Thaís Helena Ellery de Alencar
Mestra em Filosofia pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Formada em Filosofia Licenciatura e Bacharelado. Atua na área da docência.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Filosofia
2010 - 2012
Universidade Estadual do Ceará
Título: A Filosofia do Homem como Filosofia do Espírito Subjetivo,Ano de Obtenção: 2013
Marly carvalho Soares.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Estética; Liberdade; Alma; Consciência; Espírito; Natureza. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em andamento em Especialização Latu Sensu em Gestão de Pessoas
2009 - Atual
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Gestão estratégica de Pessoas: o sentido operacional da performace humana.
Especialização interrompida em 2018 em Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
2017 - interrompida
Faculdade do vale do jaguaribe
Ano de interrupção: 2018
Graduação em Filosofia
2008 - 2009
Universidade Estadual do Ceará
Título: Pensar a história como consciência e espaço de Liberdade
Orientador: Marly Carvalho Soares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Filosofia
2004 - 2008
Universidade Estadual do Ceará
Título: Pensar a História como consciência e espaço de Liberdade
Orientador: Marly Carvalho Soares
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Formação complementar
2007 -
Extensão universitária em Curso de Alemão. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Alemã, CCA, Brasil.
2019 - 2019
Devir-negro do mundo: uma introdução ao pensamento de Achille Mbembe. (Carga horária: 21h). , Porto Iracema das Artes, PORTO IRACEMA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 40h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.
2009 - 2009
Muni curso Francês Fácil. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Técnicas de Leitura para Principiantes. (Carga horária: 12h). , Casa de Cultura Alemã, CCA, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Francês. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará, NLE -UECE, Brasil.
2005 - 2005
Curso Profissionalizante de Informática. (Carga horária: 120h). , T&T INFORMÁTICA, T&T INFORMÁTICA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Análise Sintátrica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Redação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Do Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Social e Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Organização de eventos
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; Collares, D. Clarissa. . XXVI ENEFIL - Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. 2010. (Outro).
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; FRAGOSO, E. A. R. ; SOARES, M. . V Seminário de Pesquisa do CMAF. 2010. (Outro).
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; Collares, D. Clarissa. ; Konrad Utz ; SOARES, M. . V Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira. 2009. (Congresso).
SOARES, M. ; Konrad Utz ; ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. . II Colóquio de Estudos Hegelianos. 2008. (Outro).
SOARES, M. ; JUNIOR, T. ; FOFANO, D. K. ; CHAVES, R. ; ALENCAR, T. H. E. . I Colóquio de Estudos Hegelianos. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Africanidades em Sala de Aula. 2018. (Outra).
VIII Encontro de Pesquisa Docente da Faculdade Integrada Grande Fortaleza.A GESTÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA E SUAS ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR E PREVENIR A EVASÃO ESCOLAR. 2018. (Encontro).
Minicurso: Profecia e consolação: a Filosofia da História, em Kant. Semana de Filosofia da UEPB. 2011. (Outra).
Semana de Filosofia da UEPB.O estudo do Espírito enquanto tal: a Psicologia. 2011. (Outra).
III Colóquio de Estudos Hegelianos.Filosofia do Espírito: a relação entre vontade dos indivíduos históricos com os fatos históricos. 2010. (Outra).
I Semana de Filosofia da UFC-Cariri.História em Hegel: o palco do desenvolviento do Espírito livre. 2010. (Outra).
Minicurso: Leituras de A Fenomenologia do Espírito, de Hgel. XIV ANPOF. 2010. (Encontro).
Semana universitária da UECE.O conceito de Espírito Subjetivo. 2010. (Outra).
V COBREFIL. 2010. (Congresso).
VII Semana de Humanidades da UFC/UECE.A formação do Espírito Livre como pressuposto da Liberdade na História. 2010. (Outra).
V Seminário de Pesquisa do CMAF-UECE.O estudo do Espírito enquanto tal: a Psicologia. 2010. (Seminário).
