGENTE E A ATUAL REALIDADE DE ACOLHIMENTO BRASILEIRA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Integrante / Miriam Possas - Coordenador / Pedro do Carmo Baggio - Integrante / Christiane de Miranda e Silva Correia - Integrante / Jane Noronha Carvalhais - Integrante.
-
2018 - Atual
Grupo de Pesquisa: Diversidade, Inclusão e Reconhecimento (DIR), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (4) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Coordenador / Luciana Cristina de Souza - Integrante / Miriam Possas - Integrante.
-
2014 - 2016
Carreiras Docentes em Programas Stricto Sensu na área de Administração: Contextos, Dilemas e Modos de Engajamento, Descrição: O Objetivo é discutir a influência de fatores contextuais (CAPES, CNPq, ENANPAD, Universidades, Faculdades, etc) na carreira do docente do stricto sensu e quais as diferentes estratégias de carreiras que são adotadas para lidar com os constrangimentos institucionais, assim como com as oportunidades que esse contexto oferece. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Integrante / Zélia Miranda Kilimnik - Coordenador.
-
2012 - 2013
Gestão da Diversidade: Inclusão e Gestão de Grupos Vulneráveis nas Organizações, Descrição: Trata-se de uma solicitação de renovação da pesquisa de mesmo título, aprovada pelo Propic e iniciada em 2011, mas que tem aqui nesta proposta seu escopo ampliado, pois visa incluir também, como objeto de pesquisa, pessoas que foram reabilitadas para a atividade laboral. Tem como objetivo geral identificar, analisar e compreender a gestão da diversidade no contexto organizacional, a partir da gestão de grupos vulneráveis nas organizações, especificamente pessoas deficientes e reabilitadas profissionalmente, destacando os processos de inclusão, integração e desenvolvimento destes trabalhadores no contexto de trabalho. A perspectiva desta pesquisa é realizar uma análise multiníveis, ou seja, a partir da percepção dos diversos atores envolvidos: gestores, profissionais de recursos humanos e indivíduos com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Coordenador.
-
2011 - 2012
Gestão da Diversidade: Inclusão e gestão de grupos vulneráveis nas organizações, Descrição: Identificar, analisar e compreender a gestão da diversidade no contexto organizacional, a partir da gestão de grupos vulneráveis nas organizações, especificamente pessoas deficientes, destacando os processos de inclusão, integração e desenvolvimento destes trabalhadores no contexto de trabalho. A perspectiva desta pesquisa é realizar uma análise multinivel, ou seja, a partir da percepção dos diversos atores envolvidos: gestores, profissionais de recursos humanos e indivíduos deficientes. Tem como objetivos específicos: - Analisar a percepção dos gestores e profissionais de RH sobre as políticas organizacionais que contemplam a diversidade; - Identificar e analisar as práticas de recursos humanos adotadas para a gestão de pessoas deficientes, destacando os processos de captação, seleção, avaliação de desempenho, remuneração, promoções e carreira; - Analisar a percepção dos gestores e analistas de RH sobre o impacto da Lei de Cotas no contexto organizacional; - Conhecer e analisar a percepção de indivíduos deficientes inseridos em organizações a partir da lei de Cotas, sobre suas possibilidades profissionais e realidade da organização na qual atuam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Coordenador.
-
2009 - 2010
O Psicologo Organizacional, sua formação e o perfil profissonal demandado pelo mecado de trabalho., Descrição: Este projeto busca desenvolver estudos referentes a psicologia organizacional, seu campo de atuação e as exigencias requeridas deste profissional no mercado de trabalho. Tradicionalmente, as faculdades de psicologia privilegiam o enfoque clínico-social. A FHC a partir do novo projeto político pedagógico do curso de psicologia tem como uma de suas enfases o estudo em Insituções e Organizações, possibilitando assim, uma maior amplitude na formação dos alunos que podem escolher de forma mais consciente sua área de futura atuação profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Coordenador / Tadeu Sampaio - Integrante / Ana Carolina Gomes de Campos - Integrante / Rivia Michele Pires - Integrante / Paula Pereira Vilella - Integrante., Financiador(es): Universidade FUMEC - Outra.
