Nayara Pinto Friess
Mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ? bolsista do CNPq. Trabalha como Professora de Alemão em cursos livres e foi Professora Substituta de Pesquisa e Prática de Ensino de Alemão no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da UFF. Licenciada em Letras ? Português e Alemão (2012 ? 2017), tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID/Capes (2013), participou da Oficina de Teatro oferecida pelo Instituto de Letras em parceria com o Centro de Artes Uff, cursou um semestre na Eberhard Karls Universität Tübingen (2016) e também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC ? CNPq/UFF) em seu último semestre. Após a conclusão da graduação, inscreveu-se no programa de intercâmbio cultural Au-Pair World e morou na Alemanha cerca de um ano a fim de aprimorar o idioma estudado (2017 ? 2018).
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Letras
2020 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Leonardo Ferreira Kaltner.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica
2009 - 2010
Formação complementar
2020 - 2020
Simplificando o currículo Lattes. (Carga horária: 5h). , Ciência Descomplicada, CIÊDES, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em A Semiolinguística aplicada ao ensino de língua materna. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento de recreação. (Carga horária: 4h). , Party Fun, PARTY, Brasil.
2013 - 2013
Curso intensivo de alemão - Iniciante I. (Carga horária: 40h). , Programa de Línguas Estrangeiras Modernas, PROLEM, Brasil.
2013 - 2013
Preparação Vocal para o Exercício do Magistério. (Carga horária: 2h). , Colégio Estadual Raul Vidal, C.E. Raul Vidal, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologias da informação e comunicação (EAD) Competências Transversais. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Empreendorismo - trilhas para o jovem empreendedor. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Segurança no Trabalho (EAD). (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Legislação trabalhista (EAD). (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental (EAD) competências transversais. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Pastoral Catequética. (Carga horária: 111h). , Arquidiocese de Niterói, ARQNIT, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Participação em eventos
II Seminário da Especialização em Língua Portuguesa. 2019. (Seminário).
minicurso Gêneros textuais na sala de aula de PBE. 2016. (Outra).
XII Encontro de Português Língua Estrangeira e do 3 Congresso de Português Língua Internacional. 2016. (Encontro).
1 Simpósio da APLE-RJ. 2015. (Simpósio).
V. Colóquio Intermediações Culturais. 2015. (Outra).
Oficina de Libras. 2014. (Oficina).
2ª feira de Livros do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Apresentação da adaptação cênica da crônica "Um braço de mulher", de Rubem Braga. 2013. (Feira).
Apresentação de comunicações orais e posteres do IX SEMINÁRIO INTERATIVO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Seminário).
I Seminário de Crítica Textual - Autores e Livros: Gênese e transmissão textuais. 2013. (Seminário).
IV Jornada de Estudos de Linguagem. 2013. (Seminário).
Mesa-Redonda: "Formação inicial de professores em discussão". 2013. (Seminário).
Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica (MID). As duas faces da educação ambiental. 2013. (Feira).
Mesa-Redonda "A circulação da literatura para jovens na América Latina". 2012. (Encontro).
XXII Seminário de Estudos Clássicos - Narrativa e Ficção. 2012. (Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Universidade Federal FluminenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Substituta do Departamento SSE, disciplina PPE (alemão)
2018 - Atual
Wizard by PersonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de alemão - horista, Carga horária: 4
2018 - Atual
This Way IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Alemão - horista, Carga horária: 6
2015 - 2017
Colégio e Curso M3Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 18
2014 - 2015
Colégio e Curso M3Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nayara Pinto Friess e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?