Shirlane Maria Batista da Silva Miranda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1990), Mestrado em Ciências da Educação pelo INSTITUTO PEDAGOGICO LATINO AMERICANO (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2013), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Professora do PPGED-Educação - UEMA, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado, Currículo, Didática e Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS
Bárbara Maria Macêdo Mendes. Palavras-chave: Formação de professores; Estágio supervisionado; Experiências formativas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal do Piauí
Título: Estágio Supervisionado: escapo de formação, Ano de Obtenção: 2013
Bárbara Maria Macêdo Mendes.Bolsista do(a): UNiversidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil. Palavras-chave: Formação de professores; metodologia; formação profissional.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciências da Educação

1997 - 2000

Instituto Pedagógico Latino Americano
Título: Os Projetos educativos e Curriculares de Centro, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Luis Carlos Rosabal
Palavras-chave: Currículo; construção; Pedagogia de Projetos, Projeto na sala de aula,.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Especialização em Informática na Educação

1996 - 1998

Pontifície Universidade Católica de Minas Gerais
Título: não houve monografia

Graduação em Pedagogia

1985 - 1990

Universidade Estadual do Maranhão

Formação complementar

2003 -

Extensão universitária em PEDAGOGIA. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2008 - 2008

Gestão Escolar e Planejamento Estratégico. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.

2006 - 2006

Planejamento Participativo. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2004 - 2005

Curso Avançado de Gestão Escolar. (Carga horária: 240h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.

2003 - 2004

Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 150h). , IEMA, IEMA, Brasil.

1999 - 1999

Exame de Proficiência (Espanhol). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Projeto de Integração da UEMA/CESC à Rede Pública. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

1987 - 1987

O Processo de Alfabetização. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Organização de eventos

MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; Silva, Oriel Wandrass Costa da . Simpósio de Letras: os estudos linguísticos, literários e ensino: refletindo práticas e perspectivas inovadoras. 2025. (Outro).

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SILVA, R. V. . Experiências de práticas pedagógicas e estágio supervisionado dos cursos de licenciatura. 2023. (Outro).

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; ROCHA, M. S. ; COSTA, L. V. R. ; JESUS, G. M. ; SOARES, A. L. F. P. . XXI Simpósio de Letras. 2022. (Outro).

MIRANDA, S. M. B. S. . VI Seminario Temático: perspectiva da formação docente no contexto da sociedade tecnológica. 2008. (Outro).

MIRANDA, S. M. B. S. . Gestão Democrática: uma parceria escola comunidade na construção de uma sociedade de jovens conscientes e participativos. 2008. (Outro).

MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; 3° . I encontro de educação Infantil. 2007. (Outro).

MIRANDA, S. M. B. S. . I JORNADA CAXIENSE DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTO ESTIMA DO PROFESSOR. 2006. (Outro).

MIRANDA, S. M. B. S. . I Jornada caxiense de Educação: formação continuada e auto estima do professor. 2006. (Outro).

Participação em eventos

I CINEP - Congresso Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa. GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO CAPITALISTA. 2025. (Congresso).

XVII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, do VIII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e do X Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 2025. (Congresso).

ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO FUTURO PROFESSOR.. 2024. (Encontro).

ENDIPEW.AS INTERSECÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O CONTEXTO MULTISSERIADO E O MEIO VIRTUAL MEDIATIZADOS PELAS NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2024. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Experiências de práticas pedagógicas e estágio supervisionado dos curso de licenciatura. 2023. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA. 2023. (Encontro).

XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral.REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE. 2023. (Encontro).

I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUAS TECNOLOGIAS. A ESCOLA SOB A ÓTICA DA CRIANÇA. 2020. (Congresso).

AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO-Pesquisa e Produção do conhecimento em educaão. O estágio supervisionado e a formação reflexiva: uma nova epistemologia da prática docente. 2017. (Congresso).

AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO-Pesquisa e Produção do conhecimento em educaão. A construção da professoralidade do professor de estágio supervisionado. 2017. (Congresso).

AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO-Pesquisa e Produção do conhecimento em educaão. Os saberes e fazeres construídos no espaço de sala de aula durante o estágio supervisionado. 2017. (Congresso).

AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO-Pesquisa e Produção do conhecimento em educaão. A formação reflexiva como pilar da construção do saber ensinar na docência: um estudo sobre a reflexibilidade durante o estágio supervisionado. 2017. (Congresso).

AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO-Pesquisas em educação: implicações nas práticas educativas. Os saberes e fazeres construídos no espaço de sala de aula durante o estágio supervisionado. 2017. (Congresso).

VIII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, realizado pela Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação ? AFIRSE.A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALI-DADE DO PROFESSOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO?. 2015. (Outra).

VIII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, realizado pela Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação ? AFIRSE.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE. 2015. (Outra).

VIII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, realizado pela Asso-ciação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação ? AFIRSE.?OS SABERES E FAZERES CON-STRUÍDOS NO ESPAÇO DE SALA DE AULA DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO. 2015. (Outra).

V ENFORSUP.Estágio Supervisionado: a formação do professor iniciante e os saberes e fazeres construídos durante a regência de classe. 2013. (Encontro).

V ENFORSUPU. 2013. (Encontro).

VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE.As contribuições do estágio supervisionado na formação do pedagogo. 2013. (Outra).

IV ENFORSUP.As narrativas como instrumento de investigação no estágio supervisionado durante a regência de classe. 2012. (Encontro).

IV ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. 2012. (Encontro).

VIII Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UMA NO-VA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE?. 2011. (Outra).

XX EPENN.Uma análise sobre a prática docente referente ao ensino de educacao ambiental e ensino fundamental em Caxias - MA. 2011. (Encontro).

XXXIII SEMIC e III Seminário de pós-graduação.O estagio supervisionado na formação do professor reflexivo. 2011. (Seminário).

62ª SBPC.O Currículo como norteador da prática docente. 2010. (Outra).

SBPC - Sociedade Brasileira pra o progresso das Ciências.O blog como ferramenta de tutoria na produção do conhecimento do professor de matemática. 2010. (Outra).

A conferência da terra: questões ambientais globais e soluções locais.Ecopedagogia: uma contribuição pedagógica para conscientização ambiental. 2008. (Outra).

XX Semic." A dificuldade do egrresso do curso de pedagogia do CESC UEMA. 2008. (Seminário).

XX SEMIC." Recursos Didaticos: a formacão de professores a prática docente",. 2008. (Seminário).

XX SEMIC."A dificuldade do egrreso do curso de pedagogia do curso de pedagogia do CESC UEMA. 2008. (Seminário).

XX SEMIC." Recursos Didaticos : a formação de professores a prática docênte,". 2008. (Seminário).

59ª Reunião Anual da SBPC.Ecopedagogia: uma alternativa pedagógica, que contribuirá para melhoria do meio ambiente. 2007. (Outra).

Congresso internacional de Educação infantil e Ensino Superior. Curriculo, formação de professores e pesquisa: uma alternativa para otimizar o processo ensino aprendizagem. 2007. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação Infantil e Superior. 2007. (Congresso).

Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores. O que, como e para quê avaliar?. 2006. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSRES. Projeto Político - Pedagógico: uma moda, uma exigência ou uma tomada de consciência?. 2006. (Congresso).

II Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" - UEMA.Avaliação do Curso "Alfabeticação e Letramento". 2006. (Seminário).

I Jornada Caxiense de Educação: Formação Continuada e Auto-Estima do Professor. 2006. (Outra).

4º telecongresso Internacional de educação de Jovens e Adultos. Midia e educação: incluir na sociedade do conhecimento. 2005. (Congresso).

XVII Seminário de Iniciação Científica da UEMA e VIII Seminário de Divulgação da Produção Científica da UEMA..Orientação Sexual na Adolescência: um diagnótico das escolas públicas de Caxias, Maranhão.. 2005. (Seminário).

V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

3º TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2003. (Congresso).

II Forum Nacional de Educação. 2002. (Outra).

Seminário Institucional sobre Pesquisa em Ediucação.O Projeto Educativo na Escola Pública. 1999. (Seminário).

I Congresso Regional em Educação. Motivação e Orientação Profissional como Problemática Educativa da Atualidade. 1998. (Congresso).

V CONFERÊNCIA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO. 1998. (Outra).

SEMINÁRIO DE PROJETOS ACADÊMICOS.ELABORAÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. 1997. (Seminário).

ENEPe.X ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1990. (Encontro).

ENEPe.IX ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1989. (Encontro).

I ENCONTRO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.I ENCONTRO ESTUDAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1988. (Encontro).

SEMINÁRIO DE ALFABETIZAÇÃO.SEMINÁRIO DA ALBETIZAÃO. 1987. (Seminário).

Encontro de Estudantes. 1986. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ilmara Cordeiro Brito

BRITO, A. E.;MIRANDA, S. M. B. S.; PORTELA, J.. REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: SUZANA DE JESUS ALMEIDA CALVET BARBOSA

RODRIGUES, S. F. N.; SANTOS, . M. J. A.;MIRANDA, S. M. B. S.. POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Dilmar Rodrigues da Silva Júnior

BRITO, A. E.; LIMA, E. S.; NASCIMENTO, F. L. S. C.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM ESCOLA DO/NO CAMPO: ENTRELUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria de Fátima Sousa Silva

ARAGAO, J. E. O. S.; FONSECA, D. C.; ADAM, J. M.;MIRANDA, S. M. B. S.; SILVA, R. S.;MIRANDA, S. M. B. S.. OS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES, FILHOS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO LESTE DO MARANHÃO: ESCOLA, TRABALHO E PERSPECTIVAS ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS.. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Fátima Sousa Silva

José Eusébio de Oliveira Souza Aragão; Débora Cristina Fonseca;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Os projetos de vida de adolescentes, filhos de quebradeiras de coco babaçu no leste do Maranhão: escola, trabalho e perspectiva entre continuidade e rupturas. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Maria de Fátima Sousa Silva

José Eusébio de Oliveira Souza Aragão; FONSECA, D. C.;SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA; ADAM, J. M.. : OS PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES, FILHOS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO LESTE DO MARANHÃO: ESCOLA, TRABALHO E PERSPECTIVAS ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: SUZANA DE JESUS ALMEIDA CALVET BARBOSA

RODRIGUES, S. F. N.; ALBUQUERQUE, M. J.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SUPERVISOR ESCOLAR PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO CENÁRIO PÓS-MARÇO DE 2020. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ilmara Cordeiro Brito

BRITO, A. E.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; CARVALHEDO, J. L. P.. REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Dilmar Rodrigues da Silva Júnior

BRITO, A. E.; LIMA, E. S.; NASCIMENTO, F. L. S. C.;MIRANDA, S. M. B. S.MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM ESCOLA DO/NO CAMPO: ENTRELUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Farncisca Kátia Coelho Chaves

AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.. Gestão escolar x docente: Rompendo barreiras para uma aliança educacional de qualidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Conceilde de Sousa

AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.. Avaliação Institucional no processo educativo do ensino fundamental da escola pública em Caxias-MA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Deusimar Rodrigues Coimbra

MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, S. M. B. S.; 3°. O papel do Coordenador pedagógica e suas contribuições no contexto escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Claudia Lima Oliveira

MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.; AGUIAR, C. F. N.. LITERATURA INFANTIL: a percepção do humor e apresença do lúdico nas series iniciais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Verlanda Maria Gonçalves Belo

SOUSA, E. A.; AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.. A Formação de alunos Leitores nas series iniciais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisca Claudia dos Reis Cruz Oliveira

AGUIAR, C. F. N.; AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.. A influência da formação do professor-leitor como modelo e usuario da língua. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Neonilia Viana Maia Alves

AGUIAR, C. F. N.; AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.. A Relação Alfabetizador/a e alfabetizando/as na organização do processo ensino aprendizagem na educação de jovens e adulktos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Esterlina maria Silva lima

AGUIAR, C. F. N.; AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.. A Leitura como ferramenta na produção textual na concepção do professor. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Eliane de Azevedo Costa

AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; AGUIAR, C. F. N.. Ler e escrever um desafio da primeira serie. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Alderina Sousa da Costa

AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.; SOUSA, E. A.. O desafio da construção da escrita no ambiente alfabetizador. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Cleudes Pereira de Sousa Costa

MIRANDA, S. M. B. S.; SOUSA, E. A.; BRITO, I. D. L.. Reflexão sobre a pratica da leitura no ensino fundamental: 1º e 2º ciclos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA DE NAZARE ALMEIDA ROCHA

AZEVEDO, C. M. L.; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, S. M. B. S.. A IMPORTANCIA DA LEITURA NA PRATICA PEDAGOGICA: A AQUISIÇÃO DO ATO DE LER E ESCREVER NA PRE-ESCOLA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: TEREZINHA DE SSOUSA BEZERRA

MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.. A PRATICA DO PROFESSOR E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: IRIS MARIA RODRIGUES MELO

AZEVEDO, C. M. L.; AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.. FORMAÇÃO CONTINUADA X CONCEPÇÃO DE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO: Uma mudança de paradigma. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisca Maria Costa Braga

AZEVEDO, C. M. L.; AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.. formação continuada do educador: uma nova perspectiva para a educação infantil. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letrtamento) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Santa Cruz Costa Oliveira

MIRANDA, S. M. B. S.. O não interacionismo como problema pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Aline de Sousa Nepomuceno

SILVA JUNIOR, D. R.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; 3°. Os desafios da alfabetização de crianças na pandemia do COVID 19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisca Ferreira dos Santos

NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. A literatura infantil no processo de aquisição da leitura e escrita na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Beatriz Brito Noronha