XIV ANPOF. Natureza e Espírito no processo da efetivação da liberdade na História. 2010. (Congresso).
XIV ANPOF. 2010. (Encontro).
XV Semana Universitária.O conceito de Espírito Subjetivo. 2010. (Encontro).
XXVI ENEFIL - Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia.Filosofia do Espírito Subjetivo: o desenvolvimento do Espírito Livre. 2010. (Encontro).
5º Colóquio Nacional Representação de G~enero e de Sexualidades. 2009. (Outra).
I Encontro de Pesquisa em Filosofia da Universidade Federal do Ceará.A História como progresso da Liberdade em Hegel. 2009. (Encontro).
I ENCONTRO NIETZSCHE - SCHOPENHAUER. 2009. (Encontro).
I Simpósisio Nacional de Psicologia e Crítica Social da Cultura. 2009. (Simpósio).
IV Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará.O Espírito Subjetivo livre e a transição para o Espírito Objetivo. 2009. (Seminário).
IX Semana de Filosofia Filosofia e Crítica Social: Em busca de novos sentido históricos sociais..ASTÚCIA DA RAZÃO: A HISTÓRIA COMO PALCO DA REALIZAÇÃO DA IDÉIA DE LIBERDADE. 2009. (Outra).
IX Semana de Filosofia - Filosofia e Crítica Social: Em busca de novos sentidos históricos sociais..Minicurso: Introduções hegelianas ao filosofar : A Filosofia do Espírito.. 2009. (Outra).
Minicurso: O Sistema hegeliano posto em prova, ministrado pelo prof. Dr. Christian Iber no V Congresso Internacional da SHB. 2009. (Congresso).
V Congresso Internacional da Sociedade Hegel Barsileira. Pensar a História como consciência e espaço de Liberdade. 2009. (Congresso).
V Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira. 2009. (Congresso).
Centenário dos Franceses Merleau-Ponty e Simone de Beauvoir. 2008. (Encontro).
II Colóquio de Estudos Hegelianos.O ESPÍRITO SUBJETIVO: O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO LIVRE.. 2008. (Outra).
II Colóquio de Estudos Hegelianos.Mediação de mesas de Comunicação. 2008. (Outra).
II Colóquio de Estudos Hegelianos. 2008. (Outra).
Mini-Curso: A Natureza na Modernidade e na Contemporaneidade. 2008. (Outra).
MiniCurso: A Natureza nos Gregos e nos Medievais. 2008. (Outra).
Mostra de Monografia no II Colóquio de Estudos Hegelianos.Por que a paixão individual é fundamenta para que aconteçam os grandes feitos da História?. 2008. (Outra).
VIII Semana de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará.E Efetivação da liberdade na Moralidade Objetiva. 2008. (Outra).
VIII Semana de Filosofia - UECE Natureza e Discurso Ecológico: da idéia da Natureza à Natureza estetizada.ministrou mini-curso :Mini-curso: Princípios da Filosofia Do Direito: Introdução ao Pensamento Político de Hegel. 2008. (Outra).
VIII Semana de Filosofia - UECE - Natureza e Discurso Ecológico: da idéia de Natureza à Natureza estetizada. 2008. (Outra).
XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.A Efetivação da Liberdade na moralidade objetiva. 2008. (Outra).
XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.Paixão e História: Por que as paixões individuais fundamentam os fatos históricos?. 2008. (Outra).
Conferência L'Amant de Marguerite Duras e de Jean Jacques Annaud. 2007. (Outra).
Filosofia e Literatura: outras concepções.. 2007. (Seminário).
I Colóquio de Estudos Hegelianos. 2007. (Outra).
I Colóquio de Estudos Hegelianos. 2007. (Outra).
III Semana de Filosofia da UEPB - Cultura e Natureza.Uma proposta hegeliana de um Estado racional e livre.. 2007. (Encontro).
