Marcelo Moraes e Silva

Possui graduação em Educação Física. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade. É um dos Editores Chefes do The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE). Associado a Société Française D?Histoire du Sport (SFHS), European Committee for the History of Sports (CESH) e Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Atua principalmente nos seguintes temas de investigação: História do Corpo; História da Educação; História da Educação Física e do Esporte.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2009 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Novos modos de olhar outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1899-1918)
Carmen Lúcia Soares. Palavras-chave: História das Práticas Corporais; Educação do Corpo.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade Federal do Paraná
Título: Da Ilha Deserta ao arquipelago: mapeamentos e cartografias das percepções de professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física.,Ano de Obtenção: 2008
Maria Rita de Assis César.Palavras-chave: Gênero; Masculinidade; Professores (as).Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura, Escola e Ensino. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Educação Física

1995 - 1998

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Catalão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia e Prática de Ensino/Especialidade: Ensino de Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação do Corpo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: História das Práticas Corporais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Epistemologia da Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES E SILVA, Marcelo ; MOLETTA, Cassio Joaquim . VIII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Internacional Sobre políticas para o Esporte de Alto Rendimento. 2013. (Simpósio).

Coloquio Nacional de Estudos sobre o Corpo e Natureza, História e Educação. 2011. (Encontro).

Ciclo de Debates sobre Lazer.Lazer e Modernidade. 2009. (Outra).

I Seminário Nacional Sociologia & Política: Sociedade e Política em Tempos de Incerteza.Escola e Educação Física: maquinários disciplinares, biopolíticos... e generificantes.... 2009. (Seminário).

Vida Urbana malsã versus natureza como refúgio: praiae montanha no discurso médico da formação de corpos infantis e vigorosos..Vida Urbana malsã versus natureza como refúgio: praiae montanha no discurso médico da formação de corpos infantis e vigorosos.. 2009. (Seminário).

1 Encontro da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).Mapeamentos e Cartografias: percepções de professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física. 2008. (Encontro).

5o. Coloquio Internacional Michel Foucault. Por una vida nao fascista. 2008. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa e Inserção Social.Refletindo sobre os problemas de gênero: contribuições para a pesquisa em educação. 2008. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A Igreja do "Diabo" e a produção do conhecimento em Educação Física. 2007. (Congresso).

XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM.O campo de estudos de gênero: reflexões sobre os problemas de gênero. 2007. (Outra).

III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte e I Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-graduação em Educação Física. A concepção. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos.Professores (as) de educação física e gênero: algumas considerações. 2006. (Seminário).

X Congresso Nacional de História do Esporte, Laze, Educação Física e Dança e II Congresso Latino Americanode História de La Educacción Física: Avaliação e Perspectiva. A Capoeira no contexto do Estado Novo: Civilização ou Barbárie?. 2006. (Congresso).

I Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia.Etiqueta. 2005. (Simpósio).

V EDUCERE III Congresso Nacional da Aréa de Educação 'Episteme'. Anjinhos de Diabinhos: Tabus em relação ao corpo nas aulas de Educação Física. 2005. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte I Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A. 2005. (Congresso).

2o. Congresso sul Brasileiro de Ciências do Esporte. A. 2004. (Congresso).

Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação.A. 2004. (Outra).

Semana Academica de Educação Física da Pontifice Universidade Católica do Paraná.Semana Academica de Educação Física da Pontifice Universidade Católica do Paraná. 2004. (Outra).

Simpósio Internacional de Foucault.A. 2004. (Simpósio).

V ANPED Sul: Seminério de Pesquisa em Educação da Região Sul.A Ginastica. 2004. (Seminário).

XII ENDIPE.A Ginastica. 2004. (Encontro).

XVIII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.O corpo. 2004. (Outra).

XXIII Simpósio Nacional de Educação Física.O professor de Educação Física e o status social: o caso regulamentação da profissão. 2004. (Simpósio).

VII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação Física.VII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação Física. 2003. (Seminário).

VI Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física.VIII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação Física. 2003. (Seminário).

XII Congresso Brasilerio de Ciências do Esporte. 2003. (Congresso).

IV SEminário de Pesquisa em educação da Região Sul.I. 2002. (Seminário).

VI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.A. 2002. (Encontro).

VIII Encontro Regional de História - 150 anos de Paraná. 2002. (Encontro).

XVI Semana de Ensino de Pesquisa & Extensão.Mesa Redonda: Civilização, Racionalidade, Escolarização: Educando corpos conformados e vontades submissas?. 2002. (Outra).

X Congresso de Educação Física de Volta Redonda. A. 2001. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A. 2001. (Congresso).

Encontro Regional de Educação Física Escolar.A. 2000. (Encontro).

IV Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.A. 2000. (Encontro).

III Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.A. 1999. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A. 1999. (Congresso).

3 Simpósio Mineiro de Psicologia do Esporte. 1997. (Simpósio).

II Congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristiano Israel Caetano

CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO; MASCARENHAS, Fernando;MORAES E SILVA, Marcelo. CONTINUIDADES E RUPTURAS NA LEGISLAÇÃO DO ESPORTEBRASILEIRO: ANÁLISE DA CRIAÇÃO DO COMITÊ BRASILEIRO DECLUBES. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Narayana Astra van Amstel

MORAES E SILVA, Marcelo; Quitzau, Evelise Amgarten;MARCHI JUNIOR, W.. O controle de divertimentos e a formação do ethos esportivo nos Estados Unidos da América ao longo do século XVIII: um olhar sobre a influência da ética protestante. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Matheus Pereira Rodrigues

CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO; FIORESE, L.;MORAES E SILVA, Marcelo. Ambiente do desenvolvimento esportivo noatletismo: uma análise a partir do talento e do gestor. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Laura Ganzert Geraldo

MARCHI JUNIOR, W.; OLIVEIRA, JÚNIOR, C. R.;MORAES E SILVA, Marcelo. MAPEAMENTO DO CAMPO CIENTÍFICO-ACADÊMICO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE NO CHILE ATRAVÉS DE PERIÓDICOS EM CIRCULAÇÃO (2008-2018. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Elisa Guginski Caron

MARCHI JUNIOR, W.; ALMEIDA, .B. S.; GALLATI, L. R.;MORAES E SILVA, Marcelo. ?Ataques e Defesas? no ensino de valores por meio do esporte: Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cahuane Corrêa

MORAES E SILVA, Marcelo; CESAR, M. R. A.; SILVEIRA, V. T.;CAPRARO, A. M.. A ficção do mundo real: as utopias tecnológicas dos SuperHeróis e sua materialização no corpo dos atletas de alto rendimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tabea Epp Kuster Alves

MORAES E SILVA, MarceloCAVICHIOLLI, F. R.; MAZO, Janice Zaperllon. Entre espadas, floretes e sabres: uma história da civilização dos costumes na esgrima. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gisele de Oliveira Ribeiro dos Santos

Pereira, G.; RODACKI, C. L. N.;MORAES E SILVA, Marcelo. Efeito de diferentes intensidades do treinamento com jogos virtuais sobre a funcionalidade, afeto, benefício percebido e taxa de aderência em idosas pré-frágeis. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bianca Gutierrez Gianatt

MORAES E SILVA, Marcelo; RIBEIRO, L. C.;CAPRARO, A. M.. Ernest Hemingway: um Sportsman nos 1920. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Evelyn Andressa Gavioli da Silva

MEZZADRI, F. M.; MELO, M. T.;MORAES E SILVA, Marcelo. Projeto Paralimpíadas Escolares: intenção, evolução, articulações e contribuições ao paradesporto educacional basileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Fernando Gonçalves

CAVICHIOLLI, F. R.; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO;MORAES E SILVA, Marcelo. A lei de incentivo ao esporte de Curitiba: análise dos esportes olímpicos coletivos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jeferson Roberto Rojo

MEZZADRI, F. M.; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO;MORAES E SILVA, Marcelo. Corrida de rua e política pública: um estudo a partir das ações do poder público municipal de Curitiba-PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Thereza Oliveira Souza

CAPRARO, A. M.; GOELLNER, S. V.;MORAES E SILVA, Marcelo. Seleção brasileira feminina e as memórias de um futebol desamparado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Jorge Corrêa

FREITAS JUNIOR, M. A.; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO;MORAES E SILVA, Marcelo. A Autonomia da Vontade das Confederações Esportivas no Programa Bolsa Atleta: análise da legislação e suas relações. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Requião Lessa

Soares, C. L.;CAPRARO, A. M.MORAES E SILVA, Marcelo. O ciclismo de estrada como uma experiência estética: um olhar sobre o Tour de France. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Henry David Caro Romero

Cuartas, L. A. H.;MARCHI JUNIOR, W.; PRINCE, C. M.;MORAES E SILVA, Marcelo. Dilemas Bioéticos del Mejoramiento Deportivo PostconvencionalPara la Educación Deportiva. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidad Pedagogica Nacional.