MIRANDA, S. M. B. S.. Estagio Curricular Supervisionado remoto na educação infantil e sua influencia no processo de formação do aluno do curso de Pedagogia.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Antonia Jassiane Silva Vieira Nunes

COSTA, MARIA LOURDENE PAULA; Silva, Rosane Lopes;MIRANDA, S. M. B. S.. O lúdico no trabalho pedagógico dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: TANCREDO SILVA FERREIRA

Elisangela F. Martins; COSTA, MARIA LOURDENE PAULA;MIRANDA, S. M. B. S.MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. O PLANEJAMENTO DOCENTE E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: mediações e rupturas em relação ao processo ensino-aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Geisiele Maria da Silva e Silva

MIRANDA, S. M. B. S.; TEIXEIRA, M. L. A.; Edna R. de Castro. A Formação do Pedagogo em relação ao ensinar crianças em educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: HELANE PEREIRA DOS SANTOS DE SOUZA

TEIXEIRA, M. L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.; LACERDA, M. C. C.. A inserção da informática na educação: o uso didático do computador no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Caxias-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Nathalia Sousa Nascimento da Silva e Rejane Borba de Sousa

LACERDA, M. C. C.;MIRANDA, S. M. B. S.; TEIXEIRA, M. L. A.. As práticas educativas dos professores na creche da Vila Lobão no desenvolvimento de educação infantil em Caxias-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ANTONIA GOMES DA COSTA

Elisangela F. Martins; Edna R. de Castro;MIRANDA, S. M. B. S.. As representações sociais da violência na comunidade escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Suênia Cristina de Oliveira

Elisangela F. Martins; LACERDA, M. C. C.;MIRANDA, S. M. B. S.. O abandono escolar de jovesns e adultos: causas e consequências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Suelângela Fernandes Martins

MIRANDA, S. M. B. S.; Couto. Benigna. A aplicação dos multimeios na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Vicente Henrique de Oliveira Filho

SOUSA A M V;MIRANDA, S. M. B. S.; RIOS, M. F. A.. O uso didático de mídias na U.I.Nossa senhora dos Remédios como veículo de promoção da aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Elisângela de Oliveira Ferreira

3°;MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.. A utilização de recursos de ensino no estagio supervisionado: uma análise da prática pedagógica do estagiario de pedagogia do 1º ao 5º periodo do CESC/UEMA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria de Fátima Sousa Silva

MIRANDA, S. M. B. S.; BRITO, I. D. L.; LIMA, L. B.. Ecopedagogia: uma contribuição pedagogica para o ensino de Educação Ambiental nas series iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Cilene Keila dos Santos Soares

AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; 3°. Perspectivas dos alunos do ensino médio em relação ao ensino superior e o mundo do trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Lanna fabíola da Costa

MIRANDA, S. M. B. S.; MOTA, C. M. M.; Oliveira R.N.M.. A dificuldade do egresso do curso de pedagogia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Conceição M

Josafá R. Santos;MIRANDA, S. M. B. S.. Miranda, Denilson B. Santos e Valdirene Silva.Pesquisa de campo como suporte no processo de ensino aprendizagem de geografia nas escolas da rede publica do ensino medio da cidade de Caxias_MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Olga Solange Rodrigues leite

AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; RIOS, M. F. A.. O Ludico no processo ensino aprendizagem na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Martefran S

MIRANDA, S. M. B. S.; Couto. Benigna; AGUIAR, C. F. N.. Sousa, Josiane R. Andrade, Silvia M. S. Soares.Produção textual: uma abordagem interdisciplinar nas 3ª e 4ª series do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Beatriz A

AZEVEDO, C. M. L.; LIMA, M. G. S.;MIRANDA, S. M. B. S.. Reis, Francydalva B. Ramos Simone N. Q. Freitas.Formação do rpofessor: uma proposta de formação continuada que possil]bilite uma ação dialetica entre a dinamica e o conhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria do Rosário Ferreira Filha

MIRANDA, S. M. B. S.; SILVA, A. V.; AGUIAR, C. F. N.. Os percaços da avaliação tradicional no processo de ensino aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Eliana da Penha Oliveira

MIRANDA, S. M. B. S.; SILVA, A. M. V.; AGUIAR, C. F. N.. A Indisciplina: como deve agir o professor diante do aluno indisciplinado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Sabrina Castelo Branco Diniz

MIRANDA, S. M. B. S.; AGUIAR, C. F. N.; SOUSA A M V. O uso do brinquedo e jogos didaticos no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Angela Araujo Prado

BRITO, I. D. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; SILVA, A. M. V.. Deficientes visuais e inclusão social: um desafio a ser superado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Josélia S

AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; SOUSA A M V. Coelho, Maria D. C. Viana, Magdalena J. Pinto.Importância dos recursos didáticos como facilitador da aprendizagem na area de matematica no 2º ciclo do ensino fundamental nas escolas publicas de Caxias Ma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Dulce Helena Teixeira dos Santos

TEIXEIRA, M. L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.; SILVA, A. V.. o computafor e seus softwares educativos como ferramente de apoio no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Regina Celia da Costa Sousa

AZEVEDO, C. M. L.;MIRANDA, S. M. B. S.; AGUIAR, C. F. N.. Criatividade e prática pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Suzana de Jesus Pereira Almeida

BRITO, I. D. L.; AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.. A educação de deficientes auditivos numa perspectiva inclusiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Luzilene Santos da Silva

RIOS, M. J. P.; MIRANDA F. A. Alencar;MIRANDA, S. M. B. S.. Quimica no 3º e 4º ciclos: uma relação de conteudos de ciências e quimica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Celia P Silva, Maura T

AGUIAR, C. F. N.;MIRANDA, S. M. B. S.; AZEVEDO, C. M. L.. Pinheiro, e Renato Junior Melo.Avaliação da aprendizagem numa perspectiva de transformação e emancipação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Silvana Pereira de Araujo

AGUIAR, C. F. N.; MOTA, C. M. M.;MIRANDA, S. M. B. S.. Projeto didatico: uma reflexão sobre o pael mediador do professor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Joziane Gomes

SILVA, E. C. E.; AMORIM, P. A.;MIRANDA, S. M. B. S.. O Desenvolvimento da Termodinamica dentro de uma perspectiva histórica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias com habilitação em fisica) - UNiversidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Joselia Maria Pereira de Oliveira

AGUIAR, C. F. N.; TEIXEIRA, M. L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.. A postura do docnete na formação de valores morais e éticos na educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisca Borges Muniz

MIRANDA, S. M. B. S.. Reflexão Crítica sobre Educação escolar do povo Ramkakamekra: Aldeia Escalvada. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Telvanise Oli

MIRANDA, S. M. B. S.. O processo democrático de gestão escolar na rede municipal de Caxias MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Benta Morais Rodrigues

MIRANDA, S. M. B. S.. Projeto didático: Uma reflexão crítica sobre a sua importância no processo ensino aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria de Lurdes dos Santos Santana

TEIXEIRA, M. L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.; AGUIAR, C. F. N.. Gestão Democrática na escola: contribuiução para o processo ensino aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Divanilde Francisca Pereira

MIRANDA, S. M. B. S.. Filosofia componente curricular: eixo interdisciplinar uma perspectiva de formação de valores, habilidades e conhecimento. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

SOUSA, J. H. B.; SANTOS, W. S.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; GAIOSO, Arydmar Vasconcelos; BORBA, Raimunda Barros. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2006. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; RIOS, M. F. A.; AGUIAR, C. F. N.. Concurso Público na Carreira do Magistério Superior. 2005. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 1998. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.. Processo Seletivo para Professsor Substituto. 1997. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 1997.

Bittencourt. E, M; LIMA, J. O.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Comissão Examinadora de contratação de professores substitutos para atender a UEMA. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

Elisangela F. Martins; SILVA JUNIOR, D. R.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Monitoria. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

3°; SILVA JUNIOR, D. R.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. EDITAL Nº 341/2025 - COMISSÃO XAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO DE MINITORIA. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Banca de Qualificação de Mestrado. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, S. F. N.; MIRANDA, ANTÔNIO LUIZ ALENCAR;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Banca de Defesa de Mestrado. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

ARAÚJO, Waldirene Pereira; ARAUJO, D. S.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Banca de Qualificação de Mestrado. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

NASCIMENTO, F. L. S. C.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; MELO, M. M. R.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Bittencourt. E, M; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de professores substitutos para atender a UEMA Campus Coelho Neto. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; NASCIMENTO, F. L. S. C.; MORAIS, J. S.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de professores substitutos para atender a UEMA Campus Caxias. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Georgyanna Andrea Silva Moares; Edna R. de Castro. Monitoria. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

TEIXEIRA, M. L. A.; Elisangela F. Martins;MIRANDA, S. M. B. S.. EDITAL N.º 342/2024-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

LOBAO, R. N. R.; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. EDITAL N.º 119/2024-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS COELHO NETO. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

GAIOSO, A. V.; MENEZES, E. S.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. EDITAL N.º 465/2024-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; COSTA, M. L. P.; MEDEIROS, M. V.. Monitoria. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

DUARTE, A. L. C.; SANTOS, . M. J. A.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Prêmio UEMA de teses, Dissertações e outros tipos de trabalhos de conclusão de curso. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

BEREZZA, L. M.; RIOS, M. F. S.; RODRIGUES, S. F. N.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Membro do Comitê de Pesquisa Área EDUCAÇÃO. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Bittencourt. E, M; SOARES, A. R.. EDITAL N.º 246/2023-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Bittencourt. E, M; SOARES, A. R.. EDITAL N.º 246/2023-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Bittencourt. E, M; SOARES, A. R.. EDITAL N.º 246/2023-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

LOBAO, R. N. R.; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de professores substitutos para atender a UEMA Campus Coelho Neto. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. SEMIC - XXXVSeminário de Iniciação Científica da UEMA. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

CORREA, . H. M. M.; SANTOS, . M. J. A.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Prêmio UEMA, do Mestrado Profissional de Educação,. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; 3°; Edna R. de Castro. Processo Seletivo Simplificado. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; SOARES, A. R.; Couto. Benigna. Processo Seletivo Simplificado. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

NASCIMENTO, D. I. V.; SILVA, N. F.; SILVA, J. R. S.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Seminário de Pesquisa PPGE UEMA. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

NASCIMENTO, F. L. S. C.; PORTO, I. M. R.; SILVA, N. F.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. Seminário de Pesquisa PPGE UEMA. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; TEIXEIRA, M. L. A.; Georgyanna Andrea Silva Moares. Banca de Monitoria. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Couto. Benigna; SOARES, A. R.; MIRANDA, A. L. A.. EDITAL N.º 415/2022-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA; Elisangela F. Martins; Edna R. de Castro. EDITAL N.º 389/2022-PROG/UEMA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A UEMA CAMPUS CAXIAS. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.

Georgyanna Andrea Silva Moares; TEIXEIRA, M. L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.. Progressão de professora Assistente II para assistente III e de Assistente III para Assistente IV. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

TEIXEIRA, M. L. A.; MARTINS, ELIZANGELA FERNANDES;SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA. Seletivo Simplificado. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

Amorim, R. A Maura;SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA; SOUZA, E. C.. Seletivo Simplificado. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

NASCIMENTO, F. L. S. C.; PORTO, I. M. R.; SILVA, N. F.;MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA. III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.

TEIXEIRA, M. L. A.; Georgyanna Andrea Silva Moares;MIRANDA, S. M. B. S.. Seletivo Simplificado. 2020. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; L. O. Cruz; GUIMARAES, M. S.. Seletivo Simplificado. 2020. Universidade Estadual do Maranhão.

Bittencourt. E, M; Couto. Benigna;MIRANDA, S. M. B. S.. Seletivo Simplificado. 2020. Universidade Estadual do Maranhão.

SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA. Banca do SEMIC - 2019?Membro de Banca? do Processo de Avaliação de Iniciação Científica, cota 2018/2019 no XXXI Seminário de Iniciação Científica da UEMA, realizado no dia 06 de novembro de 2019, na área de Ciências Humanas - Educação ,. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; COUTINHO, L. A.; L. O. Cruz. Avaliação/aproveitamento na Disciplina informatica e multimeios aplicado à educação. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

RIOS, M. F. A.;MIRANDA, S. M. B. S.; Edna R. de Castro. Apostilamento de diploma. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.. Seletivo simplificado para contratação de professor. 2010. Centro de estudos Superiores de Timom.

Silva Faustino Luis; COUTINHO, L. A.;MIRANDA, S. M. B. S.. Seletivo simplificado para professor. 2009. UNiversidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; 3°; LACERDA, M. C. C.. BANCA EXAMINADORA PARA TRANSFERENCIA EXTERNA E INTERNA. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; 3°; Oliveira R.N.M.. Seletivo Simplificado para Professor substituto. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; SOUSA, E. A.. Seminario prévio de iniciação cientifica, sessão de Ciencias Humanas, educação e letras. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.

MIRANDA, S. M. B. S.; AGUIAR, C. F. N.; AZEVEDO, C. M. L.. PROGRESSÃO FUNCIONAL. 2006. UNiversidade Estadual do Maranhão.