III Semana De FIlosofia UEPB - Natureza e Cultura. 2007. (Encontro).
II Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia. 2007. (Seminário).
Mini-curso: O Caráter Político nos Escritos da Juventude de Hegel. 2007. (Outra).
Mini-curso: O Presente como Morada Inóspita: a propósito do olhar estético e antropológico de Pier Paolo Pasolini.. 2007. (Encontro).
Mini-curso: Por que Ler Hegel Hoje? Argumentos de Lima Vaz. 2007. (Outra).
Encontro em comemoração aos 200 anos da obra Fonomenologia do Espírito. 2006. (Encontro).
Mini- Curso Aspectos Fundamentais da Metafísica de Hegal: I o Conceito de Matetafísica e o seu desenvolvimento no sistema; II - Fundamentos Hegelianos para uma fenomenologia; III - Linguagem e Cultura: uma perspectiva metafísica do homem;. 2006. (Encontro).
XI Semana Universitária da UECE.O Sentido das Paixões no livro II Capítulos 1 a 11 da Retórica de Aristóteles. 2006. (Outra).
7ª. Semana de Filosofia. 2005. (Seminário).
Filosofia Espírita: A visão de Deus e Homem, a Moral e a Educação.. 2005. (Oficina).
I Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE. 2005. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE. 2005. (Seminário).
Inic. às Filosofia Moderna e Contemporânea.. 2004. (Outra).
Mini-Curso: Arité e Paidéia. Apogeu e crise na cultura grega - ENEFIL. 2004. (Outra).
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia - ENEFIL. 2004. (Encontro).
Orientou
Uma reflexão psicopedagogica acerca da influencia da família no comportamento violento de crianças a partir de dez a dezoito anos numa escola pública de Fortaleza; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
As contribuições da afetividade no desenvolvimento cognitivo de crianças da Educação Infantil; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Motivos intraescolares da indisciplina em alunos do Ensino Fundamental numa perspectiva psicopedagógica; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Autismo em questão: análise do método TEACCH numa escola ong do município de Fortaleza; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A afetividade na utilização de estratégias do psicopedagogo no tratamento da disgrafia na sala de aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Estratégias e recursos utilizados por pedagogos no trabalho de inclusão nas escolas regulares; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
As dificuldades psicomotoras de crianças de 04 a 24 meses de idade; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Transtorno do Deficit de Atenção hiperatividade: uma reflexão psicopedagoga; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O Coordenador Pedagógico: Função, Dificuldades E Caminhos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Projeto Político Pedagógico: O Coração Da Escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A Importância Do Projeto Político-Pedagógico Na Democratização Da Escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
As Tecnologias Da Informação E Comunicação E A Educação A Distância Como Possibilidade De Inserção No Contexto Educacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Autonomia, Participação E Descentralização: Mecanismos Para Uma Gestão Democrática; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O Coordenador Pedagógico No Ensino Médio: Relevância E Possibilidades No Ambiente Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Coordenador Pedagógico: Os Diferentes Papéis Deste Profissional No Ambiente Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Avaliação Da Aprendizagem: Ferramenta Essencial Para O Trabalho Docente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Coordenador Pedagógico: Limites E Possibilidades; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Indisciplina E Disciplina: Compreendendo Questões Sociais Ligadas À Aprendizagem No Universo Escolar Brasileiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O Papel Do Coordenador Pedagógico Como Elo Entre Professores, Alunos E Instituição; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O Papel Do Conselho Escolar Na Efetivação Da Gestão Democrática Numa Escola Pública De Icapuí/Ce; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Relações Interpessoais No Ambiente De Trabalho Escolar: Estudos De Conflitos No Ensino Fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A Importância Do Planejamento Escolar Para O Trabalho Docente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Gestão Participativa E Multicultural: Uma Reflexão Sobre A Promoção De Uma Gestão Escolar Como Estímulo À Democracia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: COMO MINIMIZAR OS SEUS EFEITOS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