Aluno: JULIA VIEIRA TOCCHETTO DE OLIVEIRA,

BERTUCCI, L. M.; MARQUES, M. C. C.; VAZ, R. A.; BENCOSTTA, M. L. A.;MORAES E SILVA, Marcelo. Aprender e ensinar, formação e ações educativas de médicos catarinenses na primeira metade do século XX". 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eliza Lins Donha

MEZZADRI, FERNANDO MARINHO; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO; MENEZES, V.;MORAES E SILVA, Marcelo. AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO DAS MUDANÇS OCORRIDAS NO PROGAMA BOLSA ATLETA NO PERÍODO DE 2004-2017. 2019. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alice Beatriz Assmann

MAZO, Janice Zaperllon; SILVA, H. R. K.; MYSKIW, M.;MORAES E SILVA, Marcelo. Figurações do Turnen no sul do Brasil: redes de interdependência em escolas e clubes (décadas de 1870 -1920). 2019. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natasha Santos Lise

CAPRARO, A. M.; RIBEIRO, L. C.; CORNELSEN, E. L.; SCHWARTZ, A.;MORAES E SILVA, Marcelo. Arsenal, we?re on your side: uma análise do futebol em Nick Hornby. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andre Felipe Caregnato

CAVICHIOLLI, F. R.MORAES E SILVA, Marcelo; MEZZADRI, F. M.; MATTHIESEN, S. Q.; GRECO, P. J.. "O atletismo brasileiro a partir do entendimento de agentes: gestores, treinadores, atletas e ex-atletas. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fabiane Castilho Teixeira

Rinaldi, I. P. B.; Souza, J.; Both, J.; Azevedo, M. L. N.;MORAES E SILVA, Marcelo. Configuração da pós-graduação stricto sensu em Educação Física e dinâmica dos cursos no estado do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marco Antônio Lima Rizzo

Lara, L. M.; Gomes, I. M.; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO; Herold Júnior, C.;MORAES E SILVA, Marcelo. VOZES DE SENSEIS DO JUDÔ EM MARINGÁ, NAS DÉCADAS DE 1960 A 1970: NARRATIVAS ORAIS DE JUDOCAS PIONEIROS DA MODALIDADE. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Palmira Sevegnani

MEZZADRI, FERNANDO MARINHO; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO; ISAYAMA, H. F.;CAVICHIOLLI, F. R.MORAES E SILVA, Marcelo. O esporte educacional no sistema nacional: a intersetorialidade na política pública de esporte. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Paula Cabral Bonin-Maoski

MEZZADRI, FERNANDO MARINHO; Reppold Filho, A. R.; BEGA, M. T. S.;MARCHI JUNIOR, W.MORAES E SILVA, Marcelo. A (des) articulação entre os entes federativos que desenvolvem o esporte de rendimento no Brasil e a sua contribuição para implementação do Sistema Nacional de Esporte. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros

MORAES E SILVA, Marcelo; OCHA, H. H. P.; Soares, C. L.. Dos passeios, piqueniques e pescarias aos clubes: a consolidação dos esportes nos rios da cidade de São Paulo (1890 ? 1940). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvana dos Santos

Herold Júnior, C.; Lara, L. M.; Pimentel, G.;MORAES E SILVA, Marcelo. AS EXPERIÊNCIAS LÚDICO-CORPORAIS EM FESTAS RAVES. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ana Paula Cabral Bonin Maoski

MEZZADRI, F. M.;MARCHI JUNIOR, W.MORAES E SILVA, M.; BEGA, M. T. S.; Reppold Filho, A. R.. A (des) articulação entre os entes federativos que desenvolvem o esporte de rendimento no Brasil e a sua contribuição para implementação do Sistema Nacional de Esporte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andre Felipe Caregnato

CAVICHIOLLI, F. R.MORAES E SILVA, M.; MEZZADRI, F. M.; GRECO, P. J.; MATTHIESEN, S. Q.. O Processo para o Alto Rendimento na Modalidade de Atletismo no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Palmira Sevegnani

MEZZADRI, F. M.;CAVICHIOLLI, F. R.MORAES E SILVA, M.; STAREPRAVO, F. A.; ISAYAMA, H. F.. O papel da política pública de esporte educacional no Sistema Nacional de Esporte: (re) formulação e intersetorialidade ? 2003 a 2014. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Henry David Caro Romero

Cuartas, L. A. H.; LEIVA, J. H.;MARCHI JUNIOR, W.MORAES E SILVA, Marcelo. Bioética y pedagogía del deporte: Dilemas bioéticos del mejoramiento de deportivo.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidad Pedagogica Nacional.

Aluno: Luiz Fernando Gonçalves

CAVICHIOLLI, F. R.; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO;MORAES E SILVA, Marcelo. Análise da Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba e seu desenvolvimento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jeferson Roberto Rojo

MEZZADRI, FERNANDO MARINHO; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO;MORAES E SILVA, Marcelo. Corrida e Política Pública: um estudo a partir das ações do poder público municipal de Curitiba/PR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Jorge Corrêa

MEZZADRI, F. M.; FREITAS JUNIOR, M. A.;MORAES E SILVA, M.. Análise do papel das Confederações Brasileiras sobre o programa Bolsa-Atleta: reflexões acerca do legislativo brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jhonatan Uewerton Souza

CAPRARO, A. M.MORAES E SILVA, Marcelo; FREITAS JUNIOR, M. A.. Futebol à italiana: os clubes étnicos italianos e o processo de popularização do futebol em Curitiba (1914-1933). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Ferreira Lima Silvério

TAMANINI, M.; RASIA, J. M.;MORAES E SILVA, Marcelo. A relação dos portadores de hemofilia com a masculinidade hegemonicamente estabelecida, a anormalidade e os estigmas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cesar Bueno Franco

TAMANINI, M.; DIOGIOVANNI, Rosêngela;MORAES E SILVA, Marcelo. Primeira Relação Sexual: Homens, Jovens e Pós-Modernos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

TAGLIARI, I. A.; RIBEIRO, P. S.;MORAES E SILVA, Marcelo. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG, Área de conhecimento: Dimensões Esportivas do Movimento Humano.. 2016. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

MORAES E SILVA, Marcelo. Concurso Público para Profissional do Magistério Docência Nível I , Prefeitura Municipal de Curitiba. 2003. Prefeitura Municipal de Curitiba.

Figueroa, K. M.; MORO, V. L.;MORAES E SILVA, Marcelo. Avaliação do 23 Evinci. 2015. Universidade Federal do Paraná.

