Andréa Fátima Salvador

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1997) e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2017). Ingressou no programa de pós-graduação de Mestrado em História da UDESC/2017. Atuou como bolsista de extensão em ações do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB-UDESC). Foi bolsista Promop (2017-2018) e, atua como pesquisadora voluntária junto ao Laboratório de Estudos de Gênero e Família (LABGEF) sob orientação da Profa. Dra. Gláucia de Oliveira Assis e junto ao Laboratório de Imagem e Som sob supervisão do Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer. Linhas de Pesquisa: Migrações Contemporâneas, Estudos de Gênero, Diversidade Étnico-Racial, Religião. Atualmente cursa graduação em Gestão em Tecnologia da informação e pós-graduação em Análise de Dados e Inteligência Artificial.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2017 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Crescente Negro: Imigração, Memória e Experiência Afroislâmica em Santa Catarina (2012/1016)
Gláucia de Oliveira Assis.

Graduação em andamento em Gestão em Tecnologia da Informação

2022 - Atual

Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

Graduação em História

2012 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Na Causa de Allah - Memória e Experiência Muçulmana na Cidade de Florianópolis (1990/2010)
Orientador: Paulino de Jesus Francisco Cardoso

Graduação em Direito

1992 - 1997

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Árabe

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SALVADOR, A. F. ; HAGEMEYER, R. R. . Cinedebate Em busca do Pássaro da Aldeia. 2018. (Outro).

SALVADOR, A. F. . Semana Feminista. 2018. (Outro).

SALVADOR, A. F. . Oficina Gênero e Feminismos. 2018. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Fronteiras Sensíveis: Representações Midiáticas sobre a Migração Ganesa em Criciúma. 2018. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. 2018. (Congresso).

III Simpósio Internacioanl da ABHR/ 16o. Simpósio Nacional da ABHR.islâmica e imaginário apocalíptico através das imagens da Revista ?Dabiq? (2014-2016). 2018. (Simpósio).

LABGEF 10 anos. 2018. (Encontro).

Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher. 2018. (Seminário).

Semana da Faed 2018.Oficina Gênero e feminismo. 2018. (Seminário).

Semana da Faed 2018.Oficina Gênero e feminismo. 2018. (Seminário).

Semana da Faed 2018.Cinedebate Em busca do Pássaro da Aldeia. 2018. (Simpósio).

XIV Encontro Estadual da ANPUH RS.Para Além da Etnicidade: uma breve abordagem sobre os conflitos inter-étnicos em Gana. 2018. (Encontro).

XIV Encontro Estadual da ANPUH RS. 2018. (Encontro).

?Ensino de História e Pós-Graduação. 2017. (Outra).

?Politicas de la memoria e usos del passado em Europa oriental y em Russia después de la caída del Muro de Berlin?. 2017. (Outra).

3o Simpósio Sul da Associação Brasileira de História das Religiões.Islamismo e Transexualidade: um estudo sobre a obrigatoriedade da cirurgia de mudança de sexo aos transgêneros no Irã. 2017. (Simpósio).

Cultura Política e Cultura Visual. 2017. (Outra).

I Colóquio Imagem e Imaginação.Uma análise do fim dos tempos: escatologia islâmica e imaginário apocalíptico através das imagens da revista Dabiq (2014-2016). 2017. (Simpósio).

III Seminário Internacional de Historia do Tempo Presente. 2017. (Seminário).

III Seminário Internacional de História do Tempo Presente.Comunidade Islâmica de Florianópolis: Imigração, Dilemas e Tensões. 2017. (Seminário).

Jornadas Antropologicas PPGAS. 2017. (Encontro).

Jornadas Antropológicas PPGAS 2017.Na Causa de Allah: Dilemas e Tensões na Comunidade Islâmica de Florianópolis. 2017. (Simpósio).

Feminino Negro - ERAA/UDESC. 2015. (Outra).

II Jornadas de Investigacion en Educacion Superior. 2015. (Congresso).

Islamofobia - ERAA/UDESC. 2015. (Outra).

Negritude Branquitude e Equidade - ERAA/UDESC. 2015. (Outra).

8o. Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina.Centro de Memória e História das Populações de Origem Africana em Santa Catarina. 2012. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SALVADOR, A. F. . Pássaro da Aldeia: A Síria entre o olhar e a proibição da obra cinematográfica de Sergio Ricardo (1965). In: Rafael Rosa Hagemeyer, Daniel Lopes saraiva. (Org.). Esse Mundo é Meu: as artes de Sérgio Ricardo. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 143-164.

  • SALVADOR, A. F. . Para Além da Etnicidade: uma breve abordagem sobre os conflitos inter-étnicos em Gana. In: XIV Encontro Estadual de História - ANPUH RS, 2018, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro Estadual de História - ANPUH RS, 2018.

  • SALVADOR, A. F. . Islamismo e Transexualidade: um estudo sobre a obrigatoriedade das cirurgias de mudança de sexo aos transgêneros no Irã. In: III Simpósio Sul da ABHR, 2018, Florianópolis. Anais do III Simpósio Sul da ABHR, 2018.

  • SALVADOR, A. F. . Fronteiras Sensíveis: Representações Midiáticas sobre a Migração Afro-Islâmica em Criciúma. In: III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. Anais do Congresso ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018. v. 3. p. 59-79.

  • SALVADOR, A. F. . Comunidade Islâmica de Florianópolis: Imigração, Dilemas e Tensões. In: III Seminário Internacional de História do Tempo Presente, 2017, Florianópolis. http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/IIISIHTP/paper/view/571, 2017.

  • SALVADOR, A. F. . Fronteiras Sensíveis: Representações Midiáticas sobre a Migração Afro-Islâmica em Criciúma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVADOR, A. F. . Para Além da Etnicidade: uma breve abordagem sobre os conflitos inter-etnicos em Gana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVADOR, A. F. . Islamismo e Transexualidade: um estudo sobre a obrigatoriedade da cirurgia de mudança de sexo aos transgêneros no Irã. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SALVADOR, A. F. . Na Causa de Allah: Dilemas e Tensões na Comunidade Islâmica de Florianópolis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SALVADOR, A. F. . Comunidade Islâmica de Florianópolis: Imigração, Dilemas e Tensões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALVADOR, A. F. . Uma análise do fim dos tempos: escatologia islâmica e imaginário apocalíptico através das imagens da revista Dabiq (2014-2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SALVADOR, A. F. . Mapeamento dos Terreiros de Religiosidade de Matriz Africana no Município de Florianópolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVADOR, A. F. . Centro de Memória e História das Populações de Origem Africana em Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVADOR, A. F. . Oficina Gênero e Feminismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2012

Certificado de Mérito Acadêmico Extensionista - 1o. lugar na área temática Educação, UDESC.