Mateus Henrique dos Santos Bonafé

Mateus Henrique dos Santos Bonafé é graduado em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e trabalhou como bolsista PIBID/Capes, na área de Língua Portuguesa e os multiletramentos durante a graduação. Pós-graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário SENAC e atualmente cursando especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela UFMS. Trabalha como professor de Língua Inglesa na Escola do SESI Campo Grande e também é professor efetivo de Língua Inglesa na Rede Estadual de Ensino (MS). Em 2024, assumiu a coordenação pedagógica do Ensino Médio na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira. Atualmente, trabalha como assessor pedagógico na Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas

2024 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em Gestão Escolar

2022 - 2023

Centro Universitário Senac

Graduação em Letras - Português e Inglês

2014 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formação complementar

2024 - 2024

Technology Literacy for Educators - 21st Century Learning Design. , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

2020 - 2020

Letramento Literário (Aluno Especial em PPGEL - FAALC). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2014 - 2016

Extensão universitária em PROJELE - Curso de Línguas. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Organização de eventos

BONAFÉ, M. H. S. . Lançamento do livro "Temas de Políticas Educacionais - volume 7". 2016. (Outro).

Produções bibliográficas

  • BONAFÉ, M. H. S. . Temas Transversais: necessidade de discussão em sala de aula. In: Wilson José Gonçalves. (Org.). Temas de Políticas Educacionais. 1ed.Campo Grande: Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso do Sul, 2016, v. 7, p. 78-91.

  • BONAFÉ, M. H. S. ; XAVIER, G. V. C. . O protagonismo do jovem na sociedade e a metáfora como ferramenta de questionamentos. In: V Encontro do Pibid da UFMS, 2015, Campo Grande. Caderno de Trabalhos do Encontro do Pibid ? UFMS 2015. Campo Grande, 2015. p. 272-275.

  • BONAFÉ, M. H. S. ; XAVIER, G. V. C. . O protagonismo do jovem na sociedade e a metáfora como ferramenta de questionamentos. In: V Encontro do Pibid da UFMS, 2015, Campo Grande. Caderno de Resumos Encontro do Pibid ? UFMS 2015. Campo Grande, 2015. p. 76-76.

  • BONAFÉ, M. H. S. . Animals and Technology: A 3D film experience to improve our English proficiency. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BONAFÉ, M. H. S. . Os gêneros textuais a partir do texto literário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BONAFÉ, M. H. S. ; GIANEZI, L. Q. . Os gêneros textuais a partir do texto literário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BONAFÉ, M. H. S. . Temas Transversais: necessidade de discussão em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BONAFÉ, M. H. S. ; XAVIER, G. V. C. . O Protagonismo Juvenil e a Metáfora como Ferramenta de Questionamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2018

Melhor técnico - Torneio Interclasse de Robótica da Escola do SESI Campo Grande, Escola do SESI Campo Grande.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID/Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID/Capes), com o projeto intitulado "As TIC's na Escola: Caminhos para a Formação de Professores", orientado pela Professora Doutora Cleonice Candida Gomes Leite

2018 - Atual

Escola do SESI Campo Grande

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2018 - 2019

AGNUS Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Robótica, Carga horária: 13

2024 - Atual

Secretaria de Estado de Educação (MS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico - COEM/SED, Carga horária: 20

2023 - Atual

Secretaria de Estado de Educação (MS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/Docência, Carga horária: 20

2024 - 2024

Secretaria de Estado de Educação (MS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20