Avila, astrid; Capraro, André;MORAES E SILVA, Marcelo. Avaliador do 16 EVINCI. 2008. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roseli Aparecida Cação Fontana

SOARES, Carmen Lucia; VAZ, A.F.; TERRA, V. D. S.; GALLO, S.D. de O.;FONTANA, R. A. C.. Novos modos de olhar, outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1889-1918). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Roseli Aparecida Cação Fontana

SOARES, Carmen Lucia; TERRA, V. D. S.;FONTANA, R. A. C.. Novos modos de olhar,outras maneras de se comportar: a emergência de um dispositivo pedagógico esportivo na cidade de Curitiba (1899-1923). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Marlene Tamanini

TAMANINI, M.; CESAR, Maria Rita; Seffner, Fernando. Entre a ilha deserta e o arquipélago:mapeamentos e cartografias das masculinidades produzidas nas aulas de educação fisica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Marlene Tamanini

TAMANINI, M.; CESAR, Maria Rita; GARCIA Tania Maria Figueredo Braga. Da Ilha Deserta ao arquipelago: mapeamentos e cartografias das masculinidades de professores/as de Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

SOARES, Carmen;GALLO, S.; VAZ, A. F.; TERRA, V. D. S.; FONTANA, R. A. C.. Novos modos de olhar, outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1899-1918). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

CÉSAR, Maria Rita de Assis; TAMANINI, M.;GARCIA, Tânia M. F. Braga. Da ilha deserta ao arquipélago: mapeamentos e cartografias das masculinidades de professores/as de Educação Física (qualificação).. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cahuane Corrêa

Da inspetoria de cultura física a de Eduação Física: o processo de educação do corpo no Paraná (1931-1942); Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Tabea Epp Kuster Alves

A esportivização da esgrima no Brasil: ga ginástica ao esporte; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Heitor Luiz Furtado

A emergência da cultura física em Blumenau: influências teuto-brasileiras (1873-1914); Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Priscila Requião Lessa

A prova ciclista 9 de julho: uma história cultural; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Vera Luiza Moro

O epaço urbano em Curitiba e a criação da Escola de Educação e Desportos do Paraná; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Hanin majdi waleed mustafa kassem dawud

A MISSÃO OLÍMPICA RIO 2016: LOCUTORES PALESTINOS EM QUESTÃO; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Narayana Astra van Amstel

O controle de divertimentos e a formação do ethos esportivo nos Estados Unidos da América ao longo do século XVIII: um olhar sobre a influência da ética protestante; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leonardo Do Couto Gomes

"MALUM NONADMITTE": A CULTURA FÍSICA NO CLUBE CURITIBANO (1881- 1914); 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Cahuane Corrêa

A ficção do mundo real: as utopias tecnológicas dos SuperHeróis e sua materialização no corpo dos atletas de alto rendimento; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Tabea Epp Kuster Alves

Entre espadas, floretes e sabres: uma história da civilização dos costumes na esgrima; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Priscila Requião Lessa

O ciclismo de estrada como uma experiência estética: um olhar sobre o Tour de France; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Tatiana Sviesk Moreira

Produção científica sobre modalidades esportivas no Brasil: sociogênese do campo acadêmico-científico da Educação Física; 2017; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Rodrigo Tramutolo Navarro

A POLÍTICA DE ESPORTE PARA TODOS NO BRASIL: DO GOVERNO MILITAR AO ADVENTO DA NOVA REPÚBLICA (1967-1988); 2016; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leticia Cristina Lima Moraes

Perfil da produção acadêmica sobre Ginástica Artística no contexto Iberoamericano; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Letícia Caroline de Oliveira

Gênero e esporte: a trajetória de mulheres no basquetebol; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Jonatan Fortunato

O CROSSFIT COMO PRÁTICA ESPORTIVIZADA: DOS ?BOX? AS ?ARENAS?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Cahuane Corrêa

As concepções de corpo na na Iliada e Odisseia de Homero; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Yuri Rafael Dias

O Judô no programa governamental Bolsa-Atleta- apontamentos iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Franciely Anunciação

O Atletismo no programa governamental Bolsa-Atleta: mapeamento inicial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Aline Jorge Corrêa

Do banco dos réus à busca por sua absolvição: transformações conceituais do esporte educacional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Paulo Maurício de Souza

O financiamento público do Rugby brasileiro:um mapeamento entre a relação Ministério do Esporte e CBRu; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Luis Fernando Kubiski

FORMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Amanda Jorge Corrêa

O financiamento público ao esporte de rendimento: o programa Bolsa Atleta; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Adriano Roque da Silva

O poder em Michel Foucault; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Padre João Bagozzi; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Jucelia Capistrano

A educação do corpo na obra de Rousseau; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Padre João Bagozzi; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Julia Fiesta

O mito da caverna: implicações para a educação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Clarice Izabel Ribeiro

EDUCAÇÃO E SAÚDE:UM ESTUDO NOS PARÂMETROS curriculares NACIONAIS (PCNs); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Mariana Purcote Fontoura

A educação do corpo feminino: um estudo na Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952); ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Arthur de Vargas Feron

Percepções sobre saúde no CONBRACE (2001-2003); 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Ana Paula Henklein

Aplicabilidade da abordagem crítico-emancipatória no cotidiano das aulas de Educação Física: um estudo de caso; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Nicole Roessle Guaita

A relação entre Indústria Cultural e a prática dos professores de Educação Física no ensino médio: um estudo de caso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Flavia Costa

Anjinhos e diabinhos: Tabus do Corpo nas aulas de Educação Física; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Emilia Devantel Hercules

Midia e Imagens: A percepção do corpo feminino; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Ciro José Pimenta

Políticas Públicas aplicadas ao xadrez escolar paranaense; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Alexandre Menossi

Saúde ou Estética: a ambiguidade na motivação dos frequentadores de uma academia na cidade de Curitiba; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Claudia de Paula Donyzetti Ramalho

O imaginário social dos professores do departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Diego Fernandes Melo

A capoeira no contexto do Estado Novo: Civilização ou Barbárie?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Sheila Azevedo G

Aguilera; Avaliação e Educação Física escolar: um estudo de caso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leonardo Borges Lins

Palhaçada na Escola: O circo como contéudo da Educação Física escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Edson Wruca Junior

Perfil da produção cientifica sobre voleibol na América Latina; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leonardo Do Couto Gomes

Educação Física Escolar x Esporte educacional: uma análise da produção científica brasileira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Ana Claudia Cesario

Mapeamento da produção cientifica sobre Natação no Brasil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Alessandra Soares Seer

Análise da produção sociocultural da Educação Física no Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Camila Cavalheiro Maciel

Análise da produção sobre sociologia do esporte no Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leonardo Do Couto Gomes

Análise da produção brasileira sobre Educação Física escolar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Ana Claudia Cesario

A produção brasileira sobre atividade física e saude; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Gerson Antonio Bonierski

Iniciação Esportiva na escola: algumas reflexões; 2009; Orientação de outra natureza; (PDE (Estado do Paraná)) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

LILIANE GULIN PAES BOMFIM

Saúde e Qualidade de Vida nas aulas de Educação Física; 2009; Orientação de outra natureza; (PDE (Estado do Paraná)) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Leonardo de Lima Borges Lins

Palhaçada na escola: o circo como conteúdo da Educação Física; 2003; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Nicole Roessle Guaita

O conteúdo Ginástica: Reflexões acerca da Estética e padronização do corpo; 2003; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Moraes e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Marinho Mezzadri

2015; Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fernando Marinho Mezzadri;

Carmen Lúcia Soares

Novos modos de olhar, outras maneiras de se comportar: a emergencia do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1899-1919); 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carmen Lúcia Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Caregnato, A. F. ; ORDONHES, M. T. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO . CHARACTERISTICS OF LEARNING AND TRAINING OF ELITE ATHLETICS ATHLETES IN BRAZIL: THE PERSPECTIVE OF EXPERIENCED COACHES. Journal of Physical Education , v. 31, p. e3122, 2020.