BULLYING, A RAIZ DE UM PROBLEMA SOCIAL QUE GERA VIOLÊNCIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A PRÁXIS DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A): UMA MEDIAÇÃO TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DOCENTE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
COMO MOTIVAR OS ALUNOS NO ENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O DESPREPARO DOS PROFESSORES E DA GESTÃO ESCOLAR PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A DISLEXIA SOB O ENFOQUE DA GESTÃO PEDAGÓGICA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O BULLYING COMO FATOR GERADOR DE INDISCIPLINA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A DIFERENÇA VAI À ESCOLA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ATUAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O PAPEL DO GESTOR COMO FERRAMENTA PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA ESCOLA CONCIENTE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A AÇÃO CONTRADITÓRIA E AUTORITÁRIA DA AVALIAÇÃO POR PARTE DOS EDUCADORES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A INDISCIPLINA ESCOLAR: A SALA DE AULA UM AMBIENTE SAUDÁVEL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
BULLYING E SEUS EFEITOS NAS SERES INICIAIS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
PISO SALARIAL DO MAGISTERIO E O FUNDEB: PROPORCIONALIDADES OU DESPROPORCIONALIDADES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
A DESMOTIVAÇÃO DE DOCENTES RECÉM-CONCURSADOS EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE FORTALEZA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
O GESTOR ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Escolar) - Faculdade do Vale do Jaguaribe; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Da Antropologia à Psicologia: Um estudo sobre o movimento da linguagem na Enciclopédia das Ciências Filosóficas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Thaís Helena Ellery de Alencar;
Produções bibliográficas
-
ALENCAR, T. H. E. ; SOARES, M. . O Conceito de Espírito Subjetivo. In: XV Semana Universitária, 2010. XV Semana Universitária, 2010.
-
ALENCAR, T. H. E. ; MATOS, L.M. . Uma proposta hegelianoa de um Estado racional e livre. In: III Semana de Filosofia da Universidade Esatadual da Paraíba, 2009, Campina Grande. III Semana de Filosofia de 05 a 09 de Novembro de 2007: Anais. Campina Grande: eduep, 2007. p. 75-75.
-
ALENCAR, T. H. E. . ASTÚCIA DA RAZÃO: A HISTÓRIA COMO PALCO DA REALIZAÇÃO DA IDÉIA DE LIBERDADE. In: IX Semana de Filosofia Filosofia e Crítica Social: Em busca de novos sentido históricos sociais., 2009. IX Semana de Filosofia Filosofia e Crítica Social: Em busca de novos sentido históricos sociais., 2009.
-
ALENCAR, T. H. E. ; Collares, D. Clarissa. . Reconhecimento: a dialética do senhor e do escravo na pespectiva de gênero. In: V Colóquio Nacional Representação de Gênero e de Sexualidade e I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2009, Campina Grande. Colóquio Nacional Representação de Gênero e de Sexualidade. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB-Realize Editora, 2009. p. 54-54.
-
ALENCAR, T. H. E. . Pensar a História como consciência e espaço de liberdade. In: V Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira, 2009, Fortaleza. A Noiva do Espírito: Natureza em Hegel. Fortaleza: Tecnograf, 2009.
-
ALENCAR, T. H. E. . A história como progresso da liberdade em Hegel. In: I Encontro de pesquisa em Filosofia, 2009, Fortaleza. Cadernos de resumo do I Encontro de Pesquisa em Filosofia, 2009.
-
ALENCAR, T. H. E. . O Espírito Subjetivo livre e a transição para o Espírito Objetivo. In: IV Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, 2009, Fortaleza. Polymatheia (Online). Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2009. v. V.
-
ALENCAR, T. H. E. . PAIXÃO E HISTÓRIA:POR QUE AS PAIXÕES INDIVIDUAIS FUNDAMENTAM OS FATOS HISTÓRICOS?. In: XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008, Fortaleza. Anais da XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008.