-
2008 - 2009
O SENTIDO DO TRABALHO E A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, Descrição: O interesse dos autores deste projeto está diretamente relacionado ao desempenho de suas atividades como docentes de algumas instituições de ensino superior, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, as quais oferecem cursos de graduação e pós-graduação, com privilégio da área de Administração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cacilda Nacur Lorentz - Integrante / Íris Barbosa Goulart - Coordenador / Adriano Cordeiro Leite - Integrante / Flavio Lucio dos Santos - Integrante / Juliana Machado do Couto Melo - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios. , Avenida Prudente de Morais - 444, Cidade Jardim, 30350093 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 31942509
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior nível VI, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2024
Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas (EAD)
-
09/2024
Direção e administração, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, subchefe do departamento de Gestão.
-
09/2024
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Recursos Humanos
-
02/2024
Ensino, Tercnólogia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional, Cultura e Clima Organizacional (EAD), Empregabilidade , empreendedorismo e carreira (EAD)
-
02/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Administração.
-
07/2023
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Atividade realizada, Membro da Comissão Editorial da Revista PPP- Perspectivas em Políticas Púiblicas da da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves,.
-
02/2023
Extensão universitária , Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Atividade de extensão realizada, FaPPGen Carreiras: Projeto de Orientação Profissional e Carreira - Orientação de aluno Bolsista.
-
11/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, Membro do NDE do curso Tecnólogo de Processos Gerenciais.
-
02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas - FaPP.,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno de Avaliação de Pesquisa.
-
10/2017
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Treinamento e Desenvolvimento, Empregabilidade e Carreira, Gestão por Competências, Projeto Interdisciplina III, Recrutamento, Seleção e Integração
-
12/2022 - 08/2024
Direção e administração, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Gestão.
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empregabilidade, Empreendedorismo e Carreira ( modalidade EAD)
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Interdisciplinar em RH II (modalidade híbrida), Recrutamento, Seleção e Integração
-
07/2022 - 12/2022
Direção e administração, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, Direção.
-
02/2020 - 12/2022
Extensão universitária , Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Atividade de extensão realizada, FAPPIPOCA -O MUNDO DO TRABALHO E A ARTE CINEMATOGRÁFICA -- Orientação de aluno Bolsista.
-
02/2022 - 07/2022
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recrutamento, Seleção e Integração
-
01/2019 - 06/2022
Direção e administração, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, vice-diretora.
-
03/2018 - 06/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas - FaPP.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Tercnólogia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Interdisciplinar em RH III
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Tercnólogia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recrutamento, Seleção e Integração
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empregabilidade e Carreira
-
05/2018 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Cargo ou função, Membro e vice coordenadora do Colegiado.
-
04/2018 - 12/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios.,Linhas de pesquisa
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recrutamento, Seleção e integração
-
06/2019 - 06/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas - FaPP.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
-
05/2018 - 05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Políticas Públicas - FaPP.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental ( representante eleita dos docentes de nível VI).
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empregabilidade e Carreira
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recrutamento, Seleção e Integração
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Tercnólogia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recrutamento, Seleção e Integração
-
03/2018 - 02/2019
Direção e administração, Faculdade de Políticas Públicas - FaPP.,Cargo ou função, Coordenação do Setor de Estágio Presencial.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização, Processos e Tomada de Decisão ( modalidade EaD)
2006 - 2022
Universidade FUMECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente II
Atividades
-
08/2017 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, sociais e da saúde.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia.
-
09/2016 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, sociais e da saúde.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de disciplinas Formação do Psicólogo - Curso de Psicologia.
-
09/2016 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, sociais e da saúde.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Psicologia.
-
01/2008 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico II, Estágio Básico III, Orientação Profissional, Práticas de Psicoloiga Organizacional, Processos de Gestão de Pessoas, Psicologia da Organizações, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
08/2014 - 12/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
08/2012 - 12/2017
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenadora do Setor FUMEC Carreiras.
-
08/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro representante da FCH na Comissão de Relações Internacionais (CoRi) da Universidade FUMEC.
-
02/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade FUMEC.,Atividade de extensão realizada, Atuação como mediadora setor de mediação e conciliação no NPJ- Núcleo de Práticas Jurídicas da universidade FUMEC.
-
02/2014 - 08/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.,Linhas de pesquisa
-
08/2014 - 07/2015
Ensino, Ciências Aeronáuticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas
-
02/2014 - 01/2015
Ensino, Tecnólogo em Fotografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos I
-
03/2010 - 06/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.,Linhas de pesquisa
-
03/2009 - 12/2011
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Atuaçao no Nucleo de Orientação Profissional - atendimento a discentes.