  • VAN AMSTEL, N. A. ; GOMES, L. C. ; REIS JUNIOR, C. A. B. ; NUNES, R. J. S. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O amor italiano com o Esporte. Martin, S. The Italian Love Affair with Sport. I.B. Tauris, 2011. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC) , v. 32, p. 1-10, 2020.

  • CORREA, C. ; JENSEM, Larissa. ; NUNES, R. J. S. ; MORAES E SILVA, Marcelo . CONFLITO E O ESPORTE: UMA RESENHA DE O BOXEADOR DE REINHARD KLEIST... PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 23, p. 54587, 2020.

  • GOMES, L. C. ; MORAES, L. C. L. ; MARCHI JUNIOR, W. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A mapping of : The academic consolidation of the socio-cultural studies of sport in Latin America. International Review for the Sociology of Sport , p. 101269021989365, 2020.

  • Quitzau, Evelise Amgarten ; MORAES E SILVA, Marcelo . EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA: UNA MIRADA HISTORIOGRÁFICA. REVISTA DA ALESDE , v. 12, p. 23-42, 2020.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . JEUX OLYMPIQUES DE 2016 A RIO : UNE OCCASION MANQUEE DE CONSOLIDER LE SPORT AU BRESIL COMME UN DROIT SOCIAL. JURISPORT , v. 3, p. 30, 2020.

  • NAVARRO, Rodrido T ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; MORAES E SILVA, Marcelo . The genesis of the sport for all campaign in Brazil as seen through the Jornal dos Sports in the 1970s. SPORT IN SOCIETY (PRINT) , p. 1-16, 2020.

  • Caregnato, A. F. ; SOUZA, D.L. ; SILVA, CAMILE LUCIANE DA ; MORAES E SILVA, Marcelo ; CAVICHIOLLI, F. R. ; GONÇALVES, C. E. . Da diversão entre amigos ao sonho da carreira de futebol: fatores de adesão ao futsal escolar e clubístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 33, p. 157-171, 2019.

  • Fortunato, J. ; Quitzau, Evelise Amgarten ; ROJO, J. R. ; Santos, Ana Carolina Belther ; MORAES E SILVA, Marcelo . ?NADA SE CRIA...?: o Crossfit enquanto prática corporal ressignificada. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC) , v. 31, p. 1-15, 2019.

  • ROJO, J. R. ; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; DONHA, E. L. ; MORAES E SILVA, Marcelo . POLÍTICAS DE ESTADO OU POLÍTICAS DE GOVERNO? UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS de CORRIDA DE RUA EM CURITIBA ? PR. Journal of Physical Education , v. 30, p. e-3062, 2019.

  • CORREA, C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . DO GUERREIRO AO ATLETA: UMA ANÁLISE NAS CONCEPÇÕES DE CORPO PRESENTES NA ILÍADA E ODISSEIA. MATERIALES PARA LA HISTORIA DEL DEPORTE , v. 18, p. 16-28, 2019.

  • SEVEGNANI, P. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; FIGUEROA, K. M. ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO . A POLÍTICA PÚBLICA PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO BRASIL (2003-2016): ENTRE A SETORIALIDADE E A INTERSETORIALIDADE. Licere (Belo Horizonte) , v. 22, p. 429-451, 2019.

  • ROJO, J. R. ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; MORAES E SILVA, Marcelo . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PESQUISADORES E INSTITUIÇÕES. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW , v. 8, p. 128-142, 2019.

  • SANTOS, G.O.R. ; WOLF, R. ; SILVA, M.M. ; RODACKI, A.L.F. ; PEREIRA, G. . Does exercise intensity increment in exergame promote changes in strength, functional capacity and perceptual parameters in pre-frail older women? A randomized controlled trial. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 116, p. 25-30, 2019.

  • MORAES, L. C. L. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; Rinaldi, I. P. B. ; ROJO, J. R. ; GOMES, L. C. . GINÁSTICA RÍTMICA: PERFIL SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DA AMÉRICA LATINA, CARIBE E PAÍSES IBÉRICOS. PENSAR EN MOVIMIENTO: REVISTA DE CIENCIAS DEL EJERCICIO Y LA SALUD , v. 17, p. e33546, 2019.

  • QUEIROZ, D. ; GOMES, L. C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O ESPORTE EDUCACIONAL NA ARGENTINA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO DEPORTE Y POLÍTICA SOCIO-EDUCATIVA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 35, p. e215030, 2019.

  • GOMES, L. C. ; FURTADO, H. L. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A SUBÁREA PEDAGÓGICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Movimento , v. 25, p. E11, 2019.

  • ROJO, J. R. ; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO ; MORAES E SILVA, Marcelo . O discurso da saúde entre corredores: um estudo com participantes experientes da Prova Tiradentes. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 41, p. 66-72, 2019.

  • ROJO, J. R. ; CANAN, F. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A CONTRAPOSIÇÃO ENTRE CORRIDA ?DE? RUA E CORRIDA ?NA? RUA: A POLISSEMIA DO CONCEITO DE ESPORTE. REVISTA OBSERVATORIO DEL DEPORTE , v. 5, p. 15-22, 2019.

  • MACIEL, M. G. ; SARAIVA, L. A. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; VIEIRA, P. . Avaliação de desempenho de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG. Movimento , v. 25, p. e25027, 2019.

  • MORAES, L. C. L. ; GOMES, L. C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O lugar da educação das sensibilidades e sentidos - apontamentos sobre o livro ?A invenção do recreio escolar: uma história de escolarização no estado do Paraná (1901-1924. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 19, p. e089, 2019.

  • QUEIROZ, D. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; GOMES, L. C. . Entre tensões, conflitos e sociabilidade, a prática do Skate em La Plata: comentários sobre o livro Jóvenes, prácticas corporales urbanas y tiempo libre ? una mirada desde el skate. LÚDICAMENTE , v. 8, p. 1-4, 2019.

  • SOUZA, L. C. L. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; SILVA, J. V. P. . Política de esporte universitário em uma instituição pública de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Revista Motrivivência , v. 31, p. 01-21, 2019.

  • PAULA, M. ; MORAES, L. C. L. ; GOMES, L. C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . ESPORTE E CIDADE, NOVAS PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS: NOTAS SOBRE O LIVRO ?ESPORTES NOS CONFINS DA CIVILIZAÇÃO: GOIÁS E MATO GROSSO, C.1866-1966?. Recorde - Revista de História do Esporte , v. 12, p. 1-8, 2019.

  • FURTADO, H. L. ; CORREA, C. ; CANI, M. ; MATENDAL, P. J. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS DISPONÍVEIS NOS PORTAIS SCIELO, LILACS E PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Revista Licere , v. 22, p. 260-284, 2019.

  • MOREIRA, T. S. ; GOMES, L. C. ; SALVINI, Leila. ; MARCHI JUNIOR, W. ; MORAES E SILVA, Marcelo . ENTRE TATAMES E ACEITES: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O JUDÔ EM PERIÓDICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 23, p. 43-58, 2019.

  • VAN AMSTEL, N. A. ; MARCHI JUNIOR, W. ; NUNES, R. J. S. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Divertimentos e a busca pelo controle: moderação protestante nas colônias norte-americanas (1633-1682). Fair Play. Revista de Filosofía, Ética y Derecho del Deporte , v. 15, p. 55-90, 2019.

  • GOMES, L. C. ; QUEIROZ, D. ; MORAES E SILVA, Marcelo . NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS E ANTROPOLÓGICAS SOBRE AS DINÂMICAS TAUROMÁQUICAS NA PENÍNSULA IBÉRICA, BRASIL E MOÇAMBIQUE: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO ?POIS TEMOS TOUROS?. Recorde - Revista de História do Esporte , v. 12, p. 1-8, 2019.

  • CORREA, C. ; CAPRARO, ANDRÉ MENDES ; MORAES E SILVA, Marcelo . Os padrões corporais nas hqs de Batman e Superman (1938-2016). Materiales para la Historia del Deporte , v. 1, p. 14-26, 2019.