Orientou

Asteliene Soares Milles

Formação continuada: contributos para reelaboração da prática pedagógica de professores alfabetizadores; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Edvânia Rodrigues

A formação continuada para professores do 2º ano do ensino fundamental: como a construção teoria e prática contribui para a autoria docente; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Aline Borba Alves

FORMAÇÃO DOCENTE E O RESSIGNIFICAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: os sentidos da formação a partir de narrativas de professores dos anos iniciais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - UNiversidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Luís Sales Coelho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EJA QUE ATUAM EM INSTITUIÇÃO PRISIONAL NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - UEMA campus Caxias; (Orientador);

LEONARDO DE SOUSA LIMA

A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CODÓ: uma análise das contribuições para a prática pedagógica; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - UNiversidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

SAMIRA SANTIAGO DOS SANTOS

O ESTÁGIO SUPERVIONADO NO PROCESSO FORMATIVO; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, FAPEMA; (Orientador);

Rute Lira da Silva

Currículo e Avaliação Educacional e Escolar: como os conteúdos e a avaliação escolar impactam no processo de aprendizagem?; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Ana Letícia Araújo Goes

Estágio supervisionado e Currículo: como os conteúdos escolares impactam na formação educacional durante o estágio supervisionado?; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - UNiversidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Gabriely Pinto Silva

Estágio supervisionado e Currículo: como os conteúdos escolares impactam na formação educacional durante o estágio supervisionado?; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - UNiversidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

MANUELE DAMASCENO DA SILVA

Narrativas professorais sobre a vivência do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

JOERBESSON FELIPE MIRANDA PINHEIRO

Currículo e multiculturalismo na educação: os ditos e os não ditos dos conteúdos escolares; Início: 2024 - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

ISA MARIA SILVA RAMOS

Práticas de leitura e escrita pós pandemia: em busca de otimizar o processo de aprendizagem de crianças no 4º e 5º ano do ensino fundamental; Início: 2024; Orientação de outra natureza; UNiversidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Eliane Ribeiro Pinto Silva

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA ROTINA ESCOLAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES

O ESTÁGIO SUPERVIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: o que pensam os/as professores em formação?; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - UNiversidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ANA LUÍZA FERREIROA PINHEIRO SOARES

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Eliane Ribeiro Pinto da Silva

Estágio Supervisionado: Da rotina escolar até a prática pedagógica do estágio na escola pública; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ÉRICA LAYANNE ROCHA DA SILVA

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: LIMITES E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA OTIMIZAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lílian Vitória Ribeiro da Costa

SOCIOLOGIA E NOVO ENSINO MÉDIO: os impactos do Novo Ensino Médio para a Sociologia e seu futuro professor; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Da Guia De Morais Vieira,

Cumprimento das condicionalidades do programa bolsa família e progressos educacionais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Do Socorro Ribeiro Dos S

Costa; Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre as desigualdades sociais no processo de ensino aprendizagem; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Geovane Pereira Avelino

Pobreza e currículo na escola municipal câmara Junior: reflexão sobre desigualdade social; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Francisco Das Chagas Da Silva Sousa

Educação como meio de desenvolvimento e inclusão social; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Lúcia do Nascimento

A influência da pobreza na educação de jovens e adultos no município de alto longá- pi; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Jessyca Aline Bezerra dos Santos

A criticidade na formação de leitores no 3º e 4º anos do ensino fundamental na Unidade Integrada Minucipal José Castro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Virginia Célia Motta Kós da Conceição

coordenador escolar na educação infantil: as atribuições do coordenador escolar numa abordagem aprender brincando nas escolas na rede municipal em Caxias -MA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Jacinara Keiyla Silva Oliveira

Gestão Democrática nos Sistemas Educacionais Brasileiros nas escolas municipais de Caxias-MA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria de Jesus da Penha Oliveira

Supervisor escolar enquanto articular do planejamento de didático: numa perspequitiva sociopolítica docente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Einstein Lima Neres

Gestão democrática: uma análise da prática U; I; E; Camélia Viveiro- Bacabal-MA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Benta Maria Rodrigues

O gestor escolar frente aos desafios do trabalnho coletivo no processo ensino aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Mária Pereira de Deus

O Perfil do Supervisor Escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Joaquim de Oliveira Mendonça

A função do educador social na formação dos adolescentes atendidos pelo centro de referência especializado de assistência social-Creas em Caxias-MA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Osvaldina Carneiro dos Santos

A Atenção Personalizado do professor e suas Avaliações aos Alunos com baixo Rendimento Escolar das 4ª Séries do Ensino Fundamental, na Escolar Municipal José Barreto de Araújo do Ano de 2007, em Coelho Neto-MA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Cleide Regina Ferreira Moraes

Avaliação da Aprendizagem de Jovens e Adultos: Uma reflexão sobre a metodologia a avliativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Eliana da Penha Oliveiro

Uma Tríade para a qualificação do processo ensino x aprendizagem: O planejamento didáticos, direcionamento sistematizado enquanto eixo norteador da ação do supervisor escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Eliene de Sousa Silva

Gestõa Democrática: uma parceria escola comunidade na construção de uma sociedade de jovens conscientes e participativos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Janaína Oliveira Nascimento

A liderança do gestor escolar: A ressignificação da sua prática pedagógica diante do fenômeno bullying; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ANTONIA MARIA CARDOSO E SILVA

Supervisores enquanto sujeito do conhecimento: prática e saberes do magistério; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

OSMARINA LOPES DA SILVA

O orientador educacional no contexto escolar: realidade x perspectivas; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

EDNA RIBEIRO DE CASTRO

Um novo olhar sobre a formação do professor e rendimento escolar no ensino fundamental público de 5º a 8º séries; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

SOLIVAN SOUSA MORAIS

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO JARDIM DE INFÂNCIA JESUS DE NAZARÉ EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

MARIA CRISTINA DOS REIS COSTA

FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: (RE) SIGNIFICANDO SENTIDOS NO CAMPO PROFISSIONAL EM UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA- MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

EDILENE DA SILVA OLIVEIRA DE MATOS

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA TURMA MULTISSERIADA DE 3º AO 5º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA ? MA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

JOELMIR DE MATOS OLIVEIRA

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA TURMA MULTISSERIADA DE 3º AO 5º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA ? MA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

VALDILEIA SALES DE OLIVEIRA

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO JARDIM DE INFÂNCIA JESUS DE NAZARÉ EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Giovanna Morais de Jesus

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: Às contribuições da experiência docente no curso de Ciências Sociais do CESC-UEMA nos anos de 2021/2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lílian Vitória Ribeiro da Costa

SOCIOLOGIA E NOVO ENSINO MÉDIO: os impactos do Novo Ensino Médio para a Sociologia e seu futuro professor; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lílian Vitória Ribeiro da Costa

SOCIOLOGIA E NOVO ENSINO MÉDIO: os impactos do Novo Ensino Médio para a Sociologia e seu futuro professor; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

AMANDA HELLEN MOURA BARROSO DA COSTA

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relação professor e aluno e a importância para o desenvolvimento integral do discente; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

RAMIELLY SILVA LIMA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: desafios e perspectivas; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

LEIDIANE SILVA SOUSA

O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: desafios contemporâneos; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paloma Lima da Silva

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: dificuldades e possibilidades no processo formativo em uma escola pública da cidade de Lago da Pedra-MA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

OZILDA MARIA DOS REIS VIEIRA

PLANEJAMENTO: análise da vivência dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Beatriz Brito Noronha

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INLFUÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Francisca Luciana de Sousa Santos

Práticas de ensino no 2º ano do ciclo de alfabetização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Acsa Lima Almeida

A relação de efetividade na educação infantil no que visa o desenvolvimento da criança no que visa o desenvolvimento da criança no processo de ensino aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Artemisa Silva Assunção Oliveira

Educação do campo: uso do livro didático nas escolas rurais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Ana Karine da Costa Soares

O papel do professor no desenvolvimento cognitivo e social da criança abusada sexualmente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Márjara Poliana Araújo da Silva

Estágio Supervisionado: os saberes e os fazeres construídos no processo formativo do curso de Pedagogia do CESC/UEMA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Geisiele Maria da Silva e Silva

A formação do Pedagogo em relação ao ensinar crianças em educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Ozilda Maria dos Reis Cunha

Planejamento educacional: análise da vivência exitosa e coletiva dos professores no processo de ensino aprendizagem na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Mara Silva Simão

A Formação e a prática pedagógica do professor com a utilização das tecnologias da informação e comunicação TICs; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

jaciara Silva dos Reis

A prática pedagógica dos professores do 5º ano do ensino fundamental, tendo como foco a análise do ensino da oralidade no campo educacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Gracione de Morais dos Santos

As possíveis vantagens do uso do computador em sala de aula do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Marcos Jean Rodrigues da Silva

Interação família escola: fator marcante na escolinha tia Joana no bairro Volta Redonda Caxias Maranhão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lilia Laiane de Carvalho Araújo e Luziane Araújo da Silva

A atuação do pedagogo em espaços não escolares: Pedagogia hospitalar um lugar de aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Gracione de Morais dos Santos

As possíveis vantagens da utilização do computador como ferramenta para utilizar o processo ensino aprendizagem; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Jessyca Aline Bezerra dos Santos

A criticidade na formação de leitores no 3º e 4º ano do ensino fundamental na Unidade Integrada Municipal José Castro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lilia Laiane de Carvalho Araújo e Luziane Araújo da Silva

A atuação do pedagogo em espaços não escolares: pedagogia hospitalar um local de aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Poliana Andressa Costa Melonio

A contribuição do Estágio Supervisionado na formação reflexiva dos estagiários dos anos iniciais do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Suelangela Santos Martins

A utilização dos multimeios na prática pedagógica dos professres; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Fabiana Pereira da Silva

A construção da leitura e escrita durante o processo de alfabetização; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

Recurso Didático: Formação do Professor e a Prática Docente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Inara morgana Gomes de Souza

O currículo na perspectiva escolar do ensino médio: a teoria crítica e a autonomia das escolas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria de Fátima Sousa Silva

ECOPEDAGOGIA UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NAS SERIES INICIAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lanna Fabíola da Silva

A formação profissional do pedagogo no CESC-UEMA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lanna fabíola da Costa

A dificuldade do egresso do Curso de pedagogia do CESC/UEMA do periodo de 2004 a 2006 estabelecer efetivamente a relação teorico-pratico no exercicio da docencia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria de Fátima Sousa Silva

ecopedagogia: uma contribuição pédagogica para o ensino de Educação Ambiental nas series iniciais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

Uma proposta metodologica para utilização dos recursoso didaticos na sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Eliana da Penha Oliveira

Indisciplina: como deve agir o professor diante do aluno indisciplinado; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria do Rosário Ferreira Filha

Os percalços da avaliação tradicional no processo de ensino-aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Josiane R

Andrade, Marhefran S; Sousa, Silvia M; S; Soares; Produção textual: uma abordagem interdisciplinar nas 3ª e 4ª series do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Eliene de Sousa Silva

Planejamento participativo na escola: o que fazer? Como fazer?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Edna Rodrigues da Rocha

A informática como ferramenta auxiliar na prática docente do ensino fundamental de 5[ a 8ª series do ensino fundamental das escolas públicas minicipais de Caxias -MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Bianka Romina Barbosa Garcia

ecopedagogia: uma alternativa pedagogica primando pela melhoria do nosso meio ambiente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Janaína Oliveira Nascimento

Uma reflexão sobre as implicações da violência escolar no ensino das escolas públicas de Caxias-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Aurélia Gomes Guimarães

As relações lúdicas na infãncia na formação do leitor na obra indez de bartolomeu campos de Queiroz; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Auricélia das Graças, Sabrina Castelo Branco, leomana Barbos

O uso de brinquedos e jogos didaticos no ensino de matematica na 1ª serie do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

EDNA RIBEIRO DE CASTRO

Rendimento escolar X trabalho do professor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Josiane R

Andrade, Silvia M; Sousa, Marthefran S; de Souza; Produção textual uma abordagem interdisciplinar nas 3ª e 4ª series do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

MARCOS FERNANDO DO NASCIMENTO

Orientação sexual na adolescência: um diagnóstico das escolas publicas de Caxias; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

EDNA RIBEIRO DE CASTRO

O Rendimento Escolar X Habilitação do Professor; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Claudia Regina Melo de Sousa

A contribuição do ensino de educação física no processo ensino aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Auxiliadora de Jesus Souza Magalhães

Educação sexual formal: uma necessidade para previnir a gravidez na adolescência; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Fernanda Maria da Cunha Andrade

Projeto de aceleração: em busca de novas alternativas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS

O ensino de matemática: reprodução mecânica x atividade prática; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Merilene Gonçalves de Souza

Formação docente: do Império do silêncio ao diálogo crítico reflexivo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Carla Rejane Rubim Coutinho

Planejamento participativo: uma necessidade do professor do 1º e 2º ciclo do ensino fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Gábia Barbosa da SIlva Carvalho

A importância do Projeto Político nas escolas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Cleudes Pereira de Sousa

A prática de Leitura no ensino fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Anália S

P; Cardoso; Contribuição da família no processo ensino aprendizagem; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Francisco Edilson Chaves Correia

A motivação do educando no ensino médio; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Wallene Nunes Viana

A prática de leitura no processo ensino aprendizagem no primeiro ciclo do ensino fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Helena do Nascimento Pádua Souza

A leitura como necessidade básica na formação do educando; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Josinalva Oliveira Castelo Branco

A orientação sexual no 3º e 4º do ensino fundamental; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Suely Barbosa de Moura

Orientação Pedagógica com uma perspectiva direcionada para o seculo XXI; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lílian Vitória Ribeiro da Costa

Estágio supervisionado no processo formativo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Giovanna Morais de Jesus

Estágio supervisionado no processo formativo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

LEIDIMAR DA SILVA BARRETO

Reflexões sobre a vivência do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Rute Lira da Silva

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO, como os conteúdos escolares impactam na formação educacional?; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, FAPEMA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