-
ALENCAR, T. H. E. . A EFETIVAÇÃO DA LIBERDADE NA MORALIDADE OBJETIVA. In: XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008, Fortaleza. Anais da XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008.
-
ALENCAR, T. H. E. . A relação entre paixão e história no pensamento hegeliano.. In: VI ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE FILOSOFIA, 2008, Recife. Resumos Aprovados, 2008.
-
ALENCAR, T. H. E. . O Sentido Das Paixões No Livro II Capítulos 1 A 11 Da Retórica De Aristóteles. In: XI Semana Universitária da UECE, 2006, Fortaleza. O Sentido Das Paixões No Livro II Capítulos 1 A 11 Da Retórica De Aristóteles, 2006.
-
ALENCAR, T. H. E. . Pensar a História como Consciência e Espaço de Liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. ; Collares, D. Clarissa. . Reconhecimento: a dialética do senhor e do escravo na pespectiva de gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. . O ESPÍRITO SUBJETIVO: O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO LIVRE.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; CORREIA, M. C. F. ; MAGALHÃES, R. . Mini-curso: Ética Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; SOARES, M. . A Efetivação da Liberdade na Moralidade Objetiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. . Paixão e História: Por que as Paixões individuais fundamentam os fatps históricos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. . A Efetivação da liberdade na Moralidade Objetiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. . Por que a Paixão individual é fundamental para que aconteçam os grandes feitos da História?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENCAR, T. H. E. . Mini-Curso: Princípios da Filosofia do Direito: Introdução ao Pensamento Político de Hegel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; SOARES, M. . Mini curso: Fenomenologia do Espírito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENCAR, T. H. E. ; CHAVES, R. ; SOARES, M. . Mini-curso: Fenomenologia do Espírito de G. W. F. Hegel: a Dialética do Senhor e do Escravo na Perspectiva de Gênero.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Prêmios
2008
2º Lugar do Prêmio Melhor Pôster de Iniciação Científica 2008, na área de Ciências Humanas, XIII Semana Universitária da Universitária do Ceará.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Faculdade do vale do jaguaribeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Disciplina: Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério Principais atividades: Estudar sobre a metodologia no Ensino Superior, considerando diferentes matrizes ideológicas e os elementos constituintes da pedagogia universitária: identidade docente, planejamento, avaliação, estratégias de ensino. Curso: Gestão e Coordenação Escolar. Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Principais atividades: Orientação o Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC. Cursos: Gestão e Coordenação Escolar; Psicopedagogia Clínica, Instituional e Hospitalar; Educação Infantil; Psicologia Organizacional e do Trabalho. Disciplina: Professora de Metodologia da Pesquisa Científica Principais atividades: Desenvolvimento e acompanhamento do projeto do artigo científico Cursos: Gestão e Coordenação Escolar; Psicopedagogia Clínica, Instituional e Hospitalar; Educação Infantil; Psicologia Organizacional e do Trabalho. Disciplina: Oficina de Leitura e Escrita de Textos Científicos Principais atividades: Apresentar as estratégias de aprimoramento da leitura e escrita de textos acadêmicos. Cursos: Gestão e Coordenação Escolar; Psicopedagogia Clínica, Instituional e Hospitalar; Educação Infantil. Disciplina: Ócio na Contemporaneidade Principais atividades: Reconhecer e analisar os fundamentos teóricos e a contextualização do tempo livre, ócio e lazer na contemporaneidade. Curso: Psicologia Organizacional e do Trabalho
2013 - 2014
De Vry BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 44
2017 - Atual
Educação a distância AnhangueraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 5
2014 - Atual
Colégio AntaresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2018 - Atual
Colégio Regina PacisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
2009 - 2010
Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Flávio MarcíllioVínculo: Professora Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 20
2018 - Atual
Colégio Lourenço FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thaís Helena Ellery de Alencar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?