  • ALVES, T. K. E. ; REIS, R. E. ; MORAES E SILVA, Marcelo . PANORAMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Motrivivência , v. 30, p. 69-83, 2018.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; Quitzau, Evelise Amgarten ; Soares, C. L. . Práticas educativas e de divertimento junto à natureza: a cultura física em Curitiba (1886-1914). EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 44, p. 178293, 2018.

  • CORREA, C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Os corpos na obra de Homero: as relações de poder entre os sexos. Recorde - Revista de História do Esporte , v. 11, p. 1-14, 2018.

  • VAN AMSTEL, N. A. ; CORREA, C. ; CAPRARO, A. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Relações entre o corpo, o mecanicismo e o nadar ? um olhar sobre máquinas de natação em ambiente seco. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE) , v. 14, p. 1-12, 2018.

  • ALVES, T. K. E. ; REIS, RAFAEL ESTEVAM ; MORAES E SILVA, Marcelo . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: REFLEXÕES SOBRE O LIVRO ?OS CAMINHOS DA PESQUISA EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA?. REVISTA OBSERVATORIO DEL DEPORTE , v. 4, p. 82-85, 2018.

  • ROJO, J. R. ; GOMES, L. C. ; MOREIRA, T. S. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CORRIDA DE RUA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 22, p. 93-105, 2018.

  • VAN AMSTEL, N. A. ; GOMES, L. C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A ética protestante e a formação de um ethos esportivo. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC) , v. 30, p. 225-231, 2018.

  • CARON, A. E. G. ; MARCHI JUNIOR, W. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROJETOS ESPORTIVOS NO BRASIL. Revista Licere , v. 21, p. 26-49, 2018.

  • FURTADO, H. L. ; Quitzau, Evelise Amgarten ; MORAES E SILVA, Marcelo . BLUMENAU E SEUS IMIGRANTES: APONTAMENTOS ACERCA DA EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA FÍSICA (1850-1899). Movimento , v. 24, p. 665-676, 2018.

  • MORAES, L. C. L. ; GOMES, L. C. ; WRUCA JUNIOR, E. ; ROJO, J. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VOLEIBOL EM PERIÓDICOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE.. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 22, p. 48-60, 2018.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO . 'Políticas públicas para jóvenes talentos deportivos en Brasil: revelando la 'red nacional de entrenamiento. EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA , v. 20, p. e055, 2018.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; Quitzau, Evelise Amgarten . A cultura física na cidade de Curitiba: a emergência de uma pedagogia corporal (1899-1909). Revista Revista de Ciencias Sociales - Arturo Prat , v. 41, p. 275-296, 2018.

  • SENTONE, R. G. ; ROJO, J. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO . COM A BOMBA E O PARAQUEDAS NA MÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ESPORTE DE RISCO E EVENTOS COM EXPLOSIVOS. Revista de Ciências Policiais da APMG , v. 1, p. 173-188, 2018.

  • REIS, R. E. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; ALVES, T. K. E. ; MEZZADRI, F. M. . Resenha - PEREIRA DA SILVA, Junior Vagner. Políticas Públicas de Esporte/Lazer e in(ex)clusão de pessoas com deficiência. Campo Grande: Editora UFMS, 2015.. Movimento (Porto Alegre. Online) , v. 23, p. 445-450, 2017.

  • MOREIRA, T. S. ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; SOUZA, D.L. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O perfil da produção científica em Língua Portuguesa sobre o Voleibol. Revista Motrivivência , v. 29, p. e45166, 2017.

  • GOMES, L. C. ; ROJO, J. R. ; CORREA, C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Resenha do livro: GAYA, A. (org.). Educação Física: ordem, caos e utopia. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2014.. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 20, p. 655-658, 2017.

  • LESSA, P. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . O ciclismo de estrada e a construção de uma cultura nacionalista: um olhar sobre o Tour de France. Revista Movimento , v. 23, p. 407-418, 2017.

  • REIS, RAFAEL ESTEVAM ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; MORAES E SILVA, Marcelo . As políticas públicas para o esporte paralímpico no Brasil: apontamentos gerais. Corpoconsciência (São Paulo) , v. 21, p. 58-69, 2017.

  • JENSEM, Larissa. ; CAPRARO, A. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . JOGOS ELETRÔNICOS E CORPO: AS MÚLTIPLAS IDENTIDADES DO INDIVÍDUO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO. Revista Licere , v. 20, p. 402-425, 2017.

  • SILVA, C. L. ; COSTA, I. P. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; Caregnato, A. F. ; CAVICHIOLLI, F. R. . LA CONFIGURACIÓN DEL TENIS DE CAMPO DE NIOS Y JÓVENES BRASILEOS: PRIMERAS DESCRIPCIONES. PENSAR EN MOVIMIENTO: REVISTA DE CIENCIAS DEL EJERCICIO Y LA SALUD , v. 15, p. 27, 2017.

  • ANUNCIACAO, F. N. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; BONIN-MAOSKI, A. P. C. ; ROJO, J. R. ; TAGLIARI, C. C. ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO . O PANORAMA DO ATLETISMO NO PROGRAMA ?BOLSA-ATLETA?: UMA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2013. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 15, p. 57-68, 2017.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; MACIEL, C. C. ; ROJO, J. R. ; GOMES, L. C. ; MOREIRA, T. S. . Pós-graduação em Educação Física: apontamentos sobre o livro ?Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física?. Journal of Physical Education , v. 28, p. 2840, 2017.

  • SOUZA, M. T. O. ; CAPRARO, A. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . HABILIDOSAS E BONITAS: AS CONSIDERAÇÕES DE DUAS ATLETAS DE FUTEBOL SOBRE A FORMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES. Movimento , v. 23, p. 883-894, 2017.

  • ANUNCIACAO, F. N. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; BONIN-MAOSKI, A. P. C. ; TAGLIARI, C. C. ; ROJO, J. R. ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO . O ATLETISMO NO PROGRAMA GOVERNAMENTAL BOLSA-ATLETA: A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS BOLSISTAS (2011-2013). REVISTA OBSERVATORIO DEL DEPORTE , v. 3, p. 118-137, 2017.

  • ROJO, J. R. ; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; MORAES E SILVA, Marcelo . CORRIDA DE RUA: REFLEXÕES SOBRE O ?UNIVERSO? DA MODALIDADE. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 21, p. 82-96, 2017.

  • MOURA, G. X. ; STAREPRAVO, Fernando Augusto ; ROJO, J. R. ; TEIXEIRA, D. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de Rugby da cidade de Maringá-PR. Revista Motrivivência , v. 29, p. 17-30, 2017.

  • ROJO, J. R. ; STAREPRAVO, Fernando Augusto ; CANAN, F. ; MEZZADRI, F. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Transformações no modelo de corridas de rua no Brasil: um estudo na Prova Rústica Tiradentes. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 25, p. 19-28, 2017.

  • GOMES, L. C. ; SOUZA NETO, A. ; ROJO, J. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . NAS ONDAS DA CIÊNCIA: PERFIL DA PRODUÇÃO DO CONHECECIMENTO SOBRE O SURF EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. Revista Licere , v. 20, p. 285-311, 2017.

  • CORTELLA, C. C. ; BALBINOTTI, C. A. A. ; MOREIRA, T. S. ; FURTADO, H. L. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A QUADRA DE JOGO E O CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: ATORES E AUTORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TÊNIS PUBLICADA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE) , v. 13, p. 56-70, 2017.

  • GONCALVES, L. F. ; ROJO, J. R. ; CAVICHIOLLI, F. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A MODALIDADE DO BASQUETEBOL NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 20, p. 461-475, 2017.