LEIDIMAR DA SILVA BARRETO

Reflexões sobre a vivência do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, FAPEMA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Giovanna Morais de Jesus

O Estágio Supervisionado no processo formativo; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Geovana Cristina Sousa Lima

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Liolly Arely Rocha Lima Bezerra

O estágio Supervisionado e a necessidade de parceria entre a universidade e a escola campo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria Beatriz Brito Noronha

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maurício Rocha Santos

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Márjara Polliana Araújo da Silva

Estágio supervisionado e os saberes e fazeres construídos no processo formativo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Poliana Andressa Costa Melonio

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA REFLEXIVA DOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO 6º PERÍODO DO CESC/UEMA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Suelangela Santos Martins

Aplicação de multimeios na prática pedagógica dos professores dos professores do ensino fundamental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Inara morgana Gomes de Souza

O currículo na perspectiva escolar do ensino médio: teoria Crítica e a autonomia da escolas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria de Fátima Sousa Silva

ECOPEDAGOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

O uso do Recurso didático em sala de aula; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maria de Fátima Sousa Silva

Ecopedagogia uma contribuição pedagogica para o ensino de educação ambiental nas series iniciais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Bolsa de Iniciação Cientifica -Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

Recursos Didaticos: a formação de professores e a prática de professres; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Lanna Fabíola da Silva

A formação profissional do pedagogo em Caxias: Quem são e para onde estão indo esttes profissionais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

Uma proposta metodologica para utilização dos recursos didaticos na sala de aula; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Paulo sergio Gaspar dos Santos

Uma proposta metodologica para utilização dos Recursos didaticos na sala de aula; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

MARCOS FERNANDO DO NASCIMENTO

Orientação sexuall na adolescência:: um diagnótico nas públicas de Caxias, Maranhão; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNiversidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Betanha de Sousa Almeida

Estágio supervisionado no processo formativo; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Maurício Rocha Santos

RELATOS REFLEXIVOS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

CAROLINY KETLEY E SOUSA RIOS COSTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

NATALIA CRUZ DA SILVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Rafaela Alves dos Santos

RELATO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U; I; M JOÃO LOBO; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Rayssa Adriana Ribeiro da Silva

RELATO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U; I; M JOÃO LOBO; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Suélen Queiroz Borba

; RELATO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U; I; M JOÃO LOBO; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Suélen Queiroz Borba

; RELATO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U; I; M JOÃO LOBO; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Ana Beatriz Oliveira Gomes

RELATO REFLEXIVO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

NATALIA CRUZ DA SILVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ALESSANDRA RAMOS DA CONCEIÇÃO

Relato: (diário) reflexivo Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ANTONIO JOSÉ DA SILVA ABREU

RELATO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

STÉPHANNE LARISSA SILVA LIMA

RELATOS REFLEXIVOS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ALINE RAFAELLA CALDAS COSTA

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Ana Carla Ferreira dos Santos

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

BARBARA DE MARIA COSTA LIMA

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

CARLOS ARINALDO PEREIRA

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

CARLOS LOPES DA SILVA JUNIOR

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Cícera Mayara Sousa dos Santos Pereira

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Euziane Silva dos Santos

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e Escolar; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

ALDENIZE CARDOSO DA SILVA

Estágio supervisionado em Gestão; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Artemisa Silva Assunção Oliveira

Currículos e Programas; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, UNiversidade Estadual do Maranhão; Orientador: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda;

Produções bibliográficas

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . Gestão escolar democrática na escola: todos falam a mesma língua?. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 1, p. 01, 2025.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . LUDICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ATUALIDADE: NARRATIVAS DOCENTES. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 05, 2025.

  • MIRANDA, ANTÔNIO LUIZ ALENCAR ; RODRIGUES, RAYANE DE ANDRADE ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS NO SISTEMA PRONOMINAL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM CAXIASPARADIGMATIC CHANGES IN THE PRONOMINAL SYSTEM: A SOCIOLINGUISTIC ANALYSIS OF THE THIRD PERSON PLURAL IN CAXIASCAMBIOS PARADIGMÁTICOS EN EL SISTEMA PRONOMINAL: UN ANÁLISIS SOCIOLINGÜÍSTICO DE LA TERCERA PERSONA DEL PLURAL EN CAXIAS. REVISTA DE GEOPOLITICA , v. 16, p. e839, 2025.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, ANTÔNIO LUIZ ALENCAR ; SILVA, ÉRICA LAYANNE ROCHA DA . Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagemMethodologies to optimize the teaching-learning processMetodologías para optimizar el proceso de enseñanza-aprendizaje. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 17, p. e19042-17, 2025.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA MEDIADAS PELO GÊNERO TEXTUAL CONTOS DE FADA: UMA ANÁLISE POSSÍVEL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 17, p. 1, 2024.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . Professoras formadoras e suas concepções de estágio supervisionado. Revista Dimensões Docentes , v. 1, p. 05-367, 2024.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; DO NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO ; SOARES, ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. e2324, 2023.

  • DO NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, ANTÔNIO LUIZ ALENCAR ; SOARES, ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO ; RAMOS, SAMARA DE ALMEIDA ; SILVA, ELIANE RIBEIRO PINTO ; DE CARVALHO, PATRÍCIA VIANA . Identidade profissional do egresso do curso de Pedagogia e o seu desenvolvimento em contextos escolares e não-escolares. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 14661-14680, 2023.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, ANTÔNIO LUIZ ALENCAR ; TEIXEIRA, MARIA LÚCIA AGUIAR ; SILVA, ELIANE RIBEIRO PINTO ; MARTINS, ELIZANGELA FERNANDES ; DOS SANTOS, DULCE HELENA TEIXEIRA ; LIMA, WANDERSON DOS SANTOS FEITOSA ; DOS REIS COSTA, MARIA CRISTINA . As dificuldades na formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 10021-10046, 2023.

  • NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; MARTINS, ELIZANGELA FERNANDES ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; AZEVEDO, CLEIA MARIA LIMA ; COSTA, MARIA LOURDENE PAULA . Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 13486-13500, 2020.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; SOARES, A. R. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue. THE ESPECIALIST , v. 41, p. 1ª, 2020.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Os saberes e os fazeres construídos na sala de aula durante o estágio supervisionado. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 01, p. 19-533, 2017.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA, A. L. A. (Org.) ; SILVA, Oriel Wandrass Costa da (Org.) . SBN 978-85-8227-598-6 Linguística, Línguas e Ensino Tecendo Saberes - E-book: ISBN 978-85-8227-598-6. 1. ed. São Luís: EDUEMA, 2025. 260p .

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva (Org.) ; PEREIRA, Ana Cleia Silva (Org.) ; SILVA JUNIOR, D. R. (Org.) . DOI 10.29327/5568641Práticas avaliativas e experiências de pesquisa : a docência em diferentes contextos. 1. ed. Itapiranga: Schreiben, 2025. v. 30. 138p .

  • MIRANDA, A. L. A. (Org.) ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA (Org.) ; SILVA, M. M. M. (Org.) . ISBN: 9788582274279 - Linguagens, tecnologias e os multiletramentos: novos olhares para o ensino da atualidade.. 1. ed. São Luís: EDUEMA, 2024. v. 1. 134p .

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. (Org.) ; MASCARENHAS, V. R (Org.) . INSB 9788582273425 - Linguística, língua inglesa e ensino: o caminho das pesquisas em Letras na contemporaneidade. 1. ed. São Luís: EDUEMA, 2023. v. 1. 163p .

  • SOARES, A. L. F. P. ; PINTO, K. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SILVA, J. R. S. . ISBN: 978-65-5974-2851 - Qual o significado de metodologia da pesquisa?. In: Jackson Ronie Sá-Silva.. (Org.). ISBN: 978-65-5974-2851 - Conceitos em pesquisa qualitativa no campo da Educação.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2025, v. 01, p. 1-120.

  • MIRANDA, A. L. A. ; SILVA, E. R. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ISBN 978-85-8227-598-6 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSORES DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades. In: Antônio Luiz Alencar Miranda; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Oriel Wandrass Costa da Silva. (Org.). Linguística, Línguas e Ensino Tecendo Saberes - E-book: ISBN 978-85-8227-598-6. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2025, v. , p. 75-88.

  • MIRANDA, A. L. A. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; PEREIRA, Ana Cleia Silva . ISBN 978-85-8227-598-6 - PRÁTICA CURRICULAR E PESQUISA: REFLEXÕES SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. In: Antônio Luiz Alencar Miranda; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Oriel Wandrass Costa da Silva. (Org.). Linguística, Línguas e Ensino Tecendo Saberes - E-book: ISBN 978-85-8227-598-6. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2025, v. , p. 70-82.

  • COSTA, L. V. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. . ISBN 978-85-8227-598-6 - Práticas educativas e a luta antirracista: diálogos e caminhos para a construção de um currículo escolar antirracista. In: Antônio Luiz Alencar Miranda; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Oriel Wandrass Costa da Silva. (Org.). Linguística, Línguas e Ensino Tecendo Saberes - E-book: ISBN 978-85-8227-598-6. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2025, v. , p. 115-127.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; PEREIRA, Ana Cleia Silva ; SILVA JUNIOR, D. R. . ISBN 978-65-5440-433-4 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Daniela da Silva de Carvalho; Ana Cleia Silva Pereira; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior. (Org.). ISBN 978-65-5440-433-4- Práticas avaliativas e experiências de pesquisa : a docência em diferentes contextos /. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2025, v. 01, p. 1-138.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SILVA, E. R. P. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; CORDEIRO, J. S. . ISBN - 978-65-5440-433-4 -AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA DANIELA DA SILVA DE CARVALHO ANA CLEIA SILVA PEREIRA DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR. (Org.). ISBN - 978-65-5440-433-4 Práticas avaliativas e experiências de pesquisa : a docência em diferentes contextos. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2025, v. 01, p. 102-111.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; PEREIRA, Ana Cleia Silva ; SILVA JUNIOR, D. R. . ISBN: 978-65-5440-432-7 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Daniela da Silva de Carvalho; Ana Cleia Silva Pereira; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior. (Org.). ISBN: 978-65-5440-432-7 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2025, v. 01, p. 1-138.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; PEREIRA, Ana Cleia Silva ; SILVA JUNIOR, D. R. . ISBN: 9786554404334 As Tecnologias digitais como ferramenta auxiliar no processo ensino aprendizagem na educação infantil. In: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda; Daniela da Silva de Carvalho; Ana Cleia Silva Pereira; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior. (Org.). Práticas avaliativas e experiências de pesquisa : a docência em diferentes contextos. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2025, v. 01, p. 5-137.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; Elisangela F. Martins ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; LOPES, A. C. S. ; ANDRADE, M. S. P. S. ; SILVA, I. F. C. . ISBN: 978-65-5440-491-4 MODOS DE NARRAR OS CONTEXTOS DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM CLASSES MULTISSERIADAS. In: Ana Paula Uliana Mason; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior; Marcos Aurélio da Silva Pereira; Laurilene Cardoso da Silva Lopes; Lívia Barbosa Pacheco V. Souza.. (Org.). Diálogos em educação: complexidades, desafios e perspectiva. 1ed.Itapiranga/SC: editoraschreiben, 2025, v. 01, p. 5-198.

  • MASON, A. P. U. ; SILVA JUNIOR, D. R. ; SILVA, M. A. ; LOPES, L. C. S. ; PUPO, V. A. ; PACHECO, L. B. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ISBN: 978-65-5440-524-9 - CONSTITUIÇÃO NARRATIVA SOBRE AS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: Mason, Ana Paula Uliana; Silva Júnior, Dilmar Rodrigues da; Pereira, Marcos Aurélio da Silva; Lopes, Laurilene Cardoso da Silva; Pupo, Vanderlea Aguiar; Souza, Lívia Barbosa Pacheco.. (Org.). Narrativas autobiográficas nos múltiplos contextos da Educação Básica Superior. 1ed.Silva Júnior, Dilmar Rodrigu: Schreiben, 2025, v. II, p. 1-164.

  • SILVA, R. L. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . ISBN 978-85-8227-682-2 Práticas pedagógicas e currículo: como os conteúdos escolares impactam na formação educacional?. In: Viviane Correa Silva Coimbra; Priscila Venancio Ikefuti; Mayssa Alves da Silva Sousa; Marcelo Cheche Galves. (Org.). UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTOS. 1ªed.São Luís: EDUEMA, 2025, v. 1, p. 762-771.

  • BARRETO, L. S. ; SILVA, R. L. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . Reflexões sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores. In: Viviane Correa Silva Coimbra; Priscila Venancio Ikefuti; Mayssa Alves da Silva Sousa; Marcelo Cheche Galves. (Org.). UEMA produzindo conhecimentos. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2025, v. 1, p. 772-781.