-
03/2008 - 12/2011
Direção e administração, Universidade FUMEC.,Cargo ou função, Supervisora do estágio profissionalizante organizacional externo.
-
03/2008 - 12/2011
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Laboratorio de Psicologia e Trabalho da FCH.
-
08/2007 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional
-
08/2007 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
03/2007 - 12/2011
Direção e administração, Universidade FUMEC.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de pós graduação - Gestão Estratégica de Pessoas.
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento, Clima e Cultura Organizacional
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão das Competências e do Potencial Humano, Comportamento, Clima e Cultura Organizacional
-
02/2006 - 10/2006
Ensino, Gerência da Tecnologia da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerencia de Recursos Humanos
2012 - 2014
Fundação Dom CabralVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora de cursos de pós graduação . Disciplinas Lecionadas: Poder nas Organizações; Cultura e Clima Organizacional; Qualidade de Vida no trabalho no curso de Especialização em Gestão de Pessoas.
Disciplina Gestão de Pessoas no curso de Especialização Gestão de Projetos .
Início em fevereiro de 2012. Professora contratada por disciplina - de cursos de pós-graduação
Atividades
-
02/2012 - 09/2014
Ensino, Programa de especialização em Gestão, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Clima Organizacional, Gestão de Pessoas em Projetos, Poder nas Organizações, Qualidade de Vida no Trabalho
2012 - 2013
Centro Universitário UNAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Lecionou as disciplinas : Comportamento Organizacional; Gestão de Recursos Humanos; Estratégia de Recursos Humanos
Atividades
-
08/2012 - 06/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional, Estratégia de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos
2007 - 2007
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: sem vínculo, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou 8 h/ aula na disciplina Gestão, Educação e Trabalho, nos dias 12 e 19 de junho de 2007, no curso de Especilização em Psicologia do Trabalho do departamento de psicologia da UFMG.
2005 - 2005
Rede PitágorasVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2005 - 11/2005
Ensino, Seminário de Gestão Estratégica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica: Análise, formulação e implementação
2001 - 2008
Serviço de Apoio As Micro e Pequenas Empresas de Minas GeriaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor II, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2007 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Gerencia de Educação, Empreendedorismo e Cooperativismo.,Serviço realizado, Tutoria dos Casos de Sucesso.
-
05/2004 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg, Unidade da Cultura da Cooperação.,Serviço realizado, Desenvolvimento de metodologia.
-
05/2004 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg.,Serviço realizado, Multiplicadora da Metodologia Redes Associativas para formação de associações e cooperativas.
-
05/2004 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg.,Serviço realizado, Coordenadora do programa de Estratégia de Abordagem da Cultura da Cooperação.
-
05/2004 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg, Unidade da Cultura da Cooperação.,Serviço realizado, Gestão e capacitação da equipe de consultores externos.
-
04/2001 - 05/2004
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg, Núcleo de Recursos Humanos.,Serviço realizado, Recrutamento, seleção e avaliação de pessoal.
-
04/2001 - 05/2004
Treinamentos ministrados , Sebrae Mg, Núcleo de Recursos Humanos.,Treinamentos ministrados, Treinamento institucional introdutório, Treinamento institucional para consultores e instrutores credenciados
-
04/2001 - 07/2003
Serviços técnicos especializados , Sebrae Mg.,Serviço realizado, Coordenadora do processo de cadastramento e credenciamento de consultores e instrutores externos do Sebrae Minas.
2000 - 2001
Instituto de Previdencia dos Servidores do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2000 - 04/2001
Serviços técnicos especializados , Ipsemg, Clínica Psicológica.,Serviço realizado, Prevenção e Tratamento terapeutico.
1997 - 1999
Geraldo Lustosa Medicina LaboratorialVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 40
2023 - 2023
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 2
Outras informações:
Lecionou as disciplinas:Orientação de monografia - curso de Psicologia - 2 turmasPsicologia, Seleção e Desenvolvimento - curso de Psicologia - 2 turmasPsicologia Organizacional - Curso de Relações Públicas - 1 turma
Atividades
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de monografia
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, seleção e desenvolvimento de pessoas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CACILDA NACUR LORENTZ e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?