  • DIAS, Y. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; Figueroa, K. M. ; ROJO, J. R. ; NUNES, R. J. S. ; MEZZADRI, F. M. . O Judô no programa governamental Bolsa-Atleta: a distribuição espacial dos bolsistas.. Pensar a Prática (Online) , v. 19, p. 118-129, 2016.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; FIGUÊROA, KATIUSCIA MELLO ; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO . El panorama de las políticas públicas del deporte en Brasil. Revista Observatorio del Deporte ODEP , v. 2, p. 163-185, 2016.

  • MACIEL, C. C. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Resea - Formação Profissional em Educação Física na América Latina: Encontros, Diversidades e Desafios de A. M. Silva y V. M. Bedoya. Revista Observatorio del Deporte ODEP , v. 2, p. 173-176, 2016.

  • DIAS, Y. R. ; MORAES E SILVA, M. ; FIGUEROA, K. M. ; ROJO, J. R. ; MEZZADRI, F. M. . O PANORAMA DO JUDÔ NO PROGRAMA ?BOLSA-ATLETA?: uma análise entre os anos de 2011 a 2013. Motrivivência (Florianópolis) , v. 28, p. 1-12, 2016.

  • REIS, RAFAEL ESTEVAM ; MORAES E SILVA, Marcelo ; FIGUERÔA, KATIUSCIA MELLO ; DE ALMEIDA, BÁRBARA SCHAUSTEK ; MEZZADRI, FERNANDO MARINHO . DIEZ AOS DEL PROGRAMA FEDERAL -BOLSA ATLETA-: UNA DESCRIPCIÓN DE LAS MODALIDADES PARALÍMPICAS (2005-2014) (versión traducida al espaol). Revista de Ciencias del Ejercicio y de la Salud , v. 14, p. 1-16, 2016.

  • SANTOS, S. M. ; MOREIRA, T. S. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; SOUZA, D.L. . Os conceitos de ?Cultura Esportiva? e ?Habitus Esportivo?: Distanciamentos e aproximações. Educación Física y Ciencia , v. 18, p. e002, 2016.

  • SOUZA, D.L. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; MOREIRA, T. S. . O PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ONLINE EM PORTUGUÊS RELACIONADA ÀS MODALIDADES OLÍMPICAS E PARALÍMPICAS. Movimento (Porto Alegre. Online) , v. 22, p. 1105-1120, 2016.

  • ROJO, J. R. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Reflexões sobre a obra do médico brasileiro Drauzio Varella: ?Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona?. Revista Observatorio del Deporte - ODEP , v. 2, p. 99-103, 2016.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CAPRARO, A. M. . O tiro de guerra 19 Rio Branco: apontamentos acerca da institucionalização esportiva de Curitiba (1909-1910). Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte , v. 29, p. 229-243, 2015.

  • SOUZA, J. U. ; CAPRARO, A. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . FUTEBOL PASSADO A LIMPO - RESENHA DA OBRA 'JOGO SUJO - O MUNDO SECRETO DA FIFA: COMPRA DE VOTOS E ESCÂNDALO DE INGRESSOS' DE ANDREW JENNINGS. Pensar a Prática (Online) , v. 18, p. 245-248, 2015.

  • MEZZADRI, F. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; Figueroa, K. M. . Desenvolvimento de um método para as pesquisas em políticas públicas de esporte no Brasil: uma abordagem de pesquisa mista. Motrivivência (Florianópolis) , v. 27, p. 49-63, 2015.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; MEZZADRI, F. M. ; SOUZA, D.L. ; SOUZA, P. M. . O financiamento público do rugby brasileiro: a relação governo federal e Confederação Brasileira de Rugby. Revista da Educação física (UEM. Online) , v. 26, p. 213, 2015.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; MEZZADRI, F. M. ; Santos, Natasha ; CAMARGO, P. R. ; Figueroa, K. M. . La configuración de la ordenación legal relacionada a la financiación del gobierno brasileo hacia el deporte de elite: un análisis a partir de la Teoria de los Juegos de Norbert Elias. Lúdica-Pedagógica , v. 21, p. 77-89, 2015.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . O pecado da gula. Physis: Revista de Saúde Coletiva , v. 25, p. 1033-1039, 2015.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Comportamentos urbanos e Esportes: contribuições para a esportivização do Turfe e da Pelota Basca em Curitiba (1899-1905). Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online) , v. 18, p. 86-115, 2015.

  • REIS, R. E. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; Figueroa, K. M. ; MEZZADRI, F. M. ; ALMEIDA, .B. S. . DEZ ANOS DO PROGRAMA FEDERAL -BOLSA ATLETA-: uma descrição das modalidades paralímpicas (2005-2014). Revista de Ciencias del Ejercicio y de la Salud , v. 13, p. 1-18, 2015.

  • GODOY, L. ; MEZZADRI, F. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; STAREPRAVO, F. A. . Contradicciones entre la agenda politica brasilea y el Sistema Nacional de Deporte y Ocio. Revista Universitária de la Educación Física y el Deporte , v. 8, p. 59-67, 2015.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; QUEIROZ, K. F. S. ; AZEVEDO, P. C. S. ; ZANLORENZI, T. D. ; CAPRARO, A. M. ; MEZZADRI, F. M. . Reflexões acerca da disponibilização de fontes históricas no CEMEDEF/UFPR. Motrivivência (Florianópolis) , v. 26, p. 250, 2014.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CAPRARO, A. M. ; Souza, J. ; MARCHI JUNIOR, W. . Norbert Elias e Michel Foucault - apontamentos para uma tematização relacional da noção de poder. INTERthesis (Florianópolis) , v. 11, p. 254-275, 2014.

  • Figueroa, K. M. ; MEZZADRI, F. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Rio 2016 e os Legados de esporte de Lazer. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online) , v. 17, p. 99-133, 2014.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; Figueroa, K. M. ; SEVEGNANI, P. ; MEZZADRI, F. M. . Planejamento, ações e financiamento para o esporte em tempos de megaeventos. Motrivivência (Florianópolis) , v. 26, p. 55, 2014.

  • CORRÊA, A. J. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; MEZZADRI, F. M. ; CAVICHIOLLI, F. R. . FINANCIAMENTO DO ESPORTE OLÍMPICO DE VERÃO BRASILEIRO: MAPEAMENTO INICIAL DO PROGRAMA -BOLSA-ATLETA- (2005-2011). Pensar a Prática (Online) , v. 17, p. 1-15, 2014.

  • CORREA, A. J. ; MORAES E SILVA, Marcelo ; SEVEGNANI, P. ; Figueroa, K. M. ; MEZZADRI, F. M. . O Esporte brasileiro entre dilemas epistemológicos: da acusação à busca por absolvição. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 22, p. 118-125, 2014.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CESAR, M. R. A. . Refletindo sobre os ?problemas de gênero? no Brasil: contribuições para a pesquisa em Educação Física. Educación Física y Ciencia , v. 16, p. 1-10, 2014.

  • Figueroa, K. M. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Impressões femininas sobre a presença da mulher na Capoeira. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE) , v. 4, p. 16-31, 2014.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Resea del libro: 'Pensadores que inventaram el Brasil'.. SocioHistórica. Cuadernos del CISH. , v. 34, p. 1-6, 2014.

  • MEZZADRI, FERNANDO MARINHO ; MORAES E SILVA, Marcelo ; FIGUÊROA, KATIUSCIA MELLO ; STAREPRAVO, FERNANDO AUGUSTO . Sport Policies in Brazil. International Journal of Sport Policy and Politics , v. 7, p. 655-666, 2014.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Novos modos de olhar outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1899-1918). Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online) , v. 16, p. s.p, 2013.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; Figueroa, K. M. ; MEZZADRI, F. M. . Rio 2016: possibilidades e desafios para o esporte brasileiro. Motrivivência (Florianópolis) , v. 0, p. 140-154, 2013.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA: MAQUINARIA DISCIPLINAR, BIOPOLÍTICA E GENERIFICANTE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 34, p. 343-357, 2012.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CESAR, M. R. A. . As masculinidades produzidas nas aulas de educação física: percepções docentes. Motrivivência (Florianópolis) , v. 0, p. 101-112, 2012.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; CAPRARO, A. M. . O CONTEXTO DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DO PARANÁ: EDUCANDO CORPOS PARA A VIDA URBANA. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 33, p. 1-15, 2011.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; FONTOURA, Mariana Purcote . Educação do corpo feminino: um estudo na Revista Brasileira de Educação Física (1944-1950). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 263-275, 2011.