  • MIRANDA, A. L. A. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; COELHO, S. C. S. . 978-85-8227-682-2 Ideologia e poder no cordel: A Balaiada, de Cid Teixeira de Abreu. In: Viviane Correa Silva Coimbra; Priscila Venancio Ikefuti; Mayssa Alves da Silva Sousa; Marcelo Cheche Galves. (Org.). UEMA produzindo conhecimentos. 1ed.São Luís: , 2025, v. 1, p. 620-629.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. ; SANTOS, M. R. ; JESUS, G. M. . ISBN: 978-65-5368-388-4 - Estágio Supervisionado e o processo de ensinar e aprender durante a pandemia: narrativas de professores em formação. In: Joelson de Sousa Morais (UFMA); Antonia Edna Brito (UFPI); Francisco Marcos Pereira Soares (UFPI). (Org.). ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS),. 1ed.Curitiba Paraná: BAGAI, 2024, v. 1, p. 1-320.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. ; SANTOS, M. R. . ISBN - 978-85-7591-751-0 - A construção da Identidade docente durante os estágios curriculares supervisionados. In: Joelson de Sousa Morais (UFMA); Antonia Edna Brito (UFPI); Francisco Marcos Pereira Soares (UFPI). (Org.). Formação, desenvolvimento profissional docente e as complexidades do tempo presente. 1ed.Campinas São Paulo: Mercado das Letras, 2024, v. 1, p. 7-320.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . 9786554402606 - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19. In: Ana Paula Uliana Mason;Gustavo Rodrigues Jordão,;Jaqueline Ferreira Machado de Borba; Marcos Aurelio da Silva Perreira;Vitoria Gabrielle Mirioli. (Org.). 9786554402606 - Saberes : práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional.. 1ed.Itapiranga -SC: Schreiben, 2024, v. 1, p. 1-136.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. ; SANTOS, M. R. . ISBN - 978-85-7591-751-0 A constução da identidade docente durante os estágios curriculares supervisionados. In: FRANC-lANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO; JOELSON DE SOUZA MORAIS; INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA. (Org.). ISBN 9788575917510 FORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E AS COMPLEXIDADES DO TEMPO PRESENTE. 1ed.CAMPINAS -SP: MERCADO DAS LETRAS, 2024, v. 01, p. 5-326.

  • SOARES, A. L. A. L. F. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ISBN: 9786501067704 - NARRATIVAS E EXPECTATIVAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: ANA CÉLIA P DAMASCENO; FRANCIGELDA RIBEIRO; FRANC-LANE SOUZA CARVALHO DO NASCIMENTO. (Org.). REFLETINDO PRÁTICAS E ELABORANDO SABERES. 1ed.SÃO PAULO: CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO, 2024, v. 01, p. 3-451.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MIRANDA, S. M. B. S. . ISBN: 978-65-5440-320-7 - Formação Docente mediada pelas relações teoria e prática na estágio supervisionado. In: Ana Paula Uliana Mason ; Dilmar Rodrigues da Silva Júnior ; Marcos Aurelio da Silva Pereira.. (Org.). Formação e prática docente em suas múltiplas dimensões. 01ed.Itapiranga/SC: schreiben, 2024, v. 01, p. 05-108.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; SANTOS, J. C. . O Ensino de Geografia aliado as TICs: ressignificando a prática pedagógica do professor. In: ANA CÉLIA P DAMASCENO; FRANCIGELDA RIBEIRO; FRANC-LANE SOUZA CARVALHO DO NASCIMENTO. (Org.). REFLETINDO PRÁTICAS E ELABORANDO SABERES. 1ed.Belém PA: RFB, 2024, v. 01, p. 14-271.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SANTOS, M. R. . ISBN - 9788582273425 - A construção da Identidade docente durante os estágios curriculares supervisionados. In: Antônio Luiz Alencar Miranda; Vilma Rodrigues Mascarenhas; Shirlane Maria Batista da Silva Miranda. (Org.). ISBN - 9788582273425 - Linguística, língua inglesa e ensino: o caminho das pesquisas em Letras na contemporaneidade. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2023, v. 1, p. 1-163.

  • SOUSA, C. L. C. ; COSTA, L. V. R. ; MIRANDA, S. M. B. S. . ISBN: 9788595352230 - O NOVO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO: UM PROJETO EMANCIPATÓRIO?. In: Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa; Regilane Barbosa Maceno. (Org.). Nos alinhavos da escola, o mundo!. 1ed.Ananindeua: Itacaiúnas,, 2023, v. 1, p. 1-89.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SANTOS, M. R. . ISBN: 9788582272770 - Estágio Supervisionado e os saberes e fazeres construídos no processo formativo. In: Marina Bezerra Figueiredo; Eliane Pinheiro de Sousa; Rita de Maria Seabra Nogueira. (Org.). UEMA produzindo conhecimento: Educação, Linguística, Letras e Artes. ISBN: 9788582272770. 4ed.São Luís: EDUEMA, 2022, v. 4, p. 1-709.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; LIMA, G. C. S. . ISBN: 9786589821236 - Reflexões acerca do projeto de pesquisa estágio supervisionado e a necessidade de parceria entre universidade e escola campo de estágio. In: Mônica Piccolo Almeida Chaves; Eliane Pinheiro de Sousa. (Org.). UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO: Educação, Linguística, Letras e Artes. 1ed.São Luís: UEMA, 2021, v. 4, p. 1-579.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . ISBN: 9786588307045 - LACUNAS DE LETRAMENTO NA PRODUÇÃO TEXTUA. In: Antonia Edna Brita; Francisco das Chagas Cardoso do Nascimento Santos; Josânia Lima Portela Carvalhêdo. (Org.). POR ENTRE CAMINHOS DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO ONTINUADA: diálogos com a prática docente alfabetizadora ISBN 9786588307045. 1ªed.Parnaíba: Acadêmica Editora, 2020, v. 1, p. 7-228.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; Elisangela F. Martins . ISBN 9786558691785 - CURRÍCULO E ENSINO: desafios docentes em tempos de tecnologias em aulas remotas. In: Joelson de Sousa Morais; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Nadja Regina Sousa Magalhães; Andressa Graziele Brandt. (Org.). COMPROMISSOS, DESAFIOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ISBN 9786558691785. 1ªed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 9-364.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ISBN: 9788544433188 - DISCURSO E HISTÓRIA NO CORDEL ?CAXIAS?, DE CID TEIXEIRA DE ABREU ISBN 9788544433188. In: Emanoel Cesar Pires de Assis. (Org.). O Maranhão revisitado: literatura e história maranhenses. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. , p. 7-208.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; Melônio, Poliana Andressa Costa . ISBN: 9788555126116 A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; ARAUJO,Marlinda Pêssoa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. (Org.). Prática pedagógica e currículo: interface necessária com a pesquisa ISBN 9788555126116. 1ed.São Paulo: Garcia, 2018, v. ÚNICO, p. 1063-1071.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; Melônio, Poliana Andressa Costa . ISBN: 9788555126116 - A CONCEPÇÃO DAS SUPERVISORAS FORMADORAS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; ARAUJO,Marlinda Pêssoa; CARVALHO, Wirla Risany Lima. (Org.). Prática pedagógica e currículo: interface necessária com a pesquisa ISBN 9788555126116. 1ed.São Paulo: Garcia, 2018, v. ÚNICO, p. 1043-1052.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA, A. L. A. ; SANTOS, A. D. P. ; MENDES, S. A. . ISBN: 9788550902654 - A realidade do aluno da EJA na cidade de Caxias - MA. In: Cristiane de Sousa Moura Teixeira; Eliana de Sousa Alencar Marques; Francisco Antônio Machado Araújo. (Org.). Educação em movimento: teoria e prática ISBN 9788550902654. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 7-242.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; Melônio, Poliana Andressa Costa . Os saberes e fazeres construídos no espaço de sala de aula durante o estágio supervisionado ISBN 9788550902296. In: Hilda Mara Lopes Araújo;Maria do Socorro Leal Lopes;Neide Cavalcante Guedes;. (Org.). Pesquisa em educação: implicações nas práticas educativas. 01ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 477-492.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; Melônio, Poliana Andressa Costa . A construção da professoralidade do professor de estágio supervisionado. In: Eliede do Nascimento Silva;Ivana Maria Lages de Melo Ibiapina; Francisco Antonio Machado Araújo; maria Ozita de araújo Albuquerque. (Org.). A construção da professoralidade do professor de estágio supervisionado ISBN 9788550902302. 01ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 458-533.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; Melônio, Poliana Andressa Costa . Os saberes e os fazeres construídos durante o estágio supervisionado na sala de aula. In: Gláucia Nascimento da Luz de Melo Ibiapina; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; José Pires; Maria Salonilde Ferreira. (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação ISBN 9788550902319. 1ºed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 478-493.

  • Melônio, Poliana Andressa Costa ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. . A formação reflexiva como pilar da construção do saber ensinar na docência: um estudo sobre a reflexibilidade durante o estágio supervisionado. In: Eliede do Nascimento Silva; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Francisco Antonio Machado; Maria Ozita de Araújo Albuquerque. (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação ISBN 9788550902302. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 493-502.

  • Melônio, Poliana Andressa Costa ; MIRANDA, S. M. B. S. . O estágio e a formação reflexiva: uma nova epistemologia da prática docente. In: Eliede do Nascimento Silva; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Francisco Antonio Machado; Maria Ozita de Araújo Albuquerque. (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação ISBN 9788550902302. 1ªed.Tersina: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 611-620.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Os saberes construídos na sala de aula durante o estágio supervisionado: narrativas de professoras em formação. In: Adélia Meireles de Deus; Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves, Sueli Maria de Souza Pires. (Org.). DIÁLOGOS EM PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO EDUCATIVO ISBN 9788550900933. 01ed.TERESINA: EDUFPI, 2016, v. 01, p. 07-260.

  • MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; MIRANDA, S. M. B. S. . Os saberes construídos na sala de aula durante o estágio supervisionado. In: Adélia Meireles de Deus; Edilma mendes Rodrigues Gonçalves; Suely Maria de Sousa Pires. (Org.). Diálogos em pesquisa: contribuições ao processo educativo ISBN 9788550900926. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 7-253.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Estágio e formação profissional. In: Hilda Maria martins Bandeira;Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina;Jomária Mata de Lima Alloufa. (Org.). As contribuições do estágio supervisionado na formação do pedagogo. 01ed.Fortaleza: IMPRECE, 2015, v. 01, p. 1-1329.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. ; Renata Valéria Lima Nascimento . Gênero no discurso pedagógico do professor. In: Hilda Maria Martins Bandeira;Ivana maria Lopes de Melo Ibiapina. (Org.). Gênero no discurso pedagógico do professor. 02ed.Fortaleza: IMPRECE, 2015, v. 02, p. 01-1230.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . As contribuições do estágio supervisionado na formação do pedagogo. In: Hilda Maria Martins Bandeira; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Jomária Mata de Lima Alloufa. (Org.). As contribuições do estágio supervisionado na formação do pedagogo. 1ªed.Fortaleza: Imprece, 2015, v. 1, p. 1117-1123.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . A aquisição da escrita e a formação de professores. In: Jorge Fernando Hermida. (Org.). Educação Infantil: politicas e fundamentos. 3ªed.João Pessoa: editora Universitária da UFPB, 2009, v. , p. 09-272.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. . A aquisição da escrita e a formação de professores. In: Jorge fernando Hermida. (Org.). Educação Infantil. 03ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009, v. 01, p. 09-272.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; AZEVEDO, C. M. L. ; MIRANDA, S. M. B. S. . O professor da Educação Infantil e das Séries Iniciais: Uma retomada nos saberes necessário ao uma prática pedagógica.. In: Jorge Fernando Hermida. (Org.). Educação Infantil. 01ed.João Pessoa PB: Universitária-UFPB, 2008, v. 01, p. 12-156.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . A aquisição da escrita e a formação de profesores. In: Jorge Fernando Hermida. (Org.). Educação infantil politicas e fundamentos. 01ed.João Pesoa: Editora universitaria, 2006, v. 01, p. 11-295.

  • SILVA, E. R. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ' REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE. In: XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral, 2024, São Luís. Anais do XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral da ABHO - Narrativas de Resistência: História Oral e Temas Sensíveis. São Luís: EVEN3, 2024. v. 1.

  • SILVA, E. R. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ' REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE. In: XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral, 2024, São Luís. Anais do XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral da ABHO - Narrativas de Resistência: História Oral e Temas Sensíveis. São Luís: EVEN3, 2024. v. 1.

  • COSTA, L. V. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Os desafios para uma prática de ensino democrática. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023, Caxias. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. São Luís: UEMA, 2023. v. 1.

  • ROCHA, M. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DURANTE OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS. In: XXI Simpósio de Letras, 2023, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. São Luis: UEMA, 2023. v. 1.

  • FREITAS, V. L. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ÉTICAS DAS VIRTUDES CONTEMPORÂNEAS: IMPLICAÇÕES MORAIS DAS SOCIEDADES PLURALISTAS VERSUS MULTICULTURAIS, SOB A ÓPTICA DE ALASDAIR MACINTYRE. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. CAXIAS: UEMA, 2023. v. 1. p. 16.

  • JESUS, G. M. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ISBN 978-85-8227-342-5 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO DO FUTURO PROFESSOR: A ESCOLA COMO CAMPO DO SABER. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2022, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. São Luís: UEMA, 2022.

  • MIRANDA, A. L. A. ; MIRANDA, S. M. B. S. ; Melônio, Poliana Andressa Costa . A CONCEPÇÃO DAS SUPERVISORAS FORMADORAS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ISBN 978-85-5512-6. In: PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO: interface necessária com a pesquisa, 2018, Parnaíba. II Seminário da Afirs. São Paulo: Editora Garcia, 2018. v. 1. p. 1-1427.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA, A. L. A. ; Melônio, Poliana Andressa Costa . A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ISBN 978-85-5512-6. In: Prática pedagógica e currículo: interface necessária com a pesquisa, 2018, Parnaíba. II Seminário da Afirse. São Paulo: Editora Garcia, 2018. v. 1. p. 1-1427.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; Melônio, Poliana Andressa Costa ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . A construção da professoralidade do professor de estágio supervisionado. In: I INTERFOR - Encontro Internacional e o VI ENFORSUP - encontro inter-regional Norte Nordeste e Centro Oeste sobre formação docente pra a educação básica e suprior, 2015, Brasília. Formação, currículo e avaliação: territórios referenciais para profissão docente. Brasília: UNB, 2015. v. Unico.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA Maria de Fatima Sousa ; Melônio, Poliana Andressa Costa . O discurso pedagógico de raça na sala de aula. In: I INTERFOR - Encontro internacional e VI ENFORSUP - EncontroIinter-Regional Norte Nordeste e Centro Oeste sobre formação docente para Educação Básica e Superior, 2015, Brasília. Formação, currículo e avaliação: territórios referenciais para profissão docente. Brasília: UNB, 2015. v. UNICO.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; TEIXEIRA, M. L. A. . Estágio Supervisionado: a formação do professor iniciante e os saberes e fazeres construídos durante a regência de classe. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste, 2013, Teresina - PI. O Cenário docente na educação superior no século XXI: perspectivas e desafios contemporâneos. Teresina - PI: EDUFPI, 2013. v. 01. p. 1-282.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; TEIXEIRA, M. L. A. . Estágio Supervisionado: a formação do professor iniciante e os saberes e fazeres construídos durante a regência de classe. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste, 2013, Teresina - PI. O Cenário docente na educação superior no século XXI: perspectivas e desafios contemporâneos. Teresina - PI: EDUFPI, 2013. v. II. p. 1-1250.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . As Narrativas como instrumento de investigação no Estágio Supervisionado durante a regência de classe. In: IV ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste, 2012, Uberlândia MG. Profissão docente na educação superior e profissional-tecnológico: desenvolvimento profissional, condições de trabalho e reestruturação da carreira. Uberlândia: UFU, 2012. v. 01. p. 01-1280.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . As Narrativas como instrumento de investigação no Estágio Supervisionado durante a regência de classe. In: IV ENFORSUP - Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste, 2012, Uberlândia MG. Profissão docente na educação superior e profissional-tecnológico: desenvolvimento profissional, condições de trabalho e reestruturação da carreira. Uberlândia - MG: UFU, 2012. v. II. p. 09-1280.

  • Araujo, Pereira Valdirene ; Elisangela F. Martins ; MIRANDA, S. M. B. S. . Ser ou não ser professor: as indefinicoes do curso de pedagogia. In: XX EPENN, 2011, Amazonas. XX EPENN Educação, culturas e Diversidade. Manaus: Valer, 2011. v. I. p. 17-166.

  • Araujo, Pereira Valdirene ; MIRANDA, S. M. B. S. . Formação cultural dos anos iniciais: Desafios e possibilidades na prática docente. In: XX EPENN, 2011, Manaus. XX EPENN Educação, culturas e Diversidade. Manaus: Editora Valer, 2011. v. 1. p. 17-166.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . O Estágio Supervisionado como espaço de formação docente: construindo o ser professor. In: V Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina - PI. Pesquisa em Educação: Múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina - PI: UFPI, 2011. v. 01. p. 01-1250.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; Melônio, Poliana Andressa Costa . Estágio Supervisionado: uma investigação dos saberes necessários à prática pedagógica no processo de construção da docência. In: V Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina - PI. Pesquisa em Educação: Múltiplos referenciais e suas práticas, 2011. v. 01. p. 01-1250.

  • Araujo, Pereira Valdirene ; MIRANDA, S. M. B. S. . Ser ou não ser professor: as indefinições do Curso de Pedagogia. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: Valer, 2011. v. II. p. 5-885.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . O Estágio Supervisionado como espaço de formação docente: construindo o ser professor. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina - PI. Pesquisa em Educação: Múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina - PI: EDUFPI, 2011. v. II. p. 01-1250.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA REFLEXIVA DOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO 6º PERÍODO DO CESC/UEMA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina - PI. Pesquisa em Educação: Múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina - PI: EDUFPI, 2011. v. II. p. 9-1250.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA Maria de Fatima Sousa . Ecopedagogia uma contribuição pedagogica para conscientização ambiental. In: Fórum Internacional do meio ambiente: a conferencia da terra, 2008, João Pessoa. A conferência da terra. Joãp Pessoa Paraiba: Editora Universitária da UFPB, 2008. v. 2. p. 20-2144.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; COSTA Lana Fabiola . A formação profissional do pedagogo no exercicio na pratica docente nas series iniciais do ensino fundamental. In: XiX SEMIC, 2007, São Luis MA. XIX Ciência exigencias e desafios do século XXI. São Luis: PPG/CP,, 2007.

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Orientação Sexual na adolescência: um diagnostico das escolas públicas de Caxias-MA. In: Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores, 2006, Salvador. Leitura e Formação de Professores. João Pessoa: Editora Universitária, 2006.

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Educando na Terra dos poetas - Caxias e suas riquezas. In: Congresso Internacional de Leitura e Formação de professores, 2006, Salvador. Leitura e Formação de professores85991358. João Pessoa: Editora Universitária, 2006.

  • MIRANDA, S. M. B. S. . O que é, como e para quê avaliar. In: Congresso Internacional de Leitura eFormação de Professores, 2006, Salvador. Leitura e Formação de Professores. João Pessoa: Editora Universitária, 2006.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; COUTINHO, L. A. . Novas tecnologias, projetos de aprendizagem e a formação docente. In: II Congresso Internacional de Leitura e Formação de professores, 2006, São Luis. Leitura e formação de professores. João Pessoa: Editora Universitaria, 2006.

  • OLIVEIRA, M. N. S. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO CAPITALISTA. In: I Congresso Nacional Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa - CINEP, 2025, Nova Olinda/CE. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente. Nova Olinda: Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2025. v. 6. p. 5-12.

  • OLIVEIRA, M. N. S. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . ISSN: 2675-813X GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO CAPITALISTA. In: Congresso Nacional Interdisciplinar de ensino e pesquisa, 2025, Nova Olinda/CE. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente. Nova Olinda: CINEP, 2025. v. 6.

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SANTOS, M. R. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO.. In: UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO (Ciclo 2020-2021) EDUCAÇÃO, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES VOLUME IV, 2021, São Luís. EDUCAÇÃO, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES VOLUME IV. São Luís: UEMA, 2021. v. IV.

  • LIMA, G. C. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . Silva REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE PESQUISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A NECESSIDADE DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO. In: SEMIC, 2021, SÃO LUÍS. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. São Luis: UEMA, 2021. v. 1.

  • SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; NORANHA, M. B. B. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO. In: XXXIII Seminário de Iniciação Científica da UEMA, 2021, São Luís. Livro de resumos do XXXIII Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUEMA, 2021.

  • SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; SANTOS, M. R. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO. In: Livro de resumos do XXXIII Seminário de Iniciação Científica, 2021, São Luís. Livro de resumos do XXXIII Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUEMA, 2021. p. 6-2474.

  • SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; LIMA, G. C. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A NECESSIDADE DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO. In: XXXII Seminário de Iniciação Científica da UEMA, 2020, São Luís. Livro de resumos do XXXII Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUEMA, 2020.

  • SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; Silva, Márjara Poliana Araújo da . Estágio Supervisionado no processo formativo. In: XXXI Seminário de Iniciação Científica da UEMA, 2019, São Luís. Livro de resumos do XXXI Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUEMA. p. 7-1584.

  • SILVA, S. M. B. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; Renata Valéria Lima Nascimento ; MIRANDA, S. M. B. S. . O Gênero no discurso pedagógico do professor. In: VII Afirse Secção Brasileira, 2013, Mossoró-RN. Educação, investigação e diversidade. Mossoró RN: UERN, 2013. v. 01. p. 01-859.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . As contribuições do Estágio Supervisionado na formação do pedagogo. In: VII Afirse Secção Brasileira, 2013, Mossoró-RN. Educação, investigação e diversidade. Mossoró RN: UERN, 2013. v. 01. p. 01-859.

  • SILVA Maria de Fatima Sousa ; MIRANDA, S. M. B. S. ; TEIXEIRA, M. L. A. . Uma análise sobre a prática docente referente ao ensino de educação ambiental e ensino fundamental em Caxias - MA. In: XX EPENN, 2011, Manaus. XX EPENN Educação, culturas e Diversidade, 2011. v. 1. p. 17-166.

  • TEIXEIRA, M. L. A. ; MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA Maria de Fatima Sousa ; 3° . Projeto mandacaru: uma parceria entre a universidade e as escolas públicas estaduais que atuam no ciclo de aprendizagem inicial 1 e 2 anos do ensino fundamental. In: XX EPENN, 2011, Manaus. XX EPENN Educação, culturas e Diversidade. Manaus: Editora Valer, 2011. v. 1. p. 17-166.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; AZEVEDO, C. M. L. . Curso de pedagogia do CESC/UEMA: em busca de uma identificação com a educação infantil e com as series iniciais do ensino fundamental. In: Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior, 2007, Salvador - Bahia. Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior. João Pessoa: UFPB, 2007.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; Mendes Raimundo de Assis ; COSTA Lana Fabiola ; SILVA Maria de Fatima Sousa . Curriculo, formação de professores e pesquisa: uma alternativa para otimizar o processo ensino aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior, 2007, Salvador - Bahia. Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior. João Pessoa: UFPB, 2007.

  • SILVA Maria de Fatima Sousa ; MIRANDA, S. M. B. S. . Uma proposta pedagógica: uma proposta pedagógica de conscientização e sensibilização, frente à problematica educacional. In: IV Semana de Pedagogia, 2007, São Luis. Saberes e praticas docentes frente aos desafios da educação contemporânea. São Luis: UEMA, 2007.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA Maria de Fatima Sousa . Ecopedagogia: uma altrnativa pedagógica que contribuirá para melhoria do meio ambiente. In: SBPC, 2007, Belém. Anais/Resumos da 59ª Reunião da SBPC. Belém: Reunião Anual da SBPC, 2007.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA, M. E. S. . Planejamento participativo na escola: por que fazer? como fazer?. In: Laitura e formação de professores, 2006, São Luis. Laitura e formação de professores. João Pessoa: UFPB, 2006.

  • FREITAS, V. L. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ÉTICAS DAS VIRTUDES CONTEMPORÂNEAS: IMPLICAÇÕES MORAIS DAS SOCIEDADES PLURALISTAS VERSUS MULTICULTURAIS, SOB A ÓPTICA DE ALASDAIR MACINTYRE. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023. v. 1.

  • BARRETO, L. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. São Luís: uema, 2023. v. 1.

  • SILVA, R. L. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . PRÁTICAS PEDAGOGICAS E CURRICULO: COMO OS CONTEÚDOS ESCOLARES IMPACTAM NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL?. In: XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade, 2023, CAXIAS. XXI Simpósio de Letras - Linguística, língua inglesa e ensino: os caminhos da pesquisa em letras da contemporaneidade. CAXIAS: UEMA, 2023.

  • ARRUDA, C. S. ; ASSUNCAO, L. M. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM INTEGRAL PARA DESENVOLVIMENTO. In: II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED, 2023, Fortaleza. II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED. Fortaleza Ceará: Editora Integrar, 2023. v. IV. p. 1-667.

  • SOARES, A. L. A. L. F. P. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; SOUZA, J. C. C. ; MATOS, M. P. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS ACERCA DAS MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED, 2023, Fortaleza. II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED. Fortaleza Ceará: Editora Integrar, 2023. v. IV. p. 1-667.

  • SOARES, A. L. A. L. F. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SOUZA, J. C. C. ; MATOS, M. P. . 2675-813X A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS ACERCA DAS MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED, 2023, São Luis. II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED. Fortaleza Ceará: INTEGRAR, 2023. v. V. 4. p. 1-667.

  • SANTOS, M. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . O I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA. In: I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA, 2020, Triunfo PE. I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA. TRIUNFO PERNAMBUCO: OMNIS SCIENTIA, 2020. v. 1.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; Melônio, Poliana Andressa Costa . A construção da professoralidade do professor de Estágio Supervisionado. In: AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE DE PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO, 2017, TERESINA. PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: CADERNO DE RESUMOS. TERESINA: EDUFPI, 2017. v. ÚNICO. p. 6.

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. . Formação de professores em pré-serviço. In: Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior, 2007, Salvador- Bahia. Congresso Internacional de Educação Infantil e Ensino Superior. João Pessoa: UFPB, 2007.

  • SILVA Maria de Fatima Sousa ; MIRANDA, S. M. B. S. . UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA, QUE CONTRIBUIRÁ PARA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE. In: 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC,, 2007, Belém-PA. ANAIS ELETRÔNICO ... SÃO PAULO: SBPC/UFPA, 2007.. Belém-Pa: SBPC/UFPA, 2007.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SANTOS, J. C. . Projeto Politico Pedagogico: Uma moda, uma exigência ou uma tomada de consciência. In: leitura e formação de professores, 2006, São Luis. leitura e formação de professores. João Pessoa: UFPB, 2006.

  • SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; CARVALHO, Daniela da Silva ; SILVA JUNIOR, D. R. ; NASCIMENTO, F. L. S. C. . 'Formação de professores e saberes docentes: vivências de Estágio Supervisionado durante a formação inicial'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; SILVA JUNIOR, D. R. ; NASCIMENTO, F. L. S. C. . 'LACUNAS DE LETRAMENTO NA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJA DO ENSINO MÉDIO'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MILLES, A. S. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . 'A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE: Políticas Educacionais e os Impactos na Prática Pedagógica em Tempos de Pandemia'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. R. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . o 'EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, A. L. A. ; RODRIGUES, R. A. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS NO SISTEMA PRONOMINAL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM CAXIAS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, A. B. ; LIMA, L. S. ; COELHO, L. S. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . 'FORMAÇÃO DOCENTE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: MECANISMOS DE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. R. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . O estágio supervisionado na formação integral do professor de História: desafios e possibilidades. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; CARVALHO, Daniela da Silva ; PEREIRA, Ana Cleia Silva . Prática Curricular e pesquisa: reflexões sobre a extensão universitária no curso de literatura em Letras. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, L. V. R. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . Práticas Educativas e lutas antirracistas: diálogos e caminhos para a construção de um currículo escolar antirracista. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, A. B. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . Formação docente na educação no/do campo em Caxias Maranhão. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, A. L. A. L. F. P. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; SOUZA, J. C. C. ; MATOS, M. P. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS ACERCA DAS MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; Isa Maria Silva Ramos . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA no 'III E. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; SILVA JUNIOR, D. R. ; MARTINS, H. A. ; MORAIS, J. S. . AS INTERSECÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O CONTEXTO MULTISSERIADO E O MEIO VIRTUAL MEDIATIZADOS PELAS NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; SILVA JUNIOR, D. R. ; MARTINS, H. A. ; SANTOS, M. ; MORAIS, J. S. . AS INTERSECÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O CONTEXTO MULTISSERIADO E O MEIO VIRTUAL MEDIATIZADOS PELAS NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Construção da professoralidade do professor de Estágio Supervisionado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO REFLEXIVA: UMA NO-VA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; TEIXEIRA, M. L. A. . Estágio Supervisionado: a formação do professor iniciante e os saberes e fazeres construídos durante a regência de classe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . As contribuições do estágio supervisionado na formação do pedagogo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . As narrativas como instrumentos de investigação no Estágio Supervisionado durante a regência de classe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; Melônio, Poliana Andressa Costa . O Estágio Supervisionado como espaço de formação docente: construindo o ser professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Melônio, Poliana Andressa Costa ; MIRANDA, S. M. B. S. . O Estágio Supervisionado: uma investigação dos saberes necessários a prática pedagógica no processo de construção da docência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. M. B. ; ARAÚJO, Waldirene Pereira ; 3° ; MIRANDA, S. M. B. S. . Ser ou não ser professor: as indefinições do curso de Pedagogia no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; ARAÚJO, Waldirene Pereira . Formação cultural dos professores dos anos iniciais: desafios e possibiliddes na prática docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; COUTINHO, L. A. ; TEIXEIRA, M. L. A. ; SILVA Maria de Fatima Sousa . O Curriculo como norteador da prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA Maria de Fatima Sousa ; MIRANDA, S. M. B. S. ; TEIXEIRA, M. L. A. ; TEIXEIRA, S. D. H. . Ecopedagogia contribuindo para a consciência ecológica nas series iniciais do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COUTINHO, L. A. ; MIRANDA, S. M. B. S. . O blog como ferramenta de tutoria na produção do conhecimento do professor de matematica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COUTINHO, L. A. ; MIRANDA, S. M. B. S. . O blog como ferramenta de tutoria na produção do conhecimento do professor de matematica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COUTINHO, L. A. ; MIRANDA, S. M. B. S. . O blog como ferramenta de tutoria na produção do conhecimento do professor de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA A.LUIZ ALENCAR ; MIRANDA, S. M. B. S. . Formação de professores em pré-serviço. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; AZEVEDO, C. M. L. . Curso de pedagogia do CESC/UEMA: em busca de uma identificação com a educação infantil e com as series iniciais do ensino fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; Mendes Raimundo de Assis ; COSTA Lana Fabiola ; SILVA Maria de Fatima Sousa . Curriculo, Formação de professores e pesquisa: uma alternativa para otimizar o processo ensino aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA Maria de Fatima Sousa . Ecopedagogia uma alternativa pegagogica que contribuirá para melhoria do meio ambiente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Aquisição da escrita e formação do professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Aquisição da escrita e formação de professor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA, M. E. S. . Planejamento na escola: Por que fazer? como fazer?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; SILVA, M. E. S. . O que é, como e para quê avaliar?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Projeto Político - Pedagógico: uma moda, uma exigência ou uma tomada de consciência?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Planejamento Participativo na Escola: Por quê fazer? Como Fazer?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Novas Tecnologia, Projetos de Aprendizagens e a Formação Docente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; AZEVEDO, C. M. L. . Educando na terra dos poetas - caxias e suas riquezas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA A.LUIZ ALENCAR . Leitura, interlocução e produção dos sentidos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, S. M. B. S. . Motivação e Orientação Profissional como Problemática Educativa da Atualidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; RIOS, M. F. S. . XXXV SEMIC UEMA.. 2023.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; RIOS, M. F. S. . Avaliador/Comitê Institucional da área Ciências Humanas/Educação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2023/2024 (PIBIC).. 2023.

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; JESUS, G. M. . Estágio supervisionado e o processo de ensinar e aprender durante a pandemia. 2023. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; COSTA, L. V. R. . Estágio Supervisionado e Formação de professores em contexto pós pandemia: como ficam os currículos escolares?. 2023. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA ; BEZERRA, L. A. R. L. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A NECESSIDADE DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO. 2021. (Relatório de pesquisa).

SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; SANTOS, M. R. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO. 2021. (Relatório de pesquisa).

NORANHA, M. B. B. ; MIRANDA, SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS SABERES E FAZERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO FORMATIVO. 2021. (Relatório de pesquisa).

SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; LIMA, G. C. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A NECESSIDADE DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO. 2020. (Relatório de pesquisa).

SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; LIMA, G. C. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A NECESSIDADE DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO. 2020. (Relatório de pesquisa).

Silva, Márjara Poliana Araújo da ; MIRANDA, S. M. B. S. . Estágio Supervisionado no processo formativo. 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA Maria de Fatima Sousa ; MIRANDA, S. M. B. S. . ECOPEDAGOGIA: ESTIMULAR AS BOAS PRÁTICAS PARA UM MUNDO MELHOR NO CONTEXTO DO ROINA ESCOLAR NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    O Estágio Supervisionado no processo formativo - PIBIC, Descrição: PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante / SAMIRA SANTIAGO DOS SANTOS - Integrante.

  • 2024 - Atual

    CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Descrição: Sendo a pesquisa um dos três pilares da Universidade, o que se observa, em especial nos cursos de licenciatura, é que esta tem ficado restrita aos trabalhos disciplinares e às monografias de final de curso. Este distanciamento entre ensino e pesquisa repercute profundamente na formação inicial do docente na medida em que habitua este à condição de receptáculo de informações, limitando ou individualizando posteriormente uma pratica reflexiva que o leve a pesquisar sobre a sua especialidade. Considerando o tema em questão e a necessidade de pesquisar como está se configurando o currículo, o ensino e a pesquisa em um contexto pós pandemia. Para desenvolver esse projeto delineou-se como Objetivo Geral - Analisar como está se configurando o currículo, o ensino, a pesquisa e a formação de professores em um contexto de pandemia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante / Rute Lira da Silva - Integrante / Eliane Ribeiro Pinto Silva - Integrante / Leonardo de Sousa Lima - Integrante / LUIS SALES COELHO - Integrante / ALINE BORBA ALVES - Integrante / GABRIELY PINTO SILVA - Integrante / JOERBESSON FELIPE MIRANDA PINHEIRO VOLUNTÁRIO (IC) - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Estágio Supervisionado no Processo Formativo, Descrição: Entendemos que para estudar a temática estágio supervisionado no processo formativo é preciso antes, focalizar a formação inicial e a construção de conhecimentos dos alunos estagiários, elaborados nas disciplinas do curso para mobilização dos saberes no processo de ensinar/aprender. Portanto, a experiência do ser professor contribui para ampliar os conhecimentos sobre a necessidade de articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada, no contexto da sala de aula, na vivência do Estágio Supervisionado, mas, principalmente para entender as vicissitudes do que é ser professor. A partir dessa compreensão surgiu o interesse em realizar um estudo sobre o Estágio Supervisionado nos Cursos de formação de professores do Campus - Caxias. A escolha da temática foi em virtude de nossa experiência como professora da disciplina Estágio Supervisionado no Curso de pedagogia campus/ Caxias - CESC da Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Nessa perspectiva temos como objetivo geral, analisar as dificuldades vivenciadas pelos estagiários nos cursos de formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante / Maurício Rocha Santos - Integrante / Eliane Ribeiro Pinto Silva - Integrante / Leonardo de Sousa Lima - Integrante / LUIS SALES COELHO - Integrante / ALINE BORBA ALVES - Integrante / ANA LETICIA ARAUJO GOES - Integrante / MANUELE DAMASCENO DA SILVA - Integrante.

  • 2024 - Atual

    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CODÓ: uma análise das contribuições para a prática pedagó, Descrição: A formação continuada de professores é fundamental para que os docentes encontrem ferramentas aliadas à perspectiva do ensino e do aprendizado e, por isso, reconhecemos que tal prática apresenta suas nuances. A partir disso, ainda são necessários os apontamentos e as discussões, a fim de que essa prática possibilite a consonância e/ou harmonia entre teoria e prática pedagógica, pois acreditamos que somente assim ter-se-ão resultados satisfatórios e êxito das conceituações desenvolvidas por meio desta pesquisa. Esse projeto que tem como objetivo analisar como os saberes construídos na formação continuada de professores de 1 ao 5 ano contribuem na reconstrução da prática pedagógica na escola investigada, bem como a prática pessoal na melhor compreensão acerca das questões que envolvem a formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Leonardo de Sousa Lima - Integrante.

  • 2024 - Atual

    FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM CAXIAS/MA, Descrição: A presente Dissertação, intitulada Formação docente e Educação do/no Campo: narrativas de professores dos anos iniciais em Caxias/MA, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEMA), Mestrado Profissional em Educação, inserido na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, tem como objetivo investigar as necessidades formativas que demandam formação continuada a partir de narrativas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental na Educação do/no Campo em Caxias/MA, em uma escola pertencente à zona rural da rede pública municipal de Caxias/MA. A questão-problema que orienta a pesquisa será: Que necessidades formativas demandam formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação do/no Campo? A investigação revela-se essencial, pois o processo formativo necessita ser adequado às realidades locais tanto dos alunos quanto dos professores, por isso a reflexão crítica acerca de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade da Educação do/no Campo, uma vez que a formação continuada, deve ser um processo dinâmico e permanente. Este estudo é uma pesquisa narrativa a partir do método da historia oral e abordagem qualitativa, tendo como procedimentos entrevista narrativa, utilizando, para análise e sistematização dos dados, a análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2011). Os colaboradores da pesquisa são professores do 1 e 5 ano dos anos iniciais do ensino fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ALINE BORBA ALVES - Integrante.

  • 2024 - Atual

    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EJA QUE ATUAM EM INSTITUIÇÃO PRISIONAL NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA, Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe-se a analisar criticamente os desafios da prática de ensino de professores de EJA no sistema prisional, com vistas a identificar as necessidades formativas emergentes dessa atuação. Diante da ausência de uma formação adequada para esses profissionais docentes que atuam no sistema prisional, de modo especial em Codó/MA, inquietações pessoais deste pesquisador, direcionaram este estudo que visa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas nesse contexto específico. Ao fornecer informações detalhadas e diretrizes fundamentadas, pretende-se não apenas ampliar o entendimento cientifico sobre o tema, mas também gerar impacto direto na prática do professor, possibilitando uma melhora no processo educativo destes sujeitos e na prática pedagógica dos docentes nestes espaços. Dessa forma, esta pesquisa tem implicações importantes não apenas para o campo acadêmico, mas também para a promoção da justiça social e da ressocialização por meio da educação dentro do sistema prisional.Logo, evidencia-se que a educação no ambiente prisional seja vista não apenas como um meio de reduzir o tempo de pena, mas sim como um agente de esperança e mudança, com o objetivo de reintegrar verdadeiramente os indivíduos à sociedade, tendo o professor um papel importante diante do processo de ensino aprendizagem no ambiente prisional, assim a formação docente deve estar atenda às necessidades destes alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / LUIS SALES COELHO - Integrante.