  • HENKLEIN, Ana Paula ; MORAES E SILVA, Marcelo . DO TECNICISMO AO DISCURSO CRÍTICO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (1968-1997). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online) , v. 10, p. 117-127, 2011.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Entre o discurso crítiico e o pos-crítico: A Educação Física nos curriculos paranaenses do início do século XXI. Pensar a Prática (UFG) , v. 13, p. 1-13, 2010.

  • GUAITA, Nicole Roessle ; MORAES E SILVA, Marcelo . A Ciência do Corpo: o logro da Indústria Cultural através das Revistas Istóe e Veja. Movimento & Percepção (Online) , v. 11, p. 1-15, 2010.

  • CORREA, A. J. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Resenha - Memórias Anatômicas. Conexões (UNICAMP) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1983-9030 Conexões (Campinas. Online)) , v. 8, p. 144-151, 2010.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Resenha - RATTO, Ana Lúcia Silva. Livros de ocorrência: (in)disciplina, normalização e subjetivação.. Educar em Revista (Impresso) , v. n. 35, p. 245-250, 2009.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; GUAITA, Nicole Roessle . Resenha - ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, chancela editorial CBCE, 2001.. Pensar a Prática (UFG) , v. 11, p. 12, 2008.

  • ASTORFI JÚNIOR, Rubens. ; ALVIM, Cassia Helena Ferreira ; MORAES E SILVA, Marcelo . ?O processo de formação continuada dos professores de educação física do município de Araucária-PR: em cena as vozes dos professores?. Paidéia (UFRN) , v. 4, p. 84-96, 2008.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; NAVARRO, Rodrido T . A Quimera da Educação Física: os currículos paranaenses do início da década de 90.. Conexões (UNICAMP) , v. 6, p. 25-37, 2008.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . Resumo Dissertação: Entre a Ilha Deserta e o Arquipelágo - Mapeamentos e Cartografias das percepções dos (as) professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física.. Motriz (Rio Claro) , v. 14, p. 371-371, 2008.

  • MELO, D. F. ; MORAES E SILVA, Marcelo . A Capoeira no contexto do Estado Novo: Civilização ou Barbárie?. Movimento & Percepção (Online) , v. 9, p. 123-139, 2008.

  • GUAITA, Nicole Roessle ; MORAES E SILVA, Marcelo . Herói ou Vilão? O Papel do Professor de Educação Física Escolar Perante a Indústria Cultural. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 18, p. 407-420, 2008.

  • GUAITA, Nicole Roessle ; MORAES E SILVA, Marcelo . A Regulamentação do Profissional de Educação Física: Um dialogo com Herbert Marcuse. Motrivivência (Florianópolis) , v. Ano XX, p. 217-230, 2008.

  • FERON, Arthur de Vargas ; MORAES E SILVA, Marcelo . A Igreja do Diabo e a produção do conhecimento em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 29, p. 107-122, 2007.

  • GUAITA, Nicole Roessle ; MORAES E SILVA, Marcelo . O professor de Educação Física e o status social: o caso regulamentação da profissão. Movimento (Porto Alegre) , v. 13, p. 131-149, 2007.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; HENKLEIN, Ana Paula . A concepção crítico-emancipatória: avanços, possibilidades e limitações para a Educãção Física Escolar. Arquivos em Movimento (UFRJ) , v. 3, p. 121-134, 2007.

  • LINS, L. DE L. B. ; MORAES E SILVA, Marcelo . Palhaçada na escola: o circo como conteúdo da Educação Física escolar. Revista Mineira de Educação Física , v. 15, p. 87-103, 2007.

  • HERCULES, Emilia Devantel ; MORAES E SILVA, Marcelo . Percepções sobre o corpo feminino: um estudo com as subjetividades das acadêmicas de um curso de educação física. Pensar a Prática (UFG) , Goiánia, v. 8, n.2, p. 197-214, 2005.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; LANDIM, Renata Aparecida Alves . Resenha - Iniciação Esportiva Universal. Revista Digital Educação Física/Esporte e Escola , GTT Escola - CBCE, v. 1, n.1, p. 143-152, 2003.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; LANDIM, Renata Aparecida Alves . Os impactos da regulamentação da profissão de Educação Física na prática pedagógica. Revista do Mestrado em Educação , Aracajú, v. 7, p. 79-94, 2003.

  • MORAES E SILVA, Marcelo . O imaginário social dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Revista da Educação Física , Maringá, v. 13, n.1, p. 33-38, 2002.

  • MORAES E SILVA, Marcelo ; LANDIM, Renata Aparecida Alves . Iniciação Esportiva Universal. Discorpo (PUCSP) , PUC-SP, v. 13, n.13, p. 55-63, 2002.

  • LEMOS, Eduardo ; MORAES E SILVA, Marcelo ; PERCEGONI, Gleydson ; FURLAN, Luciana ; SANTIAGO, Renato . A crise da Educação Física escola: um estudo retrospectivo com os acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Motus Corporis (UGF) , Universidade Gama Filho, v. 9, n.maio, p. 49-54, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES E SILVA, Marcelo . Cultura Corporal do Jogo. 2004.

MORAES E SILVA, Marcelo . Ensino e Educação Física para os anos iniciais e finais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES E SILVA, Marcelo . Ensino e Educação Física para os anos iniciais e finais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES E SILVA, Marcelo . Masculinidade e Educação Física. 2009. (Aula Ministrada na Pós Graduação em Educação Física - UNICAMP).

MORAES E SILVA, Marcelo ; GUAITA, Nicole Roessle . Corpo e Escola: um olhar sobre o adolescente. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES E SILVA, Marcelo . O professor de Educação Física e a busca pelo status social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES E SILVA, Marcelo . Apresentação Programa em tese. 2008.

MORAES E SILVA, Marcelo . 7 anos de regulamentação da profissão: temos o que comemorar?. 2005 (Palestra Universidade Federal de Santa Catarina) .

MORAES E SILVA, Marcelo . A regulamentação do profissional de Educação Física: histórico, avanços e contradições. 2005 (Coordenação do GTT Regulamentação - XI Encontro Regional de Estudantes de Educação Física) .

MORAES E SILVA, Marcelo . Considerações críticas sobre a regulamentação do profssional de Educação Física. 2004 (Palestra Universidade Federal de Pelotas) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A cultura física na Argentina, Brasil e Uruguai (1850-1930): a constituição de uma educação do corpo, Descrição: O presente projeto de pesquisa busca demonstrar como o conceito de cultura física foi se constituindo no Argentina, Brasil e Uruguai, no período compreendido entre os anos de 1850 a 1930, evidenciando os diversos contornos que os elementos da cultura física e os processos de educação do corpo foram se cristalizando nesses países sul-americanos na referida temporalidade. Sendo assim, surgem algumas perguntas que direcionam a investigação aqui proposta: ? Quais praticas constituíam o universo da cultura física nos cenários argentinos, brasileiros e uruguaios entre os anos de 1850 a 1930? ? Quais foram as (re)interpretações produzidas relativas a cultura física nesse contexto espacial e temporal? ? De que maneira os distintos elementos que compunham a cultura física estavam vinculadas com as noções de educação e saúde que circulavam esses países sul-americanos no período em questão? ? Com que sentidos e significados os termos ginástica, divertimentos e esporte emergem nas fontes da pesquisa? ? Quais as similaridades e singularidades entre os processos de institucionalização da cultura física ocorridos na Argentina, Brasil e Uruguai, bem como suas semelhanças e diferenças com as efetivadas no contexto europeu?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Coordenador / Vera Lucia Moro - Integrante / Priscila Lessa Requião - Integrante / Tabea Epp Kuster Alves - Integrante / Cahuane Corrêa - Integrante / HEITOR LUIZ FURTADO - Integrante / Evelise Amgarten Quitzau - Integrante / Alejo Levoratti - Integrante / Jean-François Loudcher - Integrante / Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros - Integrante., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    A incorporação do Esporte no continente americano (1870-2016): entre a universalidade e os regionalismos, Descrição: O objetivo da presente pesquisa é compreender historicamente como o Esporte, manifestação cultural de caráter universalizado surgido na Inglaterra no século XIX, foi incorporado nos países que compõem o continente americano (América Latina, Caribe e do Norte). A pesquisa busca entender quais as semelhanças e diferenças existentes no Esporte difundido entre os países americanos e os europeus, demonstrando as configurações históricas que levaram a alguns países difundirem a prática de determinadas modalidades esportivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Coordenador / Leonardo de Couto Gomes - Integrante / Vera Luiza Moro - Integrante / Tabea Epp Kuster Alves - Integrante / Cahuane Corrêa - Integrante / Priscila Requião Lessa - Integrante / Narayana Astra van Amstel - Integrante., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 7

  • 2015 - Atual

    Que tempo bom! Naquela época... - perscrutando as memórias e as narrativas do esporte, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Mendes Capraro em 17/02/2018., Descrição: Trata-se de uma proposta de projeto integrado (guarda-chuva), de longa duração, de viés qualitativo, pautado nos procedimentos metodológicos associados à oralidade. O objetivo geral é descrever e problematizar, por meio dos procedimentos metodológicos da História Oral híbrida ou pura, a maneira como atletas, técnicos, dirigentes e afins constroem uma memória sobre as suas respectivas experiências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Integrante / André Mendes Capraro - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    A produção científica sobre o Esporte no Brasil: panoramas epistemológicos, Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender epistemologicamente a pluralidade de sentidos presentes no campo científico brasileiro. Como se materializa no campo acadêmico brasileiro o debate epistemológico em torno do Esporte? Quais são os intelectuais e as instituições presentes nestes embates e quais são os movimentos epistemológicos realizados pelos mesmos no interior do campo? Como foram estruturados tais conjunto de saberes que atualmente se apresentam no discurso da atividade física e saúde, performance, pedagógico, lazer? São indagações como as apresentadas acima que serão o guia de reflexão do presente projeto de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Coordenador / Leonardo de Couto Gomes - Integrante / Ana Claudia Cesário - Integrante / Jeferson Rojo - Integrante / Tatiana Sviesk Moreira - Integrante / HEITOR LUIZ FURTADO - Integrante / Henrique Santos Gama - Integrante / EDSON WRUCA JUNIOR - Integrante / Leticia Cristina lima Moraes - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 9

  • 2015 - Atual

    O Jogo e o Esporte na Literatura Global: reflexões sobre representações sociais, identidades e usos do passado e do presente, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Mendes Capraro em 17/02/2018., Descrição: O presente projeto propõe uma aproximação entre o esporte - entendido como espetáculo típico da cultura globalizada, mas com nuances identitárias nacionais - e a literatura. Na tentativa de melhor compreender a relação interdependente estabelecida entre os literatos selecionados e suas respectivas temáticas centrais e periféricas, intermediadas por contextos sociais bem delimitados, optou-se pela não definição apriorística de um gênero literário em específico. A hipótese que balizará a pesquisa é a de que o esporte é um elemento considerado por alguns dos mais reconhecidos escritores do mundo, porém, a temática aparece ficcionalmente distorcida, em vários casos, extremada. Sendo assim, surgiram algumas questões que problematizam a conjunção esporte/literatura global: como e por que o esporte foi incorporado como manifestação cultural passível de ser manifesto artisticamente na literatura? Como o mesmo é compreendido, no tênue limite entre texto e contexto, pelos literários que o mencionaram (mesmo como temática secundária)? Quais os significados atribuídos ao esporte em diferentes obras de grande impacto comercial? Efetivamente, a formulação de identidades (grupais, locais, nacionais, clubísticas, entre outras) permeou os escritos literários que versam sobre o esporte? Existiu um diálogo (intertextualidade), tendo o esporte como pauta, entre os literatos e outros agentes? A proposta de pesquisa, circunscrita à sub-área de Sociologia e História do Esporte do Programa de Pós-graduação em Educação Física e graduação em Educação Física por meio da iniciação científica, apropriar-se-á de alguns preceitos teóricos da análise literária. Em síntese, as fontes históricas literárias serão compreendidas como produto (comercial ou não) gerado no entremeio de três aspectos fundamentais: um contexto específico no qual o autor está inserido ou ao menos conhece com profundidade; a autonomia criativa que este autor possui exatamente por produzir arte; a forma como essa arte textual é captada pelos seus apreciadores, os leitores, e como é reverberada tanto no campo literário e intelectual quanto na sociedade em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Integrante / André Mendes Capraro - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    O Esporte Brasileiro Frente ao Projeto Rio 2016: Expectativas e realidades (2012 ? 2018), Descrição: O objetivo da presente pesquisa é apresentar um cenário esportivo brasileiro mediante a realização dos JO/PO-2016 e aos seus possíveis legados tomando como base as intenções e ações de instituições do Sistema Nacional de Esporte, a percepção da população, de intelectuais e da sociedade civil organizada, bem como a veiculação das informações midiáticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Moraes e Silva - Integrante / Fernando Marinho Mezzadri - Coordenador / Katisucia Mello Figueroa - Integrante., Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 5

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

2012 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista Pós-Doutorado sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Marinho Mezzadri, com o projeto de pesquisa: O Esporte Brasileiro Frente ao Projeto Rio 2016: Expectativas e realidades (2012 ? 2018).

2014 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor das disciplinas Filosofia e Educação Física e Bases Filosóficas para a Educação Física escolar

2008 - 2009

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2006 - 2008

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Carga horária: 20

2002 - 2004

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2019

    Direção e administração, Setor de Ciências Biologicas Departamento de Educação Física, .,Cargo ou função, Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

  • 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2015

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação Física, Bases Filosóficas para o pensamento em Educação Física escolar , Seminários de Monografia

  • 10/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Biologicas Departamento de Educação Física, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Biologicas Departamento de Educação Física, .,Cargo ou função, Representante do Departamento no Conselho Setorial de Pesquisa.

  • 02/2015 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Biologicas Departamento de Educação Física, .,Cargo ou função, Representante da Linha de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

  • 06/2008 - 01/2010

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Esportes Ginásticos, Introdução à Educação Física, Pedagogias da Educação Física, Projetos Integrados

  • 08/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Setor de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Fazendo Escola PMC - UFPR/2004.

  • 04/2003 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia - Educação à Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Educação Física

  • 03/2003 - 12/2004

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Física.

  • 11/2002 - 12/2004

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Educação Física, Prática de Ensino de Educação Física com Estágio Supervisionado

  • 08/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Setor de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Fazendo Escola - PMC - UFPR/2003.

  • 03/2003 - 03/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Departamento de Teoria e Prática de Ensino.,Atividade realizada, Organização do VII Seminário de Prática de Ensino com Estágio Supervisonado em Educação Física.

2009 - 2011

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação

2000 - 2008

Prefeitura Municipal de Araucária

Vínculo: Professor de Educação Física, Enquadramento Funcional: 20 horas

2010 - 2012

Faculdade Padre João Bagozzi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 16