  • 2023 - 2024

    O Estágio Supervisionado no processo formativo - UNIVERSAL -2022-2024, Descrição: Somos conscientes que a trajetória de professor pesquisador deveria começar na formação inicial, sabemos, porém que poucos têm oportunidade de iniciar sua trajetória como pesquisador durante sua formação inicial. O trabalho de conclusão de curso na maioria das instituições de ensino superior é uma oportunidade inicial e muito tímida de investigação, e a maioria dos alunos realizam este trabalho de maneira muito técnica, apenas para cumprir uma exigência de conclusão de curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Maurício Rocha Santos - Integrante / Dilmar Rodrigues da Silva Júnior - Integrante / Rute Lira da Silva - Integrante / Leidimar da Silva Barreto - Integrante / Ana Luiza ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES - Integrante / Eliane Ribeiro Pinto Silva - Integrante / Leonardo de Sousa Lima - Integrante / LUIS SALES COELHO - Integrante / ALINE BORBA ALVES - Integrante / GABRIELY PINTO SILVA - Integrante / ANA LETICIA ARAUJO GOES - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Estágio Supervisionado no Processo Formativo, Descrição: O contato entre a universidade e a escola por meio do estágio supervisionado é importante para promover um aprendizado eficiente. Isso permite uma investigação concreta da vida cotidiana do professor, incluindo seus desafios e problemas. Essa abordagem pode levar a reflexões significativas e motivar melhorias na prática docente.Antes da pandemia, o ensino entre professores e discentes era caracterizado pelo contato humano e pela interação no campo pedagógico. Com a chegada da COVID-19, essa situação mudou rapidamente. Durante a pandemia, muitos locais, incluindo escolas, tiveram que fechar suas portas. Uma das formas de reduzir o impacto na aprendizagem foi a adoção de metodologias de ensino a distância. No entanto, essa transição foi desafiadora para instituições de ensino, professores, pais e alunos, devido à falta de familiaridade e acesso à tecnologia.No período pandêmico, o contato entre professores, gestores e alunos foi limitado, pois o contato direto representava riscos à saúde. Isso também afetou o envolvimento dos estagiários, que tiveram que se adaptar a métodos de contato distantes, planejados por orientadores.Com base nisso, o nosso intuito com o então projeto é refletir sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Leidimar da Silva Barreto - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Estágio Supervisionado no Processo Formativo - BATI, Descrição: A trajetória de professor pesquisador deveria começar na formação inicial, sabemos, porém que poucos têm oportunidade de iniciar sua trajetória, como pesquisador durante sua formação inicial. Com a aprovação deste projeto e com apoio do bolsista pretendo desenvolver uma pesquisa, que irá possibilitar o alcançe dos objetivo geral: Compreender o processo formativo do futuro professor na construção dos saberes e fazeres na formação do professor pesquisador durante o Estágio Supervisionado e como objetivos específicos: analisar a prática pedagógica dos alunos estagiários durante o estágio supervisionado na escola campo, conhecer como são aplicados os saberes e fazeres pedagógicos durante o estágio supervisionado, verificar como se processa na construção dos saberes e fazeres na formação do professor pesquisador durante o estágio supervisionado. A metodologia será desenvolvida atraves das rodas de conversa e entrevista semi estruturada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Antonio Luiz Alencar Miranda - Integrante / Betanha de Sousa Almeida - Integrante / Dilmar Rodrigues da Silva Júnior - Integrante.

  • 2023 - Atual

    CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Descrição: Através deste projeto pretende-se mostrar ao futuro professor que ele tem na sua sala de aula um verdadeiro laboratório de pesquisa, e os problemas existentes num contexto de sala de aula, variam desde problemas referentes à leitura e escrita, como violência doméstica, assédio sexual, discriminação social, racial, e outros problemas que prejudicam a aprendizagem e que poderão ser investigados e amenizados ou quem sabe até sanados.Para fundamentar a pesquisa em questão teremos como aporte teórico autores como: Esteban (2005), Pedra (1997), Moreira (2014), Sacristán (1999), Silva (2001), Silva (2013), Bergmann (2018). dentre outros, que contribuirão para fundamentar teoricamente a nossa investigação. Considerando o tema em questão e a necessidade de pesquisar como está se configurando o currículo, o ensino e a pesquisa em um contexto pós pandemia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Rute Lira da Silva - Integrante.

  • 2023 - Atual

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DA ROTINA ESCOLAR ATÉ A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO NA ESCOLA PÚBLICA, Descrição: Este é um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional e Acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão. Nessa perspectiva, e entendendo o Estágio como uma experiência complexa e desafiadora, o produto educacional que concerne esse contexto, tem oportunidade de conceber ao estagiário instrumento para pesquisa, análise, resolução de problemas e comunicação com a equipe de trabalho de maneira mais eficiente e eficaz. Esse recurso ainda colabora para um aprendizado reflexivo tanto ao estagiário quanto à própria instituição escola e instituição formadora.Vale relembrar que o problema apontado neste estudo se concentra no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo estagiário em história no campo educacional diante a relação da teoria e prática no exercício docente em escolas públicas? Portanto, o papel do Produto técnico apresentado é considerar os desafios do estagiário formando em Licenciatura em História no contexto do Ensino Médio em escola pública, para ampará-lo no processo de formação acadêmica e auxiliar nas demandas estagiárias da teoria e prática do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Eliane Ribeiro Pinto Silva - Integrante.

  • 2022 - 2024

    O ESTÁGIO SUPERVIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: o que pensam os(as) professores(as) em formação, Descrição: O presente projeto versa sobre o estágio supervisionado como componente curricular essencial a formação do licenciado em Pedagogia, objetiva investigar se a prática do estágio supervisionado permite desenvolver relações com as teorias aprendidas ao longo do curso. Faz-se uma contextualização do estágio supervisionado e sua relação com a formação de professores, partindo da análise das falas narrativas dos(as) colaboradores(as) desta pesquisa, discentes do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). A problemática central do estudo é: A proposta para o estágio supervisionado constante no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, na instituição lócus da pesquisa, propõe ações/atividades que permitam a análise, o conhecimento e a reflexão do trabalho docente? A metodologia utilizada para coleta inicial dos dados foi a pesquisa narrativa, o instrumental utilizado foi uma roda de conversa e posteriormente serão realizadas entrevistas narrativas. Esta pesquisa busca fundamentação teórica em autores como Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2006), Buriolla (2011), Campos (2007), Imbernón (2014), Tardif (2005), Miranda (2018) e Minayo (2007). As narrativas analisadas neste trabalho demonstram a necessidade de um diálogo pleno entre as disciplinas e o estágio, bem como, a interação com o projeto político pedagógico do curso e maior apropriação teórica por parte dos discentes para uma melhor compreensão do fazer pedagógico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Ana Luiza ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Estágio supervisionado no processo formativo, Descrição: Para realização da pesquisa delineamos como objetivo geral: compreender o processo formativo do futuro professor na construção dos saberes e fazeres durante o estágio supervisionado e como objetivos específicos: Analisar a prática pedagógica dos alunos estagiários durante o estágio supervisionado na escola campo, conhecer as contribuições oferecidas pelo professor formador durante o estágio supervisionado, verificar como os estagiários constroem os saberes e os fazeres durante o estágio supervisionado na escola. Para subsidiar nosso estudo tomamos como aporte teóricos como: Pimenta (2002) Veiga (2010), Tardif (2006), Gauthier (2006). Contreras (2002), Zeichner, (1993) Pimenta e Lima (2004), Mendes (2010), Brito (2011) Piconez (2007) Bardin (2009), Franco (2007). A pesquisa de campo será realizada com os alunos da disciplina estágio supervisionado nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa narrativa e os dados da pesquisa serão obtidos através das entrevista e rodas de conversas. Acreditamos que as pesquisas voltadas para o estágio supervisionado podem otimizar a prática do estágio supervisionado e proporcionar reflexões na formação dos futuros professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante / Maurício Rocha Santos - Integrante., Financiador(es): FAPEMA - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2022 - Atual

    CURRÍCULO, ENSINO PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA - PIBIC, Descrição: Considerando que as políticas públicas voltadas para a formação do professor pesquisador é uma preocupação, emergente em algumas universidades, e praticamente inexistente na pratica pedagógica do professor que atua na educação infantil e nas series iniciais, percebe-se a necessidade, de formar o professor pesquisador para atuar nesses níveis de ensino. Haja vista, que, a sala de aula destes professores é um verdadeiro laboratório de pesquisa. E, se esse professor estiver imbuído de curiosidade, sensibilidade, compromisso político e competência técnica poderá contribuir significativamente para resolver ou amenizar os problemas de aprendizagem existentes na sala de aula, na escola, e na educação fomentando a necessidade entender as transformações que acontecem no currículo, no ensino na pesquisa e na formação de professores em um contexto de pandemia. Neste contexto, esta investigação será desenvolvida no Curso de Pedagogia de Caxias - MA, tendo como público alvo os alunos do curso de pedagogia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Lilian Vitória Ribeiro da Costa - Integrante.

  • 2022 - Atual

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO - UNIVERSAL FAPEMA EDITAL 02/2022, Descrição: Este projeto tem como objeto de estudo conhecer as contribuições do estágio supervisionado no processo formativo do futuro professor. A intenção é continuar a pesquisa em Estágio Supervisionado, na mesma área de meu doutorado que estava voltada para os saberes e fazeres construídos na sala de aula durante o estágio supervisionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante / Maurício Rocha Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2022 - Atual

    CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Descrição: Nosso objetivo com o presente projeto foi analisar o estágio supervisionado e a formação de professores em contexto de pandemia. Nossa questão norteadora foi: Como a pesquisa e a conscientização podem contribuir para o currículo, ensino e formação de professores na construção de uma educação humanizadora?. Partindo do pressuposto da presença do tradicionalismo no currículo, ensino e formação de professores, neste trabalho colocamos a pesquisa como instrumento de mudança dessas práticas tradicionais, assim como a presença da concepção do professor como intelectual público, potencializando o desenvolvimento da criticidade em si e nos alunos, o que contribui para uma educação que humaniza e liberta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Lilian Vitória Ribeiro da Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2020 - 2022

    O estágio Supervisionado no processo formativo PIBIC, Descrição: O Projeto Estágio Supervisionado no processo formativo é um projeto desenvolvido juntamente com dois bolsistas, que pesquisam sobre os saberes e fazeres construídos durante o Estágio Supervisionado e outro bolsista pesquisa sobre a parceria entre universidade e escola campo de estágio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Maurício Rocha Santos - Integrante / Maria da Conceição de Arruda Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - 2020

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Integrante / Shirlane Maria Batista da Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2021

    O Estágio Supervisionado no processo formativo - UNIVERSAL, Descrição: O Estágio Supervisionado é um componente formativo essencial na formação inicial de professores, que estão em construção de saberes e precisam vivenciar no contexto da sala de aula, momentos formativos que irão contribuir significativamente para o seu processo de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Atitudes Linguísticas dos Falantes do Maranhão - ALFMA, Descrição: Tem como objetivo central desenvolver pesquisas e análises que envolvam os estudos da linguagem, em abordagens da Sociolinguística, da Linguística Aplicada e do Ensino. Objetiva também a formação permanente e a troca de experiências relacionadas aos estudos da linguagem na leitura, aquisição da escrita e descrição do português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Integrante / ANTONIO LUIZ ALENCAR MIRANDA - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    A prática docente do professor reflexivo, Descrição: O projeto retrata a prática docente do professor de estágio supervisionado, evidenciando as responsabilidades que este tem com seu orientando. Busca ainda contribuir para a formação do aluno professor enquando ser em processo de formação que deve ser uma formação critia e reflexiva. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    A prática docente do professor reflexivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Poliana Andressa Costa Melônio - Integrante.

  • 2008 - 2009

    O Currículo na perspectiva escolar do ensino médio: a teoria crítica e a autonomia das escolas, Descrição: O referido projeto investiga sobre o curículo do ensino médi e a autonomia das escolas em relção as alterações do próprio currículo. A pesqusia teve como base a teoria crítica afim de analisar com riquesa de detalhes a estruturação do currículo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Aplicação de multimeios na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental"., Descrição: O Projeto foi desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Caxias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A dificuldade do egresso do curso de pedagogia do CESC/UEMA do período de 2004 a 2006 em estabelecer efetivamente a relação teoria-prática no exercício da docência, Descrição: O projeto trata de evicenciar as dificuladades que sentem os egressos do curso de Pedagogia em estabelecer efetivamente a relação teoria-prática no exercício da docência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador., Financiador(es): UNiversidade Estadual do Maranhão - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Recursos didáticos: a formação de professores e a prática docente, Descrição: O presente projeto trata de evidenciar a necessidade de se trabalhar com a utilização dos recursos didáticos no contexto de sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Ecopedagogia: uma proposta pedagógica de sensibilização ambiental, Descrição: O projeto retrata a importância de conscientizar o pedagogo para trabalhar a consciência ecológica no ensino fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2006 - 2010

    Formação de Professores, Currículo e Novas Tecnologias, Descrição: Este projeto reúne sub-projetos que trabalhem com enfoques à formação de professores, ao currículo e às novas tecnologias que tenham como objetivo a melhoria da educação nesta sociedade pós-moderna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / LIDINALVA DE ALMADA COUTINHO - Integrante / Maria Eliene de Sousa Silva - Integrante / Maria de Fatima Sousa Silva - Integrante / Marcos Fernando do Nascimento - Integrante / Lanna Fabíola da Silva - Integrante / Paulo sérgio Gaspar dos Santos - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Ecopedagoagia: estimular boas práticas para um mundo melhor no contesto da rotina escolar das séries iniciais do ensino fundamental, Descrição: O projeto pretende estimular a criação de boas maneiras junto ao meio ambiente no dia a dia da escola do ensino fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Outra.

  • 2006 - 2007

    A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM CAXIAS: QUEM SÃO E PARA ONDE ESTÃO INDO ESTES PROFISSIONAIS?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    A formação profissional do pedagogo no exercício da prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental, Descrição: O presente projeto trata da formação profissional do pedagogo analisando como é construída a identidade deste profissional no exercício de suas práticas docentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Orientação sexua na adolescência: um diagóstico das escolas públicas de Caxias _MA, Descrição: O Projeto retratas o alto índice de adolescente grávida e com doenças venéreas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirlane Maria Batista da Silva Miranda - Coordenador / Marcos Fernando do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2001

Professora Homenageada Formandos do Curso de Pedsagogia UEMA/CESC, Universidade Estadual do Maranhão.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias. , Praça Duque de Caxias S/N, Morro do Alecrim, 65604380 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 5213938, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

1992 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto III, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSORA ADJUNTO III DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO.

Atividades

  • 04/2001

    Direção e administração, Centro de Estudos Superiores de Caxias.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1992

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículos e Programas, Didática, Prática de Ensino, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio

1994 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Classe V, Referência 21 Concursada para Prática de Ensino - fevereiro de 1994 Coordenação Pedagógica - janeiro de 2003 Filolofia - março de 2003